terça-feira, 5 de novembro de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", DOUTOR HÉLIO SATO!!!

Mais uma vez, a “Com a Palavra, o Especialista” está carioquíssima. Isso aconteceu na parte 2 do mês de setembro, quando sanamos dúvidas sobre o congelamento de embriões, mais precisamente a transferência de embriões congelados e a histeroscopia ou vídeo-histeroscopia,  de duas leitoras que moram na Cidade Maravilhosa. Leia mais sobre o congelamento de óvulos. Na de hoje, a Jéssica, de Duque de Caxias, está em tratamento com anticoncepcional contínuo à base de desogestrel e tem dúvidas sobre o modo de tomá-lo e também quanto aos famosos escapes. Já a S. L., do Rio de Janeiro, fez laparotomia, a cirurgia “tipo cesárea”, e quer saber quanto ao pós-operatório, e, em especial, ao retorno da vida sexual. Excepcionalmente, em outubro, por conta da participação do doutor Hélio Sato no 69° Congresso da American Society Reproductive for Medicine (ASRM), mais conhecido como Congresso Americano de Reprodução, não tivemos a coluna dele no blog. Vale lembrar que a ASRM é a co-patrocinadora do Million Women March for Endometriosis, a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose, a marcha mundial que vai unir milhões de pessoas no mundo todo para que passamos a ser respeitadas, levadas a sério como deveremos ser, e claro,  e ouvidas.  

Aproveite e faça sua inscrição (clicando aqui). Por conta do grande número de adesão houve algumas modificações que irei escrever aqui nas próximas semanas.  Continuamos na contagem regressiva: Contagem regressiva: faltam 4 dias para o fim do primeiro turno do prêmio TopBlog Brasil 2013. Seja do bem e participe da nossa campanha: "Vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social e de saúde pública, Vote no A Endometriose e Eu. Clique no link e dê seu voto: http://bit.ly/18wANh9. Passo a passo e mais informações: http://bit.ly/1511wSV Vote, compartilhe esta campanha entre seus amigos e ajude-nos a salvar vidas femininas! Conto com o apoio de todos! Quer ter suas dúvidas respondidas aqui? Envie email para carolinesalazar7@gmail.com, com o título "Com a Palavra, o Especialista", seu nome, um sobrenome, a cidade e o estado de onde é. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

- Descobri ser portadora de endometriose há quase 1 ano. Tenho 24 anos, casada há 3 anos. Estou em tratamento com desogestrel e gostaria de saber se há algum risco de usar continuamente este anticoncepcional e se é normal ter sangramento duas vezes no mês.  Jéssica, Duque de Caxias, Baixada Fluminense

Doutor Hélio Sato: Os anticoncepcionais podem ser usados continuamente sem pausa, mas, frequentemente, podem ocorrer estes sangramentos uterinos irregulares, de pequena quantidade, porém, duradouros. Quanto às contraindicações do uso continuo são as mesmas do uso pausado, mas, sempre é necessário o acompanhamento médico.

- Gostaria de orientação para a recuperação da cirurgia de endometriose pós-laparotomia. Em relação à vida sexual estou com muito receio porque a cirurgia foi delicada. Só sobrou o útero e o ovário direito. Que cuidados ter daqui pra frente com eles? S.L. Rio de Janeiro

Doutor Hélio Sato: Em relação à recuperação pós-operatória, existem muitas diferenças entre as pessoas, por exemplo, se houver alguma intercorrência clínica como a diabetes, hipertensão arterial grave ou cardiopatia, sabemos que a recuperação deve ser mais lenta, bem como, a sensibilidade também é variada, algumas mulheres sentem menos dor, e deste modo, sentem-se mais aptas para retomar as atividades precocemente. E ainda o trauma cirúrgico varia muito de acordo com a técnica operatória, a intensidade da doença ou a ocorrência de infecção no pós-operatório. Assim, cabe a equipe que procedeu a cirurgia com o conhecimento das peculiaridades da paciente e do procedimento orientar os cuidados do pós-operatório.

Quanto à atividade sexual, habitualmente, sugiro a reavaliação para o retorno com segurança e acima de tudo confiança. No que concerne os cuidados do útero e ovário, se a retirada do ovário esquerdo foi em decorrência da endometriose, o ideal seria avaliar a reserva ovariana e se ainda houver desejo reprodutivo. Bem como, o uso de medicações para não ocorrer a recidiva da endometriose se não houver desejo reprodutivo a curto prazo. Boa recuperação!!

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.



Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

3 comentários:

  1. Prezado Dr. Hélio Sato,


    Tenho 49 anos e tive dois partos (primeiro cesárea e um ano dedpois parto normal, há 24 anos, nunca abortei e usei DIU sempre até a vasectomia de meu marido, nunca utilizei pílula).
    Fiz exames de rotina e minha UST mostrou um cisto septado que indicou uma RM de pelve onde fui diagnosticada com endometriose.
    Sempre fiquei muito inchada na TPM, ocasionando irritabilidade excessiva e cheguei a tomar antidepressivos para amenizar estes efeitos. Dias antes da menstruação perdia sangue anal e como tenho hemorroidas desde o parto normal de minha filha, fui à proctologista que me fez exame clínico, observou com uma luz e me disse que não havia nada mais preocupante. Prescreveu uma pomada para o desconforto.
    Nunca apresentei dor na TPM.
    Fui encaminhada para um cirurgião que fechou o diagnóstico de endometriose e vai me operar em um mês.
    Quando fui lá estava menstruada e ele me passou Eliane 28, só que no dia seguinte, quando fui comprar, já não havia sinal de menstruação e não tomei, pois tem de ser na menstruação. Se vou operar daqui a 22 dias, posso começar a tomar hoje, depois de sete dias da menstruação? A bula diz que este medicamento deve ser suspenso 4 semanas antes de uma cirurgia.
    A outra pergunta seria: estou muito enjoada e com flatulência e desconforto anal, uma sensação de estômago "inflamado" perdi 5 kg em um mês, pois a comida me faz mal, gostaria de saber se peço para o cirurgião adiantar a cirurgia, estou bem preocupada com o problema anal a algum comprometimento. Além disso, acordo todo o dia às 3 hs, com insônia e sinto uma aflição no ânus, enjôo, ansiedade e durante o dia choro à toa e sinto descontrole sobre minhas emoções, isso me deixa muito chateada, pois sempre fui muito racional, o que me deixa cada vez mais nervosa.
    Desde já agradeço seu retorno e atenção,
    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Tenho 42 anos, nunca engravidei, após sentir o desejo de ser mãe, parei de fazer uso de anticoncepcional, e após 8 meses, procurei uma especialista em fertilização/reprodução humana. Ela me solicitou a histerossalpicografia (onde acusou possível trompa direita estrangulada e esquerda livre, os outros órgãos em perfeitas condições, após este resultado, me solicitou a vídeo-laparoscopia (não senti absolutamente nada ,e a recuperação foi perfeita, nenhum órgão foi retirado, porém, o especialista me informou que realmente a trompa direita estava obstruída e na esquerda, apesar de perfeita, o contraste não passou, o útero também perfeito e ovários. meus exames de taxa de ovulação estão normal, mas, jamais engravidarei, somente através da FIV. Não sou adepta a está pratica, fiquei muito triste. seria realmente impossível uma gravidez natural? aguardo retorno. Desde já agradeço.

    Luz

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho 32 anos e fiz uma cirurgia para retirar os 2 ovários em setembro de 2013 estava tbém com endometriose pélvica, vários órgãos estavam grudados.Hoje tomo tibulona, os colores diminuiram, mas tenho muitas dores na barriga e as vezes parece que meus musculos tremem.Queria saber se isso é normal e se pode me indicar especialistas no paraná e em santa catarina.

    ResponderExcluir