quinta-feira, 18 de julho de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", DOUTOR HÉLIO SATO!!!

Desculpe meu sumiço, mas semana passada foi uma correria sem fim! Eu tenho trabalhado muito, na assessoria e aqui no blog. Tenho dormido aproximadamente 4 horas por noite, mas a semana passada foi pauleira por conta da Francal. Andar naquele pavilhão do Anhembi correndo de um lado ao outro, quatro dias direto, das 10h às 20h, com três clientes, até para uma pessoa sã é uma loucura, imagine para quem tem endometriose?!! Mas como para mim a palavra fé e superação estão acima de qualquer coisa, eu consegui e, inclusive, até mesmo pautar um dos jornais da TV Globo para dois, dos três clientes da assessoria que participavam da feira! Como meu ritual diário, eu já levanto e faço uma oração e peço para Deus estar sempre comigo, me abençoar em mais um dia sagrado e também para me proteger de todo mal, e que toda energia negativa que tenta chegar até mim, se transforma em amor! Chegava moída, com dores nas pernas, meus músculos latejavam. Eu tomava banho, comia algo e já ia para a cama colocar as pernas suspensas em três travesseiros.

Por isso, eu não aguentava nem chegar perto do computador. Nem mesmo no blog. E a coluna do doutor Hélio Sato deu uma atrasadinha. Doeu tanto meu coração deixar de ver meu filhote, mas eu sabia que ele estava em ótimas mãos: na de vocês! Por isso, eu fiquei tanto tempo sem postar! Esse truque de colocar as pernas para cima, eu faço há quase 4 anos. Todos os dias eu durmo com as pernas sob dois travesseiros. Quando a coisa tá feia, eu coloco mais um. E o melhor de trabalhar nestas feiras é reencontrar minhas amigas jornalistas e, claro, com isso acabo divulgando o blog. O assunto desta vez foi a Marcha de Um Milhão de Mulheres para Endometriose que se realizará no dia 13 de março de 2014, por enquanto em 22 países. Atenção, voluntários: preencha a ficha de inscrição. Homens, mulheres com ou sem endo, idosos e quem mais quiser será uma honra tê-lo conosco. Afinal, para ter endometriose não tem idade, basta a mulher menstruar e pronto está sujeita a ter essa danada. A Ligia, que reencontrei lá, ficou superempolgada e disse que vai nos ajudar a pautar o evento na mídia. Bom, esse também é um dos meus trabalhos. Até levei alguns panfletos para ela deixar em Campinas, interior de São Paulo, onde mora. Como ela tem parentes médicos, vai deixar nos consultórios deles também.  

Bom, o papo está bom, mas vamos deixar a palavra com quem entende do assunto, nosso especialista o doutor Hélio Sato. Hoje ele vai sanar a dúvida da leitora Lilian Ribeiro dos Santos, de Manaus, no Amazonas. Lilian tem 47 anos e além de ter endometriose, tem útero miomatoso e já retirou nódulos benignos de uma das mamas. Indicaram um tratamento com anticoncepcional injetável e ela esta confusa quanto à terapia. A outra questão vai abordar o anticoncepcional Elani. Eu nunca o tomei, mas sei que muitas endomulheres fazem uso dele para tratar a endometriose. Ela preferiu apenas se identificar com as iniciais de seu nome V.M, e não informou a cidade e estado. Eu até sugiro para as mais tímidas que coloquem as iniciais, mas como uma jornalista perfeccionista eu prefiro que informe a cidade e o estado para situar o leitor. Quem quiser participar da coluna deixe sua pergunta aqui ou escreva para carolinesalazar7@gmail.com e coloque o título “Com a palavra, o Especialista”. Assim é mais fácil identificá-lo e separá-lo ao chegar. Ah, e aproveito para pedir paciência com quem envia email para mim. Sei que todas têm urgência, muitas replicam os emails, mas a demanda está muito, muito grande e eu estou sozinha para responder emails, comentários, escrever artigos, editar os textos dos colaboradores e ainda preparar a marcha.. ufa! Por isso, eu só consigo dormir 4 horas no máximo por noite. Tou levando bronca por isso, mas por enquanto é o que dá. Conto com a compreensão de todas!! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

- Descobri ser portadora de endometriose após uma laparoscopia aos 43 anos. Hoje tenho 47, útero miomatoso, já retirei três nódulos benignos da mama esquerda (Fibroadenoma) e nunca engravidei.  Tenho sentido sintomas da pré-menopausa (fogachos, insônia etc). Receitaram-me o contraceptivo injetável, contracept, para interromper a menstruação, mas isso não aconteceu. Continuo menstruando. Estou confusa. Com os problemas que relatei qual o melhor tratamento? Qual melhor caminho a seguir? Lilian Ribeiro dos Santos, Manaus, Amazonas

Doutor Hélio Sato: É uma situação que cabe várias alternativas:

As opções conservadoras:

- Manter o tratamento hormonal, porém, pode manter o sangramento uterino, via de regra, irregular, com baixo volume, porém, duradouro dada a presença dos miomas, principalmente, se algum é submucoso.

- Fazer uma histeroscopia para retirar algum mioma submucoso e fazer a limpeza do endométrio, a camada funcional do útero, chamado de ablação de endométrio. E, posteriormente, manter alguma medicação hormonal (anticoncepcional hormonal, endoceptivo, injetável, etc...);

Ou aguardar a interrupção da produção dos hormônios sexuais na menopausa, assim, cessar-se-á o sangramento e a inflamação da endometriose, e ir administrando os desconfortos.

A opção mais definitiva é fazer a retirado do útero e assim não ocorrerá mais o sangramento, quanto aos ovários recomenda-se a retirada se os sintomas da endometriose for relevante e durante a cirurgia, de preferência, por laparoscopia, for observado muitos implantes, porém, esta opção remeterá a impossibilidade de gravidez.

Havendo todas estas opções sugiro conversar com o médico que a acompanha para definir qual opção se adequaria aos seus anseios.

- Descobri que tenho endometriose e foi-me receitado o tratamento com anticoncepcional, o Elani 28, por seis meses para ver se tem resultado. Minha questão é se esse remédio realmente poderá ajudar, porque esperar seis meses e depois saber que a endometriose se alastrou não dá. Como a minha parece que está no começo, quero saber qual seria a melhor conduta? V. M

Doutor Hélio Sato: Sim. Pode ajudar no tratamento da endometriose assim como qualquer outro progestogênio e a espera de 3 a 6 meses é para verificar se fez efeito, ou seja, se há o controle da dor na menstruação, dor na relação sexual e outros sintomas. Porém, se a endometriose for profunda (infiltração superior a cinco mm nos órgãos ou tecidos) a eficácia do tratamento medicamentoso costumeiramente é mais baixa. Em relação aos parâmetros de melhora da endometriose, convém além da avaliação clínica. O acompanhamento de exames de imagem (ressonância magnética de pelve ou ultrassom com preparo) e o CA 125 podem auxiliar em alguns casos. Quanto a conduta, ela depende de diversas informações dentre elas a intensidade da dor, o futuro reprodutivo, etc..


Em relação às diferenças das composições das medicações, ou seja, somente progestogênios ou a associação de progestogênios com estrogênios, bem como a continuidade ou intermitência do regime medicamentoso, não existe uma comprovação conclusiva sobre qual é o melhor tratamento para o controle da endometriose. Portanto, a eficácia está na adesão do tratamento e acompanhamento médico adequado. 


Sobre o doutor Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

10 comentários:

  1. Fiz uma histerectomia,retirei útero,ovário e trompa esquerda.
    Meu resultado histopatológico deu:
    -Leiomioma uterino
    -Adenomiose
    --Endométrio atrófico com edema e decidualização estromal
    -Cervicite crônica leve com presença de cistos de Naboth
    -Congestão tubária
    -Ovário com corpos albicans e focos de endometriose

    Minha dúvida é:
    "Será que posso ter estas coisa no ovário e trompa direita"

    Obrigada por me esclarecer.

    SL-Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Me esclareça em tudo para obtér boa recuperação.
    -O que posso ou não comer
    -O que devo ou não fazer
    -Fiz 03-07 ainda estou de repouso,estou tendo dificuldade para fazer cocô,como mamão uns 3,ameixa monte,demoro ainda,doí.
    -Onde moro não tem elevador,é escadas.Quando desço e subo é bem devagar.
    -é 40 dias de repouso,ou melhor 60 dias(relação á uma vida sexual,estou com muito receio,porque foi cirurgia delicada.
    -para malhar quantos dias.
    -Que cuidados ter daqui pra frente com relação a estes 2 orgãos que ficaram,útero e ovário direito.


    Agradecida por me esclarecer.


    SL_Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde posso ver a resposta destes 2 comentários que deixei.
      SL-Rio de Janeiro.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo, como vai?
      Vou colocar sua questão na coluna do doutor Hélio Sato de agosto. Mas preciso seguir as orientações de seu médico. Ele não te deu uma lista impressa com o que você pode e não pode ingerir? E também com o que você pode ou não fazer? Bom, é preciso caminhar bem devagar, evite fazer atividades fortes e pesadas, como carregar coisas pesadas, suba bem devagar a escada, mas sem esforço, mas a caminhada leve é fundamental. Como sabemos são os ovários que alimentam a doença. Por isso, sugiro que procure um médico que conheça a doença. E não se esqueça que é preciso continuar em tratamento. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    3. S.L., querida!
      O que seu médico disse? Você optou pela histerectomia com retirada de apenas um ovário ou foi ele quem decidiu isso? É preciso continuar em tratamento, pois você continua com um de seus ovários. E sabemos que quem alimenta a endometriose são os ovários e não o útero. Por ética humana e médica, o doutor Hélio Sato só pode responder perguntas genéricas para que não haja interferência no tratamento de cada uma. A da recuperação será encaminhada a ele. Sugiro que caso esteja em dúvida, procure outra opinião médica. Se quiser ajuda para isso, envie-me email para carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  3. Ajuda****
    Maninas vocês conhecem algum médico que trata de endo pelo convenio da Unimed Paulistana?
    Infelizmente e mais uma vez vou trocar de médico o mesmo é bastante competente como especialista mais é um estupido e grosseiro.Sempre saiu chorando de lá não pela realidade dos fatos mais como é colocado, eu fico apavorada quando tenho que retornar lá.Fora que os tratamentos sugeridos até da pra fazer quando se refere a $$ mais não é tão simples, pois só sou funcionária e não dona da empresa.E o bonito ja me falou assim: Se vira...Aff me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayanne, querida! Espero que vc esteja bem!
      Peço que envie-me email para carolinesalazar7@gmail.com com o título "Indicação Unifesp", pois irei te indicar lá. O ambulatório do SUS oferece o melhor tratamento do Brasil. Infelizmente, o hospital Nipo-Brasileiro não é credenciado para consulta com a Unimed. Te espero. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  4. Boa tarde! estou tentando descobrir se tenho a tal da endometriose, pois meus sintomas são muito parecidos ou até iguais, passei muito mal ontem, senti fortes dores e a menstruação não vinha, e também acho que minha menstruação não é normal, é escura e coagula.
    Não é todo mês que sinto essas dores terríveis, me disseram que quando tiver um filho isso passa, a questão é que quando falo ao médico que talvez eu tenha endometriose, ele me diz que não é fácil diagnosticar a doença, e acha que meu caso é apenas cólica normal, não tenho certeza se é mesmo endometriose, mas pelos sintomas acredito que seja sim, a não ser que seja normal sentir essa dor absurda e sensação de que o útero vai estourar, sabe o que mais me chateia, é que olham nossa cara e acham que é frescura, por que é isso que esta me parecendo, é assim que o meu médico esta me tratando
    Bom! sou uma mulher casada tenho 27 anos, e sofro com essas dores que me causam náuseas, diarreia, desde a adolescência.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde dr. Hélio

    Descobri, a pouco tempo, que estava com endometriose e na sequencia senti fortes dores abdominais em baixo ventre. Fui submetida a uma laparotomia exploradora em 12/06/2013, no qual foi realizado apendicectomia e anexectomia direita. Perdi meu ovário direito e o esquerdo encontra-se comprometido com varios cistos....E agora, o que fazer? Será que vou conseguir engravidar um dia?
    Minha médica orientou que nesse momento devo iniciar um tratamento, de aproximadamente 6 meses, com o zoladex para dar uma regredida na endometriose e depois tentar engravidar. Falou tb que só poderei engravidar através da fertilização in vitro e que o meu ovário esquerdo está comprometido com vários cistos e pode romper a qualquer momento.... Já procurei uma clínica de fertilização para saber das minhas possibilidades. O médico falou que posso dar inicio ao procedimento de fertilização em outubro, caso não faça uso do zoladex. Minha dúvida é: faço o tratamento com o zoladex ou faço a fertilização de imediato? Caso eu faça a fertilização, qual a probabilidade desse ovário romper enquanto estiver no período de gestação? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. TIVE ENDOMETRIOMA NO ABDOMEM , FIZ CIRURGIA E RETIROU. O MEDICO RECEITOU ANTICONCEPICIONALINJETAVEL 90 DIAS USO CONTINUO, JA TOMEI 5 INJEÇOES E DESDE ENTAO TENHO ESCAPES TODOS OS DIAS!!! O Q DEVO FAZER

    ResponderExcluir