domingo, 18 de maio de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", DOUTOR HÉLIO SATO!!!


Em Com a palavra, o especialista", o doutor Hélio Sato responde duas questões que são dúvidas frequentes das leitoras. A primeira é em relação a menstruação àquelas que se submteram aos tratamentos com análogos de GnRH. Quanto tempo após induzir a menopausa, a menstruação volta? E a outra é um dos incômodos, que, a meu ver são alguns dos tantos sintomas que a maioria das portadoras tem: os temidos gases e as dolorosas cólicas, em especial, a intestinal. Mas, realmente, quando diz respeito às fezes das portadoras, nossa.... Qual portadora nunca passou apuros quando não estava em casa? 

Escrevi um artigo sobre "Como são as fezes de quem tem endometriose", e todas que leram se identificaram. O texto foi elogiado até mesmo por especialistas internacionais. O pior de tudo é que esses incômodos independem se a mulher tem ou não endometriose intestinal. As inflamações causadas pelos focos causam muitas dores, e ainda somando as aderências pélvicas, o grude grude dos órgãos, o movimento dos órgãos ainda mais difícil e doloroso. Ainda não encontrei nenhuma portadora que tem seu intestino ótimo, sem nenhum problema. Deixem seus comentários aqui. Ah, e a partir de hoje, a querida Ane vai começar a responder aos emails. Com o crescimento da demanda de trabalho, infelizmente, eu já não estava conseguindo respondê-los. Ela foi devidamente treinada e está apta a responder, só não vamos responder nenhum sobre medicamentos, pois cada organismo reage de um jeito. Um beijo carinhoso! Caroline Salazar


- Quanto tempo após tomar análogo de GnRH a menstruação retorna? Anônimo

Doutor Hélio Sato: O retorno é variável, principalmente, quando é aplicado o trimestral que pode ser entre 3 a 12 meses. Por esta razão, quando há demanda do uso da medicação e há um desejo de gravidez a curto prazo, prefere-se o uso do mensal, pois, por ser uma dose menor, o retorno da ovulação costuma-se ser mais rápido.

- Quem tem endometriose sofre muito com gases e cólicas? Eu sofro muito com esses problemas. O doutor pode nos explicar melhor sobre isso? E porque tantos gases, cólicas fortíssimas. Rosinéia Santos

Doutor Hélio Sato: A endometriose leva à uma atividade de inflamação nos órgãos acometidos e, esta inflamação, leva, na grande maioria das pacientes, à dor e pode também levar à alteração do funcionamento das estruturas como a tuba, ovário, etc..., especialmente, quando a endometriose atinge o intestino e ou está próximo dele pode levar à distensão gasosa do abdômen, consequentemente, às dores e aos gases.


Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.



Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clinica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

3 comentários:

  1. Fiz uma cirurgia tirei o ovário e trompa esquerda e direita a trompa. Estou com útero e ovário direito, qt tempo menstruo novamente? No relatório diz q meu ovário direito está aderido a parede posterior do útero, qual a chance de meu ovário não produzir óvulos? Existe tratamento para produção de óvulos? Meu ginecologista disse q em alguns casos o ovário não fica nutrido, estou desesperada. Obg

    ResponderExcluir
  2. DR. HELIO MEU NOME E CELIA CRISTINA SOARES DA SILVA SOU DA BAHIA E FIZ UMA HISTTERECTOMIA POR VIDEO POR CAUSA DE UMA ENDOMETRIOSE E MUITA ADERENCIA.HOJE 5 MESES APOS ESTOU SENTINDO OS MESMOS SINTOMAS QUE EU TINHA ANTES DE OPERAR .E MEIO DIFICIL DE EXPLICAR E UMA AGONIA MISTURADA COM FADIGA PARECE QUE ESTA ME TORCENDO DO LADO DIREITO.ME AJUDE ESTOU AGINIADA.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Hélio, pra prosseguir com o meu tratamento de endometriose coloquei o DIU Mirena, antes usava o Alurene, mas engordei muito e resolvi tentar o Diu. Há um mês colquei e, na segunda semana, minha menstruação veio com um fluxo mínimo, porém após o sangramento tenho tido o gotejamento e em minhas relações sexuais, percebi que a vagina teve um relaxamento na musculatura. É normal isso acontecer e isso pode se reverter?

    ResponderExcluir