quinta-feira, 20 de julho de 2017

ENDOMARCHA 2018: AS CAPITAIS BELÉM, DO PARÁ, E PALMAS, DO TOCANTINS, ESTREIAM NA 5ª EDIÇÃO DA MARCHA!

Logo oficial da EndoMarcha Time Brasil 2018

Duas importantes capitais do Norte do país, Belém, no Pará, e Palmas, no Tocantins, estão confirmadas na 5ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose. Além das cidades participantes deste ano - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Maringá, Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Boa Vista - o norte do país ganha duas importantes capitais na EndoMarcha 2018. Até o momento, no dia 24 de março de 2018, 15 cidades brasileiras, de 14 estados, estarão unidas em prol da divulgação e da conscientização de uma doença ainda pouco conhecida, mas que atinge uma a cada 10 mulheres. 

Em abril a Suellen entrou em contato comigo pelo instagram do blog @aendoeeu  com interesse em coordenar a caminhada pacífica na capital paraense. Após a largada da EndoMarcha 2018, em junho, a Kelly, de Palmas, me enviou e-mail confirmando a entrada da capital do Tocantins. Ver a expansão da EndoMarcha em tão pouco tempo enche meu coração de gratidão. Em 2014 quatro cidades marcaram a estreia do Brasil no primeiro movimento em prol das endomulheres. Quatro anos depois já triplicamos as cidades. Mais de 70 países saem às ruas no mesmo dia para difundir os sintomas da endometriose e também para alertar a sociedade, especialmente, os governantes a respeito de uma doença que impacta muito na vida de 200 milhões de mulheres no mundo. No Brasil somos mais de 6 milhões. Os números são realmente assustadores. Vocês acreditam que existem mais portadoras de endometriose que a soma dos portadores de HIV, lúpus e artrite reumatoide? 

Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose é a oportunidade que temos de nos unir para reivindicar os direitos que já teríamos de ter como cidadãos. Mas cadê a união das endomulheres brasileiras? Não adianta reclamar e ficar sentada no seu sofá. Precisamos nos unir em prol de nós mesmos e das futuras gerações. Desde 2014 nós temos um dia para chamar de "nosso". Um dia que nós reivindicamos o que teria de ser nosso por direito. Não é um absurdo isso? Pois é, mas precisamos ir à luta. Por isso a união de todos, independente, de que grupo participa é muito importante. Como nos anos anteriores, os interessados a participarem da caminhada têm de se inscrever no Cadastro de Voluntários (clique aqui). Quem já se inscreveu nos anos anteriores, não precisa se cadastrar novamente. É importante se cadastrar, pois é por ele que as coordenadoras estaduais entram em contato para passar as informações referentes à EndoMarcha de sua cidade. Já escrevi um texto sobre o "Papel dos voluntários na EndoMarcha Time Brasil". 

As inscrições das cidades vão até o dia 30 de novembro. Precisamos dar um basta em nosso silêncio. Esta é a nossa oportunidade anual de mostrar nosso rosto, de gritar para quem quiser ouvir que a endometriose é uma doença séria, que precisa ser levada a sério pela sociedade e, principalmente, pelos médicos para que haja o diagnóstico precoce da doença. A média mundial é de sete a 12 anos. E  doença afeta uma a cada 10 mulheres. É muita mulher sofrendo. Cadê essa mulherada toda? Não adianta ficar reclamando sentada no sofá. É muito melhor arregaçar as mangas e ir à luta, não é mesmo? A união faz a força e juntas somos mais fortes. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Nenhum comentário:

Postar um comentário