sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ENDOMARCHA 2017: FALTAM 30 DIAS - A SAÚDE É UM DIREITO CONSTITUCIONAL DE TODOS E DEVER DO ESTADO!!

  Uma das nossas faixas de reivindicação e a logomarca oficial da EndoMarcha 2017
Já falei sobre a importância de lutar por políticas públicas para as endomulheres e também porque precisamos ir às ruas no próximo dia 25 de março. A EndoMarcha tem o papel de unir todos aqueles que lutam em prol da conscientização da endometriose. A caminhada, que será realizada em cerca de 60 países, e em 13 cidades brasileiras, de 11 diferentes estados, tem o objetivo de conscientizar a população a respeito dos sintomas da doença e exigir o reconhecimento da endometriose como doença social. Leia a entrevista com a deputada estadual Lenir Rodrigues, autora da lei estadual 1.111/16, sobre a importância do reconhecimento da endometriose como doença social. Você sabia que está na Constituição Federal de 1988 artigo 196 que "A saúde é direito de todos e dever do Estado"? Esses são os mesmos dizeres de uma das faixas que usamos na EndoMarcha São Paulo

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Tal preceito é complementado pela lei 8.080/90 no artigo 2°:

“A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.

Se garantir o direito à saúde a todos os cidadãos é um dever do Estado, e isso está assegurado fornecer medicamentos e tratamentos, porque cada vez mais o acesso ao tratamento à endometriose é precário? Cada semana que passa fico sabendo que o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo caiu muito. Daí eu pergunto: de que adianta ter um ambulatório aberto cheios de restrições? A frase que eu escutei em 2011, depois de dois anos na fisioterapia num ambulatório-escola: “Não podemos fazer mais nada por você”, é ouvida por muitas endomulheres até hoje por lá. A Nicole ouviu esta mesma frase no mês passado.

Eu sei que o sistema é um lixo, que não funciona, mas se o profissional da saúde já sabe disso (porque todos nós brasileiros estamos carecas de saber isso) e mesmo assim ele ainda opta por atender no SUS, ele precisa ser mais cordial, atender com mais paciência, e saber que ele está ali para resolver o problema de saúde de um ser humano e não dar mais problemas a essa pessoa. Isso mesmo: ser humano e não um animal. Que, aliás, até os animais merecem respeito. Muitas vezes quem está de branco se esquece que tem uma pessoa de carne e osso que está sofrendo. No caso das endomulheres, muitas sofrem com as dores severas, que são negligenciadas pelos profissionais de saúde. 

Você tem duas alternativas: continuar sendo a vítima de uma saúde lixo ou levantar, arregaçar as mangas e ir à luta. Bom, eu escolhi a segunda opção, e você? Venha marchar conosco na EndoMarcha 2017. Chega de silêncio, chega de ser invisível. 13 cidades, de 11 diferentes estados, estarão presentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR). Clique aqui e faça já seu cadastro, é rápido e gratuito. Convide seus amigos, seus familiares conhecidos, vizinhos. Todos juntos em benefício da saúde da mulher. A união faz a força e juntas somos mais fortes!  

Se você tem uma empresa e quer patrocinar a marcha em alguma cidade, entre em contato comigo endomarch.brazil@gmail.com. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar 

3 comentários:

  1. Boa noite, Caroline!
    Estou de olho na programação, quero muito participar, obter informações. Sou de Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura, boa noite!! Fique de olho mesmo nos textos da EndoMarcha, pois a concentração de Brasília mudou e irei falar o novo local na próxima semana. Beijo carinhoso!

      Excluir
    2. Que horas será a marcha em Campo Grand MS?

      Excluir