segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": A 13ª E A 14ª SEMANAS E AS MUDANÇAS NA GESTANTE E NO FETO!

Imagem cedida por Free Digital Photos

Após as mudanças no corpo da mamãe e do feto durante a 9ª e a 10ª, a 11ª e a 12ª semanas, nossa endo mamãe Tatiana continua a descrever a mágica mudança no corpo da gestante para proporcionar vida ao feto. E também, como é, qual a próxima mudança que ocorre no feto? Será que ele já tem feições? Tem olhos, enxerga? Já dá para saber o sexo? É impressionante o progresso semanal do feto. A natureza é muito sábia! Mas, antes, ela conta um grande apuro que passou nos primeiros dias do ano: Arthur, 4 anos, agora seu filho do meio teve de operar às pressas por conta de uma hérnia inguinal. Haja coração e fôlego, só uma grande guerreira como ela e todas nós portadoras de endo para enfrentar qualquer turbulência que tenta nos deixar desesperadas.

Faltam 4 dias para o fim do primeiro turno do prêmio Top Blog Brasil 2013, que se encerra no próximo sábado, dia 25 de janeiro. Já entou na nossa campanha? Se sim, compartilhe mais vezes, e se ainda não entrou, aproveite , vote e compartilhe entre seus amigos nossa campanha "Vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social e de saúde pública, Vote no A Endometriose e Eu no prêmio TopBlog Brasil 2013, e ajude-nos a ter a endometriose reconhecida como uma doença social e de saúde pública? Clique aqui e dê seu voto: http://bit.ly/18wANh9. Passo a passo e mais informações:  http://bit.ly/1511wSV  Vote, compartilhe esta campanha entre seus amigos e ajude-nos a salvar vidas femininas! Conto com a ajuda de todos. Afinal, luto por uma causa e uma andorinha não faz verão sozinha! A união faz a força e juntos somos mais fortes. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Por Tatiana Furiate

Com a correria do fim de ano estou um pouco atrasada nas semanas com vocês, peço que me perdoem, estarei me policiando para deixar tudo bem fresquinho... Antes de atualizar, preciso contar o contratempo que tive nos primeiros dias do ano. Como todas sabem, tenho o Arthur de 4 anos, a energia em pessoa (risos). Nos últimos dias de dezembro, ele brincando e nadando muito. No dia 1º de janeiro passamos o dia na casa do meu pai e adivinha onde essa benção ficou o dia inteiro: na piscina. Só saiu para comer...

No fim do dia seguinte, já em casa, ele estava brincando no playground do condomínio, quando Julia trouxe-o no colo. Imagine o meu susto. Esse menino gritava de dor, dizendo que não conseguia apoiar a perna no chão e seu piu piu estavam doendo muito. Já estava desconfiada há uns dias que ele poderia estar com hérnia inguinal, pois cada vez que fazia algum esforço ou brincava demais, reclamava de dor na barriga e no piu piu. Quando fui ver onde ele apontava onde sentia dor, ele me mostrava à região da virilha.

Imediatamente deitei-o e vi que ele estava com um inchaço muito avermelhado na virilha e percebi que realmente era uma hérnia. Na hora, eu sabia que ele não poderia fazer nenhum esforço até que eu conseguisse colocar os nódulos para dentro. Liguei para o pediatra, mas não consegui falar. Liguei para meu padrinho, que é cirurgião geral, mas também sem sucesso. Acho que todos estavam ainda em ritmo de fim de ano. Bom, só me restou medicá-lo e esperar para ver o que iria acontecer. E ele começou a melhorar. Dei um banho e coloquei-o para dormir. Na sexta-feira, dia3, logo pela manhã, também tentei entrar em contato com todos novamente, sem sucesso. Peguei o Arthur e a Júlia coloquei e fomos para hospital.  Meu marido estava trabalhando no interior. Já no carro comecei o sermão da montanha, pedi para as crianças se comportarem, pois estava sozinha com elas e também tinha o bebê.

Ao chegar ao hospital já fui atendida e foi confirmado o diagnóstico de hérnia. Ou seja, era preciso cirurgia. E onde estaria meu padrinho, pois ele é cirurgião do hospital. Consegui falar com ele no fim da tarde, ele estava em cirurgia. O Arthur foi internado no mesmo dia e a cirurgia foi no sábado pela manhã.  Nossa meninas, quanta correria, esperar meu marido chegar, levar a Julia para a casa da avó... Mas graças a Deus meu pequeno esta ótimo, nem parece que operou. Nós quando nos tornamos mães, temos uma força sobrenatural, de leoa mesmo. Passei por toda essa correria e meu bebê se comportou superbem.

Agora vamos falar sobre as mudanças na 13ª e 14ª semanas na gestante e no bebê. 
  
13ª semana de gravidez: O bebê já tem feições cada vez mais humanas e o corpo começa a ficar mais proporcional. Sem os enjoos, é hora de a gestante começar a se alimentar melhor, mas sem abusar para não aumentar muito o peso. Desde a 7 ª semana até agora, o feto mais que dobrou de tamanho. A medida da cabeça ao bumbum (CCN) pode variar entre 65 a 78 milímetros e o peso em torno de 13g a 20g. O que mais chama a atenção nessa fase é que o corpo começa a ficar mais proporcional e a cabeça diminui a velocidade de crescimento. Suas feições ficam cada vez mais humanas: os olhos estão se movendo mais para o centro da face, as pálpebras se fecham. As costelas, os ossos do crânio e dos membros começam a se delinear; nariz e queixo são bem visíveis. A genitália diferenciada, com sorte, poderá ser vista ao ultrassom. Mas lembre-se que ele ainda está em processo de desenvolvimento e olhos menos experientes podem se enganar. Se quiser mesmo saber o sexo do seu bebê, peça ao médico para confirmar no momento do ultrassom morfológico, em torno de 21-22 semanas. A placenta – responsável pela nutrição e oxigenação do futuro bebê – agora também é fundamental para produção de hormônios importantes na manutenção da gravidez. O feto começa a eliminar seus resíduos.

Mudanças no seu corpo: se os enjoos já cessaram, você poderá começar a se alimentar melhor. Mas cuidado para não abusar dos doces, massas, pães e outras guloseimas para o peso não disparar! Seu útero pode ser palpado um pouco acima do osso púbico, mais ou menos um 12 cm abaixo do seu umbigo. Se você estiver de pé na hora de medir!Nessa época, o útero também pode começar a apresentar contrações bem leves, rápidas, que normalmente não são sentidas como dolorosas pela mãe, e assim, permanecem até o fim da gravidez. São as contrações de Braxton e Hicks que não trazem nenhum prejuízo nem a você e nem ao seu futuro bebê.

14ª semana de gravidez: A barriga já está sendo notada e os seios começam a produzir uma secreção esbranquiçada chamada colostro. O bebê já pesa quase 25g e mede entre 80 e 93 milímetros. O comprimento do bebê, da cabeça ao bumbum, pode variar de 80 a 93 milímetros e seu peso já é de quase 25g. Os olhos estarão fechados e recobertos pelas pálpebras. As orelhas estão na posição correta, ao lado da cabeça; o pescoço continua a tomar uma forma mais alongada; as sobrancelhas estão aparecendo, os cabelos começam a nascer; o corpo é recoberto por uma pelugem – chamada lanugem – que mais tarde assumirá a função de proteção, na forma de pelos. Os membros inferiores se alongam e os órgãos internos também amadurecem, com o início do funcionamento da glândula tireoide, que produzirá os hormônios responsáveis por nosso metabolismo. Nos bebês do sexo masculino, aparece a próstata e nas meninas aparecem os ovários.

Mudanças com seu corpo: a barriguinha começa a ser notada. É hora de começar a dar preferência para as roupas mais confortáveis, que não limitem seus movimentos. Embora você ainda não tenha chegado nem na metade do fim da gestação, seus seios já estão se preparando para a amamentação e podem começar a produzir uma secreção mais esbranquiçada: o colostro. Lá na frente, você verá quanto ele será importante para a alimentação e proteção do seu bebê nos primeiros dias de vida, antes mesmo da descida do leite. Beijo carinhoso e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário