quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA DOUTOR HÉLIO SATO!!

Na primeira parte da coluna, “Com a Palavra, o Especialista”, deste mês, o doutor Hélio Sato explica do ponto de vista médico temas já retratados por mim no blog, mas que ainda geram dúvidas entre muitas leitoras A primeira é sobre as fezes das mulheres com endometriose. Eu adorei esta pergunta feita por nossa endoirmã de Salvador, na Bahia, que deixou apenas as iniciais de seu nome. Aliás, o artigo que escrevi sobre minha dificuldade em evacuar, o mau cheiro dasfezes e todas as agonias que passamos no banheiro é um dos mais lidos no blog e foi elogiado por especialistas internacionais. Agora, o doutor Hélio esclarece porque nossas fezes são finas e saem na maioria das fezes como diarreia. Essa é mais uma de nossas aflições, jáque essa vontade vem em momentos que não estamos em casa, no nosso banheiro. Já repararam? Para aquelas que passam por apuros na rua, meu conselho é levar na bolsa uma calcinha reserva. Temos de se prevenir em tudo na vida! A outra pergunta é da querida Cristina R. Lira Teixeira, de Marília, interior de São Paulo. Ela tem adenomiose e quer saber a diferença entre adenomiose e endometriose. Já falamos sobre as várias formas da endometriose (que inclui o endometrioma) e nos comentários deste artigo, ainda têm muitas dúvidas. Nada melhor que um especialista na doença para falar sobre isso. Quem quiser participar da “Com a Palavra, o Especialista”, deixe seu comentário nos artigos da coluna no blog. O ideal é deixá-la com nome e um sobrenome, cidade e estado onde mora, pois esta é a ideia pioneira do A Endometriose e Eu desde agosto, quando estreamos a parceria com o doutorHélio Sato. Espero que muitas dúvidas sejam sanadas! 

Para quem já assinou a Petição Pública em prol das portadoras de Endometriose Brasileiras, compartilhe-a com o maior número de pessoas. Todos os cidadãos brasileiros, mesmo aqueles que vivem no exterior, mas que tenham RG e endereço no Brasil podem assinar. E não é só mulheres com endometriose não. Homens, mulheres, idosos, todos podem assinar e compartilhar entre seus contatos, seja por facebook, email... Já estamos com 511 assinaturas em menos de 15 dias! Só este documento poderá mudar a vida de muitas endomulheres, em especial, de quem mora em locais sem acesso ao tratamento (pelo SUS), e, principalmente, para evitar que a próxima geração passe por tudo que passamos... sofrimento, dificuldade, por médicos errados... ou seja, que elas não sofra tudo que nós já sofremos. Precisamos de 1 milhão de assinaturas, pois só assim nossa presidente da República, Dilma Rousseff, será obrigada a nos receber e anos escutar. Eu tenho fé que iremos conseguir! Assim, como tive fé que o A Endometriose e Eu seria TOP 1, no prêmio Top Blog Brasil 2012! Aproveito para agradecer aos mais de 350 mil acessos do blog. Quando comecei com ele, há quase 3 anos, como um diário, jamais imaginei que alguém poderia lê-lo e se identificar com tudo que era retratado aqui. E nem em sonho passava pela minha cabeça, que este cantinho, um dia se tornaria o blog mais lido do mundo sobre endometriose Agradeço a Deus por esta oportunidade e a vocês que fazem o blog ser o que é hoje, sucesso de audiência! Peço às portadoras que continuem preenchendo nosso Cadastro Nacional das Portadoras de Endometriose. É com ele que iremos comprovar à nossa presidente que somos muitas! Já estamos com 821 endomulheres cadastradas! Ah, e já estamos fazendo a planilha das mulheres com suas respectivas cidades/ estados que querem participar do I Brasil na Conscientização da Endometriose, a primeira vez que teremos um evento sobre a doença no mês mundial de conscientização da doença, em março. Faremos a votação das datas nos grupos participantes. Queremos muitas mais!! Beijos com carinho!!!


1 - Por que as fezes não são normais, ou elas saem muito finas, mas na maioria das vezes são moles como diarreia? V.S. – Salvador – Bahia

Doutor Hélio Sato: A parte final do intestino conhecido como sigmoide e o reto são estruturas que estão posicionadas atrás do útero e frequentemente sofrem influências, tanto no seu funcionamento quanto pela possibilidade de ser extensão de doenças ginecológicas. Da parte do funcionamento, sustenta-se que os fatores inflamatórios liberados pelo útero no período menstrual ou por decorrência da cólica do útero que promove um reflexo neurológico. Esses dois fatores podem acelerar o peristaltismo (movimento) intestinais e assim as mulheres frequentemente têm diarreia neste período. Cabe referir que este fenômeno ocorre tanto em mulheres com ou sem endometriose. Já nas mulheres com endometriose, habitualmente, pode manifestar dor em pontada que irradia para a região do ânus no ato da evacuação ou quando solta gases. Destaca-se que este sintoma, não necessariamente, ocorre somente na endometriose de intestino, mas, sugere algum acometimento nesta porção do órgão. Finalmente, a fezes finas ou em fita sugerem algum estreitamento no reto e/ou sigmoide e pode ser decorrente da endometriose intestinal na forma de nódulo que progrediu para a luz do intestino e assim diminuindo o seu diâmetro interno. A diarreia com frequência deve ser investigada, pois diversas enfermidades podem cursar com este sintoma como intolerância a alguns alimentos, verminoses, retocolite (inflamação intestinal) e outras tantas.

2 - Descobri poucos dias atrás que tenho adenomiose e estou muito confusa. Qual a diferença entre adenomiose e endometriose?  Cristina R. Lira Teixeira – Marília – São Paulo

Doutor Hélio Sato: O endométrio, tecido que reveste o útero internamente, exerce o papel funcional de acolher o embrião dentro do útero nas primeiras semanas de vida ofertando nutrientes e sangue para o seu desenvolvimento. Quando a gravidez não ocorre, ele se descama formando a menstruação. Este tecido - o endométrio - grupamento organizado de células - pode se implantar fora da cavidade uterina elevar a endometriose para fora do útero e de adenomiose quando se infiltra na parede uterina. Apesar desta semelhança, a adenomiose é classificada como uma afecção diversa da endometriose, pois o quadro clínico é diferente. O sintoma mais comum da adenomiose é o aumento da duração ou quantidade do fluxo menstrual, já a da endometriose é a dor no período menstrual. Cumpre, também, apontar que a endometriose, via de regra, acomete mulheres entre 15 a 35 anos de vida que nunca engravidaram ou tiveram poucas gestações. Já a adenomiose em mulheres de 35 a 50 anos que já tiveram filhos e, principalmente, aquelas que já tiveram mais de duas gestações. O tratamento de ambas afecções, também, se assemelha no que se refere às alternativas medicamentosas (progesterona, componente da pílula anticoncepcional ou análogos de GnRH, medicação que inibe a produção de estrogênios), mas, o tratamento cirúrgico varia de caso a caso. Porém, em situações de adenomiose que há indicação de cirurgia e a paciente não deseja mais ter filhos, basta a histerectomia, já na endometriose demanda em alguns casos específicos a retirada dos ovários.

Sobre o doutor Hélio Sato:



Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.


Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

17 comentários:

  1. Sempre sou suspeita pra falar das explicações di Dr Helio,pq ele sempre explica tão detalhadamente,nos faz compreender as coisas,brinco que ele sempre me da uma aula!E essas perguntas foram otimas,duvidas que eu ja tinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou suspeita, querida rsrs. O dr. Hélio Sato dá aulas na universidade, então, ele sabe muito bem como explicar de uma forma didática e bem esclarecedora. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Obrigado pela atenção e clareza da resposta. Agora, vou partir p investigação, pq o caso tá feio!!hehehe Abraço! V.S., Salvador - BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte V! Se você já tiver notícias conte para nós! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  3. é excelente quando há esclarecimento por parte de um especialista. Por que muitas vezes existem medicos que se quer saiba responder uma só duvida, e ainda acham q estamos inventando coisa! Parabéns Dr.Helio ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula! Realmente esta coluna é muito importante, pois informa de uma maneira didática e com ética, sem interferir nos tratamentos. Quando tiver dúvida já sabe, é só enviar para nós. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  4. Depois de muitos anos de sofrimento e cada ciclo pior que o anterior, fui ao ginecologista e descobri que era portadora de endometriose. e receitou Zoladex 10.8 durante 6 meses. Refazendo os exames foi constatado que não existia mais cistos nem endometriose. Logo em seguida me receitou Tamisa 20. tomei 3 caixas e resolvi parar por conta própria. A menstruação vem em excesso nos dois primeiros dias e sem nenhuma colica só não é regular mas sei que estou livre dessa doença.Louvo a Deus por ter me devolvido a alegria de menstruar sem cólicas.Isso não acontecia desde a 1ª menstruação.

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedora as respostas. Tenho uma dúvida, fui diagnosticada com adenomiose, mas tenho muitos sintomas da endometriose, como a situação das fezes e dor nas relações sexuais. É possível ter a adenomiose e a endometriose juntas? Agradeço a existência do blog muito tem me ajudado.

    ResponderExcluir
  6. Seu blog tem sido extremamente esclarecedor. Parabéns. Descobri que tinha endometriose faz pouco tempo e até agora tudo tem sido muito obscuro pois os médicos com quem tenho me consultado por incrível que pareça não conhecem muito sobre a doença. Só fui descobrir a endometriose depois de ter sido diagnosticada erroneamente com cistite intersticial por um urologista, já que eu tinha fortes dores na bexiga e uretra. Meu pai que é dentista (ou seja, não tem nada a ver com essa área) ao perceber que minhas dores aumentavam consideravelmente antes e durante o ciclo menstrual, me falou para informar isso ao urologista, aí então veio a suspeita da endometriose. Fui até a ginecologista e ela não queria aceitar nem me passar uma ressonância para descobrir se era mesmo (não, não era no sus, era via plano de saúde), sendo que eu já queria uma video, pois sabia que talvez não aparecesse muita coisa na ressonância. Bati o pé e fiz o exame. Apareceu foco endometrial na saída do canal vaginal. Na bexiga não mostrou,mas eu já tinha feito uma cistoscopia e cheguei a ter de fazer biopsia pois o urologista viu um foco de "irritação estranha". Comecei a tomar o allurene, pois tenho uma irmã enfermeira que consegue o medicamento pra mim. Isso foi em agosto e as dores diminuíram consideravelmente. Mas desde dezembro tenho sentido muitas dores, o que estranhei, pois continuo tomando a medicação. Mas algo me incomoda, pois desde o começo eu tinha pedido para a ginecologista para queimar os focos e ela quis testar o remédio, porque não tinha visto ninguém tomar. Você acha que no caso a video poderia amenizar a dor?

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Marcela Faria, sou de Goiás. Vou fazer um breve relato dos fatos, pois estou com muitas dúvidas e acho que meu histórico pode contribuir para a resposta. Antes de tudo, agradeço pela colaboração tão grande deste blog com as portadora de Endo, vcs são ótimos, e os préstimos do Dr. Hélio são de enorme devoção para com o próximo, obrigada.

    Bom, menstruei aos 12 anos e desde o primeiro dia já fiquei impossibilitada de fazer qualquer atividade, inclusive ir a aula, em decorrência das grandes dores que eu sentia, e assim passei a cada período menstrual, sempre tomando remédios mais fortes, como antiinflamatórios severos, mas nunca precisei ser hospitalizada, graças a Deus, entretanto já desmaiei e vomitei de tanta dor. A cada ciclo os coquitéis de remédio (pois tomava de tudo e de uma vez) me deixavam mais grogue, tomava-os e ficava de cama o dia todo, apagada, como se tivesse tomado remédio para dormir. Achava isso normal, pensei que todas as mulheres eram assim, ia a Ginecologista, ela falava que eu era mais sensível, e assim fui prosseguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando:
      Mas, um dia vi na TV uma matéria sobre a Endo, nessa época já estava com 18 anos, corri na médica e perguntei sobre essa possibilidade, o que logo foi descartado, porém fora me receitado anticoncepcional emendado para parar de menstruar já que era "mole" para as cólicas, e assim, fiz. Enquanto estava no tratamento, percebi que tinha intolerância aos remédios, me causavam dores fortíssimas de cabeça, irritabilidade alta e enjôos. Como não tinha nada (palavras da Gineco), parei de tomar por contra própria e aceitei o fato de ser mais sensível que outras pessoas às dores menstruais. E nisso continuei o cilco vicioso, até não aguentar mais e retornar a médica insistindo quanto ao fato da endo, assim foi me passado uma ultrassom para averiguar quaisquer irregularidades, o que não foram encontradas (fiz o exame pélvico com a bexiga cheia-não podia fazer exames invasivos na época). Denovo com a mesma resposta, mesmo método de tratamento. Nesse meio tempo, me casei e parei de tomar anticoncepcionais por não suportá-los, voltando a sentir as velhas dores, meu esposo (que até então não conhecia a gravidade das cólicas) me obrigou a marcar nova consulta com outro médico, apesar de eu ter insistido que não tinha nada, como fora me dito por todos os anos. Hoje, com 23 anos, acabei de ir a consulta, e pelo exame clínico o médico suspeitou da "mardita". Ma passou um exame (ultrassom transvaginal, sem preparo intestinal), resultado: Não tenho nenhum foco de endometriose.

      Excluir
    2. Continuando:
      Agora eu me pergunto, O que eu tenho? Não sei. Mas o novo médico disse que este resultado não exclui a possibilidade de ter endometriose, por isso me receitou um outro anti a base de progesterona o cerazzete, que é indicado para quem tem endo e tbm para as intolerantes ao estrogênio (anticoncepcionais comuns). Perguntei se não haviam outros exame mais específicos para descobrir com certeza o foco da doença pq não quero tomar remédio atoa, ainda mais que dizem que ele engorda muito ;( Citei a Ressonância e o exame de sangue CA 125, e ele me disse que só a vídeolaparoscopia indicaria se eu tenho outros focos da endo no meu corpo, ou bem pequenininhos presos no abdômem, mas que não era recomendado para mim dado a inexistência deles pelo ultra. (Detalhe importante: eu tenho todos os sintomas do intestino na fase pré e menstrual, e ainda, em exame recente passado pela minha endocrinologista descobri que minha prolactina está alta, já repeti o exame mas ainda não saiu o resultado).

      Por fim, depois dos fatos, que não foram nada breves (desculpa), peço ajuda, pois estou aflita, perdida e sem esperança, queria ter certeza se tenho algo ou não, a dúvida é horrível. Será que realmente não tem outras forma de se obter um diagnóstico? Tenho mesmo que tomar o cerazzete para previnir algo que talvez nem exista?

      Sobre a possibilidade de infertilidade, o médico disse que só quando eu tentar engravidar pra saber se tenho algum problema ou não, mas o fato é que não quero ter filhos por agora, e tenho medo de esperar muito e se tiver algo já for tarde demais para fazer tratamento.

      Excluir
  8. OI carol tudo bem? Tenho lido o seu blog e provavelmente tenho endometriose. Gostaria que me indicasse o contato do ambulatório da Unifesp ou alguma clínica especializada nisso para procurar o tratamento correto. Aguardo seu retorno, muito obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Anônima, como vai?
      Envie um email que te passo os contatos do ambulatório da Unifesp. Te espero. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  9. Oi Carol, é minha primeira vez em seu blog. Acabo de ser diagnosticada con Adenomiose, tenho 29 anos e ainda não engravidei. Descobri pois eu e meu marido estamos tentando engravidar há 6 meses, e porque sempre sofri com muitas dores agora tenho algum diagnóstico.
    Também estou fazendo um diagnóstico com reumatologista, pois sofro com dores nas juntas e corpo. Queria saber se você ou o dr. Hélio saberiam dizer se estas coisas tem relação?
    E percebi que minha e idade e situação é meio diferente de quem tem Adenomiose.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 58 anos, não tenho mais útero nem colo do útero foi retirado quando eu era bem jovem. Gostaria de saber porque minhas fezes são muito finas e mole com um mau cheiro horrível. Mesmo assim tem dias que sofro muito pra defecar. Será que tenho um problema sério? Por favor me responda pra que eu possa tomar uma providencia. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deves ir a um Gastroenterologista, pois pode ter a Síndrome do cólon Irritável, doença benigna, que intercala períodos de diarréia com períodos de dificuldades para evacuar..o médico indicará alguns exames que esclarecerão o problema

      Excluir