sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": A PRIMEIRA CONSULTA DE PRÉ-NATAL!

Embrião com 8 semanas - foto do ultrassom de Tatiana Furiate cedida ao blog, proibida a reprodução


Semanalmente, a biomédica Tatiana Furiate vai contar aqui em "A Vida de uma Endo Mamãe", o passo a passo de sua terceira gestação.  Ela também vai dar dicas, vai esclarecer dúvidas, principalmente, das mamães de primeira viagem e vai abordar curiosidades sobre  este universo. Acompanhei sua primeira consulta de pré-natal e vou dizer: que emoção ao escutar o coraçãozinho do bebê  (nossa! até arrepiei agora ao escrever). Os batimentos cardíacos normais de um embrião gira em torno de 130 a 170. Forte, muito forte, está o coração do bebê da nossa endo mamãe, batendo mais de 150 por minuto. Ele vem com tudo para alegrar toda a família, e, principalmente, os irmãos Julia e Arthur. Se eu fiquei emocionada, imagine a mamãe. Confesso que pela primeira vez bateu a vontade de ter um bebê! Obrigada Tatiana por me proporcionar e dividir comigo este momento tão mágico na vida de uma endo mamãe.

Faltam poucas semanas para acabar o primeiro turno da votação. Entre para a nossa campanha: "Seja do bem vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social”, "Vote no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013". Neste ano, cada pessoa tem duas chances de voto. É um voto por e-mail e outro com o facebook. Se você tiver email e facebook, vote com os dois, pois assim teremos mais chances. Clique no link (http://bit.ly/18wANh9) e dê o seu voto. A primeira opção é o voto por e-mail, no primeiro espaço você vai colocar seu nome e sobrenome e, no segundo, seu e-mail. Você clica na seta votar, que está à direita na cor laranja. É necessário validar seu voto em seu próprio e-mail, no email que você vai receber do prêmio. Basta clicar no link que estará em seu email, e pronto, seu voto foi validado com sucesso! Na sequência aparece o F, em azul, do facebook. Clica na seta laranja, faça seu login e pronto. Voto validado com sucesso! Conto com a ajuda de todos em votar, e, em especial, em compartilhar nossa campanha entre seus amigos. Afinal, "a união faz a força e juntos somos mais fortes". O primeiro turno vai até o dia 9 de novembro. Aproveite para conhecer a linha de camisetas exclusivas que acabamos de lançar para espalhar a conscientização da endometriose. É a nossa conscientização fashion! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


A primeira consulta de pré-natal

Por Tatiana Furiate

Mais um passo na vida de uma endo mamãe: a consulta de pré-natal. Em primeiro lugar, agradeço a todas que escreveram no artigo de estreia da coluna. Estou muito feliz com a repercussão e o carinho de todas. Com certeza, a energia maravilhosa de cada uma chegou até nós. Com certeza, iremos aprender umas com as outras. Esta consulta foi muito especial, além de ouvir o coração do meu pequeno feijão, tivemos como visita em nossa consulta, minha querida amiga que Deus colocou em minha vida, Caroline Salazar.

Esse primeiro trimestre é cheio de altos e baixos. É a fase que nosso corpo está se adaptando a sua nova condição, onde a presença do hormônio progesterona está em alta. A função dele é nutrir a futura placenta, e dar condições para as células endometriais ficarem espessas para segurar o seu futuro hóspede. Ainda chamado de embrião (na próxima semana já será um feto). Eu, particularmente, estou sofrendo demais com os enjoos e os vômitos. Sintomas que não tive nas minhas duas gestações anteriores. Na parte da manhã é pior, então, lá vai uma primeira dica: não levante da cama e vá imediatamente escovar os dentes. Antes, coma primeiro uma ou duas bolachas de água e sal. Devemos manter um pote ou um pacote, sempre próximo da nossa cama, pois às vezes no meio da madrugada podemos nos sentir mal. Nessa fase nosso apetite aumenta muito. Algumas vezes  acordamos no meio da noite com uma fome de leão.

Segunda dica: não faça como eu: que se entope de leite com chocolate, pois é muito gorduroso. Coma uma pequena porção de cenoura, uma fatia de queijo branco ou até mesmo nossa amiga bolacha de água e sal. No momento em que confessei meus abusos ao meu médico, ele imediatamente pediu para a Caroline ficar no meu pé. Segundo o doutor Rogério não posso engordar antes da 20° semana. É a partir deste momento, que o bebê começa a ganhar peso. Ou seja, tudo que engordamos antes é culpa nossa e não do bebê. Terceira dica: devemos comer de 3 em 3 horas pequenas porções, porque isso nos ajuda muito nos enjoos. Nesta fase também começamos a perceber que o banheiro passa a ser nossa segunda casa. Quarta dica: nesta fase começamos a sofrer de prisão de ventre. Por isso, devemos acrescentar em nossa dieta muitas fibras e aumentar a ingestão de água para a mobilidade intestinal.

Nessa consulta, foi-me pedido uma série de exames de sangue para dar inicio ao pré-natal, como hemograma, para verificar se estou com anemia (algumas gestantes tem no devido o quadro de vômitos recorrentes), o de glicemia, para verificar nossa taxa de açúcar no sangue. Algumas sorologias, como por exemplo, hepatites, toxoplasmose, rubéola, sífilis, etc, para verificar as condições maternas. Exame de urina, pois nós grávidas temos grandes chances de desenvolver infecções urinárias. E mais um ultrassom, possivelmente, o último via vaginal. Nós gestantes somos pesadas e a pressão arterial é medida em toda consulta, já que este acompanhamento é muito importante devido a uma doença chamada pré-eclampsia (iremos falar mais sobre isso mais a frente). Graças a Deus, a consulta correu tudo bem, apenas levei um puxão de orelha devido ao meu peso.

Para finalizar o texto da semana, vou falar rapidamente sobre as mudanças do embrião. Na sétima semana, o cérebro começa a se desenvolver em três estruturas diferentes. Já na oitava semana (a que eu estou neste momento), outras partes do corpo já dão sinal: as mãos e os pés, por exemplo, dão início como uma rede de pequenos dedinhos e calcanhares. A extremidade similar a um rabo começa a desaparecer. Nessa fase, teremos também mudanças na parte estomacal do bebê. As extremidades não são as únicas partes do corpo em desenvolvimento. A parte média do seu corpinho também se ativou. À medida que os intestinos se formam, se movem no cordão umbilical, pela falta do espaço no abdômen. Até que no final desta fase os intestinos trabalham para carregar os excrementos para fora do corpo. Dentro de um mês, quando houver mais espaço na barriga do bebê, os intestinos se moverão para o abdômen deixando o cordão. O interessante nessa fase é o seguinte: se tivermos fazendo um ultrassom e quisermos verificar a reação do nosso pequeno podemos é só dar uma cotoveladinha bem sutil na barriga, que podemos sentir a reação do bebê com um salto brusco. Isto ocorre porque o sistema nervoso do bebê já está comunicando com os músculos. Meu pequeno residente é neste momento tem a forma de um amendoim grande, pesando cerca de 0,25 gramas, medindo de 7 a 17 milímetros. Até a próxima semana! Beijo com carinho! 

5 comentários:

  1. Olá, meninas!
    Também tenho endometriose. Em agosto fiz a cirurgia, e por isso estou escrevendo, porque lendo as mensagens, sei que muitas que seguem este blog passaram por essa mesma situação.
    Na verdade, tenho uma dúvida e quero compartilhar: depois que fiz a cirurgia, meu ciclo está todos desregulado. Primeiro estava adiantando a menstruação, mas este mês está atrasado já tem quatro dias.
    Pra ajudar eu também estou tentando engravidar. Aí, haja ansiedade.
    Estou com o sangramento de escape já tem cinco dias.
    Quero saber se alguém já passou por essa mesma experiência.
    Abraços.
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Bruna, como você mesmo disse haja ansiedade. Quando realizamos a cirurgia para retiradas de focos de endometriose ou qualquer outra cirurgia pélvica nosso ciclo fica sim desregulado , até a camada do endométrio voltar ao normal. Referente a sua tentativa de engravidar, não deixe que a ansiedade atrapalhe seus planos, namore bastante, curte bastante na hora certa seu bebê virá!!!
    Boa Sorte!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Até então sabia apenas da endometriose, nessa semana descobrir a gestação com Beta 9500 e a adenominose com resultado da ressonância pélvica porque iria operar e recebi o meu milagre da gestação. Você está de parabéns pela sua superação. Fiquei super assustada com o positivo de não conseguir seguir a gestação. Tenho médico na próxima terça- feira, estou super ansiosa.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Eu suspeito que tenho endonetriose porq sempre sofri muito com os sintomas e sempre pesquisei na Internet. Mas ainda não cheguei exatamente a conclusão de que tinha realmente a doença, até que descobri que estou gravida, de 2 meses. Fui primeira consulta com GO, mas parece que todos aqueles sintomas antes gravidez pioraram agora! Até fazer sexo com meu marido não posso mais, porém doe muito! Será que podemos engravidar com a doença?

    ResponderExcluir
  5. Tive 2 filhos mas tbm já perdi 2, não é fácil a vida de quem tem endometriose.

    ResponderExcluir