domingo, 15 de abril de 2012

DIU MIRENA: UM TRATAMENTO EFICAZ CONTRA A ENDOMETRIOSE? DÊ SUA OPINIÃO!



Após alguns pedidos, em especial ao de minha querida, Letícia Mesquita, falarei um pouco sobre o Diu Mirena, um dos tratamentos recomendado à mulheres que sofrem com a endometriose. Só não se esqueçam de que existe dois tipos de Diu: o Mirena e o comum. Como não usei este tipo de tratamento, levantei uma grande pesquisa sobre esse contraceptivo intrauterino.  Para se adaptar ao útero da mulher, esse hormônio à base de levonorgestrel – um progestogênico idêntico ao que tem sido utilizado em outros métodos contraceptivos hormonais, como pílulas – e, com nome comercial de Mirena, é de plástico e tem o formato de um T. Surgiu nos anos 1970, mas foi no início dos anos 1990, que ele começou a ser usado para combater a gravidez no mundo todo. É também uma das formas usadas para tratar a endometriose, pois não contém estrogênio, o tal hormônio que nós, portadoras de endometriose, não podemos tomar. Uma das principais funções do Diu é bloquear a ovulação e, consequentemente, a menstruação. É por isso que ele vem sendo usado para combater à endo. Ao colocá-lo no útero, o hormônio é liberado e torna o muco mais espesso, dificultando a passagem do espermatozoide e inibindo sua motilidade e suas funções. O Mirena também inibe o crescimento do endométrio (camada interna que reveste o útero), outro motivo pelo qual, ele pode ser eficaz para tratar a endo. Esse tipo de Diu também promete controlar o fluxo menstrual, tornando-o mais curto e sem dores.


Porém, sabemos que cada organismo reage de uma forma quando se trata de medicamentos e doenças. E, com o Mirena, não seria diferente. Infelizmente, não é em toda mulher que seus beneficios são comprovados. Antes de prescrevê-lo, o médico deverá fazer uma longa investigação sobre a vida da paciente. Outro ponto importante ao optar pelo Diu Mirena, é lembrar que esse hormônio pode durar até cinco anos no corpo da mulher. Estudos apontam que o Mirena pode agir até sete anos em nosso corpo. Portanto, é contraindicado às mulheres que pretendem engravidar num período máximo de cinco anos. Mas, alguns artigos informam que, se a mulher colocá-lo e, se arrepender, assim que ele for retirado, a fertilidade feminina volta. Nos últimos anos, esse método tem sido muito usado para em mulheres portadoras de endometriose. Porém, sua eficácia, ainda não é 100 % comprovada. Nos três a seis primeiros meses de uso, muitas mulheres podem apresentar spotting, e esse sangramento pode ser intenso e prolongado. Outras podem apresentar fortes dores pélvicas ou cólicas. Com o passar dos meses, esse efeito colateral pode diminuir. Com o passar dos meses, a maioria das mulheres tem períodos menos dolorosos do que antes e, muitas, não menstruarão. Outras continuarão com seus períodos menstruais normalmente. Após a interrupção do tratamento, muitas mulheres voltam a ovular e a menstruar, num prazo que varia de quatro a seis semanas. Por conta do depósito de acetato de medroxiprogesterona, isso só será possível, após a droga for completamente removida do nosso corpo. Esse processo dependerá da dose utilizada e como cada organismo metaboliza a droga.

Possíveis efeitos colaterais que o Mirena pode causar:
• diminuição da libido;
• dor de cabeça;
• dor abdominal inferior;
• dor lombar;
• aumento da sensilibilidade nas mamas;
• náuseas;
• suores;
• retenção de líquido;
• ganho de peso, dentre outros.


Durante o tratamento, cistos ovarianos benignos podem aparecer. Estes cistos costumam desaparecer sozinhos, até três meses após a interrupação dessa terapia. Esses cistos podem também causar dores abdominais. Mesmo usado para combater a dor pélvica causada pela endo, o Mirena pode provocar também infecções pélvicas. Isso não é algo muito comum, mas pode acontecer, principalmente, nas três primeiras semanas após iniciar o tratamento. Estas infecções são geralmente relacionadas às DST’s (doença sexualmente transmissível). Qualquer sinal de infecção pélvica, seu médico deverá ser avisado imediatamente. Cerca de 1,5% das mulheres que usam o Diu Mirena, no mundo todo, irão desenvolver alguma infecção pélvica, durante os cinco anos de uso da bobina. Febre, dores abdominais e nas relações sexuais ou até mesmo sangramentos anormais podem indicar uma infecção pélvica. Fique atenta a esses sintomas. Eu recebo inúmeros e-mails com relatos de que o Mirena não foi tão eficaz quanto elas imaginavam. Neste caso, a bobina deverá ser removida. Recomenda-se retornar ao ginecologista, seis semanas após a colocação do Diu Mirena e, depois, ao menos um vez ao ano. Esse método não pode ser usado por mulheres inférteis e, muito menos, àquelas que tiveram alguma DST.
Quando usado para tratar a endo, muitas mulheres podem ficar em média três anos sem dor. Esse benefício pode ser notado entre os primeiros 12 a 18 meses, após a colocação do implante. Apesar de não ser tão comprovada essa benfeitoria, o tratamento com Diu Mirena tem a mesma eficácia que o antagonista de GnRH, mais conhecido como Zoladex. Pesquisadores italianos, ingleses e até mesmo brasileros já comprovaram que a eficácia do Diu Mirena é a mesma do Zoladex, porém com redução nos efeitos colaterais, causados pelo segundo. O Diu Mirena também é mais barato e pode ser usado por um período muito mais longo do que Zoladex. Segundo alguns estudos que li, o Zoladex só pode ser usado por um período máximo de nove meses. Eu conheço portadoras de endometriose que tomam Zoladex há anos. Não sei se elas sabem sobre isso. Outra vantagem do Diu Mirena, é que alguns convênios médicos já disponibilizam esse método como forma terapêutica, já incluso no plano. Sobre o Zoladex, eu sei bem como esse veneno é terrível ao nosso corpo. Eu tomei uma única dose do 10,8 e digo que os efeitos colarerais são horríveis. Dois anos após essa dose, e eu nunca mais consegui ser a mesma Caroline de antes. Primeiro ouvi de especialistas que meu organismo voltaria ao normal em seis meses. Após não ver esse resultado, questionei novamente, e escutei nova resposta: “Tudo depende de cada pessoa. Algumas voltam ao normal, mas outras não.” “Hoje suo o tempo todo. Mal ando e já estou em bicas d’água. Eu, que sempre fui friorenta e, nunca calorenta, me senti impotente perante esta medicação. Ou seja, eu me ferrei, né!”. Espero gostem deste artigo. Se você usa ou já usou o Mirena conte sua história aqui. Beijos com carinho!!

224 comentários:

  1. Bom Carol,

    Hoje tive a notícia do sucesso da minha segunda videolaparoscopia para retirada de endometriose e de aderências. Em setembro de 2011 fiz a primeira, utilizei duas seringas de zoladex e finalizei esta etapa de tratamento no inicio de abril de 2012. Confesso que achei incrível encontrar teu blog falando do Mirena, pois este foi o tratamento de manutenção que meu médico ofertou. Parabéns pela atualização constante, por ter este dom de escrita e divulgar mais sobre este problema que nem todos entendem a gravidade (não só para quem tem endo)!!! Tenho 24 anos e é uma luta (que o médico disse que estou vencendo) muito grande!!! Por motivos de insegurança, optei (por enquanto pelo menos) por não utilizar o Mirena, vou utilizar outro medicamento por via oral, pois ainda tenho medo de utilizar dispositivos. Obrigada pelas informações e PARABÉNS mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Amanda!
      Tudo bem com vc? Eu que agradeço por vc fazer parte do blog. Só não atualizo mais, pois ando com dores muito fortes. Foi por conta da falta de informação, que eu resolvi criar esse cantinho para nós, portadoras de endometriose. Como jornalista e portadora é minha obrigação contar tudo o que sei e o que descubro sobre a endo. Quando fui diagnosticada, eu também pensei que a endo não era nada. Se vc quiser contar sua história, escreva para carolinesalazar7@gmail.com Eu imagino a sua luta. Ainda bem que vc descobriu logo, né e não ficou sofrendo com dores e mais dores. Depois quero saber sobre seu tratamento. Em breve, eu também farei minha segunda cirurgia. E espero ser a última. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Meu nome é Erika, descobri que tenho endometriose há 1 ano e uso o Mirena há 10 meses. Essa semana passei o dia no Hospital São Paulo com fortes contrações uterina provocadas pelo Mirena. Nunca fui informada (e não há essa informação na bula) de que ele poderia causar isso depois de 10 meses. Eu parecia que ia ter um filho, minha dor chegou a 7 numa escala até 10. Eu chorava de dor - isso porque já tive um filho de parto normal só com anestesia local. Infelizmente não posso tirar o Diu e tentrar tratar com outros medicamentos pois são contraindicados pra mim. Então o médico me sugeriu engravidar o quanto antes e depois tirar o útero. Mas não farei isso, ficarei com o DIU e tomando Buscopan a cada 8h até decidir engravidar. Ou seja, no meu caso, o tratamento (Mirena) é pior que a doença (endometriose). Espero que tenha ajudado àquelas que decidirem colocar o Mirena, pois nunca soube que ele poderia fazer o que fez comigo.

      Excluir
    3. Descobri a endo abdominal em um procedimento cirúrgico, para fechar uma hérnia. O médico retirou a peça maior, porém por falta de conhecimento, ocasionou uma disseminação de foco de endometriose bem maior...
      E um outro médico me indicou o uso de MIRENA. Que coloquei a uns 30 dias. Ainda não senti muita diferença, a não ser a dor nos seios. Mas já sou laqueada e não pretendo ter filhos. Como a minha endo não é somente no útero, o tratamento mais eficaz é o uso de MIRENA. A parede abdominal abaixo do umbigo está repleta de focos de endométrio.
      Quase entrei em depressão quando descobri a endo. E me entristeço muito quando lembro que não há cura.

      Excluir
    4. oI BOM DIA COMO FOI BOM ENCONTRA-LAS AQUI. EU DESCOBRI A MINHA ENDO NO FINAL DE 2007 APESAR DAS DORES QUE ERAM CONSTANTE NAO ACHEI QUESERIA ISSO MAS QUANDO VI QUE NAO CONSEGUI ENGRAVIDAR, QUE FIQUEI MAS APAVORADA, FIZ UMA VIDEOPARALOSCOPIA EM 2008 APÓS A CIRUGIA TOMEI ESSA ZOLADEX,PRA MIM FOI BOM TRES MESES DEPOIS ESTAVA GRAVIDA ,MAS POREM AGORA NO FINAL DE 2012, ELA VOLTOU E COM FORÇA MINHA MEDICA ME DEU A SUGESTAO DE TIRAR O UTERO MAS CONFESSO A VCS QUE ESTOU COM MEDO ENTAO TROQUEI DE MEDICA EESA OPITOU POR FAZER UM TRATAMENTO PRIMEIRO SE DE TUDO NAO RESOLVER AI SIM IREMOS PARTIR PARA A CIRUGIA ESTOU TOMANDO AGORA O ALURENE MUITO BOM MNEINAS AS MINAHS DORES PRATICAMNETE SUMIRAM POIS EU FICAVA ERA DE CAMA E NO MES Q VEM VOU TIRAR UM POLIPO QUE TENHO NO UTERO E DEPOIS DISSO A MEDICA ME INCOU COLOCAR O DIU DE MIRENA MAS DEPOSI DE TUDO QUE LI AQUI ESTOU PREOCUPADA MAS VAMOS VER O QUE VOU FAZER POIS A MINHA MEDICA DISSE QUE TMBM POSSO FIK UZANDO O ALURENE ATE ENTRAR NA MENOPAUSA NOA SEI MUITA COISA EM JOGO, EU FIK TENSA E PREOCUPADA, MAS ACHO QUE VOU ACABAR OPITANDO PELO REMEDIO POIS A UNIC ACOISA CHATA NO REMEDIO É EU TER QUE LEMBRAR DE TOMAR QUE NAO É O MEU FORTE RRSRSS. MAS NOTICIAS POSTAREI AQUI, ENTAO ATÉ MAS E BJS A TODAS QUANTO AO MEU FILHO JA ESTA CM 2 ANSO E DIGO QUE TUDO Q PASSEI VALEU A PENA.

      Excluir
    5. OI CAROL E DEMAIS MULHERES DO MUNDO DA ENDOMETRIOSE.HÁ DEZ ANOS ATRAS FUI ACOMETIDA DESSE PROBLEMA TAMBÉM,JA CASADA, COM UMA FILHA DE 24 ANOS,COMECEI EM 2003 COM DORES INTENSAS SEMPRE QUE MENSTRUAVA, NAO CONSEGUIA FICAR EM PÉ, NEM DEITADA E MUITO MENOS SENTADA, EVACUAR ENTAO ERA O MAIOR DOS PROBLEMAS.EM UM DIA DE CRISE INTENSA PROCUREI UM ATENDIMENTO DE PLANTAO NO HOSPITAL SANTA CASA ONDE A MEDICA QUE ME ATENDEU FEZ OS EXAMES NORMAIS E ALÉM ME SOLICITOU UMA ULTRASONOGRAFIA NO DIA SEGUINTE MESMO MENSTRUADA, ALIAS SEGUNDO ELA PARA DETECTAR O PROBLEMA O EXAME TERIA DE SER FEITO MENSTRUADA PARA LOCALIZAR OS POSSIVEIS FOCOS DA ENDOMETRIOSE QUE ELA JA SUSPEITAVA.
      MEU MÉDICO ERA OUTRO ,PORÉM NO DIA DA CRISE ESTAVA EM VIAGEM, MAS QUANDO O EXAME FICOU PRONTO VEIO A CONFIRMAÇÃO, EU TINHA ENDOMETRIOSE.EM NOSSA CONVERSA ELE ME DEU DUAS OPÇÕES:OU FAZER A VIDEO QUE SAIRIA CARO E SEM GRANDES CHANCES DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA E MAIS PARA FRENTE ENCARAR OUTRA, OU COLOCAR O MIRENA QUE SERIA UMA SOLUÇÃO MAIS VIAVEL SEGUNDO O DR.,ENTRE TANTOS ESCLARECIMENTOS OPTEI PELO MIRENA QUE DEVERIA SER COLOCADO DURANTE A MENSTRUAÇÃO.OLHA FOI ALGO MUITO, MAS MUITO DOLORIDO, DOR ESSA QUE NUNCA HAVIA SENTINDO EM SITUAÇÃO ALGUMA, PASSEI MUITO MAL NO DIA, O PROCEDIMENTO FOI EM SEU CONSULTORIO SÓ QUE EU TIVE QUE FICAR POR MAIS OU MENOS MEIA HORA EM UMA OUTRA SALA EM RECUERAÇÃO, SENTI NAUSEAS, ME DEU CALORAO,FRIO, SUOR TUDO POR CONTA DA DOR INTENSA.ELE ME PASSOU MEDICAMNTOS PARA DOR E FUI PARA CASA, FIQUEI EM REPOUSO DURANTE DOIS DIAS.
      ESSE ANO EM AGOSTO/2013 SERA O DECIMO ANO QUE ESTOU COM O MIRENA , CLARO QUE COM INTERVALO DOS CINCO ANOS ENTRE UM E OUTRO CONFORME O PRESCRITO,APESAR DE TUDO O QUE ESCREVI ACIMA,COLOCAR O MIRENA FOI A MELHOR COISA QUE ME OCORREU DIANTE DE TODO O SOFRIMENTO QUE A ENDOMETRIOSE NOS CAUSA.
      SÓ QUE QUANDO COLOQUEI, NAO TOMEI NENHUM TIPO DE SEDATIVO, AI QUESTIONEI MEU MÉDICO PORQUE ELE NAO DEU UMA ANESTESIA PARA EVITAR TANTA DOR , AO QUE ELE ME EXPLICOU QUE, NA VISAO DELE É UM PROCEDIMENTO MUITO RÁPIDO PARA SE APLICAR UMA ANESTESIA, MAS NAO FALO DE ANESTESIA LOCAL, FALO DAQUELA PERIDURAL, DE FATO É RAPIDO MAS QUEM ESTA SENTINDO A DOR, PARECE UMA ETERNIDADE.
      NO MOMENTO ESTOU COM OUTRA MÉDICA A QUAL FARA A TROCA ESSE ANO, JA ELA ME DISSE QUE A OPÇÃO É MINHA DE SER SEDADA OU TOMAR ANESTESIA.....E AGORA, ESTOU COM ESSA DUVIA,SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA SUGESTAO FICAREI GRATA.

      Excluir
    6. BOA NOITE EU COLOQUEI O MIRENA A UMA SEMANA,PORÉM TIVE UMA DISFUNÇÃO HORMONAL, A DR QUE COLOCOU EM MIM ME DEU ANESTESIA Ñ SENTI EXATAMENTE NADA, SAI DE LA SEM SENTIR NADA HJ AINDA ESTOU COM UM SANGRAMNETO,MAS MINIMO QUE POSSO USAR APENAS UM PROTETOR DIARIO DE CALCINHA,MAS NA COLOCAÇÃO Ñ SENTI NADA E FOI MUITO RAPIDO EU RECOMENDO POIS AGENTE JA SOFRE TANTO EU POR EXEMPLO FIQUEI 6 MESES COM SANGRAMENTO E ALGUMAS X HEMORRAGIA FORTISSIMA QUE USAVA FRALDA DESCARTAVEL DE BEBE DE 3 A 4 POR DIA.ENTÃO ATE O MOMENTO ESTOU OBTENDO SUCESSO.

      Excluir
    7. Meu nome é Sueli. Eu coloquei o DIU em fevereiro por conta de um mioma que trato há pelo menos dois anos. Tomei duas injeções de zoladex antes. Mas ainda estou com fortes sangramentos, li que pode levar seis meses para melhorar, pelo menos uma vez por mês quando vem não vou trabalhar pois sou professora e não tenho como ficar na sala com hemorragia, às vezes vem tanto que vem uns pedaços que parece gelatina. Me sinto inchada. Estou tentando marcar exame pra ver se o DIU está no lugar. Adorei ter encontrado o blog.

      Excluir
    8. Olá, Sueli!
      Seja muito bem-vinda ao blog! Boa sorte com o Mirena. Espero que você se adapte a ele, assim como eu. Pra mim foi um grande milagre. É preciso verificar se ele está no lugar mesmo. Estou aqui torcendo por você. Volte para nos contar como está, mas a adaptação pode levar 6 meses. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    9. Zaira, querida!
      Onde você mora? O importante é você ser acompanhada por um bom especialista. Eu indico médicos em São Paulo, cascavel, no Paraná, e em Vitória, no Espírito Santo, que atendem e operam por convênios, e em São Paulo indico também a Unifesp, que oferece o melhor tratamento pelo SUS, de graça. O Mirena é um tipo de tratamento e cada corpo se adapta a um. Pra mim colocar esse DIU foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Por isso, ser acompanhada por um médico que realmente entende e com diálogo franco e honesto, você e ele juntos chegarão a um consenso. Não adianta ficar triste, é preciso levantar a cabeça e ir á luta. Unida venceremos esta grande batalha. Se precisar de ajuda, meu email é carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    10. Olá, Érica, como vai?
      Olha, eu nunca fiquei sabendo disso (que após 10 meses o Mirena causa dores). Ontem completei um ano com o meu e eu não tive essas dores nem com um, dois, seis, oito e nem aos 10 meses... mas tudo depende da reação de cada organismo, já que o Mirena é um tratamento como qualquer outro. Concordo com você me relação a gravidez. Engravide apenas quando você achar que é o momento, não vai pelo médico, porque não é tão simples assim "engravide e depois retire o útero". São os ovários que produzem os hormônios e não o útero. Na dúvida, vá ouvir outra opinião. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    11. Olá, Adriana, como vai?
      Eu coloquei o Mirena durante minha cirurgia (a videolaparoscopia), então, eu estava sedada (da anestesia geral). Não senti nada, nem mesmo depois de passar a anestesia. O melhor é você falar com sua médica, explicar o que você passou na colocação anterior para ver se ela pode te dar a local. Boa sorte e volte aqui para nos contar. Pra mim, esse DIU foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Muito feliz por você estar bem também! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    12. Bom dia ,
      Tenho endometriose desde 2013 ,e adenomiose também.
      Fiz tratamento com Allurene ,com cerazzette , novamente com Allurene em dose dupla . Nada deu certo . Agora estou tomando Evocanil,progesterona que me deu algum alívio. Mais continuo com cólicas quase diária. Meu médico resolveu pela cirurgia e tradicional,disse que não vai arriscar com a video.
      Tem dias que eu quero a cirurgia ,mais em outros penso se conseguiria ficar curada.
      Existe isso ,a cura?
      Fico um pouco triste ,porque essa dor é estranha ,dói as pernas ,fico fraca.É assim mesmo?
      Ao mesmo tempo tenho medo da endometriose se expandi e ir para um outro orgão e complicar tudo.
      Se puder me responder ficarei feliz ,tenho 49 anos .
      Obrigada ,Seu blog me ajudou bastante. Meu médico é muito calado.
      Rejane

      Excluir
  2. amei.... perfeito !
    bom, pra mim foi o melhor, alias tive mta sorte, foi o primeiro tratamento,e de cara deu certo!
    ja se faz 9 anos q uso o mirena.... foi a melhor coisa q fiz!
    acho q temos q ter paciencia, e fé... pq tive mtas dores, colicas horriveis...mas gracas a DEUS ta td bem agora, espero q de certo para mtas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Vc teve muita sorte mesmo. Fico muito feliz por vc e que seu depoimento sirva de exemplo para outras mulheres. É válido lembrar que cada organismo reage de um jeito aos tratamentos e aos medicamentos. Seja muito bem-vinda e volte sempre!! Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Olá, obrigada a todas pelo espaço e esclarecimentos...
      Bom minha historia é bem parecida com a de todas fiz minha video em abril/2011, depois iniciei com 3 ampolas de zoladex de 3.8, neste primeiro contato com a zoladez não tive muitos efeitos apenas muita dor de cabeça no terceiro mês a pedido médico coloquei o DIU de Mirena e desde então para mim ele tem sido um pesadelo tenho muitas colicas e com ele tenho tido muitos cistos, fora que a minha menstruação não parou fico tendo spotting, com isto minha médica receitou novamente Zoldez só que agora de 10.8, está sendo uma tortura tenho ondas de calor e frio o tempo todo e muitas cólicas devido o uso do Mirena mesmo com Zoladex e Mirena ainda tenho spotting e cólicas. Fico feliz em saber que o Mirena resolveu apara muitas pessoas estou a 8 meses com ele e já não tenho mais esperanças, alguém sabe me dizer se depois deste tempo ainda é possível para de mestruar e ter cólicas? Obrigada

      Helen Cristina
      helen.empresas@yahoo.com.br

      Excluir
  3. Oi Carol td bem?
    Fiz uma video em 2008 e coloquei o DIU MIrena para suspender a menstruação. Só nos dois primeiros meses senti pequenas cólicas, mas não veio mais a menstruação. Fiquei com ele até meados de 2010, quando resolvi tirar para engravidar. Consegui engravidar em Agosto/2011 e minha filha já está para nascer.
    Posso dizer que, para mim, o DIU Mirena foi a melhor arma contra a endometriose, porque nesse período que fiquei sem ele e menstruando normalmente até engravidar, minha endometriose não voltou. Eu gostei muito e estou pensando em colocá-lo novamente depois do parto.
    grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Buguinha,
      Tudo bem e com vc? Felicidades à nova mamãe do pedaço!! Dois pontos positivos para o DIU Mirena. Melhor ainda é não ter a doença de volta, não. Este é o sonho de todas nós. Se quiser contar sua história no blog é só enviar e-mail para carolinesalazar7@gmail.com Quando será o nascimento de sua filha? Já tem nome? Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. oLÁ! dESEJO COLOCAR AQUI A EXPERIÊNCIA MINHA E DE MINHA IRMÃ, EU AQUI NO Brasil e ela no exterior: Temos endometriose diagnosticada jóvens ainda. Por volta dos 45 anos tivemos epiisódios de Pneumotórax espontâneo ( catamenial). Algo horrível que nos levou a vários internamentos e cirurgias. Em todas as ocorrências minhas e dela estávamos menstruadas.O pneumotórax associado ainda está sendo estudado mas nós somos prova viva e queremos ALERTAR, DIVULGAR enfim ajudara prevenir outros casos tão dolorosos como os nossos.

      Excluir
  4. Muitos casos de pneumotórax assim estão acontecendo todos os dias em algum lugar e mal diagnosticados ou tardiamente pode ser fatal.
    Acho "prato cheio" para pesquisa meu caso e de minha irmã.Que bom se pelo menos pudéssemos evitar que novos caso aconteçam nas mãos de médicos despreparados para casos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana,
      Tudo bem com vc? E sua irmã?
      Nossa, essa tal de endo é perigosa mesmo. Eu nunca ouvi falar sobre a relação da endo com isso. Se vc quiser contar sua história e a de sua irmã na seção "História da Leitora" do blog, escreva para carolinesalazar7@gmail.com Com certeza, elas servirão de alerta e salvarão muitas mulheres. Seja muito bem-vinda ao blog. Beijos com carino!!

      Excluir
    2. Também fui acometida de pneumotorax espontaneo por dois meses seguidos, algo terrpivel, passei 28 dias internada, infecção por 2 bacterias. Hoje estou aqui por milagre divino e ainda lutando para aliviar os sintomas torácico que são muito dolorosos

      Excluir
  5. Oi Carol,tudo bem...
    Achei bem interessante tudo o que vc postou!
    Quero falar um pouquinho da minha experiencia..

    Tive uma gestação de alto risco e após o parto esperei 8 meses para poder colocar o Mirena, fiquei os 3 primeiros meses com spoting' até normalizar,acredito que como cada organismo é diferente do outro no momento não estou menstruando mas de vez enquando sinto nauseas , não tive ainda esse problema de ganhar peso , não sei futuramente! no meu caso foi bom pra quem não pode engravidar é uma opção lembrando que é sempre bom consultar um especialista... Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Valéria,
    Tudo bem com vc?
    Obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Se quiser contar sua história na seção "História da Leitora" é escrever para carolinesalazar7@gmail.com que edito e coloco lá. Fico feliz que, de certa forma, vc está se dando bem com o Mirena. Eu vou tentar tb. Volta aqui depois. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  7. ola,sou eliane,tenho 42 anos,tive muito problemas com a menstruação,devido um mioma,me causava muito sangramento,um desconforto horrivel,pois sempre tive fluxos pequenos,em 222,3 dias no maximo.
    ultimamente tava tendo fluxo longo de 8,9 dias a cada 15 dias,então resolvi por o diu mirena,coloquei no inicio de maio,estou bem,sem problemas,tive colicas no momento da colocação,agora to feliz,nao tive mas problemas com hemorragias,graças a deus,livre desse pesadelo,indico as amigas,tudo de bom.... boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane!
      Espero que esteja tudo bem com você! Estou muito feliz ao ler que você está muito bem com o Mirena. Graças a Deus, eu também estou maravilhosamente bem, como nunca vivi antes. Obrigada por dividir conosco sua experiência e seja sempre bem-vinda ao blog! Beijos com carinho!!

      Excluir
  8. Bom dia pessoal,
    Coloquei o Diu Mirena em Junho/12, ainda sinto cólicas e estou com spotting.
    Tenho lido relatos de pessoas que ganharam peso, a médica me assegurou que isso não ocorreria, mas cada organismo reage diferente.
    Estou tentando manter a calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Como vc está, querida? Melhorou o escape? Eu também escape no primeiro mês e fui obrigada a usar absorventes mínis por mais de 30 dias. Mantenha a calmna, pois vc sabe que quanto mais nervosa ficamos, novos focos podem aparecer. Eu estou muito bem com o Mirena, algo inacreditável. Não senti nenhuma dor e a colocação do dr. Hélio Sato foi tão perfeita, que não senti nenhuma dor, nem mesmo após a colocação. Volte aqui para contar como vc está com seu Mirena. Espero que vc esteja bem. Beijos com carinho!!

      Excluir
  9. Bom dia!!

    O Diu Mirena pra mim foi um maravilha!
    Inseri em Maio/2008...dor na colocação, dizia assim meu ginecologista: "vc vai sentir uma cólica como se fosse de dor de parto(contração)"...rsss, eu como não sou mãe ainda nem imaginava o que seria, mas realmente era uma dor intensa...ia e vinha.Graças a Deus, foi essa só! Não tive mais dores, as cólicas mestruais e fluxo diminuiram, apesar de não ter parado de mestruar. Faço acompamento médico de seis em seis meses (ultrasom). Por estar tudo controladinho, optei em antecipar a retirada do Diu Mirena em Maio deste ano/2012, para tentar engravidar, já estou indo para o segundo mês sem o Diu e estou passando muito bem. Graças a Deus foram quatro anos bem sucedido de tratamento. Ahhhh, a retirada do Diu Mirena foi tranquilíssima, igual quando tira ponto, aquela esquentadinha quando puxa a linha...rss, meu médico foi conversando e derrepente disse quer levar o Diu!
    Agora, é controlar a ansiedade,e esperar em Deus. Rezem pra mim! Qualquer novidade eu aviso. Abraço carinhoso, Gilmara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, querida!
      Espero que esteja tudo bem com vc! Que maravilha ler que vc passou 4 anos bem com o Mirena. Graças a Deus, eu tb estou muito bem. Recomendo esse tratamento, mas sei que, infelizmente, não é em todo organismo que ele se adapta tão bem, mas a maioria dos comentários aqui são positivos e isso é um grande vitória. Eu tive a sorte de colocar meu Mirena durante minha segunda cirurgia e, até nisso, o dr. Hélio foi perfeito, pois não senti nenhuma dor, acredita! Posso dizer que o Mirena me deu a tão sonhada qualidade de vida, que a endo me tirou por mais de 10 anos. Se soubesse teria colocado-o antes, mas tudo tem seu tempo e sei que meu sofrimento não foi em vão. Deus é perfeito e é Ele quem nos guia aqui na Terra. Tenho certeza que, em breve, vc estará anunciando aqui sua tão gravidez. Beijos com carinho!!

      Excluir
  10. ola!
    coloquei o diu a duas semanas e tava mto menstruada no dia e ao coloca-lo a menstruaçao sumiu por completo de imediato mas duas semanas depois eu voltei a menstruar de uma forma bem menor mas com mtas dores abdominais, as quais antes eu nao sentia.
    Optei pelo diu por causa de miomas e fluxo intenso e constante q nao interrompiam com anteconcepcionais comuns, mas estou com mto medo de ele sair do lugar ou eu ficar com estas dores e gotejamentos constantes.
    Vou aguardar a proxima consulta e ver no q da aí voltarei aq p contar a vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciane,
      Como vc está se sentindo com o Mirena, querida? Suas dores abdominais melhoraram? Eu não tenho o que reclamar, pois após a colocação desse DIU, resgatei minha tão sonhada qualidade de vida, que eu não tinha há mais de 10 anos. É isso que eu chamo de milagre, porque ninguém merece viver com dores 24h por dia, 7 dias da semana. Como meu fluxo já é pouco, ele está ainda menor e eu sem ad tão terríveis dores. Volte para contar como vc está com seu Mirena. Beijos com carinho!!

      Excluir
  11. Ola!
    Coloquei o Diu Mirena em março de 2012, tenho endometriose severa. Continuo menstruando, diminuiu o fluxo mas aumentou a quantidade de dias menstruada. Depois que foi implantado o Diu a minha vida mudou para melhor. Hoje tenho uma vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amélia!
      Fiquei muito feliz ao ler que o Mirena lhe devolveu a qualidade de vida. Eu tb estou muito bem com o meu e com uma qualidade de vida maravilhosa, que não tive nos meus últimos 10 anos. Afinal, ter uma tem uma vida normal, como, trabalhar, passear, namorar, ir ao cinema, ao teatro, sair com os amigos e até mesmo vestir uma calça jeans, é algo impossível para muitas mulheres com endometriose. Volte sempre para nos atualizar sobre seu tratamento. Beijos com carinho!!

      Excluir
  12. Olá Carolina, boa tarde!

    Tudo bem?

    Fui diagnosticada com endometriose severa aos 26 anos, tendo passado por tratamentos com Lupron, Zoladex, comprimidos de dimetrose, entre outros.

    Com tantas induções à menopausa, ela realmente aconteceu por volta dos 38 anos.

    Estou com o DIU Mirena desde 11/2008. Nos primeiros 7 meses, ainda tive muita cólica e sangramentos, mas tinha algo de psicológico no processo todo, especialmente no que diz respeito às relações sexuais.

    Depois deste período, não tive mais nenhum problema.

    Hoje, sem dúvida, posso dizer que tenho uma vida excelente, e que farei a troca deste por um novo DIU Mirena no próximo ano, por mais 05 anos.

    Qualidade de vida é viver sem dores!!!

    Um abraço,

    SBT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida SBT,
      Espero que esteja tudo bem com vc! É muito bom saber que o Mirena está devolvendo à qualidade de vida a muitas de nós. Infelizmente, a endo mexe com nosso psicológico tb. Fico feliz tb em ler que não sente dores mais nas relações sexuais. Eu vejo a dispareunia, como um grande trauma psicológico, pois as dores são muito intensas e, muitas, passam a ter aversão ao sexo. De fato, ter qualidade de vida é viver sem dores. Volte aqui para contar como vc está. São experiências como a sua, a minha agora, que faz outras mulheres a terem esperança de tb viverem sem dores. Beijos com carinho!!

      Excluir
  13. Bom dia

    Minha médica indicou o uso do DIU MIRENA mas lendo sobre o assunto confesso que estou com medo, não estou segura, até mesmo porque não tenho problema de endometriose, mas tenho problema de enxaqueca severa e não posso tomar anticoncepcionais. Não tenho colicas, meu fluxo é bem pequeno, mas por outro lado quase morro de dor de cabeça diárias e no periodo menstrual fica ainda pior. Mas não estou segura, umas falam bem do DIU Mirena outras falam mal, tenho medo de passar a sentir além das dores de cabeça, as colicas, e outras coisas mais...

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você! Minha primeira pergunta é: você confia em sua médica? Se sua resposta for não ou se você ainda ficar com dúvida, aconselho você a procurar outro ginecologista. O Mirena é um anticoncepcional intrauterino que é indicado também para endometriose, mas não é só para quem tem endo. É recomendado a todas as mulheres e a dosagem hormonal é bem menor do que os anticoncepcionais, em forma de comprimidos. Eu coloquei o meu durante minha segunda cirurgia de endo e, por ela ter sido feita pelo meu médico e num momento em que eu estava sedada, sob anestesia geral, eu não senti nenhuma dor, nenhum incômodo, mas dizem que durante a colocação e até mesmo depois, dá uma dor tipo cólica. Volte aqui para contar qual foi sua decisão. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. queria perguntar onde sentem as colicas em que zona abdominal,pk eu ando sentindo dor a volta do umbigo e transtornos intestinais mas penso tb se sera do mirena ous em abril de 2012,por favor responda para meu mail, gabriela-gigante@hotmail.com

      Excluir
  14. Bom dia.
    Fui diagnósticada com endometriose profunda no intestino em janeiro/2012, apesar de ter dores diárias há mais ou menos uns 8 anos...Desde janeiro/2012 passei por 9 médicos, cada um com propostas diferentes, a maioria deles com a proposta de retirada de útero, ovário, trompas, aderências e retirada da parte infiltrada do intestino. Como já havia lido sobre o Mirena, a todos que eu ia perguntava da opção de colocar o Mirena, e todos eram de cara contra, pois me diziam que não traria nenhum tipo de melhora, porém todos os 08 médicos em que passei que propusseram a cirurgia cobraram de 20.000,00 a 35.000,00 (mesmo eu tendo UNIMED), então algo me dizia que tinha que procurar mais uma opinião.
    Quando cheguei ao 9º médico, o mesmo de cara já me deu suas opções (clínica e cirurgica), porém me disse que eu deveria tentar a clínica (MIRENA), pois eu ainda não havia tentado. E resolvi tentar esta opção.
    Faz 3 semanas que coloquei o Mirena, não senti dores na inserção e as dores diárias já diminuíram uns 80% em relação ao que sentia...então só posso agradecer a Deus e também ao médico que teve a ombridade de me oferecer esta opção e não pensou somente no valor financeiro...Já estou tendo outra qualidade de vida, voltei aos exercícios e estou muito feliz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima!
      Graças a Deus ainda existe médicos honestos e humanos. Ultimamente, eles são poucos, algo bem raro, pois como eu sempre digo aqui, tratar uma mulher com endometriose já virou um comércio muito lucrativo no Brasil. Fico muito triste com isso, pois são especialistas, laboratórios que estão ganhando muito dinheiro, enriquecendo-se a cada dia mediante nossa dor e muitas lágrimas. Graças a Deus e a sua intuição (sim, todo ser humano tem a sua, mas poucos sabem usá-la), você foi em busca de mais uma opinião e encontrou um médico honesto. Muitos só querem saber de operar para ganhar dinheiro e, por isso, não optam pelo tratamento clínico, apenas o cirúrgico. Tudo bem, já que não existe justiça na Terra para esses corruptos, um dia Deus irá mostrar a todos eles, todos esses que ganharam dinheiro em troca das dores alheias, os sofrimentos de suas respectivas pacientes. Aí, eu quero ver alguém negar! Volte aqui para contar como está seu tratamento. Eu peço à todas as portadoras, que não caiam nas armadilhas desses médicos desonestos, por favor. Com o Mirena, eu também voltei a ter uma qualidade de vida, que eu não tinha há muito tempo. Beijos com carinho!!

      Excluir
  15. Olá Carolina tudo bem?

    Fui dianosticada com endometriose profunda com acomentimento intestinal. Fui no médico ontem e vou fazer uma videolaparoscopia, porém estou com medo pois o médico disse que pode ser que eu precise tirar uma parte do seguimento do intestino e o pós cirurgico pode ser complicado. Tenho 24 e sofro com dores fortes desde os 16, procuro meçhorar minha qualidade de vida com a cirurgia, pouis mesmo sem mestruar sinto cólicas as vezes e muita dor lombar. O médico também sugeriu que no dia da cirurgia eu colocasse o DIU Mirena, porém estou com medo dos efeitos colaterais.
    Foi muito bom encontrar esse blog, pois faz noites que não durmo direito preocupada com a cirurgia, espero que você possa me ajudar contando mais o seu caso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Anônima!
      Espero que esteja tudo bem com vc!? Olha, não precisa ter medo, nem de um e nem do outro. Vc confia em seu médico? Para quem faz a video com um especialista mesmo não precisa ter medo. O problema é ser operada por alguém que não é especialista nesse tipo de cirurgia. Aí, sim é um grande problema. É preciso conhecer bem seu especialista. Eu coloquei o Mirena há dois meses e meio e estou muito bem com ele. Aliás, o Mirena me surpreendeu! Eu acho que você deveria tentar. É o tratamento mais barato do mercado e que tem tido uma eficácia muito boa. Quando meu médico sugeriu o Mirena, eu também pensei: "Será?". Mas como eu confio muito no meu médico, tirei todas as dúvidas com ele e sai do consultório com a certeza de que esse tratamento iria me ajudar. Dito e feito! Nunca vivi tão bem em toda a minha vida. Quando é sua cirurgia? Sugiro que você converse abertamente com seu médico, esclareça tudo e volte aqui pra contar como você está e qual foi qual decisão. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Carol.
      Então, vou fazer a cirurgia no final de setembro. Consultei com dois especialistas em videolaparoscopia e pude escolher aquele em que eu mais confiei, acredito que ele é um otimo profissional, e o cirurgião que vai cuida da parte intestinal tbm me deixou bem tranquila.
      Resolvi que vou tentar o Mirena, falei com minha familia, e caso não me acostume é só tirar né.
      Estou hipertensa por causa do anticoncepcionais, então a cardiologista tbm me indicou a colocação do DIU, então vou tentar sim =D.
      Espero que depois da cirurgia e da colocação do DIU minha vida melhore assim como a sua =D.

      Excluir
  16. Eu gostaria de fazer uma pergunta: consigo perceber se o DIU Mirena saiu do lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, vc só consegue ver se o Mirena se deslocou do lugar com exame ginecológico....

      Excluir
    2. Oi, Anônimo!
      Espero que esteja tudo bem com você! Somente o ginecologista consegue ver se o Mirena está no lugar ou não. Aconselho você a marcar uma consulta com seu médico para verificar isso. Quando eu fiz meu papa, meu médico viu que o meu está no lugar certo. Volte aqui para contar como está seu Mirena. Beijos com carinho!!

      Excluir
  17. Boa tarde, uso o Mirena há 2 anos,como tenho endometriose, tenho que fazer tratamento contínuo..
    Bem acho muito bom não menstuar, mas engordei 7 quilos, e estou com dificuldade de elimina-los...
    Nunca tive problema com peso, não tenho tiréoide alterada... Então mesmo o meu gineco falando que a levonorgestrel (a progesterona do Mirena) não engorda... Tenho minhas dúvidas...
    Outra coisa recentemente fiquei sabendo que alguns mastologistas são contra esse tipo de tratamento, pois dizem que a progesterona, mesmo a levonorgestrel, aumentam o risco de cancêr de mama.. Fiquei muito assustada com essa notícia, pois tenho caso de cancêr na minha família... Vou procurar uma quinta ou sexta opinião...
    Beijos Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não parei de engordar desde que coloquei o Mirena. Em 2 anos já foi 6 quilos. Não acredito que seja só a idade, pois não estou comendo mais, pelo contrário reduzi muito e tenho uma alimentação super rica. Meus exames estão todos normais e estou com muita dificuldade para emagrecer, acho que pode ser o Mirena.

      Excluir
    2. Então menina, postei isso ano passado e não consigo voltar ao meu peso, somente com dieta... E o que mais me deixa chateada é engordei na parte do abdômen. Estou muito triste... Vou passar em outro gineco, pois minha endocrino disse que engorda sim... Deve te outro tratamento para endometriose, não quero mais o mirena não. Beijos Nina.

      Excluir
    3. Meninas, estou sentindo a mesma coisa, muita pressão na cabeça, uma gordura absurda no abdômen, estou 8 quilos do meu peso, não como praticamente nada e tenho certeza que é do Mirena.Marquei consulta para trocar para o DIU de Cobre....depois confirmo se meus sintomas sumiram e vou emagrecer. Beijo Nana

      Excluir
  18. Olá! Primeiramente foi muito bom ler esses depoimentos e saber um pouco mais sobre endometriose. Até então para mim um diagnóstico desconhecido mas que afeta grande parte das mulheres. Imagino o quanto esse transtorno deva ter causado na vida de todas vocês. E fico então mais feliz ainda por ter aparecido o MIRENA em nossas vidas! Eu não tenho endometriose, mas estou com o MIRENA faz 5 anos. Após coloca-lo nnca mais mestruei. Sou fã de MIRENA. Porém o meu esta vencido, estou em fase de marcar médico para implantar um novo, ou seja, mais cinco anos. Pergunto, o que você acha de tirar um mirena e implantar outro ? Uma outra pergunta é, qual risco de engravidar com o MIRENA vencido 5 anos?

    ResponderExcluir
  19. Olá, Carol e todas as leitoras!
    Que pena ter achado esse blog só agora, depois de duas cirurgias, uma por um cisto hemorrágico rompido e outra, um ano depois, por conta de um endometrioma enorme que me custou o ovário esquerdo e, literalmente, uma fatia do meu útero que meu médico fez de tudo para preservar, uma vez que eu ainda não tenho filhos. Nessa segunda cirurgia, coloquei o DIU Mirena. Tive dores horríveis por, pelo menos, 2 meses. Engordei 4 quilos em 2 meses. Tive sangramento constante por 40 dias e, depois, mais alguns que duravam 5 ou 6 dias, até os que duravam apenas um dia, até que parou e faz dois ou três meses que nem menstruo mais. Desde então, eu também suo feito louca, tenho muita retenção de líquido, tenho ondas de calor e tenho todos os sintomas de TPM, inclusive nas datas em que sempre tive, só não desce. Só coloquei o DIU porque achei que era o que iria ter menos efeito colateral, vejam vocês! Se eu pudesse, tiraria hoje. Desculpem o momento desabafo...

    ResponderExcluir
  20. Olá, a todas as leitoras!
    Tem apenas dois meses que eu coloquei o DIU Mirena. A dor de colocar ele foi como reviver a dor do meu parto que foi normal, doi muito, pelo menos no meu caso foi assim. Estou sentido que engordei depois que eu coloquei ele e confeso que estou com medo de não peder esses quilos a mais, porem como estou amamentando não tem como seguir uma boa dieta, pois a amamentacao supri muito da gente. Esses dois meses eu senti colica antes do meu ciclo mestrual, durante e depois e são dores muito fortes. Começa pelas pernas e vai subindo, doe até as costas, neste momento eu tenho que me deitar pois nao consigo ficar em pé. Minha médica disse para tomar uma remedio para dor e um antiflamatório, só assim passa a minha dor, e na maioria das vezes sinto leves dores nas costas e no abdomem constantes. Enfim tem pouco tempo que estou com ele, estou muito assutada, com medo de que não de certo, a unica coisa boa é que a mestruação não desce, pois sempre sofri com um grande fluxo de sangue. A decissao de colocar o Mirena foi o medo de engravidar novamente pois não sou muito disciplinada em tomar remedios oral e o fato de me sentir muito nova para ser mãe, pois tenho 21 anos. Bom espero trazer boas noticias de agora para frente.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Coloquei o Mirena hoje, não contava que fosse doer tanto (doi horrores! nunca senti uma dor como essa!). Espero que meu organismo se acostume porque, além de ter sido muito caro, não aguento mais tomar pílulas. Já ouvi falar maravilhas e horrores sobre o remédio, até casos de perda de cabelo. Não tenho endometriose, coloquei o DIU para a contracepção pois me disseram que o efeito é semelhante ao da laqueadura. E como tenho tendência para engordar, tento encontrar nele uma aliado contra esta luta diária com a balança pois parece que ele não afeta tanto quanto os orais.
    Obrigada! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!
      Tb coloquei o MIRENA, porém em 10/2011, meu problema sempre foi com a TPM... tive alguns efeitos colaterais sim: Queda de cabelo severa, oleosidade e espinhas na face e costas e o pesadelo de ter engordado até o momento 9 quilos...
      Fora estes efeitos indesejados, a TPM não passou por completo, ainda tenho alguns sintomas, mas a liberdade de não menstruar e o sossego de não engravidar, vale a pena... tenho uma filha que irá completar 4 anos e não tenho o desejo de engravidar tão cedo, por isso (eu e minha geneco) optamos em fazer uso do MIRENA para ver as consequencias em relação à TPM... Hoje estou indo no endocrino levar alguns exames realizados para começar a tomar algum inibibor de apetite e voltar ao peso de qd eu coloquei o MIRENA, sei que ele solicitará a retirada do DIU, mas persistirei e vamos ver no que dá... bjs e boa sorte

      Excluir
  22. Olá!!! Fiz ablação endometrial com colocação do Mirena, cirurgia tranquila, nã senti dores, apenas desconforto devido a cirurgia. Estou ainda no 1 mes de colocação, minha menstruação veio no periodo normal (não espera mais menstruar, uma vez que tirei o endometrio e coloquei o DIU), entretanto ela apareceu com fluxo bem menor. Espero que no proximo mes ela não mais apareça...rss.. bjs**

    ResponderExcluir
  23. coloquei o diu mirena a 8 anos todos esses anos estou sem menstruar, porem ele esta vencido a 3 anos e ainda nao menstruei porque?

    ResponderExcluir
  24. coloquei o DIU MIRENA faz 20 dias. foi uma dor enorme e até hoje ainda sinto cólicas todos os dias.Desde que coloquei estou tendo um sangramento como uma borra de café,que se intensificou agora que estou perto de mestruar,nada de sangue vivo. coloquei o DIU,por sentir dores muito fortes e coagulos de sangue,não era muito sangramento e sim coagulos,porém dores insuportáveis.Espero que pare,já estou com 45 anos e não tenho endometriose. Desde que deixei o anteconcepcional,por motivo de trombose venosa ha dez anos,que começei com essas dores.Já o DIU MIRENA não teria problema,o hormônio é baixíssimo.

    ResponderExcluir
  25. eu coloquei o diu mirena...faz tres meses ....e sinto muuuuita colica e muita dor do lado esquerdo...isso é normal?...minha mestruação vem muito pouquinho e fico até 20 dia mestruando, tive que tomar remedio pra parar....antes eu só ficava tres dias mestruada,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. oi boa tarde, gostaria de onter informação sobre o Mirena, colequei ele em janeiro de 2011, eu continuo tendo sangramentos, mas fico irritada com dores que sinto no anus e no abdomen, sera que isso e normal, pois ja procurei o medido e eles falam que é normal, pra eles pode ser normal eles nao sente dor. vc pode me ajudar. grata Débora

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal..eu faço uso do Mirena há um ano e meio. Até então não tive mts problemas,na colocação senti um pouco de dor,que se amenizou com o passar do dia...a mestruação desapareceu por completo,não sinto cólicas e isto foi ótimo. De uns meses pra cá tenho tido mta acne.. na região da face..pescoço. Mais uma coisa tem me preocupado bastante: de umas 2 semanas pra cá passei a ter um pouco de dor nos seios.. esta semana apertando começou a sair uma especie de colostro,e isto tem me assustado bastante,pois o motivo que me levou a coloca-lo foi justamente para evitar a gravidez! Marquei uma consulta com minha médica,mais até lá confesso que estou bastante preocupada. Vcs conhecem algum relato de algum caso parecido? Desde já abraço a tds vcs!

    ResponderExcluir
  28. tenho adenomiose e foi indicado o Mirena, mas tenho receio porque tenho muitas dores,fluxo intenso.anemia por conta da perda de sangue, enfim estou na dúvida entre cirurgia e o mirena.como cada caso é um caso, tenho muito medo de sofrer atoa para colocar o mirena,mas ficar sem a monstra, sem cirurgia é um sonho.

    ResponderExcluir
  29. Oi meninas,

    Nunca tive nada, além de um fluxo mestrual regular de 7 dias. Coloquei o mirena há 2 anos para diminuir este fluxo. Passei este tempo todo com um fluxo irregular, escapes frequentes mas muita calma ... Até que comecei a achar que algo não estava certo. Voltei a médica que me pediu uma ecografia com doppler e para minha surpresa fui diagnosticada com adenomiose. Agora pergunto:
    Como posso ter desenvolvido adenomiose usado o Mirena, quando o mesmo é indicado como solução?
    Acho que vou tirá-lo para ver se tudo volta ao normal.

    ResponderExcluir
  30. Olá todas! Convivo com a endometriose há muitos anos, desde a adolescencia. Ja passei por tres videos, cirurgia para retirada de ovario, etc. Consegui realizar meu sonho da maternidade e apos a fertilização in vitro engravidei e tive gemeas. Um ano depois delas nascidas engravidei naturalmente e nasceu meu menininho, mesmo com todo o sangramento e sintomas de endometriose de volta. Mas como não ha cura, ja com o sonho da maternidade realizado, o medico me indicou o Mirena. Apostei todas as minha fichas neste tratamento. Mas não consigo dizer se sou feliz com ele. Apesar de parar a menstruação, as colicas e toda aquela indisposição, ele me trouxe muitos incomodos. Desde o inicio comecei a inchar, milhares de espinhas sairam, dores nas pernas (vasos dilatados), entre outros sintomas. Depois de bastante chateação quis retirar, mas meu ginecologista me convenceu de continuar, pois seria melhor pra mim. Precisei ir a varios especialistas por conta disso: dermatologista, angiologista, endocrinologista, etc...hoje, apos 4 anos e meio de uso, consigo administrar alguns dos efeitos contrarios, mas tomo medicamento diario para controlar. Estou louca de vontade de retirar, tirar esse corpo estranho de dentro de mim. Sera que conseguirei viver bem sem o Diu? Estou vivendo um dilema!!! Ajudem-me se puderem!? Obrigada!!! Grande abraço a todas

    ResponderExcluir
  31. Depois de quase 3 anos com o mirena voltei a menstruar e sinto cólicas terríveis!! Parece que meu abdomen todo está inflamado!!!
    fiz tomografia mas nada de indícios da endometriose ter voltado!! Só as dores mesmo...
    será q é normal?

    ResponderExcluir
  32. Olá, bom dia....

    Gostei muito do seu blog, acho impressionante a quantidade de mulheres hoje que tem a endo, e o mais apavorante é que muitas não sabem nem o que é isso.
    Eu tenho a "bendita" há aproximadamente 8 anos, tenho 37 anos e um filhote de 9 anos, operei em abril de 2011, usei o Zoladex 10.8 e vi o quanto essa droga é péssima. Acho que nem a classe médica está preparada pra tratar pacientes com essa doença, pois voltei para o meu médico de origem e esse me receitou anticoncepcional oral sem intervalo, só que a base de estrogênio, não deu outra, quando voltei para revisão de um ano, eu estava com a endometriose pior que a primeira vez, pois até um nódulo no intestino apareceu por causa da endo. É mole?
    Resultado, tive que operar novamente agora em outubro de 2012 e agora sim vou colocar o DIU Mirena que é o mais recomendado, espero que o meu organismo reaja bem e essa "bendita" não volte mais. Queria só te pergunta: vc sabe se a Endometriose tem alguma coisa a ver com o estado emocional da mulher, estresse... como outras doenças como lupus ou vitiligo?
    Obrigada pela atenção e aguardo resposta sua, abraço

    ANA LUCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana ,

      A endometriose , é conhecida como a "doença da mulher moderna ". A justificativa desta frase se dá, que na maioria das mulheres deixamos de ter "filhos" em idades que há anos atrás era considerada "boa" para nos atentármos à nossas escolhas e crescimento profissional .
      Muitas de nós , buscamos realização profissional , crescimento e depois "um filho". Esta questão "engravdar", faz comq ue usemos de forma exagerada anticoncepcionais , DIU , etc ...Há na classe médica , relatos de que a endometriose sempre existiu ,porém no passado as fortes dores ( cólicas ) menstruais o fluxo exagerado de sangue que as mulheres tinham, era considerado "Natureza forte ". Enfim, hj em dia a tão famosa "Natureza Forte " tem nome e se chama Endometriose , que faz ocm que tenhamos fortes dores, sangramento exagerado , etc, etc ....
      A endometriose , esta sim relacionada à questões emocionais . Observe nivel de estresse , nervosismo , tabagismo , alcool , excesso de fármacos para cefaléia , disfunção glândula Tireóide , etc ...tudo isto e mais algumas outras coisa estão sim co-relacionadas à endometriose .
      A questão emocional e hormonal são as mais frequentes .
      Tudo o que estou lhe falando são vivencias de periodos que passei ...e hj sei, que uma coisa leva à outra .
      Espero ter ajudado .
      Att

      Excluir
  33. Olá, coloquei o Diu Mirena hoje, senti muita dor na colocação e estou com muita cólica... Eu estou com medo pois li muitos relatos de mulheres dizendo que ganharam peso! Minha GO não falou nada sobre isso! Espero que isso não aconteça comigo!

    ResponderExcluir
  34. Olá, coloquei o DIU mirena no ultimo dia 08/11/2012, nos cinco primeiros dias estava ótima, agora estou com colicas terriveis e um leve sangramento, alguem sabe me dizer se vai passar logo estou preocupada, ah, não tenho nenhum problema de saúde, apenas fluxo intenso, e como sou gastroplatizada, não posso menstruar muito para não desenvolver anemia profunda.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Ola, descobri a endrometriose a 2 anos e ja sofri com fortes dores e ja tomei varios remedios como depoprovera que me causou hipertiriodismo e hoje tomo o gestinol,me ajudou um pouco mas quando ataca as dores é terivel,estou pensando em colocar o mirena, mas agora vendo alguns comentarios por causa da rejeição fiquei na duvida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia azevedo ,

      Como vc tem o hipotiroidismo , converse direitinho com sua endorcrina e geneco ,pois assim como relatei , para nós que temos esta "disfunção na glândula " , o Mirena é apenas um paleativo . No meu caso , nada mudou , porém eu tive cancer na tireóide , e faço uso do Mirena , mas sem sucesso .
      Como relatei , converse bastante com sua geneco sosbre todas estas questões , pois qdo temos a descompensação hormonal , os efeotos colaterais do Mirena são bem ruins ...
      Para se cercar do que fazer , a conversa com seus medicos é a melhor solução .

      Excluir
  37. Olá ,
    Ja uso Mirena há um ano , porém no meu caso minha menstruação continua , háperíodos em que fico até 2 a 3 meses "sangrando", com muitas cólicas , a mama sempre muito inchada . Eu tenho CA Papilifero ( cancer de tireóide ) . sei que muito da persistência dos sintomas se dão pelo fato dos hormônios . Gostaria muito de relatar que "Amei o Mirena", mas infelizmente não . Minha médica optou pelo Mirena , devido endoetriose e Mioma ( útero policistico ) , mas acho que no meu caso as coisas não estão indo muio bem ....
    Li alguns relatos aqui no blog, e resolvi publicar meu caso , apenas para elucidar , pois há muitas mulheres que são Hipotiroidianas e logo há uma descompensação hormonal , levando todos estes sintomas .
    Os primeiros meses de Mirena foram "horriveis " , pois tive todos os efeotos colaterais ...mas passando 6 meses, as dores dimnuiram, porém o sangramento não ...
    Enfim, o Mirena é um tratamento eficaz, mas como ja dito aqui no blog, cada organismo reage de um jeito .
    É muito bom partilhar destas informações ,pois endometriose esta se tornando cada vez mais "atual", coisa que antigamente as nossas cólicas terriveis eram consideradas :"natureza forte " e na realidade ja era a endometriose rs

    ResponderExcluir
  38. Bom dia.
    Hoje está fazendo um mes que coloquei o Mirena.
    Estou sentindo muita sonolência e a vista turva.
    Eu tomo há uns tres anos o antidepressivo Sertralina 50 mg um por dia.
    Queria saber se vc acha que agoraque nao tenho mais ansiedade por conta das hemorragias, o antidepressivo que eu tomava para diminuir a ansiedade, está forte e por isso estou sentindo esta sonolência?

    ResponderExcluir
  39. Coloquei o Mirena ha uns 15 dias e meu libido desapareceu ,tenho 45 anos e nunca tive problema com isso ,o que posso fazer ? já aconteceu com outras pessoas?

    ResponderExcluir
  40. luzes e bençãos a todas.
    meu nome é marilac, fui diagnosticada com endometriose em 2010, quando fazia um tratamento FIV para engravidar. contudo, sou portadora de crhon, o que dificultou muito a utilização de medicamentos, visto que os corticoides e a sulfassalasina interferem na absorção dos medicamentos. sintos dores terriveis, perda de memoria, diminuição da capacidade laborativa, insonia, suores, tremores, desmaios. sangramentos, enfim, meu medico remcomendou o mirena. estou estudando a possibilidade antes de usa-lo. caso contrario farei a cirurgia para retirada do utero e do ovario. NAO DESESPEREM, TUDO PASSA. QUE DEUS NOS DE SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  41. Tenho 22 anos e lido com a endometriose há 7. Em 2010 fiz vídeolaparoscopia e biópsia: endo e adeno. o médico receitou zoladex e depois de 2 especialistas em fertilidade e + 3 ginecologistas me recusei a tomar qdo descobri q os efeitos poderiam ser irreversíveis. voltei no meu médico exigindo mirena depois de 6 meses pesquisando uma alternativa ao zoladex. O mirena foi bom para a endo e para a adeno, mas levei mais de um ano para chegar a um consenso com ele. Passei novamente pela puberdade: espinhas e pele oleosa até hj (2 anos); guerra hormonal: crises hipoglicêmicas, ganho excessivo de peso; cólicas chatas com qualquer brisa fria, fracas mas constantes enquanto não aqueço o útero, spotting raramente, não consigo usar nada em cima do útero: jeans, shorts etc vivo de leggings e nem assim me livro das cólicas chatas (com jeans chega a sangrar), não posso ficar mto tempo sentada q tbm me dá cólica fraca, mas persistente. O ginecologista disse q é o melhor tratamento para a adeno no mercado e q seria bom eu engravidar até os 25 pela gravidade da aDeno então vou retirar. Não foi 100%, mas foi 80%. é uma questão de se adaptar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola me chamo Alessandra
      Iniciei o Mirena dia 01.03.2013, tomei medicamento para dor nas primeiras 24hrs,fiquei andando como se tivesse "parida" no momento com spoting mas sem dor. o que me chamou atenção no seu relato foi a brisa fria, pq sou assim.Ainda q o dia esteje meio quente levo uma blusa mais quentinha, caso o tempo vire, para q nao tenha cólica devido ao frio.Me sinto uma velinha,rsrs tenho 39 anos com diagnostico de adenomiose ano passado pela ressonancia, até então nao entendia pq um mioma tao pequeno me causava tanto transtorno, muitas placas, desde 2004, muitas consultas e muitos sustos com anemias severas e varios exames.

      Excluir
  42. Tive contrações a cada 15min no dia em q coloquei, 5 no seguinte e 2 no outro. Passou com medicação própria. O corpo está num ritmo mais lento, suo d+, sangra depois de ter relação sexual, pouca coisa. Meus hormônios estão sempre em conflito, cada mês é alguma coisa desregulando: diabetes hipoglicêmica por uns dias, pressão um pouco mais elevada, mais ou menos espinhas e cravos; libido virou turista; ganhar peso é como tomar água, mas mentruei só duas vezes em 2 anos... pra endo foi ótimo, pra mim nem tanto. Virou moda eu me emocionar com qualquer coisinha, ficar ansiosa (nunca fui), maior sensibilidades nas mamas e o humor muda em instantes.

    ResponderExcluir
  43. PUS mirena a menos de 15 dias tenho scapes mais sem colicas...
    acho q mirena e um metodo muito bom pois o q fiquei contente pelo seu uso pelo baixo teor de hormonio q tem nele e nao vai diretamente no sangue entao acho q ele nao engorda... eu nao tenho endo. mais tenho muitas colicas enchaço retençao de liquido e pouco tempo que estou usando nao me causou nada tao assim fora do normal porem cada organismo é um né.... estou super bem com mirena...

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, Caroline!
    Seu blog traz conforto pelo fato de compartilhar informações, e nos acolher na imensa solidão vivida em qualquer estado de doença. Tenho sentido grande tristeza, pelo fato de ter endometriose, e dos intermináveis dias de vigilãncia com exames e tratamentos. Em outubro de 2012,retirei meu ovário esquerdo, devido a um endometrioma. Para o cirurgião não é nada demais, pois "você tem o outro"!!?? Mas para mim, foi uma completa "violação". E por opção, inseri o Mirena, que também pode causar alguns efeitos colaterias.E mais uma vez, fica-se na expectativa. Precisamos exatamente disto :desabafar, compartilhar e buscar ações que nos protejam. Pois penso que precisamos de muito conforto espiritual, neste corpo feminino tão complexo!

    ResponderExcluir
  45. Olá, achei muito bom este blog, parabéns! Bom, tb tenho endometriose, descobri faz pouco tempo, já passei por 2 cirurgias...a primeira foi um videolaparoscopia para retirar um cisto do ovário e um "mioma" fora do ovário, aí descobriram q este tal "mioma" estava na parede do intestino, e o médico resolveu não mexer por não ter feito lavagem do intestino e pelo risco de infecção. Depois disso, passei por vários exames (horríveis por sinal) tomografia, colonoscopia, ressonancia do abdomen total (a pior de todas - 2h e meia dentro de uma máquina, com sonda retal e gel na pelve, contraste na veia) mas enfim chegaram no diagnostico correto! Endometriose intestinal profunda...inclusive o "cisto" tinha infiltrado dentro do intestino. Resumindo, fiz outra cirurgia, uma colectomia parcial pra retirar uma parte do intestino. Deu tudo certo, graças a Deus e ao médico, não foi nada fácil, mas me recuperei bem, hj fez 20 dias. Amanhã passo pelo gine pra começar o tratamento com remédio. Estou ansiosa pra saber se é com DIU Mirena tb...ainda não tenho filhos, mas pretendo ter. Obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  46. Olá !!! Achei muito interessante seu blog, estava procurando por um outro assunto relacionado com o Mirena e me deparei com seu blog li ele todo está de parabéns.

    Me chamo Janaína tenho 34 anos uso o Mirena a 10 anos completos e acabei de colocar meu 3°, não quero de forma nenhuma ter filhos já é uma decisão tomada por mim não vou ser mãe. Até o momento o Mirena sempre foi um método seguro é pratico na minha vida. Porém minha falta de libido não estava normal, e agora a dor nas mamas, eu tenho próteses e não tenho sensibilidade no bico do seio e não posso nem encostar direito. Fui ao medico fiz todos exames, fui diagnosticada com menopausa precoce é raro menos de 1% das mulheres.
    Só que ele deixou em aberto meu uso prolongado do Mirena e meu diagnostico. Fui encaminhada para um geneticista porque pode ser genético e já estava comigo o que acontece com muitas mulheres com endometriose é genético. Meu tratamento começa com uma dosagem baixa de testosterona para resolver a libido mais reposição de progesterona.

    Abraço meninas foi muito bom ler esse blog !!!

    ResponderExcluir
  47. Olá! meu nome é sinara tenho 41 anos e tenho tbm endometriose,a minha fica entre o reto e o utero,sofro de mais quando mestruo,uso o diu mirena mas pra mim não adiantou nada,sofro muito com o desconforto.Tenho muita vontade de tirar meu utero mas tenho medo,ja fiz o uso do zoladex fiz video laparoscopia não adiantou nada.comecei a fazer tratamento com um medico de bh mas o tratamento é muito caro tive que parar o tratamento,confesso que não sei mais o que fazer.OBRIGADA POR CRIAR ESSE BLOG

    ResponderExcluir
  48. Oi querida! Meu nome é Leticia e tenho 34 anos. Aos 28 anos, após sofrer por toda minha vida (ah! e ainda passava por frescura no trabalho, coisa de coliquinha....), mudei de cidade e portanto de medica. Minha médica não diagnosticou com vídeo, fez diagnóstico clínico e começou a tratar com Mirena, após um episódio em que parecia que estava abortando, mas era apenas mais uma crise. Após colocar o Mirena, tive cólicas por 40 dias, não conseguia ir à academia ou outros esforços. Mas persisti, acho que não via mais saída, não tinha mais analgésico que retirasse minha dor (já tinha tomado Viox, Arcoxia, Tilex... buscopam era igual chá de ervas ou placebo). Bom, após quase um ano ainda menstruando, sem alterações significativas, o fluxo foi diminuindo, assim como as dores. Hoje, após 6 anos de uso, me sinto LIBERTA, ainda tenho dores duante o período menstrual (QUASE NÃO HÁ FLUXO), mas facilmente resolvida com um remedinho comum. A parte sexual melhorou muito, e como disse, sou outra mulher depois do Mirena, recomendo, e para quem ainda não fez um ano, persista, pois pelo menos comigo, que estava bem ruim, demorou este prazo para começar a ter efeitos.
    Boa sorte a todas no tratamento, espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  49. Oi depois de ter tido um tratamento frustrado com cerazette,tive depressao,queda de cabelo,perda de sangue continua,dores nas articulaçoes, o medico onde faço tratamento sugeriu mirena,os primeiros 3 meses foram so dores apos me senti maravilhosa por 1ano e sete meses depois meu cabelo virou uma coisinha rala,meu rosto começou a escurecer,minha pele ressecou comecei a engordar sem comer, no abdomen e nas coxas, ate minha peca engordou ficava 20 dias sangrando e 1 semana bem. mas ficaria com o diu se nao tivesse dores horriveis nas costas e articulaçoes que foram aumentando gradativamente a ponto de nao conseguir dormir,tomava remedio para me manter acordada, para dormir. ontem pedi para o meu medico tirar.Ele foi muito estupido mas tirou hoje estou aqui com muita colica mas incrivel esta noite eu dormi com menas dor sem acordar gritando.e quero que Deus me ajude a achar outro tratamento.

    ResponderExcluir
  50. OLÁ BOA NOITE !
    tenho 19 anos , eu descobri que tinha miomas hemorrágicos , espalhado por toda minha região do útero . descobri tudo isso através de fortes dores , e um fluxo intenso de sangramento por longos meses sem interrupção ! eu ainda era virgem , tive que perder a virgindade através da cirurgia , foi muito triste pra mim, entrei numa fase de depressão horrível , por ter tudo acontecido de uma maneira tão trágica . eu nos meus 19 anos tendo meus sonhos interrompidos , me passava varias coisas na cabeça , o fato de perdera virgindade com um aparelho , o fato de nunca poder engravidar ,pois meu caso de miomas é grave e muito raro apesar da minha idade , passei por diversos médicos , e todos desconheciam um caso como o meu , daí coloquei o DIU MIRENA , onde foi minha salvação , com ele parei de sangrar graças a Deus !
    logo após disso resolvi ter relações sexuais , na primeira vez no calor da emoção nos esquecemos da camisinha , no outro dia fiquei preocupada e fiz o uso da pílula do dia seguinte , isso é correto ? ou pode prejudicar de alguma forma no meu tratamento ? e quando ha uma ejaculação dentro de mim posso ter alguma chance de engravidar ? e outa perguntinha é com no outo dia dia de pois da relação eu sentir fortes dores no útero , e ter um sangramento por vários dias ?
    desde já agradeço !
    um forte abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vá ao seu médico, a principio ñ há chances de engravidar com o Mirena.Além de tratar essa doença horrível ele é um metodo contraceptivo.
      Voce precisa conversar com o seu médico para ficar mais tranquila.Feliz 2013

      Excluir
  51. Carol...eu sou a "insistente" rsrs..Vc verá q há emails, mensagens pelo face e aqui no blog..tô te cercando por todos os lados. Tive o DIU por 7 anos e o perdi na video q fiz há 45 dias. Dúvida: ele é uma das opções q o médico me deu pra tratamento, mas pq ele ~me deixou ter a adenomiose?? Com o útero com adenomiose ( por enquanto sem aderências em lugar nenhum..e sem medicamentos tb, ou seja, já estou no lucro, o máximo q tomo é um analgésico se a dor aperta..)vale a pena investir no Mirena? Tenho uma sensação estranha ao pensar q tenho um útero "machucado"!! Será q ñ há problemas?? Bjão.

    martinmarci@gmail.com

    Marcia Martins

    ResponderExcluir
  52. Olá meninas, meu nome é Natália e estou pensando em colocar o Mirena. Minha GO Dra. Thais Suzana Madsen indicou para Endometriose. Agradeço aos comentário pois estou tomando coragem, já que não posso tomar anticoncepcional pq tomo Venlafaxina e qq outro tidpo de Anticoncepcional corta o efeito da medicação. No momento, o DIU é a única saída para mim...

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal! Adorei o blog, parabéns pela iniciativa Caroline!
    Uso o DIU de cobre há quase 10 anos, o qual foi muito bom pra mim, mas preciso trocá-lo até o meio deste ano.
    Tenho conversado com minha gineco há algum tempo sobre essa troca e, como tenho problemas de anemia devido ao fluxo intenso com o DIU de cobre, ela me sugeriu o Mirena.
    Tenho pesquisado bastante e continuo na dúvida se experimento ou não, porque as reações (ou não) são muito particulares e não consegui perceber ainda se há uma tendência maior pelos prós ou contras... Não tenho problemas com a balança, e a possibilidade de passar a ter me preocupa... além disso, tenho medo dele intensificar minhas enchaquecas. Essa dúvida tem me consumido. Alguém me ajuda? Abs, Cleide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde cleide!

      Usei o Diu de cobre até o vencimento dele, foi ótimo!!!No ano passado descobri que tinha endometriose...
      Optei por trocar o Diu de cobre pelo Mirena até pelo fato dele ser indicado para o tratamento da endo.
      Ocorre que não vejo a hora de tirar o mirena, estou me sentindo péssima,sentindo todos os sintomas descritos no Blog porém, o que definitivamente me levou a conclusão que devo retirar, foi, o aumento de peso.
      Um horror! Nunca pude com hormonios, o que me levou a me adaptar muito bem com o diu de cobre!
      Abraços Carol

      Excluir
    2. Olá, Cleide e Carol! Sejam bem-vindas ao blog! Cada organismo reage de um jeito aos tratamentos, e sei que o DIU de plástico, o Mirena, é indicado para tratar a endo, mas o de cobre não. Graças a minha bem-sucedida segunda cirurgia, e ao Mirena, estou sem dores há 10 meses e, desde então, tenho a qualidade de vida que nunca tive antes. Portanto, em cada organismo uma reação. Eu emagreci e não engordei nem um grama com o Mirena. Não tenho enxaqueca e meu fluxo vem beeeem pouco. Quase nada! Eu acho que vale a pena tentar, pois cada organismo tem uma reação. Qualquer dúvida, Cleide, meu e mail é carolinesalazar7@gmail.com Converse direitinho com sua médica para juntas chegarem a uma conclusão. Beijos com carinho!! Caroline Salazar

      Excluir
    3. amiga tenho um problema venoso profundo nao posso tomar qualquer contracetivo, alem disso evito anestesias, apos a sua administraçao tenho paralesias, que é doloroso paraliso completamente, nao consigo comunicar apesar de ter a consciencia, fico com a boca torta, é horrivel, as enxaquecas eram mais que muitas. alem disso o meu fluxo era enorme que me provocou uma anemia que durou 2 anos,com tanto problema junto e aconcelhada por dois gineco resolvi tudo com o mirena, estou bem nao tenho periodo e nao é nada que nao se ultrapasse,.

      Excluir
  54. Estou quase 2 anos com Mirena, sinto fortes dores abdominais. faço ultra periodicamente, fiquei muito agitada no periodo mestrual após colocar o Mirena, fico com vontade de sumir em alguns dias!! Várias vezes conversei com meu gineco que me conhec a 10 anos e relatei as dores. Já investiguei questões de intestino devido a mudanças na rotina e nada apareceu nos exames além de SII. Eu já não sei o que fazer !!!! Sempre que chega o período da mestr , a cólica é forte e uma dor intensa que reflete para a perna!!!! O fluxo praticamente não existe é um borrão .
    estou sem sabe o que fazer??????!!!!

    ResponderExcluir
  55. Olá, me chamo Eliana e tenho hemorragias desde meu primeiro ciclo menstrual.. hoje tenho 38 anos.. Sempre sofri muito com isso, pois já cheguei a ficar praticamente um ano com hemorragia, além de uma anemia violenta, ganho excessivo de peso, baixa resistência enfim... uma vida caótica e triste. Então depois de tomar Premarim, Premositon, todos os anticoncepcionais imagináveis, tomei 6 injeções de Zoladex ... então finalmente meu ciclo tornou-se controlável por 6 dias mas ainda com grande volume dentro desse período. Já não aguentando mais coloquei o Mirena, há um ano e meio, e todo mês ainda menstruava pouco mas regularmente. Há duas semanas estou menstruando direto sem parar... e aumentando o volume. Queria saber se seria normal , se alguém já passou por esse sintoma .. se possível respondam-me para o email ninha2512@gmail.com. Grata

    ResponderExcluir
  56. Me chamo Eliane
    e optei colocar o DIU por ter fortes dores abdominais e vários efeitos relacionados à TPM.Tenho 38 anos e estou com o Diu há 8 meses!
    Ainda sinto dores de cólica,menstruo muito pouco e meus seios ficam bastante doloridos próx. à menstruação.
    Mas, de forma geral, sinto melhoras com realção aos sintomas anteriores.não aumentei de peso e minhas espinhas sumiram!!!rsrs***
    Estou gostanto deste tratamento, mas espero me sentir bem melhor no que se refre às dores abdominais!
    Tudo de Bom!

    ResponderExcluir
  57. depois de três partos cesarianas ,três vezes grávi-da sem qualquer dificuldade ,comecei a ter fortes dores antes da menstruação e cólicas fortíssimas ,que me deixavam debilitadas.Após vários exames,que se prolongaram por quase um ano ,fiz uma videolaparoscopia e,surpresa ,fui diagnosticada com endometriose...Após várias tentativas de uso contínuo de pilulas ,sem sucesso ,fui a outro médico que me indicou o Mirena.Coloquei o primeiro há 9 anos ,não tive problemas ,há não ganho de peso ,que na época associei ao hipotiroidismo também recentemente diagnosticado.Após uns dois anos consegui emagrecer ...Fiquei com o primeiro DIU 8 anos ,até começar sangramentos indicando que o hormônio já não estava fazendo efeito.Não troquei antes pois não uso como método anticoncepcional ,pois fiz ligadura de trompas.No ano passado,troquei o DIU ,só que dessa vez senti dores e engordei uns 7 quilos em 5 meses ,tenho tido dores de cabeça fortes e sangramentos com coágulos quase mensalmente.Fora o desânimo,e não é culpa da tireóide,já que fiz os exames recentemente e está tudo controlado. Resolvi tirar o DIU ,pois aos 41 anos ,preciso olhar também a questão da obesidade batendo na minha porta ,e isso é novidade pois a maior parte da minha vida fui magra e com tendencia a perder peso e não o contrário...

    ResponderExcluir
  58. Eu me chamo Fabiana e moro em Minas. E por ter uma menstruação intensa, meio desrregulada, com cólica e meu organismo rejeita a pílula, minha GINECO deu a opção do MIRENA. Mas após ler milhares de comentários, estou bem reciosa em colocá-lo.Já tive muita anemia tentando usar pílulas (a menstruação vem na metade da cartela em diante e continua mais uns 7 dias após o término das pílulas).Por isso estou preocupada em colocar o MIRENA e continuar com o mesmo problema das pílulas. Na maioria dos comentários, o MIRENA causa é transtornos que graças a DEUS eu não tenho.Eu estou precisando é acertar o meu ciclo e não quero mais ter filhos. Por isso não sei se o MIRENA será o ideal.

    Beijos a todas e boa noite.

    ResponderExcluir
  59. ei meninas , tenho 19 anos e coloquei o DIU MIRENA em agosto de 2012 , devido a vários miomas que me causavam sangramentos excessivos e duradouros , sentia muita cólica ! e meu útero estava enorme estava medindo 668 mm de diâmetro , o tamanho de um útero de uma gestante de 6 meses , desde quando coloquei o MIRENA meu útero diminui gradativamente , meus sangramentos param por completo , as vezes menstruo mais é bem pouquinho ! sinto um calor excessivo , estou com muitos cravos e espinhas e a pele muito oleosa , e pelo contrario de todos os relatos de pessoas que engordaram apos o MIRENA , eu emagreci 2 quilos !
    graças a Deus , parte dos meus problemas foram resolvidos através desse método ! agora é esperar a vontade de Deus de diminuir mais meu útero e sumir com meus miomas , para que um dia eu possa vir a ser mamãe .
    mais isso só o tempo dirá , estou muito feliz com meu MIRENA !
    Beijo ;)

    ResponderExcluir
  60. bom dia?gostaria de saber se para colocar o diu tem que estar menstruada?fiz uso do contracpt 4 anos pareii tem 2 meses minha menstruaçao ainda nao veio so um borra escura ,nao da para colocar o diu com essa borra?vai demorar muinto para minha mentruçao voltar ao nomal tenho endometriose muinto obrigada
    estou desesperada......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosely, como vai?
      Pergunte ao seu médico. Eu coloquei o meu durante minha cirurgia. Se você quiser, como essa pergunta é mais genérica, podemos colocá-la na coluna do dr. Hélio Sato. Deixe-me se podemos colocar e seus dados (nome, sobrenome, cidade e estado). Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  61. Oi, meu nome é Thaís e faz alguns anos que descobrir que tenho endo. Inicialmente o meu tratamento foi parar de menstruar - tomava injeções trimestrais e foi a minha melhor época (não sentia nada, não sei se foi só o benefício do medicamento ou o fato da doença estar em entáguio inicial...). Depois decidi colocar o mirena, pela menor quantidade de hormonio... No intervalo de um métod e outro foi o meu pior período, cheguei a sentir dores profundas por 6 dias. Faz dois anos que uso o mirena e minhas dores começaram a voltar, estou depressivamente desesperada - o pavor de sentir tudo denovo é terrível. Minha médica me aconselhou a engravidar logo - o que me deixou ainda mais aflita, pois não era esse o meu desejo para os próximos anos. Alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,querida Thais!
      Tenha calma, pois desespero só vai fazer você piorar. O ideal é uma conversa franca entre você e sua médica. Se você não concordar busque outra opinião. A gravidez é um tipo de tratamento, como o Mirena, e não é a cura para a doença. Se precisar de ajuda meu email é carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  62. Meninas, descobri minha endo em abril de 2008, fiz a vídeo e retirei até um pedaço do intestino. Tomei zola por 3 meses e engravidei natural em março de 2009. Tive uma gestação complicada... Muitas cotrações e repouso, mas meu filho nasceu super bem! Tomei cerazete por 1 ano e tive muitos escapes e dores. Resolvi colocar o mirena e estou com ele a 1 ano e meio e minha endo voltouuuuu! Agora vou ficar com o mirena e tomar o allurene por 6 meses... Vamos ver no que vai dar! Alguém aqui tem mirena e toma allurene junto???.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Que maravilha! Valeu o esforço da gravidez hein. Parabéns pelo filho!! O DIU de plástico, o Mirena, não é a cura para a endo, mas um tipo de tratamento. O importante é a mulher ter qualidade de vida. Sua dúvida já foi esclarecida na coluna do doutor Hélio Sato, em janeiro de 2013: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/01/com-palavra-o-especialista-doutor-helio.html (copie e cole este link em seu navegador ou vá na aba Dr Hélio Sato, janeiro 2013. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  63. Gostei demais do blog.
    Meu nome é Luciana, tenho 38 anos e dois filhos, um de 17 e uma de 11 anos.
    Descobri que tenho endometriose, em 09/2012 por um acaso,numa videolaparoscopia de laqueadura tubária. Confesso que fiquei surpresa, quando o médico me informou que eu tinha a endo. E relembrando alguns fatos, alguns meses antes sentia fortes dores na região lombar... (Eu pensava que estava com problemas na coluna, eram cólicas diárias), retirados os focos, minha vida mudou da água para o vinho. Há uns dois meses comecei a sentir novamente os sintomas... Me consultei com minha médica, que me deu três opçõe : Mirena,o Allurene, e como última opção o Cerazete, como ela tinha algumas amostras de Allurene, me deu para usar por três meses, mas já estou pensando no que fazer depois disso... Comecei a pensar sobre o Mirena, que colocando tudo na ponta do lápis ( o Allurene custa cerca de R$ 150,00 todos os meses e o Mirena R$ 700,00 e dura cinco anos). Mas confesso que diante de tantos prós e contras, ainda não decidi em definitivo, se continuo com o Allurene, se parto para o Mirena, ou se convenço minha médica a retirar meu útero, já que não desejo mais ter filhos... Bom, mas já que tenho mais dois meses de Allurene posso pensar com calma. Só espero fazer uma escolha que não acabe tanto com a minha saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, como vc está?
      Seja muito bem-vinda ao blog! Eu também sempre tive muitas dores na lombar, principalmente, no período menstrual e tb achava que era algo na coluna. Converse com sua médica, pois cada medicamento depende de cada organismo. Eu, por exemplo, estou tão bem, mas tão bem com o Mirena, que esse DIU foi um milagre na minha vida. Mas confesso que quando ouvi pela primeira vez a sugestão de colocá-lo do meu médico, eu também fiquei confusa. Mas como confio muito no doutor Hélio Sato, sei que ele queria o melhor pra mim. Consultei pela interne dois renomados especialistas internacionais e ambos falaram para eu tentar. Poderia dar certo, e aí eu teria uma nova vida, como poderia dar errado. Como sempre tive muita fé e muita coragem, eu arrisquei e não é que deu certo. Agora, quanto retirar só o útero, não vai adiantar, porque quem produz nossos hormônios são os ovários e não o útero. Segue aqui um artigo que pode esclarecer melhor: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/01/histerectomia-por-que-retirar-o-utero.html (copie e cole este link em seu navegador)Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  64. Oi. Meu nome e Jadiane e tenho 37 anos. Descobri que tinha endometriose por volta dos 21 anos... apos relatos de dor o medico pediu uma videolaparoscopia e veio o diagnostico. Fiz tratamento por 10 meses com remedio chamado Dimetrose. Com 26 anos fiz nova video e nenhum tratamento... Aos 30 anos tive meu primeiro filho e 1 ano e 8 meses depois o segundo. Apos a segunda gestacao troquei de medico e em 2011 comecei com reclamacoes de dores novamente, onde o medico indicou a colocacao do Mirena. Faz 2 anos e 2 meses que coloquei o Mirena e sinto dores cada dia piores, faz uns 3 meses que nao sei o que e ficar uma semana praticamente sem dor. Procurei o medico que colocou o Mirena e este disse que sou uma mulher que vou ter que tomar remedio pra dor o resto da vida. Fiquei indignada. Este mes procurei um outro medico que pelo relato disse que tenho uma endometriose nao tratada e pediu alguns exames, mas alertou que terei que fazer uma terceira video, e esta de risco... no resultado da ultrassom aparece um cisto no ovario esquerdo de 27mm e o utero com dimensoes discretamente aumentadas, devendo ser considerada a possibilidade de adenomiose. Estou cada dia mais irritada com as dores e nao deixo meu marido chegar perto de mim. Ele e paciente, mas nao sei ate quando a paciencia dele durara... Obrigada por permitir que compartilhemos nossas historias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jadiane, como vai? Seja bem-vinda ao blog! Eu que agradeço por dividir conosco sua história. Onde vc mora? Se quiser ouvir outra opinião, peço para entrar em contato por email carolinesalazar7@gmail.com, pois eu indico médicos maravilhosos que atendem a convênios em SP, no ES e em Cascavel, no Paraná. É uma pena que a endo seja tão enigmática, não. Estou há 11 meses com o Mirena e posso dizer que esse DIU salvou minha vida e me deu a qualidade de vida que nunca tive antes. Tenha calma, pois tenho certeza que seu marido a ama e terá paciência para esperar vc melhorar. Volte aqui para contar como está. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  65. Olá, meu nome é Graziella e descobri que tenho Endometriose a +/- um ano coloquei Mirena e não estou me adaptando, cada dia que passa se torna mais impossível de conviver com ele.....minha vida piorou muito....
    Agora estou me preparando para a primeira laparoscopia, espero que de certo, pois não aguento mais tanta dor....
    adorei ter achado este blog.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grazi, como vai?
      Seja bem-vinda ao blog! Eu coloquei o Mirena na minha segunda vídeolaparoscipia e, desde então, estou livre das dores. Porém, cada tratamento funciona de um jeito. Uma pena! Mas sei de caso de uma leitora que acompanho bem de perto e já virou amiga. Ela colocou o Mirena em dezembro de 2012 e passou muito mal. Na verdade, ela trocou o implante de gestrinona pelo Mirena. Ela tava mal, mal, aí ela e o médico resolveram fazer a vídeolaparoscopia e realmente ela tinha alguns focos e aderências. Ela recolocou o Mirena na cirurgia e hoje, menos d dois meses depois, está com outra vida. Sem sangramentos e sem dores. Espero que sua cirurgia seja um sucesso e que você fique bem! Mantenha-nos informada sobre vc. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  66. Olá Caroline,

    Me chamo Ana Aparecida e fui diagnosticada com endometriose em 2011 na minha segunda videolaparoscopia, apesar de ter feito em 2008 uma video o médico disse que eu não tinha endo, bom fiz 6 meses de zoladex e depois Allurene por 9 meses, mas já estava com alguns efeitos colaterais, visto que, o período indicado p uso é de 6 meses... Bom, minha médica me indicou o Mirena e coloquei quarta-feira dia 08-05 junto com uma histeroscopia p retirada de miomas, foi tudo bem e espero que o meu relato futuro seja dos benéficios do Mirena em minha vida, pq preciso ter qualidade de vida, já que o nosso psicologico fica muito abalado. Bjos e Fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Ana Aparecida!
      Seja muito bem-vinda! Estou na torcida para que você seja tão feliz com o Mirena quanto eu sou. E que você passe a ter qualidade de vida, assim como eu. Venha nos contar sua experiência. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  67. COLOQUEI O DIU MIRENA HÁ QUASE TRÊS ANOS E PAREI DE MENSTRUAR LOGO NO PRIMEIRO MÊS, MEU FLUXO ERA INTENSO.A MÉDICA ORIENTOU USÁ-LO PELO FATO DE TER ACHADO UNS FOLÍCULOS EM MEUS ÓVÁRIOS DIZENDO SE TRATAR DE OVÁRIOS MICROPOLICISTICO E DISSE QUE FAZIA PARTE DE UMA PESQUISA E QUE O DIU COMBATIA ESSA DOENÇA,QUE DÁ PELOS EM EXCESSO TB, MAS ISSO AINDA NÃO PAROU.EU NÃO ENGORDEI MAS TENHO CORRIMENTO TODOS OS DIAS E NÃO É FEDIDO, É APENAS UM CHEIRO FORTE QUE VAZA DA CALÇINHA NA CALÇA.ALGUÉM SABE DIZER SE É NORMAL ESSE CORRIMENTO NO LUGAR DA MENSTRUAÇÃO ?FIZ COLPOSCOPIA,PAPANICOLAU E DEU NORMAL E ULTRASSON NORMAL.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  68. Olá, Eliana, como vai querida?
    Aconselho vc a procurar sua médica. Eu não tenho esse corrimento e cada corpo reage de um jeito com o medicamento. Volta para nos contar o que ela disse. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

    ResponderExcluir
  69. Oi, Caroline!!

    Eu uso o DIU Mirena há quase 3 meses e confesso que quase morri ao colocar, que sofrimento!!
    Mas passado alguns dias de intensas e imensas dores, fui voltando ao normal. Fiquei com um "ralo" sangramento por uns dias e um suor com um odor horrível, depois passou para a famosa "borra de café", depois tive esse tal corrimento que com um medicamento passo e depois voltou e não quer passar.
    fiquei um mês sem menstruar, nem "gotificar", nem de borra de café e agora há uma semana a tal borra voltou com tudo, dores abdominais, enjoo e tudo mais.meu médico disse que é normal e que vou ter vários

    ResponderExcluir
  70. outros sintomas durante esses meses, passo em consulta a cada 15 dias, um mês no máximo.

    Boa sorte a todas.
    Obrigada!

    Saúde!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edjane, como vai?
      Espero que você esteja melhor! O DIU pode demorar ate 6 meses para se adaptar ao nosso corpo e cada organismo reage de um jeito. Eu nunca senti nenhuma dor. Confia que tudo dará certo querida. E muita fé, força e saúde! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  71. Olá Caroline!

    Coloquei o DIU Mirena dia 06/06/13 no terceiro dia do ciclo menstrual, passei mal durante a colocação, foi muita dor, cólica. Meu médico abriu meu colo sem anestesia. Quando disse que não iria aguentar, ele aplicou a anestesia mas não resolveu. Quando acabou não sentir mais nada. Porém saí do consultório desorientada, "psicológico abalado," experiência terrível. Será que para retirar tb dói tanto assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, querida,
      Eu ainda não retirei o meu, mas acho que se doer para retirar deve ser bem menos que na hora de colocar. Você deveria ter tomado anestesia local já logo no início, talvez, seja por isso que depois não resolveu sia dor. Espero que você fique bem com o Mirena, assim como eu estou. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  72. Olá!
    Há poucos dias atrás ouvi falar do DIU Mirena, e me interessei pelo assunto. Sou portadora de endometriose classificação 4,5 e já fiz o tratamento com Zoladex, Depo-Provera e 2 videolaparoscopias para a remoção da endometriose, aderências, cistos ovarianos e uterinos. Hoje faço o uso do Cerazette, já há uns 10 anos. Mas, me preocuparam os comentários de que o DIU Mirena não interrompe a menstruação, apenas diminui o fluxo, e ainda há o risco de aparecimento de cistos. Pelo que o ginecologista me explicou, não posso mais menstruar de forma alguma, ou o problema pode voltar.
    Gostaria de uma opção em substituição ao Cerazette, pois, desde o início do tratamento, já engordei 25Kg! Queria mesmo ter feito uma histerectomia, mas o meu médico não permitiu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, querida,
      Aconselho você a discutir isso com seu médico. O tratamento vai de acordo com cada organismo. Em algumas mulheres o Mirena cessa a menstruação em outras não. A minha, por exemplo, vem bem pouca e também já escutei que a menstruação com o Mirena não é igual a sem ele. Verifique com seu médico qual outro tratamento você poderia tentar. Volte aqui para nos contar. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  73. Olá Carol sou Paula primeiro quero t parabenisar pelo trabalho legal d informaçao q vc faz é muito bom poder dividir experiencias. Venho contar sobre minha relaçao com DIU Mirena.Há uns 6 meses fiz histeroscopia e retirei 2 polipos e sinéquias uterinas e logo após a cirurgia coloquei o DIU.No meu caso foi ótimo minha menstruaçao praticamente parou e ainda salvei meu útero!Eu aconselho q procurem várias opinioes pois foi só no terceiro médico q senti firmeza pois os dois primeiros queriam tirar meu útero e ainda 1 ovário para acabar com os pólipos! Um abraço e boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, querida!!
      Obrigada por seu testemunho. Sei que muitas mulheres se adaptam muito bem, como eu, você dentre outras, mas infelizmente, outras tantas não se adaptam a este tratamento. Eu achei fantástica sua observação para procurar outras opiniões. Eu concordo. Muitos médicos acham que retirar o útero irá resolver o problema. Ainda bem que você escutou a voz da sua intuição e foi atrás de outra opinião. Eu menstruo bem pouco e estou maravilhosamente bem com esse DIU. Volte aqui para contar como você está. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  74. Boa tarde a todas!
    Meu nome é Carla e sou de Vitória, Espírito Santo.
    Coloquei o Diu Mirena em 25/11/2010 aos 30 anos, pois passava muito mal com a pílula e na época já era casada há 3 anos e só pretendia engravidar lá pelos 35 anos.
    Em julho/2012 decidi retirar o diu para engravidar, devido a idade. A minha médica tentou retirar no consultório e não conseguiu, marcou uma curetagem para a retirada do diu e para surpresa o meu diu não estava na cavidade uterina, começamos a investigar e ele estava no intestino. Foi uma grande surpresa!
    Cheguei até a pensar que naquele mês eu poderia estar grávida, pois em junho a minha menstruação veio e em julho não, mas aí, eu já tinha feito o procedimento e a médica me garantiu que eu não estava, mas até hoje tenho isto na cabeça.
    Fiz uma videolaparoscopia em setembro/2012 para retirar o diu e aí, através da cirurgia e de biópsia, o médico descobriu que sou portadora de endometriose de grau 1, ele retirou todas as aderências na cirurgia e me garantiu que estava tudo bem e me deu 6 meses para engravidar. Já se passaram até o momento 10 meses e ainda não engravidei, retornei ao médico e fiz na semana passada uma ressonância da pelve, entre outros exames e irei retornar ao médico novamente com os resultados.
    O fato é que desde a adolescência, sempre tive todos sintomas da endo, mas nunca nenhum médico havia me diagnosticado e em nenhuma ultrassonografia havia aparecido nada, sempre passei muito mal antes e durante o período menstrual, muitas alterações de humor, cólicas, dores intestinais, durante as relações sexuais e muita cefaléia, enjôo, etc. E até então para mim era TPM (isto que os médicos diziam). O Diu Mirena foi excelente para amenizar todos estes sintomas, porém "fui premiada" com a saída dele da cavidade uterina. Hoje, tenho medo de realmente não conseguir engravidar, mas espero que tudo corra bem comigo e que este meu medo seja apenas temporário e que meu relato ajude a outras mulheres a se observarem e buscarem ajuda médica o quanto antes, pois no meu caso, se não fosse ter feito a videolaparoscopia, provavelmente hoje não teria o diagnóstico correto. Estou ansiosa pelo resultado dos exames, mas tenho fé de que tudo irá acontecer na hora certa e em breve estarei grávida!
    Beijos a todas e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Carla, como vai?
      Eu já escutei histórias de que o DIU pode andar pelo nosso corpo mesmo, mas isso vai muito de pessoa para pessoa. Eu não encano com isso, mas agradeço imensamente seu testemunho. Eu sempre quis ter qualidade de vida, uma vida normal que a endo nunca me deixou ter, e agora eu tenho. Assim como você, eu estou muito bem com ele, menstruo e quase não tenho dores. Um grande milagre!! Eu indico um médico especialista em endo em Vitória se precisar de ajuda e só pedir. Volte aqui para nos contar o que deu em seus exames e tenha fé querida, pois tudo vai dar certo. Em breve você terá seu filho, pois para Deus tudo tem sua hora, mas é o momento Dele e não o nosso. Se precisar de ajuda estarei por aqui. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  75. Ola boa tarde!
    coloquei o dio mirena a quase um mês e quando tenho relação sinto uma dor, isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.
      Você já falou isso com seu médico? Aconselho você a procurar seu médico. Eu nunca senti dores, mas cada organismo reage de um jeito. Volte aqui para nos contar o que seu médico falou. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  76. Boa tarde.
    Olha, Caroline, adorei as informações. Foram muito úteis. Mas cheguei a conclusão de que pelo menos pra mim, continuar com os exercícios regularmente e adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, é o melhor remédio. Pratico esportes sempre que posso. Algumas vezes relaxei um pouco devido ao cansaço por causa da minha rotina de vida mas, reparei que, quando pratico exercícios com regularidade, tudo na minha vida vai bem. Sem dores, sem cansaço, sem depressão, sem desânimo, mente ativa, alegria, enfim, resolvo muitos problemas com apenas uma atitude de bom senso. Se em alguns meses as dores continuarem então optarei por outra alternativa. Mas por enquanto, vou ficar com a que no momento melhor me adaptei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, querida!!
      Realmente você está certa. Mente e corpo ativos podem anos tirar da dor e até mesmo da depressão. Fazer atividade física diária, nem que seja uma caminhada leve, é sensacional e faz toda diferença para quem tem endometriose. Porém, é importante nunca deixar o acompanhamento médico com um especialista na doença. Ser bem acompanhada faz toda diferença em nosso dia a dia. Com tudo isso iremos viver mais feliz, alegre, e muito melhor. Volte para nos contar como está. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  77. oi boa tarde!!!tenho 37 anos .coloquei o diu mirena faz um mes mais ou menos estou com dores terriveis nao sei que faço já tomei muito buscopan mas nunca passa ;fiz ultrasson vaginal mas dizem que tá posicionado certo mas as dores são insuportaveis nao sei que faço! me ajudem meu nome é silvia.obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia,
      O DIU tem até 6 meses para se adaptar ao nosso corpo. Você pode ver nos comentários acima que a reação de dor ou não depende de cada mulher. Se o ultrassom diz que ele está posicionado, tenta aguentar mais um pouco. Pode ser a reação do seu útero devido a um objeto estranho que está dentro dele. Aconselho você a voltar no seu médico. Volta aqui para nos contar como está. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  78. Olá Carol e pesaoal.. eu sou a que enviou as informações acima... este abaixo é o meu relato anterior:
    Eu queria relatar o meu caso, e ver se você ou alguém me acalma um pouco.
    Eu fui diagnosticada com endo desde os meus 17 anos, onde meu médico na época falou" tenho uma notícia boa e uma ruim p te dar... a boa é que vc pode ter relação sem a preocupação de engravidar, e a ruim é que vc tem endometriose. " fiquei com um ponto de interrogação pois não sabia o que era, só sabia que eu ficava internada todos os meses c fortíssimas dores de cólica.  Fiz aplicação de Zoladex por 6 meses, fiz videolaparoscopia, fiz uma outra cirurgia para limpeza pois estava com muita aderência e usei cerazete por 5 anos e foi um milagre. Mas agora já não está fazendo efeito pois voltei a menstruar porém sem  cólica.  Aí minha médica sugeriu Mirena diu, mas estou desesperada pelos relatos que venho lendo. Vou casar ano que vem e não posso engordar e muito menos ter espinhas...rs... Além de eu já estar muito nervosa com a aplicação,  eu já estou ficando mais angustiada do que estava.. vc pode me ajudar? 
    Ps.:todo mês eu me internava com dores, vomitava muito e sofria muiiito com essa doença. .. tive problemas com o útero, rim, intesti, todos estavam com aderência. ... mas agora está tudo bem, só rezar p dar certo o tratamento.
    Bj pessoal

    ResponderExcluir
  79. OI Carol,
    Conheci seu blog hoje, procurando comentários sobre o SIU MIRENA. Coloquei o meu em de Julho deste ano, 2013. Estou adorando pelo fato de não sofrer mais com o inchaço, enxaquecas, TPMs e alteração de humor, porém, como nem tudo pode ser perfeito (rs)ainda tenho dores abdominais se faço algum esforço fora do normal, mas nada que me atrapalhe, ou que prejudique meu dia. Outro porém é que minha pele ficou muito oleosa, acho que a pilula controlava isso legal e consequentemente apareceram as espinhas, mas também nada que me envergonhe ao sair na rua rs.
    No geral, até então, super recomendo, maaaaaaaaaaaaaaaasss, uma ex vizinha, hj cidadã norte americana (USA) disse que por lá, o SIU MIRENA não é bem visto, pois já houveram alguns casos de câncer, e gravidez :o isso me chocou um pouco e também me assustou.
    Será que alguém ai tem algum informação sobre isso??? Minha Gineco disse que tem td aprovação necessária d ANVISA e tals, mas como aqui é Brasil... vai saber rs!
    Bom, esse eh meu relato, por mim, super recomendo, estou adorando, fora que todo dia eh dia hehehehe se é que me entende rs. Mas fiquei encafifada com isso, será que alguém tem algum relato sobre???
    Beijinhos e parabéns pelo Blog.

    AAAAAAHHHHH! coloquei o SIU por sofrer com nossa amiga endometriose :-/

    ResponderExcluir
  80. oi boa noite gostaria de sabe quem tem mioma e bom colocar o mirena muito obrigao pode mandar resposta pelo meu email silva.valeria16@live.com

    ResponderExcluir
  81. Meu nome é Cida tenho endometriose ha 7 anos, a descoberta demorou muito, eu sentia muitas colicas durante o periodo de menstruação e para passar a dor apenas indo ao hospital e tomando remedio na veia, apos anos de sofrimento mes a mes eu consegui encontrar um médico que por meus sintomas que eram alem das colicas eu tinha dores para evacuar e na relaçao sexual (a sensação era de uma faca entrando)similar a de uma infecção urinaria, fui aconselhada a colocar o mirena em 2006 sem saber ainda se tinha ou não a endo, fiz a videolaparoscopia descobri que tinha e retirei os focos de endo e coloquei o Mirena, após a colocação do mirena nunca mais tive colicas que por tanto tempo me tiraram o sono, foi a melhor coisa que fiz, mas mesmo assim após 6 anos dado o prazo para a troca os sintomas começaram a voltar bem fracos, mas junto dores horriveis nas pernas e um pouco de sangramento quando tomava banho (2 ou 3x) por intermedio deste site procurei o Dr. Helio Sato que recomendou alguns exames, fiz e não foi necessario a video novamente, lembrando gente que a endo não curou apareceu alguns focos muito provavelmente de endo mas que a certeza apenas com a video, mas pelo quantidade o médico não indicou a video, apenas troquei o Mirena no ano passado (realmente eu tambem senti muita dor para troca-lo) da primeira vez eu não senti nada pois foi junto com a videolaparoscopia eu estava sedada, já o ano passado foi no proprio consultorio do dr. doeu horrores, mas valeu a pena, hj estou na Australia vim logo que troquei e não tive problemas com efeitos colaterais. Neste momento após um ano da troca eu estou muito bem, não sinto colicas, apenas as vezes dores nas pernas mas nada que me incomode mais do que aquelas colicas horriveis. A minha experiencia com o Mirena foi maravilhosa, minha vida é outra após 7 anos de tratamento. A minha insegurança daqui pra frente é a gravidez, que quero para o prox. ano, é uma decisão dificil pois após a retirada as dores voltarao e a endo pode aumentar, como sera esses processo? Isso me deixa aflita, pois estou muito bem hj sabe, mas o sonho de ser mãe é maior. Gostaria de saber se alguem sabe de algum caso de depois de muitos anos de Mirena após a retirada as dores voltaram, mas se a pessoa conseguiu engravidar...lembrando que são 7 anos sem mesntruar e sem ovular...

    ResponderExcluir
  82. ola,uso o diu ha 3 anos,por anemia cronica devido cirurgia bariatrica,mas ha 15 dias estou com mta sensibilidade nos seios,meu abdomen intusmecido e hoje fui apalpar meus seios e saiu um especie de colostro,estou super nervosa com medo de estar gravida,pq nao posso,tenho 38 anos e na primeira gravidez tive varios problemas de saude,como avitaminose,anemia cronica e disfunçoes eletroliticas,liguei pra minha gineco e ela me disse que seria impossivel engravidar,principalmente pelo historico de ovario policistico,mas estou com tanto medo,alguem sabe sobre algo?

    ResponderExcluir
  83. Olá!

    Descobri que tenho adenomiose, um tipo de endometriose, e gostaria de saber se alguém conhece um bom ginecologista em Brasília?

    ResponderExcluir
  84. Uso o Mirena há 02 anos. No meu caso ele foi mais que perfeito; além de me proteger contra gravidez, ele ainda diminuiu minhas crises de enxaqueca em cerca de 90%. Sem falar que amei não menstruar mais, pois o meu ciclo era longo e abundante. Hoje me sinto mais livre. Aline -SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tenho 37 anos, mãe de 3 filhos e tenho um histórico de anemia desde que menstruei pela primeira vez aos 12 anos devido ao fluxo intenso e longo. Somente neste ano que resolvi procurar um hematologista para me ajudar já que os noripuruns da vida ñ resolveram nada, ou pelo menos resolvem somente por um tempo, e depois de vários exames ele me encaminhou para um ginecologista sugerindo que eu ñ menstruasse mais, a principio pensei que o mesmo fosse retirar o meu útero, pois nunca tinha ouvido falar desse mirena, bem até ler esses depoimentos eu estava animadíssima, eu aos poucos fiquei frustada pq a maioria das mulheres relatam que continuam a menstruar, mas depois que li seu comentário voltei a ter esperança com o novo tratamento. me responda se puder: vc nunca mais menstruou desde o primeiro mês de uso?

      Excluir
  85. Olá, tenho 22 anos e fui diagnosticada com endometriose e adenomiose. Tinha menstruação irregular geralmente muito longa e muita dor desde os 14 anos. Somente ano passado uma medica nova que fui descobriu minha endometriose, pois achavam que tão nova não poderia ter. Enfim fui operada em janeiro tinha muitas aderências abdominais, inclusive a ultima parte do intestino muita comprometida de endometriose, tirei todos os focos possíveis, tive uma recuperação bem delicada mas hoje passo bem, Tomei ALURENE por 4 meses mas tive muitos efeitos colaterais, muito enjoo, engordei mais de 3kg e continuava com muitos sangramentos de escape. Em junho coloquei o MIRENA e estou achando ótimo, confortável, não tenho mais dores, os sangramentos são curtinhos e pouca quantidade. Agora só espero que seja eficiente pelos próximos 3 anos que é o meu prazo máximo para tentar em gravidar. Tatiane - RS

    ResponderExcluir
  86. BRENO.....
    OLA MINHA ESPOSA USA MIRENA COMO METODO ATICONCEPCIONAL MAS TENHO DUVIDAS , E ATÉ MEDO DESSE METODO FALHAR E ELA VIR A ENGRAVIDAR... EXISTE ESSA POSSIBILIDADE .QUAL É O RISCO DELA ENGRAVIDAR? SE HÁ RISCO DE FALHA NESSE MÉTODO ,QUAL A PORRCENTAGEM DE CHANCE???
    ....POSSO FICAR TRANQUILO QUANTO A ISSO OU NÃO??/

    ResponderExcluir
  87. Oi loquei o diu a 20 dias ja tive minhas primeiras relações com emu marido, mais ele tem reclamado de sentir topar em algo e q acabou machucando o penes dele, estou muito preocupada...Isso foi a unica coisa ruim q aconteceu......Até agora não posso dizer q me arrependi, pois para colar o mirena fui anestesiada, não sentir nada, um dia uma colicazinha boba mais bem tranquilo...Estou feliz.....

    ResponderExcluir
  88. Oi Carol, boa tarde! Meu nome é Ligia, tenho 30 anos e descobri que tinha endometriose profunda com apenas 21 anos de idade. Na época, em decorrência da endometriose, meus ovários estavam puxados e grudados atrás do útero, havia infiltração de endometriose no intestino, resquícios na bexiga e o apêndice também estava tomado. Na primeira videolaparoscopia, meu médico desprendeu os ovários, retirou 8 cm do meu intestino, raspou minha bexiga e retirou o apêndice. Perdi apenas 5% de reserva ovariana!!! Após esta video, fiz tratamento com a zoladex por 6 meses, quando então passei por outra videolaparoscopia para retirada da fibrose que se criou. Ao final desta segunda cirurgia, coloquei o Mirena, só que, após 3 meses continuei a menstruar (fluxo intenso) e tive mais dois cistos, acredita??? Meu médico, então, optou por me receitar o DIANE 35, desde que eu emendasse as cartelas. No final do ano passado (após 5 anos) troquei o DIU novamente e continuo emendando as cartelas do diane 35. Eu não queria ter colocado outro DIU, sabe, mas como eu ainda não quero engravidar, e como meu caso foi muito grave, meu médico disse que não dava para me deixar sem o DIU e sem o Diane 35. Hoje, devido à infiltração da endometriose no intestino, para a realização da maior parte dos meus exames de rotina, tenho que me preparar um dia antes com dieta e laxantes. Engordei 10 quilos com a utilização destes hormonios, a sorte é que antes de tudo isso eu era muito magra!!! Ainda assim, hoje luto contra o inchaço na barriga, fazendo academia, comendo alimentos mais saudáveis e fazendo drenagem... Faço tratamento de pele porque estouram vazinhos devido aos medicamentos.. Meu médico disse que não terá problema para eu engravidar (depois de tantos anos usando medicamento), mas eu sinto um pouco de medo, vez que engravidar é meu sonho que será realizado daqui há uns 3 anos ainda, no mínimo! Adorei o seu blog! Ah, meu médico é o Dr. Duarte Miguel Ribeiro, vc o conhece?? Nem preciso dizer que eu o amo de paixão, porque ele resolveu o meu problema, pois haviam outros médicos que afirmavam que a solução seria retirar os ovários (e eu com apenas 21 anos de idade)...Grande abraço.

    ResponderExcluir
  89. POR NINA - Eu estou com o mirena há 3 meses. No começo doeu muito e tive que tomar morfina pois não conseguia nem andar. Mas por não encontrar um gineco que tirasse pelo plano tive que ficar com ele. FOI A MELHOR ESCOLHA QUE FIZ. Usei ele com allurene e agora vou tomar o cerazzete junto com o mirena. Até relação sexual que eu nunca tive passei a ter!!!
    VIVA. No começo foi difícil o mirena mas foi minha melhor escolha!!!

    ResponderExcluir
  90. Uso o Mirena a 1 ano e meio. Fiz a colocação com uma Gineco especialista no RJ (Dra Aurea Crsitina Nunes Campos). Ela faz a inserção com VideoHisteroscopia e com anestesia local. Tudo foi pago pelo Plano de Saúde (colocação, exame e o próprio Mirena). Não senti nadinha antes/durante e nem depois da inserção, fui até bater pernas no shopping qdo saí do consultório dela.
    Não tenho Endo, coloquei só para evitar gravidez e para me livrar das menstruações.
    sobre os efeitos colaterais, percebi que engordei 6kg, tenho dores de cabeça com frequencia, minha libido deu uma diminuída e meus seios as vezes ficam muuuito doloridos. Essa semana fui na gineco e relatei esses incomodos e ela disse que isso pode ser do Mirena sim e que eu tenho que decidir...se retiro ou não para poder me livrar dos efeitos, mas sinceramente, acho que o Mirena foi a melhor escolha como contraceptivo, pois desde a minha adolescência nunca me dei muito bem com pilulas e injeçoes. Recomendo.

    ResponderExcluir
  91. Parabéns pelo blog
    Jesus já levou sobre si na cruz do calvário todas as nossas doenças, acredite sem duvidar no coração.
    Nunca deixe de procurar os médicos nem de fazer os tratamentos indicados pelos médicos, Deus nos cura de diversas formas, usando os médicos ( foi Ele que os constitui na terra para nos ajudar), ou por cura milagrosa. Devemos declarar a palavra de Deus, pois ela não volta vazia. Recebamos a cura que Jesus já nos deu.
    "Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades. Salmos 103:3
    “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"

    ResponderExcluir
  92. Ola meninas
    descobri a endometriose em fev de 2013, fiz uma video e comecei o tratamento com o Allurene, resolveu so 2 meses...foi quando começou a dores novamente fui internada em julho e descobri a adenomeiose (endometriose dentro do utero), o meu medico decidiu colocar o Mirena, bom faz 2 meses que coloquei e nao paro de menstruar muito e tenho colicas todos os dias de ficar de cama um tormento nao aguento mais.....o mes que vem volto no medico vamos ver o que ele vai falar estou cansada ja tenho dois filhos e meu marido fez a vasectomia....nao sei se a solução seria retirar o utero mesmo, pq estou cansada de sentir dor e ficar menstruada!!!!!! Obrigada adorei o blog !!!! beijos Taty

    ResponderExcluir
  93. Ola meninas !!
    Sou usuaria do Mirena a nove anos (estou no uso do segundo ), e na minha opnião , não há na face da terra nada tão seguro tranquilo e benéfico, só que no momento estou com vontade de engravidar novamente , queria tentar uma menina pois ja tenho 2 meninos , minha GO me disse que meu endométrio está muito fino , e que vai levar um tempo pra voltar ao normal , alguem pode me dizer (por experiencia ) quanto tempo isso pode levar ? Estou no segundo mes de tentativa e fico anciosa eu acho .Um bjo pra vcs !! Amei o blog !! JÔ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei te responder.. mas tb queria fazer o mesmo.. vou tirar o meu! bjinho!!

      Excluir
  94. Olá!
    Uso o Mirena a 3 anos e 3 meses. Senti muita dor ao colocar, mas depois passou. Ficou sangrando um pouquinho, como se fosse corrimento com um pouco de cheiro quase um ano. Não sentia colicas e nenhum encomodo. Agora voltei a menstruar, já menstruei dois meses seguidos, fluxo normal, uns três dias. Fiz a transvaginal e o DIU continua no lugar certinho. Mas queria saber porque voltei a menstruar?

    ResponderExcluir
  95. Olá!!! Acaba de fazer 7 anos que to com o Mirena e adoro.. só tive cólicas uns 3 meses após colocar e nunca maais!! nunca menstruei nesses anos todos..acho isso fantástico!! pelo jeito deu super certo comigo. Agora, como me preveniu minha gineco, tenho tido algumas cólicas de vez em qdo.. segundo ela, isso seria um sinal pra retirá-lo... hmm não to nem um pouco a fim dde menstruar de novo.. nem sei mais o que é isso.. rss bjs!!!

    ResponderExcluir
  96. olá meu nome abgair eu coloquei o dui 30 de setembro de 2013 no hospital fui nestesiada não tive dor nem colica estou otima eu estava com o ultero com 295 de volume com cinco miomas fis ultrasom 15 de novembro volume esta 229 !!!! beijos

    ResponderExcluir
  97. coloquei o Mirena dia 26 de novembro de 2013, ontem. como tratamento para endometriose. Teve que ser no hospital com anestesia pois meu colo do útero é muito fechado, quando tentei sem anestésico acabei desmaiando. Sangrou um pouco ontem e hoje ( mas não é menstruação) e sinto também algumas cólicas, mas minha ginecologista disse ser normal estes sintomas após a colocação. Espero que de tudo certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, infelizmente não deu certo como eu esperava, meu Mirena perfurou meu útero e vou ter que remove-lo com laparoscopia, amanhã vou consultar com especialista indicado pela ginecologista que o colocou, se sair bem dessa, NUNCA MAIS invento de botar DIU.

      Excluir
  98. olá eu coloquei o Mirena há 5 anos atrás adaptei-me muito bem nunca senti nenhum sintoma desagradavel deixando tb de menstruar. Agora acabou a validade e consultei o ginecologista para retirar e foi-me dito que podia continuar com ele mesmo depois da validade terminar . acontece que isto foi em Outubro e já algumas semanas venho sentindouma dor leve no lado esquerdo perto do ovario e sobe para perto do rim . já estou toda baralhada e nao sei mais o que fazer . Devo retirar o Mirena mesmo ? Obrigado pela sua atenção .Beijos

    ResponderExcluir
  99. Ola. Eu coloquei Diu Mirena em 06 de novembro de 2013, iniciei na academia em 09 de dezembro, venho sentindo dores na lombar as vezes insuportaveis, achei que era academia, mais alguem sugeriu que era o Diu Mirena...achei este blog, alguem sabe dizer se realmente seria MIrena a causa... isso passa? Devo dar um tempo na academia?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Agora em Fevereiro faz 01 ano que coloquei o Mirena, no primeiros meses continuei menstruando normalmente sem parar depois de 08 meses parou por completo mas na semana passada voltei à ter escapes fortes, já marquei consulta e vou fazer os exames para saber o que está acontecendo, mas em resumo o Mirena é muito bom ! posso dizer que ganhei qualidade de vida ! antes eu não podia sair de casa e ainda tinha que usar fralda porque o absorvente não vencia !! Só fui informada sobre o Mirena no início de 2013 se soubesse antes com certeza já tinha colocado !

    ResponderExcluir
  101. Eu coloquei o Mirena durante a video e não me adaptei. Fiquei cinco meses com cólicas quase que diárias, queda cabelo, espinhas, escapes e menstruação de 15 dias. Eu sou muito sensível a hormonios e mesmo que o Mirena vá pouco pra corrente sanguinea ja foi suficiente pra me deixar quase que em depressão. Tirei o Mirena faz quatro dias, achei q minhas dores iam melhorar, mas não. Tenho cólicas mas é diferente da que tinha com Mirena, que parecia meu utero contraindo. E estou com sangramento de menstrua'ção muito forte. Queria saber se na retirada alguém teve essas reações?

    ResponderExcluir
  102. Olá, tenho trombofilia e trombose venosa profunda, estou pensando seriamente em colocar o mirena, porém, tenho dúvidas em relação aos hormônios já que contraceptivos comuns eu estou proibida de utilizar. Gostaria de saber, esse método pode ser utilizado em mulheres com trombose ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  103. Caroline,

    Minha esposa implantou um DIU Mirena há alguns dias, e está tendo dores de cabeça intensas. No mais, parece que está indo tudo muito bem. Quando li sua postagem sobre os terriveis efeitos do Zoladex, lembrei de um pedido que uma amiga fez para quando eu voasse para a Cidade do México... para combater os fogachos, ela fazia uso de um medicamento fitoterápico chamado "YAM MEXICANO". Você já o tentou?

    ResponderExcluir
  104. Ola
    Minha historia eh bem parecida com muitas das outras mulheres que escreveram no seu blog. Fico de 5 a 12 dias menstruada,dores intensas, nesses dias fico dopada de remédios, e como não poderia deixar de ser a TPM de matar....ou morrer!! sei lã!
    Lendo algumas informações no seu blog vi que não estou sozinha nesta batalha e DOR! Muitas das informações nem mesmo os médicos repassaram! Após varias ultrassonografias fui informada de `suspeita` de adenomiose ( imagine se tivesse certeza!). Usei anticoncepcional CONTINUO por 3 meses que me renderam cerca de 11 quilos a mais...inchaço e TMP horrível. Tentei o Mirena, cuja introdução foi traumatizante ( devido a retroversao do útero) ! Fiquei simplesmente 45 dias com essa coisa em mim e menstruando continuamente....ou seja não resolveu. A indicação agora eh a retirada do útero. Apesar de já ter 3 filhos e já ser laqueada desde os 23 anos ( hoje tenho 43) me sinto mal em ter que fazer a cirurgia...enfim não tenho mais saída...minha vida eh totalmente comprometida pelos sintomas dessa doença. Queria mesmo era ser curada !!! Como a `mulher do fluxo de sangue` da Bíblia! Sera que nos somos descendentes daquela criatura! Sorte dela em ter tocado em Jesus e ter sido curada. Enfim ....confesso que estou mesmo eh com medo dessa cirurgia!

    ResponderExcluir
  105. Olá bom dia a todas! Estou um pouco preocupada, tenho 31 anos e há anos sofro com os sintomas da Endo, porém cresci ouvindo dizer até de médicos que cólicas, sangramento intenso e dores no período fértil no meu caso que não posso tomar hom^nios, é normal, porém há uns 5 meses venho sentindo no período menstrual além das insuportáveis cólicas, dores no intestino e diarréia a dor parece que está revirando minhas tripas, no último mês cheguei a chorar no banheiro, daí fui em uma Gineco e mais uma vez ouvi "Isso é normal, sua trans e preventivo estão normais", fiquei inconformada mas fazer o queê ela estudou para isso né. Daí vi a reportagem no Fantástico a respeito do assunto e uma paciente tinha os meus sintomas que os meus, resolvi procurar outra Gineco levei a trans e o preventivo, relatei meus sintomas, não senti muito boa vontade na médica, mas insisti, poxa eu tenho plano posso fazer qualquer exame, foi daí que ela pediu uma RM Pélvica e Historoscopia c/ Biópsia e ainda disse, se der normal vc terá que levar esta condição pelo resto da sua vida, tomando analgésicos pq o que poderia minimisar seus sintomas seria homônios.
    Minha consulta está marcada para dia 27/03, meus resultados da RM apontam para uma possível endometriose na região retrocervical, Cisto Lúteo no Ovário Direito, liquido livre na pelve, Cicatriz istmica pós cesária anterior (este é um resumo do laudo). Na Histeroscopia deu Exames sem anormalidades sugiro RNM da Pelve p/ investigação de Adenomiose e biópsia deu Macroscocopia: Fragmento irregular de tecido esbranquiçado... Microscopia Endométrio c/ maturação irregular exibindo algumas glândulas c/ discreta pseudoestratificação nuclear e outras c/ secreção na forma de vacúolos subcleares; estroma denso.
    Sei que aqui no blog, não tem médicas, mas tem muitas mulheres que já passaram pelo que estou passando e por não confiar muito na médica gostaria de ter outras opniões. Não posso tomar horm^nios se for o caso como irei tratar se houver realmente algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa... Caroline Salazar, parabéns pelo Blog tem me ajudado muito pois estou lendo suas postagens a respeito do assunto, obrigada.

      Excluir
    2. Eu tb tenho muitos efeitos colatereis com hormônios. Meu médico me passou o diu mirena que foi uma barra no início, muitas dores, mas agora me sinto bem com ele. Eu também sofri 14 anos com super dores e médicos despreparados mas lute até o fim, procure um médica que te ouça. Não desista até ter tratamento.

      Excluir
  106. ola sou portuguesa e descobri a pouco tempo que tenho endometriose...estou a tentar engravidar mas tou muito confusa ainda...

    ResponderExcluir
  107. Olá, cada pessoa é um organismo diferente e reage diferente, sempre consulte seu medico antes .
    Vou dar meu exemplo talvez possa ajudar alguém .
    Tenho endrometiose não é adenomioso, estou usando o DUI MIRENA ) há (01) um ano,dimunuiu o fluxo foi uma maravilha , porém agora tive uma queda constante de cabelo mais de 50% , e foi diagnosticado que é do Mirena,
    Existe tratamento capilar conf dermalogista porém não resolve 100% o melhor é tirar o Mirena e leva mais ou menos uns trs meses até eluiminar do corpo , porém vai ter outras efeitos colaterais depende da idade da pessoa tbem menopausa ou não,
    Espero ter deixado alguma informação útil,
    Abraços
    ,

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde....descobri a endo em 11/2012 depois de uma forte contração, fiz RM e a confirmação: cisto oe, vários focos no útero e reto. Comecei com Zola por 6 meses..passou o tempo e as dores só aumentavam...em 11/2013 coloquei o Diu.,em janeiro outra contração, isso pq fiz outra RM depois do Zola e tinha diminuído....o cisto do oe voltou 4,5 cm...acabei de fazer a retirada do ovário, ai da estou em recuperação mas sinto cólicas e mentruo, mto pouco...como já li em alguns relatos se estivesse sem o Diu estaria pior, mas vamos ver se a dor vai passar pois naum aguento mais usar protetor diário....nunca sei qdo vai sair alguma coisa essa e a única coisa chata do Diu.....ah....meu cabelo começou a cair...agora já sei pq...kkk...Parabns pelo blog...tirei mtas duvidas...ainda estou de pontos estou me recuperando bem, mas sinto dores....Bom.... melhoras pra gente....bjs a todas...

    ResponderExcluir
  109. Ola adorei seus comentarios foram esclarecedores p mim acho q sera interessante deixar meu depoimento p voces me chamo Esmenia tenho 39 anos e recebi a visita persistente da endo a uns 7 anos mas como todas sabem demorou mto p se diagnósticcar a uns 5 anos faco o tratamento passei por todos os remedios q voces podem imaginar e conhecem nada deu certo a uns 2 anos e meio passei pela minha primeira video após a cirurgia se optou por tratamento com a zoladex 6 injecoes a cada 28 dias a forte de 10. Quase morri ate hoje n sei o q foi pior a doenca ou as reações da zoladex excesso de peso insonia dores no corpo quebra e queda de cabelo pressao alta calores depressao irritabilidade manchas na pele depois de tanto sofrimento a exatos 6 meses depois da ultima zoladex a endo retornou com forca total mais testes com remédios um dos piores foi o allurene achei q n fosse suportar mas nada se adaptava ao meu organismo se um remedio dava 3 reações meu organismo manifestava 5 eu n me suportava mais n tinha qualidade de vida prejuizo no trabalho vida social vida emocional n existia mais, entao a exatos um ano e meio estava eu novamente numa mesa de cirurgia optamos pelo mirena por n ter mais o q testar em mim a um ano estou com o mirena mas com ex cessão do sangramento tenho todas as reações dores lombar abdominais no pe da barriga , o caroco q se formou no local em q tomava as injecoes permanece e a períodos q cresce n consigo emagrecer uma grama nem com dieta academia nada, minha pele esta manchada ninguém nunca me falou q poderia ser o mirena mas depois q lu seu relato reconheciem mim tudo e sem ffalar q de tempos em tempos sinto um pulsar latejante mto forte na entrada do utero isso me preocupa pois sei q meu organismo pode rejeita lo a qualquer momento. E o mais triste de tudo e q nossa doença n receba o devido valor acham q e frescura q exageramos somente uma portadora de endo pode entender outra. Espero q meu depoimento possa ajudar alguem como mtos dos que li aqui me ajudou obrigada pelo espaco

    ResponderExcluir
  110. olá
    tive endomentriose a 15 anos atrás depois de um tratamento demorado que durou dois anos , cheguei a ir ao hospital fazer a laparotomia, mas chegando lá o medico achou que estava diferente e me mandou voltar, procurei especialistas na area, quando consegui marcar a videolaparoscopia o plano negou , entrei na justiça para ter o direito a fazer a cirurgia , quando consegui a autorização judicial , refiz os exames pré operatórios e para minha surpresa, descobri que estava gravida, e com a gravidez acabaram os focos . quando voltei a menstruar no mês seguinte coloquei o mirena e irei trocar pela segunda vez, nao sinto nada , estou muito bem, graças a DEUS , procurei médicos especializados e se informem

    ResponderExcluir
  111. Não fui feliz na colocação do Diu Mirena, infelizmente paguei caro e tive que retirar hj, estou muito triste por que para mim, era um sonho não ter que tomar mais medicação para parar de sentir cólicas, e ter sangramento, coloquei no dia 19/12/2013 e retirei dia 10/06/2014, não foi problema com o Diu e sim meu organismo que estava expulsando ele, retirou totalmente do local, fiquei chocada, acreditando que poderia reposicionar, mas minha medica disse que não era aconselhado nem colocar outro, pois meu organismo irá expulsar novamente, para minha tristeza, e claro que não deixei de menstruar nesse período, ocorrendo duas menstruação mensal, não tive aumento de peso, somente percebi que tive corrimentos mal cheiroso e mais grosso, parecendo um mingau de maisena bem grosso. Tive muita queda de cabelo e ainda estou tendo, agora irei tentar outra coisa como injeção de DEPO PROVERA, não e nada animador olhar a bula, mas é como um sonho não ter mais menstruação e nem cólicas que me perturbam desde os meus meros 10 anos de idade, não acho justo a mulheres ter que sofrerem tanto e nem acredito que teremos que passar a vida com sangramento e dores, nem em minha duas gestações ouve alivio de dores abdominais, que infelizmente não me fez ter os filhos(as) que desejava, mas desejo que quem coloque o Diu mirena tenha sucesso.

    ResponderExcluir
  112. Oi, fiz uma cirurgia de retirada dos dois ovários em setembro do ano passado e por enquanto estou tomando somente o livial (tibulona) tenho muitas dores na barriga, arde e parece que de um lado os músculos tremem.Li sobre o tratamento com mirena e acho que isso pode me ajudar, você teria algum médico no paraná para me indicar.Afinal meu cirurgião não era ginecologista.
    Adorei suas matérias.

    ResponderExcluir
  113. Ola Carolina adorei o seu blog, sou enfermeira e trabalho diretamente com o DIU Mirena, ele não diminui a libido pois o hormônio bioidêntico utilizado que é a progesterona não interfere na testorona que uma das responsáveis pela libido ele aumenta o estradiol que também auxilia na melhora da libido ele melhora os sintomas da tpm e em alguns casos diminui o inchaço causado pela retenção de liquido, claro cada caso e um caso, quanto as dores de cabeça eu por experiencia resolvi usa-lo por sofrer com enxaquecas horríveis por conta dos hormônios combinados das pilulas e ele após analisar muitas pacientes que o utilizam cortou este sintoma causado pelas pilulas, o ganho de peso comum com a diminuição do estradiol em mulheres geralmente e diminuindo por ele por causar o aumento desta o que pode ocorrer e por alguma disfunção em outros hormônios ocorrer ganho de peso, ele é comprovado um dos melhores meios para tratar a endometriose por diminuir a menstruação ou corta-la completamente, alem de ser um método que auxilia na reposição hormonal, deve ser indicado com cautela, pois cada paciente deve ser analisado de forma unica para saber se adapta-se ao método, fiquei fã do Mirena pelos resultados que vejo dia a dia, adorei a sua postagem quanto ao método achei muito esclarecedora, sou à favor, como todo método existe sim prós e contras, mas através do trabalho que faço com ele percebi que existem muito mais benefícios.

    ResponderExcluir
  114. Oi meninas, eu ja uso o Mirena ha 10 meses, doeu muito, mas muito mesmo quando coloquei, hoje ainda sinto cólicas de parto, mas recomendo ele. Não pude opitar muito pois ele foi o único compatível com outros remédios que uso. Amei o Blog mil Bjuxs!!!!!!

    ResponderExcluir
  115. Ola
    uso mirena a 10 anos devido a endometriose, tenho que trocar,mas minha medica trocava direto e a nova quer fazer por cirurgia de histeroscopia, é normal?
    meu mirena venceu em maio e ate agora nao mestruei tambem é normal?

    ResponderExcluir
  116. Olá Amanda,
    Coloquei o DIU Mirena há um mês, mas está acontecendo uma coisa muito desagradável. Além do gotejamento, houve um relaxamento da musculatura vaginal. Vc já ouviu alguma queixa sobre isso e tb se volta ao normal com o tempo. Estou desesperada. Sempre tive uma relação intensa com meu namorado, mas isso tem nos atrapalhado bastante.
    Quele BH

    ResponderExcluir
  117. Desculpe-me, troquei o seu nome pelo de uma das meninas dos relatos acima. Perdoe-me. Estou tão atordoada e sem dormir com este problema.
    Quele BH

    ResponderExcluir
  118. Caroline, desculpe-me. Troquei o seu nome pelo de uma das meninas. perdão. Estou tão atordoada e até sem dormir, que minha atenção está péssima. Desculpe-me mais uma vez.
    Quele BH

    ResponderExcluir
  119. Olá, a todas! Bem, tenho 41 anos, e um bebê de 2 anos e meio. Descobri a endo este ano, pois, mesmo menstruada, fiz uma ressonância para ver meu útero e ovários e...surpresa! Lá estava a hemorragia na parede externa do intestino delgado. Em tempo de uma infecção generalizada. Isso explicava tantas dores. Bem, ao descobrir, avisei minha doutora, que está comigo há quase 20 anos, e ela disse que o Mirena seria a solução, visto que nenhum medicamento funcionava comigo e eu estava sofrendo há anos com hemorragias e cólicas intensas, e eu sou resistente a dor interna, mas fico moída nas menstruações e sangramentos fora de época. Bem, o de sempre, né meninas? Estou com o mirena desde julho/14 e ainda sangro por qualquer coisa, pouco sangue mas atrapalha a vida, não posso fazer exercícios, pular e brincar com segurança. Mãe de menino tem que se mexer, rsrsrs. E o meu parece ter 5 anos de tão ativo e forte. Fui uma gestante idosa, com gravidez complicada desde o início, com hipertensão, que não tenho mais, e risco de pré eclampse. Não sei se isso tem ligação com a endo, Mas, quase perdi o meu filho no primeiro mês. Bem, vencemos esta e agora estou nesta do mirena, que tem efeito colateral, nos primeiros meses, que dificulta a relação com o marido (sangramento, dores, queda de libido, cansaço, inchaço, aumento de peso porque não pode se mexer e fica deprimida, portanto, come abeça) Espero que só dure os malfadados 6 meses que eu quero malhar, não que eu goste, mas quero emagrecer com saúde para viver o suficiente para pegar meus netos no colo e contar historias inesquecíveis para eles lembrarem de mim quando eu não estiver aqui. Ah! isso mesmo, depressão e pensamentos negativos, até mórbidos, é uma fase de adaptação aos hormônios, acho. Mas, com fé, amor e trabalho, a gente vence isso também. Eu não esperei para pensar melhor. Minha médica é de total confiança, ela falou eu decidi na mesma hora. O plano cobriu e fiz o procedimento, não vi coisa nenhuma e fui bem atendida, lanchei e fui para casa no meu salto alto. Já trabalhei no dia seguinte, que no mesmo dia estava meio zonza. Mas as cólicas e sangramentos nas primeiras semanas são de enlouquecer, tomei anti inflamatórios e analgésicos, e estou me virando com transamin ou o genérico. Veremos no que dará isso. Abraços e felicidades a todas.

    ResponderExcluir
  120. Olá meninas, vejo aqui que muitas aqui sofrem, ou ja sofreram por causa da endo, hoje eu posso dizer que minha vida se encaminha normalmente graças ao MIRENA. Hoje tenho 26 anos de idade, mas minha luta vem desde os 18, quando eu tinha 18 anos sentia dores insuportáveis na região abdominal antes durante e depois do periodo menstrual, e nenhum remédio aliviava as colicas terriveis. Sem contar o fluxo absurdo de 10 a 14 dias, minhas menstruações mais pareciam uma torneira vazando água, eu usava absorvente noturno durante o dia todo.
    Então nessa época decidi procurar ajuda medica pq minhas dores estavam insuportáveis, infelizmente não tive muita sorte com a medica que escolhi, ela me falou que a mulher tem que menstruar muito e a dor era sessada com remédios, e que para melhorar meu fluxo ela daria o anticoncepcional mais forte para mim. Eu ainda não conhecia a endo, e pra mim medico ate então todos entendiam das coisas. Fui pra casa esperançosa, comecei a tomar o que ela mandou, no primeiro mês nenhuma diferença (alem do meu peso), no segundo muito menos (só a balança q ia aumentando os números), e assim liguei pra ela pra saber o pq da demora de agir o remédio, ela me respondeu que era pra esperar seis meses que eu ia sentir uma grande melhora. e lá fui eu seis meses... e nada... tudo a mesma coisa, menos meu corpo, que saiu de 52 kilos para exatos 64 kilos.
    voltei ao consultorio, e ela so troca de remedios e remedios, me dando a esperança de que uma hora ia melhorar, ( e o meu peso? ela falava que nao era o anticoncepcional, que sim era minha boca)
    passado dois anos me tratando com ela e já não aguentando mais, escuto comentários sobre erros médicos desta mesma medica, e foi ai minhas queridas que minha luta começou.
    quando procurei outra gineco, a endo já estava no intestino, e eu estava correndo risco de infertilidade, passei por diversos exames e procedimentos cirúrgico para poder enfim chegar hoje ao Mirena, que é meu melhor amigo.
    o Mirena trouxe na minha vida liberdade, não sinto mais dor ao ter relações, não preciso usar absorventes,( eu não menstruo mais) e eu emagreci tudo o que avia ganhado com os anticoncepcionais.
    mas antes de qualquer coisa procurem um profissional realmente bom, não façam quen nem eu... boa sorte a todas!!!

    ResponderExcluir
  121. Ola meu nome ,e Vanessa eu tenho um adenoma hipofisario que me acarretou uma adenomiose sofro com enchaqueca,colicas terriveis,dores na lombar e nas pernas.O medico disse que eu teria que retirar meu utero que esta crescendo,mas outro medico me indicou o mirena.

    Estou com medo de por e nao suportar os efeitos colaterais,como mais colicas e dores de cabeca ,pois ja sofro muito com tudo isso ,nao posso nem sair de casa quando menstruo,pois sempre me sujo toda de sangue e desenvolvi uma anemia preocupante,nao sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  122. Alguem aqui com endometriose intestinal sentia muitos gases?

    ResponderExcluir
  123. Olá, Caroline!
    Um olá para todas!
    Eu descobri a minha Endometriose Uterina e três Miomas há um ano.
    O meu marido foi transferido a trabalho para cá (Lisboa) e moramos aqui há 5 anos. E falo isso porque eu nunca vi um lugar tão atrasado e "carniceiro" quanto este aqui. Pois imaginem vocês que eu coloquei o Mirena sem qualquer anestesia e no quarto dia de menstruação, com fluxo abundante e muitas dores.
    Eu fui ao consultório muito tranquila para colocá-lo, depois de uma série de exames. A minha irmã, que também usa o Merina e mora em Recife, minha cidade também, me disse que seria super tranquilo... e que a médica me anestesiaria, enfim.
    Digo a vocês que eu só senti uma dor daquelas quando entrei em trabalho de parto. Um sofrimento só! ... Saí de lá que nem aguentava olhar para o rosto dessa médica. Eu tenho 48 anos e chorei como uma criança. E olha que eu nem sou "mole" para dores.
    Então, venho agradecer a você, Caroline... a vocês todas, por tantos esclarecimentos e depoimentos que nos fortalecem e nos fazem sentir "de mãos dadas".
    Coloquei o Merina há onze dias apenas. Tenho dores pélvicas ainda. Mamas doídas e um leve sangramento, como se fosse "borra de café". Eu já estava ficando muito preocupada. Mas percebo que ainda está muito recente e que isso decorre desta forma.
    Eu já ia dar um telefonema para a médica amanhã. Mas aqui é a capital da "grosseria". Uma pergunta e você já leva o maior fora.
    Vou adiar o meu "fora" para quando for realmente necessário.

    Um grande abraço a todas vocês e muita saúde à todas nós!

    Karla Mello

    ResponderExcluir
  124. Oi Caroline,
    Uso o DIU Mirena há uns três anos. Logo após eu ter tido a minha filha caçula, optei por esse tipo de diu pois me disseram que não iria menstruar. Realmente quase não menstruo, usei por dez anos dius de cobre e este sempre foi meu método contraceptivo preferido por sua praticidade. Até então endometriose eu só tinha ouvido falar, não sabia nada sobre o assunto. Há dois anos comecei a observar que meus "períodos menstruais" ficaram mais dolorosos, uma dor pouco acima da cicatriz da cesariana.
    Com o passar do tempo, notei que tinha um caroço no local, e cada mês doía mais e aumentava. No final do ano passado fiz um ultrassom que diagnosticou endometriose de parede abdominal, provavelmente em decorrência da minha ultima cesárea.
    Mas não entendo, se o Mirena serve para tratar, como eu desenvolvi endometriose logo depois de coloca-lo?
    Fiz cirurgia no ultimo dia primeiro para retirar o endometrioma e aproveitei para fazer laqueadura também, sinto as vezes umas pontadas no local que estava. Queria retirar o mirena mais tenho medo que piore os sintomas e a endometriose volte. Espero que não.
    Meu médico disse que terei que fazer um tratamento mas ainda não sei qual é. Aguardo biópsia para retornar ao médico e definir o que vai ser feito.
    Abraços e saúde a todas.

    ResponderExcluir
  125. Sangramento durante o tratamento com Gestinol ou Mirena tem risco de ampliar os focos de endometriose?
    Pergunto isso pq fiquei com uma enorme interrogação na cabeça. Meu médico sempre me explicou que é só com a suspensão da menstruação que se reduz os focos e consequentemente os sintomas. Só hoje, através de pesquisas, entendi que existe um rigor conceitual que pode mudar tudo: os sangramentos que temos durante o uso de anticoncepcionais NÃO SÃO MENSTRUAÇÃO. Quando comecei a observar escapes durante o uso do Gestinol fiquei perturbada, porque pra mim sangue equivalia a menstruação, e com essa diferenciação eu devo concluir que esse sangue que surge durante nosso tratamento é inofensivo e não promove a expansão dos focos? Amplio a pergunta para os sangramentos do Mirena pois é o método que vou adotar a partir dessa semana. Abraço fraterno em todas endoguerreiras!!!

    ResponderExcluir
  126. Caroline,

    Que médicos você indica em Vitória (ES)? Tenho plano da Unimed.

    Obrigada,

    Juliana

    ResponderExcluir
  127. Meninas, coloquei o DIU de Mirena não tem nem 1 mês devido a endometriose e fortes cólicas. No dia em que coloquei, no consultório do meu médico, doeu demaisssss, mas o meu médico me passou um relaxante muscular e as dores melhoraram. Fiquei com dores fracas por quase 1 semana e depois ficou tudo bem. No início desta semana fiquei menstruada, o fluxo veio bem menoas, mas as cólicas, que eram meu maior problema, continuam. Fiz uma ultra hj, e o DIU está perfeitinho e no lugar correto. Meu médico disse que pode ser adaptação ao corpo estranho, mas sinceramente, se for para sentir dores como antes, é melhor tirar. Vou ter só um pouco mais de paciências, mas se continuar assim, não quero mais manter.

    ResponderExcluir
  128. Olá meninas....uso Mirena há 8 anos, acabei de trocar por um novinho, justamente por ter descoberto a endometriose com muita aderência, porém assintomática, pois, segundo o especialista, não tem foco em nenhum nervo. Pela minha idade, tenho quase 50, o médico optou por não operar, já que não sinto dores e em poucos anos entrarei na menopausa. Para mim foi o melhor custo-benefício o uso do mirena. Essa troca foi um pouco dolorida, mas a dor passou tão logo cheguei em casa. Sangrei por 15 dias consecutivos, e somente hoje é que não tive nenhum sangramento.....os escapes são normais, principalmente para quem usa pela primeira vez, com o tempo ele tendem a sumir. Eu parei de menstruar e passei a ter pequenos escapes que qq protetor de calcinhas resolvia. Espero ter sucesso na não evolução da doença. Sigo com muita fé!!!

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde meninas, tenho 40 anos, coloquei o Mirena em 2013 por conta de fluxo intenso e fortes cólicas. Em 2011 fiz uma video e foi retirado aderências, graças a Deus não era endometriose. Mas, os sintomas são praticamente os mesmos.
    Há mais ou menos 06 meses comecei transpiração muito, tipo qualquer esforço maior fico toda molhada de suor no rosto e no corpo. Alguém sabe me dizer se é efeito colateral do Mirena. Vou marcar minha médica para averiguar.

    ResponderExcluir
  130. Oi, meninas!
    Meu nome é Fernanda, após sofrer inúmeras dores pélvicas, curetagem, hemorragias, desmaios, anemias etc.
    Fui indicada no pronto socorro a procurar um especialista muito bom, no próprio hospital (SUS).
    Estava muito cansada debilitada, enfim numa situação nada agradável, era final de ano, tinha ido morar sozinha em outra cidade, longe da familia e amigos....
    Dai descubro que estou com uma doença seria que o tratamento era caro e que em alguns casos não era muito eficaz e que deveria tentar.
    Um belo dia, resolvo procurar esse tal médico, e ao entrar ao consultório dele em prantos,com hemorragias,desesperançosa....Ele vem pega nas minhas mãos e diz....calma não há mal que dure a eternidade....
    Pronto....pra mim foi como se dissese vou te devolver a vida.
    Que aliás já não tinha mais....
    Após inúmeros exames, históricos ele sugeriu fazer uma videolaparoscopia cirúrgica.... Daí se descobriu uma endo muito severa e muitas aderências devido a doença avançada.
    Ele tirou algumas aderências, e conseguiu conter meu sangramento depois de um tempo com uma medicação baratinha e continua chamada Primolut Nor.
    Tomei por um tempo até chegar o Zoladex....que entre a esperada da medicação e o resultado da biopsia(curetagem,foi levado parte de um dos miomas para diagnóstico)
    Fui chamada as pressas no hospital, pois havia encontrado um probleminha que teria que suspender todo o processo do Zoladex.
    Fui chorando mais uma vez então me explicou que tinha uma discreta Atopia...porém teria quer repetir o exame para descartar a possibilidade de ser mesmo um câncer....
    Foi um mês de agonia e o resultado negativo, fiz duas aplicações de Zoladex não me recordo o espaço entre elas...
    Fiz terapia que me ajudou muito....fui indicada a outra medica para fazer cirurgia de retirada do miomas pela vagina devido a endometriose, fiz 4 e mesmo assim, não consegui remover todo o miomas interno.
    Logo depois com fortes dores voltei ao medico do inicio do tratamento que pediu outros mil exames e descobriu um Pólipo, fiz outra cirurgia pra retirada, que graças a Deus foi Td bem.
    Mas minha novela continuava,engordei muito, fiz dieta e eliminei 30 Milos, com ajuda da acupuntura que faço ate hoje.
    Então essa medica mepareceu um pouco desanimada e estava me enrolando pra por o Diu de Morena....voltei ao médico de inicio ,contei toda a novela.
    Marcou o procedimento para a próxima semana, onde fiz vários exames e fizemos uma consulta e me levou para o centro cirúrgico, coloquei o Diu.
    Não tive dor só senti um desconforto na vagina,estou muito bem sem dor,to gorda de novo...kkkkkkk mas feliz apesar de tudo.
    Estou com o Morena há um ano, com acompanhamento mensal.
    Tudo pelo SUS,pois o meu plano de saúde ainda não tem uma resposta ainda pra me dar....
    Descobri alguns cistos nos ovário, porém tem mês que sinto dor outros não, dores nas mamas as vezes tbm.
    Mas minha vida mudou....falo que vivo num conto de fadas....
    Não sinto dor na relação sexual, e um apetite sexual monstruoso agora....ate meu namorado comentou que me libertei sexualmente....
    Bom meninas superrecomendo o Diu de Morena,relutei no inicio mas agora um ano sem dores, sou mais feliz.
    Os sintomas varia de pessoa pra pessoa, porém sem dor a gente enfrenta a vida mais colorida.
    Pois pra mim o mais importante e ser feliz...mesmo suando muito...gorda....mas to curada em nome de Jesus.
    Espero ter podido ajudar...pois a Carol Lindinha me ajudou muito.
    Me respondendo via email...obrigada por Td.
    Gde beijo a todas e vamos ser feliz....Merecemos ser felizes.

    ResponderExcluir
  131. Oi, meninas!
    Meu nome é Fernanda, após sofrer inúmeras dores pélvicas, curetagem, hemorragias, desmaios, anemias etc.
    Fui indicada no pronto socorro a procurar um especialista muito bom, no próprio hospital (SUS).
    Estava muito cansada debilitada, enfim numa situação nada agradável, era final de ano, tinha ido morar sozinha em outra cidade, longe da familia e amigos....
    Dai descubro que estou com uma doença seria que o tratamento era caro e que em alguns casos não era muito eficaz e que deveria tentar.
    Um belo dia, resolvo procurar esse tal médico, e ao entrar ao consultório dele em prantos,com hemorragias,desesperançosa....Ele vem pega nas minhas mãos e diz....calma não há mal que dure a eternidade....
    Pronto....pra mim foi como se dissese vou te devolver a vida.
    Que aliás já não tinha mais....
    Após inúmeros exames, históricos ele sugeriu fazer uma videolaparoscopia cirúrgica.... Daí se descobriu uma endo muito severa e muitas aderências devido a doença avançada.
    Ele tirou algumas aderências, e conseguiu conter meu sangramento depois de um tempo com uma medicação baratinha e continua chamada Primolut Nor.
    Tomei por um tempo até chegar o Zoladex....que entre a esperada da medicação e o resultado da biopsia(curetagem,foi levado parte de um dos miomas para diagnóstico)
    Fui chamada as pressas no hospital, pois havia encontrado um probleminha que teria que suspender todo o processo do Zoladex.
    Fui chorando mais uma vez então me explicou que tinha uma discreta Atopia...porém teria quer repetir o exame para descartar a possibilidade de ser mesmo um câncer....
    Foi um mês de agonia e o resultado negativo, fiz duas aplicações de Zoladex não me recordo o espaço entre elas...
    Fiz terapia que me ajudou muito....fui indicada a outra medica para fazer cirurgia de retirada do miomas pela vagina devido a endometriose, fiz 4 e mesmo assim, não consegui remover todo o miomas interno.
    Logo depois com fortes dores voltei ao medico do inicio do tratamento que pediu outros mil exames e descobriu um Pólipo, fiz outra cirurgia pra retirada, que graças a Deus foi Td bem.
    Mas minha novela continuava,engordei muito, fiz dieta e eliminei 30 Milos, com ajuda da acupuntura que faço ate hoje.
    Então essa medica mepareceu um pouco desanimada e estava me enrolando pra por o Diu de Morena....voltei ao médico de inicio ,contei toda a novela.
    Marcou o procedimento para a próxima semana, onde fiz vários exames e fizemos uma consulta e me levou para o centro cirúrgico, coloquei o Diu.
    Não tive dor só senti um desconforto na vagina,estou muito bem sem dor,to gorda de novo...kkkkkkk mas feliz apesar de tudo.
    Estou com o Morena há um ano, com acompanhamento mensal.
    Tudo pelo SUS,pois o meu plano de saúde ainda não tem uma resposta ainda pra me dar....
    Descobri alguns cistos nos ovário, porém tem mês que sinto dor outros não, dores nas mamas as vezes tbm.
    Mas minha vida mudou....falo que vivo num conto de fadas....
    Não sinto dor na relação sexual, e um apetite sexual monstruoso agora....ate meu namorado comentou que me libertei sexualmente....
    Bom meninas superrecomendo o Diu de Morena,relutei no inicio mas agora um ano sem dores, sou mais feliz.
    Os sintomas varia de pessoa pra pessoa, porém sem dor a gente enfrenta a vida mais colorida.
    Pois pra mim o mais importante e ser feliz...mesmo suando muito...gorda....mas to curada em nome de Jesus.
    Espero ter podido ajudar...pois a Carol Lindinha me ajudou muito.
    Me respondendo via email...obrigada por Td.
    Gde beijo a todas e vamos ser feliz....Merecemos ser felizes.

    ResponderExcluir
  132. Olá Carol,
    meu nome é Ana Paula tenho 35 anos uso o morena que irá fazer 5 anos agora dia 5 de jandiro!
    Ainda não consegui um Gineco que possa fazer a troca, mas quando eu coloquei senti apenas um desconforto abdominal,
    Sangramento diminuido,
    Antes de optar pelo mirena
    Tinha fortes cólicas e tinha que usar fralda
    Geriátrica e as vezes ainda vazava,
    Tenho tbm problemas de hipotireoidismo doença de Hashimoto, mas não tive nenhum problemas de
    Dores e nem ganho de peso pelo uso do Mirena
    Mas ganhei peso por ansiedade e comer fora de hora rsrsrs
    Hoje tenho 3 filhos lindos
    Não pretendo engravidar de novo, só se for
    Na vontade de Deus
    Estou super feliz com a vida que tenho hoje
    Recomendo o Mirena, claro que
    Cada corpo reagirá de forma diferente
    Mas tbm nem tão diferente assim né,
    Li muito sobre isso na net, no começo me assustei tbm, mas qdo se faz o uso descobri que não é nada daquilo que pensavamos ,
    E que não precisamos sofrer precipitadamente
    Espero ter ajudado com minha experiência!
    Bjs e um feliz ano novo

    ResponderExcluir
  133. Olá Carol,
    meu nome é Ana Paula tenho 35 anos uso o morena que irá fazer 5 anos agora dia 5 de jandiro!
    Ainda não consegui um Gineco que possa fazer a troca, mas quando eu coloquei senti apenas um desconforto abdominal,
    Sangramento diminuido,
    Antes de optar pelo mirena
    Tinha fortes cólicas e tinha que usar fralda
    Geriátrica e as vezes ainda vazava,
    Tenho tbm problemas de hipotireoidismo doença de Hashimoto, mas não tive nenhum problemas de
    Dores e nem ganho de peso pelo uso do Mirena
    Mas ganhei peso por ansiedade e comer fora de hora rsrsrs
    Hoje tenho 3 filhos lindos
    Não pretendo engravidar de novo, só se for
    Na vontade de Deus
    Estou super feliz com a vida que tenho hoje
    Recomendo o Mirena, claro que
    Cada corpo reagirá de forma diferente
    Mas tbm nem tão diferente assim né,
    Li muito sobre isso na net, no começo me assustei tbm, mas qdo se faz o uso descobri que não é nada daquilo que pensavamos ,
    E que não precisamos sofrer precipitadamente
    Espero ter ajudado com minha experiência!
    Bjs e um feliz ano novo

    ResponderExcluir
  134. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  135. Oi Carol, em novembro de 2014 descobri que tinha endometriose através de um exame de sangue. Meu ginecologista disse que minha endometriose estava no começo, ele me deu o Elani 28 para tomar e o remédio não fez efeito tomei ele por 4 meses, voltei lá no médico e comecei a tomar o Gestinol 28 por mais 3 meses porque também não fez efeito. Voltei lá novamente ele falou que a única solução era a colocação do mirena, pois era muito nova para fazer cirurgia, mas teria que ficar 3 meses menstruando sem tomar hormônios para vermos a reação e depois colocar o mirena. Eu não estando contente com a idéia dele troquei de ginecologista. Chegando na ginecologista que me acompanha hoje, contei toda a história, ela me fez algumas pergunta e falou que a minha endometriose não estava mais no útero nem nos ovários já estava no intestino e que na minha próxima menstruação que seria em agosto teria que voltar lá para colocar o mirena. No dia 6 de agosto fiquei menstruada voltei lá coloquei o mirena e na última revisão que fui em outubro perguntei para a médica o porque me saiu um monte de espinha ela falou por causa da endometriose. Depois as espinhas sumiram e não menstruo mais. Hoje tenho 15 anos quase 16 e estou super bem.

    ResponderExcluir
  136. Olá!! Uso o mirena há 8 anos e nunca me deu nenhum problema a não seu um leve sangramento nos dois primeiros meses. A meu ver foi a melhor solução. Não podia tirar o útero pq tinha acabado de fazer uma cirurgia agressiva (aneurisma cerebral) e meu organismo estava fraco para outra anestesia..Acabei optando por Mirena e uso até hoje. Nunca me deu nenhum problema...Abraços!!

    ResponderExcluir
  137. Olá, gostaria de saber se os efeitos do zoladex que vc falou que tinha se ainda tem? Estou usando o zoladex e na bula nao fala nada sobre continuar os efeitos depois do termino do tratamneto, fala somente que pode causar infertilidade..Obrigada pelo blog, estou aprendendo muito com ele, dia 19 de março irei na endomarcha em porto alegre! bjinhus

    ResponderExcluir
  138. Olá,td bem Caroline?
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, fui fazer meu tratamento para endometriose e fui orientada a colocar o Diu Mirena. Estou com a endo profunda.Li sua matéria e fiquei na dúvida, pois já tive HPV, mas ninguém disse que eu não poderia usar o mirena, e portanto coloquei. A questão é que minha menstruaçaõ continua vindo todo mês, porém com menos intensidade e diminuiram os dias. Já que antes do diu eu tinha um ciclo de sete dias direto, agora vem somente 3 dias...Mas ouvi que o mirena após 6 meses já tem seu efeito no organismo, bloqueando a menstruação e já faz nove meses que coloquei e ainda não interrompeu meu ciclo menstrual. Fora as dores que ainda sinto e senti quando coloquei. Será que pode ser um problema eu ter colocado, após ter tido HPV?

    ResponderExcluir