quarta-feira, 28 de julho de 2010

A TÃO SONHADA CIRURGIA!!

É com muita alegria que escrevo este post. Estou em recuperação pós-operatória da cirurgia de endometriose, feita por videolaparoscopia. E, por falar em cirurgia, vocês não acreditam o que aconteceu. Não era só a endometriose e os miomas que eu tinha. Por conta de duas cirurgias antigas, uma de apêndice, que fiz 21 anos atrás, e outra de cisto no ovário, realizada há 17 anos, me deixaram como sequelas as aderências entre os órgãos. O que é isso??? Simplesmente, todos os meus órgãos abdominais estavam  grudados, ou melhor colados. Segundo dr. Héio Sato, ele nunca viu coisa igual em sua vida profissional. O meu intestino estava todo enrolado nos meus órgãos abdominais, sufocando-os. E, por conta disso, ele teve que fazer um furo a mais em minha barriga. Então, imagina a dor que eu sentia, não só da endometriose, mas também dessas aderências. Como consequência disso, meus órgãos não funcionavam direito. E eu pensava que era por conta da endometriose. Ir ao banheiro evacuar era uma tortura. Só eu sei o que passei. Uma loucura!! Ontem, terça-feira, quando recebi esta notícia percebi o quanto sou forte. Aliás, sou uma guerreira, pois, sabe-se lá por quanto tempo eu estava com essas aderências. Pelo jeito, a endometriose foi a coadjuvante da história e a minha salvação. Foi por ela que eu fiz a cirurgia, mas o dr. Hélio disse que eu meus focos estavam inativos. O que ele não sabe - mas os médicos da UNIFESP sabem -, é que junto com Zoladex 10.8, a fisio, eu também fiz por seis meses um tratamento espiritual no Centro Espírita, o qual frequento, justamente para diminuir os focos da doença. Aliás, foi lá, até antes de saber que eu tinha endometriose, que eu descobri que estava doente. Foi lá também que eu ouvi, pela primeira vez, que eu tinha que abdicar da minha vida profissional para me tratar. E, mesmo assim, no começo, eu não quis aceitar.

Depois do diagnóstico e, com muita insistência dos médiuns, fui, aos poucos, aceitando esta nova realidade. Tirando as aderências, a cirurgia foi ótima e quem me ligava antes de eu entrar ao centro cirúrgico ficava bobo com a minha tranquilidade. O que quase ninguém sabe é o quanto eu implorei por esta cirurgia. Até parece que eu já sentia que algo não estava bem dentro de mim. Das três cirurgias que fiz, eu imaginava que esta seria a mais tranquila. Mero engano, mas fiquei muito aliviada. No fundo, eu sabia que tudo iria dar certo. Quanto às insistências pela cirurgia, que foram muitas, mas eu tinha que seguir um protocolo, mais uma vez, deveria ser a minha intuição agindo a meu favor. Cheguei ao hospital Nipo-Brasileiro por volta das 16 h. A cirurgia estava prevista para às 19hs e, foi nesta hora, que me aplicaram um relaxante intramuscular, saí do quarto e segui rumo ao centro cirúrgico. Fiquei esperando em um local, que parecia um corredor, até o dr. Hélio aparecer, pois eu sabia que ele tinha outras antes da minha. Por volta das 20h entrei no centro cirúrgico e só me lembro do anestesista pegar a minha veia. Apaguei e só acordei na sala de recuperação, por volta da meia-noite. O importante é que tudo correu bem e, hoje, o meu intestino está tão feliz, que não para de funcionar. hahahaha Tadinho, ele sofreu tanto. E eu também. Logo depois de receber esta notícia veio a boa-nova: as minhas trompas, ovários e útero estão em perfeito estado. O dr. Hélio disse que se eu quiser ter filhos, já é para começar a me preocupar com isso. E que não terei nenhum problema em engravidar. Mas eu disse que ainda não é a hora. Preciso recuperar a minha vida profissional que, por conta da endometriose, tive de interromper abruptamente. Agradeço a todos pelas orações e carinho. Por hoje é só! O meu umbigo está um pouco roxo preciso descansar. Beijos carinhosos!!!

205 comentários:

  1. Nossa Caroline que legal... Parabens , tá vendo deu td certo....
    Vc é guerreira mesmo sabia ..Parabéns!
    O legal é que vc futuramente irá ajudar muitas mulheres, é so questã de tempo.
    Começei seguindo a Caú agora pode deixar, não vou deixar de te segui não viu mocinha....rsrsrs
    Tudo de bão pra vc!
    Um super Abraço.
    Se cuida e fica com Deus!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Carol, querida, sempre soube que você é uma mulher forte e determinada! Fico extremamente feliz por saber que seu exemplo pode ajudar muitas mulheres que adiam sua ida ao ginecologista por acreditar que dores pélvicas são "nomais". Não existe essa história de "minha mãe sempre teve, puxei a ela". Todo mundo tem que procurar seu médico e contar o que sente! Parabéns por sua iniciativa, por expor seu caso para um bem comum. Você é uma vitoriosa!

    ResponderExcluir
  3. Carol, que bom que deu tudo certo!!
    Fico feliz em saber que vc já está melhor!!

    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Carol!! Estou super feliz com a sua recuperação! Graças a Deus a cirurgia foi um sucesso, apesar das aderências (pelo menos o mal foi cortado pela raiz).
    Quando voltar as atividades de Fisio na UNIFESP vou procurar por vc...
    Bjo grande
    Laíse

    ResponderExcluir
  5. Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Sou leitora do seu blog, e também já fiz cirurgias para retirada de aderências e focos de endometriose. Já foram 4 videolaparoscopias.
    Fico feliz em saber q vc está se recuperando bem, e espero q vc não precise mais passar por esta experiência. Cirurgia é sempre difícil.
    Espero q vc continue postando notícias.
    Felicidades,
    Sirlene@flash.net.br

    ResponderExcluir
  7. Queridos amigos, Lú, Vagner, Cris e Laise obrigada pela força e orações. Se que a energia de vcs foi fundamental para o sucesso da minha cirurgia, que foi muito mais complicada do que o Dr. Hélio Sato imaginava. Oito dias depois, eu estou ótima. Amanhã posto sobre o meu retorno. Ai, viver com os ógãos abdominais grudados, mesmo sem saber que eles estavam assim, foi muito difícil. Amanhã continuo o assunto! Beijos carinhosos!!
    OBS: Laise fiquei superfeliz com os comentários, só falat vc me seguir e fazer parte do blog!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sirlene, obrigada pelo carinho. Graças a Deus estou ótima!! Seja sempre bem-vinda ao blog. E, como está a sua endometriose neste momento?? Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Caroline,
    Que maravilha, deu tudo certo,né!!! Que você tenha muito sucesso em sua recuperação.
    Eu fiquei impressionada lento seu depoimento...nossas histórias são muito parecidas.
    Eu fiz minha cirurgia no dia 20.07, conforme havia lhe contado e também deu tudo certo. Graças a Deus!!
    Meu médico também encontrou muita aderência no intestino e, inclusive, meu fígado estava aderido na parede do abdômen, tudo isto em decorrência de uma cirurgia de apêndice suporado e um cisto enorme que eu tinha no ovário direito,cuja cirurgia fiz há 20 anos atrás e na qual ainda retirei este ovário.
    Além disto minha endometriose era profunda, de grau III.
    Muito sofrimento, mas acabou.
    Tenho certeza que vai dar tudo certo pra nós, porque merecemos!!!!!
    Agora e curtir a vida sem dor!!!!
    Eh bola pra frente, pensamento positivo e preparação para o baby, rsrsrs!!!!

    abraços
    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Caroline

    Eu me submeti à uma cirurgia semelhante à sua no último dia 16 de setembro e estou me recuperando bem. Minha endometriose estava profunda e teve que retirar até uma pequena parque do intestino mas graças à Deus está tudo funcionando legal apesar do inchaço na barriga.

    Eu tenho interesse em trocar informações com você sobre este assunto se não se importar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Oie Nathalie! Fico feliz por sua recuperação! Quanto a trocas de informação, será um prazer. Foi justamente para isso que criei este blog. Vc é de São Paulo? Caso precise de excelente médico de intestino, tenho um para indicar, o dr. Roberto Hiroshi Ieiri. Inclusive se vc ler o blog, falo dele em vários posts. Ele é excepcional! Se quiser contar a sua história, é só enviar e-mail: carolinesalazar7@gmail.com. Volte sempre e boa leitura! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  12. Lílian querida! Desculpe pela demora, mas eu jurava que já tinha respondido o seu post. Nossa história é igual. Meu Deus imagino tudo o que vc passou... todas as dores, tristezas e, tudo o que a endometriose nos traz. Infelizmente, só quem tem endometriose sabe como é. Fico feliz com a sua recuperação!Se vc quiser contar a sua história, envia um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com. Espero que continue a nos visitar e, que me ajude na divulgação do blog. Vamos diminuir o sofrimento das portadoras de endometriose. Beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito feliz com este comentário sobre a cirurgia.
    Também sofro de endometriose mas tenho traumas de cirugias.
    Descobri que tinha esta patologia no meu parto quando o médico, pelo jeito um ex-aluno péssimo, me disse que tinha câncer no abdômen. Minha gestação foi de alto risco. A partir do 5º mês já estava com dilatação e contração uterina e nem sonhava que estaria com endometriose. Quase perdi meu filho. Também sempre tive cólicas fortes na adolescência. Mas o maior trauma foi após o parto. Já em casa, algo errado aconteceu e meu útero formou vários coágulos internos e tive que retornar ao hospital e tomar ocitocina para expelí-los. Bom, após a recuperação do pós-parto, fui em uma ginecologista que constatou a endometriose. Tenho passado por muito sofrimento. Com certeza semelhante ao de muitas mulheres. Principalmente pelo fato de que não conheço médico no meu Estado, Goiás, que me passe segurança para uma cirurgia. E a cobrança do meu marido para que eu "retorne" a ser uma mulher sem dor no ato sexual, me fere mais ainda. Difícil. Virei uma assexuada. Trabalho minha mente para não sentir vontade de sexo. Mas meu casamento está indo por água abaixo. Mas não tenho coragem de fazer cirurgia por medo de algo grave acontecer e prefiro ficar sem sexo, a fazer com dor. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonima, eu tb sofro de endometriose, e tem um otimo médico em Uberlandia pertinho de GO se vc precisar da cirurgia ele é otimo, chama-se Valdivino Cassaroti

      Excluir
    2. eu sou de goiania e conheço um otimo medico digo q ele e um anjo que se chama se dr adriano teixeira otimo medico ele atende na clinica obsigastro..

      Excluir
  14. Olá,realizei uma videolaparoscopia também em novembro de 2010, há princípio fiquei bastante triste...e após a cirurgia veio realmente o diagnóstico da endometriose...então estou me preparando para o tratamento...conversando com algumas mulheres descobri que muitas hoje estão passando pela mesma situação!!! abraços e melhoras!! Joelma

    ResponderExcluir
  15. Como descobrir recentemente que tenho endometriose fiquei perplexa com os comentários de vocês, minha vida conjugal também tá numa situação dificil, não suporto ter relação com meu esposo, tenho tanta dores durante o ato, que quando ele me procura já fico triste, as vezes falo para ele que não quero, que não tou bem, mas vocês sabem que homem pensa logo besteira, que não gosto mas dele, que tenho outro, coisas desse tipo, no final de fevereiro tive a minha pior crise passei 2 dias internada num hospital, e ele tava comigo quando o medico deu o diagnostico e falou de todos os sintomas que a endometriose causa, fiquei aliviada pois acho que agora ele entendeu quando não queria ter relações.

    Um abraço "Amigas"

    "Sol"- Pernambuco

    ResponderExcluir
  16. Olá, me chamo Camila, sou de Campo Grande-MS, fiquei sabendo do seu blog hoje vi na novela Insensato Coração, na mesma hora corri para o PC, para ver e adorei.
    Descobri que tenho Endometriose a quase dois anos, foi dificil no começo porque eu não tinha idéia do que era, dai pra frente fui procurando na internet,e me aprofundando mais no assunto, não sei de tudo da doença mais já aprendi muita coisa hoje lendo hoje aqui mesmo no blog, o meu maior medo da doença e de não poder engravidar afinal sou muita nova pra ter esta frustação na minha vida.
    Adorei os post, você é uma mulher muito forte e guerreira, ate mais...
    bjinhus

    ResponderExcluir
  17. Oi Caroline, td bem? fico feliz por vc, hj entrei aqui porque ouvi na novela sobre o site, e vim olhar, pq tbem tenho endometriose e sem bem o q vc passou... Tem horas q tenho vontade de largar do tratamento, quase morro, pra vc ter uma ideia nos ultimos dois meses mestruei por 17 dias seguidos, sendo q os anteriores nao havia mestruado, a minha vida tbem anda atribulada, e ninguem sabe o q a gente passa, todos pensam q é uma simples colica menstrual... espero q td de certo pra vc fico feliz, tenho consulta em maio, vou conversar com meu ginecologista sobre a cirurgia...
    Parabens pela iniciativa, bjoss

    ResponderExcluir
  18. Olá...
    Fiquei mto feliz ontem, qdo vi de relance na novela sobre seu blog...
    Sofro há 04 anos dessa doença, venho tratando somente com anticoncepcinais, por ter pavor de cirurgias e por indicação de minha médica, mas creio q nas próximas semanas qdo fizer um novo exame, tdo estará melhor...meus sintomas tem diminuido e minha fé em Deus, persistência e determinação tem me levado a crer q poderei tentar ainda esse ano ser mãe.
    Parabéns aos autores da novela, por abordarem um tema sobre uma doença ainda mto desconhecida, mas mto incômoda a todas nós que sofremos com ela.
    Parabéns por seu trabalhado.

    Mara Vieira
    maracris_vieira@yahoo.com.br
    Taubaté/SP

    ResponderExcluir
  19. Oie... assitindo ontem a novela Insensato Coração fiquei sabendo do blog,no qual comecei a ler e gostei muito. Descobri a endometriose em minha vida em setembro de 2010, sentia muitas cólicas e dores fortes então resolvi procurar um ginecologista e para minha surpresa atraves do endovaginal pude ver o cisto de 8 cm no meu ovário esquerdo. No dia 20 de outubro passei por uma cirurgia para a retirada do cisto, onde tive que retirar meu ovário também. Ainda estou me recuperando e fazendo uso de medicação (leuprorrelina), agora em abril volto na médica para novos exames para ser liberada para arrumar meu bebê, estou muito anciosa, sofrendo muito com os sintomas das injeções, minha sorte é que tenho um marido maravilhoso que me compreende e me ajuda muito nesta recuperação.Peço a Deus que dê tudo certo pois sonho com meu segundo filho, tenho um de 12 anos que tem Paralisia Cerebral. Torçam por mim... bj grande
    meu e-mail é: drica0701@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá vi sobre o blog na novela, e resolvi entrar para conversar um pouco , descobri a minha endometriose recentemente, pois após vários ginecologistas um anjo caiu do céu e descobriu o que eu tinha, fiz uma video em setembro/2010 e duas inseminações que não deram certo, não tenho muitos sintomas por isso o tão dificil diagnostico, a´pós a video descobri que uma trompa não funciona muito bem, estou lutando para engravidar pois ja tenho 38 anos e meu sonho é ser mãe, as vezes penso em desistir de tudo, pois o tratamento é caro e no momento estou desempregada é muito dificil....
    meu email : t.lara@ig.com.br

    grande abraço

    Lara - São José dos Campos-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tera seu filho, tenha fé assim cm estou tendo. O meu caso existe a suspeita, estou corendo atras para fazer a videoparaloscopia pelo sus porque fiquei sem plano de saude, era dependente do meu ex, ele terminou no meio dessa suspeita. Confesso que estou cm muito medo, medo de n poder ter esse sonho q é ser mae. + tenho fé que ficarei curada, assim cm vc tb sera!!

      Excluir
    2. Carol, ando muito angustiada, triste, sem vontade de fazer nada, so tenho vontade de dormir, tomar remedios para dormi. Sempre sentia muitas colicas, colicas de ter senssacoes de desmaios por ser tao forte, fui para varios medicos, ninguem descobriu, o penultimo medico que fui ele me disse que estava com uma inflamacao nas trompas, assim iniciando uma queimagem, onde foi feito uma unica vez, ao retornar para fazer outra queimagem ele me perguntou qual o motivo do meu retorno na clinica, rss. Obvio fiquei indignada e nao retornei mais nele.
      Ao conversar com minha tia Katia , portadora de endo, onde ja fez cirurgia em Sao paulo, ela suspeito e me levou para o seu ginecologista nao especialista. Fiz exames, estava com uma inflamacao leve, ao me examinar ele detectou essa inflamacao nas trompas, onde mudou anticoncepcional, me indicando neovilar, dps de tres mese mudou para microvilar, para depois de tres meses passar para outro + nao retornei ao consultorio pq fiquei sem plano de saude. Nesse periodo de testes com dr. REGINALDO ele me deu a suspeita de endometriose, confesso que naom pensei na doenca, so pensei em ser mae, de imediato ele me respondeu que era cedo para falar nisso. Me desespere, sai do consultorio desesperada, sem chao, sem rumo, mas dei continuidade a minha vida com fé!!!
      Semana passada sentir dor no reto, dormi bem e acordei com essa dor, dor ao ovular, nao estava sentindo nada anteriormente + esse mes naom tomei o anticoncepcional e sentir muitas dores. Fui para dr. REGINALDO NA SEGUNDA FEIRA o mesmo nao indicou o CA125, me disse que tenho que fazer com urgencia a video, me cobrou R$8,000,00 nao tenho condicoes para isso. Foi qd procurei o hospital Roberto Santos, uma amiga conseguiu a consulta com o medico para essa sexta feira dia 25/05/2012, estou anciosa, deixei faculdade, me ausentei completamente, conversei com a cordenadora do curso, onde ela entendeu e me pediu um atestado de ausencia, tentatei pegar esse atestado na sexta com esse medico, caso eu nao consiga perderei o semestre. Mas enfim, deixo expresso o momento tao dificil que estou vivendo. Tinha comprado apartamento com o meu ex, ele sabia do meu problema e faltando um mes para recebermos a chave do apt ele resolveu terminar, fiquei sem plano, fiquei sem apt, sem nada dq tinha comprado para o apt e ainda essa anciedade que domina o meu eu. Muito medo estou de nao poder ser mae, medo somente disso. Priscila_almeida27@hotmail.com facebook prysley almeida

      Excluir
  21. Olá Carol, descobri a endometriose agora e me sinto completamente sozinha, o medo de não poder ser mãe me corrompe, mas vendo sua força e sabedoria para lidar com essa doença terrível me sinto um pouco melhor, será que poderiamos trocar algumas informações sobre isso? meu blog é www.recomecocomdor.blogspot.com
    E parabéns fiquei feliz por vc. bj

    ResponderExcluir
  22. Oiee vamos trocar experiências, sim, claro! Isso é muito importante. Caso precise de ajuda, é só enviar e-mail, tá. Você não está só, pode ter certeza. Hoje, são mais de 6 milhões de brasileiras com endo. Tenha FÉ, pois, tudo dará certo! Estou à sua disposição. Seja bem vinda ao A Endometriose e Eu. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol me emocionei muito com tds os depoimentos, fiquei sabendo do blog ontem pela novela e entrei na mesma hora, postei até um comentário com um pouquinho do que já passei tbm.
    Sofri muito e tenho sofrido ainda, e agora vcs tem me dado bastante força.
    Obrigada por ter feito esse blog maravilhoso, pelo menos entre nós achamos um conforto para td que sentimos e que os outros não entende.
    Um beijão a tdas!!!

    ResponderExcluir
  24. Oie Maria Luiza seja bem vinda ao blog! Ele é nosso, tá. Fique a vontade para contar sobre a sua endo. Eu fiz o blog com muito carinho e amor. Se quiser contar toda a sua história, é só enviar para carolinesalazar7@gmail.com Obrigada por suas palavras carinhosas! Beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  25. Olá Anônima 1, eu não conheço nenhum médico em Goiás, mas vou tentar achar. Vc é minha conterrânea, nasci em Rio Verde, e vc de qual cidade é? Quero muito ajudá-la! Quanto ao seu marido, ele tem que ser um pouco mais compreensivo. Peça a ele para ler o blog, na parte que falo sobre a dispareunia, que é a dor durante a relação. O pior é que essa dor é mais intensa, do que a da própria endo. Ele tem que entender. Diaga a ele que a sensação, é como se ele estivesse enfiando uma faca dentro de vc, e é muito ardida tb. Fala que você não tem prazer nenhum. Se vc precisar de cirurgia, terá que fazer, porque talvez a sua dispareunia até melhore um pouco, como foi o caso da minha. Mas de qualquer forma comece a pesquisar sobre um especialista. Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  26. Olá Camila seja muito bem vinda ao blog! Olha, faça o seu tratamento direitinho, que com certeza, você não terá nenhum problema em engravidar. Geralmente, a mulher se torna infértil quando a endo bloqueia as trompas. Não são todas as mulheres com endo que são inférteis, viu. Mas a FÉ move montanhas, portanto, faça o seu tratamento com muita FÉ. Foi isso que o Dr. Schor, da UNIFESP, me ensinou! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Eliane seja bem vinda ao blog! Conversa, sim, sobre a cirurgia. Ela é necessária e não é um bicho de sete cabeças, é muito simples, viu. Depois, volta aqui para contar como foi. Não para o seu tratamento, sei que é difícil, mas é necessário. Porque a endo é uma doença progresiva, ou seja, se parar, ela pode voltar com mais força. Beijo com carinho!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Joelma Cristina seja muito bem vinda ao blog! Boa sorte em seu tratamaneto. Já estou torcendo muito e vá com muita FÉ, viu. Depois volta para contar como foi. O blog é nosso, sinta-se em casa! Beijo com carinho!!

    ResponderExcluir
  29. Oi, comecei a sentir as dores a 8 anos na região do umbigo, fui a vários médicos e semre tive vários diagnósticos desde hernia, e inflamações, mas nunca ninguém cogitou ser endometriose, mas aos 38 anos resolvi engravidar, parei de tomar a pílula e para meu espanto as dores no meu umbigo aumentaram. Continuei indo a médicos e nenhum sabia me dizer o que seria e ao mesmo tempo eu não conseguia engravidar, em fevereiro de 2010 descobri 3 caroços no meu umbigo e no período menstrual comecei a sangrar pelo umbigo! Os médicos não sabiam o que era, fui a dermatologistas, clínicos gerais, ginecologistas, até que comecei a pesquisar na net e encontrei 1 caso idêntico ao meu, ENDOMETRIOSE UMBILICAL, um tipo raro de endometriose, sabendo disso fui aos médicos já falando que eu tinha endometriose umbilical, até que uma ginecologista Dra. Tabata Emke, em encaminhou para biópsia destes caroços no umbigo, fiz a biópsia e realmente era endometriose, as células do meu endométrio foram parar no meu umbigo e a cada 10 dias antes de menstruar tinha dores horríveis e sangrava pelo umbigo, já deixei de ir ao trabalho por causa das dores e pelo mal estar...Após feita a biópsia começou a minha romaria médica para que tivesse uma cirurgia, fui a ginecologistas e nenhum do meu convênio quis me operar, porque a doença era externa e eles não tinham como fazer, desanimei e dei um tempo,mas a doença não!
    Meu umbigo de 3 caroços ficou todo tomado por caroços que inchavam no período mentrual e sangravam muito, tinha que fazer curativos com gases em vários horários do dia, nessa época fui promovida no emprego e então tinha que ser ótima profissional e não dar motivos negativos como a doença, mas cheguei ao limite da dor e fui novamente atrás de médicos no meu convênio, que os próprios médicos me falaram que pelo convênio eu nunca conseguiria fazer esta cirurgia....Procurei um médico particular, ótimo, mas o valor da cirurgia era alto demais e eu não conseguiria pagar nunca...
    No meu caso a endometriose era no umbigo, tinha uma lesão com mais de 4cm de profundidade e 2cm de diâmetro, conclusão teria que retirar o umbigo e tentar fazer uma reconstrução.
    Precisava de um bom cirurgião geral, já que meu convêncio não cobre cirurgião ao mesmo tempo com plástica na mesma cirurgia...Então após passar por 24 médicos, consegui enconcontrar um médico que disse que iria me operar Dr. Otávio Cansação, em um pequeno hospital em Barueri, o Hospitalis, nunca imaginei que minhas dores seriam aliviada alí...porque fui a grandes especialistas conhecidos internacionalmente, a médicos de Moema e fui operada em Barueri, na cidade onde moro.
    Fiz então uma laparotomia aberta e tive uma reconstituição do umbigo, em fevereiro de 2011.
    Agora estou em recuperação, volto ao trabalho depois na semana após ao carnaval, pois utilizei minhas férias para me recuperar...
    Sinto muito mágoa dos médicos, que deram pouca importância ao meu problema, porque não precisava chegar neste estágio que eu cheguei, e outra mágoa era eu ter me diagnosticado pela internet e quando falava disso aos médicos eles duvidavam, mas não aprofundavam nos exames para realmente saberem o que era...
    Bom, agora espero me recuperar e tentar engravidar o mais rápido possível, porque estou hoje com 40 anos e a endometriose poderá voltar...

    obrigada,

    Patrícia Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá patrícia gostaria muito de trocar umas idéias com você, pois estou passando pelo mesmo caso.

      Excluir
    2. Olá, como me identifiquei com sua história, ontem depois de muita luta consegui uma ginecologista que me abriu os caminhos e falou da existência dessa endometriose umbilical. Há um ano sinto dores no umbigo e de um tempo pra cá começou a sangrar. E me senti mais uma vez um ET quando ela falou que isso é raríssimo, pq já operei o pulmão 3 vezes também por causa rara, pneumotórax espontâneo, então resumindo vim ao mundo pra ter raridades, rsrsr. Obrigada meninas, por saber que não estou sozinha.

      Excluir
  30. Eu sofro a 15 anos de dores, descobri que tenho endometriose a 12 anos e trato desde que soube,mas sem resultados positivos.
    A um mês descobri que a endometriose está no meu intestino e vou fazer a cirurgia,é muito chato e principalmente os exames que estou fazendo mas... tenho fé que dará tudo certo e vou realizar meu sonho em ser mãe.
    Vamos ter fé e acrediat sempre nos médicos dos médicos Jesus.

    ResponderExcluir
  31. Olá Caroline...
    Eu conheci seu blog pela novela Insensato coração, estou adorando...
    Sou portadora de Endo... minha história começou na adolecencia... sempre com muitas cólicas apenas nos periodos de menstruação... ia ao pronto socorro todo mes tomar injeções para dores... até que um dia troquei de ginecologista, Dr. Sandra um amor, mais nova que a anterior, Dra Sandra detectou a Endo rapidamente... depois de alguns exames que ela me pediu em lugares de confiança dela... Logo me indicou o Dr. Gil, especialista em Endo, isso tudo no final de 2007, quase pertinho do Natal... ele rapidamente já foi me dizendo que teriamos que operar... sem esperar passar o Natal e as festas de fim de ano. É claro que depois de dito isso minha familia assustou, pois era uma operação de urgencia, e ele tbm não pode deixar de dizer que poderiamos encontrar ali naquela video algo maligno, e que teriamos que estar prepaprados para tal. Bom como Deus esta sim sempre conosco fui ao centro espirita que minha prima frequentava e trabalhava na época, passei por um médico medium, foi bem legal... ele me disse para eu manter o pensamento que o meu aparelho reprodutor era saudavel, e que a cirurgia ia ser um sucesso!!!! Em dezembro de 2007 operei, realmente foi um sucesso, a unica coisa que me deixou meio encucada foi que tirei um cisto, um mioma porem saiu tbm uma trompa e um ovario, ambos do lado esquerdo. Logo após a minha recuperação e acompanhamento da minha médica já fui querendo saber sobre a reprodução heheheh... Ela foi meio confusaa quanto ao assunto, disse que na hr que eu quiser ter filhos vamos entrar em um tratamento... mas isso pensamos depois, quando for a hr. Foi uma pulguinha na minha orelha sabe. Ela não me disse nem que sim nem que não. E até hoje quando pergunto isso a ela, obtenho a mesma resposta. Ah, ja ia me esquecendo, gente, eu não menstruo, desde 2007, tomo gestinol 28, sem parada, isso deixa minha pele ótima, sem dor alguma, porem sem menstruação, o que causa sim um transtorno na libido, baixo, mas há. e talvez uma tendencia para engordar.
    Agradeço muito o espaço, sou de São Paulo, tenho 26 anos.
    Paula C. Scarcelli.

    ResponderExcluir
  32. Olá Paula, como vai?
    Ainda bem que você confiou em Deus e nos médicos. Ter FÉ é essencial para nós. Diga uma coisa, o Dr. Gil é um grisalho com sobrenome difícil de pronunciar?Quando eu passava com os ginecologistas da UNIFESP, eu passei com um Dr. Gil, que foi fantástico. Foi ele quem disse que eu teria que operar. Mas aí, eu estava também om o Dr. Hélio no Nipo. Eu que agradeço por seu comentário. Seja bem vinda ao blog!! Ele é nosso, viu! Eu também não menstruo mais, mas depois de tomar a testosterona, a minha libido voltou, graças a Deus. Mas, realmente, a menstruação faz a diferença. Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie meninas, estou 15 dias de operada, acompanho o blog a um tempo, mais nunca me pronunciei, operei com o dr gil kamer o resto nunca lemnbro, um nome dificil demais.. passo com ele desde 2007, essa é minha segunda cirurgia, ja tenho um filho de 4 anos, descobrimos a endo depois do nascimento dele, pois tive muitas dores e sangramentos sem explicaçao... Amo demais esse medico, confio muito nele, na primeira cirurgia nao tinha quase nada de endo, agora nessa tinha focos em muitos, lugares, bexiga, ovario e um nodulo do adbomen que me deixava com dores pra vestir a calca e o cos pegar... quem tiver a oportunidade de passar com ele, faça isso, pois ele é uma pessoa fantastica, humana e se importa com seus pacientes.

      beijos e melhoras a todas!!

      Excluir
    2. Olá anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Seja bem vinda ao blog!
      Como está sua recuperação?
      O sobrenome do médico que você citou seria Kamergorodsky? Ele atende em qual cidade?
      Obrigada pela indicação do dr. Gil.
      Se quiser postar sua história com a endometriose na seção história das leitoras, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  33. Oi Caroline, estou adorando o seu blog, pois estou mais ciente do problema que provavelmente esteja ocorrendo comigo. Meu nome é Regina e tenho 30 anos e estou casada há 2 anos. Tem mais de 1 ano que parei de tomar anticoncepcional pra engravidar, mas algo em torno de 8 meses, durante a menstruação, eu sinto uma dor enooooorme que não era nem exatamente na barriga, mas sim na lombar...vc não tem noção que dor é essa! eu tento sentar, ficar em pé, deitar, andar, achar qualquer posição pra aliviar a dor e nada! é insuportável! O pior de tudo é que a dor não é só durante a menstruação, mas ela agrava depois que acaba o período menstrual! fui em todas as especialidades médicas e ninguem descobre o que eu tenho, daí fui em vários ginecologistas e inclusive fiz até em pleno dia do meu aniversário o tal exame "histerossalpingografia", a minha esperança estava nesse exame de achar o motivo da minha dor. Quando terminou o exame, não sabia se eu ria ou se eu chorava....não deu nada! O médico falou que as trompas estavam perfeitas, e os ovários também. Remédios? Acho que o meu organismo se acostumou com todos, nos momentos de dores, chego a pedir a Deus pra desmaiar pra não ter que ficar sentindo aquela dor insuportavel e ver meus familiares tão preocupados comigo. O que eu não entendo é porque essas dores começaram a aparecer agora?! durante toda a minha adolescência eu sequer sentia cólica! Também frequento a doutrina espírita, e ultimamente as dores só amenizam através de prece, de oraçao. O meu ginecologista recomendou fazer a videolaparoscopia, confesso que estou com receio somente da anestesia geral, mas não estou vendo outra soluçao a nao ser passar por essa cirurgia pra tentar descobrir de vez se o que eu tenho é a endometriose ou não. Como vc já passou por essa cirurgia, depois vc menstruou belezinha e não sentiu mais dor? após a cirurgia, o local fica muito dolorido? vou ficar sempre acessando o blog pra desabafar com vc. Bjos. Regina Elizabeth, Goiania - GO.

    ResponderExcluir
  34. Patrícia, querida! Espero que sua recuperação tenha sido boa! Olha, fiquei chocada com o seu caso, eu não sabia da endometriose umbilical. Meu Deus, quanto sofrimento!! Se depois você quiser contar a sua história, que acho bacana para alertar as mulheres é sóe nviar por e-mail, tá. carolinesalazar7@gmail.com
    Imagino a sua mágoa, mas ainda bem que você é inteligente, e que existe a internet. Já pensou se a internet não existisse?! Até quando você aguentaria essas dores e o sangramento pelo umbigo? Eu só descobri a minha endo, porque o meu namorado, que é fotógrafo, foi cobrir uma palestra sobre a doença. A esta altura, eu já tinha feito todos os exames possíveis e impossíveis e estavam todos perfeitos. No auge das minhas dores, eu esparramava todos na cama, para tentar achar alguma coisa. Imagina, eu leiga no assunto, ia achar o quê naqueles laudos? Mande notícias! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  35. Caroline, simmm, é esse Dr. Gil mesmo... legal!!!!!

    Nossa, vou me informar sobre a testosterona, muito legal saber disso!!!!

    Bjussss, muito obrgada pela resposta!!!

    ResponderExcluir
  36. Oie Paulinha! Eu imaginei, ele foi fantástico. Vc passa com ele por convênio??? Preciso de outro bom profissional que atende convênios, para eu indicar aqui. Só o Dr. Hélio não dá. A espera dele está de quase 2 meses. Falaram que a culpa é minha! haha Manda e-mail para carolinesalazar7@gmail.com Amanhã tenho fisio, vou ver se encontro com o Dr. Gil. Eu tomei um metiltestosterona manipulado por 2 meses. Foi o suficiente, a minha libido já voltou!! Adorei a sua visita!! Ebaaa! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Carol, te mandei e-mail... bjão!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Olá Carol, tenho endometriose e minha cirurgia está agendada para o dia 06 de abril, confesso que estou com muitooo medo!
    Desde julho do ano passado descobri que tenho endometriose, na verdade, sempre tive todos os sintomas, mas nenhum médico falava o que era realmente e sempre pediam exames e mais exames...e com isso fui adiando...priorizando outras coisas e deixando de lado minha saúde, até que uma amiga me indicou a Dra. Ana Maria, gostei bastante dela, super profissional e especialista em cirurgias de endometriose, ela atende convênio, o meu é Bradesco Saúde, deixo o contato dela, caso alguém precise:

    http://www.skopia.com/

    Dra Ana Maria
    VILA NOVA CONCEIÇÃO
    Rua Afonso Brás, 525 conj. 53
    CEP 04511-902 Capital SP
    Fone: 0xx11 3849-4585

    ahhh Gostaria que você me passasse o endereço do centro espírita que freqüenta!

    adorei o Blog! Parabéns!
    Beijos

    Mari - maritzaelias@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Fernanda Palomo Pedroni31 de março de 2011 às 20:11

    Olá Carol,
    tb tinha o mesmo problema que vc, dor, dor e mais dor... ficava 1 semana sem sair de casa por causa das dores, um horror!!! Meu médico aconselhou operar para investigar a endo, fiz ontem, 30/03/11, e adivinha, quase não tinha foco da endo e meu intestino estava fora do lugar, grudado em outros órgãos, muita doideira isso, fiquei chocada, por isso tinha tanta prisão de ventre. Fui operar a endo e descobrir que era outra coisa. Cheguei em casa hoje e estou me recuperando, o umbigo é que incomoda um pouco, mas tá tudo tranquilo, fiz a minha sonhada cirurgia tb :)
    Boa sorte na sua vida nova!!
    Beijoxxx,
    Fernanda Palomo.

    ResponderExcluir
  40. Olá Fernanda!
    Olha, que alívio, viu. Eu também estava assim, com todos os órgãos abdominais grudados, intestino sufocava tudo. Mas esse é o grande perigo da endo: ela gruda todos os órgãos e faz esse estrago todo dentro do nosso corpo. O umbigo realmente incomoda e vai ficar roxo, por um bom tempo. Mas, aos poucos, tudo volta ao normal. Pelo menos, o mal foi cortado pela raiz, pq as aderências dói e muito. Boa sorte para você em sua nova vida. Seja bem-vinda ao blog!! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Carol e meninas....
    Fiz minha cirurgia dia 5...o médico não entendeu pq teunho tantas dores pois ele encontrou poucos focos, estou ansiosa para não sentir mais dores! Tenho 23 anos e uso mirena há 2, não aliviou meu caso, agora aguardo novidades no tratamento...

    A propósito, demorei pra acertar com os médicos mass agora deu certo, reomendo!
    bom, meu convenio é o notredame... meu ginecologista é o Dr. Donato Lauria Neto - Av. Brigadeiro Luis Antonio - SP e o que realizou a cirurgia é o Dr. Fábio Bottini Manchini, que atende também no anta Joana...
    Carol, após acirurgia, como vc se sentiu, as dores voltaram após quanto tempo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Olá Carol, primeiramente gostaria de parabeniza-la por esse blog, muito bem explicado,está me ajudando muito, a entender melhor como é viver nesse mundo com todas as limitações que nós com a Endo vivemos...Estou aguardando anciosamente a minha Videolaparoscopia que será o mês que vem, tenho 23 anos e passei por momentos terriveis venho lutando a 4 anos para descobrir a tal doença, fazendo todos os tipos de exames mais nunca com um diagnostico preciso, sempre com a famosa(Ahhh pode ser) e o descaso de médicos que não são preparados para atender pacientes com a Endo!Passei por diversos ginecologistas a até que decidi ir no Dr Walmir Lemes Garcia onde pude sentir que não estava sozinha...Sofri muito e continuo sofrendo muitas dores, altos e baixos,tristezas e incompreensão...Agora faço uso de anticoncepcionais continuo,para não menstruar, mas as cólicas continuam a todo tempo... Gostaria de saber de você como foi a sua recuperação e as dores voltaram??Obrigada por dividir conosco esse blog.. Beijoss...

    ResponderExcluir
  43. Óla meninas
    Fiz a minha cirurgia a video no dia 27, estou em recuperação, mas graças a Deus foi tudo bem,meu médico disse que agora vou ter que tomar anticoncepcional por 6 meses sem intervalo, gostaria de saber qual foi o procedimento que vocês fizeram após a cirurgia.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Olá, Elen como você está??
    Já está melhor? Olha, eu tomei anticoncepcional por três meses seguido para não menstruar. Segundo o meu médico, a pausa é necessária, pois, os ovários precisam descansar. Quando menstruei, em outubro de 2010, eu tive muita cólica e pedi para ficar um tempo sem menstruar. Operei em julho de 2010 e, até hoje, abril de 2011, eu ainda não menstruei. No meu caso, eu prefiro assim! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  45. Oi Carol, td bem?
    Graças a Deus estou bem, os pontos já secando e essa semana já vou tirá-los e voltar a vida normal.
    Muito obrigada pela resposta, agora fico mais tranquila.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Oie, Elen!
    Fico feliz que esteja bem!! Estou torcendo por sua recuperação. Eu estou muito bem, porém, com dores, principalmente, em minha lombar. O meu trabalho requer que eu fique muito tempo ou em pé, ou sentada. Aí, já viu... é dor na certa. Bem que eu queria que elas fossem psicológicas!!

    ResponderExcluir
  47. Olá Caroline boa noite... quero te parabenizar pela sua força e sua perseverança, quero muito falar sobre isso hj fui no medico e acabei de saber que estou com endo... fiquei muito triste , mas ao saber desse blog fiquei super curiosa e vontade de saber sobre... desde já de agradeço e obrigado... Neia

    ResponderExcluir
  48. Olá, Neia como vai??
    Seja muito bem-vinda ao blog. Ele é de todas nós, portadoras de endo, viu. Fique à vontade no blog para falar sobre o que quiser. Eu sei que ninguém quer ter uma doença crônica, progressiva e sem cura, mas podemos conviver muito bem com a endo. Somos mulheres guerreiras que viemos ao mundo para lutar para que futuras gerações de protadoras não sofram como nós: com a falta de informação sobre a doença e, pior, com o descaso de nossos governantes. Eu que agradeço por fazer parte do A Endometriose e Eu. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, Carol!
    Estou muito feliz pela conquista da tão esperada cirurgia. Que Deus te abençõe cada dia mais...ótima recuperação pra ti!
    Vou aproveitar o ensejo para uma perguntinha básica...rsss
    Quase não vejo falar sobre a endo...e o uso do diu(mirena), gostaria de saber sem tem algum conhecimento de melhoras com o uso deste?
    Obrigada!
    Bjim

    ResponderExcluir
  50. Oiee amigas!!!
    Estou me recuperando de uma cirurgia pois a endometriose alastrou para meu intestino e tive que retirar para boa parte dele.
    Sofri muito mas estou aqui e aos poucos vou me recompondo.
    A 10 anos atrás eu havia feito uma cirurgia no ovário por conta da endometriose e perdi um ovário e desde lá faço tratamento.
    Preciso de um médico muito bom para me tratar agora que já refiz a cirurgia,se alguém puder me indicar agradeço.
    Vamos ter fé sempre, pois os médicos dos médicos é Jesus!!!
    paty_rodrigues75@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Oi Carol e meninas,

    É a primeira vez que entro nesse blog, mas me surpreendeu a coincidência das informações, os mesmos sintomas que sinto, como vc. comentou ninguem nunca especificou claramente a questão das fezes, as vezes vc. tenta explicar, mas parece que as pessoas nao te entende, eu tenho a endo à 12 anos, e faço tratamentos com a depo, mas parei no momento e estou sofrendo muito, e o que me chamou a atenção é as dores que estava sentindo para evacuar, agora por ultimo o médico me pediu uma colonoscopia, tudo indica que posso ter a endometriose no intestino, por isso estou buscando o máximo de informções que possível para entender melhor. Obrigada
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha muita dor para evacuar, e fiz uma cirurgia para retirada de um pedaço do intestino, agora não tenho mais essa dor...quase morria pra evacuar na epoca da menstruação,mas fé em Deus que td vai dar certo.

      Excluir
    2. Nossa eu ainda tenho problema pra evacuar no período menstrual. Ninguém merece.

      Excluir
  52. oi meu nome é meire eu estou com um endometrioma d parede a cirurgia ja esta marcada mas confesso q estou com um pouco d medo sofri demais até ter o diagnostico, no meu trabalho muitas pessoas inclusive a minha chefe não acreditavam achavam q eu fazia corpo mole,mal sabiam a dor q eu sentia,dores insuportavéis,chorava demais,pelas dores e por ver q as pessoas não acreditavam em mim ,tinha q trabalhar com dor,pois até os médicos antes d descobrir o q eu tinha não atestavam o meu dia,perdi varios dias d trabalho,fui até suspensa por isso o q me magoou demais achei uma falta de consideração da minha chefe,ah se ela sentisse um pouco das dores q eu sentia não faria oq ela fez,hoje não estou me importando tanto com o meu trabalho e nem com o q as pessoas pensam estou mais preocupada com a minha saúde,e eu tenho fé em Deus q vai dar tudo certo na cirurgia,pois sei q ele estara lá comigo o tempo todo ,ele tem me dado forças ah se não fosse o meu Deus na minha vida...Meire 29 anos Sumaré-sp

    ResponderExcluir
  53. Olá, Gil como vai??
    Obrigada por todo o seu carinho!! Sobre o Diu, eu não posso tecer comentários porque eu nunca usei. Mas tudo vai de acordo com o organismo da mulher. Pelos comentários de minhas leitoras sei que, para muitas funcionam, mas para outras não. O Diu é recomendado para quem não quer engravidar tão cedo. Eu sou uma desses, mas o Dr. Hélio não o indicou para mim. Mas sei que ele já indicou para outras pacientes. Acho que vai de caso em caso. O melhor mesmo é vc tirar a sua dúvida com o seu médico. Lembre-se, ele tem que ser o nosso melhor amigo. Depois quero saber se vc colocou o Diu ou não. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  54. Olá, Paty tudo bem?
    Em qual estado vc mora? Se for próximo a cpital paulista, eu tenho a UNIFESP para indicá-la. Como está a sua recuperação? Espero que esteja tudo bem! Dê notícias!! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  55. Olá, Meire como vai??
    Eu imagino tudo o que vc passou. Eu passei por isso também, não só no trabalho, mas dentro da minha própria casa. É muito difícil ver pessoas que ama falarem mal vc porque simplesmente não conseguimos andar, respirar porque a nossa dor é muito forte. Só quem sofre com essa terrível doença é que sabe. Ainda bem que vc descobriu a tempo o que tem. Nesses momentos, o Deus nos conforta. E, apesar de todos os meus sofrimentos, digo: ele existe e nos escuta. Ele sabe de todos os nossos sofrimentos e tenho certeza que um dia seremos recompensadas por sofrermos tanto. Tenha FÉ, pois a sua cirurgia será um sucesso! Isso se já não foi. Além de Deus tempos sempre a ajuda de nosso anjo da guarda. Pela sempre a ele proteção e força em nossa árdua caminhada! Eu tenho trabalhado muito (graças a Deus) e chego sempre com dores em casa, por isso não consigo responder aos comentários todos os dias. Quero saber notícias suas após a cirurgia! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  56. isso me ajudou a tomar minha decisão muito grata amiga!!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Oi, Carol! Li os relatos e vi que têm muitas mulheres na mesma situação que eu, o que não me deixa feliz, mas aliviada talvez. Porque acabo reunindo forças e esperanças para não entrar em desespero. Gostaria que me ajudasse numa informação. Sou do Rio e tb recebo atendimento na UNIFESP pois me inscrevi no programa de fertilização in vitro. Esta semana recebi a notícia da minha médica que precisaria de outra cirurgia, dessa vez por vídeo (Fiz uma cirurgia aberta no início desse ano). O meu plano não autorizou pois ainda estou na carência de quinze meses e eu gostaria de saber se os médicos da UNIFESP não a faria. Já liguei para lá, porém não há mais vaga para consulta este ano e como estou ansiosa que esta informação o mais rápido possível. Se puder me ajudar, me indicar um médico que faça, estou procurando por uma solução, já pensei até em tentar pagar. Me manda por email. summida@hotmail.com
    Ah, outra coisa que me chamou a atenção no seu relato foi a procura por médicos espirituais, tb venho me confortando com eles e me apegando mais na fé em um Deus enorme. Isso é muito importante! Bjs Ju

    ResponderExcluir
  58. Oie, Jú tudo bem?
    Eu só conheço a UNIFESP em São Paulo. No Rio, não. Como assim que não existe mais vaga para consulta! Ainda faltam três meses para acabar o ano! Você quer o telefone de São Paulo?? Seja bem-vinda ao blog. Eu acredito em muitos tipos de tratamento, como os espirituais, por exemplo. Infelizmente, a endometriose nos deixa piradinha, piradinha, como se fôssemos uma louca. O tratamento espiritual foi essencial para eu aceitar os momentos difíceis que passei como o desemprego, a falta de entendimento entre muitos outros. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  59. Oi gente td bem?
    Meu nome é Gislene, e descobri recentemente que tenho endometriose retro cervical profunda.
    O meu medico ja marcou a videolaparoscopia para o proximo dia 24.
    Descobri que a minha doença é antiga e também que tenho muitas aderencias.
    Infelismente não senti ou não dei a devida atenção aos sintomas mas tenho fé que tudo vai dar certo.
    Pesquisando sobre a doença encontrei esse blog e achei muito legal.
    Só quem ja passou por isso sabe como é dificil, como a dor é terrivel e como nos sentimos mal por causa disso.
    tenho o apoio da minha familia, mas foi muito dificil descobrir que tenho endometriose e que ja esta nesse grau,principalmente pq sempre me cuidei, sempre fui ao ginecologista e fazia todos os exames e nunca seurgiu essa possibilidade de ter essa doença, mas enfim agora que tenho vou tratar disso.
    Sou Kardecista e acredito que nada é por acaso e tenho muita fé que tudo dara certo e que se tenho que passar por isso ninguem passara por mim.
    Mas coma graça de DEUS tudo dara certo.
    Volto pra contar como foi a cirurgia
    Bjus

    ResponderExcluir
  60. Olá, Gislene como vai?
    Infelizmente, o primeiro sinal da endometriose é a cólica muito forte. Porém, todas as mulheres acham que ter cólicas é normal. Do tipo, a minha mãe tinha, a avó também... mas todas estão enganadas. É lenda! Nenhuma dor em nosso corpo é normal. É normal vc ter dor de dente? Não, quando isso acontece vamos correndo ao dentista. Pois é, com a cólica é a mesma coisa. Está em nossa criação achar que cólica é normal. Eu também pensava. Apesar de a sua endo ser uma pouco mais avançada, tenho certeza que tudo dará certo. A sua cirurgia será um sucesso! Os médicos irão desgrudar os órgãos e as aderências irão embora. O espiritismo me ajudou muito, principalmente, entender todo o meu sofrimento e também me ajudou a reerguer, e foi lá que descobri que ser portadora de endo é a minha missão nesta vida. Realmente, nada é por acaso, inclusive, nenhuma doença. Sinta-se abençoada por ter o apoio de sua família. Se precisar de ajuda é só pedir. A sua cirurgia será daqui a dois dias e já estou emanando boas vibrações pra vc. Volta depois pra contar como foi. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  61. Gente eu leio mil artigos e vejo que ninguem tem dor todo dia, somente quando vai menstruar ou quando esta menstruada, ou quando vai ter relações sexuais, eu nao consigo entender, descobri que tenho endometriose a tres meses e é normal eu ter dores todos os dias ? Não consigo entender, vou operar no proximo mes estou em desespero, estou com medo, medo da anestisia e medo de ocorrer alguma coisa errada na propria cirurgia.
    Por favor me orientem me ajudem

    ResponderExcluir
  62. Esqueci de deixar meu email
    alessandracampos2005@gmail.com
    Por favor, me ajudem, tenho me sentido muito sozinha e com medo.

    ResponderExcluir
  63. Alessandra, minha querida!
    Eu sei tudo o que está passando. Não é só vc que sente dor todos os dias, não. Eu sentia e, mesmo após a cirurgia, continuo sentindo as dores quase todos os dias. Eu nem tinha foco ativo. Como explicar uma doença que ainda é enigmática para a medicina? Não tenha medo da cirurgia, não. É tudo supertranquilo. Eu fui tão feliz pra minha cirurgia, pois eu sabia que tinha algo errado comigo. E eu estava morrendo com as aderências. Tenha FÉ. Vá confiante serena porque vai dar tudo certo. O medo não é um sentimento bom, não traz boas energias e agora vc precisa de boas vibrações. Peça a Deus para lhe ajudar, pois tenho certeza que ele e o seu anjo da guarda estarão guiando as mãos do seu médico. Pode contar comigo sempre! Volta aqui depois pra contar o sucesso de sua cirurgia. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  64. Oi Caroline!
    Estou surpresa!!!!
    Pesquisando sobre ENDOMETRIOSE encontrei teu blog e li várias postagens. Não acreditei ao encontrar o banner das BLOGUEIRAS UNIDAS em teu blog. Sou administradora da parceria e jamais pensei que precisaria da tua ajuda.
    Estou desesperada!!!
    Descobri no dia 16/11 que tenho endometriose.A cirurgia de retirada de útero é inevitável, mas o médico me pediu uma biopsia que farei no dia 21/11. Tenho todos os sintomas citados nos comentários anteriores e tenho medo de ter que retirar parte do intestino. Tenho hemorragias terríveis, não consigo ir aos pés normalmente, quando consigo são pequenos fiapos e os gases são fétidos d+( desculpa estar citando minha intimidade), tenho dores na relação e fujo do marido a algum tempo.Enfim, preciso de ajuda e toda a informação será bem vinda!
    Tenho três filhos a menor está com 6anos, não me importo em retirar o útero, não pretendo engravidar com 46anos. Minha preocupação é com o restante dos órgãos que segundo o médico já devem estar com aderência.
    Aguardo!

    ResponderExcluir
  65. Olá, Sigléa como vai?
    É um prazer tê-la aqui no blog. Há mais de um mês faço parte das Blogueiras Unidas. Até lhe enviei um e-mail solicitando que vc escrevesse sobre o A Endometriose e Eu em seu blog, pois muitas mulheres têm endometriose, mas a maioria ainda não sabe. Imagino o quanto ficou assustada quando soube que têm endo. Na verdade, o desespero bate quando começamos, a saber, mais sobre a endo. Sei o quanto vc sofre, ainda mais para evacuar. Estou aqui para ajudá-la, mas conheço médicos só em São Paulo. Não se desespere! Estamos no mesmo barco. Escreva para carolinesalazar7@gmail.com que estou aqui. Eu sou a prova de que a endo pode ser controlada, mas nunca poderemos abandonar o tratamento. Temos que ter isto em mente, viu. Ah, e se vc puder escrever um post no seu blog falando que o blog está concorrendo ao Top Blog Brasil. Tenho certeza que mais Blogueiras Unidas tb têm endometriose. Quanto às aderências, elas doem muito mesmo. E esse mal tem que ser cortado pela raiz. Com isso, só a cirurgia mesmo. Geralmente, muitas portadoras retiram pedaço do intestino. Infelizmente, isso é normal. Só é necessário bons cirurgiões. Espero que curta o blog!! Seja bem-vinda!! Estou aqui para o que precisar!! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  66. Oi Carol!
    Meu nome é Fabiana e tb tenho Endometriose. Tenho dores há muitos anos e já passei por vários médicos e tratamentos. Até o dia em o Dr. Carlos Henrique chegou em minha vida. Fiz a cirurgia há 6 dias e estou em recuperação. Foram retirados focos os focos e um mioma tb. Ao ler esse post, me emocionei, pois sei e o que vc sentiu. Porém ainda tenho medo, medo das dores voltarem. Este ano de 2011 foi o pior ano para mim, pois as dores se intensificaram ainda mais, eu n tinha vontade de fazer nada.... foi muito difícil, porém a minha FÉ me trouxe até aqui e sei que a partir de agora é uma nova vida. Acredito que a insegurança, seja comum, e tb acredito que nada acontece por acaso.
    Quero "dizer" que sou grata a vc, por manter este blog, pois todas as minhas dúvidas são amenizadas aqui.
    Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  67. Oie, Fabi como vc está?? Melhorando??
    É muito importante repouso absoluto nos primeiros 15 dias. Não faça esforço de jeito nenhum. Uma das características da endo é o fato de a dor aumentar e muito, com o passar dos anos. É aí que ela deixa de ser uma simples cólica. O importante é descobrir rápido para não perder nenhum órgão. Eu tinha três miomas também. Aliás, miomas e cistos são supercomuns em mulheres com endometriose. Não precisa agradecer por nada, sou eu quem sou grata por terem vocês por aqui. Sucesso em sua recuperação!! Agora é uma nova vida! Só não extrapole, pois a endo é progressiva e pode voltar. Nada de esforço, estresse, tristeza... Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  68. Olá, Carol!Muito bom saber que existe um meio de nós, sofredoras da endometriose, podermos desabafar e compartilhar todas as tristes experiências que vivemos com essa doença sem cura. Lendo muitos dos depoimentos, tive a sensação de estar ouvindo a minha própria história. Tenho endometriose há bastante tempo, nem sei ao certo (creio que há uns 10 anos). Sempre sofri co fortes cólicas, enjôos, etc. Fiz tratamentos com os vários medicamentos citados: cerazette, gestinol, elani 28 e zoladex. Infelizmente, nem um deles fez efeito. Estou a 03 dias de me submeter ao procedimento de videolaparoscopia (será no próximo dia 06/01/2012). Estou muito ansiosa, nervosa, mas ao mesmo tempo otimista de que, após o tratamento, serei uma nova pessoa... Como a endometriose nos transforma num ser fechado, depressivo... aff! Precisamos de muito apoio das pessoas que nos amam. Carols, como foi o seu pós-operatório? Como você se sentiu quando acordou, após o procedimento? Beijos.

    ResponderExcluir
  69. Olá Carol, fico muito feliz em saber que sua tão sonhada cirurgia deu certo...Descobri que tenho a Endo em outubro de 2009, graças a um médico particular, pois nunca foi diagnosticado nada em varios ginecos que passei...Já em fevereiro de 2010 me submeti a FIV, estava muito insegura em relação a dar certo e infelizmente não deu, obtive um resultado negativo e doeu muito tanto em mim qto em meu esposo...Estou em SP e é tão dificil a gente conseguir um tratamento gratuito aqui...sinto muitas dores, principalmente no meu ciclo que é de muitos dias...Tenho fé em Deus que irei conseguir me tratar e conseguir a minha tão sonhada cirurgia tb, pois não teria coragem de fazer outra FIV e ver q não deu certo... Gostaria muito de saber onde vc está e que médico que vc conseguiu pra fazer a cirurgia, me passe por favor, meu e-mail é tatiana_rosa_silva@hotmail.com...
    Bjus e Deus nos ajude né.

    ResponderExcluir
  70. Carol, tentei ler seus comentários, porém são muitos, mas no fundo gostaria de saber se tem alguma citação sobre o Dr.Fabio Bottini Manchini, pq coloquei o nome dele no google e me trouxe pra cá no seu blog, vc sabe sobre ele,? vou fazer uma histerioscopia com ele semana q vem....confiável???

    ResponderExcluir
  71. Olá, Regina como vai?
    Seja muito bem-vinda ao blog! Eu não conheço esse médico. Ele atende na capital paulista? Você vai retirar todos os seus órgãos sexuais? As trompas, os ovários e o útero? É necessário mesmo? Agora se você não estiver segura, é melhor procurar outra opinião. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  72. Olá, Tatiana como vai?
    Seja muito bem-vinda ao blog!!Infelizmente, muitos ginecologistas não conhecem, e outros ainda não acreditam que a endometriose existe. É o cúmulo do absurdo, mas se tratando de Brasil onde tem milhões de faculdades de medicina particular, esse absurdo é possível. Olha, ou lhe indicar por e-mail o ambulatório de algia pélvica e endometriose da UNIFESP. É só você ligar lá e marcar com a Fátima, que é uma fofa, assim como os médicos e fisioterapeutas. O tratamento lá é maravilhoso nem parece que é do SUS. Fique tranquila que vou lhe ajudar a conseguir um bom tratamento. E, em breve, você estará gravidíssima. Você tem razão, em nada adianta tentar outra FIV, se você não sabe se tem focos, se precisa operar. Tenha fé que tudo dará certo. Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana,
      Peguei hoje o resultado de uma ressonância magnetica que fiz, pois em uma USG trans, deu leves indicios de adenomiose, hoje quando peguei o resultado da RM quase tive um troço, porque não sabia muito bem e ainda não sei o que é isso endometriose profunda incipiente, preciso urgente passar com um especialista, liguei na minha assistência médica Bradesco Saúde, e não conseguiram localizar nenhum especialista no assunto, liguei para alguns consultórios/clinicas particulares, o menor valor de consulta foi R$ 400,00 é um absurdo de caro.
      Em uma pesquisa no google conheci o seu Blog que me esclrareceu um pouco mais sobre o assunto, obrigada por disponibilizar informações tão importantes.
      Gostaria que me enviasse, se possível, a indicação do ambulatório da UNIFESP que você cita acima, meu e-mail é sandraleite@hotmail.com.br, é isso mesmo tem o br no final, fico muito agradecida.
      Sandra Leite

      Excluir
    2. Oi, Sandra,
      Espero que esteja tudo bem com vc! Peço que vc me envie, por favor, um e-mail para eu lhe passar o tel. do ambulatório da Unifesp, que é do SUS, mas como vc tem convênio, eu posso lhe indicar o dr. Hélio Sato, meu ginecologista especializado em endo, que atende alguns convênios no hospital Nipo-Brasileiro. Meu e-mail é carolinesalazar7@gmail.com Espero por vc! Beijos com carinho!!

      Excluir
  73. Olá, Verônica como vai?
    Seja muito bem-vinda ao blog. Fico muito feliz que você gostou dele. Aqui, você pode desabafar à vontade. O espaço é de todas nós, portadoras de endo, que, muitas vezes sofremos sozinhas e caladas. A sua cirurgia será hoje. Se você ler esta mensagem, saiba que irei rezar por você, e tenha certeza de que depois você será uma nova pessoa mesmo. Bom, eu continuo com dores, mas aí vai de cada portadora. O pós-operatório é tranquilo, dói, claro, o umbigo fica super-hiper-roxo, ou melhor, preto. Aliás, demora um tempão para sair, mas sai. O importante é fazer repouso absoluto por pelo menos 15 dias após a cirurgia. Absoluto. Não pode pegar peso e nem fazer nenhum esforço, viu. Se não o seu umbigo pode doer ainda mais e ficar muito mais preto. Fazendo o repouso e tomando todos os remédios é supertranquilo. Tenho certeza de que sua cirurgia será um sucesso. Vá com todo esse otimismo para a sala de cirurgia, que isso faz toda diferença. Quero saber notícias suas após a cirurgia. Já estou torcendo por você. Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  74. ola tenho endometriose ha algum tempo sinto muitas dores ,mas vendo seu blog me sinto mais tranquila pra fazer uma cirurgia!!!!obrigada

    ResponderExcluir
  75. Por favor, fale mais sobre esse tratamento que você fez no Centro Espírita!

    ResponderExcluir
  76. Olá, Anônimo!
    Seja muito bem-vindo ao blog! Fico muito feliz em saber que gostou dele, e que ele a ajudou a ficar mais tranquila para realizar sua cirurgia. Esse é um dos papeis dele. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  77. Olá, Nane como vai?
    Olha, faço tratamento espiritual há muito tempo, antes mesmo de saber que eu estava doente. Aliás, foi lá que eu descobri que estava doente, que tinha alguma coisa, e que ouvi, pela primeira vez, que estava tudo grudado dentro de mim... ou seja, as malditas aderências. O tratamento é como os índios faziam antigamente... com ervas e passes. Eles sugam as dores e os focos com as ervas! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  78. ola Caroline vou operar segunda09/04 no hcsp a endo esta grudada no musculo abdominal e vou perder 7 cm de musculo vai ser substituido por tela, alguem ai ja passou por esse tipo de cirurgia pra me dar umas dicas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tenho certeza que sua cirurgia será um sucesso. Tenha fé, minha querida. Eu não conheço nenhuma história parecida. Vc vai retirar qual músculo? É o peritônio? Cada dia que passa, vejo o quanto essa doença é maldita e perigosa. Mas, ainda bem, que somos mulheres guerreiras para suportar tudo isso. Quero saber como foi sua cirurgia e, como nunca ouvi falar sobre seu caso, convido-a para contar sua história no blog, para alertar ainda mais mulheres. Se alguma leitora já passou por essa cirurgia, por favor, explique à nossa querida Anônima. Se precisar de ajuda, meu e-mail é carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
  79. O seu intestino soltou depois da cirurgia? Eu também fiz a laparoscopia para retirar endometriose e tinham várias aderências. O pós operatório foi tranquilo, mas faz 10 dias que meu intestino está meio solto. Não está diarréia de água, mas está bem molinho. Aconteceu isso com você também?

    Obrigada

    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina,
      Tudo bem com vc? Meu intestino soltou bastante. Tadinho! Afinal, ele ficou tão feliz, até usei esta expressão no post sobre minha cirurgia. Ele não deveria funcionar bem há anos. É melhor vc conversar sobre este assunto com seu médico, mas comigo também foi assim. Tenha uma ótima recuperação. Volte sempre! Beijos com carinho!!!

      Excluir
  80. Boa Noite ! Descobri que tenho endometriose no colo do Intestino em janeiro, vou fazer a cirurgia dia 18 de Maio com Dr Claudio Crispi...estou com muito medo. Td de bom para as mulheres que sofrem de endometriose. Muita força.
    Elizãngela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elizangela,
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog!! Tenho certeza de que sua cirurgia será um sucesso. Tudo de bom para todas nós. Todas as energias positivas para vc, no dia 18. Volte aqui depois para contar como foi. Beijos com carinho!!

      Excluir
  81. Oi Caroline (:

    Tenho 14 anos, e estou com suspeita de endometriose. Estou com muito medo da cirurgia, mas ao mesmo tempo, não quero continuar sentindo dor, pois ela é insulportável!

    Nunca fiz uma cirurgia antes, e está dando um certo nervosinho! rs.

    Tenho medo , de essa doença me impedir de ter filho futuramente... Mas temos que ter fé né? rs Deus está com todas nós!

    Beijinhoos para todas as bonitas ;*
    Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda,
      Tudo bem com vc? Vc não precisa ter medo da cirurgia, não. É como eu digo: "pior do que está não pode ficar." E a cirurgia é a possibilidade de não termos mais as "dores insuportáveis" que tanto sentimos. Após minha segunda vídeo, eu estou conseguindo viver meu primeiro mês sem dor, dos meus últimos 10 anos. Minha endo começou aos meus 13 anos, mas só fui diagnosticada aos 31. Vc imagina o quanto eu sofri? Se eu tivesse tido a mesma sorte do que vc, a de ser diagnosticada aos 14, talvez, eu não teria sentido tantas dores. Mantenha-me informada sobre sus cirurgia e seu tratamento. O segredo é nunca abandonar o tratamento, já que temos de ser acompanhadas por um ginecologista especializado em endo para sempre. Beijos com carinho!!

      Excluir
  82. Ola Caroline tudo bem com vc?
    Seu blog esta me ajudando muito , já fiz 2 cirurgias e vou ter quer fazer a 3 ,as dores são insuportáveis os médicos estão achando que a endometriose atingiu o reto e ainda estou com um cisto entre a bexiga e o ovário de 11,7cm .lendo seu blog me acarinhou um pouco pois estou aflita prq alem de tudo meu exame deu que a prolactina esta alterada realizei uma tomografia do celebro e apareceu uma lesão uma medica amiga disse que e benigna mas mesmo assim estou aflita . que Deus me proteja !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, Anônima!
      Eu estou ótima! E vc? Após minha segunda cirurgia, um milagre aconteceu em minha vida: estou livre das fortes dores da endo. Isso é alo inacreditável para mim, já que senti essas fortes dores, durante meus últimos 10 anos, 24 horas por dia. Só quem passa por isso é que entende o que estou falando. Seja muito bem-vinda ao blog e minha felicidade é saber que ele tem grande utilidade à muitas mulheres. Não fique aflita, pois com certeza, Deus está no comando de tudo. Se vc morar em SP ou se precisar de alguma ajuda escreva para carolinesalazar7@gmail.com. Tenho o maior prazer em ajudá-la. Vá com fé porque eu sei que sua cirurgia será um sucesso. Mantenha-me informada sobre o dia de sua cirurgia. Após sua cirurgia, quando quiser contar sua história aqui, está mais do que convidada. Afinal, o blog é de todas nós, portadoras de endometriose. Beijos com carinho!!

      Excluir
  83. Ola Caroline!
    Meu nome e nathalia e tenho 27 anos! Meu diagnostico de endometriose ocorreu em dezembro de 2011 apos 3 anos procurando saber o q estava errado comigo! Sentia uma dor no quadril esquerdo, na regiao do gluteo, que irradiava pra a perna sempre no meu periodo menstrual! Antes disso nunca tinha sentido fortes colicas mas somente incomodos q eram aliviados com qualquer analgesico. Qnd esta dor no gluteo comecou achei q se tratava de uma ciatalgia, ja q sou fisioterapeta, eu mesma tinha formas de aliviar minha dor tipo compressa quente, acupuntura mas com o tempo vi q precisava de um relaxante muscular, um antiinflamatorio.... E a cada ciclo menstrual eu ia aumentando a quantidade de remedios Pq ja nao eram suficientes para aliviar a dor! Procurei primeiro um ortopedita pq afinal parecia algo no quadril ou na lombar!!! Nada, qnd comecei mesmo a relacionar a menstruacao passei por 2 ginecologistas q ate comentaram sobre a endometriose mas nao pediram o exame adequado pro diagnostico! Neste mesmo tempo estava fazendo meu curso de pos graduacao em fisioterapia uroginecologica e sempre perguntava as minhas professoras como tratar aquela dor que ja tinha se tornado pelvica neste estagio, ja tinha varios sintomas intestinais, dor a evacuacao, tenismo que e aquela sensacao terrivel de dor no anus e vontade de evacuar! Mas NUNCA imaginei q tivesse relacao com minha dor no gluteo! Nen minhas professoras da pos relacionavam pensavamos q eu tinha sindrome do piriforme, sindrome do elevador do anus, sindrome do colon irritavel kkkk chega a ser hilario ate pq minha especializacao trata exatamente de disturbios uroginecologicos! Grande ironia da vida! Ja estava vivendo a base de antiinflamatorios no periodo menstrual e viva com eles por perto pq se comecasse a doer eu nao conseguia nem dormir!!! Bom consegui uka gineco q me pediu uma ressonancia q indicou exatamente um foco profundo no septo reti vaginal esquerdo confesso q qnd vi o laudo senti um grande alivio em saber finalmete o que eu tinha!!! Fui encaminhada pro dr. Claudio crispi no rj e ai nao teve mAis graca pq meu foco esta obstruindo meu intestino na regiao do colo suuuuuper baixo e a obstrucao ja e de 50%! Tenho muita sorte pq estou tomando sem mestruar e a dor que mais me deixava louca nao existe mais! Meu intestino tem funcionado bem com uma dieta rica em fibra q estou fazendo! A unica coisa q me incomoda e o tenismo pq muitas vezes sinto esta forte vontade de evacuar e nao posso ir ao banheiro na hora e ai doi muito no anus mesmo e comeco a suar e uma sensacao horrivel mas tb nao esta tao constante mais! Preciso me preparar para a cirurgia que devo fazer ate o fim do ano, sei q o pos op sera dificil, vou tirar uma parte muito baixa do reto e isso me deixara em dieta muito restrita e com colostomia por um tempo! Vc passou por isso? Me conte do seu pos op!! Meu medico e maravilhoso dr. Claudio crispi no rj infelizmente nao tem plano e a consulta e cara mas ele opera Pelo meu plano da amil!!! Ele me passa muita confianca e sei q e muito bem recomendado, ele me acolheu de uma forma q me faz acreditar q tudo dara certo!!! Obrigada por este espaco bjos

    ResponderExcluir
  84. Olá Carol.
    Parabéns por ajudar tantas mulheres com este blog!
    Recentemente fiz uma videolaparoscopia para retirada de focos de endometriose. O médico disse que de endometriose tinha pouca coisa, graças a Deus. Mas, assim como você, operei de apendicite há alguns anos atrás e tinha aderências no ovário e principalmente no intestino, e eu nem sabia disso! Fui operar para tratar uma coisa e acabei descobrindo outra. Mas acredito muito em Deus e tenho fé que foi um sinal para tratar agora pois poderia complicar no futuro, certo?
    Gostaria de saber se essas nossas aderências podem voltar, as suas voltaram?
    Um beijo grande!
    Luna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Certo, o que você disse, foi melhor ter tratado a endo agora, pois caso contrario ela poderia infiltra-se em outros órgãos.
      As aderências podem sim voltar, depende muito do organismo, tem mulheres que operam e ficam bem, já outras não. A da Caroline voltou, mas já foi realizada sua segunda cirurgia que aconteceu há 2 meses,e ela está sem dores.

      Beijos, com carinho.
      Hosana Santana

      Excluir
  85. Oi Carol fico feliz por vc estar melhor viu e por ter criado este blog para contar suas experiências de vida para dar forças para aquelas que irão passar por isso, eu tbém tenho uma história parecida com a sua, qdo tinha 9 anos tive a apendicite estourada foi aberta de emergência e tiraram junto com a apendice o meu ovário direito, passados os anos sempre senti muitas dores abdominais e gazes presos mas não sabia o que fazer qdo fiz 32 anos precisei operar de refluxo pois o meu estava caindo nos pulmões e depois dessa vídeolaparoscopia minha vida mudou pra pior a cirurgia não deu muito certo pois vou ter que refaze-la pois passo muito mal, depois de 2 anos de operada comecei a fazer academia e pegar muitos pesos e para minha surpresa comecei a sentir fortes dores abdominas do lado direto meu gineco pediu vários exames que constataram cisto no ovário esquerdo de 8cm e lá vou eu para outra cirurgia e para espando dos médicos eu não tinha cisto no ovário coisa nenhuma o que eu tinha eram aderências no abdomem inteiro subindo até o diafragma ele descolou tudo e falou que a coisa estava feia, foi horrível tbém estou em recuperação pós operatória pois operei dia 18/07/2012 espero me recuperar desta porque ainda preciso refazer a minha cirurgia de refluxo no estômago porque estou igual a vc pressentido que preciso fazer essa cirurgia porque sei que há algo de errado aqui dentro, tbém tenho endometriose e meu médico disse que a chance de engravidar é zero, mas Deus é quem dá a última palavra né tbém não estou querendo pois no momento estou sofrendo muito e não consigo pensar em mais nada. Boa Recuperação para vc e nos poste a sua evolução bjs fique na PAZ do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigues!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Sua recuperação como está?
      A função do blog é justamente essa, dá força e esperança a quem precisa, além de transmitir muito carinho, entre outros...
      Por que ele disse que a chance de engravidar é zero? Eu concordo com você, é Deus quem dá a última palavra. O que as portadoras precisa é lutar e ter sempre esperança por dias melhores. Tenha fé e esperança sempre. Estarei aqui torcendo para que tudo acabe bem com você e que tenha sido engano do médico em relação a engravidar.
      Quando você estiver recuperada e quiser, escreva para carolinesalazar7@gmail.com,
      ficaríamos muito felizes se você nos contasse sua história.

      Boa sorte e tenha uma excelente recuperação!

      Beijos, com carinho.
      Hosana Santana

      Excluir
  86. Ola achei ótimo seu blog. Sofro de endometriose desde menina, por volta dos 12 anos. A 5 anos deixei d tomar o anti, pq queria engravidar e isso nao aconteceu. Minha medica sempre dizia q eu nao tinha problema nenhum e fui acreditando. Porém em fevereiro deste ano resolvia marcar uma consulta com o Dr. Carlos Batista, d tanto q me diziam q ele era maravilhoso. Consegui a consulta apenas para 23d maio e quase q nao fui, por acrditar q nao tinha nada. Levei tdos os exames destes últimos 5 anos e ele já achou q tinha algo errado. Viu um tumor no ovário esquerdo q do ano passado p este havia triplicado d tamanho. Resultado...resolveu me operar.
    Em 9 de julho, fui operada. O Dr. Tirou o tumor q era um coagulo de sangue no ovário esquerdo e mais a endometriose. Estou em plena recuperação. Mas acho q já passei pelo mais difícil. Tinha cólicas intensas. Para vc ter idéia fiz a histerossalpingografia e nao senti tanto desconforto pq foi muito semelhante as minhas intensas cólicas menstruais.
    Nao dormi na cirurgia, mas nao senti dor alguma por conta da anestesia. Depois tive muita dor d cabeça, enjôo, vômitos, desmaio e queda d pressão. Senti muita dor nas duas primeiras semanas. Agora, ainda tenho dor, mas me sinto melhor. Vou precisar fazer tratamento por 6meses, com allurene. Sem dar pausa para menstruar. Mas hj por conhecidencia, menstruei.
    Tenho 32 anos e sou louca pra ser Mae. Acredito q Deus estará ao meu lado e tão logo poderei ser Mae, ainda volto aq p t contar. Entra no meu blog: rubiarodriguesartes.blogspot.com.br.
    Obrigado pelo espaço, por dividir estas dores. Bus no seu coração. Fica com Deus.
    Rubia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Em qual cidade o dr. Carlos Batista atende? Se possível, passe o contato dele escrevendo para carolinesalazar7@gmail.com
      Sempre temos pedidos de indicações de médicos e talvez ele seja uma boa indicação, caso a leitora que solicitar seja da mesma cidade que ele.
      Eu fiquei sabendo que o Allurene é uma medicação muito eficaz no tratamento da endometriose. Depois do tratamento com o mesmo, por favor, volte aqui para nos contar como foi o tratamento com ele.
      Boa sorte! Fique bem.
      Tenha fé e esperança, pois Deus és contigo e logo mais você será mãe.
      Não esqueça de avisar quando estiver grávida, tá? E se quiser postar sua história no blog, é só escrever para esse e-mail que citei anteriormente.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  87. Olá, Meu nome é Joelma,achei interessante seu blog.Dia 28/07 depois de varias consulta a varios medicos, eu fiz a video laparoscopia pois estava com sintomas de endometriose,sentia colicas constante e graças a Deus tudo correu bem fora os gases,o resultado me deixou muito surpresa,era aderencia, o medico diz que foi depois que fiz uma cirurgia,provavelmente qdo fiz uma cesariana qdo nasceu minha filha,agora fazem 8 dia que fiz o procedimento,mas sexta feira dia 03/08,estou percebendo que a colica que sempre me incomodou principalmente do lado esquerdo,ainda esta aqui me incomodando, e como esta recente a cirurgia, estou pedindo a Deus que seja apenas sintomas da recuperação, pois se o medico disse que pela experiencia dele dentro da especialidade dele a unica coisa que pdoeria estar cauusando essas colica seria as aderencia,espero que td fique bem.Agradeço a vc que nos disponibilizou esse espaço, p/ que podermos tirar nossas duvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Às vezes acontece mesmo de surgi aderências após uma cesárea.
      Eu também espero que seja sintomas da recuperação, pois dor de cólica é muito chata, aliás, todo tipo de dor.
      Seja bem vinda ao blog!
      Boa recuperação!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  88. Olá!!! Fiz a vídeo a 2 meses, para retirar a endometriose e para minha surpresa e do médico, eu estava com um mioma maior que meu útero e Sentia cólica , diariamente. Foram anos e anos com fortes dores. Terei retorno com meu ginecologista, nesta semana. Estou tomando anticoncepciona sem interrupção para evitar que eu tenha novamente. Senti um pouco se cólica, nesta semana. Será normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Torres Sandra!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Como foi a sua recuperação? Já está 100%?
      Não era para sentir cólicas, já que está tomando medicação de uso continuo. Já passou com o médico? Qual foi a explicação dele sobre a cólica?
      Se quiser contar sua história no blog, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  89. OLá tudo bem? estou me vendo em sua história sem tirar nem por em mínimos detalhes!! Fiz a minha cirurgia dia 08/08/12 e a situação se paresse muito com a sua..

    ResponderExcluir
  90. Olá Karen!
    Espero que esteja tudo bem com você.
    Como foi sua recuperação?
    A Caroline Salazar está ótima e sem dores após sua segunda cirurgia. Espero que aconteça o mesmo com você.
    Se quiser postar sua história com a endometriose no blog na seção história das leitoras, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

    Fica bem.

    Beijos, com carinho
    Hosana Santana

    ResponderExcluir
  91. Olha querida irei fazer uma cirugia neste final de semana para retirada de uma endometriose, tbm sinto muito medo mais estou confiante e mim apegando muito com Deus.
    Meu casamento acabou bom conta das dores que sentina na hora do sexo, não sabia o que tinha e não conseguia sentir prazer com meu ex pois sentia muita dor era horrivel. hj tenho 2 filhos e gradeço a Deus por te-los. Minhas gravidez foram de alto risco, pois ainda não sabia da endometriose.
    Mesmo com muito medo de cirugia tomei coragem e vou a luta.
    ore muito a Deus querida e faça o mesmo.
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magali!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Não precisa ter medo, correrá tudo bem. Tenha fé, pois tudo dará certo. É uma cirurgia super tranquila e se seguir corretamente as orientações médica, sua recuperação será um sucesso.
      É uma pena que seu casamento tenha acabado por causa da dispareunia, infelizmente os homens ainda dão muito valor ao sexo, em vez de cuidar e amar suas companheiras em primeiro lugar... Mas fica tranquila, porque Deus vai cuidar de você.
      A endometriose não interferi na gravidez, os riscos são os mesmo de uma pessoa que não tem endometriose.

      Boa sorte na sua cirurgia! Que Deus a proteja.

      Depois volte, por favor, para nos contar como está. E se quiser contar sua história com a endometriose no blog, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  92. gostaria de saber se alguém fez a cirurgia com o dr.Dorival gomide ?meu email é brancagleice@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. Diagnostiquei a endometriose faz 01 mês, e a maior concentraçao está na minha bexiga. sinto fortíssimas dores durante a menstruaçao só na ora de fazer xixi. Um médico da cidade onde moro (interior de minas) me idicou uma cirurgia de RTU que é feita pela uretra. Já estava com a cirurgia marcada quando resolvi ir na capital realizar uma consulta. A médica me disse que as chances de engravidar são mínimas e tô praticamente arrasada, pois tenho apenas 1 ano e 10 meses de casada e quero muito ter filhos... Além disso me disseram pra nao fazer a RTU e fazer uma cirurgia por video laparoscopia pra retirarem o máximo possível do tumor. Como e na bexiga terei que tirar uma parte da bexiga também e em razao dos pontos internos terei que ficar uma média de 20 dias com sonda.. Estou com muito medo... Me falem um pouco se alguém tem experiência nesse tipo de cirurgia e como é a recuperação, quantos dias de internação.

    Antes da cirurgia gostaria de fazer o tratamento com Allurene, mas os médicos nao me aconselham antes da cirurgia. Um grande abraço e aguardo seu retorno. Liana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Não tenho experiência em cirurgia de ressecção transuretral de bexiga (RTU), mas tenho com videolaparoscopia, embora não tenha mexido na minha bexiga. O que posso te dizer é que a videolaparoscopia é um método muito usado para o tratamento da endometriose, é uma cirurgia tranquila e a recuperação é mais rápida do que as cirurgias tradicionais, ou seja, as que tem corte. Os cuidados pós operatórios são os mesmos. Mas vale salientar que tempo de internação e tempo de recuperação pós operatória vai depender do grau de complexidade da cirurgia e do seu organismo, respectivamente. Confie no seu médico e na escolha que ele fizer em relação ao procedimento, porque ele deve saber o que está fazendo, e se não estiver confiante, procure a orientação de outro profissional para mais uma opinião. Não fique preocupada em relação a gravidez, espere o laudo da cirurgia para saber se poderá ou não ser mãe, eu tenho endometriose de grau IV e fiquei grávida naturalmente e olha que escutei de um certo médico que nunca poderia ser mãe se não fosse através da FIV. Troquei de médico e tudo deu certo, tratei a endometriose e fiquei grávida.
      Nos mantenha informadas do seu caso, por favor.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  94. Ola Caroline tudo bem?
    eu estou seguindo o meu tratamento para o macroadenoma na hipófise, e vou fazer a cirurgia para retirada do cisto dia 12;11 ! orem por mim!! bjoos toda sorte do mundo pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Você está Bem? Fique tranquila, tudo dará certo. Vamos orar por você. E assim que estiver bem, volte para nos dá notícias.

      Boa sorte! Que Deus a proteja.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Ola estou bem sim obrigada!! fiz a laparotomia exploradora(hta +anexectomia e )eu estou muito feliz acho que ja eliminei uns 20 kls e que li no seu post que vc estava feliz por entrar no seu jeans e e uma sensação maravilhosa!!ainda estou em tratamento para o tumor na hipófise,vc saber como conseguir o remédio DOSTINEX de graça ?pois estou comprando mais ele e bem caro custa 284,00 reais a caixa vem com 8 comprimidos!! beijoss!!

      Excluir
  95. Gente,tenho buscado muitas informações sobre o assunto pois vou fazer a cirurgia dia 14/11 por video para retirar a endometriose nos 2 ovarios e intestino, mas minha preocupação é sobre a recuperação pois terei provas na faculdade a partir do dia 19/11. Qual o tempo medio de recuperação????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!
      Como você está?
      Fica tranquila que dará tudo certo na sua cirurgia. A cirurgia é simples, o que você precisa fazer é seguir corretamenta a orientação do seu médico, vária de pessoa para pessoa a recuperação, mas geralmente se for só por videolaparoscopia a recuperação fica por volta de uns 15 à 20 dias. Esse é o tempo que geralmente os médicos libera para fazer esforços maiores, dirigir etc... Mas com 7 dias se você segui o que o seu médico orientar, você estará sentindo-se bem. Não aconselho você a ir fazer provas, devido ao estresse que ficamos na hora da prova. O melhor e você conversar com os professores e pedir para fazer trabalhos ou para eles adiantar as provas para você, até mesmo porque você terá atestado médicos e eles não podem reprovar você. Mas é legal você deixar avisado que vai precisar da ajuda deles.

      Boa sorte com suas provas!
      Que sua cirurgia seja um sucesso. Que Deus a proteja sempre.
      Assim que estiver recuperada, volte aqui, por favor, para dizer como foi sua cirurgia e falar que está bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  96. Oi Caroline minha historia e a seguinte tinha muitas colicas ao mestruar mas meu gineco nuca disse ser endometriose ate ai tudo bem mas faz dois anos que estava tentando engravidar e meus exames davam tudo normal, mas os ultimos aderência do ovario no utero mas na salpingografia dava normal ai meu gineco disse que deveria fazer uma videolaparoscopia para desgrudar ai marquei o cirurgião e fui confiante que no fim do dia estaria em casa disse para meu filho a cirurgia era as 8:00 da manhã fui meia desconfiada pois meu sexto sentido me dizia que alguma coisa não estava certo já tinha feito outras cirurgias mas desta estava com medo.
    Fui para a cirurgia me cedaram e quando acordei estava com muita dor fui passar a maõ na barriga para sentir os furinhos e para a minha surpresa tinha um furo no meu umbigo e um corte tipo de cesarea mais em baixo tentava chamar a enfermeira e não conseguia ´pois eu tinha sido entubada e a voz não saia e tinha caninhos de oxigenio no meu nariz foi um susto. Pensava minha familia deve saber o que houve, pedi para enfermeira o que tinha acontecido e me disse que naõ pode ser por video.
    Quando saí da sala de recuperação encontrei minha familia e ninguém sabia da cirurgia pois o médico naõ falou com eles ,quando cheguei no quarto mais no fim da tarde o médico veio e me disse que teve que fazer uma limpeza no ovário direito ai fiquei feliz pois consegueria engravidar aí ele me disse: não eu tive que tirar ele mais a trompa ,o outro ovário estava estragado e o utero também, disse na frente de meu filho de 10 anos e meu marido que nunca mais poderei ter filho então vc imagina como ele ficou chorou muito e tive que consolar apesar das dores que sentia .
    Hoje 15 dias após estou tentando entender melhor pois li muitos coméntarios e ninguém precisou tirar ele disse que meu ovário estava enrolado no intestino e quando foi desgrudar tive uma hemorragia ,tento pesar que foi o melhor que ele fez para me curar estou aqui e com vida mas não me conformo com o que ele fez.
    A biopsia deu quisto hemorrágico e nao deu endometriose se eu tivesse no exame apareceria ?
    Fica aqui minha historia e ainda me doi mas bola para frente e sorte a todas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Você está bem? Como está sendo sua recuperação? Espero que esteja tudo bem com você.
      Sua história é muito triste, como tantas outras que lemos direto. Algumas mulheres perdem seus órgãos reprodutores antes mesmo de ter seu primeiro filho. É triste, mas sabemos que nada acontece se não for da permissão de Deus. Você tem um filho e muitas nem isso tem. Pense que se isso aconteceu foi para que você pudesse ficar bem e terminar de criar seu filhinho. Tenha muita força para enfrentar esse momento difícil. E deixo a sugestão da adoção, ser mãe de coração também é bom, sei que seu desejo era um filho gerado no seu ventre, mas como Deus não permitiu, agradeça a Deus pela vida que você tem e com fé em Deus você ficará boa.

      Quanto a sua pergunta, se fosse endometriose, na biopsia ia se confirmar.

      Supere esse obstáculo e siga em frente feliz, pois infelizmente o que aconteceu não tem como ser revertido.

      Força! Muita força!

      Que Deus a proteja sempre.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  97. Oi meninas, muito bom ler cada historia de vcs... quanto a minha, tenho 24 anos (e 12 de endometriose), sempre tive cólicas fortes mas achava "normal", pois n conhecia outra realidade...mas desde fevereiro deste ano q começaram a aumentar e tinha q ir 2X ao dia a emergencia por causa das dores ai fui a varios ginecos e todos queriam me entupir de anticoncepcional e mais nada e fiz 2 transvaginais q DERAM NORMAIS! até que fui eu msm "investigar" o q eu tinha, sou enfermeira e procurei por conta propria a melhor ultrassonografista daqui de Aracaju q na msm hora do exame ela disse "vc tem endometriose" ai contei toda a historia a ela e ela disse "troque de medica de novo e corra atras de sua videolaparoscopia". Assim o fiz, procurei outra gineco e ja fui dando meu diagnostico e msm assim n quis passar a video, apenas anticoncepcional, fiquei com muita raiva e por conta propria fui atras de um cirurgião que por gloria de deus também é especialista em endometriose e me passou a ultrassom p/endo q deram varias aderencias,endometriome de 4cm e lesão de 1cm no intestino q perfurou 2 das 3 camadas dele. Vou fazer a video com ele dia 18/12 (torçam por mim rs) e com certeza dara tudo certo =) mas fiquei com dúvida apenas na questão dele não querer mexer no intestino, pois to lendo varios foruns e blogs inclusive varias de vcs disseram q retiraram o pedaço do intestivo afetado msm o meu sendo pequeno acharia melhor tb tirar pra evitar aumentar e ele disse q quase nunca se tira as lesoes e partes do intestino, q é raro fazer isso e bla bla...o q vi pelos depoimentos q não...ele disse q apenas "acompanharemos" o que pra mim não basta, não quero esperar ele obstruir meu intestivo e ir parar numa urgencia... alguem pra me ajudar a esclarecer??

    Bjs meninas e sorte pra todas nós e obrigada =)
    Boa tarde....
    DIS =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIS!
      Tudo bem? Como foi sua cirurgia? Está correndo tudo bem com a recuperação? Espero que sim.
      Então, os médicos mexe sim no intestino se houver necessidade.
      Assim que possível, nos dê notícias, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  98. Olá! Tenho 34 anos e tmb sofro com a endometriose.Quero muito fazer a cirurgia,pois pretendo engravidar o quanto antes! Mas,moro em Recife,estou pesquisandoonde posso fazer um tratamento sério a respeito,até então tres ginicologistas que procurei querem apenas que eu tome anticoncepcional para evitar as fortissímas dores que sinto no período mestrual.Mas,quero engravidar! vou a lutar por outro profissional! Alguém saberia me indicar aqui em Recife um local onde eu possa fazer esse tratamento cirurgico?Obrigada! hosana_angela@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hosana!
      Tudo bem?
      Se quer engravidar precisa mesmo de um especialista em endometriose.
      Envie um e-mail a Caroline e pergunte a ela se ela tem alguma indicação de médicos em Recife, por favor.
      O e-mail dela é carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  99. ola! meu nome é Elisa tenho 35 anos, tenho endometriose des dos 17 anos, mas descobri somente com 28 anos e mesmo assim não foi um diagnostico preciso vinha sempre com um sinal de esclamação, bom já fiz duas cirurgias, uma em 2004 e outra e 2010, bom estou novamente com um cisto do lado esquerdo, e já não tenho mais o ovario esquerdo, aqui não fazem a paranoscopia, a cirurgia é de corte mesmo, ainda tenho dores terriveis, não estou conseguindo ir trabalhar, perdi o emprego dos meus sonhos por causa desta doença. gostaria de saber se alguém pode me ajudar,para que eu seja encaminhada para o perola bayton. obrigada amigas. meu e-mail elisapassarelli@ hotmail.com, meu telefone 016-9165-2162.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa!
      Tudo bem?
      Existe sempre a demora no diagnóstico da endo, pior é que você queixa-se e os médicos nem ai.
      A Caroline indica pelo SUS a UNIFESP, que segundo ela é maravilhoso. Vou pedir para você enviar um e-mail a ela solicitar os contatos de lá.
      O e-mail dela é carolinesalazar7@gmail.com e caso queira contar sua história com a endo aqui no blog e só escrever a história e enviar para esse mesmo e-mail.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  100. Ola Caroline me chamo Patricia tenho 27 anos diagnosticaram um endometrioma no meu ovario esquerdo talvez tenho q fazer essa videolaparoscopia tbm estou com medo mas pelo seu relato agora com mais fé agora fico feliz que Deus trilhou seu caminho novamente sinto fortes dores abdominais tbm,quero ser mãe e não vou permitir que essa doença destrua meu sonho..gostaria mto de trocar informações contigo sobre a cirurgia,se possivel claro..bjão fica com Deus flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia!
      Tudo bem?
      Não fique com medo, a cirurgia é tranquila. E se Deus permitir doença nenhuma vai estragar o seu sonho de ser mãe. Você pode ser mãe, mas precisa tratar a endo e avaliar como está seus órgãos reprodutores. Desejo que tudo dê certo e que você fique grávida o quanto antes. Só não esqueça de voltar para contar quando acontecer a gestação.
      Para entrar em contato com a Caroline, escreva um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com
      E caso tenha alguma dúvida e só nos escrever.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  101. Ola estou bem sim obrigada!! fiz a laparotomia exploradora(hta +anexectomia e )eu estou muito feliz acho que ja eliminei uns 20 kls e que li no seu post que vc estava feliz por entrar no seu jeans e e uma sensação maravilhosa!!ainda estou em tratamento para o tumor na hipófise,vc saber como conseguir o remédio DOSTINEX de graça ?pois estou comprando mais ele e bem caro custa 284,00 reais a caixa vem com 8 comprimidos!! beijoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que está bem. Fico feliz em saber que sente-se feliz após a cirurgia e com a perda dos 20kg. Mas essa perda de peso não é por causa do tumor na hipófise???
      Não sei se essa medicação é fornecida pelo SUS, mas verifica no posto de saúde onde é fornece medicações de alto custo próximo a sua casa, porque se ela for fornecida pelo SUS, você tem direito a ela.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. E sim ,me livrei das dores na barriga!! agora so falta as dores de cabeça e os efeitos dos remédios que estao me fazendo muito mal !! bjoos e obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  102. romaynnelima@hotmail.com28 de janeiro de 2013 às 23:34

    Olá Carol boa noite, através de seu blog encontrei uma luz no fim do túnel, pois desde minha primeira menstruação descobri que aquela cólica terrível não era normal, após 13 anos de sofrimento busquei informações e encontrei ajuda em seu blog não aguentava mais.
    Em Março de 2012 passei pela videolaparoscopia e meses depois voltavam as tão temidas e insuportáveis cólicas não conseguia imaginar ter passado por um procedimento cirúrgico e começar novamente da estaca zero.
    Cheguei até mesmo a discutir com meu médico para operar-me para não ter filhos, porém ele de imediato informou que a lei no Brasil não permite operar mulher que ainda não tenha filhos, o desespero era tanto mencionei até que iria entrar com uma ação, pois como toda pessoa conhecedora do que é uma endometriose buscamos a qualquer custo amenizar nossa dor.
    Mais uma vez o Drº informou que de nada adiantaria, pois a mulher quando opera para não ter filhos, continua menstruando e nosso problema é este menstruar.
    Então o Drº vivenciando mais uma vez meu desespero e sofrimento disse que ainda tinha uma esperança chamada Diu mirena, mais uma vez passei por outro procedimento cirúrgico dia 31 de outubro de 2012 para colocação do Diu, após a recuperação de mais um procedimento cirúrgico parecia ter nascido de novo nada melhor do que não sentir dor.
    Peço a Deus que Te abençõe, para continuar sendo luz no caminho de tantas mulheres como eu que antes não possuía informação do que ocorria comigo mesmo.
    Obrigada por tudo,
    Romaynne Lima
    Muriaé Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romayanne!
      Tudo bem?
      Sofrimento e desespero e pouco quando descobrimos que temos uma doença sem cura, e que por mais que tentamos achar uma saída todas são barradas, pois não adianta. Sei como é e entendo o desespero mencionado por você. Enfim, que bom que o blog a ajudou com informações e que hoje você está bem com o DIU. Em nome da Caroline agradeço as palavras. Obrigada!
      E sempre que precisar, pode contar com a nossa ajuda, mesmo que seja com uma palavra.
      Caso queira contar sua história com a endometriose no blog, por favor, enviei um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  103. Boa tarde já fazem 3 meses que mestruo como borra de cafe pode ser endrometriose?todo hora estou indo ao banheiro,e com muita colica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Talvez não, mas precisa procurar orientação de um profissional ginecologista, pois só ele está apto a dizer se está tudo bem com você ou não. Inclusive comente das cólicas, pois é um dos sintomas da endometriose.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  104. oiee adorei seu blog,eu descobri no final do ano passado,mais já sofro a anos,queria te perguntar algo que me intriga sobre a cirurgia,é que tenho medo de fazer,e nao quero ficar tomando remedios,pois os efeitos colaterais são horriveis,engordei em 3 meses 5kg tomando cerazzete,vc acha que valeu a pena mesmo correr risco na cirurgia,fiquei sabendo que mesmo depois ela pode voltar,a endometriose,e vi como funciona passam uns ferrinhos finos quase q pelo intestino,e aquela coisa de perfuração pode acontecer?sorte para todas nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      Não tenha medo da cirurgia, ela é tranquila! Se seu médico indicar, faça sem medo.
      A cirurgia é uma forma de tratamento, em alguns casos, apenas medicamentoso, mais em outros a combinação dos dois, cirurgia + medicação, não tem como fugi, já que a endometriose não tem cura e se você não tratar e fazer um bom acompanhamento ela pode alastra-se para outros órgãos, piorando a situação. Converse com seu médico direitinho sobre a melhor opção de tratamento. E não esqueça que você precisa ser sincera com seu médico e ele também tem que ser um bom profissional, de preferência especialista em endometriose e em cirurgia por videolaparoscopia. Pois assim você vai garantir o sucesso da cirurgia e não vai correr o risco de uma perfuração. Essas perfurações talvez ocorra quando o médico não tenha experiencia com cirurgia deste tipo, por isso é importante o médico ser especialista. E a endometriose pode sim voltar a ficar ativa, por isso tem que fazer o tratamento e sempre acompanhar com exames para vê se surgiram novos focos.

      Caso tenha ficado com alguma dúvida e só deixar aqui seu comentário.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  105. Olá!
    Gostaria de saber se o dr Helio atende pelo bradeco seguros. Como já tenho exames que confirmam a endometriose grau IV ( intestinal ),qual a possibilidade de ir direto para a videolaparoscopia? Não sou de SP, sou do nordeste. Não seria muito fácil para mim fazer duas viagens: uma para consulta e outra para a cirurgia.
    Já estive em SP pra uma consulta com uma especialista, mas infelizmente ela não atende nenhum convênio.
    Em quais hospitais a equipe de Dr Hélio atende?
    Andréa - 38 anos (Maranhão)
    berbare74@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa!
      Tudo bem?
      Não tenho certeza, mas acho que no hospital Nipo Brasileiro atende pelo convênio Bradesco, mas ligue lá para confirmar se o Dr. Hélio atende pelo seu convênio e plano. Por questão de segurança não são postados aqui os contatos, mas envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite a Caroline os contatos do Dr. Hélio Sato, por favor. Sei que ele atende em outros hospitais, mas não sei como funciona, mas pergunte para Caroline que ela deve saber.
      O Dr. Hélio é maravilhoso, você não vai ficar arrependida de vim até SP passar com ele, digo isso, porque sou paciente dele.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  106. olá!tenho 24 anos, fiz uma cirurgia de videolaparoscopia em fevereiro de 2013, estou bem, mas muito preocupada pois descobri que estou com endometriose,fiquei bastante abalada, pois tenho medo de não pode engravidar.já faz 5 anos que sou casada e o sonho de toda mulher é ser mãe um dia. sempre suspeitei que tivesse essa doença por que os sintomas era iguais aos que sintia,mas quando veio a certeza fiquei muito triste pois nao tem cura e é progressiva. descobri o blog hoje pesquisando sobre a doença.
    beijos!fica com deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima!
      Tudo bem? Como está sua recuperação? Espero que você esteja bem.
      Não fique com medo, boa parte das mulheres que tem endo conseguiram engravidar, algumas natural, outras com tratamento de reprodução humana, enfim, para ser mãe existe até a opção da adoção, o importante e você ter um bom especialista em endometriose e um acompanhamento. No meu caso, por exemplo, endo de grau IV, e uma gravidez natural, graças a Deus.
      Tenha fé e esperança, pois nada é impossível para Deus.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  107. Boa tarde!
    Alguém poderia me indicar um médico que faça cirurgia de endometriose na parede do abdômen, pelo plano de saúde (Sulamérica), em Brasília? Estou desesperada não consigo achar nenhum médico que faça pelo meu plano de saúde. Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!
      Tudo bem?
      Envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e pergunte a Caroline se ela tem algum contato de médico especialista em endometriose em Brasília, por favor.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  108. Boa tarde Caroline!
    Que felicidade ver o sucesso de uma mulher guerreira vencer essa doença!
    Meu nome é Valéria, realizei alguns exames e dia 28.02.13 minha ginecologista me deu a notícia que tenho endometrioma maior que 5cm (7cm) com indicação cirúrgica. Fiquei nervosa, com medo da cirurgia, pois ela me disse precisar retirar o ovário esquerdo e já me deu todos os pedidos para os exames do risco cirúrgico. Comecei um tratamento com Florais, mas pelo que ando lendo, caso o endometrioma se rompa poderá ser ainda pior. Na próxima sexta irei a outro ginecologista para ver outra opinião e vou tentar também cirurgia espiritual. É um assombro pensar que posso não vir a ser mãe, mesmo não estando namorando e apesar dos 38 anos de idade. Na verdade agradeço muito a Deus por eu descobrir a doença em tão pouco tempo, pois comecei a sentir as dores fortíssimas em outubro e novembro de 2012 e agora o diagnóstico. Foi bom também saber que ele colou apenas no ovário esquerdo. Fico apreensiva de perdê-lo, é chato, mas ainda tenho o outro, nada está perdido e ainda bem não foi uma doença pior. Agradeço demais a Deus por isso! Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa e por ajudar a outras mulheres compartilhando sua vida conosco. A médica me disse que vão me dar um sossega leão e a anestesia não é geral, ou seja, é na coluna como nos partos e pelo seu relato, não foi assim com você. Confesso que tenho medo disso, mas quero enfrentar tudo com coragem. Tem algum e-mail que eu possa entrar em contato com vc? O meu é vrr@ig.com.br. Um beijo, parabéns e melhoras!! Valéria Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria!
      Tudo bem?
      Não fique assustada, a cirurgia é simples e bem tranquila. O endometrioma ele cresce e causa uma dor insuportável, o melhor e fazer a cirurgia, limpar seu ovário. Só não entendi porque ela disse que vai tirar seu ovário, porque se for só endometrioma, talvez dê para limpar sem precisar arrancar o ovário, eu mesmo já fiz cirurgia para limpar o ovário por causa de um endometrioma, e depois mesmo com endo de grau IV fiquei grávida naturalmente. A endo assusta, eu sei, mas precisa tomar cuidado, precisar estar com um profissional especialista em endometriose, porque se não o estrago pode ser grande, tem muitos médicos operando e destruindo mulheres sem necessidade. Procure mesmo uma segunda opinião, mas não comente a opinião da primeira médica antes dele dá a opinião dele. Cirurgia para endometriose são feitas sobre sedação de anestesia geral até onde eu saiba, procure informar-se direitinho para não passar mal, passe antes com um médico anestesista, esse é o melhor para dizer qual é o melhor tipo de anestesia para você.
      Para entrar em contato com a Caroline, envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Força, fé e coragem! Tudo dará certo, basta crê.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta Hosana! Agora está tudo bem sim. Fui a outro ginecologista que disse a mesma coisa e passei a fazer os exames que ficarão prontos dia 20.03.13 aí então levarei à médica que me encaminhará ao cirurgião. O endometrioma está com 7 cm e creio que ela tenha falado em talvez tirar o ovário dependendo do quanto ele estaria tomado pelo endometrioma. Eu estava correndo muito, mas quando vi que os exames demorariam, resolvi acalmar e aguardar com fé o prosseguimento de tudo. Procuro ver pelos olhos da espiritualidade o que está acontecendo e é isso que me dá mais força pra encarar o momento e a questão de gravidez futura se poderei ou não engravidar. Ainda não conheço o médico que fará a videolaparoscopia, mas estou bem mais animada com a cirurgia, pois os dois meses de dor insuportável foram terríveis. Não sei dizer há quanto tempo tenho a endometriose, o que importa é ter sido descoberta. Tive sorte também e recomento o uso de um floral de Saint Germain para essas dores, pois após esses dois mes (ou e nov/12) fui me tratar com uma terapeuta holística e desde então não sinto mais dores, somente este mês um pouquinho dolorido e mais nada, nem tomei remédio! Mas além do floral o importante é realmente o tratamento médico, bem como a cirurgia. Um beijo e muito obrigada! Valéria Reis

      Excluir
  109. OI CAROLINA!
    MEU NOME É MICHELE JÁ FAZ 3 ANOS QUE SINTO MUITAS DORES E NENHUM MEDICO ME DIZ O QUE TENHO,POR UM ASSUNTO SOBRE ENDOMETRIOSE NA TELEVISÃO VI QUE OS SINTOMAS QUE TENHO É ENDOMETRIOSE.
    E OS MEDICOS ME DANDO REMEDIOS PARA INFEÇÇÕES DE URINA QUE NUNCA PASSAVA.
    AGORA VOU AO GINICOLOGISTA E VOU PEDIR UM EXAME PRECISO PARA SABER SE TENHO ENDOMETRIOSE.
    LI SUA HISTORIA FIQUE MUITO FELIZ PELA SUA RECUPERAÇÃO.
    MUITA SAUDE PARA VC.
    UM BEIJO FELICIDADES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog! Você já foi ao ginecologista? Venha nos contar como foi e o que deu. Infelizmente, muitos médicos não sabem sobre a doença. Torcendo por você. Obrigada por seu carinho! Graças a Deus estou muito bem, sem dores e muito feliz. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  110. Oi, Caroline,
    muito bacana o seu relato! Farei a minha laparoscopia na próxima quarta dia 27/03 no hospital São Luís-SP. Confesso que estou com muito medo, pois nunca fiz nenhuma cirurgia! Na verdade ainda não fui diagnosticada com a endo, fiz ultrassom e o CA 125 e deram normais sem alteração, mesmo assim ele não descarta endometriose. Segundo ele, algumas mulheres apresentam focos de endometriose mesmo tendo o CA-125 e o ultrassom normais. Estou com aderência nas trompas(direita e esquerda) que foi diagnosticado através da histerossapicografia o que me impede de engravidar. Então, o meu médico me recomendou a vídeo. Alguém conseguiu engravidar depois da vídeo. Se sim quanto tempo? Como foi a cirurgia, recuperação, etc? São muitas dúvidas! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livia! Como foi sua cirurgia?
      Meu CA-125 sempre deu normal também. A recuperação vai de acordo com cada organismo, mas é preciso repouso absoluto por 15 dias, não carregar peso. E a gravidez dependerá da biópsia da cirurgia, pois cada caso é de um jeito. Tem aquelas que ficam liberadas após a vídeo para tentar o bebê, outras precisam de tratamento antes, tudo depende de como está a endometriose. Venha nos dizer como você está. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  111. Olá a todas, é bom encontrar um local com informação dada em linguagem fácil de compreender. Eu supostamente tenho endometriose, tenho um pequeno alto na barriga e dores e cada vez mais piora. Só vou ser vista pelo cirurgião dia 5...mas tenho medo! Só que as dores só dão realmente vontade de arrabjar solução para isto. Eu só tenho sintomas depois de ter tido o meu filho e só recentemente é que piorou e por vezes quase que nem consigo andar. Realmente tira qualidade de vida e traz muita tristeza. Beijos a todas e força para nós e parabéns Caroline por esta iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Marjô, como vai?
      Obrigada por seu carinho e seja muito bem-vinda ao blog! Como foi sua consulta com o cirurgião? Mantenha-nos informada sobre você. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  112. Olá, tenho 23 anos, sinto fortes dores abdominais e na região pélvica. Pela suspeita de endometriose, minha menstruação está suspensa, desde dezembro de 2012. Minha cólica sempre foi progressiva, piorando com o tempo. Durante a menstruação, tenho muita diarreia e uma dor absurdamente horrível.

    Estou com sangramento retal, além de muito muco nas fezes. Quando defeco, mesmo não menstruando mais, sinto fortes dores no ovário direito. Essa dor crônica tem mais de um ano. Já fui à vários médicos e já fiz vários exames. Tudo normal, inclusive o CA 125. Não posso fazer transvaginal, pois ainda sou virgem.

    Fui encaminhada para um grande hospital daqui de São Paulo por suspeita de endometriose intestinal.

    Passei por uma triagem e fui encaminhada para o ambulatório de videolaparoscopia. Trocentos exames foram solicitados, mesmo eu já tendo muito. Durante o exame físico, senti muita dor quando o ginecologista desse ambulatório palpou a minha região pélvica. Sinto como se alguma coisa no útero estivesse puxando o intestino. Machuca, é horrível conviver com essa dor diária.

    Enfim, passei por esse médico antes de ontem. Além de marcarem o retorno com esse médico, já marcaram uma consulta com um cirurgião geral, no dia 17 deste mês.

    Isso quer dizer que farei essa cirurgia de videolaparoscopia? O que será que esse médico pode me falar? Pode ser uma mera avaliação ou quando nos mandam para o cirurgião, necessariamente é porque precisamos de cirurgia?

    Estou com medo. Estou com medo de ficar sem diagnóstico e ter que conviver com essas dores pelo resto da vida. Não consigo dormir de bruços, pois dói. Espirro, tusso, ando, dói.

    Tinha quase dez dias de menstruação, que se desregulava mesmo tomando o anticoncepcional. O fluxo era intenso demais. Chegava a escorrer pelas pernas.

    Será que farei mesmo essa cirurgia????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, como c está?
      Como foi sua consulta? O certo é você ir a um ginecologista especializado em endo, e se precisar fazer a laparoscopia, ele tem de ser especializado neste tipo de cirurgia, minimamente invasiva. Eu indico médico por convênio e a Unifesp em SP, que oferece um tratamento maravilhoso pelo SUS, de graça. Se quiser minha ajuda escreva para carolinesalazar7@gmail.com com o título "ajuda médica". Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  113. olá , Meu nome é Sheila - Descobri que tenho endometriose há um ano e ainda não consegui a ciurgia que custa muito cara. Gostaria de me dessem um indicação de qual médico devo procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheila!
      O médico principal que trata a endo é um ginecologista especializado na doença e em laparoscopia, para quem precisa de cirurgia. E aí dependendo de onde a doença tiver, pode ser necessário médicos de outras especialidades. Em SP, eu indico a Unifesp, que oferece um tratamento maravilhoso pelo SUS, de graça. Se quiser minha ajuda escreva para carolinesalazar7@gmail.com com o título Unifesp. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  114. oie meu nome é Alessandra estou passando por esses problemas também fiz exames e foi diagnosticado endometrioma, ja foi marcado para fazer a cirurgia pelo sus mas o problema é que demora muito para poder ser chamada e estou muito preocupada pois ainda não sou mãe.Gostaria muito que vc me endicasse um hospital onde eu possa fazer essa sirurgia mais rápido. Agradeço muito desde de ja, e adorei seu blog suas postagens, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog! Onde você mora? Tem convênio médico? Pelo SUS, eu indico o ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp, em São Paulo. Acho que não custa tentar. Se precisar do telefone de lá, por gentileza, escreva para carolinesalazar7@gmail.com com o título “Unifesp" e diz que já falou comigo por aqui. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  115. Parabéns, Muito legal esse blog..Tenho 37 anos e descobri que tinha endometriose com 30 anos quando parei de tomar anticonsepcional e tentar engravidar mais sem sucesso. Depois de muitos exames descobri que tinha essa tal de Endo. Fiz uma ressonancia e deu endo grau 4 no intestino, fiz uma cirurgia aberta na Unicamp em Campinas ,retirei uns focos de endo e 5 cm do intestino,foi uma cirurgia dificil, mas deu td certo.... Ai comecei o tratamento para engravidar, o medico disse que só poderia engravidar com Fertlização em Vitro ( fiv)... fiz 3 fiv nesses ultimos meses e não deu certo... Agora estou me preparando para fazer outra cirurgia , a retirada das trompas , pois tenho hidrossalpinge nas trompas e só retirando vou poder fazer outra fiv e dar um resultado positivo...Só quem tem Endo sabe como é dificil essa doença, muitas pessoas acham que estamos inventando a Dor... o médico disse que vai tentar fazer a cirurgia po video mas se não der certo vai ter que cortar minha barriga novamente...Alguem fez a retirada das trompas por causa da hidrossalpinge e depois engravidou com fiv??? to confiante e com Fé em Deus td vai dar certo... Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  116. Bom dia Carol.... Adorei o seu blog, descobri muitas coisas com os depoimentos aqui. Bom vou falar um pouco da minha história. Tenho 28 anos, solteira, sem filhos. Tenho terríveis dores desde a minha primeira menstruação (com 11 anos de idade). Com o passar dos anos as dores foram se agravando e se tornaram parte da minha vida. Não sei como é não sentir dor, ter uma vida normal. Fazem uns 5 anos que tomo anticoncepcional direto, somente com pausas periódicas (mais ou menos de 6 em 6 meses), mas as minhas dores se tornaram ainda piores fora do período menstrual. De 1 ano pra cá foi terrível. Minha vida tem sido de dor em dor, um dia após outro. Fui em vários especialistas. Ginecologista, Gastroenterologista, Nefrologista, etc. Meus exames ginecológicos sempre deram todos bons; pré-câncer, eco, trans, sangue, urina, etc. No gastro nada mais que um refluxo, Daí acharam que eu tava com pedrinhas nos rins (e na bexiga), fiz tratamento e a dor continuou. Enfim, quase sem esperança, optei pela vídeo Laparoscopia. Uma última indicação do ginecologista que nunca deu muita importância as minhas dores, em que ia frequentemente reclamando das fortes dores. Ele me indicou como última opção, mas sempre dizia que era psicológica essas dores, o que me deixava profundamente triste. Só eu sabia das minhas dores. São "fortes e reais" .Fui atrás e consegui pelo SUS a Laparoscopia. Fiz os exames pré operatórios e deram todos normais, inclusive o CA 125. Fiz ontem 05/07/2013 a cirurgia. E até que enfim descobri a Endometriose. Acharam diversos focos, nas trompas, nos ovários.... E viram que a minha dor era real. Não aguentava mais conviver com a dúvida, com a interrogação do que eu tinha. To muito inchada, com mais dor nos ombros e nas costas do que nos pontos. Li alguns depoimentos e vi que essa dor nos ombros é "normal" da cirurgia. Agora creio que o próximo passo é o tratamento medicamentoso. Tenho reconsulta dia 11/07/13. Creio em um Deus todo Poderoso e sei que tudo acontece no tempo certo, então, quem sou eu pra me opor á isso. Obrigada pela oportunidade de contar minha história, e se com isso eu conseguir ajudar pelo menos 1 mulher, eu já fico muito feliz. Boa sorte á todas nós, mulheres guerreiras e fortes, que não desistimos. Essa dor não me pertence, não é minha, e eu não aceito conviver com ela. Um abração á todas guerreiras!! Att. Franciele- Novo Hamburgo- RS

    ResponderExcluir
  117. Olá Carol! Gostei muito do seu blog! Fiquei sabendo que terei que fazer a laparoscopia esta segunda e estou com medo. Na verdade, não vejo a hora de fazer a cirurgia para saber o que vai acontecer. Ano passado eu fiz um ultrassom e, embora eles tinham achado um foco um pouco suspeito, meus ovários estavam limpos, sem nenhum tipo de cisto ou nada de estranho. Só espero poder engravidar, mesmo se eu não tenho interesse nenhum de ser mãe agora. Como eu tenho milhares de problemas intestinais, eu ja fiz colonoscopia e ressonancia há dois anos atrás e lá também não encontraram nada. Eu sempre tomo anticomcepcional. Espero mesmo que o foco seja bem pequeno e que nunca mais volte. Quero me ver livre desse pesadelo logo. Acho que eu só vou sussegar o dia que eu conseguir engravidar. Sei lá quando isso vai acontecer! Um abraço, Daniele

    ResponderExcluir
  118. Oi Caroline... fiquei tão feliz de saber que você finalmente está bem. Estou acompanhando faz um tempo o seu blog. Vi em você uma esperança de que um dia tbm vou conseguir ter sossego dessa endometriose. Tenho esse problema desde os 15 anos, sempre desmaiando ou faltando no serviço por causa das dores e o pior é que os médicos da minha cidade não dão atestado médico para cólicas e com isso perco meu dia de trabalho. Fui diagnosticada com endometriose esse ano em março, comecei a fazer tratamento com remédios mais como eram muito caros não continuei. Estou pensando em pedir para meu médico me operar tbm, só que tenho uma dúvida.... a doença pode voltar depois da operação ou não? Assim que eu operar eu posto aqui no seu blog como vou estar. Te desejo muita felicidade e agradeço por compartilhar sua história. Deus te abençõe muito. Vou sempre orar por você. Beijos Beatriz

    ResponderExcluir
  119. Fiz a minha cirurgia dia 10/09/13, ainda sinto dores e meu abdomen esta muito inchado, sera q vai voltar ao normal? A dor nos ombros cessaram, me sinto triste e deprimida.

    ResponderExcluir
  120. Ola... muito feliz em ter um blog que nos ajuda com nossas duvidas e muito triste em saber que n tem cura. Fui diagnosticada essa semana e to realizando os exames p poder fazer a cirurgia, estou com muito medo do pos operatorio mesmo. Ja li sobre o gas, sobre os pontos, mas o umbigo roxo eu n sabia. Tenso!!! No meu caso pare de menstruar a 1 ano, pois sentia colicas terriveis, entao fiz exames e soube da endo. Graças a Deus n tenho problemas p ir ao banheiro, n sinto minhas pernas pesadas,corpo dolorido, sao so as colicas mesmo e so quando eu deixava descer, penso entao que meu vaso pode ser mais simples né? Ahhh ja estava me esquecendo vou retirar um mioma tb. Gostaria de saber bemm mais sobre o pos operatorio, pois estou fazendo essa cirurgia com apoio dos meus pai e marido,sei que sera complicado, mas com fé de engravidar um dia,.meu email é marianinha_20@hotmail.com Obrigada Carol por ceder informaçoes tao importante p nossas vidas. bjo grande e boa sorte. Mariana da Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 5 primeiros dias eu achei bem complicado, dor terrivel nos ombros, sem posicão pra dormir, abdomen inchado, deprê...fiquei de repouso na casa de minha mamy poderosa e descansei de verdade...6 dia estava melhor e a melhora é constante e gradual...acho q no 4 dia parou de sangrar, meu umbigo não ficou vermelho, nem roxo, nem nada, cicatrizinha bem delicada...qdo fui operar achava q minha endo era leve, mas havia muitas aderencias e tudo grudado...vou começar o tratamento para desobstruir as trompas...resumindo relaxa, é bem tranquilo...ahhh na primeira semana procure comer comidas leves e ebite se agachar...

      Excluir
  121. Parabens! Boa sorte...um abraço

    ResponderExcluir
  122. Após dois anos tentando engravidar sem sucesso, fui diagnosticada com endometriose profunda infiltrativa nos ovários, peritôneo, útero e intestino, inclusive com endometrioma no ovário esquerdo. O impressionante é que já havia feito diversos exames como a histerossalpingografia e videohisteroscopia e ambos deram normais. Em agosto fui no dr Silvio Alex que solicitou um exame de CA 125 pelo fato de eu contar que na adolescência tinha cólicas e que desde que eu parei de tomar anticoncepcional elas vinham aumentando. O exame deu alterado 65 (o normal é até 30) e então ele pediu uma ressonância pélvica que acabou constatando de forma clara a doença. Após o choque inicial, estou segura em realizar a cirurgia em novembro, embora precisarei de um proctologista atuando na cirurgia por conta dessa intervenção no intestino, e terei que ficar intenada cinco dias. Alguém já passou por isso? Operou com dr silvio alex (rj)? Gostaria de conversar com pessoas que também passaram por isso, obrigado pelo espaço, Fabiane (fabiane_a@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  123. achei muito bom este blog...minha irmã tem endometriose, bexiga colada no utero sofre muito com isso,quero saber onde posso ajuda-la a resolver este problema por favor me ajude...bjs...rosinei

    ResponderExcluir
  124. Meninas,
    Alguém aqui já operou com o Dr. Silvio Alex do Rio de Janeiro?
    Sabem se ele tem uma equipe multidisciplinar??

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  125. Olá Caroline tudo bem?
    Vi seu comentário e queria tirar uma dúvida... a cirurgia foi feita por videolaparoscopia certo? Mas precisaram fazer um corte tipo cesária para retirada? Estou com endometriose profunda e estou preocupada demais. Se poder responder eu agradeço muito.

    Obrigada
    Carolina

    ResponderExcluir
  126. Olá, sempre leio sobre a endometriose, pois descobri em maio desse ano que tenho a endometriose profunda. Fiquei arrasada, chorei muito, pois meu sonho é ser mãe. Fui na minha ginecologista e ela achou melhor eu fazer o tratamento com homeopatia. Ela disse para eu fazer esse tratamento por 6 meses, caso melhore vou continuar, senão terei que fazer a cirurgia. Dia 13 de novembro farei outra ressonância para verificar se houve melhora ou não. Confesso que estou ansiosa e com medo. Espero que esteja melhor e que logo logo eu possa tentar engravidar. É sempre bom contar com pessoas que estão passando pelo mesmo problema. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  127. Oi Carol!
    Nossa estou surpresa de achar tantas coisas boas a respeito do Dr. Helio!! Sabia que ele era bom, mas não imaginava achar tantas coisas dele na rede, em varios sites visitados atraves de visitas ao google... Marquei minha cirurgia para janeiro, e estou um pouco ansiosa, procurando saber sobre o pós operatório... Afinal, ele me disse duas semanas, confesso que fiquei assustada, achei que uma semana era suficiente, afinal, dói ou não dói?? Como são os dias pós cirurgia?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  128. Olá Carol,

    Muito bom o seu blog, parabéns!!!
    Você conhece o Dr. Fábio Bottini Manchini???

    ResponderExcluir
  129. Olá meninas. Nem consegui ler pois como meu caso é recente eu fico emocionada. No dia 17/06/13 senti muitas dores ao ponto de me enrolar toda e não conseguir mais sair do lugar, fui levada para o hospital fiz uma laparotomia exploratória pois foi constatado que era hemorragia interna, e o diagnóstico foi um cisto no ovário que estourou, agora detalhe, eu não sentia dores. Depois de 3 meses e meio, eu toda feliz por pensar em voltar pra dança (que é a minha paixão e que eu perdi de aprensentar um espetáculo por conta disso tudo) e ter minha vida normal de volta outra dor apareceu, dessa vez mais forte e eu não tinha jeito pra caber em mim, o médico constatou que era aderência no meu intestino por conta dessa cirurgia, passei mals bocados, pois pra evitar uma outra cirurgia foi necessário usar sonda pelo nariz e ficar 5 dias sem comer e beber água. Foram os piores dias da minha vida mas não teve pra onde fugir, foi necessário uma nova cirurgia, meu intestino foi cortado e meu corte foi desde o umbigo até a parte baixa do abdominal, mas como a Carol falou eu desejava essa cirurgia, fiquei 3 dias na UTI, mas o fato de não estar sentindo dores para mim era um alívio. Hoje faz um mês e estou de repouso na casa da minha mãe, me recuperando muito bem. Se alguém me perguntasse o que é ser feliz eu digo que é não sentir dor e ter saúde. Não posso deixar de falar que a fé (minha, da minha família e amigos) me ajudou bastante e é ela que me ajuda todos os dias a acreditar que dias melhores virão, como diz o Gil "Andar com fé eu vou que a fé não costuma faia". Hoje eu olho o mundo com outros olhos e pretendo ser melhor a cada dia comigo, com quem convive comigo e que me cerca. Temos que tirar uma lição e mudarmos pra melhor! Saúde pra todas nós!

    ResponderExcluir
  130. Olá Carol.
    o corte da cirurgia é muito grande, quantos são, eles somem ou ficam visíveis preciso fazer e estou com medo?
    obrigada

    ResponderExcluir
  131. Olá Carol primeiramente gostaria de parabeliza-la pelo seu blog pois ele traz muitas informações sobre a doença, e muitos pontos importantes para esclarecimentos.
    Há mais ou menos cinco anos sentindo dores e passando por diversos médicos só agora consegui diagnosticar o meu problema , à endometriose.
    Tenho 3 filhos e a ultima gestação fiz uma laqueadura, que para o meu azar só complicou o meu quadro.
    através do meu médico urologista tive a indicação do dr.helio, fiquei quase um ano para poder passar com ele em consulta, realizar exames e agendar uma cirurgia agora para dezembro, onde eu teria que fazer a retirada do utero e trompas.
    Só que para o meu azar novamente o meu convênio que era bradesco saude mudou 10 dias faltando para realizar minha cirurgia.
    conclusão não vou conseguir realizar a minha cirurgia pois o Dr. Helio não atende o novo convenio que é o Amil 600 plus e nao tenho condições de estar pagando está cirurgia, ou seja vou ter que procurar outro profissional.
    Gostaria de saber se você conhece algum medico que opera por video a endometriose pelo convenio da Amil 600 plus.
    grata desde já Adriana.

    Meu e-mail é adriana-nader@hotmail.com

    ResponderExcluir
  132. Olá, Caroline!
    Você é uma linda, acabei de te assistir pelo youtube no "Ser Saudável". Estou no processo "pré-operatório", iniciando os exames. Minha ressonância mostrou Endometriose IV, com focos no ovário, intestino (ainda por fora, na parede) e no útero. Não sei muito a respeito, mas estou pesquisando bastante. Teu blog é espetacular! Parei nele e não saí mais. Tenho 27 anos, faço 3 anos de casada em março de 2014 e não tenho filhos ainda - esse é meu único sonho na vida. Minha vida está, absolutamente, nas mãos de Deus. E estou fazendo o que posso a respeito da doença, sabendo que tudo acontecerá de acordo com a vontade Dele. Queria muito saber um pouco mais a respeito da cirurgia... como é, tempo de recuperação, repouso,os riscos, quando a gente volta ao trabalho, etc...
    Um grande beijo, Deus abençoe a cada uma de nós para que possamos suportar o processo em busca da nossa tão sonhada cura. E que nossas famílias e casamentos sejam guardados por Ele. Beijo grande. Parabéns pela iniciativa. Que se espalhe aos quatro cantos teu blog!

    ResponderExcluir
  133. Não tenho nenhuma referência sobre médico nenhum aqui em Niterói... meu plano é Unimed Leste-Fluminense... Alguém tem alguma informação a respeito??

    ResponderExcluir
  134. olá,
    gstei muito dos relatos. Preciso indicação de algum médico em Novo Hamburgo - RS.

    ResponderExcluir
  135. MInha cirurgia está marcada pela Scope com a Dra. Ivani para dia 30/01/2014. Quantos dias ficarei afastada do serviço?? Vou usar o plano da UNIMED só para o Hospital. Terei que fazer dieta especial de alimentação?? Não tenho ninguém pra fazer....se tiver tenho que arrumar.

    ResponderExcluir
  136. Peco ajuda nome de medico q realize a cirurgia de retirada de endometriose na bahia pelo bradesco saude. Endometriose profunfa estou muito desesperada.

    ResponderExcluir
  137. Bom dia amigas guerreiras .. Fui diagnosticada com endo em out/13 através de uma usg transvaginal, depois uma rm da pelve, tomei 3 meses de gestinol e a dois meses estou com o Allurene, as dores diminuíram 80% é um Remédio maravilhoso. Ele teme efeitos colaterais no meu caso, dores de cabeça, candidiase, minha barriga inchou e na primeira semana desceu muito. Porém valeu a pena pois tem dia que eu nem lembro que tenho essa doença pois não sinto dores .. Eu chorava de dor, era intenso.. Fora a dor física o que mais maltrata minha alma é a dor aqui dentro do coração, a dor da alma rasga o peito.. Meu sonho é poder ser mãe .. Eu não consigo mensurar o tamanho desse sonho. . Desejo. Todas muita paz e que Deus possa renovar a nossa fé.

    ResponderExcluir
  138. Olá adorei o seu blog ...estou vendo os depoimentos para tentar me acalmar,pois descobri há um ano que tenho endometriose , o médico me receitou um remédio p/ suspender a menstruação Allurene , fui a uma especialista e vou ter que operar , fiz todos os exames e vou ter que tirar um pedacinho do intestino além de tirar o útero e o colo,como já sou mãe a minha preocupação é a cirurgia no intestino...

    ResponderExcluir
  139. oi Carol por favor poderia me dizer se o plano cobre toda a cirurgia,qual o tel do seu medico?

    ResponderExcluir
  140. oi gente tenho lido muito esse blog, tem achado muito interresante ,tambem vou passar por uma videolaparascopia dia 08/09 sinto dores terrives do lado direito da pelve , quase não aguento de tanta dor , meu medico ainda naõ sabe o que eu tenho. existe duas suspeita de andometriose ou aderencia , estou muito nervosa .. quero trocar esperiencia com vçs e saber como funciona essa cirurgia ...por favor me ajudem ...

    ResponderExcluir
  141. Olá, gostaria de saber se tem alguma referência do Dr. Maurício Abrao? tenho marcada cirurgía com ele. Grata

    ResponderExcluir
  142. tambem tenho que passar por uma cirugia de endometriose estou morrendo de medo da dor depois da serugia.

    ResponderExcluir
  143. Ola! Gostaria saber se alguém sabe quanto custa em media este procedimento, pá a médica que me foi indicada não aceita meu plano, então eu usarei ele para o hospital, desde já agradeco

    ResponderExcluir
  144. Oi Boa tarde!
    Meu nome é Tatiane, tenho 24 anos,fui diagnosticada com endometriose no ovário direito há 4 meses e estou tentando o tratamento com anticoncepcionais. Já tentei o Allurene por 2 meses e ele me deu muitos efeitos colaterais. Trocamos para o Yan 24+4 mas ele também me faz passar mal, muito mais do que qualquer outro que já tomei.Sempre passei mal tomando anticoncepcionais e apresentei homorragias e com o Allurene não foi diferente. Hoje sinto muitas dores, cansaço, sintomas de gravidez, falta de libido, extremamente chorosa e estressada. Estou tratando com um especialista e ele não quer me operar, a menos que eu opte por engravidar. Como não quero engravidar por agora ele não vai me operar. Gostaria de saber quando a cirurgia é recomendada e se devido a minha idade ela pode me atrapalhar em algo mais tarde. Se pode haver algum motivo claro para não realizar a operação neste momento.
    Se puder me ajudar. Desde já lhe agradeço.
    tatinhamoreira1313@gmail.com

    ResponderExcluir
  145. Olá, Pessoal! Bom dia! No ano de 2006 fui diagnosticada com endometriose e fiz cirurgia de emergência foi retirado o ovário direito. Depois de nove anos acredito que voltou, pois deu alterações no CA-125 61,69, sangue oculto nas fezes e tive crises de cólicas intestinais, mas sempre tomei anticoncepcional Cerazette e agora estou tomando Allurene 1 mês,mas acredito que terei que fazer cirurgia e depois tomar zoladex.A cirurgia melhora nossas condições de vida, e acredito ser a única opção. Da medo, mas têm pessoas com doenças piores que lutam e me espelho nelas, não desistam tem tratamento. Bjs

    ResponderExcluir
  146. Oi Carol, me chamo Elenir,tenho 36 anos e descobri agora que tenho endometriose e segundo a médica já está avançada.
    Ainda não tenho filho, e isso, é um grande sonho meu e do meu esposo. Tenho muito medo de fazer a cirurgia que a médica disse que é preciso, pois só tenho um ovário e uma trompa por conta de uma cirurgia de apêndice estrangulado.Recentemente, peguei peso, e isso me rendeu algumas dores. Tem a haver com a endo? Quem tem endo, pode pegar peso? Obrigada

    ResponderExcluir
  147. Olá, me chamo Marivete, tenho 28 anos e descobri a endometriose aos 18 anos, estava muito avançado teve que fazer uma cirurgia e estava tudo grudado utero, ovarios, bexiga e intestino. O médico me disse que era quase certeza que não poderia ser mãe,fiz tratamento com zoladex por 6 meses, um ano depois engravidei sem precisar fazer tratamento.Minha filha tem 4 anos agora, ano passado procurei o médico novamente pois queria ter mais um filho, para minha surpresa ao realizar os exames apareceram varios cistos, o medico tentei me tratar com allurene por 6 meses, mas nao me adaptei com o medicamento, mudei para a pietra mas as dores estavam cada vez piores,então em janeiro voltei no médico e ele optou por fazxer uma video para retirado dos cistos. A cirurgia foi marcada para dia 30 de março, ele iniciou pela video mas teve que abrir pois estava pior que dá primeira vez, tudo grudado formou aderencia ate perto do estômago, a recuperação foi rápida, meu médico me receitou clomid para tentar engravidar o mais rápido possível enquanto não formar cisto. Então meninas nunca desistam, o positivo é possivel sim!!!!

    ResponderExcluir
  148. olá estou com endometriose ,e hoje recebi o laudo para solicitação de autorização de internação hospitalar ,agora estou agoniada ,pois gostaria de saber se agora demora para sair a cirurgia ,alguém pode me ajudar? será pelo sus ,me disseram que devo esperar o telefonema para ir conversar com o anestesista ...alguém pode me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  149. Olá meninas, tbm tenho endometriose descobri em outubro de 2015 mas eu já fazia varios exames desde 2011, enfim desde outubro quando descobri tomo o anticoncepcional Gestino 28 para não mestruar mas até fazer a cirurgia, mas moro em Cabo Frio no Rio e justamente quando estava toda animada para começar a ver sobre a cirurgia, os médico do Hospital da Mulher de Cabo Frio pararam os serviços por não estarem recebendo salário. Então meninas estou desesperada pois tenho um sonho de ter pelo menos 1 filho, mas não consigo nem médico especializado nesse caso aqui.
    Se alguém conhecer me passe por favor, não posso nem imaginar o meu sofrimento nesses períodos mestruais pois tinha até hemorragia.

    ResponderExcluir
  150. Olá meninas, tbm tenho endometriose descobri em outubro de 2015 mas eu já fazia varios exames desde 2011, enfim desde outubro quando descobri tomo o anticoncepcional Gestino 28 para não mestruar mas até fazer a cirurgia, mas moro em Cabo Frio no Rio e justamente quando estava toda animada para começar a ver sobre a cirurgia, os médico do Hospital da Mulher de Cabo Frio pararam os serviços por não estarem recebendo salário. Então meninas estou desesperada pois tenho um sonho de ter pelo menos 1 filho, mas não consigo nem médico especializado nesse caso aqui.
    Se alguém conhecer me passe por favor, não posso nem imaginar o meu sofrimento nesses períodos mestruais pois tinha até hemorragia.

    ResponderExcluir
  151. Olá, me chamo Raquel e acabei de descobrir que tenho endometriose. Sou do Espírito Santo, gostaria de saber se alguém tem algum médico para indicar aqui para realizar cirurgia. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir