domingo, 12 de janeiro de 2014

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": AS MUDANÇAS DA 11ª e DA 12ª SEMANAS! DICAS PRECIOSAS E A RELAÇÃO DOS FILHOS DE TATIANA COM A GRAVIDEZ!

imagem cedida por Free Digital Photos

Em "A Vida de uma Endo Mamãe", Tatiana fala das mudanças no corpo da mulher e do bebê durante a 11ª e a 12ª semanas e também dá dicas preciosas para esta fase. Como por exemplo, como anemizar o inchaço causado pelo calor. Outro assunto muito interessante deste artigo é quando ela fala sobre a relação e a reação de seus filhos mais velhos com bebê que está a caminho. Ciúmes, compreensão.... Atenção falta dois meses para a Million Women March for Endometriosis Brazil, a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose. Essa marcha será o primeiro movimento do mundo em prol de uma doença, um movimento que nunca foi feito antes, onde milhões de pessoas (mulheres com endo, médicos especialistas, e apoiadores da causa) sairão às ruas para mostrar à sociedade que esta doença existe, que ela é muito terrível e que precisamos ser levadas a sério, que a doença precisa ser reconhecida pelos governantes como uma doença social e de saúde pública para que haja tratamento digno pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em ao menos todas as capitais do Brasil. Por isso sua participação é muito importante, porque esta luta não é apenas para um grupo, mas sim a todas as portadoras de endo do mundo. Vamos marchar por nós mesmas? Vá em busca de seu direito, afinal, você paga impostos altíssimos  e não é levada a sério?  Inscreva-se venha marchar conosco.

Aproveite e entre na nossa campanha! Seja do bem "Vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social e de saúde pública, Vote no A Endometriose e Eu no prêmio TopBlog Brasil 2013. Clique aqui e dê seu voto: http://bit.ly/18wANh9. Passo a passo e mais informações:  http://bit.ly/1511wSV  Vote, compartilhe esta campanha entre seus amigos e ajude-nos a salvar vidas femininas! Conto com a ajuda de todos. Afinal, luto por uma causa e uma andorinha não faz verão sozinha! A união faz a força e juntos somos mais fortes. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Por Tatiana Furiate

Olá, minhas queridas! Como passaram as festas de fim de ano? Nós passamos bem Fiz muitos pratos diferentes  para a família... Um pouco cansativo, mas valeu a pena. Agradeci a Deus por mais um Natal grávida... E lá vamos nós, na semana que passou completei 19 semanas. Estou quase chegando na metade da gestação. Criançada ainda de férias, deixando a mamãe muito louca, nossa não é fácil estar grávida e ter mais 2 filhos.  A Júlia já está se tornando uma mocinha, já me ajuda em algumas coisas, é minha amiga e companheira.  Já o Arthur não preciso comentar, né!! Menino,  nossa que energia, não para um minuto. Só querem saber de brincar e piscina (e nessa brincadeira, quem levou a bronca fui eu, do meu médico!).  Mas uma turminha que está amando ganhar mais um irmãozinho ou irmãzinha, não passam um dia sem beijar minha barriga, se preocupam se o bebê está com fome, frio, se vai tomar banho (vai entender a cabecinha deles).  Tomam  cuidado comigo, não deixam eu abaixar, pegar peso, até o lixo eles se revezam para levar para a lixeira. Realmente meus filhos são abençoados. Ah!!! Quase esqueci, a bronca que dei neles foi por que eu tomei muito sol nas pernas e manchou tudo,  mesmo passando protetor. Quando estamos grávidas, nossa pele produz mais pigmentos facilitando as manchas. Minha sorte foi que meu rosto não foi atingindo. Meu médico quando viu, disse que estou proibida de tomar sol.



Agora estou começando a ficar um pouco mais cansada, com esse calor estou retendo mais líquido. Nessa fase,uma boa opção é iniciar drenagem  linfática. O bebê já se mexe mais, depende da posição que estou, como por exemplo, à noite noite para dormir, ele já começou a escolher em qual posição quer que eu fique.  Escrevendo esse artigo, já estou um tempinho sentada, e o serzinho aqui, está começando a ficar incomodado, não para de  me chutar.  Nessa fase, precisamos intensificar a hidratação do nosso corpo, passarmos muito óleo, hidratantes e iniciar a massagem nos seios.  Pois a pela começa a esticar de forma rápida, onde se inicia as tão temerosas estrias. Roupas, nem me fale, já nada me serve, tive que mais uma vez dar uma corridinha nas lojas. Dica!! Comprar roupas bem a vontades, sapatos se possível um número maior.

Agora, um pouco sobre as mudanças destas duas semanas:

11ª  semana de gravidez: Os órgãos genitais estão começando a se distinguir  e em breve será possível identificar o sexo. É comum que a pressão da gestante baixe um pouco, mas se for algo frequente o médico precisa ser consultado. O crescimento do feto está em ritmo acelerado e nas próximas semanas suas proporções irão dobrar. Ele agora está medindo em torno de 44 a 60 milímetros e pesa aproximadamente 8 gramas. Sua cabeça ainda é desproporcional em relação ao tamanho do corpo, mas ela já começa a tomar distância do peito, o queixo começa a aparecer e o pescoço a tomar forma. A placenta tem muito mais vasos do que antes e com mais capacidade de nutrir e oxigenar o bebê. Como os órgãos genitais começam a se distinguir, em poucas semanas, esse processo será finalizado e com a ajuda do ultrassom já será possível identificar se vai será menino ou menina!

Mudanças no seu corpo: você está quase no final do primeiro trimestre e agora dá para começar a sentir o útero acima do seu osso púbico. Ainda não dá pra sentir os movimentos do bebê, apesar de ele estar bem ativo.

A sua pressão arterial pode baixar um pouco a partir dessa fase o que às vezes pode provocar sensações de desmaio em algumas mulheres. Se você estiver sentindo isso com frequência, é bom falar com o obstetra para saber se é só isso que se passa com você. A boa notícia é que os enjoos estão indo embora! Obaaaaaa!

12ª semana de gravidez: A estrutura cartilaginosa do corpo do bebê está se transformando em ossos. E as estruturas já formadas estão em processo de crescimento. Os riscos de um possível aborto espontâneo estão cada vez mais longe e os sintomas iniciais, como enjoos, sono e cansaço tendem a desaparecer. Nesta semana, ele está medindo, da cabeça ao bumbum, aproximadamente 61 milímetros e pesando em torno de 14 gramas. Agora, os centros de formação dos ossos estão aparecendo e ele está se preparando para transformar em ossos toda a estrutura cartilaginosa do seu corpo. As outras estruturas formadas nas semanas anteriores, estão em pleno processo de crescimento e tomando suas formas. Os rins começam a produzir urina e o intestino está totalmente dentro do abdômen, e não se comunica mais com o cordão umbilical. O sistema digestivo já é capaz de absorver a glicose e a glândula pituitária (na base do cérebro) começa a produzir seus hormônios. A quantidade de líquido amniótico também começa a aumentar e seu volume total agora é de aproximadamente 50ml.


Mudanças com o corpo: se tudo correu bem até aqui, o risco de você sofrer um aborto 
espontâneo e pperder o bebê está ficando cada vez mais longe. O útero da mulher continua crescendo e daqui pra frente a gravidez fica cada vez mais evidente. Aqueles sintomas típicos do começo como sono, enjoos, cansaço e indisposição tendem a desaparecer e passamos a nos sentir mais bem disposta para fazer suas atividades diárias. Lembre-se que se você não tiver nenhuma contraindicação é muito importante manter uma rotina de exercícios físicos que para ajudar a manter seu corpo e mente saudáveis e encarar essa fase com muita disposição. U beijo carinhoso e até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi Carolina, se puder repasse meus agradecimentos à Tatiana por essa postagem Também serei uma endomamãe, hj endogestante e vou acompanhar de perto essas postagens, até pq estou à apenas um mês de diferença dela e posso me preparar para o que está por vir. Esse primeiro trimestre para mim tem sido repleto de dúvidas e inseguranças e é bom ter encontrado essas postagens, até pq o fantasma da endometriose ainda me assusta. Que tenhamos todas uma gestação tranquila, forte abraço, BeijoCás

    ResponderExcluir
  2. Olá Cás, parabéns por ser uma endogestante. Fico muito feliz quando uma portadora se torna mãe. Com certeza é a mesma alegria da Caroline. Espero realmente esta ajudando com a minha coluna, essa foi a intenção desde o começo quando fui convidada a relatar minha gestação. Te convido a participar do meu grupo que foi criado no facebook para as mamães de primeira viagem. A chegada do Bebê, da um pulinho lá que te adiciono. E não perca as próximas postagens. Um grande beijo e Deus abençoe sua gestação.

    ResponderExcluir