segunda-feira, 2 de setembro de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", DOUTOR HÉLIO SATO!!!

Como 2013 está voando!! Já estamos em setembro, e logo mais o frio que ainda nos resta, vai embora e será a vez da primavera. Eu, particularmente, gosto muito do frio do nosso país, mas sei que nesta época, muitas endomulheres têm ainda mais dores. Se bem que achei este o inverno mais quente dos últimos anos. Tivemos dias de muito calor e céu azul para nossa alegria. Vamos começar o mês esclarecendo dúvidas das leitoras. Uma é da nossa querida Gabriela Rodrigues, que, inclusive, já teve sua história contada no blog. Em nossa troca de emails, Gabi contou que sua endo, que até ano passado era assintomática, passou a ser sintomática. E ela tem sentido dores no abdômen, na lombar, enxaqueca. A maior duvida é Gabriela é quanto à gravidez. Ela fazia planos de engravidar neste ano, mas mudou não só de cidade, mas de estado, saiu de Santa Catarina para o Maranhão, ela decidiu adaptar-se à nova vida a esperar mais um pouquinho para ter filho. É importante saber o que fazer quando for chegada a hora. É importante afirmar que a doença não é sinônimo de infertilidade. A outra questão é da Fabiana, de São Paulo, que pergunta sobre a cirurgia de endometriose para quem tem focos no intestino. Cada caso é um caso, mas quando é feita a cirurgia é preciso que ela seja muito bem feita, retirando todos os focos da doença.

E não se esqueça de preencher a ficha de inscrição para a Million Women March for Endometriosis, a maior manifestação em massa do mundo em prol de uma doença, nunca realizada antes. Até o momento 23 países sairão às ruas no dia 13 de março de 2014 para mostrar a todas as pessoas do mundo que existimos, que somos muitas (176 milhões de mulheres), reivindicar nossos direitos, cuidados, tratamento especializado acessível em todo país, inclusive, no SUS, conscientizar a sociedade, pois só assim passaremos a ser tratadas com o respeito e a dignidade que merecemos. Esta é a nossa grande chance de ter a doença reconhecida como social pelo governo federal, já que temos um dos maiores especialistas do mundo, o doutor Camran Nezhat, à frente da Marcha de Milhões de Mulheres contra a Endometriose. Compartilhe a Ficha de Inscrição entre seus amigos. Todos podem e devem participar. Afinal, a endo não tem idade e basta ser mulher para ter a possibilidade de desenvolver a doença. A união faz a força e juntas somos mais fortes!! Beijo carinhoso!!

 – Fiz uma videolaparoscopia para retirada de endometrioma e nesta cirurgia foi retirado um pedaço de um dos ovários. Fiz tratamento com zoladex por 6 meses até de dezembro de 2012. No momento uso o anticoncepcional Cerazette. Minha maior dúvida em relação à endometriose é sobre a gravidez. Qual o procedimento que devo tomar quando resolver tentar engravida naturalmente? Além de parar o anticoncepcional devo tomar algum cuidado a mais? Alguma injeção, indução à ovulação, etc. Ou dá para tentar engravidar normalmente?  Já ouvi dizer que os médicos indicam tentar no máximo 6 meses, pois como estaremos menstruando há chances de a endo voltar a se manifestar? Gabriela Rodrigues - 29 anos - Estreito/MA

Doutor Hélio Sato: De fato, diante deste cenário é muito importante cuidar do futuro reprodutivo, antes de tudo, precisamos entender 3 pontos:

1 - Avaliar sua reserva ovariana
2 -  Avaliar a funcionalidade das suas tubas uterinas
3 - O espermograma do seu marido

Com esses 3 exames é possível prognosticar sobre suas chances de gravidez natural e qual cuidados a fazer.

A endometriose pode recidivar se não houver alguma contraposição medicamentosa, ou seja, progestogênios ou análogo de GnRH, este quando necessário. Por isso, antes, de tentar a gravidez convém a avaliação destes pontos. Boa sorte!!

- Quando aparecem infiltrações de endometriose no intestino é preciso fazer a cirurgia? Se não fizer quais são os agravantes? Fabiana – São Paulo - SP

Doutor Hélio Sato: A cirurgia deve ser uma opção principalmente para a paciente sintomática que não teve melhora da dor com uso do tratamento medicamentoso, ou para a paciente que não está conseguindo engravidar naturalmente e por opção pessoal e/ou médica não irá partir para a FIV. Porém, se houver a indicação cirúrgica, esta deve ser completa para evitar novos procedimentos no futuro, inclusive deve ser removidos a endometriose intestinal e outras.

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

8 comentários:

  1. bom dia! sou portadora de end fiz uma videolaparoscopia a quatro anos e meio atras, o medico passou gestinou 28 para me, tomei ate um ano e meio depois parei pois eu estava engordando muito logo então engravidei mais sentia muita dor no pé da barriga peguei uma infecção intestinal ate então não sabia da gravideis fui ao medico tomei muito antibiótico fiquei boa da infecção mais a dor no pé da barriga continuava. Comecei a me sentir muito estranha o meu rosto o meu corpo tontura mais ainda sim não suspeita de gravideis pois o meu medico na época me deixou claro que para eu engravidar teria que fazer inseminação, então uma amiga foi que suspeitou e comprou um teste na farmácia que quando fiz deu positivo então fui ao laboratório fiz o beta que também deu positivo mais no mesmo momento eu fiz a transvaginal que deu gravideis não embrionaria tomei um susto fiquei muito assustada e ate hoje não compreendi o porque disso e hoje sem acompanhamento medico ficou mais difícil também gostaria de saber se eu posso usar um outro contraceptivo e se o Dr; Hélio Sato pode me recomendar algum que engorde menos. Obrigado e um abraço a todos e a todas mulheres endo

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!!
    Gostaria que vc pergunta-se para o Dr. Helio Sato, a minha endo esta no instestino, a dez cm do reto, será que nesse caso tem que fazer uma cirurgia, eu si que é riscado, só estou esperando o médico falar o que é melhor pra mim, por sentir muita dor, agora estou tomando cerazzete, mas de vez em quando vem aquela dor chato no canal do anus, sofro pra ir no banheiro o piro de tudo agora sinto muita dor na barriga, que entra debaixo da minha costela fora a dor de cabeça, que eu senti a duas semana, fui no médico ele disse que era sinusite, passou antibiotico mas não resolveu nada, dai eu percebi que era pra mim menstruar, pq esqueci de tomar tres dias o remedio, dai veio um dia a cabeça para de doer,agra fico preocupada com essa dor abdominal, parace que tem uma faca entrando dentro de mim, é a dor no pé da barriga tb eu sinto, não sei o que faço nesse caso, só preciso de uma resposta pra saber o que vai fazer comigo...
    Será que você poderia tirar a minha dúvida com Dr. Helio esse meu caso.
    Obrigada!!!
    Bjssss
    Tatiana Olviera

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Dr. Hélio pelo esclarecimento! Acredito que servirá para muitas outras leitoras do blog pois acredito que esta é uma das principais dúvidas sobre a endometriose!
    E mil agradecimentos para vc Carol, por todo carinho, por toda força, pelo exemplo de mulher que vc é! Beijão

    ResponderExcluir
  4. olá descobri que tenho endometriose tem 1 ano pois antes de descobri sentia muitas dores pois passei por vários médicos e nada pois uma doutora falou que eu podia está com uma aderência,então uma amiga falou que eu poderia está com endometriose e me indicou um medico ai fiz o exame e constatou que estaria com endometriose então começai a fazer vários exames,começei a tomar pílula mas mesmo assim não deu resultado então o meu médico me indicou o mirena,mas estou mestruando desde que coloquei já tem 6 meses não aguento mais mestruar e estou sentindo dor de novo e com isso estou com candida de novo, o que faço?

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira mestruacao depois da video foi d matar d tanta dor. Eh normalllll?

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada por esse espaco, tenho certeza q vai judar...
    Boa tarde;
    Ha 35 dias foi feito minha videolaparoscopia, retirando um cisto q tinha no orvario esquerdo e limpando os focos, meuultero ja estava grudado com o reto,retornei com 15dias ao medico, eleme medicou Gestinol28, tomar no primeiro q mestruasse, mestruei quase morro d tanta dor, qd desceu tomei, no dia seguinte foi diminuindo, tb me orientou a continuar com Arflex, ajudou mais pouco, hj estou no quarto dia ta so um sangramento negro, mas sinto ainda dores na virilha, to ainda no Arflex.
    O medico me mandou retornar em janeiro p uma insterossalpingografia(?),o pior entre a descoberta da endo e a cirurgia foram apenas dez dias,o medico surgeriu a cirurgia sem fazer nenhum tipo d exame ate q falei, mas ele disse q era uma muito simples q n havia necessidade. Agora q pesquisei vir o grau da doenca e como eh seria, na verdade qd sair do centro cirurgico q dei conta do risco, fiquei em estado de choque, ja quis me dar uma tipo d deprecao, mas como sou muito catolica estou me apegando muito a Deus, dai to melhorando o psicologico. Nao estou confiando mais nesse medico...
    O q ele fez foi certo?
    Devo tomar esse medicamento,?
    Essa dor na parte da virilha desde o dia da cirurgia eh normal?
    Posso engravidar se minhas trompas estiverem bem, ou tenho q aguardar alguns meses por conta da cirurgia?
    Quero ter contato com vcs participar d td, mas n estou conseguindo me cadastrar, pois a net daki eh muito ruim, vou ver se consigo com uma amiga.
    Se me responderem estarei muito agradecida.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde dr Helio, sou portadora de endo severa estou fazendo tratamento com o allurene a 9 meses, o resultado está sendo surpreendente comparado as 9 zola q tomei algum tempo atrás. Como está td Ok vendo através da eco, meu medico me orientou a engravidar para garantir a cura da endo. MInha duvida é, se depois q engravidar se eu conseguir a endo pode voltar? E se tenho chances de gravidez?
    Grata.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Hélio, Coloquei O DIU Mirena há um mês e após10 dias da colocação veio o primeiro sangramento e agora está com gotejamento, porém além destes sintomas, meu parceiro e eu estamos tendo dificuldades, pois a musculatura da vagina está parecendo frouxa. Isso é normal? O que posso fazer? Me oriente, por favor. Estou desesperada. Estou até querendo retirar o DIU.
    QUELE BH

    ResponderExcluir