segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": A 9ª E A 10ª SEMANAS E AINDA DICAS PRECIOSAS ÀS MAMÃES E AS ALTERAÇÕES NO CORPO DA GESTANTE!

Último ultrassom vaginal, a partir do próximo será o morfológico e o pélvico - foto do ultrassom de Tatiana Furiate cedida ao blog, proibida a reprodução 


No terceiro artigo de "A Vida de Uma Endo Mamãe", Tatiana fala sobre a nona e a décima semana de gravidez e ainda relata as alterações que o corpo da mamãe sofre neste período, além de dicas preciosas que só uma mamãe de terceira viagem pode dar. Para quem não leu, segue a apresentação da Tatiana contando sua incrível história da maternidade, mesmo tendo endometriose severa, e a primeira consulta de seu pré-natal. Nas últimas semanas, venho recebendo a notícia da gravidez de algumas leitoras. São as endo mamães!!! E eu pulo de alegria com a novidade. O duro foi guardar segredo da gravidez da Tatiana. E não pelo fato de eu não conseguir guardar segredo, porque isso eu sei, mas por ela ter uma endo mais grave, com focos e aderências, e, principalmente, por ter acompanhado o que ela passou recentemente. Por isso, eu queria contar aos quatro ventos que quem tem endo pode ter filhos sim. E quem tem endo severa também (o caso da Tati). Sabe por quê? Precisamos desmistificar algumas coisas que rondam a endometriose. Somente após tirar esses mitos é que passaremos a ser respeitadas pela sociedade, e, principalmente, pelos nossos governantes. Respeitadas de verdade, como merecemos e deveremos ser. 

Além do que já falamos no último artigo da coluna "A Vida de um Endo Marido", que é preciso tirar o estigma de "a doença da mulher moderna", é importante e essencial frisar que receber o diagnóstico de endometriose não significa que a mulher seja infértil. Precisamos mostrar que a endometriose tira a qualidade de vida da mulher e que causa muitas dores, dores que podem ser físicas e ou emocionas (no caso da infertilidade) e ou as duas. A única coisa que sei é que sou uma endo titia muito babona. Principalmente, quando acompanho toda a história, o sofrimento das minhas queridas leitoras, como o caso da Ana Paula N., que há pouco mais de um ano mantemos contato, e eu acompanhei todo processo de sua cirurgia, uma laparotomia de corte vertical onde ela teve de retirar 38 cm de seu intestino delgado e o ovário direito. Quando recebi a notícia de sua gravidez, eu pulei de alegria e fiquei muito emocionada, claro. 

Aí, minha curiosidade pós-euforia é querer saber logo o sexo e as opções de nome. Curiosa? Imagina, nem um pouco! Depois do positivo da Tatiana, foi a vez do da Juliana Souza (que já contamos sua história aqui e ela recebeu mais uma benção), do da Caroline (gravidez gemelar) e do da minha querida Ana Paula. Feliz com tanto endo sobrinhos! Feliz por saber que somos filhas de um Deus incrível que impera. Às tentantes tenha fé e não desista de seus sonhos, mas controla a ansiedade. Aos poucos vamos tentar mudar esse pensamento errôneo sobre nós e a doença. É por isso que luto! E quero todas juntas!  E é para isso que a marcha Mundial contra a Endometriose será muito importante. Para isso, continue votando no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013 (clique aqui e dê seu voto). O primeiro turno vai até 25 de janeiro. Conto com o voto de todos e a gentileza em compartilhar a votação entre seus amigos. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


A nona e a décima semanas, dicas preciosas às mamães e as alterações no corpo da gestante


Por Tatiana Furiate

Minhas últimas semanas têm sido uma correria só. Com dois filhos pequenos, esta gravidez já está sendo diferente das outras, a começar por isso.  Desta vez, tive de me ausentar do trabalho por ordem médica, mas podemos dizer que mãe e dona de casa trabalha sem parar. Como comecei a trabalhar cedo, não aguento ficar parada, e, como cozinho muito bem (modéstia parte), resolvi unir esse meu dom com o fato de ter de ficar em casa e inventei de fazer comida para quem não tem tempo ou para quem não sabe. O resultado? Muita encomenda.

Graças a Deus já acabou a fase crítica dos primeiros 3 meses, aquelas 12 semanas que temos de tomar cuidado, sabe, que todo mundo pede para manter segredo e só depois é que podemos contar. Estou na 13° semana. E o endo sobrinho de vocês esta cada vez maior e se desenvolvendo perfeitamente bem! Está tudo conforme o esperado. Ainda estou  na  fase  de  muita  azia,  enjoos e vômitos.  Como não tive esses sintomas em nenhuma outra gravidez, essa novidade está me deixando um pouco irritada. Também estou com muita alteração de humor. Às vezes choro, às vezes risada e noutras dou uma de louca em casa. Afinal, meus dois filhos estão na idade de bagunçar muito e tenho trabalhado no ritmo que estava antes, mas apenas em casa para cuidar do bebê e de mim.

Ainda nesta fase nos sentimos muito cansadas, devido à aceleração do nosso organismo, que está se adaptando a essa nova realidade.  Uma dica que dou para as endo mamães, se possível, cochile logo após o almoço. Cochilar, não dormir a tarde toda.  E as mamães que trabalham também podem dar uma rápida descansada no horário do almoço (faz muita diferença no decorrer do dia).  Ainda não estou liberada para pintar meu cabelo ou para fazer qualquer outra coisa diferente nele. Assim como nenhuma atividade física. Até segunda ordem parei de fazer Pilates.

Isso também mexe com nosso emocional, pois começamos a nos sentir um E.T., mas não podemos encanar. Afinal, essa fase é única e linda e devemos curtir cada momento e pensar no bem-estar do bebê.

9ª semana de gestação:

A partir desta semana, o bebê deixa de ser chamado de “embrião” e passa a ser chamado de “feto”. Em latim, “feto” quer dizer “jovem”. Ou usamos feto ou bebê, como cada um preferir. Nesta semana, ele já está medindo 2,5 cm, e podemos compará-lo a uma azeitona verde. Seus nervos e músculos já começam a se formar e os órgãos reprodutivos internos tornam-se os testículos se o bebê for do sexo masculino e ovários, se for menina.

Alterações em nosso corpo:

- Aumento de peso, que pode estar mais associado à retenção líquida, e não com guloseimas. Alguns dos incômodos nesta semana são a congestão nasal e sangramentos no nariz, o que é muito comum durante a gravidez. A dica é usar um vaporizador ou umidificador para ajudar a diminuir os sintomas.

- Cansaço, enjoo,tontura, muita vontade de fazer xixi e frequente, azia, indigestão, dores de cabeça e náuseas podem continuar a persistirem. 

10ª semana:

Nesta semana o  bebê poderá medir aproximadamente 3 cm e pode pesar cerca de 5 gramas. Ele se tornará mais ativo que nas semanas anteriores, porém, seus movimentos ainda serão leves, ou quase imperceptíveis. Pode até haver a movimentação de pernas e braços, mas só podemos ver esses membros por meio do ultrassom.  

O seu cérebro cresce muito rapidamente, em cerca de 250 mil novos neurônios por minuto. Além disso, após 10 semanas de gestação, os órgãos sexuais externos do bebê começam a se desenvolver. Porém, ainda é difícil distinguir se é menino ou menina. Ressalto aqui: como tenho uma menina e um menino, eu só irei saber o sexo no mesmo dia que vocês: no nascimento. Aliás, meu parto será transmitido  ao vivo aqui no blog, por um link que a Caroline vai passar para vocês (ela vai pegar lá na hora do nascimento). Vamos avisar todas vocês antes.

Alterações em nosso  corpo:

Nosso corpo, ainda sofre uma enxurrada de modificações, tanto físicas quanto emocionais. Um dos fenômenos que pode acontecer é a alteração de humor repentina.  Os sintomas como enjoos e náuseas podem desaparecer ou pelo menos diminuir a frequência. Além disso, com o aumento do nosso peso, os seios e quadris aumentarão e as roupas começarão a ficar apertadas.

É isso meninas, espero que tenham gostado!! Se alguém quiser saber sobre algum assunto específico na coluna, por favor, deixe aqui que abordaremos na coluna. Um beijo carinhoso!! 

3 comentários:

  1. Caroline, Gostaria de saber se as colegas engravidaram naturalmente ou usaram métodos de reprodução assistida, pois a minha endometriose é severa e tomo anticoncepcional de fluxo contínuo gestinol para doença não voltar... fiz laparatomia em jan/2013 e fiquei tentando engravidar até out de maneira natural, mas como as dores voltaram decidi voltar para o remédio. Abraços e parabéns as endo mamães pelo benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, vou responder pela minha gestação. As minhas 3 foram naturalmente, foi uma grande benção de Deus !! Mas não desista dos seus sonhos, para Deus não existe impossível!!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Tatiana, comentei no post mais recente, mas venho aqui tb. Assim como vc consegui engravidar naturalmente, apesar da endometriose. Estou muito feliz, mas ao mesmo tempo assustada, pois é a minha primeira experiência. Eu tenho um blog e só no último post falei sobre a endometriose e, ao final, sobre essa minha gestação. Passe lá, será ótimo ter esse contato com vc, até pq estamos com tempo de gestação bem próximos. BeijoCás

    ResponderExcluir