quarta-feira, 16 de maio de 2012

FISIO NA UNIFESP E A ENTREVISTA DO DR. SCHOR, NA JOVEM PAN!!


Hoje foi mais uma quarta-feira de fisioterapia. A Maíra, que me trata neste semestre, estava na casinha de baixo acompanhando às consultas e, por isso, fui atendida pela Sabrina. Como já falei muito por aqui e, com direito à declaração de amor, não importa quem nos trata ou atende, todas as fisioterapeutas do ambulatório de uroginecologia da Unifesp têm suas mãos abençoadas. Só quem faz ou já fez mesmo este tratamento lá, para saber e falar. É por isso que faço questão de indicar esta equipe fantástica do ambulatório de endometriose e algia pélvica da Unifesp. Fui muito abençoada por ter sido indicada ali e faço questão de que todas às portadoras brasileiras tenham o mesmo atendimento do que eu: humano, ético e carinhoso. Sei que tem outros ambulatórios gratuitos em São Paulo, que, a meu ver, deveriam ser indicados por outras pessoas ou grupos que, de fato, querem ajudar, mas este é o que conheci primeiro e me engajei, por ter sido tão bem recebida e atendida. Afinal, estou lá desde outubro de 2009, entre idas e vindas! Se eu tivesse outra profissão, eu também me engajaria em prol das portadoras. Por exemplo, se eu fosse advogada, eu me dedicaria em prol dos direitos de todas às portadoras. Se eu fosse psicóloga, eu montaria um grupo de apoio às portadoras e, por ai, vai. Mas isso tem de ser de graça, de coração, como o A Endometriose e Eu. Se todas as portadoras brasileiras se engajassem de verdade, sem cobrar nada em troca, em breve, poderemos mudar nossa realidade no Brasil. Somos muitas, cerca de 10 a 15 milhões!

Aproveitando que o assunto é Unifesp, coloco aqui o link de mais uma entrevista do dr. Eduardo Schor, ginecologista especializado em endo e chefe deste ambulatório maravilhoso, concedida ao programa Espaço Online, da rádio Jovem Pan, na última segunda-feira, dia 14. Eu, como jornalista e engajada na disseminação da endo e reconhecimento da doença por nossos governantes, fico muito feliz quando vejo que a mídia está começando a abordar o tema. E, ainda mais feliz, quando vejo uma entrevista com o dr. Schor, pois, sei que, de fato, ele nos entende e nos adora. Não é apenas papo! Espero que vocês gostem! Beijos com carinho!!

Entrevista dr. Eduardo Schor, no programa Espaço Online, da rádio Jovem Pan.






4 comentários:

  1. Oi, Caroline, tudo bem? Meu nome é Melissa e há um bom tempo participo de um grupo de endometriose que tem me ajudado muito e que faz indicaçoes para vários hospitais-escola. Eu me trato no HC e gosto muito também! Foi difícil conseguir vaga, mas deu certo prá mim. Sei que muitas meninas tentam, não é fácil. Eu não tenho plano de saúde, e vou me operar pelo SUS. Eu, demorei a conseguir vaga, porque existem várias pacientes que tem planos de saúde, e mesmo assim querem se tratar lá, e isto acaba tirando a oportunidade de quem não tem condições de ter um plano. Eu não acho isto certo. Vc também vai ser operada pelo SUS? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Melissa,
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog! Ele é de todas nós, portadoras de endo. Infelizmente, há poucos "bons" especialistas em endo no Brasil. Fico feliz que vc faz parte de um ótimo ambulatório especializado, mas vc sabe muito bem que nem todos os médicos, em especial, os ginecologistas estão aptos a tratarem uma mulher com endo. Estava em tratamento com um gineco, que não era especialista em endo, até ser indicada por uma amiga, no ambulatório da Unifesp. Eu mesma, que sempre tive convênio médico, jamais imaginei que, um dia, usufruiria de um tratamento do SUS. Mesmo no meu caso, que tenho um bom convênio médico, só consegui achar um especialista pelo plano, quando cheguei à Unifesp. Sei que nada é por acaso. Foi na Unifesp também que eu comecei a compreender praticamente tudo que sei sobre a endo. Então, tudo o que sou para a endo, aprendi lá e sei também que não existe coincidência nesta vida, como muitos acham. Se eu não tivesse ido para lá, talvez, eu não teria ajudado tantas mulheres a encontrarem um tratamento gratuito (com as indicações que passo para lá) e, talvez, eu não tivesse me engajado tanto nesta causa. Tudo que aprendi, pelo menos quem me fez entender a doença, foi com o dr. Eduardo Schor, chefe do ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp. Foi lá tb que descobri o dr. Hélio Sato, também da Unifesp, mas que atende ao meu plano de saúde, algo muito raro. Sei que foi Deus quem me enviou para lá. E, como já mencionei tantas vezes aqui no blog, eu não opero no SUS, não só pelo fato de ser mais demorado e ficar na fila, mas para não tirar a oportunidade de cirurgia de quem não tem convênio. Infelizmente, a falta de mão-de-obra qualificada nos faz procurar os centros que realmente são especializados em endo. Quando será sua cirurgia? Boa sorte!! Beijos com carinho!!

      Excluir
  2. Olá Caroline. Obrigada por esse blog. Há dois dias o leio. Sou de São Paulo capital e tenho 28 anos.
    Fiz uns exames de rotina no nordeste (pois sou de lá e estava de férias) e um médico, amigo de minha mãe deu uma olhada nos resultados. Diz que, provavelmente estou com endometriose. Meu útero está enorme, segundo o médico e é preciso urgência.

    Aí, começamos a ler os blogs, e nos dá uma tristeza... Já tem dois dias que choro. Não consigo nem trabalhar, nem estudar.

    Não tenho plano de saúde, mas por conta disso estou tendo que tomar algumas atitudes:

    - Escolher um plano médico que possua médicos especialistas em endo que atendam pelo plano.

    - Um médico particular para me acompanhar enquanto não termina a carência do plano.

    Então eu gostaria de indicações, tanto de plano quanto de médico. Tá realmente difícil pra mim.

    Eu vou tentar pela Santa Casa. Mas como vai demorar, eu vou num particular por enquanto. Eu moro perto da Santa Casa. Fiquei sabendo que eles têm o Projeto Social ProEndo. http://www.youtube.com/watch?v=clhBU1i0wq4

    Obrigada Caroline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clio!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Não fique desesperada,tudo acabará bem, tenha fé e esperança sempre.
      Por questão de segurança, não postamos os contatos aqui, mas, por favor, envia um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite a ela os telefones tanto da UNIFESP que é gratuito quanto o do hospital Nipo Brasileiro (particular e/convênio), que é lá que atende o dr. Hélio Sato, que é especialista em endometriose e um médico muito especial.

      Boa sorte!
      Fica bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir