sexta-feira, 24 de março de 2017

ENDOMARCHA 2017: TIME BRASIL DE LUTO EM TRIBUTO À SUELEN LEDESMA E A TANTAS OUTRAS QUE JÁ FALECERAM!

O flyer virtual (também de luto) com o horário e as 13 cidades
brasileiras e seus respectivos pontos de concentração


Nossa já está chegando nosso grande dia em 2017: neste sábado, dia 25 de março, junte-se a nós e venha marchar conosco pela conscientização da endometriose. Todas as 13 cidades da EndoMarcha Time Brasil neste ano estarão de luto pelo falecimento de nossa endoirmã, Suelen Jaqueline Ledesma, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 04 de março. Suelen, aos 32 anos, tinha endometriose profunda, sofria de cólicas severas desde seus 15 anos, mas a situação se agravou em 2013, quando passou a frequentar as urgências médicas para tomar medicação na veia para aliviar suas fortes dores. Ela foi mais uma vítima da endometriose, morreu decorrente de infecção após cirurgia. Ainda iremos apurar os fatos. Mas, ela tinha na cirurgia a esperança de melhorar sua qualidade de vida e também a chance de engravidar. 

Pois é uma "simples" cirurgia de endometriose não devolveu esta jovem à sua família. E mesmo assim a endometriose é tida para muitas pessoas, inclusive, para muitos médicos como uma doença benigna e, por isso, não mata. Ora, minha gente. Vamos parar de ser hipócrita. Quer dizer que para uma doença ser considerada grave é preciso ser maligna? O que é maligno para você? Uma doença que dá ao paciente uma sentença de morte? Pois bem, infelizmente, a endometriose é uma doença que pode tirar a vida de muitas mulheres. É uma doença que mata muitas meninas e mulheres indiretamente. É uma doença que leva muitas portadoras a morte indireta todos os dias. São as intercorrências de uma doença persistente, crônica e já considerada uma das 10 doenças mais dolorosas do mundo. Em agosto de 2016 perdemos nossa querida Priscila. Assim como a Suelen e a Priscila, infelizmente, muitas outras portadoras de endometriose já faleceram, seja numa mesa de cirurgia, ou foram a óbito após a cirurgia, ou até mesmo por conta de suicídio, já que a doença leva a uma alta taxa de depressão. Já escrevi no blog sobre o "Setembro Amarelo", que por coincidência é representado pela cor amarela, assim como nosso "Março Amarelo". Leia também o texto: "A endometriose pode matar?"
 A camiseta em homenagem à Suelen Ledesma,
que será usada por sua família
na EndoMarcha Campo Grande

A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, irá marchar de camiseta preta e as outras 12 cidades com suas respectivas blusas, amarelas ou as oficiais da EndoMarcha 2017, e com uma fita preta amarrada no braço esquerdo. Levaremos também bandeiras pretas e cartazes com nome de Suelen. A família de Suelen confeccionou algumas camisetas em sua homenagem (imagem ao lado) e irá usá-las em Campo Grande. Faremos um minuto de silêncio antes da caminhada para lembrar nossas endoirmãs que já nos deixaram. Mesmo estando de luto a marcha continuará sendo uma manhã de troca de informação, com muito carinho e amor, e com uma troca de energia maravilhosa como nos anos anteriores. Cidades oficiais que receberão a 4ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose: São PauloRio de JaneiroBelo Horizonte  (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), PortoAlegre (RS), CuritibaLondrina e Maringá   (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR). Você sabia que   "a saúde é um direito de todos e dever do Estado?"

Bom se você ainda não tinha motivo para se unir a nós, penso que reflita sobre o que acabei de escrever. Principalmente você, portadora, que tem uma filha ou você cuja mãe ou irmã tenha endometriose. Mulheres com parentes de primeiro grau com endometriose têm sete vezes mais chandes de desenvolver a doença. Precisamos lutar para que amanhã não perdemos mais Suelens e Priscilas. Precisamos lutar não só por nós, mas por esta geração de endomulheres que está chegando e pelas tantas outras que virão. Eu estou muito animada, empolgada e agradecida a Deus por Ele ter me enviado 11 coordenadoras e 1 coordenador que vestiram a camisa e que estão organizando brilhantemente a marcha em suas respectivas cidades. As melhores pessoas de cada cidade que Ele poderia ter me enviado. É uma grande emoção ver a realização de um sonho. Gratidão a todos! Obrigada por estarem conosco! Espero que em 2018 mais cidades se juntem à nossa corrente do bem da EndoMarcha Time Brasil. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar

Um comentário:

  1. Lamentável que isso ainda aconteça, minha filha estava na mesma situação, só não morreu porque encontramos um médico que conhece a doença, mas a demora no diagnóstico tirou a qualidade de vida dela, impedindo-a de trabalhar porque com as dores ela ela despedida do emprego, fez duas cirurgias, ficou infértil e engordou com o tratamento. Fico feliz que ela esteja viva, mas com que custo, como disse no texto, "o que é maligno para os médicos?" Moro em Santos não posso participar da endomarcha mas me sensibilizo com a causa e com as mães que perderam suas filhas, não estarei ai em pessoa mas sim em coração! parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir