quinta-feira, 6 de julho de 2017

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR ALYSSON ZANATTA!!

A endometriose é uma doença que pode atingir qualquer órgão do corpo feminino. Infelizmente ainda é uma doença pouco compreendida e cercada de muitos mitos. Principalmente quando se trata de sua origem. Já contamos histórias de leitoras com endometriose na parede abdominal, na cicatriz da cesárea, em endomulheres que já tiveram filhos, mas como explicar este tipo de endometriose, especialmente, a endometriose umbilical, naquelas que nunca tiveram filhos e nunca fizeram cirurgia na vida? A outra dúvida é sobre os endometriomas, os famosos cistos de chocolate. O doutor Alysson Zanatta já escreveu um texto brilhante sobre o assunto, “O verdadeiro significado do endometrioma de ovário”, e agora, em “Com a Palavra, o Especialista”, ele fala se esses cistos podem se romper, o que acontece após essa ruptura e qual o tratamento ideal para o endometrioma. Como em seu texto, o doutor Alysson aproveita a oportunidade e faz um alerta muito importante. Beijo carinhoso! Caroline Salazar


- Doutor Alysson como surge a endometriose de parede abdominal? Qual é o tratamento correto para este tipo de endometriose? Maria Vitória – Juiz de Fora – MG

Doutor Alysson Zanatta: Olá Maria Vitoria. A causa da endometriose abdominal é controversa. Muitos sugerem que seja decorrente de implantação de células endometriais diretamente na parede abdominal durante o parto cesáreo. Porém, essa teoria não explica a endometriose de parede abdominal que ocorre após cirurgias de hérnia ou apêndice, por exemplo. Também não explica a endometriose de cicatriz umbilical, que pode ocorrer em mulheres que jamais tiveram qualquer cirurgia.

Pessoalmente, acredito que a endometriose de parede abdominal seja decorrente de processo de cicatrização defeituoso, onde, durante a formação da cicatriz na parede, haja o surgimento de células endometriais a partir de transformação de células totipotentes (células imaturas com potencial de transformação em diversos tipos de célula). O tratamento efetivo é a retirada do nódulo e também removendo toda a doença do corpo da mulher. Não há outra opção para tratamento definitivo do endometrioma de parede. Mulheres com endometriose de parede abdominal costumam ter também lesões de endometriose pélvica. Mas isso não quer dizer que a lesão da parede abdominal seja causada por “disseminação” da doença pélvica. 

- O cisto de endometrioma pode se romper? O que ocorre se isso acontecer? Camila Barreto – Rio de Janeiro

Doutor Alysson Zanatta: Olá Camila. Sim, o endometrioma pode se romper. Quando isso acontece, há extravasamento de parte do seu líquido achocolatado, gerando irritação e dor pélvica. A dor pode ser intensa o suficiente para levar a mulher a um serviço de emergência.

E aqui é o ponto de maior importância: quando a mulher chega ao serviço de emergência, com quadro de dor intensa, o médico irá se deparar com exames que mostram cistos, líquido livre na cavidade, e talvez suspeita de apendicite. Isso irá alarmá-lo, e fará com que proponha uma cirurgia de emergência (na maioria uma cirurgia aberta de corte). Durante a cirurgia, verificará o ovário aumentado pela endometriose, com líquido achocolatado por toda a pelve, e fará a retirada do cisto ou do ovário (situação infelizmente comum).

Essa é a PIOR SITUAÇÃO que pode ocorrer durante a ruptura de um endometrioma: uma cirurgia de emergência com retirada do ovário. Isso não irá tratar a endometriose, e a mulher terá que se recuperar de uma cirurgia infrutífera, e sem o ovário.

Por outro lado, o correto a se fazer, na imensa maioria dos casos, é AGUARDAR. Deve-se administrar analgésicos, ainda que demore um pouco, pois a dor irá passar. O líquido extravasado será reabsorvido, e em poucas horas ou dias não haverá mais dor. Então, a mulher deverá procurar seu médico para planejar o tratamento definitivo da endometriose.


Resumindo: EVITEM CIRURGIAS DE EMERGÊNCIA POR RUPTURA DE ENDOMETRIOMA.


Sobre o doutor Alysson Zanatta:
Graduado e com residência médica pela Universidade Estadual de Londrina, doutor Alysson Zanatta tem especializações em uroginecologia e cirurgia vaginal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cirurgia laparoscópica pelo Hospital Pérola Byington de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo, USP. Suas principais áreas de atuação são a pesquisa e o tratamento da endometriose, com ênfase na cirurgia de remoção máxima da doença. Seus inter­esses são voltados para iniciativas que promovem a conscientização da população sobre a doença, como forma de tratar a doença adequadamente. É diretor da Clínica Pelvi Uroginecologia e Cirurgia Ginecológica em Brasília, no Distrito Federal, onde atende mulheres com endometriose, e ex-professor-adjunto de Ginecologia da Universidade de Brasília (UnB). (Acesse o currículo lattes do doutor Alysson Zanatta). 

4 comentários:

  1. Boa Noite Doutor , descobrir o endometrioma na parede abdominal a alguns meses , comecei a medicação para suspender a menstruação, porém o remédio não esta tendo efeito esperado. É indicado a cirurgia neste caso ?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de um dia poder me consultar com esse médico. Ele atende aondee?Atende na Bahia? Fiz cirurgia de hérnia na virilha. Posso correr o risco de ter essa endometriose abdominal? Ja possuo foco de Adenomiose.

    ResponderExcluir
  3. Dr. eu tenho focos de endometriose abdominal , adenomiose, e até lise de sinéquias, alem da endometriose que acometeu vários orgãos. Porem nunca tive filho, nem fiz cirurgia no abdome, só a videolaparoscopia, depois da video que tive algumas complicações e hoje uso á 2 anos uma gastrostomia, jejunostomia, traqueostomia, neste caso, o que explica a endometriose abdominal e os lise de sinéquias?

    ResponderExcluir
  4. Dúvidas aqui, será possível fazer tratamento da endometriose pelo SUS e com acompanhamento por ressonância? Pois no meu caso a transvaginal não detecta a situação, somente ressonância magnética. como solicitar o tratamento no SUS?

    ResponderExcluir