segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Em "Com a Palavra, o Especialista", o doutor Hélio Sato aborda as aderências. Como elas surgem? Quem tem endometriose mesmo nunca tendo feito cirurgias, pode ter aderências? Quanto tempo após a cirurgia elas surgem? Já falamos bastante sobre esse tema no blog, e meu conselho para quem fez cirurgias é: faça o mínimo de esforço possível após qualquer cirurgia, até mesmo a videolaparoscopia. Eu já escrevi aqui sobre a "A importância de uma boa recuperação após a laparoscopia". Na minha segunda vídeo, por opção minha, para que eu tivesse uma recuperação melhor e com menos aderência que a primeira, eu fiquei seis meses sem fazer muito esforço, sem carregar peso. 

A outra questão é para quem tem endometriose profunda e quer engravidar: faz a cirurgia primeiro ou tenta engravidar? O mais importante é a mulher ser seguida por um bom especialista, e que ele seja ético e honesto, para que o médico avalie a melhor opção para o casal, em especial, para a mulher. E isso depende de cada caso. O tratamento de endometriose é individualizado. O que é bom para mim, nem sempre é bom para você. Por isso, não dá para basear seu caso no de outra s portadoras. É muito importante confiar em seu médico. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Olá, Dr. Hélio! Gostaria de saber se uma mulher com endometriose profunda, que quer engravidar, deve primeiro fazer uma videolaparoscopia para retirada dos focos ou pode tentar uma fertilização in vitro? Qual a melhor opção? Anônima

Doutor Hélio Sato: Depende de muitos detalhes como a idade da mulher, sua reserva ovariana, a intensidade dos sintomas, os órgãos que a doença está, a anatomia das tubas uterinas, o espermograma do companheiro, a facilidade de acesso aos tratamentos. Se há a possibilidade de gravidez natural ou não. Portanto, a decisão é individualizada e depende de cada caso e também muito da decisão do casal. 

- As aderências só surgem após as cirurgias? Para quem tem endometriose e nunca operou há a possibilidade de ter aderências? Quanto tempo após a cirurgia, ela pode aparecer? Joseane Roseghini Bervian, Peritiba, Santa Catarina

Doutor Hélio Sato: Superfícies de tecidos e órgãos ao perderem sua integridade, no processo de cicatrização formam bandas de colágenos. A presença deste novo tecido caracteriza as aderências. As aderências surgem por diversas causas como cirurgias abdominais, infecções nas tubas uterinas e nos ovários, apendicites, tuberculose e endometriose. Por isso, quem tem endometriose e nunca operou pode, sim, ter aderências. As aderências se formam mesmo sem cirurgias, e, podem surgir imediatamente após a cirurgia. E, somente a cirurgia, pode retirar as aderências. 

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clinica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

3 comentários:

  1. dr fiz uma videolaparoscopia em out de 2013 hoje me encontro com muitos focos da endo e agora com cistos nos dois ovarios , qual a chance de uma gravides natural, sera que somente vou poder realizar meu sonho fazendo uma FIV ?o que me recomenda?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Hélio, tenho 41 anos e uma filha de 6 anos gerada na primeira tentativa, durante o tratamento para FIV para ter segundo filho fui diagnosticada com endometriose profunda que atinge ovário, anus e 33% do intestino. Durante minha vida, raramente senti cólica antes da menstruação e mais raramente senti dor no ânus em datas próximas à menstruação. Somente o médico que diagnosticou a endometriose disse que faça a cirurgia. Consultei outros quatro ginecologistas que me indicaram que se não sentia dor faça primeiro a fertilização pois a cirurgia da endometriose traz muitos riscos. O que o senhor me recomenda? Grata.

    ResponderExcluir