quarta-feira, 6 de junho de 2012

MINHA RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA!!!



É com muita alegria que escrevo este post! Há cinco dias, eu não sei o que é sentir dor. Gente, isso é incrível e inacreditável!! É como se eu voltasse no tempo e, há muito tempo, mais de 10 anos atrás. Sei que para muitos, para quem não sabe o que é sentir as terríveis dores das aderências pélvicas, jamais vai entender o que estou dizendo e, muito menos, a minha felicidade. Mesmo após minha primeira cirurgia, realizada em 26 de julho de 2010, eu continuei sentindo dores. Agora, após a minha segunda videolaparoscopia, realizada no último dia 1° de junho, passei a ter dias sem dores. Com isso, dias mais leves, dias mais felizes. Quando os amigos me ligam, àqueles que são mais próximos de mim, e que sabem como eu estava, eu fico até com certo receio de falar, mas eu estou me achando mesmo e falando aos quatro ventos. "Eu não sinto mais dores. Não dá para acreditar". Afinal, minhas últimas semanas foram de dores intensas, pois eu sentia dores para pisar e, até mesmo, para respirar. Ontem, terça-feira, dia 4, assisti, pela primeira vez, o DVD da minha última cirurgia. No sábado, ainda no hospital, o dr. Hélio Sato insistiu muito para eu assistir a gravação tanto dessa minha cirurgia quanto a de uma cirurgia de endo, onde não existem aderências, mas apenas os focos da doença. Eu até pensei em questioná-lo o porquê, mas depois pensei: "Sei que as cirurgias com muitas aderências, como as minhas duas, são muito mais delicadas, onde os cirurgiões têm de ser precisos para não perfurarem algum órgão, do que àquelas onde apenas existem focos". E eu digo: "Fui completamente dilacerada por dentro. O dr. Hélio e o dr. Roberto Hiroshi Ieiri são muito, mas muito competentes. Duas, ou melhor, quatro mãos  'santas' que vieram me salvar". Meus órgãos abdominais e pélvicos estavam num emaranhado só. Eu não soube distinguir os órgãos. Só consegui diferenciar o mioma. Por isso, eu acho um milagre eu estar sem nenhuma dor. Tudo bem, no dia seguinte da operação, sei que tomei tramadol, antes de operar, tomei doses e doses de antibióticos e anti-inflamatórios para ajudar durante e após a cirurgia. Mas, ontem, quando vi o vídeo tive muito dó de mim mesma. Eu não conseguia diferenciar qual órgão era cada um deles que estavam dentro de mim. Parecia que eles estavam num nó só, uma loucura! 

Minha recuperação pós-operatória está maravilhosa. Tenho evitado acessar o computador justamente para não correr o risco de a dor voltar. Conviver com esse medo é uma tortura, mas eu estou confiante e com muita fé de que terei uma trégua das dores. Sempre pedi muito a Deus, para que me desse esta alegria. Afinal, quero ajudar o maior número de mulheres possíveis, no Brasil e no exterior, mas, para isso, eu preciso melhorar. E não é que Ele (nosso Pai) atendeu aos meus pedidos! Não sinto nem os incômodos dos pontos. Eu já sabia da extrema competência dos meus anjos de azuis (cor da roupa que os médicos usam no centro cirúrgico), por isso, eu sempre os indico, mas, desta vez, o dr. Hélio me surpreendeu com sua mão leve e certeira. Porém, acima de suas capacidades, eu os indico também porque são honestam e são médicos que cumprem o juramento de Hipócrates, feito na colação de grau, como explicita a frase: "Prometo que ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência..." Em outras palavras, eu os indico, assim como a Unifesp, por serem honestos, carinhosos, amorosos, por nos entendem, nos escutarem, sentem a nossa dor, a nossa alegria. Eu também não sinto as fortes dores nas pernas. Sabe aquela sensação de peso nas pernas, como se um trator tivesse passado em cima delas ou como se estivéssemos carregando um peso de 100 quilos com elas? Eu não sinto mais! Uma loucura, mas uma sensação de muita felicidade. Vez ou outra, eu ainda sinto meus músculos latejando, mas isso acontece esporadicamente. Mas, eu já sabia que a cirurgia não resolveria este meu problema muscular, que foi a minha grande consequência da endo, em especial, a dispareunia. A cirurgia foi tão perfeita que, desta vez, nem o meu umbigo está roxo. Na primeira, em poucos dias, ele já estava preto. Meu umbigo pode até ficar roxo ou preto, mas a sensação de "livre da dor" ou "pain free", como dizem minhas endosisters americanas e inglesas. O que vivo hoje é a melhor sensação e a mais completa alegria que tive nos últimos anos. Agora, eu quero reviver e viver tudo que deixei para trás. 

Outra mudança incrível que já percebi em meu corpo foi em relação às fezes. Elas estão incrivelmente sem odor, isso mesmo, sem nenhum odor e sem o mau cheiro de antes. Só quem tem endo é que sabe muito bem do que estou falando. Para mim, não era só as fortes dores que me incomodavam, mas o forte odor das fezes também. Era horrível ir ao banheiro evacuar. Em qualquer lugar que iria, tinha em mãos um fósforo ou um desodorante, claro. Sem contar que, num simples xixi, virava logo outra coisa. Algumas vezes também eu já estava perdendo cocô. Nem soltar gases eu podia mais. Quanto à forma, ainda não sei se está igual a de um cocô normal, mas isso deve ser questão de tempo. Porém, ele já não sai só como diarreia ou tão disforme como antes. Ainda não falei com o dr. Roberto Hiroshi sobre isso, pois quero esperar a biópsia primeiro para depois ligar e falar com ele. Bom, mas essa mudança merece um outro post. Afinal, o primeiro que escrevi sobre as fezes foi de grande sucesso e, por isso, quero dar continuidade a esse assunto. Meu retorno com o dr. Hélio é na próxima segunda, dia 11, ao meio-dia, dia que irei pegar a biópsia e retirar os pontos. Ou melhor, dia em que o dr. Hélio irá me ver e falar mais sobre a cirurgia, já que os pontos são àqueles que dissolvem sozinhos em nosso organismo. Mas ele vai ver se está tudo bem com minha cicatrização.  Foi tudo tão perfeito, que eu não sinto nem os incômodos do DIU de Mirena. Todo mundo me dizia que eu sentiria uma dorzinha, tipo cólica, pois é um corpo estranho em nosso útero. Porém, a minha insistência para colocá-lo nesta cirurgia, era algo que a minha intuição já me assegurava. Eu insisti tanto para colocar o Mirena com o dr. Hélio, porque já sentia que a colocação seri tão perfeita, que eu não sentiria nenhuma dor. Não posso escrever muito, mas prometo responder a todos os comentários carinhosos aos poucos. Só queria mesmo compartilhar a minha felicidade e dar notícias. Sei que todas ficarão felizes com esta minha novidade. Ah, e eu esqueci de falar. Na visita do dr. Hélio, no dia posterior a minha cirurgia, ele falou por algumas vezes, mais de duas: "Sua próxima cirurgia tem de ser um parto, Carol". Mas, como, se não tenho namorado. Pedi para ele exportar logo um sueco ou um holandês, claro, ahahaha. Beijos com carinho e um ótimo feriado!!


74 comentários:

  1. Estou aqui com lágrimas nos olhos minha amiga! Deus te abençoou! Que permaneça assim para sempre! Forte abraço. Jeisa- RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, Jeisa, por seu carinho. Em breve, vc também receberá esta graça, a de viver sem dores. Sim, isto é possível. Vc também é merecedora. Vamos nos falando e ver o que vão dizer na Unifesp. Qq coisa vc já passa com o dr. Hélio, pelo convênio. Já liga no Nipo e veja se atende ao seu convênio. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. FABIANA DE OLIVEIRA4 de maio de 2013 às 15:37

      Boa tarde, ouvi os seus comentários e não fiquei mto trânquila. Acabei de fazer uma cirurgia de endeometriose, estou no processo de recuperação, me assustei com o fato de vc ter feito mais de uma cirurgia...achei que pararia em uma... fabiana 04 DE MAIO DE 2013. REGISTRO-SP

      Excluir
  2. estou muito feliz com o sucesso desua cirugia.
    Gostaria de saber como ficou a sua cicatriz.
    beijos e um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima, tudo bem com vc?
      Até a cicatriz depende de cada caso. Geralmente, é feito pelo umbigo e dois minicortes na virilha. Portanto, em minha primeira cirurgia, eu estava tão aderida na minha cicatriz de uma antiga cirurgia de apêndice, realizada há 20 anos, que foi necessário um corte pequeno próximo a esta antiga cicatriz. Mas, sinceramente, a cicatriz é a ultima coisa que devemos pensar quando se trata numa cirurgia de endo. Isso também depende de cada médico. Por isso, o médico que nos opera têm de ser muito capacitados para realizar uma cirurgia de vídeo. Afinal, as aderências são uma das grandes vilãs da endo. Vc já faz acompanhamento médico? Se vc morar em SP e se precisar de ajuda, escreva para carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Boa noite Caroline!
      Fiz a cirurgia ha 10 dias ,mas fiz por outro motivo e acabei descobrindo que tenho endometriose intestinal.
      Estou perdida,não sei como serão os próximos meses ,se vai ser necessário outa cirurgia e se for após quanto tempo posso faze-la?
      Mesmo com os males da endo costumava ser ativa,fazer exercício fisico,dançar e agora me sinto restringida,presa e como ja tive depressão e hj fico assustada com a idéia de não poder fazer as coisas que me davam ânimo.
      Queria uma luz para esses medos e vi que você é uma pessoa iluminada e peço ajuda.
      Beijos , muita paz e saúde.
      Gizeli

      Excluir
    3. Boa noite Caroline!
      Fiz a cirurgia ha 10 dias ,mas fiz por outro motivo e acabei descobrindo que tenho endometriose intestinal.
      Estou perdida,não sei como serão os próximos meses ,se vai ser necessário outa cirurgia e se for após quanto tempo posso faze-la?
      Mesmo com os males da endo costumava ser ativa,fazer exercício fisico,dançar e agora me sinto restringida,presa e como ja tive depressão e hj fico assustada com a idéia de não poder fazer as coisas que me davam ânimo.
      Queria uma luz para esses medos e vi que você é uma pessoa iluminada e peço ajuda.
      Beijos , muita paz e saúde.
      Gizeli

      Excluir
    4. Bom dia Gizeli!
      Como foi sua recuperação? Tbm tive endometriose intestinal hj estou com 5 dias de pós operatório e estou assustada. Beijos

      Excluir
    5. Bom dia Gizeli!
      Como foi sua recuperação? Tbm tive endometriose intestinal hj estou com 5 dias de pós operatório e estou assustada. Beijos

      Excluir
  3. Estou muito feliz por você!!!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, Letícia! Tudo bem com vc? Obrigada por seu carinho e torcida. Em breve vc também estará sem dor! Tenha fé e acredite que isto é possível. Só não sabemos por quanto tempo viveremos com essa felicidade plena, mas vale muito a pena persistir neste sonho. Beijos com carinho!!

      Excluir
  4. Olá Caroline td bem? Estou em casa " de molho" por causa da minha segunda video e com a ansiedade do "quevaiseragora" estava procurando algum conforto aqui na net. POr um acaso caí no seu blog e há alguns minutos estou presa nele lendo seus posts e me identificando com todos eles. Bem, sou casada e tentando engravidar. É este sonho tãooo itenso que me faz persistir neste tratamento tão louco. Sou dentista, tenho passado as mesmas dores q vc e as vezes me pergunto se vou conseguir continuar a trabalhar. Fiz uma video em janeiro e tenho tratado com a zoladex de menor dose desde então. Mas tive TODOS os efeitos colaterais(labirintite, náusea, artrose, síndrome do tunel do carpo, dores na lombar, nas pernas e fora os caloroes insuportáveis e etc....). Depois de 4 injeções mensais e de ter ficado sócia da farmácia da esquina(rs) o médico decidiu antecipar a segunda video (que era pra ser só depois da sexta inj). Bem, de certo modo seu blog me confortou. Vibrei com seu post por saber que está sem dor. SÓ quem as tem sabe como é difícil. Hj estou aqui no pós-operatório igual a vc, vendo uma luz no fim do túnel. Estou escrevendo para agradecer pela iniciativa do blog, em se expor e compartilhar sua historia e também para te dizer que Deus é grande, não perca sua fé! Acredito que em tudo há um propósito, seja fortalecer o relacionamento a dois ou enxergar a vida com valores diferentes, ou ambos...
    Beijinhos
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, Carla!
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog. Ele é de todas nós. Imagino como estava sua vida. Fico muito feliz que além de confortá-la, vc se identificou com o blog. Que triste saber que vc teve tantos efeitos colaterais. O dia que quiser contar sua história aqui é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com Toda minha energia positiva e boas vibrações para vc continuar sem dores. No meu caso, como eu coloquei o Mirena, sei que, a partir de agora, irei menstruar... como está descendo um pouco, eu sinto aquela dorzinha chata que não para de uma colicazinha, mas beeem suportável e, graças a Deus, não é s dor tão intensa, pesada, cansada e desgastante de antes. Quero continuar assim por muito tempo. Concordo com vc e me encaixo na segunda alternativa, já que meu namoro foi pro brejo há 8 meses. Acredito muito no propósito da vida e que, de fato, Deus é muito grande. Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. Oi Meninas, também estou no pós operatório e estou com a mesma sensação, sem dor nenhuma. Sinto vontade de andar pq as minhas pernas não pesam como antes. Que maravilha!! Que nós tenhamos uma ótima recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liliane, como vc está, querida?
      Mais uma endomulher radiante em seu pós-operatório, mas isso é uma felicidade plena! Minhas pernas também não pesam como antes, mas como tenho muita consequência muscular, meus músculos latejam um pouco, mas bem menos e elas tb não pesam mais. Continue mandando notícias! Beijos com carinho!!

      Excluir
  6. Meninas, todas é emocionante ver tanta esperança e alegria, estou orando e torcendo muito por todas vocês. Guerreiras lindas, grande abraço e muita, muita felicidade que todos os dias de suas vidas sejam sem dores. Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada, Maria Helena! É muito bom ter sua energia contagiante aqui e ver que, o simples fato de esta oportunidade "a de não sentir dores", não possa fazer parte de sua vida, talvez nunca mais, a faz uma pessoa mais forte e perseverante àquelas que possam ter esta nova realidade e felicidade. Com certeza, vc é a nossa grande inspiração para lutar por um diagnóstico precoce e, assim, salvar as futuras gerações para que elas não sofram com estas terríveis dores. Beijos com carinho e muito amor!

      Excluir
  7. Carol, parabens por essa vitoria. O Dr Helio é mesmo um anjo. Tenho me tratado com ele e inclusive minha ultima video foi ele quem fez. Ele é maravilhoso. Boa recuperação e que tudo permaneça bem com vc. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O, querida, Tata, tudo bem com vc?
      Obrigada por seu carinho! Se vc é paciente do dr. Hélio, então sabe muito bem o que estou sentindo. Hj foi meu retorno e ele vibrou quando disse que não sentia mais aquelas dores, só aquela chatinha da cólica mesmo, aquela dor ardidinha na barriga e nas pernas, mas bem suportável. Mas isso não tem jeito, pois com o Mirena irei menstruar e pelo que estou lendo e preparando outro post sobre este DIU, ele causa sangramentos irregulares nos primeiros meses e esta cólica mesmo. Como está sangrando, acho que essa dorzinha deve ser por esse motivo. Seja muito bem-vinda o blog e volta para compartilhar sua vitória conosco. Beijos com carinho!!

      Excluir
  8. Olá Caroline,
    Fico muito feliz pela sua vitória!! Fiquei muito emocionada com os seus depoimentos. Fiz a ressonância dia 08 e o resultado sai agora dia 13. No dia 13 também vou ter consulta com o Dr. Helio. Gostaria muito que ele também me operasse.
    Abraços,
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, querida!
      Obrigada por seu carinho e torcida. Falei sobre vc ao dr.Hélio hj. E tb lhe enviei um e-mail. Boa sorte e já estou torcendo por vc. Tenha fé, minha querida, eu acredito que após sua cirurgia vc tb será agraciada com a benção de viver de dores. Quero saber como foi sua consulta. Beijos com carinho!!

      Excluir
  9. Que Deus te abençoe e não se preocupe... dará tudo certo dessa vez. Super beijo, Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia,
      Tudo bem com vc? Obrigada por energia positiva, querida! Beijos com carinho!

      Excluir
  10. Oi Carol ...

    Estou muito feliz por vc, imagino como deve estar se sentindo sem as terríveis dores ... uma vida nova, que Deus te guie e te proteja nesta nova fase.
    Também espero que minha próxima cirurgia seja um parto :)
    A Carla Brambilla colocou acima:
    "Acredito que em tudo há um propósito, seja fortalecer o relacionamento a dois ou enxergar a vida com valores diferentes, ou ambos..."
    Foi exatamente estas mudanças que senti na vida vida depois de descobrir a endometriose...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, querida!
      Falei sobre vc ao dr.Hélio hj. E tb lhe enviei um e-mail. Boa sorte e já estou torcendo por vc. Tenha fé, minha querida, eu acredito que após sua cirurgia vc tb será agraciada com a benção de viver de dores. Só não sei se a minha próxima cirurgia será um parto, não... não tenho namorado e nem marido, mas não sou ansiosa por isso, pois sei que tudo tem o tempo de Deus para acontecer, que é bem diferente do nosso. Eu acredito mais no propósito e, no meu caso, aumentar alguns valores, adquirir outros, pq não é sempre que a endo fortalece um relacionamento, pois em muitos casos, ela destrói mesmo a vida a dois. No meu, ela teve uma contribuição bem grande, mas sei que, em breve, Deus colocará outra pessoa especial em meu caminho. Tenho muita fé de um futuro melhor para todas nós. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Oi Carol ...

      Como meu caso é da endo assintomática, eu fiquei pior depois da video, pq comecei o tratamento com Zoladex, então se antes tinha uma vida "normal" sem dores, agora não tenho mais, a mediação gera muitos efeitos colateriais, mas Graças a Deus descobri a doença para poder tratar.
      Esta semana completou dois meses da minha video e fiz a segunda aplicação do zoladex. Já senti alguns efeitos: dor de cabeça diariamente, enjôo, dor no corpo, cólica, tontura, dor nos ossos, indisposição, desânimo ... mas os terríveis calores ainda não senti não, ainda bem! Estou praticando Pilates, esta ativdade está me ajudando muito, alivia as dores no corpo e me sinto mais disposta depois das aulas.
      No mais sigo firme e forte no tratamento, com muita fé e esperança!
      Tbém acredito num futuro melhor para todas nós!

      Bjos e tudo de bom querida!
      Fica com Deus.

      Excluir
    3. Gabi, minha querida!
      Espero que esteja tudo bem com vc! Eu sei bem como são esses efeitos colaterais do Zoaldex. Eu tomei uma única dose do 10,8 antes da minha primeira cirurgia e, dois anos e meio depois, ainda não sou a mesma de antes. Vamos ter fé de que, em breve, teremos um futuro melhor, se não para nós, para nossas filhas. E temos de ter fé e esperança para seguirmos adiante. Beijos com carinho!!

      Excluir
  11. Que maravilha lê que está bem e sem dores. O dr. Roberto não conheço, mas o dr. Hélio, sim, ele é maravilhoso, porém, se a sua próxima cirurgia for para parto, eu recomendo o maravilhoso e especial dr. Hélio, meu parto foi perfeito, graças a Deus e a meu anjo Hélio Sato.

    Que venha o namorado especial da Caroline Salazar e o desejo de sentir a melhor das emoções, a de ser mãe.

    Fica com Deus.

    Beijos

    Hosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por todo carinho que vc tem comigo, querida Hosana! Estou doida para conhecer vc e nossa princesinha. Se meu parto for no Brasil(haha a louca), com certeza será com o dr. Hélio. Ele é o nosso anjo em comum! Beijos com carinho!!

      Excluir
  12. Olá! Carol e Hosana,
    Como já mencionei num outro comentário minha 1° video será dia 14/08, e estou muito ansiosa em relação ao pós operatório. Pois tenho 2 amigas que fizeram a video e falaram que foi bem tranquilo e meu medico disse a mesma coisa. Mas mesmo assim fico um pouco preocupada,sei que varia de caso para caso, mas gostaria de mais informações sobre isso. Caso tenha alguma dica sobre o pos favor me encaminhar (thailaval@hotmail.com).Porém to muito confiante e na expectativa da minha endo amenizar e possibilitar assim uma gravidez natural.
    bjs Thaila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      O pós operatório é tranquilo mesmo. Só é você seguir a orientação do seu médico e tomar as medicações corretamente que tudo correrá dentro do previsto.
      Eu lhe enviei um e-mail com algumas dicas. Você recebeu?
      Continue firme e confiante, pois logo mais estará grávida. Estou torcendo por você.
      Que Deus a proteja.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  13. Oi Caroline, fiquei muito feliz em encontrar o seu blog, Bom eu descobri a uns 3 meses depois de uma crise horrível de cólica, q tinha um endometrioma, no ovário esquerdo, fiz a cirurgia a uns 15 dias a qual foi retirado o cisto e preservado o ovário, fiz tbm a laqueadura pois tenho duas filhas e não pretendo mais ter filhos,no pós operatório senti algumas dores q logo passaram, mas de uns dois dias tenho sentido dor nas costas e umas pontadas do lado esquerdo no local dos pontos, vc sabe me dizer se isso é normal? bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lianna!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Seja bem vinda ao blog!
      Como está sua recuperação?
      Melhor você comunicar ao seu médico essas dores, algumas mulheres sentem um desconforto mesmo ao voltar as suas atividades, mas é preciso uma avaliação médica no geral para avaliar se é normal ou não.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  14. Oi Caroline!
    Primeiro quero dizer que estou feliz por encontrar um blog como o seu, que explica suas experiência da endo, pois tenho muita duvidas e não sabia com quem conversar.
    Se poder me ajude com algumas duvidas sobre pós operatório, fiz minha vídeo 27/03/2013, então faz 10 dias que operei e no dia 10/04 tenho retorno com meu médico pra ver os pontos e me falar sobre a cirurgia, mas lembro que no dia seguinte da minha cirurgia ele foi em meu quarto me ver e disse que ocorreu tudo bem e que minha endo era superficial, então isso já me deixou um pouco aliviada.
    Como nunca fiz uma cirurgia, só bem leiga no assunto, então o que esta acontecendo é que tenho sentido dor de cabeça e tonturas
    não muito forte, e tbm sinto aquelas dores próximo a virilha o que fiquei pensando: porque sinto esta dor se a minha endo era superficial e já operei? outra coisa que me deixou muito preocupada é que quando evacuei vi que sangue quando me limpei e nas fezes e foi uma quantidade muito visível tipo quando ficamos menstruada. Então como só volto ao médico daqui 3 dias, queria que vc me ajudasse dizendo se td isso é normal principalmente a respeito do sangue? Me ajude por favor to com muito medo.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!
      Tudo bem? Como está sendo a recuperação?
      A endometriose ser superficial não significa que não tenha que ser tratada, que não é nada, endometriose é endometriose e sem cura, portanto fique atenta, porque a única diferença da superficial para profunda é apenas a penetração no órgão. A superficial é menor que 5mm e a profunda maior que 5mm.
      Talvez suas dores de cabeça e tonturas seja pelo processo cirúrgico mesmo, anestesia, perca de sangue... Mas precisa comunicar ao médico, inclusive a dor na virilha, que pode ser dá incisão, ou talvez não, o médico precisa saber de tudo que se passa com você. O sangramento pode ter sido ocasionado por fezes mais ressecadas, não sei, apenas uma sugestão para deixar você mais tranquila, mas precisa também ser comunicado ao seu médico. Não dá para dizer se é ou não normal, apenas seu médico vai estar apto a fazer isso.

      Boa recuperação!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  15. Caroline Salazar,

    Boa noite,
    Gostaria de te perguntar se vc sabe quanto tempo leva para se recuperar dos pontos interno da vídeo laraposcopia? Pois tem 18eias que eu fiz a minha e ainda estou sentindo fisgadas e um poucos dor do lado esquerdo aonde eu retirei uma parte do ovário esquerdo por conta da endometriose e pra completar hoje veio a minha primeira mestrução depois do procedimento, eu faço uso do Alurene e estou na minha segunda cartela e estou sentindo muita cólica, é normal essa cólica intensa mesmo fazendo a cirurgia?


    Bruna Lemos-RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, querida!
      Seja muito bem-vinda! O repouso após a cirurgia é muito importante para o sucesso dela. É preciso ficar 14 dias com as pernas pro ar, literalmente, deitada, sem fazer esforço, apenas caminhar para eliminar o gás que é colocado para a realização da laparoscopia. Na minha primeira, eu confesso que não obedeci a esse repouso e comecei a carregar peso nesse tempo. Já na segunda, eu obedeci ao repouso e fiquei meses sem fazer muito esforço. Cada corpo reage de um jeito, e depende também do que foi feito. Na minha segunda eu não senti nenhuma dor, nem mesmo no pós-operatório, mas na primeira como não havia sido retirada toda a aderência do intestino (como foi feita na segunda), eu continuei com dor. Aconselho você a retornar com seu médico e falar tudo que está sentindo. Espero que esteja melhor. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  16. ola li o seu post e fiquei muito feliz por vc,vou fazer a vídeo amanhã estou muito ansiosa,pois já tentei engravidar por 2 anos e não consegui até que o dr.Ricardo descobriu que se tratava de endo,gostaria de saber se vc conhece alguem que tenha engravidado após a video..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Anônima!
      Seja muito bem-vinda ao blog!! E boa sorte em sua cirurgia!! Já estou torcendo muito por você. Sim, a chance de engravidar após uma cirurgia bem-sucedida é muito grande. Tenha fé, pois tenho certeza que você vai conseguir. Volte aqui para contar como foi sua cirurgia. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  17. Fabiana Biancheto 05 de julho de 2013 20:30
    Ola li o seu post e fiquei muito feliz por vc,eu fiz uma vídeo no dia 27 de junho,foi tudo bem,gostaria de saber se vc faz alguma atividade ou fica somente parada?No meu caso qualquer movimento com os braços,deitar ou levantar ja sinto desconforto,nao chega ser dor mas incomoda.Sera que e normal este desconforto?Ou sera que estou exagerando nos afazeres domésticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, querida!
      É preciso seguir a orientação do seu médico, mas nada de fazer esforço, ok. Carregar peso, fazer esforço físicos nem pensar, mas faça caminhada leve. Vou fazer um artigo sobre isso logo, logo. O desconforto pode ser por conta do gás que colocam no nosso abdômen para realizar a laparoscopia. A caminhada ajuda a liberá-lo. Agora, o repouso por 14 dias é imprescindível e faz toda diferença na recuperação. Nada de afazeres domésticos. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  18. Oi Carol,
    Descobri em um exame de rotina há cerca de dois anos dois cistos no ovário esquerdo e minha médica disse que eles eram endometriose. Meu caso é bem peculiar pois sou completamente assintomática (graças a Deus). Neste período de dois anos tenho feito tratamento com vários medicamentos ( Allurene, Qlaira, Tamisa 30 sem parar) e consegui com que um dos cistos desaparecesse e o outro ficasse com 1cm. Como ainda não tenho filhos minha médica achou por bem retirar o foco através de laparoscopia e fiz a cirurgia no dia 06/07/13. Ocorreu tudo bem e não senti nenhuma dor depois. Minha recuperação está sendo super rápida. Agora farei o uso do Allurene por 6 meses e depois ficarei tomando um anticoncepcional para nao menstruar até decidir engravidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia,
      Muito feliz em saber que você está bem. Continue acompanhando o blog. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  19. Olá Caroline tenho lido seu blog ja há algum tempo...bom fiz minha video dia 17.09 tive alta no dia seguinte já o médico disse que era endometriose no ovário direito, mas que conseguiu tirar tudo sem prejudicar nada pois tenho 32 anos e estou tentando engravidar ja tem um tempo...mas na primeira noite no hospital após a cirurgia eu nem dormi de tanta dor no ombro e nas costelas, sei que é por causa do gás mas hoje já é dia 19, ja faz 48 horas que fiz a cirurgia e ainda nao melhorou nada, nao tenho muita dor no local dos pontos nem fiquei com a barriga inchada, mas esse gas nos ombros e costelas (diafragma) está incomodando muito, o medico falou pra eu tomar luftal mas mesmo tomando o luftal e chás caseiros nao consigo eliminar os tais gases que tanto me incomodam nem consegui dormir na cama tive que dormir sentada no sofá! mais alguem sofreu tanto com os gases pós cirurgigos?

    ResponderExcluir
  20. Oi Caroline (minha xará!), tudo bem? Vou fazer a cirurgia agora dia 23/10 com o Dr. Alexandre Fiuza, muito bem recomendado pela minha gineco e vários médicos que tive que me consultar, principalmente pela quantidade de exames necessários. Estou um pouquinho preocupada com a cirurgia, pois tenho 24 anos, começando uma faculdade de Medicina e o fato de ter que faltar aula me preocupa um pouco. Não bastando isso, como sempre tive dores horríveis, tenho medo de a minha recuperação ser demorada ou até mesmo ser necessária uma nova videolaparoscopia. O que eu queria saber de você é sobre o tempo de recuperação... por quanto tempo você teve que ficar de molho em casa, como é a recuperação? Demorou pra você poder voltar a ter uma vida "normal", no caso, fazer todas as suas atividades diárias, ter relações e tudo mais? Também vou colocar o DIU Mirena e a minha gineco me aliviou muito quando disse que ele é super recomendado principalmente para quem tem endometriose, justamente por eu não poder menstruar, devido às dores e às aderências. Teve alguma complicação ou efeito colateral com ele?
    Desde já agradeço e desejo uma ótima recuperação e toda a felicidade de viver sem as dores da endo. E que tudo dê certo para que você consiga realizar o sonho de ser mãe. Beijos
    Caroline - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  21. Olá Caroline ! meu nome é Adriana, tenho 29 anos e sou de Guarulhos-SP. Fui Diagnosticada de endometriose profunda em Abril deste ano. Neste período passei por 5 médicos diferentes e todos eles queriam me cobrar uma fortuna pela cirurgia fora o stress que passei e o tempo que perdi onde nenhum médico diagnosticava a doença. Não sei se era porque não sentia dores, na verdade a minha vida era normal com excessão ao desconforto que sentia ao evacuar no período menstrual. Quando descobri a doença meu mundo desaboupois, estava tentando engravidar a pelo menos uns 5 anos e todo medico que eu ia dizia que eu não tinha problema. Fora a montanha de exames que fiz e que não deram nada até que, fui encaminhada para medico especialista em miomas e endometriose e que me passou a Ressonancia. Até então só tinha os miomas e até o medico que eu passava dizia que não tinha necessidade de operar mas insisti e foi ai que ele me passou para esse medico. Bem ai começou a luta para achar médico que me operasse. Foi até que minha amiga que trabalhava no Nipo me indicou Dr. Helio e por sorte e também conheci o seu blog e descobri mais sobre esse médico. Graças a Deus eu tive a mesma sorte que você fui operada pelo Dr. Helio e pelo Dr. Roberto no Hopsital Santa Catarina onde tirei 2 miomas, septo uterino, a endometriose e 1 cisto da endometriose. Os médicos e eu se surpreenderam pela minha recuperação também onde fiquei 3 dias na UTI e 3 dias no hospital. Eles foram maravilhosos comigo mas a cirurgia em si foi um sucesso porém o Dr. Helio disse que as trompas estavam obstruidas e me pediu para fazer exame a Histerossalpingografia. Tenho fé que vai dar tudo certo e que ainda vou realizar o meu sonho de ser mãe. Quero agradecer a vc por ter criado esse blog e ajudar não só a mim mas a tantas mulheres que sofreram e sofrem com essa doença ingrata e cruel. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oi carol. Ha 30 dias fiz a lapiroscopia, hj foi minha primeira mestruacao, com o mesmo sintomas das anteroires, eh normal? Uso Arflesx p aliviar as dores e tb hj comecei anticoncepcional.
    Se possivel responda tb no meu email, jucylyma81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi meninas, muito legal ver as histórias de vocês. Tenho 31 anos e estou tentando engravidar há uma ano. Esse ano de 2013 foi um dos piores pra mim. Uma médica me pediu uma histerossalpingografia, que deu como resultado obstrução bilateral das trompas, e falou que eu teria que fazer uma vídeo. O cirurgião que me foi indicado conversou comigo, disse que não acreditava no resultado do exame, que eu não tinha sintomas de endometriose, ou de qualquer outra doença que pudesse causar a obstrução e me pediu para esperar mais um pouco, que eu tentasse engravidar por mais uns meses antes de fazer a vídeo. Minha médica foi contra e disse que era pra fazer logo a cirurgia. Então ele fez e o resultado era o que ele previa... Não havia obstrução alguma. EStava tudo normalíssimo. Fiz em março desse ano, e ainda hoje sinto incômodos e algumas dores no lado esquerdo, apesar da cirurgia ter sido mais uma exame. Me sinto tão triste cada vez que sinto essas dores. Já fui a vários médicos após a vídeo e todos dizem que não conseguem achar uma explicação para elas, que deve ser da minha cabeça. Não sei mais o que fazer. Me arrependo cada segundo da minha vida por ter sido tão precipitada e ter partido logo pra uma cirurgia. Fico achando que fiquei com aderências, apesar dos médicos dizerem que na vídeo a chance de criar aderências é muito pequena. Já fiz acompanhamentos foliculares após a cirurgia e na ultrassonografia está tudo normal, e estou ovulando direitinho. Me ajudem. Alguém ficou com incômodos ou dores após meses da cirurgia??

    ResponderExcluir
  24. Olá Caroline Salazar, que benção, graça deus....
    Mas amiga, gostaria de maiores informações, osto que no próximo dia 31/01/2014, farei, Videolaparoscopia somente pois o médico tem suspeita de endometrioso e a retirada de um mioma do útero....
    Estou muito preocupada, com o pós - operatório......
    Como é os sintomas colaterais desse gás ??
    Obrigada pelo blog e mais uma vez felicidades

    ResponderExcluir
  25. Acabei de operar. Me disse o médico usar zoladex 6 meses, tenho medo, vc acha que o DIU é melhor? Vc sangrou depois da vídeo, eu estou com sangramento leve. Beijo e obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Oi Carol, principalmente quero agradecer você por compartilha,venho aqui com algumas dúvidas fui diagnosticada com Endrometriose, fiz a cirurgia e a minha era de moderada pra grave, eu estava tomada de focos da doença, minha recuperação não foi fácil senti muitas dores, eu estou tentando engravidar faz 2 anos, fiz a cirurgia tem 2 meses, e sinto dores intensas ainda, infelizmente tive um aborto, não sei se foi este o motivo de tantas dores, me falaram que depois da cirurgia eu iria ficar livre das dores mas no meu casa parece que não adiantou nada, Please me ajude com respostas obrigada Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  27. oi amada,fico feliz por sua bençao,tb fiz a videolaparoscopia dia 28/8,porem gostaria de saber se mesmo depois de uns 5 dias e normal sentir colicas ao ficar sentada,em pe nao sinto somente se ficar um tempo sentada,tomei nimesulida por 5 dias,mais continuei com dores,agora tomo cetoprofeno,é normal ainda sentir essa dores ao sentar,ficar com esse peso na regiao pelvica?E tudo novo pra mim.... me orientem por favor,pois na alta o medico q me operou nao estava e nao tive orientaçoes apos a cirurgia...me perdoe meu nome e joelma,segue meu email joelmalima1007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá meninas, sou de MG,
    hj tem 4 dias que fiz a videolap exploradora, foi diagnosticado que minha endometriose é profunda, severa, e já tomou parte do intestino, o médico disse que pode fazer pouco por mim nessa cirurgia, não sinto dor nenhuma no corpo, graças a Deus, nem nos ombros, nada. Ele disse que terei de tratar com zoladex por 6 a 9 meses e fazer nova cirurgia, possivelmente aberta pra retirar parte do intestino. Nesses dias após a cirurgia ainda não evacuei. Será normal? Estou muito preocupada...
    Um abraço a todas...

    ResponderExcluir
  29. Fiz cirurgia há um mês. Retirei tb o tal nó q vc teve. Intestino, ov esq e trompa formavam um bloco só. Sigo com Allurene e semmmm dorr, após muitas crises, medicamentos, choros e mesmo se querer, envolvemos muita gente, né?Foi a sexta, espero q a próxima seja o parto. Tem um embriaozinho nos aguardando para maio.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,ja fazem 4 anos que operei de endometriose e retirei o útero,cirurgia foi normal,pós também,tudo tranquilo,só que estou sentindo dor de barriga quase todo dia e gostaria de saber se pode ter alguma coisa haver ?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, tenho 20 anos e fui á minha primeira consulta de ginecologia com essa idade mesma e só porque me comecei a sentir muito enjoada todos os dias e sentia muita dor pélvica, o que foi um grande erro! Agora descobri que tenho um cisto de 11cm e possivelmente tenho endometriose. Vou ser operada ao cisto esta próxima 4ª feira vamos ver o resultado e espero não ter endometriose ..pois temo mais tarde não poder ter filhos . Estou mesmo triste! :/

    ResponderExcluir
  32. Boa noite. Eu fui diagnosticada com endometriose durante uma videolaparoscopia. O médico disse que a minha endometriose era leve e que tinha retirado os focos da doença. O porém é que, mesmo depois da video eu continuo sentindo dores, as mesmas dores de antes. Isso é normal? Não deveria estar sem dores? Alguém teve algum caso como o meu? Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Olá meninas, estou aqui lendo o post e os comentários de vcs e estou me identificando muito, estou no meu pós operatório depois de uma laparoscopia que foi feita para descobrir o pq de tanta dor, dor que só aliviava com morfina, o resultado da laparoscopia foi retirado 2 tumores meu ovário, a trompa, e eu ainda estava com uma lesão no intestino, pois bem, pensando eu que ficaria livre das dores... Estou eu aqui em cima da cama após 11 dias da cirurgia, sentindo as mesmas dores de antes ou piores, pq as dores que eu sentia nas pernas, triplicou a intensidade, eu não sei o pq dessas dores nas pernas, se alguém souber por favor me fale, pois não lembrei de perguntar pra o meu médico, e só vou voltar nele para mostrar o resultado da biopsia semana que vem. Bom meninas, na verdade a minha história é muita longa, tenho 30 anos e desde os 18 que não sei o que é viver sem dor, mas outro dia conto pra vcs com calma. Achei MT linda a sua iniciativa Caroline, parabéns, é MT bom conversar e ver histórias de pessoas que realmente sabe do que estamos falando e o que sentimos. Desejo que Deus ababençoe a cada uma, e aquelas que assim como eu ainda não estão curadas que Deus em sua infinita misericórdia nos conceda essa dádiva de ser curada e não sentir mais essas dores horríveis.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Bom dia! Entao vc fez a segunda cirurgia de endometriose!? Depois de quanto tempo da primeira!?eu estou em recuperacao e fazendo a dieta da endometriose, vc chegou a fazer alguma restricao alimentar!? Bjo!!!!

    ResponderExcluir
  35. É triste isso tudo.da vontade de disistir.

    ResponderExcluir
  36. Tomem água inglesa todos os dias que vcs ficarão livre dessa doença e ainda vai engravidar.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite pessoal...
    Então. .. Eu já fiz 2 cirurgias por endometriose... 1 por vídeo ano passado e há 4 meses fiz a aberta pois não conseguiram retirar as aderências somente por vídeo... Mas hoje aconteceu algo muito ruim Hoje fui fazer meu primeiro ultrassom após a cirurgia, E apareceu um corpo estranho, Que segundo a médica pode ser um nódulo, tumor ou algo que esqueceram durante a cirurgia e ela me pediu uma TC para melhor avaliação... Mas fiquei extremamente chateada pois não tenho filhos e meu sonho é ser mãe.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!!!
    Meu nome e Simone, descobri no meio desse ano que tenho endometriose. Fiz a cirurgia em 29 junho, e venho tomando o remédio que minha medica me passou. Mas tem umas duas semana que venho com dores do lado que foi feito a cirurgia e uma semana e dois dias de menstruação. Gostaria de saber se vcs podem me ajudar em alguma coisa, já marquei uma consulta com minha medico pra ver isso...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Faz 13dias que fiz cirurgia da Endo e sinto muita dor nas costa porque será alguém sabe se e normal.????

    ResponderExcluir
  40. Eu não tenho o útero mais ja fazem 13 anos e aa um ano atrás descobri a endometriose ,já fiz duas cirurgias em questão de oito meses de diferença uma da outra e agora voltei a sentir fortes dores , meu médico disse q meu caso é atípico raro estou usando 2 medicamentos para tentar parar meu óvulos mas eu não sinto melhora ,será q se tirar os ovários eu melhoraria

    ResponderExcluir
  41. Só quem passou por esse problema sabe o quer é sentir dor todos os dias. De como a cabeça não funciona bem, não se mantém a concentração, o humor varia de um momento para outro.
    Fazer a cirurgia e com um bom profissional é muito importante. Fiz a segunda a uma semana e já estou vendo a diferença.
    Fiquei menstruada um dia antes da cirurgia é claro como sempre com cólicas terríveis, a menstruação cessou depois da cirurgia é hoje estou ovulando.
    Fico feliz pq eu não percebia mais quando estava, além de não sentir prazer em estar com meu parceiro, pois sentia muita dor na relação. Confesso que estou ansiosa para a primeira vez...

    ResponderExcluir
  42. Olá boa tarde

    Fico feliz que tenha corrido tudo bem com sua cirurgia e que vc esteja bem graças a Deus!
    Eu tenho endometriose a 10 anos com dores muito forte e intensa, a 1 ano coloquei mirena e a 9 dias fiz minha primeira laparoscopia. Será que é normal continuar sentindo cólicas fortes após ter feito a vídeo?

    ResponderExcluir
  43. Ola boa tarde. Há uma semana fiz a cirurgia de laparoscopia,porém as dores não cessaram ainda e estou muito preocupada pois segundo o médico em um prazo de 15 dias eu ja estaria bem. As fezes estão muito soltas e com mau cheiro e a urina também. Estou muito preocupada. Na terça agora retorno ao médico para tirar os pontos. Quero minha rotina de volta..quero correr andar rápido e não quero mais sentir dor. Obrigada Flavia

    ResponderExcluir
  44. Ola também fiz faz quinze dias ainda sinto dores mais estou bem retirei parte do ovario esquerdo trompa muito foco em todo abdomen endometriose profunda leiomioma e adenomiose so Deus pra dar forcas mais devemos ter fe !!!!

    ResponderExcluir
  45. Ola também fiz faz quinze dias ainda sinto dores mais estou bem retirei parte do ovario esquerdo trompa muito foco em todo abdomen endometriose profunda leiomioma e adenomiose so Deus pra dar forcas mais devemos ter fe !!!!

    ResponderExcluir
  46. Dia 24/11/17 foi o dia da minha cirurgia de endometriose e histetomia graças a Deus já tenho um filho pois agora não poderei ter mais filho.Por recomendação do meu médico teria que retirar o útero pois minha endometriose era profunda e com cistos no ovário esquerdo.Minha cirurgia foi complicada pois tinha aderência na ureter e co isso tiveram que cortar parte dele e colocar um cateter duplo J entre os rins e a bexiga que estou com ele até hoje que somente posso retirar co 40 dias.Fora a dor que causa nas costas e quando vou urinar e queima a urina.Antes tive que também usar uma sonda urinária que fiquei co ela 14 dias um horror pois dói demais nunca sentir tanta dor na vida mas graças a Deus estou livre dela.Também tive que usar um dreno mas também foi o primeiro a retirar também não é bom fiar com ele pois também dói.Mas hoje estou melhorando graças a Deus o pior já passou somente estou sentindo as vezes dores onde estava o emaranhado de aderências no cisto direito e dores nas costas devido ao cateter os pontos já retirei e não sinto dor neles mas tenho que fazer muito repouso ainda pois só estou com 22 dias de cirurgia que não foi só de endometriose. Só estou aguardando o resultado da biopsia para mostrar meu médico e aguardar o dia de retirar o cateter. Não foi uma cirurgia simples foi complicada e estou agora estou firme e forte graças ao meu Deus .Desejo forças para quem vai passar pela cirurgia .

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde! Meninas, fiz uma laparoscopia há 9 dias,de endo e retirada de aderências e cisto no ovário porém ontem no oitavo dia passei muito tempo no computador a tarde e logo aposmr vi com muitas dores proximo ao ponto da virilha que ainda sinto hj...sera que ocorreu algum problema? Isso ja aconteceu com alguém?

    ResponderExcluir
  48. Oi, fiz cirurgia de endometriose profunda faz 45 dias, estava ja no intestino, nervo, útero e ovário. Mais parece que to pior, minha perna direta dói tanto que da vontade de cortar fora de tanto que dói 😢... estou sofrendo muito e parece que as pessoas nao acreditam. Preciso trabalha mais ta impossível.. pq sera que dói desse jeito?? 😕

    ResponderExcluir