quarta-feira, 3 de julho de 2013

ENDOMETRIOSE É TEMA DA SÉRIE AMERICANA DOCTOR HOUSE!!! E NOVO LAYOUT DO BLOG!!

A endometriose é mesmo uma doença enigmática. Mas tudo, claro, depende de cada mulher. Por isso, costumo falar que a endo é única em cada mulher, assim como o tratamento. Cada uma se adapta a um. Eu falo por mim. Estou maravilhosamente bem com o DIU de Mirena há pouco mais de um ano. Vivo sem nenhuma dor. Mas pelo que recebo nos emails, esse tratamento é mais eficaz quando colocado após retirada de focos e aderências. Bom, mas o artigo de hoje é para mostrar o quinto episódio do doutor House, intitulado "O Bem Maior", onde ele explica um caso mais raro de endometriose. É uma ficção que mescla obviamente uma realidade. Mas não sei até onde uma mulher que sangra tanto pode ser assintomática nas dores, por exemplo. Mas o desmaio do começo do episódio é o que acontece com muitas de nós até mesmo antes de saber que somos portadoras. Eu falo por mim. Fazia muitos e muitos anos que eu desmaiava sem saber a causa. E esse desmaio vem do nada. Após a minha primeira videolaparoscopia (meu renascimento!) descobri que os desmaios e os vômitos constantes e até então inexplicáveis eram das muitas aderências que eu tinha. Afinal, eu já tinha órgãos sem funções dentro de mim e que davam nó um ao outro.

E falando em cirurgia entra outra questão. Eu bato sempre na tecla de como é importante escolher bem o cirurgião. Escolher em todos os aspectos, sabe. E isso está bem claro neste episódio. Nisso conta tudo e não só a técnica, o conhecimento e ou habilidade (os principais pré-requisitos, óbvio). Não se sabe ao certo se a mulher do episódio que estava sangrando sem parar e por vários buracos já tinha endometriose antes da cirurgia de mioma, que ela havia feito 8 meses antes de começar com esses sintomas, ou se foi como realmente como o doutor House explica: na cirurgia de retirada do mioma cada corte do útero com o bisturi pode ter espalhado a doença para a corrente sanguínea da paciente, e ela teve a chamada endometriose ectópica. Daí da corrente sanguínea a doença se espalhou para várias partes do corpo, como pulmões, fígado, espinha, dentre outros, e essas células se multiplicavam mensalmente e, claro, sangravam quando ela menstruava. Agora, só não sei se esse tipo de endo pode ser assintomática. Já contamos história da leitora catarinense Gabriela Rodrigues e sua endo assintomática - ela já estava no grau IV quando descobriu ser portadora -, a da americana Candice e sua endometriose no pulmão e na pelve, e da capixaba Patricia Gastaldi com sua endo pélvica e diafragmática.

Agora, quando contamos a história de outra capixaba, da Danielle Balbino, ela nos contou que descobriu a endo após a cesárea da filha. Ela disse que a endo dela começou após ter tido a filha, Outro dia, eu recebi email de outra leitora afirmando que ela passou a ter endometriose após a cesárea do filho porque o médico dela (a leitora do email) costurou a barriga com a mesma agulha que costurou o útero. Agora entende porque eu disse que é preciso escolher muito bem o cirurgião?! No episódio, mesmo sem partes sabendo que é ficção, percebemos o comportamento traiçoeiro da doença. Não é só em cirurgia que a endo se espalha rapidamente. Como ainda é uma doença considerada enigmática para a medicina, muitas coisas dessa doença ainda são inexplicáveis, dentre elas, o comportamento que pode atacar rapidamente órgãos distintos estando próximo a pelve ou mais distante dela.

Ah, e hoje começamos a estrear o novo layout do A Endometriose e Eu. Há uns 2 meses eu e a Monica estamos vendo isso, a ideia inicial era ter estreado o novo design no mês de aniversário do blog, abril, mas é tanta correria para ambas, que resolvemos estrear em julho que coincidentemente é o mês do meu aniversário.Ver meu filhote de roupa nova está sendo uma grande emoção. Meu maior presente de aniversário!! Confesso que mal dei opinião, apenas alterei a tipografia a ser usada, porque de resto não precisei falar nada. É incrível a minha sintonia com a Monica, desde o primeiro dia que a gente se conheceu, quando trabalhamos juntas. Daí, ela inventou de dar o logo do blog de presente e coitada entrou na dança e se tornou a designer do A Endometriose e Eu e de todos os nossos projetos. Eu amei tudo, especialmente, as fitinhas de fundo!! Parece que ela leu meus pensamentos. Eu tenho o maior orgulho de dizer que trabalho com uma equipe mara, maravilhosa. Uma equipe 100% do bem e onde somos uma equipe de verdade. Eu já amei na primeira prova, e desde então, estava babando sozinha e mostrando às minhas de confiança para elas opinarem, mas a resposta foi a mesma das 3: maravilhoso, perfeito! Por conta dessa troca, algumas pessoas poderão ter problema na visualização, mas tudo será regularizado ainda nesta semana. Aos poucos vou preenchendo as novas abas do filhote de roupa nova!!! Beijo com muito carinho e amor!!!

Fonte: http://redecanais.tv/house-5a-temporada-legendado-episodio-14-o-bem-maior-video_28379aa2b.html

5 comentários:

  1. Olá! Vc tem o link para o episódio do House?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!!
      Troquei o arquivo, você tenta assistir de novo, por favor? Beijo com carinho!! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Carol, tudo bem? Ainda não dá pra ver o vídeo. Bjo Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Olá,o video demora um pouco a carregar, mas depois aparece a opção do canto inferior esquerdo para aumentar a tela. :)
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir