quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

"A VIDA DE UM ENDO MARIDO": MENSAGEM DE NATAL E UM RECADO IMPORTANTE AOS ENDO CASAIS!

imagem cedida por Free Digital Photos


E hoje é Natal, dia de alegria! E logo quando acordei tinha este texto especial de Natal para os endo casais. Sabemos que apesar da mensagem de Cristo para o dia de hoje, ter a intrusa da endometriose num relacionamento não é tão fácil quanto a maioria pensa. Essa doença mexe tanto com a mulher, que as pessoas que não entendem da doença acham que estamos malucas, que somos bipolares, dentre muitos outros "achismos". Eu falo isso com propriedade porque eu também era assim: maluca, doida. Eu só percebi que toda aquela loucura, maluquice não era minha, que aquela não era eu, após minha abençoada cirurgia, em junho de 2012, quando finalmente fiquei livre das dores. É claro que aqueles que me julgaram não falaram nada, porque a ignorância do ser humano muitas vezes não deixa a pessoa te pedir desculpas, mas vi que muitas pessoas perceberam minha mudança. E cada dia que passa, eu estou mais "mudada", mudando para melhor. Como todo ser humano, a mudança é gradual, e é preciso ser assim para a gente mudar por completo. Uma das coisas que eu aprendi e estou aprendendo é ouvir mais e falar menos. Afinal, temos dois ouvidos e uma boca. Outra mudança que me propus a fazer é: respirar fundo, agir com o cérebro e não com a emoção quando escuto abobrinha das pessoas. Principalmente, quando falam besteira sobre nós, endo mulheres. 

Hoje, a nova Caroline evita discussão. Porque entreguei tudo para Deus. Gente, um dia Ele vai mostrar para cada um de nós, quem realmente é as pessoas. Então, porque eu tenho de provar algo? Não, mudei e estou mudando para melhor. Se até Jesus foi julgado, quem sou eu para não ser? Quem somos nós? Não é fácil fazer caridade, mas a generosidade está na criação de cada um de nós. E graças a Deus, eu posso me orgulhar da minha. Por isso, minhas queridas, eu sei que é difícil, porque a endo nos deixa com os nervos à flor da pele, e realmente, esta doença nos deixa piradinha, mas respire fundo, conta até dez e evite discussões para o vosso próprio bem.  O texto de Alexandre é especial de Natal e também especial para quem está brigado com o companheiro. Vamos ser felizes, independente, desta praga. Não deixem que a doença destrua os vossos relacionamentos. É isso que a endo quer! 

Continue votando no A Endometriose e Eu no prêmio TopBlog Brasil 2013(clique aqui e dê seu voto) e compartilhe a votação entre seus amigos. O primeiro turno vai até 25 de janeiro. Conto com o voto de todos e a gentileza em compartilhar a votação entre seus amigos. E nisso, a Marcha Mundial contra a Endometriose, será muito importante. Inscreva-se e venha marchar conosco. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar


Mensagem de Natal para os endo casais 


Por Alexandre Vaz

Esse negócio de botar endo em tudo o que é palavra tá virando moda por conta deste blog. Por isso resolvi colocar no título, já que a coluna é direcionada. Não é que me agrade muito, mas fazer o quê? É o jeito que tem. Hoje vou abordar uma questão bem importante, as discussões entre o casal. Pode parecer meio estranho falar disso no dia de Natal, quando supostamente tudo é perdão, amor e alegria, mas todos nós sabemos que não é bem assim para todo o mundo a toda a hora.

Por natureza a quadra natalícia é uma pressão para que as coisas corram bem, sobretudo quando existem dificuldades no seio da família. Por vezes as pessoas querem desesperadamente que o Natal seja um dia bom, que tudo dê certo, acabam pressionando demais, e tudo acaba dando errado. O povo da casa acaba a noite numa tremenda discussão, todo o mundo chutando o pau do barraco e cada um acaba desejando que o Natal desse ano tivesse sido cancelado.

Esse texto de hoje inclui todos, mas é sobretudo dirigido aos que se encontram com o rosto enfiado nas mãos, perguntando pra Deus porque as coisas precisam ser assim. A resposta é que não precisa. Existe uma tendência de colocar a responsabilidade dos nossos atos em Deus, mas lá no fundinho sabemos que somos nós mesmos quem faz as ações. Nossa responsabilidade, nossa liberdade, nossa culpa inclusive. Mas com tudo isso vem uma coisa, o poder de agir como quisermos.

Quando estamos bem psicologicamente, é fácil perceber quando pinta um clima de discussão e a gente já se impõe ou então sai de fininho e deixa esfriar. Com a endo parece que todos os nossos sentidos estão em alerta, mas a gente não entende nada do que está acontecendo. E quando percebemos, está todo o mundo transformando a mobília em serradura numa baita zaragata. Depois que termina e vai cada um para seu canto lamber as feridas, não tem quem não se interrogue como foi que essa situação aconteceu. Aconteceu por dois motivos, fadiga emocional extrema e falha em reconhecer os sinais de que estava pintando uma discussão.

É bem complicado para quem vive com um quadro de endo por muito tempo (e a maioria das pessoas vive com endo por muitos anos) reconhecer que está navegando num braço de rio que acaba numa cachoeira bem grandona. Se não remar para a margem, vai acabar caindo e se quebrando todo lá em baixo.

Toda a rotinas do endo casal se altera muito, isso não é novidade. A vida sexualcai, e isso cria instabilidade emocional, tem as pressões social, familiar e profissional... tudo cobra um preço bem elevado. Mas tem pelo menos uma coisa que talvez seja controlável. Discipline seus horários de descanso. Durma tanto quanto puder, seu cérebro precisa de tréguas, seja amigo dele. É facílimo varar noites sem dormir por conta das preocupações. Por vezes as pessoas estão tão cansadas que nem conseguem dormir, quando dormem é caindo de exaustão. Dá pra imaginar o que isso faz com o seu emocional, né?

Pelo menos o descanso precisa ser mantido para que as pessoas não percam todas as suas defesas. Com isso, talvez fique mais fácil enxergar aquelas cachoeiras no rio em que você está navegando, a tempo de remar para a margem. Vai dar um pouco de trabalho carregar a canoa nas costas, mas pelo menos não se lascou inteiro. Logo depois da cachoeira, você coloca a canoa no rio de novo e segue sem esforço.

Não é apenas o descanso que faz falta. Certos rituais do casal são muito importantes, e a gente só percebe isso quando a vida fica difícil. Muitas vezes poderão ter escutado isso, e é a verdade: "Não deitem brigados. Resolvam as vossas diferenças antes de ir pra cama. Dormir brigado com a mulher é pior do que deitar sem janta. Se entendam, se beijem e durmam fazendo conchinha. É bem mais gostoso e ajuda a ir levando".

Num clima de discussões constantes quase que a gente começa a acreditar que o companheiro ou a companheira são o inimigo. O inimigo de vocês é a doença, não o cônjuge. Se amem, tenham manifestações de carinho, façam a manutenção do vosso relacionamento. Sejam felizes tanto quanto possível. Um casal que se encontrou, se gostou, e se mantêm junto através de uma doença dessas, isso é uma benção. Só pode ser amor

Em resumo, quando pintar um clima de discussão, cada um feche a matraca e vá para o seu canto esfriar a cabeça. Evitem se culpar pelo estado de nervos em que cada um se encontra, nem todos temos a mesma resistência emocional e psicológica. Decorem o vosso dia com manifestações de carinho e amor. Pequenos gestos como um beijo surgido do nada ou um abraço (atenção companheiros: elas valorizam muito os abraços, fiquem espertos) fazem milagres. Uma mulher agradecida é das coisas mais gostosas que tem. Só o olhar de felicidade delas vale qualquer sacrifício.

Meninas, peguem leve com os vossos homens. A coisa não é nada fácil pra gente. Vocês estão presas à situação, mas nós estamos por escolha. Por vezes precisamos voltar a ser crianças, explodir, ir ao boteco tomar umas com os amigos... é a nossa manutenção emocional. Nem que chegue em casa de porre uma vez por acaso, perdoe seu homem. A gente fica junto de vocês, entrega tudo o que tem. Sangue, coração, lágrimas, mas não somos de ferro. Nos ajudem a entender o que está acontecendo com vocês.

Ontem falei com minha esposa quando estávamos regressando à casa sobre esse mesmo tema. A gente atravessa a endo esperando a cirurgia, vive a situação, mas verdadeiramente, não entendemos o que está acontecendo. Vamos levando que nem zumbis, desligados da realidade. Mais tarde, se acompanharmos outros casais passando pelo mesmo, só aí vamos entender aos poucos o que aconteceu conosco. É como se tratasse de um lento despertar e vamos lembrando de pedaços de um sonho muito longo e confuso.

Feliz Natal para todos, procurem reforçar a vossa amizade e se puderem apoiem outros casais com endo. De dinheiro todo o mundo precisa, mas tem horas que ter com quem desabafar e que nos possa ajudar a entender o que está acontecendo é a maior riqueza desse mundo. Pratique essa caridade, ofereça um pouco do seu tempo e experiência ao próximo. É seu irmão aos olho
s de Deus. Abraço. 

Um comentário:

  1. Meu Deus Alexandre, que coisa Precisa! Detalhada! Exata...Nao imagino como seremos depois disso, sinto o que diz, confusão, torpor...de um efeito longo, que não conseguimos recobrar a lucidez, paz, despreocupação e relaxamento. talvez por isso lhe falte a memoria de raros e confusos momentos .....Me sinto tomado por um estado, estático, triste, impotente....Passar por isso só mesmo sendo orientado...quando mais, conhecer que quem ajuda, compreende o que passou consigo....isso é Esperança!!! Obrigado!!! Continuar contra a Endo é uma obrigação de todos os endo maridos, pois se perdemos nossos sentidos, imaginem Elas! Remem, não parem! a você Alexandre digo, não vou parar de Remar.Obrigado! Feliz Natal a todos! E a Minha Endo Esposa Bianca, um grande beijo, eu te amo e tudo esta por se amenizar. Te amo e estou com você, apesar de Tudo! Espero que sempre esteja Comigo! 4.30hs 27.12.13.

    ResponderExcluir