segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA DOUTOR HÉLIO SATO!!

Hoje faz quatro meses que sou uma nova pessoa. Uma nova pessoa com uma nova vida. Não posso dizer que estou 100% sem dor, pois um esforço a mais que eu faço (no meu caso que tenho muito problema muscular), lá vem a danadinha da tal pontada. Agora, sinto apenas no lado direito, onde minha trompa esquerda estava aderida no meu reto. Porém, hoje até ela vem em diferente e basta umas 20 gotinhas de dipirona e pronto. Eu falo que hoje estou com uma nova vida, porque eu não acordo mais cansada e as dores no corpo só vêm depois de um dia todo no batente, pois trabalho o dia todo sentada em frente ao computador (ossos do ofício e não é uma reclamação, mas sim minha sempre realidade que eu amo!). E no fim de semana, a maldita vem quando faço coisas do cotidiano de qualquer mulher, como lavar um banheiro ou uma cozinha (o que eu adoro fazer!). É só fazer isso que fico uns três dias com dores. Quando acelero um pouco a mais no passo, voltando pra casa a pé pela avenida Paulista (o que eu também adoro fazer e é ótimo para espairecer!), dentre muitas outras coisas, seja lazer ou não, podemos sentir dores. Por isso, eu já falei aqui e repito: a endo é muito mais que uma doença, é uma nova condição de vida. Falo condição, pois muitos casos temos de deixar de fazer coisas ou fazer e saber que depois você vai arcar com todo aquele esforço que estamos fazendo. Mas sei também que não são todas que se encaixam neste perfil, mas ainda vamos falar muito sobre isso. Para melhorar meu problema muscular, em agosto, retornei à fisioterapia na Unifesp, mas isso será tema de outro post.

Neste dia especial pra mim, dos meus quatro meses sem as terríveis dores, divido com vocês um pouquinho dos conhecimentos de um dos médicos que me livrou das dores. Com vocês mais uma edição da coluna “Com a Palavra, o especialista”.  Hoje, o ginecologista Hélio Sato responde às perguntas da carioca Ana Letícia Lima e da paulista Maria Helena Nogueira, de São Paulo. Uma delas é o zoladex e eu já tomei esse veneno, e os efeitos colaterais só diminuíram quando eu tomei pequena dose diária de hormônio para combater as terríveis dores de cabeça, enjoos, tonturas, dentre muitas outras. Só quero esclarecer uma coisa: a ideia desta coluna é ter um apoio de um especialista para esclarecer dúvidas das leitoras, mas essas dúvidas têm de ser de um âmbito geral, feita por uma leitora, nada que refere diretamente apenas aquela mulher. Não é a intenção e nem a ética médica do dr. Hélio e nem a do blog, que este espaço interfira no tratamento de qualquer mulher, ou que vai falar se tal médico está certo ou não. Quando isso acontecer, as perguntas serão redirecionadas, mas continuarão com o mesmo significado, só que de um modo de que o interesse na resposta passe a ser de interesse comum a mais mulheres. Sei que posso contar com a colaboração de todas, afinal, este blog é muito democrático e visa o reconhecimento da endometriose como uma doença social no Brasil. Para participar desta seção, é só deixar as dúvidas aqui, neste post, que elas serão esclarecidas ainda neste mês pelo dr. Hélio. Beijos com carinho!!

- Quando engravidamos, as aderências do intestino se soltam naturalmente? Ana Letícia Lima – Duque de Caxias – RJ 
Doutor Hélio Sato: Depende da quantidade e da intensidade das aderências, mas, de modo geral, as aderências se desfazem com a gravidez.

- Qual a conduta para o uso do zoladex? Quais os riscos e os efeitos colaterais que essa medicação traz às mulheres que fazem uso prolongado dele? Tem um prazo máximo para usá-lo?  Maria Helena Nogueira - São Paulo - SP
Doutor Hélio Sato:  O zoladex é uma marca de medicação do grupo de análogo de GnRH e é utilizado para o tratamento de endometriose, pois inibe a produção temporária de estrogênios - que estimula os focos da doença. A indicação do Zoladex é variada, mas, habitualmente, recorre-se à medicação em casos de endometriose profunda ou estádios mais avançados da doença ou naquelas pacientes cujo tratamento com a progesterona não foi eficaz. Os riscos são muitos raros, mas, os efeitos colaterais são comuns e são semelhantes àqueles que as mulheres experimentam na menopausa, ondas de calor, secura vaginal, queda da libido, etc... Mas, a utilização de pequena quantidade de hormônios associado ao zoladex pode diminuir acentuadamente os sintomas. Quanto ao prazo, não existe um limite máximo de uso, mas, recomenda-se nos casos de endometriose a utilização por 3 a 6 meses.


Sobre o dr. Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL (“American Society of Gynecology Laparoscopy”) e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

38 comentários:

  1. Gostaria de saber quais as chances de uma mulher que tem endometriose leve (inicial) engravidar?Existe chance de se desenvolver uma gravidez ectópica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Sua pergunta já está com a Caroline para ser enviada ao dr. Hélio, mas ela precisa saber de qual cidade e/estado você é? Poderia nos respoder, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  2. Boa noite Doutor Hélio uso primolut *-nor por uso continuo sol quer parou o sagramento por trés meses , agora não faz mais efeito , em novembro vou fazer Hesterectomia . Por favor Doutor hesterectomia pode ser a solução? já tenho trés filhos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tudo bem com você? Espero que sim.
      Desculpe, mas por questão de ética médica não será respondida sua pergunta, pois é necessário avaliar exames e no seu caso qualquer opinião iria interferi na conduta do médico que a acompanha e isso não é permitido dentro da ética médica. Espero que você entenda e desculpe também.
      Melhor você procurar uma segunda opinião, caso não esteja segura com o tratamento proposto pelo seu médico.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  3. Uso Mirena, mas às vezes ainda tenho cólicas e pequenos sangramentos. depois da segunda videolaparoscopia, minha médica me indicou o zoladex. depois de tomar um medicamento similar até a injeção ser liberada, tive uma forte crise de depressão. meu psiquiatra então vetou o uso da injeção, pois afetaria ainda mais meu quadro emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Como você está hoje? Espero que o quadro de depressão esteja melhor. Eu desejo que você fique bem o quanto antes.
      Já comunicou ao seu médico sobre o psiquiatra proibi o uso do zoladex? E importante que o médico que o acompanha saiba da decisão do psiquiatra.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  4. Carol, hoje faz exatamente 2 meses da minha cirurgia, tb com a equipe do dr. Hélio. O pós cirúrgico foi mto difícil, pois tive que tirar 15cm do intestino, mas valeu a pena! Hoje posso dizer que não sinto mais as terríveis dores da endometriose, mas no meu caso, terei que fazer uso do zoladex. Acho que quando vc confia no seu médico, vc enfrenta o que tiver que enfrentar. Sei que o zoladex será apenas mais uma etapa, mas não tendo que sentir aquelas terríveis dores, acho que vale a pena! Um grande beijo e logo quero contar minha história aqui tb!hehe
    Bjo, Thaíssa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaíssa!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Ótimo saber que você está sem dores.
      O dr. Hélio é maravilhoso e sabe o que faz, pode confiar nele, e vou te contar uma coisa, não fique com medo da aplicação do zoladex, ele faz a aplicação que você nem sente dor.
      Para contar sua história aqui no blog e só escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Aguardamos sua história.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  5. Há aproximadamente 03 anos sofro com dores abdominais e cólicas menstruais, mas após vários "diagnósticos" errados feito por diversos médicos, inclusive minha anterior ginecologista que me disse que "ter dor é normal" e um cirurgião que disse "o que você tem é dor muscular" consegui finalmente em 24/09/2012 através de minha ginecologista atual e uma Ressonância Magnética encontrar a causa de tanta dor ... ENDOMETRIOSE.
    No laudo constatou-se que tenho uma adenomiose uterina, endometriose profunda e adenomioma no músculo abdominal de 4,9 x 4,5 x 2,5cm.
    A princípio minha gineco logo me prescreveu Elani28 para uso contínuo afim de interromper minha menstruação. Em uma consulta com um gineco-cirurgião tive a recomendação de fazer uma Viodelaparoscopia para a adenomiose e endometriose e uma Ressecção da Parede Abdominal com a colocação de uma tela para "substituir" a a parte do músculo que será retirada.
    Bom ... minha dúvida é com relação aos pós e contras dessas duas cirurgias, principalmente a retirada de parte do músculo e colocação de tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lu!
      Tudo bem?
      A Caroline precisa saber de qual cidade e estado você é? Poderia nos responder, por favor. Fique atenta que logo em breve será respondido sua pergunta. Desculpe-nos pela demora, mas são muitas perguntas e são passadas ao Dr. Hélio por ordem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  6. Ola dr Helio, tenho endometriose profunda com focos no intestino, ovarios e atras do reto. Meu medico disse q no meu caso o melhor e uma cirurgia aberta devido aos muitos focos e aderencias, principalmente porque tenho um cisto grande no ovario direto. Gostaria de saber sua opiniao sobre cirurgia aberta de endometriose e se ainda se usa fazer esse tipo de cirurgia. Obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Tudo bem?
      Sua pergunta já está com a Caroline para ser enviada ao Dr. Hélio. De qual cidade e/estado você é? Poderia nos responder, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  7. Olá! Dr. Hélio, gostaria de saber se uma mulher com endometriose profunda, que quer engravidar, ela deve primeiro fazer uma videolaparoscopia para retirada dos focos ou pode tentar uma fertilização in vitro? Qual a melhor opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Precisamos saber de qual cidade e estado você? Poderia nos responder, por favor. Logo em breve sua pergunta será respondida pelo Dr. Hélio Sato.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  8. Olá,

    Eu tive trombose e embolia pulmonar em 2011, tenho fatores genéticos q favorecem isso, faço uso do anticoagulante marevan, desde então..... Há 1 mês operei da endometriose, onde o ginecologista aproveitou e inseriu o diu morena e indicou o uso da injeção zoladex 10.8...

    minha duvida é : com esse histórico de tromboembolismo, posso fazer uso da zoladex, já q ela mexe com o metabolismo do sangue, ou, no meu caso, o morena já é o suficiente?

    tenho 35 anos, não tenho filhos, mas pretendo ter.

    att,

    ResponderExcluir
  9. Dr...minha esposa tem TROMBOSE, e faz uso de varfarina 5mg (Marevan), recentemente, ela teve câncer de mama, retirou um quadrante do seio esquerdo, e começou a tomar TAMOXIFENO junto com a varfarina....como o quadro menstrual dela triplicou, o médico aconselhou el a tomar o ZOLADEX por 3 mêses, porem eu aqui lendo a bula do zoladex, encontrei algumas contra indicações que me deixaram preocupado, como por exemplo a perda de massa ôssea. Pois ela tem 5 parafusos e 2 placas de titâneo na perna devido a um acidente de cavalo, onde ela quebrou a tíbia e a fíbola em 3 partes, e está trombose, é resultado de erro médico e por parte do hospital onde ela ficou internada esperando 12 dias para ser operada com a perna imobilizada aguardando os parafusos e não recebeu nenhuma dose de anticoagulante (Eparina) durante a internação. Gostaria que se possivel me desse algum esclarecimento sobre o uso destes 3 medicamentos em conjunto - Tamoxifeno + zoladex + varfarina. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu tenho mais ou menos 2 anos que descobri que estou com cancêr de mama. Eu estava tratando em Portugal mas resolvi voltar para o Brasil para ficar mais perto da minha família, quando cheguei aqui descobri que a injeção que eu estava tomando não tinha aqui no Brasil "zoladex" têm três meses que eu estou sem tomar e ontem começou um sangramento muito forte como se a minha menstruação estivesse voltando! Eu estou desesperada não sei o que fazer. Obrigada boa tarde espero anciosamente uma resposta

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde! Tenho 26 anos e tenho um mioma intramural no tamanho de 7cm.Meu medico me indicou a medicação zoladex 3,6mg só que meu sangramento permanece há mais de 2 meses e já fazendo quase 20 dias que utilizei a injeção eu posso ta fazendo uso de algum outro medicamento para parar esse sangramento?Antes da injeção eu tomava pra segurar o sangramento o primolut nor posso fazer uso das duas medicações zoladex+primolut?
    Ficaria grata com a resposta
    Att
    M.A.L.A de São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  12. boa tarde, tenho miomas fiz tratamento por anos com anti concepcional e agora ja apliquei 3 zoladex de 3.6 e duas de 10.8 , ha dois meses além do calor comecei a sentir dores nos joelhos e agora nos pulsos, dói mais que caimbra, é normal, além de ja ser depressiva e ter piorado muito? falei sobre a dor ela pediu pra eu aguardar e falar com ela na proxima consulta, tomo amitriptilina e não faz mais efeito para minha depressão? devo procurar ajuda de um outro especialista? é normal essas dores e pulso travado? posso tomar o anti depressivo junto? aguardo resposta

    ResponderExcluir
  13. boa tarde Dr.Hélio preciso mto d uma opinião fiz uma cirurgia de histerectomia parcial (tirei só o utero) pq estava c um mioma gde e hj faz 4 meses sofri mto no começo c dores mas depois mha recuperação foi mto bem graças a deus qdo fui buscar a biópsia de adenominose e o medico q me operou falou q eu tenho q tomar zoladex 3,6 mg tenho taquicardia,insonia,enjoos e as vezes perda d memoria hj tomei a 3° injeção e o medico q me operou falou p eu tomar por 6 meses no caso mais 3 injeçoes e outro medico tbem da mha confiança viu meus exames e concordou c o zoladex mas q é p eu parar agora na 3° injeçao por causa dos efeitos e tbem pq essa injeção engorda demais ja fiquei nervosa pq estou c 2 opinioes totalmente contrárias mas sao 2 medicos mto bons gostaria d saber sua opinião e tbem se for p engordar em qto tempo do medicamento eu ja sentia diferença no meu corpo eu tenho medo d parar agora e la na frente aparecer algum problema ate pq nunca tive endometriose é q depois da operação o medico q me operou falou q caiu um liquido da enmdometriose entao teria q tomar e tenho medo d continuar tomando e engordar mto o q eu faço?????

    ResponderExcluir
  14. ola td bem eu estou suspeitando de endometriosa por conta que eu mestruei 2 vezes este mes e a ulta es durando ja 9 dias e nao uqer ir embora estou c medo

    ResponderExcluir
  15. preciso urgente saber uma medicaçao que alivie minha dor toma zoladex 10.8 tomei 2 e as dores continua o corpo doi demais parece que vou morrer por favor me ajudem nao tenho convenio e so tenho o sus e nem os exames consigo fazer socorro

    ResponderExcluir
  16. Minha experiência com zoladex 10.8 não foi boa, tenho sequelas, desenvolvi problemas de saúde por causa desse medicamento, não suporto ouvir o nome da médica que me passou esse tratamento. Perdi minha saúde, estou com fé em Deus que ficarei boa. :(

    ResponderExcluir
  17. Oi. Eu fiz o uso do zoladex mensal 3,6 ate a quarta dose na quinta dose mexeu com a minha pressao ,tenho um calor intenso parece que o meu corpo ta pegando fogo, nao consigo dormir ,tenho dificuldades. Pra estudar a unica coisa que melhorou foi o meu sangramento nao tive mas des da quarta dose e dores nunca senti. Gostaria de saber se ao final do tratamento com zoladex vou ter vida normal pois tenho pensamentos horriveis e sensaçoes estranhas. Me chamo priscilla gonçalves.

    ResponderExcluir
  18. Na quinta dose fiz o 10,8 que é trimestral e des de entao venho sentindo muitas mudanças no meu corpo.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Tenho 24 anos, recebi o diagnóstico de endometriose em maio/2015, em abril fiz uso da primeira dose de zoladex 10,8. Mês passado já tomei a terceira, o meu médico me orientou a fazer o tratamento por 1 ano, pois a minha endometriose é profunda, sofro com dores des dos meus 15 anos, mas somente esse ano descobri um especialista na minha cidade e iniciei o tratamento com ele, porém como houve uma procura muito grande de novas pacientes pelo plano de saúde, o dr. Não está dando conta e a partir do mês de dezembro só poderei consultar se pagar um valor por foda da consulta. Procurei me informar no plano de saúde se ele pode fazer isso cobrar por fora do plano para continuar o tratamento e a resposta que tive foi sim....ele pode e se não estiver satisfeita pode procurar outro médico. Mas depois de tanto pelejar de tantos diagnóstico errados, fico insegura para procurar outro profissional. As injeções tem mexido muito com o meu corpo fisicamente e paicologicamente. Choro todos os dias, tenho muito medo em não conseguir ser mãe.
    Descobri o blog hoje e me sinto confortavel em poder dividir minha experiência com vcs!
    Até pouco tempo tinha vergonha de dizer que sou portadora da endometriose, já sofri preconceito no meu trabalho por acharem que eu estava com frescura.
    Já pensei em desistir, mas lendo alguns depoimentos aqui me sinto encorajada a enfrentar essa doença.
    Tenho fé em Deus que logo tudo vai ficar bem!

    ResponderExcluir
  20. Há um mês fui submetida a cirurgia de videolaparoscopia devido endometriose profunda. Tomei a primeira dose do zoladex 10.8 este mês, as dores aliviaram, mas um esforço maior que faço sinto dores abdominais, o calor é intenso e as dores de cabeça também. Ainda tenho dúvidas referente os efeitos colaterais, este medicamento engorda? Quais alterações poderei ter no meu corpo?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Drº Hélio, estou prestes a fazer uma cirurgia, tenho um míoma submumucoso.O ginecologista está tentando conservar meu útero e só retirar o míoma, mas tamanho não permite apenas a retirada do míoma, por isso ele receitou o zoladex 10,8.Ele explicou que a vacina podeira diminuir, que mesmo após tomar a vacina eu poderia sagrar e eu ficaria por um període de menopausa.Eu tomei a vacina no final de novembro, só que em dezembro e janeiro desse ano menstruei.A minha pergunta é a seguinte: o resultado é aquele que o médico espera ou o tratamento não está surtindo efeito?

    ResponderExcluir
  22. Olá! Tenho endometriose e já fiz uma cirurgia. Faço o uso do zoladex, estou na minha segunda dose. Sinto muiiitas ondas de calor e meu emocional anda abaladissimo. Logo vou passar por uma segunda cirurgia por vídeo por ter muita endo. Triste ne? Meu médico me receitou 9! Isso mesmo? Noveeee doses de zoladex! Será q dou conta de tantas injeções kkkk quem vai tomar apenas três não deve reclamar.....

    Resolvi partilhar. Bjos girls e força pra nós.. Bjos bjo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, de. Hélio, tenho endometriose profunda e muita avançada, em menos de um ano já fiz duas cirurgias para retirada dos focos de endometriose e endomeniose. E contínuo nas dores, não sei mais o q é não sentilas. Meu médico queria fazer uma esterectomia, mas me pediu uma tomografia, onde constatou q agora tenho também um rumos no ovário esquerdo. Além de tér endometriose, endometriose, no ultero e no intestino, meu ovário diminuindo de tamanho e na reserva ovariana, um tumor, meu ovario direito não apareceu na tomografia. E isso apenas com 27 anos sem filhos. Todos os médicos q eu vou, acham impossível eu ter essa idade e todos esses problemas, e pior q a cirurgia não surte melhoras algumas. Mas enfim, minha pergunta é: um dos meus médicos quer q eu Tomé por três meses zoladex, mas os outros médicos q me acompanham não me aconselham a tomar. O q eu faço, tenho um sonho de ser mãe, mas cada vez meu caso se agrava e parece não ter saída. Tornando meu sonho impossível. Os médicos acham inexplicável eu ter tanta coisa e ainda mais nesta idade. Sou de natal, rio grande do norte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, teve umas falhas de digitacao. Mas eu tenho Endometrioma e um rumos no ovário esquerdo, além de muitas aderências, q não parece ser da endometriose

      Excluir
  24. Ola Boa tarde

    Dr. tenho endometriose a mais de dois anos e fui detectada a uns meses com endo profunda e endomeniose, comecei o tratamento com o uso do zoladex 3,6 ja estou na segunda aplicação porem continuo com a menstruação alem do normal apos a segunda aplicação, gostaria de saber se isso estar normal? se precisarei fazer cirurgias após esse tratamento e quais são as chances de engravidar. tenho 23 anos sou de Boa Vista-RR.

    ´Por favor me ajudem se estou ou não no caminho certo?
    obgda.

    ResponderExcluir
  25. Ola,no momento estou tomando gestinol continuo sentindo muitas dores mas,nao estou mestruando a 5 anos.meu medico mandou eu continuar com o gestinol,perguntei a ele sobre fazer a esterectomia ele disse que nao iria resolver.as vezes nao sei o que fazer as pessoas nao acreditam ma minha dor

    ResponderExcluir
  26. São Paulo. Gostaria de perguntar ao dr. Fiz uso de zoladex 10,8. É comum mudanças no corpo da mulher após o uso? Eu não tive ganho de peso, mas agora que voltei a ter período menstrual percebo algumas mudanças no corpo, como aumento de seios. Gostaria de deixar aqui meu relato positivo em relação ao uso do zoladex, me fez muito bem apesar de alguns efeitos colaterais que foram facilmente contornados.

    ResponderExcluir
  27. Olá iniciei o uso do zoladex 10.8 para dominical dos focos para poder ir para cirurgia estou tomando tbem gestinol28 e já estava sem menstruar a uns 4 meses qdo que para minha surpresa estou menstruada e com muitas dores faz uma semana seria normal isso ?! Tomar zoladex e gestinol e Ainda sim menstruar ?! Será que já não está mais fazendo efeito fico preocupada pq já estou com muitas adurências até no intestino essa bendita já está devo ir ao PS ?!

    ResponderExcluir
  28. Olá!doutor Hélio,ano passado tive embolia pulmonar devido anticoncepcional e depois fiquei menstruando 6 m3ses sem parar então a médica colocou o dia de Mirena e um mes depois senti uma forte dor onde a médica descobriu um endenose e um nódulo perto do entestino grosso com 0,7 cm dizendo ser endometriose profunda e disse que tinha que operar por vídeo laparoscopia , só que não sinto mais dores nenhuma será que precisarei operar e será que poderei ser operada porque tive embolia pulmonar ,por favor doutor me ajude me de uma luz, tenho 23 anos sou solteira e moro no Tocantins,onde também os recursos não são tão bom pra fazer uma cirurgia desse porte.Por favor doutor se fosse o senhor o que o senhor Faria,estou muito mal com esse problema me ajude doutor.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Doutor Hélio. Fiz um tratamento com zoladex durante seis meses que uma doutora do plano que eu tinha me passou.Sendo que eu não tinha endometriose eu tinha miomas.Depois desse tratamento os miomas começaram a crescer rapidamente e agora vou ter que fazer uma cirurgia de urgência para a retirada do últero. Estou muito triste porque não tenho filhos. Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tenho miomas e vou fazer histerectomia logo já que estou vendo que o Zoladex pode piorar a situação. Como vc está agora? Melhorou?

      Excluir