segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA DOUTOR HÉLIO SATO!!

Nesta edição do “Com a palavra, o especialista”, o doutor Hélio Sato responde as perguntas das leitoras Viviane Guimarães, de São Paulo, capital, e Priscila Lisboa, de Criciúma, Santa Catarina. Gostei bastante das perguntas, pois as duas são dúvidas recorrentes entre muitos comentários do blog e também dos e-mails que recebo. É comum dúvidas em relação a tratamentos, ainda mais quando existe mais de um medicamento com o mesmo princípio ativo. Aí, que dá ainda mais nó em nossa cabeça. Por que seguir esse e não aquele tratamento? É bom lembrar que cada corpo reage de um jeito a cada tipo de tratamento. Até por isso não existe um único tratamento, uma única fórmula, um remédio certo, um milagre para a endo. Por isso hoje a coluna aborda a diferença entre o Mirena, o Allurene e o Cerazette? Bom, eu sou suspeita para falar, pois estou muito, mas muito bem com o Mirena, colocado durante minha segunda cirurgia. Sinceramente, eu recomendo este DIU. Se eu soubesse que eu teria uma vida que nunca tive antes, teria colocado-o em minha primeira cirurgia, em julho de 2010. Este tratamento é utilizado por especialistas no mundo inteiro, e eu questionei alguns desses médicos quando foi-me sugerido este tratamento, além de ser o melhor em custo-benefício. Aliás, no último dia 1° de novembro comemorei cinco meses de uma nova vida, de uma vida sem dores fortes. E isso tem sido uma alegria plena. Na verdade, a dor que sinto vez ou outra não chega nem aos pés das de antes. E como sou muito forte, para quem aguentou tanto, agora é fichinha! Já a outra pergunta é quanto à possibilidade de gravidez para quem têm endometriose em estágio inicial e quanto ao risco de uma gravidez ectópica

Ah, e lembrando que faltam apenas cinco dias para continuarem votando no blog, no segundo turno do Prêmio Top Blog Brasil 2012. Vote no A Endometriose e Eu na categoria saúde pessoal e ajude-nos no reconhecimento da doença como social e de saúde pública no Brasil. É o blog pioneiro não só em retratar a vida de uma portadora de endometriose e o primeiro a reivindicar os direitos de uma endomulher. Passo a passo aqui. Juntas somos mais fortes. Conto com vocês. E peço desculpas pelo ocorrido no ultimo sábado, dia 03, quando outro tema foi ao ar no programa "Ser Saudável", da TV Brasil. Segundo a Flávia, diretora de produção, o programa sobre psoríase foi adiado e, por isso alterou em uma semana o calendário inicial que ela havia me passado. Confesso que quando recebi os temas com as respectivas datas, fiquei meio receosa da data do dia 03 por conta do feriado de finados, no dia 02. Como muitos viajam, eu acho que poderia abranger um menor número de mulheres. O único pesar foi não ter me comunicado, mas ela ficou de confirmar tudo ainda hoje e, assim que souber, informo vocês. Já que está todo esse suspense, espero que esse programa seja esclarecedor. Beijos com carinho!!

1- Qual a diferença entre o Mirena, o Allurene o Cerazete? O que o Mirena e o Allurene fazem que o Cerazzete não faz? Viviane Guimarães - São Paulo - SP
Doutor Hélio Sato: As três opções de tratamentos são tipos de progesterona e, por serem sintéticas, recebem a denominação de progestogênios, que tem como ação principal, a inibição da multiplicação das células endometriais (as funcionais do útero), que são descamadas no período da menstruação e também participam na formação dos focos da endometriose. A principal diferença do Mirena® entre os outros dois citados é no modo que a progesterona é liberada. O dispositivo fica dentro útero e libera o levonorgestrel (um tipo de progesterona, vide figura abaixo). Com isso, sua ação fica centrada onde de fato interessa do ponto de vista terapêutico. Desse modo, conforme alguns estudos, esse tratamento alcança a eficácia na melhora da dor em torno de 90% a 95% das usuárias com endometriose. Já o Cerazette® é nome comercial do Desogestrel, mas, por ser administrada por via oral, além do seu efeito no endométrio, também pode ser percebida em outras partes do corpo como dor mamária, queda da libido e outros. E o Allurene® é o nome comercial do Dienogeste que é o mais novo progestogênio à disposição no Brasil e semelhantemente ao Cerazette®, é administrado por via oral e com efeitos próximos ao Cerazette®. Quanto à eficácia destas alternativas de modo genérico, os progestogênios de via oral melhoram a dor da endometriose em 80% a 90%, porém, cabe avaliar melhor o Allurene® comparando com outros progestogênios e não com os análogos de GnRH (Zoladex®, Lupron®, etc...), pois são classes distintas de medicação.


2 - Quais as chances de uma mulher com endometriose leve (inicial) engravidar? Existe a possibilidade de desenvolver uma gravidez ectópica?  Priscila Lisboa - Criciúma - Santa Catarina
Doutor Hélio Sato: As chances de gravidez de uma mulher com endometriose mínima (estádio clínico I) de modo genérico é próximo à de uma mulher sem endometriose, mas, o potencial reprodutivo deve contemplar outros parâmetros, faz saber, a idade materna, o espermograma, a reserva ovariana, funcionamento tubário, condição do útero, associação de outras doenças genéticas, trombofilias (predisposição à trombose), doenças autoimunes, etc.... Em relação à possibilidade de gravidez ectópica também é próxima de uma mulher sem endometriose, ou seja, 1% a 2%.


Sobre o dr. Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL (“American Society of Gynecology Laparoscopy”) e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

77 comentários:

  1. Oi gostaria de saber se a mulher que fica sem menstruar por dois ou três meses seguidos, pode ter endometriose? Obrigada. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Se você já tem endometriose, vai continuar a ter para o resto da vida, pois a endometriose não tem cura, apenas tratamento, quando você fica sem menstruar você deixa os focos inativos, apenas isso.
      A endometriose altera o ciclo menstrual, mas não suspende o ciclo não, pelo menos eu desconheço essa informação. Faz um teste de gravidez e procure orientação médica para investigar as causas de não estar menstruando.
      Obs: respondi de duas formas, pois não entendi ao certo qual resposta você queria saber.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Sou portadora de endometriose, e antes de descobrir a doença, tive um atraso menstrual de 50 dias, e depois fiquei uns 20 dias menstruada (com sangramento tipo "borra de café". É possível que o atraso seja uma decorrência da endometriose.

      Excluir
  2. Tenho o Mirena implantado a 3 anos e estou usando o Allurene a 1 mês. Usar estes dois medicamentos pode ser perigoso para minha saúde? Quais os Riscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha!
      Tudo bem?
      A Caroline vai passar sua pergunta ao Dr. Hélio é em breve será postado aqui no blog, fique atenta. Por favor, você poderia nos responder de qual cidade e estado você é?

      Aguardamos resposta.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Oi Hosana!
      Graças a Deus está tudo bem.
      Sou da cidade de Sobral, estado do Ceará.
      Acompanho o Blog diariamente.

      Tudo de Bom para vocês, beijos
      Terezinha Cunha

      Excluir
    3. Obrigada pela resposta!
      Breve sua pergunta estará respondida no blog, será em um novo post.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  3. A minha duvida é a mesma, pois tenho o morena e hoje iniciei o allurene

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Bom dia, estou tomando o Allurene há 3 semanas e já houve uma redução de um dos cisto
    s. Gostaria de saber qual a chance de engravidar após o uso do medicamento. Pois, no meu caso usarei por 3 meses. Alguém já passou por isso??

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa tarde,

    Meu nome é Daniela e fui diagnosticada com Adenomiose, porém estava bem no começo pois não sentia e nem sinto nenhuma dor, apenas um sangramento que não devia ocorrer pois tomava AC sem pausa.
    Fiz 6 meses de tratamento com Zoladex e agora estou na segunda caixa do Allurene. Eu engordei uns 6 kg e me sinto super sonolenta e cansada.
    Fui no ginecologista e ele receitou o Cerazette, mas estou insegura.
    Será que devo trocar mesmo o Allurene pelo Cerazette?
    Ainda não entendi qual a diferença entre eles no que se refere aos efeitos colaterais.

    Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu tomo o cerazette e graças a deus eu nunca tive nada, pelo contrario adorei pois não estou mas menstruando a muito tempo.

      Excluir
    2. Oi, fiz cirurgia pra retirar focos de endo dos meus ovários, e logo em seguida iniciei com Allurene (novembro 2014) estou tomando a 7 meses agora meu médico me pediu para trocar pelo Cerazette. Me sinto insegura, não sei se devo mesmo trocar... Com Allurene não estou sangrando nem tenho dores, porém engordei MUITOOO e minhas varizes pioraram drasticamente, também tenho muitas espinhas (coisa q não tinha mais). Meu medo é de não me adaptar ao medicamento... quero engravidar, mais não agora neste momento. Desenvolvi uma pré diabetes e sou pré hipertensa devido ao ganho de peso exagerado.

      Excluir
  6. Meu nome é Silvia, tenho endometriose de grau severo, minha médica me prescreveu Allurene junto com anticoncepcional Minima, pelo que li na bula não poderia usar os dois juntos. Será que existe algum erro na prescrição dela?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber com o Dr Helio Sato se o Cerazzete atua da mesma maneira que o Allurene nos focos de endometriose pois acho um absurdo o valor cobrado pelo Allurene.

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia! Me chamo Verônica, descobri há 15 dias que tenho adenomiose, estou sangrando há
    35 dias, a primeira médica prescreveu primosiston, pq além da adenomiose tenho um mioma.
    Procurei uma segunda opinião e o médico disse q o mioma é o menor dos meus problemas, ele pediu pra eu suspender o primosiston e me passou o allurene. Comecei a tomá-lo há 6 dias minhas dores nas pernas cessaram, as cólicas sumiram, o sangramento diminuiu, mas não parou,e estou sentindo dores de cabeça e ânsia de vomito. gostaria de saber se este sangramento vai cessar, pois já estou ficando desesperada. Alguém pode me ajudar e responder minha pergunta? Fico grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica, querida!
      É preciso ir ao seu médico e relatar esses sintomsd. Pode ser algum efeito do remédio. Como eu nunca tomei, não posso falar nada. Vá ao médico e volte para nos contar. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. oi querida tenho o mesmo problema e tomo transamim e primosiston os dois juntos de 8h e8h o transamim ate parar o sangramento e o primosiston 20 dias com um intervalo de 7 dias

      Excluir
  9. S .O .S.....S .O .S. OI QUERO SABER QUAL O MEDICO DEVO PROCURAR PRA FAZER O DIAGNOSTICO?E QUAL O EXAME SE FAZ PRA SABER SE TENHO ?POIS TENHO TODOS OS SINTOMAS MAIS JA PASSEI POR VARIOS GINECOLOGISTA EM CURITIBA E NENHUM SABE ME DAR UMA RESPOSTA SOBRE ESTE ASSUNTO AQUI É BEM DIFICIL ACHAR UM MEDICO Q TRABALHE POR AMOR A PROFIÇÃO ,A MAIORIA É SO PELO DINHEIRO TEM UNS Q NEM OLHA NA CARA DO PACIENTE .
    OBRIGADA FICO NO AGUARDO DA RESPOSTA. ASS;PATRICIA

    UMA MEDICA DE RINS ME INDICO EU PROCURAR UM ENDOCRINOLOGISTA ESTE É O MEDICO CERTO?
    A FIZ ULTRASOM DAS VIAS URINARIAS E ULTRAVAGINAL E NÃO CONSTO NADA ESTES EXAMES É O CORRETO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog! O ideal é um médico de confiança, um médico de família. Eu descobri a minha com meu procto. Quando imaginou que eu poderia ter endo, ele pediu que eu fizesse uma ressonância magnética num laboratório especializado (é muito importante que o laudista do exame seja especializado em endometriose. Caso contrário, o exame pode dá normal). Quem trata a endo, por ser uma doença ligada a parte ginecológica, é o ginecologista. A detecção tb se dá de acordo com a história clínica da paciente (cólicas, dores), com a realização de exames físicos e complementares. Eu indico médico por convênios, se precisar de ajuda entre em contato comigo pelo email carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  10. tenho endremetriose estou tomando cerazete desde de abril vou para terceira cartela mas estou mestruando teve uma parada de14dias logo voltou so sentir a diferença que não tiver cólica forte mas o sagramento me preocupa muito isso e normal ficar tanto tempo bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Por Nina- Posso dizer que pra mim o melhor tratamento foi o allurene mesmo. Estou com o mirena e com ele mas, por conta do preço do allurene, o substituí pelo cerazzete no início da semana passada. Não sei se pelo pouco tempo, dizem que o medicamento demora 3 meses para fazer efeito, mas eu comecei a ter a mesma dor na relação que tinha antes de tratar a endo. Uma ardência terrível queimando mesmo e dor como se a pela da vagina estivesse bem fininha. Estou muito triste hoje porque não tenho condições de bancar o allurene, a fisioterapia em outra cidade, o pilates...muito triste.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho 37 anos e fiz uso do cerazette por 12 anos consecutivos, sem pausa....sofria de cólicas terríveis com vômitos e alterações do humor, vale dizer que minha mãe foi diagnosticada com endometriose nesta mesma época, sendo assim nossa ginecologista optou por suspender meu ciclo, foi maravilhoso todos esses anos sem dor e sem ciclo.
    De tanto ouvir parentes, amigas e até mesmo minha mãe falar que eu deveria parar com o cerazette em agosto desse ano "criei" coragem e parei. Conclusão, 26 dias após ter suspendido o medicamento, veio o primeiro ciclo....normal, poucos dias e quase nenhuma cólica, já se passaram 4 ciclos com intervalos relogares de 26 dias e dores em ascenção....hoje dia 08/12/13 estou morrendooooo de cólicas neste 5 ciclo que inicia e pensando seriamente de recomeçar com o cerazette.
    Nestes anos tive acompanhamento anual com minha ginecologista, fazendo sempre as ecografias e exames de sangue, com minha médica dizendo que não tinha necessidade de suspender o uso do cerazette, que apesar do uso contínuo e do longo período de uso (12 anos), estava tudo em "ordem" com meu organismo, que quando eu quiser engravidar é só parar com o uso e aguardar.....
    Decididamente AMO o cerazette e minha vida é outra quando estou fazendo uso do mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos duas EU TAMBÉM AMOOOOOOOOO
      O CERAZETTE.

      Excluir
  13. Boa Noite.Me chamo Jéssica tenho 21 anos..vou começar desde o inicio para você entender.em 2011 tive um aborto pelo fato de o meu endometrio estar muito espessado,onde fiz minha 1ºcuretagem uterina.desde então sentia dores horríveis.em junho de 2012 comecei a ter um sangramento anormal meu endometrio estava espessado novamente,em novembro de 2012 fiz minha 2º curetagem uterina,mas nao resultou em nada pois continuei a sangrar ate julho de 2013 e as dores aumentaram muito,em julho de 2013 fiz minha 3º curetagem uterina e uma histeroscopia cirurgica,o sangramento parou mas as dores pioraram,em novembro deste ano meu medico disse que seria por uma difusão hormonal grave e me receitou o cerrazette.faço o uso deste porem fazem 16 dias que o sangramento voltou e nao aguento mais de tanta dor.Então lhe pergunto posso ter endometriose pois tenho todos os sintomas?desde ja grata..

    ResponderExcluir
  14. oi boa noite tenho cisto no ovario mestruo muito e me passaram transamim e vou fazer 3 meses q nao mestruo e normal meu nome e ana paula

    ResponderExcluir
  15. TEnho 37 anos e um filho de 6 anos.A um mes fui diagnosticada com uma trombose na veia porta e mesenerica. O unico exame alterado detectou mutação no gene da protrombina heterozigoto. Tenho muitointeresse em engravidar enovo, mas estou com medo. Gostaria de saber se já que tive a primeira gravidez normal, ha alguma possibilidade da px gravidez ocorrer normalmete também.

    ResponderExcluir
  16. Olá Boa tarde, me chamo laila ... tenho muita duvida se tenho endometriose pois minha situação e complicada..venho a 1 ano e 3 meses com minha mestruação totalmente desregulada.. Fui a um ginecologista e ele me disse que estava com uma disfunção hormonal e tinha policístico me receitou o clicloprymogina passei a tomar ele por 2 meses e no 1 mes ocorreu tudo certo suspendeu a mestruação terminei a cartela e iniciei mas nao ocoreu do mesmo jeito houve esquecimento e mudança de horario.
    desregulou tudo de novo e nesse sangramento passei a sentir dor ..fiquei um mes mestruando e 8 dias para mim isso nao é mestruação é um sangramento uterino ..nao estava aguentando e tomei por conta propia primosiston e emfim parou
    nao entendo meu corpo estou sem saber o que fazer ..me ajudem com alguma informação..

    ResponderExcluir
  17. Queria saber um anticoncepcional com baixo nível de hormônios, pois tentei tomar o Elani ciclo tive muitas reações alérgicas como dor de cabeça muito forte e muito enjoo, queria que indicação de um com menos efeitos colaterais

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde,
    Tenho 44 anos e
    gostaria de saber se posso tomar o cerazette apenas para nao menstruar, pois já fiz a laqueadura (não sei se é essa palavra que usa) mais em fim, meu ginecologista disse que sim, gostaria de outra opinião. Minha mestruação é bem pouca, quase não tenho cólicas ou outro incômodo mais demora muitos dias para cessar totalmente, em média 10-12 dias. Já fui em vários ginecologistas e todos dizem que esta tudo normal, mais me sinto incomodada com tanto tempo quase menstruada.

    aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Tenho 18 anos e tive uma trombose cerebral profunda. Havia iniciado contraceptivo oral há 5 meses e tive dores de cabeça horríveis. Sou portadora de mutação genética. Gostaria de saber se posso usar MIRENA ou o DIU de cobre ou não.

    ResponderExcluir
  20. Dotor o senhor pode me ajudar, estou me sentindo perdida e não saber ok fazer, fiz já 4 fertilização e engravidei duas vezes as duas com abortos, agora cinco anos depois quero voltar fazer os tratamentos a onde descobrir que estou com Adenomiose Focal em paredes Posterior um resultado 17-03-14 utero 85x34x57= 89,7 cm3 e outro resultado 04-09-14 72x26x54= 54,9cm3 e levei esse resultado ao meu medico ele disse que isso não impede numa gravidez e eu li uns comentarios que isso causa ABORTOS. por favor me ajude ok faço vendas@tecnomarc.com.br

    ResponderExcluir
  21. olá boa noite meu nome é Josy moro em Salvador-Ba
    gostaria de tiar uma dúvida, pois tenho uma hiperplasia nodular no figado e o medico me indicou o diu mirena, mas so fiquei um mês com ele, pois houve rejeiçao e agora estou na duvida cruel ,pois antes do mirena me dizia que nao podia usar anticoncepcional e agora ele me indicou o cerazette, o que faço

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se tem algum medicamemto que substitui o primosiston?

    ResponderExcluir
  23. Meninas, minha gineco não recomendou o uso do Mirena por, segundo ela, não ter ação sobre os ovários, já que tive endometriomas ovarianos, porém, pesquisando "leigamente" não confirmei essa informação. Vocês sabem algo sobre isso? Poderiam perguntar ao especialista? Grata, Denise.

    ResponderExcluir
  24. ola estou com sangramento com mais de onze dias o medico me receito transamin estou tomando ha tres dias e so parou mais o fluxo da mentruaçao, queria saber com quantos dias ele começa a fazer efeito???

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!
    Gostaria de saber se é normal Cerazette dá sonolência?
    Tomava primeira 20, e minha GO trocou para Cerazette, devido eu ser pré diabética. Estou na primeira cartela, estou sentindo cansaço e sonolência, e somente um dia senti cólica, porém não veio a menstruação. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  26. Tomo cerazette a 8 meses por conta própria sera que corro risco de engravidar?tomo certinho no mesmo horário sem pausa entre as cartelas se puder me responder agradeço

    ResponderExcluir
  27. Oi, fiz cirurgia pra retirar focos de endo dos meus ovários, e logo em seguida iniciei com Allurene (novembro 2014) estou tomando a 7 meses agora meu médico me pediu para trocar pelo Cerazette. Me sinto insegura, não sei se devo mesmo trocar... Com Allurene não estou sangrando nem tenho dores, porém engordei MUITOOO e minhas varizes pioraram drasticamente, também tenho muitas espinhas (coisa q não tinha mais). Meu medo é de não me adaptar ao medicamento... quero engravidar, mais não agora neste momento. Desenvolvi uma pré diabetes e sou pré hipertensa devido ao ganho de peso exagerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei o cerazzate e fiquei sem menstruar ele de fato cortou a minha menstruação ... só não pode esquecer de tomar nenhum dia pq se você esquece ela desce no outro dia !! E toma a noite que provelmente você não terá nada ... a única coisa que me deu foi o aumento das minhas espinhas ; (

      Excluir
    2. Eu tomei o cerazzate e fiquei sem menstruar ele de fato cortou a minha menstruação ... só não pode esquecer de tomar nenhum dia pq se você esquece ela desce no outro dia !! E toma a noite que provelmente você não terá nada ... a única coisa que me deu foi o aumento das minhas espinhas ; (

      Excluir
  28. Boa tarde Meninas! compreo o diu de mirena mas tive trombose e não posso usar! vendo por 550,00, caso tenham interesse entrem em contato pelo email.. laevaristo@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Olá..me chamo lhídia , sou de goiânia , tive uma gravidez ectópca a 5 anos na cirurgia fui diagnosticada cm endometriose desde então nunca mais tomei anticoncepcional por medo de ter alguma complicação...Agora q mudei de médico ela me indicou voltar a tomar anticoncepcional como tratamento...ela receitou "Araceli desogestrel 75mg"...tenho muito medo de ter qualquer problema pois quase morri cm a ectópica (perdi muito sangue) foi muito complicado...temo por trombose ou até msm q nada resolva tomar o anticoncepcional e eu possa novamente ter uma gravidez tubaria. Minha duvida é se o Araceli desogestrel 75mg é realmente o melhor caminho p um tratamento sem maiores prejuízos p mim?

    ResponderExcluir
  30. Tenho DIU de cobre e irei tomar desogestrel 75mcg. Irei tomar pq não quero menstruar . Gostaria de saber se essa combinação irá dá certo?

    ResponderExcluir
  31. Olá, tenho 18 anos e desde a minha primeira menstruação sempre sinto dores muitos fortes. Depois de um ano da menarca comecei a sentir além das dores sensação de desmaio, fraqueza, vômitos, passo muito mal durante o período e a dor muitas vezes parece ser mais no intestino do que na região pélvica. Acontece que todos esses sintomas pioraram ainda mais de dois anos pra cá, comecei a estudar de Manhã e à noite, dia dia corrido, me alimentando e dormindo super mal, achei que fosse anemia ou alguma coisa do tipo. Faz pouco tempo que descobri a existência dessa doença numa matéria na tv e achei que pudesse ser endometriose, já fui em 2 ginecologistas e ambos me disseram ser normal porque sou jovem ainda é que com o tempo isso melhora. Esse ano não tinha tido ainda nenhuma crise mas desde que tive uma infecção urinária as dores voltaram, e agora eu sinto dor o mês inteiro fraca e piora muito com a chegada da menstruação, muita dor nas costas e nas pernas, buscopan não faz mais efeito nenhum nas minhas cólicas, já é o 3 mês seguido que vou ao PS tomar medicação na veia. Tenho outra consulta marcada com outro ginecologista, agora uma mulher. Não sei se isso pode ser a endometriose, queria saber se quem tem a doença os sintomas podem desaparecer e depois voltar com o tempo ou se eles só tendem a piorar cada dia mais ?

    ResponderExcluir
  32. boa noite fui ao ginecologista pq sentia muitas colicas e ciclo muito forte só que ele me passou cerazette e estou agora menstruando todos os dias eu posso suspender o medicamento .

    ResponderExcluir
  33. boa noite fui ao ginecologista pq sentia muitas colicas e ciclo muito forte só que ele me passou cerazette e estou agora menstruando todos os dias eu posso suspender o medicamento .

    ResponderExcluir
  34. tomo cerazette sem pausa por causa da endometriose para não menstruar.
    ouvi falar de um fitoterapico TENAG será que posso trocar? ele também faz não menstruar?

    ResponderExcluir
  35. ola meu nome é luciana .em 2010 apos uma gestacao chegou minha princesa.Na cezaria a medica descobriu varias veias quase estourando no meu utero foram sete dias no hospital plaquetas baixissimas ,anemia forte, tomeia ate sangue tres meses de medicaçao. depois entao anemia muita menstruacao e nenhum remedio segurava. ate o allurene ki conseguiu por um ano ..agora ela quer colocar o mirena .gostaria de saber a opiniao dos medicos aki qnto as veias ki tenho no utero se ha alguma restricao?.obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite,

    Gostaria de saber se o uso do Allurene previne gravidez e se suspende a menstruação?

    Estou fazendo uso e como meu tratamento é pelo SUS, o médico não foi claro quanto a isso e a próxima consulta vai demorar e estou ansiosa pq minha menstruação não veio nesse segundo mês :/

    Grata.
    Vanessa Guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, de acordo com a minha médica allurene nao é contraceptivo.

      Excluir
  37. Olá meu nome é thays, descobri aos meus 21 anos que tenho endometrioma no ovário direito,pois me trato com cerazette tem uns 5 meses. Faço acompanhamento pelo medico publico,a proxima consulta é em agosto. Pra eu poder engravidar eu preciso fazer o que?

    ResponderExcluir
  38. olá tenho 31 anos, não posso tomar nenhum tipo de anticocpcional e o único é o cerazete mas estou com problema de hemorragia depois que tive bebe a um ano e quanto meses. queria saber se tem problema eu tomar o cerezate com o primosiston junto?

    ResponderExcluir
  39. Ola tomo pietra.ed e tive relações sem proteção . Nao teve ejaculação mas por precaução o que eu deveria fazer ? Pfvr urgentw

    ResponderExcluir
  40. Quais os risco de tomar um protetor hormonal como o , dia ed e o portinor ? Tomando pietra ed ? Gente minha dr ta fora do Brasil

    ResponderExcluir
  41. Olá doutor, faz 5 anos que tomo cerazzete, pois tenho endometriose.
    Porém, como já estou com 47 anos, tenho pressão alta e minha libido está zero, quero parar de tomar. Esclareço que minha endometriose foi dignosticada devido a uma cirurgia, com a biopsia de um nódulo, pois nuca senti nada e tenho 2 filhos. O que aconselha?

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, meu nome é Mara, faz 1 mes que fiz uma videolaparoscopia e o resultado foi positivo para endometriose. Agora estou fazendo tratamento com o Pyetra Dienogeste durante 6 meses, estou no 15º dia do tratamento mas hoje o meu ciclo menstrual veio normalmente, não com tantas cólicas como de costume, mas o sangramento esta normal. Não deveria ser interrompido pelo uso do Pyetra? obrigada...

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, fui diagnosticada com endometriose a mais ou menos 5 anos, desde então faço tratamento, no ano passado fiz uma vídeolaparoscopia e 4 meses depois o sofrimento voltou, fiz novos exames e tinha avançado para nível 4. Profunda comecei a tomar remédios novamente.. Agora vou voltar para o allurene. Gostaria de saber se posso tomar outro contraceptivo junto, pois só o allurene não bloqueia o sangramento?!

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, fui diagnosticada com endometriose a mais ou menos 5 anos, desde então faço tratamento, no ano passado fiz uma vídeolaparoscopia e 4 meses depois o sofrimento voltou, fiz novos exames e tinha avançado para nível 4. Profunda comecei a tomar remédios novamente.. Agora vou voltar para o allurene. Gostaria de saber se posso tomar outro contraceptivo junto, pois só o allurene não bloqueia o sangramento?!

    ResponderExcluir
  45. Ola
    Estou menstruada a 6meses e não é borra de café não é sangramento mesmo e fiz todos os exames e não acusou endometriose o que pode ser??
    Tenho essa dúvida.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde!Tenho endometriose profunda,e endometrioma, fiz video fevereiro de 2015, e tomo allurene desde então, quero muito ser mãe, por isso as vezes paro de tomar o remedio para tentar engravidar, mas nunca consigo ficar mais do que 10 dias sem tomar por conta das dores que sinto com a menstruação, no entanto tem cerca de 40 dias que parei de tomar o allurene e não sinto mais dor nenhuma e nem a menstruação desce, pensei que pudesse ser gravidez, fiz o beta mais deu negativo.O que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  47. Estou um pouco atrasada em comentar no Post mas vamos lá ... eu tenho todos os sintomas e já fiz RM própria para endo e até hoje nada !! Vou a outro medico ver a opinião dele ... na verdade o laudo do exame deu diminutos leiomiomas no miometrio subseroso , o médico disse que não causa dor mas pode estar causando dor em mmim. .. cada caso é um caso !! Eu ja tomei o cerazette e foi o melhor anti que eu já tomei !! Já sentia essas dores e a medica suspeitou dr SOP e me passou ele ... uma dica que ela me deu que serve para qualquer anti é tomar ele antes de dormir ... isso diminui a dor de cabeça , enjôo e etc pois eu já fiz o teste tomava de manhã e vomitava , tomava a noite parecia que eu não tinha tomado nada !! Quando tomei ele minhas dores sumiram quando parei de tomar voltaram e só tem aumentado nos últimos meses!! Enfim fica a dica para vocês : tomem ele a noite momentos antes de dormir :)

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde!

    fiz mapeamento para endometriose e o médico disse que tenho nos ovários, trompa direita, pedaço do intestino e até um pouco do reto, ele me disse que se eu quiser ainda engravidar só se for por fertilização. Sei que nada é impossível para Deus e estou tomando Pietra ED. Minha menstruação esta saindo só umas borrinhas pretas, as veze sinto umas pequenas cólicas e não estou usando nenhum anticoncepcional. Estou tomando o remédio faz 13 dias, comecei a sentir umas dores de cabeça e amanha dia 09/12/16 vou visitar o cirurgião especialista em endometriose, ele vai dizer como realmente estou e o que fazer. parei de sentir dores, sentia muitas dores, sofria e ainda vinha trabalhar, mas vou vencer!!! O mais estranho que a Ginecologista achou é que faz mais de 02 anos que tento engravidar e todos os exames feitos nesse tempo todo não apresentou nenhum resquício de endometriose, ela mesma não sabia como eu estava com a doença, pois a menstruaçao era certinha, sangramento normal, sem dor ao ter relação, sem problemas para defecar, ela mesma não entendeu. pois bem uns 02 meses atrás comecei a ter dores,. como cólicas terríveis, tomei buscopan direto para conseguir ter uma vida normal até que veio o resultado, como se eu já tivesse a doença a pelo menos 02 anos....Mas Deus sabe todas as coisas...Espero saber se alguém já passou por isso, como foi e o que fizeram, se já tentaram engravidar.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, boa tarde!
      Sou portadora de endometriose a 1 ano e 6 meses, em julho de 2014 parei de tomar remedio para iniciar as tentativas de engravidar e logo no primeiro ciclo senti uma dor fora do normal, por esse motivo minha médica já suspeitou de endometriose e me pediu exames, onde foi diagnosticado endometriose grau III inclusive com comprometimento do reto. Procurei diversos médicos, até que achei um pelo plano que me operaria, pois o meu caso era só cirurgico. Realizei a cirurgia em 12/15 e hoje faz um ano. Depois de 6 meses tentando após a cirurgia descobri que a minha endometriose voltou completamente e que no meu caso apenas FIV e que a cirurgia além de não ter resolvido ainda reduziu demais a minha reserva ovulatória. Por isso antes de se submeter a uma procure um bom médico e converse com ele bastante a respeito das possibilidades.

      Excluir
    2. Gi, boa tarde!

      Eu fui no especialista dia 10/12, vou ter que operar, tanto para tirar a endometriose dos ovários como do intestino/reto também. Ele disse que não iria tirar meu útero porque eu pretendo engravidar e porque como sou ainda jovem não há necessidade. Vou fazer as cirurgias no mesmo dia, com médicos diferentes, após tudo isso vou ver como meu organismo reage e se for da vontade de Deus eu poderei engravidar, mas estou tranquila... Obgda!

      Excluir
  49. Eu conversei com ele sim, ele me deu a possibilidade, mas se eu operar e mesmo assim voltar, acho que não vou mais insistir, pois a minha só operando mesmo, ela é profunda, mas não comprometeu meus ovários e nem o útero, graças a Deus! Já tenho uma bebe, ter o segundo filho seria uma segunda benção que minha filha, meu esposo e eu estamos esperando...Mas como disse: Deus sabe todas as coisas!

    ResponderExcluir
  50. Tenho endometriose a 12 anos já fiz duas cirurgias de endometriose com laparoscopia a pouco tempo mais ou menos seis meses comecei a ter dores novamente e com uma ressonância magnética e uma série de aderências fui diagnosticada com endometriose novamente acontece que por ter passado por dois procedimentos pelo mesmo médico o mesmo não quer me operar comecei a usar Pietra ED e passei muito mal deu hemorragia e tudo o médico pediu para parar para o útero descansar agora estou tomando Allurene a apenas 08 dias estou me sentindo muito mal também, mas meu médico parece que desistiu do meu caso fui em outro especialista e o mesmo já providenciou tudo para cirurgia dizendo que medicamento não é o canal. Estou aflita e o que fazer em uma situação como esta tomar medicamento que traz tantos efeitos colaterais ou fazer cirurgia novamente com esta quantidade de aderências. Leio os depoimentos e fico mais confusa ainda pois são tantos depoimentos de repulsa a este medicamento que tenho medo de tomar, como proceder num caso em que sinto que os próprios profissionais "aptos" a nos tratar também têm dúvidas moro em Anápolis Goiás e sinto que em minha região há pouco esclarecimento sobre esta doença, alguém por favor poderia me ajudar não queria mais fazer uma cirurgia para tirar útero e ovário e depois alguém me dizer nosso você não precisava se mutilar. Ou usei este medicamento ou aquele e estou careca obesa com câncer nos rins e etc e tal meu Deus o que preciso saber ou o que sabem para nos passar?? Estou no aguardo, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho exagero ! Lembro que quando lançaram a pilula cerazete todas minhas amigas disseram q era horrível q caia o cabelo, q ficava gorda q dava cancer de mama ... Hoje todo mundo cerazete inclusive eu tomei um tempo esse anticoncepcional e não é nada disso q ele causa.

      Excluir
  51. Boa tarde , sofria de muitas dores , e fui em vários médicos mas nenhum deles conseguiram resolver , até que fui em um ginecologista e ele viu a ultra transvaginal , me passou uma ressonância e tamisa 30 . Depois de ter feito o exame , ele verificou e me deu o resultado , meu últero é invertido , tenho miomas vários e endometriose , ele excluiu o tratamento com tamisa e me passou pietra ed , comecei a tomá-lo esses dias , gostaria muito de saber se a minha menstruação vai descer ou não , por que parei de tomar o tamisa e se ela vai continuar ou não com o pietra.
    estou bem assim sem dores , nada melhor, graças a Deus. ficava muito mal , de cama pelo fato das dores , nem me alimentava direito. mas graças a Deus estou com fé que será resolvido. aguardo a resposta de vocês bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,
      Desde o dia 24/11/16 estou tomando o pietra ed, vez por outra tenho uns focos de menstruação, nada muito forte e nem como o de costume, perguntei ao médico na segunda cartela o motivo de eu ainda estar menstruando, ele disse que era adaptação, mas que iria parar. Eu li na bula que ele não impede a gravidez, então se você não quer engravidar, acho melhor tomar um anticoncepcional, mas é normal que o sangue pare ou venha só uns escopos mensais. Também sofri muito antes de descobrir que estava com endometriose, meu caso foi diagnosticado como profundo, dia 22/03/17 será minha cirurgia, vai dar tudo certo com a permissão de Deus. Qualquer coisa estou a disposição para tirar suas dúvidas.Bjão

      Excluir
  52. boa tarde Meninas, É a primeira vez que vejo este blog, mas me interessei mto e gostaria de compartilhar com vcs a minha experiência. Tenho 26 anos e fui diagnosticada com endometriose aos 19 fiz uma videolaparoscopia onde foi cauterizado focos de endometriose. Desde então venho trocando anti, tomei todos imaginaveis adesivos, injecoes. Por um tempo as injecoes ate funcionaram mas acabam por nao segura mais a minha mesntruação parei em agosto/16 comecei a tomar PIETRA ED por 5 meses tive sangramento em todos os meses então a dra decidiu tirar este medicamento em janeiro.Fiquei janeiro/fev/março/17 sem anti comecei a mentruar a 28/fev e ate hoje dia 05/04 não parou ja fui a ao medico ela me deu ALFIJET injetavel mensal para parar até agora nada tomei Trasamim tbm mas não adiantou. A minha preocupação é não conseguir engravidar, fiz uma eco a 2 dias estava tudo certo.Gostaria de saber como eu posso proceder neste caso?

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Meninas,
    Sinto dores fora do período menstrual, dores na relação sexual, muita dor lombar, muita mesmo.
    Fui ao Ginecologista e ele me avaliou e pediu uma RM da pelve, na ressonância não apareceu nada referente a endometriose, mas assim mesmo ele me pediu a vídeo.
    Estou um pouco confusa se realmente faço a vídeo, sei que é um procedimento menos invasivo, mas fico com medo de realizar sem necessidade... Qual seria a opinião de vocês...

    ResponderExcluir
  54. Bom dia, tomei Gracial por 15 anos ininterruptos e resolvi dar uma parada de 1 ano aos 34 anos. Qd retornei ao remédio, comecei a ter muito inchaço, pressão alta, problemas de circulação e culminou em 2 princípios de trombose, pois no 1o eu não tinha pensado q poderia ser o Gracial. Assim q falei com minha gineco ela mandou parar e agora q estive la na consulta ela passou ou Cezarette ou Araceli ou Nactali (o q estivesse mais em conta) e embora ela tenha me garantido que estes remédios são de baixo risco, gostaria de saber com vcs que já usaram se estes remédios podem provocar inchaço e pressão alta ou ainda teriam risco de trombose. (ah, tenho q mencionar q tenho ovario policistico). Obrigada, Michele

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde. Eu comecei a tomar Dienogeste há mais de um mês. A menstruação atrasou e depois começou vir aos poucos como borra de café como acontece sempre. Ficou assim uma semana e na semana seguinte veio normal. Percebi uma melhora nas cólicas, porém o sangramento não parou mais. Falei com meu ginecologista e ele passou o Transamim. Tomei o medicamento todo e o sangramento persiste. Comecei a tomar a segunda caixa. O que devo fazer? Continuo tomando o Dine??

    ResponderExcluir
  56. Eu nunca soube que Deus me ama até aqui. Irmãos e Irmãs, esta é a minha história. Fui casada há mais de 6 anos e não pude ter um filho, o médico diz que eu tenho problemas com meu útero, então eu sofro vários tratamentos, mas nenhum trabalhou para mim. Eu estava indo para a adoção. Mas alguns anos atrás eu quis dizer com alguém que me apresentou a um médico erval, ela disse que o médico ervas ajudou sua amiga com ervas medicinais e sua amiga poderia conceber e ter um filho, então ela me recomendou que tentasse o caminho de ervas. Esta é uma coisa na qual eu nunca pensei em minha vida porque nunca usei nenhuma medicina herbal desde que eu fui dado à luz. Mas eu decidi entrar e tentar o remédio à base de ervas medicinais. Então eu entrei em contato com ele, o nome dele é o doutor SUNNY e ele preparou as ervas para mim, e eu comecei a aceitar isso. Eu levei isso por algum tempo, e ele me avisou a tempo de fazer sexo com meu marido, então eu continuo e estava fazendo de acordo com sua direção. Veja para cortar a história curta, entrei, e eu concebo e sustento uma criança. Hoje eu posso dizer corajosamente que sou uma mãe feliz. Por favor, se você estiver por aí e você está pensando em adotar uma criança só porque o médico disse para você que você não pode ter seu próprio filho, eu quero dizer que não, não adote nenhuma criança apenas entre em contato com o médico ensolarado e deixe-o dar Você é sua medicina herbal que abrirá seu útero. E asseguro-lhe em nenhum momento você terá seu próprio bebê. Seus detalhes de contato são email (dregbedcaster@gmail.com) e seu número de telefone em ou o que ele é (+2348077620669).

    ResponderExcluir
  57. Ola fui diagnósticada com endometriose.Tomei Pietra por dois meses. E minha menstruação nao venho. E não tive relações sexuais.
    O que pode estar ocorrendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o pietra suspende a menstruacao . So tem escapes. Procure muitos medicos para vc saber o q esta acontecendo evter uma opiniao certa sobre.

      Excluir
  58. Olá, tive endometriose nível 4 há 10 anos e passei por cirurgia onde foi preciso a retirada do ovário direito. Estava tomando CERAZETTI até o ano passado até colocar o DIU Mirena, em dezembro/17 fiz o exame para a verificação da localização do dispositivo e foi detectado um cisto no ovário esquerdo, ao repetir o exame agora em abril/18 o cisto está muito maior e a minha ginecologista receitou o Kalist para tomar por 3 meses e repetir o exame pra ver se o cisto diminui (na conclusão do exame deu "cisto hemorrágico", pode ser foco de endometriose)... Minha dúvida é: O Diu Mirena não seria justamente para evitar a menstruação(que produz a endometriose), assim como o CERAZETTE? Pois com o Cerazette não menstruava e também não tinha cistos e com o DIU Mirena também não menstruei mais, desta forma como pôde ter formado foco se endometriose? Por favor tire minhas dúvidas acima, muito obrigada.

    ResponderExcluir