segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato responde dúvidas sobre infertilidade e reprodução assistida. É possível que a gravidez ocorra com embriões de baixa qualidade, como o C e o D? Qual a porcentagem dessa implantação comparada aos embriões de alta qualidade? A outra questão vem da Bélgica e isso mostra muito o alcance internacional do blog. Não à toa que o A Endometriose e Eu é um dos mais lidos do mundo, é o único blog brasileiro com reconhecimento internacional, seja de entidades, centros especializados e médicos e cientistas renomados. A querida leitora Renata Azevedo, brasileira que mora na Bélgica, pergunta se é possível saber a classificação do embrião após o congelamento deles. E a terceira dúvida é sobre a chance de gravidez natural tendo focos de endometriose. Gostaria de lembrar a todos que o A Endometriose e Eu foi o pioneiro no país em ter uma coluna com um especialista para elucidar sobre a doença. Porém, muitas dúvidas que são casos pessoais só são possíveis respondê-las com o detalhamento de cada caso durante consulta médica. A coluna não substitui a consulta e também não oferece esse tipo de serviço, já que isso não faz parte de nossa ética e também sabemos que cada caso é único e precisa ser tratado individualmente. Falta menos de 10 mil acessos para os 2 milhões! Obrigada a todos pela confiança no nosso trabalho. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

 - É possível a implantação de embriões C e D? Quais as chances de gravidez bem sucedida com esses embriões de baixa qualidade? Qual a porcentagem de implantação desses embriões comparada aos A e B’s.

Doutor Hélio Sato: Sim! Há a possibilidade de implantação dos embriões de classificação C e D, mas estima-se que a chance é menor por volta de 15% comparado com os embriões de alta qualidade que oscila em torno de 48%. Bem como, a chance de aborto é  maior também, em torno de 20% comparado com os embriões de alta qualidade que varia em torno de 13%.

 – É possível saber a classificação do embrião após ele ser congelado ou apenas antes do congelamento? Renata Azevedo – Bélgica

Doutor Hélio Sato: Sim, é possível. Os embriões antes de serem congelados são classificados e bem como após o descongelamento são reclassificados para avaliar a perda celular de cada um deles.

- Fiz uma videolaparoscopia em outubro de 2013. Hoje estou com muitos focos da doença e agora com cistos nos dois ovários. Qual a chance de uma gravidez natural? Será que somente vou poder realizar meu sonho da maternidade fazendo FIV? É preciso operar para depois engravidar ou não? Anônimo

Doutor Hélio Sato: É uma situação que tudo pode acontecer. Pode ser que a gravidez ocorra sem nenhuma intervenção, pode ser que ocorra somente após nova laparoscopia ou com a FIV. Somente com o detalhamento em consulta médica seria possível avaliar a melhor alternativa para o seu caso. Cada caso é preciso ser tratado de forma individual.

Sobre o doutor Hélio Sato:

 
Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clínica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 


2 comentários:

  1. Oh Carol,vc é um anjo!! Muito obrigada por ter me tirado essa dúvida dos embriões
    Meus olhos encheram de lágrimas em ver seu carinho para comigo,até me parece q posso tocar :) .Sabe Carol,aqui é o meu refúgio!Aqui encontro palavras q quero ouvir,dúvidas esclarecidas etc..me lembro d que não estou sozinha e que muitas mulheres como nós lutam dia pós dia por uma qualidade de vida melhor,por querer sentir no ventre a benção de gerar uma vidinha!!Continuo na minha luta,hj a Dr.que me segue no centro de procriação me aconselhou a procurar outro centro,disse que eu não era obrigada se não quisesse,mas pra ver a opinião de outros especialistas,pra não ter de dizer pra mim mesma "se eu tivesse procurado outras opiniões ..."entende.Eu choro tanto,me passa um milhão de coisas na cabeça,me sinto vazia!!No outro dia,falei com a psicóloga do centro,o q me ajudou um pouco!!
    Eu vou seguir o conselho da Dr. E vou procurar outro centro,ela até me aconselhou um q fica perto da minha casa,vou partir pra minha terceira Fiv!Com medo,mas com fé!!Enfim,não quero te aborrecer aqui lendo isso tudo haha!!!
    Te deixo um bjo grande pra vc e pra Barbarazinha❤️❤️
    E mais uma vez obrigada por pensar em mim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, minha querida! Você é muito especial! Fico feliz por esse cantinho que planejamos com tanto carinho e amor ser considerado seu refúgio. Eu que te agradeço por estar sempre por aqui e por confiar em nosso trabalho. Sinta-se sempre abraçada por mim e por toda equipe. Estou em oração por você, mantenha a fé, a esperança e a persistência, sempre. Eu também seguiria o conselho da médica, aliás, muito ética por sinal. Sei que vou contar sua história de luta no blog com o final feliz. Precisamos crer no tempo de Deus, entender porque as coisas não acontecem como desejamos, pois tudo vem para nos fortalecer como ser humano. Saiba que poderá contar sempre comigo. Beijo carinhoso com muito amor!

      Excluir