terça-feira, 7 de março de 2017

A DIFICULDADE DE ACHAR ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE E DICAS DE COMO ESCOLHER O SEU!




imagem cedida por Free Digital Photos

Por Caroline Salazar
Edição: doutor Alysson Zanatta

A DIFICULDADE DE ACHAR ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE E DICAS DE COMO ESCOLHER O SEU!

Apesar de ser a doença ginecológica mais estudada dos últimos 15 anos, com mais de 20 mil artigos científicos publicados na PubMed - US National Library of Medicine National - Institutes of Health, considerada a maior biblioteca médica do mundo, a endometriose ainda é uma doença desconhecida não só da sociedade, mas de muitos médicos, especialmente, de ginecologistas. Grande parte da falta de conhecimento já se inicia a partir do mecanismo de como surge à doença. Teorias sem comprovação científicas são aceitas e tidas como verdade absoluta, o que leva a um mau entendimento da doença e, consequentemente, a tratamentos falhos e altas taxas de reincidência.

Segundo o cientista americano doutor David Redwine, nosso parceiro e grande revolucionário no conhecimento e tratamento efetivo da doença, com a excisão total da doença é possível a cura de 50 a 100% dos casos. Visão completamente diferente de muitos que acreditam na teoria de Sampson ou da menstruação retrógrada – teoria que afirma que a taxa de recorrência é de 100% já que a doença pode voltar a cada mês com a menstruação. Para Redwine o conceito de que a doença sempre volta está errado (leia a entrevista que fiz com ele em suapassagem pelo Brasil em 2014). 

No Brasil há poucos cirurgiões que fazem a excisão completa da doença. Já falamos num texto do doutor Redwine como é a manifestação da doença (leia o texto "A evolução da cor dos focos relacionada à idade" e "A aparência visual da endometriose e seu impacto sobre os conceitos da doença"). Infelizmente ainda há muitos mitos e equívocos sobre a doença. Entender a origem da doença é o primeiro passo para ter um tratamento eficaz e permanente. Os especialistas que creem na teoria da menstruação retrógrada não acreditam que a mulher pode ter dores (cólicas) fora do período. Com isso, em muitos casos, esses especialistas já descartam a doença nas mulheres que sofrem com dores durante grande parte do mês ou em todos os dias.Por isso um ponto importante é o médico acreditar no que sua paciente está falando.

Mas, claro, primeiro ele tem de saber de onde ela vem. A cólica menstrual não é levada a sério, é tida como frescura por muitos médicos, até mesmo por ginecologistas. Aliado a isso ainda há a questão de alguns sintomas serem confundidos com outras enfermidades. Tudo isso retarda ainda mais o diagnóstico, que tem média mundial de sete a 12 anos. São muitos anos de sofrimento até obter um diagnóstico. Até isso acontecer a mulher já foi a um, dois, três, quatro, sete, oito, dez médicos. Uma verdadeira peregrinação atrás de alguém que esteja disposto a ouvir a paciente e ajudar a descobrir de onde vem às dores que ela sente.

Reconhecer os sintomas, saber distinguir a cólica normal da de endometriose também é de extrema importância para o médico suspeitar que a mulher tem a doença. Na anamnese detalhada, aliada ao conhecimento do médico, ele já pode suspeitar se essa paciente pode ter endometriose ou não. Cada endomulher é única, portanto, cada tratamento é individualizado, pensando no bem-estar e na recuperação da qualidade de vida para aquelas que sofrem com as dores severas.

Uma dica que dou para quem vai à primeira consulta com o especialista é: converse com as pacientes dele na sala de espera do consultório. Esse é um grande termômetro para saber se o médico é um bom cirurgião ou não. Com elas você vai poder ver se as pacientes recuperaram a qualidade de vida, se seus órgãos reprodutores foram preservados na cirurgia, se a paciente teve ou não reincidência e etc. Nunca vá a um cirurgião só porque ele tem fama. Vá pela qualidade do trabalho dele em resgatar a qualidade de vida, vá naquele que retira toda a doença. Procure aquele que te escute e, que, principalmente, que te acolhe e que fala que vai te ajudar e resolver seu problema, e não naquele que vai te arrumar mais problemas. Beijo carinhoso! 

3 comentários:

  1. Nem e tão simples assim arrumar um bom cirurgião, pois tudos falam que vão acabar com a doença. A endometriose nao tem cura, e não verdade que se resolve com cirurgia. Me perdoe a sinceridade. Só pode ser controlada e as vezes até isto se torna difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azucena, minha querida, concordo que não é tão simples arrumar um bom cirurgião. Te convido a ler a coluna do doutor David Redwine. Poucos são aqueles que falam em cura. Infelizmente, você está equivocada, mas faz parte já que a maioria dos especialistas tem este mesmo discurso. Este texto foi editado por um grande cirurgião brasileiro, o doutor Alysson Zanatta. Se alguma informaçaõ tivesse errada, com certeza ele teria a tirado. Uma de nossas missão é justamente passar a correta informação e conscientização sobre a doença. Leia a coluna do doutor Redwine e conversaremos depois. Beijo carinhoso!

      Excluir
  2. Perdi quase 3 anos tentando engravidar e não sabia que tinha a doença.
    Passei por 3 médicos diferentes. Fiz uma pancada de exames com todos eles e nenhum diagnosticou ou, ao menos, sugeriu a doença. Pelo contrário, disse que eu tinha que continuar tentando engravidar naturalmente e que era uma questão de tempo e ansiedade.

    Concordo quando dizem que temos que conversar e buscar informações sobre o cirurgião/especialista. E foi exatamente isso que fiz, mesmo sabendo que ele é o "cara" em reprodução humana, ginecologia e endometriose.
    Sinto-me segura com ele e sua equipe, além do currículo, sempre bati papo com as pacientes que estavam aguardando serem atendidas e isto me trouxe mais segurança e tranquilidade.
    Só tem uma coisa que me intriga: POR QUE EU NÃO POSSO ENGORDAR?
    Sou magra. Tenho 1,69 de altura e 55Kg. Engordei 3kg após a cirurgia, ou seja, estava com 52Kg e o meu médico frisou que é para eu me manter magra, mas me passou uma lista de alimentos "Proibidos" para não consumir, tais como: manteiga, margarina, requeijão, bolo, bolacha, pizza, sanduíche, batata, churrasco, etc.
    Tenho uma alimentação saudável, mas nem "de vez em quando" posso consumir esses alimentos. Eles estão proibidos!
    Segundo meu médico, se eu engordar irá dificultar engravidar e aumentar a probabilidade da endometriose voltar.

    ResponderExcluir