segunda-feira, 21 de abril de 2014

4 ANOS DE BLOG! "A VIDA DE UM ENDO MARIDO": A GENEROSIDADE DO AMOR!


Com o fim da Páscoa, que neste ano emendou com o feriado de Tiradentes, a rotina volta ao normal. Até domingo, uma explosão de palavras bonitas, de amor ao próximo, ressurreição, de desejos de votos (até parecia Natal) bombou as redes sociais. Mas que adianta espalhar palavras bonitas apenas nas datas festivas, se nos outros dias do ano, muitas destas pessoas destoam esses atos com fofocas e intrigas com nome alheio, alguns até mesmo de quem não conhece? Precisamos estar sempre atentos aos nossos pensamentos, mas principalmente, ao que desejamos. No culto da semana passada, o tema foi gratidão e o que você deseja ao próximo. Tudo que desejamos ao próximo é tudo que iremos receber de volta. É  a tal lei da ação e reação.  Por isso, é preciso policiar todo tempo nossos pensamentos, e, claro, nossas ações. Em"A Vida de um EndoMarido", Alexandre reflete sobre a generosidade do amor.

Ser generoso é acrescentar algo ao próximo (algo bom e do bem). É se doar ao próximo. É fazer seu trabalho (em especial, o de caridade) sem atacar o outro. É fazer algo ao próximo sem esperar nada em troca. É simplesmente ajudar o outro por amor. É fazer o que é preciso fazer, por você mesmo, e não se comprando ou querendo competir com o próximo. É ampliar as fronteiras em vez de se fechar em grupos. É enviar seu amor e sua generosidade a qualquer pessoa, independente, da classe social, racial. É se entregar ao próximo sem cobranças. É também ser capaz de perdoar até quem fala de você ´pelas costas, sem razão. O perdão e a caridade são ações que nos deixam mais próximos do nosso Criador. Se não tivermos essas ações nos 365 dias do ano, não adianta nadica de nada enviar votos de Feliz Páscoa, de Feliz Natal, de Próspero ano, dentre muitas outras. Porque somente nosso grande Pai sabe o caráter e índole de cada um de nós. E um dia isso será mostrado a todos nós. Pense nisso e comece a plantar bos ações todos os dias. A começar pelos pensamentos. Agir para o bem, gera frutos gratificantes. Pense nisso! Um beijo carinhoso! Caroline Salazar

A generosidade do amor!

Por Alexandre Vaz

A vida é cheia de altos e baixos, isso todos nós sabemos. O que nem todos sabemos é que time é time, e se nas horas boas estamos juntos, nas horas ruins precisamos estar mais unidos do que nunca. A perfeição não existe no ser humano, faz parte da nossa condição limitada. É por isso que mesmo sabendo o que é a atitude certa, muitas vezes não a tomamos. Mais tarde olhamos para trás e vemos o quanto erramos. Mas possuímos duas ferramentas para corrigir as nossas falhas que por toda a vida vamos cometendo: o perdão e a gratidão.

Sempre que não estamos no nosso melhor, podemos pedir perdão aos que ofendemos, ou perdoar a quem nos ofendeu. E em cada momento, sem data marcada, podemos agradecer aos que nos ajudaram a superar, a quem nos amou e defendeu. Existe um livrinho que anda por aí faz uns 2 mil anos sobre um cara que nos deixou exemplos assim.

Mas, dessa vez, não vou me debruçar sobre isso, até porque minha lombar está me matando de dor, mas sim sobre o universo doméstico de cada um. Você que está lendo, quando estiver sentado em casa e bater o olho na sua companheira ou vice-versa, lembre-se porque foi que chegaram nesse ponto. Podem ter passado alguns anos desde que se uniram, e a vida nem sempre é fácil, mas o que que fez ficarem juntos por tanto tempo é provavelmente a razão maior para continuar, mesmo nas horas mais negras.

Aqui sentado em casa, tem vezes que paro de trabalhar para olhar na direção da minha esposa que senta no outro canto do quarto fazendo alguns trabalhos e fico observando a mulher da minha vida. Aí ela acaba notando e pergunta o que foi. Nem preciso responder, ela já sabe. É bem melhor do que aniversário, Natal, passagem de ano ou jantar em restaurante. Eu passo bem sem isso, até porque nem sempre tem grana para essas coisas. Tudo o que é essencial na minha vida está ali, afastada de mim por uns escassos metros. A metade que eu precisava encontrar. Claro que a vida não é apenas o relacionamento com a pessoa amada. Existem muitas coisas na vida que tomam nosso tempo e atenção. Por vezes, o trabalho até nem está correndo bem, podem existir complicações várias, mas sobretudo nas horas mais difíceis é quando estamos atentos para qualquer mudança positiva na nossa vida. Quem precisa espera, quem espera por vezes desespera. Mas sempre surge algum sinal de esperança, e quando for a hora certa surgem as soluções. É preciso acreditar para continuar em frente.

E por falar em mudanças positivas, essa fase que não está sendo fácil para mim, mostrou alguém que me tem dado um pouco de alento. Duas pessoas que destaco entre colegas de trabalho, e cuja luz é impressionante. Um branco e um negro, por grande coincidência. O negro tem um dos corações mais puros que já conheci. Sorridente, fala pouco do que sabe, mas quem escuta com atenção percebe a sabedoria que ele encerra dentro. O branco é um coroa bastante vivido também. Um poeta de alma, apaixonado pela vida com olhos de menino fascinado pelo que o rodeia. Não serão poucos os que o classificam de louco, mas a vida me ensinou que a maioria das pessoas classifica de loucos aqueles que  são mais profundos, que falam de coisas que não estão ao alcance da compreensão dos menos experientes. Confesso que por vezes fico parado escutando o que ele fala, com a noção de que cada frase poderá ter 3 ou 4 significados possíveis. Ele brinca com as palavras de um jeito circular, deixando no ar a imaginação de quem escuta como o vento de outono faz com as folhas caídas das árvores. A pressa de conseguir concretizar os sonhos faz uma pausa, e o sonho ganha toda a sua dimensão, e você percebe que importante mesmo é aproveitar o momento. O resto pode esperar um pouco para que a gente recupere o equilíbrio que está faltando.

O equilíbrio é um caso particular do desiquilíbrio, do mesmo jeito que a reta é um caso particular da circunferência. Equilíbrio é o ponto intermédio do desiquilíbrio para ambos os lados, e uma reta pode ser vista como uma circunferência de raio infinito. Na vida tudo se altera de acordo com a perspectiva. O mesmo evento pode ser grave ou banal, depende muito da forma como olhamos para ele. Aceitação é algo que pode demorar a conquistar, mas que para mim é a chave de todo o sucesso na vida. Somente aceitando e agradecendo os desafios da vida podemos seguir em frente. Um atleta pode se preparar para as olimpíadas por toda a sua vida. Na hora H contrai uma lesão. Está com dores, dificuldade em continuar e o mais fácil é desistir. Tem a desculpa perfeita, ninguém vai poder criticar. Mas se aceitar o que lhe aconteceu e decidir continuar em frente, pode até nem ganhar a corrida, mas termina. 

O vencedor é notícia nesse dia, mas esse atleta lesionado vive o seu sonho, completa a sua missão, inspira corações e, provavelmente, será lembrado por muitos mais anos do que quem ganhou a corrida. Ganhar a corrida é normal, sempre tem um que ganha. Mas nem todos enfrentam a dor da mesma forma, nem todos aceitam o que lhes aconteceu, nem todos cortam a meta andando quando deveriam correr. Mas pense na alternativa, você poderia ter ficado sentado na pista, esperando ajuda e chorando por conta da sua falta de sorte. A raça se manifesta perante as adversidades, é aí que a fibra de cada um se evidencia, e é nessas horas que surgem os verdadeiros heróis. Enquanto tiver um jeito, se você der tudo o que tem, talvez se surpreenda com os resultados.

A folha que caiu da árvore parece não ter outro propósito senão o de fertilizar o chão onde caiu. Mas um sopro de vento poderá levantá-la do chão, dar-lhe novo propósito. A sua beleza de quando era verde e vibrante, grudada no galho da árvore parece ser o pico da sua existência. Mas no entardecer de Outono, com tons de castanho, vermelho e dourado, levantada pelo vento, a sua beleza ganha outra dimensão. Pode estar mais velha, separada das irmãs, mas muito mais interessante e complexa.

Você é generoso o suficiente para amar a diferença?

3 comentários:

  1. Olá Caroline, eu estou sempre lendo seus posts. O Blog tem me ajudado muito mesmo... Recentemente, há 2 anos descobri que tenho endo e comecei a tentar tratamentos para cessar a menstruação. Mas não me dou com anticoncepcionais, eles me fazem ficar menstruada durante todo o tempo. Foram vários exames, até que decidimos pela cirurgia. Não tinha muita confiança na minha médica então busquei uma segunda opinião, e encontrei o Dr. Fabio Sakae. Ele também optou pela cirurgia e decidi ficar com ele, porque me passa segurança. Fiz a cirurgia no dia 29/03, tivemos um problema durante o procedimento, foi perfurada uma veia e tive hemorragia, então fizeram a cirurgia com mais cautela, mas retiraram a parte que estava pior, o ligamento útero-sacro à direita e alguns focos peritoniais e colocamos o Mirena. O pior é que durante a cirurgia ele percebeu que estou com adenomiose, e das fortes, segundo ele meu útero está como uma "gelatina"... rsrs.. Sei que não é caso de rir, mas estou rindo atualmente para não chorar. A Adenomiose está pior do que a endometriose que é de grau III segundo o resultado da biópsia que recebemos ontem. Causou inclusive fibrose no peritôneo... Enfim. Eu tenho sérios problemas com a menstruação que não me deixa, fico praticamente o tempo todo menstruada, e desde a cirurgia não tem sido diferente, muito fluxo, há quase 1 mês, isso porque colocamos o Mirena... Ele disse que precisarei tomar o Zoladex 10.8 para cessar a menstruação, pois pela hemorragia na cirurgia não dá pra garantir que não ficaram focos da endo. Mas principalmente pela adenomiose, pois meu útero está muito acima do tamanho normal. Enfim. Andei lendo sobre os efeitos colaterais do Zoladex, e estou assustada. Por outro lado, segundo ele somente posso adiar a histerectomia se parar de menstruar, o que pra mim não é nada assim fácil já que os hormônios meio que fazem efeito contrário me dando menstruações de até 40 dias seguidos... Não sei mais o que fazer ou pensar, acho que estou ficando deprimida. Não tenho mais vontade de fazer nada, acabei entrando em afastamento do inss porque a recuperação foi super lenta pela hemorragia e tenho certeza de que serei dispensada do meu emprego quando retornar... A idéia de ter tido uma complicação dessas na cirurgia pra depois descobrir um segundo problema (adenomiose) e saber que todo tratamento vai apenas adiar o inevitável que vai ser a histerectomia, está me deixando revoltada... Sinto como se tudo que passei até hoje foi em vão...

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Não sei se tenho Endo, tenho cólicas fortes desde os 12 anos e alterações intestinais, tive um episódio de dor (tipo agulhada, facadas) nessa semana passada, náuseas, vontade de vomitar, fui p debaixo do chuveiro e meu esposo ali comigo, isso pq eu nem estava menstruada, e se não tomo meu abençoado (Floxican com Buscopan) uns 2 ou 3 dias não viveria, meus companheiros tbm no período menstrual.
    Dor na relação sexual com penetração mais profunda..parece que bateu em uma parede machucada, nem sei explicar.
    Meu intestino não funciona bem, fezes com cheiro estranho, dependendo do que como parece que comi pimenta pura, traços de sangue,
    Já parei várias vezes no pronto socorro e nenhum diagnóstico, vários ginecologistas me falando que não é nada essa cólica forte.
    Tenho medo, será que tenho?? Ana Paula - Goiânia

    ResponderExcluir
  3. Oi Thissiane,estou em tratamento com o Dr. Fabio Sakae,e provavelmente será caso de cirurgia,a minha endo e no intestino.Gostaria de sua opinião sobre o Dr??

    ResponderExcluir