terça-feira, 12 de janeiro de 2016

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Em "Com a Palavra, o Especialista", o doutor Hélio Sato fala do sangramento durante a relação sexual e também sobre o endometrioma. Como é feito o tratamento? É preciso ou não retirá-los? Para quem quer saber mais sobre endometriomas, leia o incrível texto "O verdadeiro significado do endometrioma de ovário", um texto completo sobre o assunto. Lembrando que há alguns tipos de cistos de ovários e o endometrioma é o chamado "cisto de chocolate". É normal ter sangramentos durante o sexo? Beijo carinhoso! Caroline Salazar


- Tenho muito sangramento durante o ato sexual e depois ele diminui, mas continua normalmente e percebo sempre que vou urinar. Isso é normal em mulheres com endometriose?? Anônima 

Doutor Hélio Sato: O escape sanguíneo não necessariamente se relaciona com a endometriose. Por outro lado, é muito comum em pacientes que utilizam anticoncepcionais hormonais. No entanto, não foi informado na pergunta, mas, mesmo que você esteja em uso de algum anticoncepcional hormonal, sugiro procurar o ginecologista para melhor entender esta situação.

- Em março fui diagnosticada com endometriose profunda, estou com três endometriomas no ovário esquerdo e um no direito. Vou fazer uma cirurgia no intestino, mas a princípio não irão mexer nos ovários. Mas estou preocupada, se o tratamento dos endometriomas não for cirúrgico qual outro? Patrícia - Santos - São Paulo

Doutor Hélio Sato: Habitualmente, quando há endometrioma o tratamento deve ser a retirada deles pela laparoscopia. Algumas exceções podem ser consideradas, dentre elas, a mais frequente é se a reserva de óvulos for baixa, e assim, para se evitar uma perda mais significativa da reserva poder-se-á evitar abordar os ovários. 

Sobre o doutor Hélio Sato: 

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição. 

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clínica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

5 comentários:

  1. Como funciona o tratamento ? O tratamento com remédio , quanto custam esses remédios ? O SUS dar esses remédios ?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tenho 28 anos e no final de 2014 descobri, através de uma ressonância, que sofria de endometriose, com endometriomas nos dois ovários. No mesmo ano passei por uma cirurgia que acarretou na perda do ovário direito. Comecei então o tratamento com Allurene, o qual tomei durante 6 meses. Recentemente foi identificado um endometrioma de 3,9 cm e um cisto de 4,8 no ovário esquerdo. Gostaria de saber se existe outra alternativa de tratamento que não seja a cirúrgica, pois não quero correr o risco de perder o único ovário q tenho.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Caroline,
    Estou em Curitiba/PR e tenho indicação para Endometriose / Miomectomia por apresentar CID D25 / N80 porém o médico falou que só recomenda 2 profissionais para fazer estes procedimentos, no entando nenhum dos 2 atende o meu convênio, você conhece alguem profissional da area aqui na minha região que possa me indicar.

    Fico no aguardo.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Caroline,
    Estou em Curitiba/PR e tenho indicação para Endometriose / Miomectomia por apresentar CID D25 / N80 porém o médico falou que só recomenda 2 profissionais para fazer estes procedimentos, no entando nenhum dos 2 atende o meu convênio, você conhece alguem profissional da area aqui na minha região que possa me indicar.

    Fico no aguardo.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Poderia me dizer onde o dr helio atende?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir