domingo, 18 de março de 2012

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DO ANTICONCEPCIONAL!

Todos os dias recebo inúmeras sugestões de posts. Afinal, é você leitor quem faz o nosso blog. Por isso, hoje vou falar de algo muito importante para nós, portadoras de endometriose: as vantagens e desvantagens do uso dos anticoncepcionais orais. Será que eles são realmente benéficos ao nosso organismo? E àquelas mulheres que fazem uso contínuo desse medicamento, faz mal? Não há dúvida de que o surgimento da pílula anticoncepcional foi uma revolução na vida da mulher, já vistas até hoje, em especial na vida sexual. Até então, a mulher era uma mera 'reprodutora’. Sei que, em muitas culturas, infelizmente, a mulher ainda tem esse papel. Com o advento da pílula anticoncepcional, nos Estados Unidos, mais precisamente em agosto de 1960, causou a maior revolução em prol da mulher no mundo todo. Foi a partir daí, que a mulher passou a levantar a bandeira da liberdade sexual. Elas começaram a reivindicar seus direitos, não só no sexo, mas, em questões que antes era apenas direito dos homens. Como por exemplo, que equiparassem seus salários aos dos homens. Com o rompimento do vínculo, de que o sexo era apenas para gerar um bebê, as mulheres começaram a descobrir que o sexo pode ser uma das principais fontes de prazer.

Com isso, ao mesmo tempo em que a pílula anticoncepcional nos permite escolher o momento certo para ter um filho, ela também pode nos livrar dos incômodos causados pelos transtornos do período menstrual. Muitas doenças são controladas pelo uso contínuo desse medicamento. Não é só a endometriose que é controlada por meio de pílulas. Mas será que essa forma de tratamento traz benefícios ou riscos à nossa saúde? Eu vejo por mim mesma. Tomo pílula desde os meus 20 anos, pois desde os meus 15 anos, tenho cistos de ovário. Juro que não sei o que é ter uma menstruação natural. Antes de eu descobrir ser portadora de endometriose, em 2009, eu tomava o anti com intervalo de sete dias, para que houvesse a menstruação. A menstruação é uma manifestação fisiológica do corpo feminino, e se dá quando não há a fecundação. Existe o sangue considerado sadio e doente, que já falamos aqui. Infelizmente, em muitas culturas, durante esse período, a mulher é considerada impura. É mole!? Morro de pena dessas mulheres, mas cada país com seus costumes. Em outras, significa um momento sublime, pleno da mulher, pois é o período em que ela pode gerar uma vida. Entre as dúvidas que recebo sobre este tema, está à questão de como é a vida sexual de quem não menstrua. É fato que podemos perder a libido, mas nem todo organismo reage igual. Apesar de a endo ser causada pela menstruação, é ela quem limpa nosso organismo. É a tal da menstruação que nos dá aquele ‘fogo’ a mais, pois sem ela, não temos a ovulação. E é justamente no período fértil que ficamos mais fogosas e que desejamos mais sexo. Como não sou médica, apenas portadora e estudiosa da área, vou colocar os principais prós e contras, para que cada uma explicite sua opinião.
Vantagens que a pílula apresenta:
  • Regula o ciclo menstrual;
  • Diminui a acne, em especial, daquelas mulheres mais velhas, que nunca tiveram esse problema. Eu sei sobre isso, pois aconteceu com uma de minhas irmãs. No primeiro mês de uso, a acne sumiu do rosto dela;
  • Diminui a intensidade e frequência das cólicas menstruais;
  • Controla os sangramentos intensos;
  • É a forma contraceptiva mais barata;
  • Pode combater os sintomas da TPM;
  • A fertilidade retorna após a interrupção do tratamento, ao contrário do dispositivo intrauterino Mirena, que será um dos próximos posts, após pedido da minha querida leitora Letícia Mesquita;
  • É tido como o contraceptivo mais tolerado pela maioria das mulheres.
Em contrapartida, a falta da menstruação é agressiva ao nosso corpo. A matemática é simples: na menopausa, sem a menstruação, e consequentemente, sem a ovulação, a mulher tem menos vontade de fazer sexo. Então, o uso da pílula pode sim diminuir o nosso desejo sexual. A maioria deles tem a combinação estrógeno e progesterona. Existem três formas de contraceptivo oral: os monofásicos, os bifásicos e os trifásicos. O tido como monofásico é aquele que tem a mesma quantidade de estrógeno e progesterona em toda a cartela de 21 comprimidos. Esse é o método mais usado no Brasil. O bifásico é aquele em que os 22 comprimidos são de cores diferentes, e contêm duas composições ativas distintas, ou seja, tem dosagens diferentes durante todo o ciclo. Já o trifásico tem os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Essa pílula deve ser tomada na ordem indicada pela embalagem. Existem também as monofásicas contínuas, chamadas de minipílulas, feitas de progesterona, que são as pílulas mais novas no mercado, e se apresentam na forma de 28 comprimidos com a mesma composição e dose.

Agora, saiba quais os efeitos colaterais e as desvantagens do uso de um contraceptivo oral:
  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Ganho de peso;
  • Aumento do apetite;
  • Alteração de humor, e inclusive, muito nervosismo;
  • Depressão;
  • Diminuição da libido;
  • Inchaço das glândulas mamárias;
  • Vertigem;
  • Pressão alta;
  • Escapes dos sangramentos, mesmo quando administrada na forma contínua;
  • Manchas na pele;
  • Pode causar AVC (acidente vascular cerebral), trombose venosa profunda e/ou infarto, em especial as mulheres fumantes, ou aquelas acima de 35 anos;
  • Retenção de líquido;
  • Pode aumentar o risco para tumores de fígado, sendo muito raros os tumores malignos;
  • As pílulas mono, bi e trifásicas não são recomendadas às mulheres lactantes, pois ela pode interferir na qualidade do leite. Elas podem fazer o uso da minipílula, feita de progesterona.
Será que a pílula anticoncepcional é um tratamento adequado? Desde a minha cirurgia, em julho de 2010, tomo o Level, anticoncepcional à base de levonorgestrel e etinilestradiol. Desde outubro do mesmo ano, faço o uso ininterrupto deste medicamento. Um ano e meio depois, os focos voltaram, e desta vez, em lugares que até então, ainda não tinha tido antes. Pesquisando sobre o assunto, sei que esse tratamento é um dos mais usados, inclusive, em outras doenças como tumores benignos, cistos, entre outras. Porém, existe ainda controvérsia, pois tudo depende de cada caso. Não são em todos os casos de endometriose, que o anticoncepcional contínuo é a melhor maneira de tratamento. Por isso é fundamental que a portadora conheça sobre a doença e que converse com seu médico sobre as formas terapêuticas. Afinal, como digo: o especialista tem de ser seu melhor amigo. Espero que curtem! Beijos com carinho!!


67 comentários:

  1. No campo do desejo sexual, a libido está vinculada a aspectos emocionais e psicológicos. Sinto que tenho mais vontade quando estou melhor psicologicamente e emocionalmente, e principalmente praticando exercícios, mesmo tomando pílula...Mas em quaestão de anticonecpcional, tudo depende do anticoncepcional e do organismo da mulher neh? Porém eu faço as pausas e 7 dias, mas acho que tenho endo. Ao tomar sem pausa, a libido pode cair mto mais do que com as pausas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com você? Você tem toda razão, quando diz que a libido também está relacionada ao psicológico da mulher. Mas isso não é uma regra, ok? Para muitos organismos, tomar pílulas diminui o prazer. Com isso, o AC pode acentuar ainda mais esse problema, que considero um dos mais graves da endo: a falta de libido. Beijos com carinho!!

      Excluir
  2. Realmente os contraceptivos hormonais tem inúmeras vantagens, destacando que ouso contínuo pode diminuir a chance da endometriose reaparecer. Entretanto, como tudo na vida, tem-se um preço a pagar. Os efeitos colaterais expostos pela Caroline podem ocorrer, de intensidade variável nas usuárias. Já, o bloqueio da menstruação não traz prejuízo nenhum. Na prática, a menstruação não é um fenômeno natural O natural seria que a mulher engravidasse em cada ciclo fértil. A menstruação é somente um sinal do útero de que a fecundação não aconteceu e ele vai se renovar para o próximo ciclo. Com a pílula contínua, ou cíclica também, os ovários param de funcionar mas, os hormônios da pílula impedem que a mulher sinta os sintomas da pós-menopausa. Os contraceptivos hormonais foram uma das mais brilhantes invenções da medicina mas, devem ser utilizados com critério e, sempre, as mulheres devem discutir com seu médico os benefícios e riscos da sua utilização em longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, dr. Schor,
      Tudo bem? É um enorme prazer ter seu comentário por aqui. Sinta-se à vontade e comente sempre! Meu desejo sempre foi que você tivesse uma coluna aqui. É sempre bom ouvirmos também a opinião de um grande especialista. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Doutor posso usar qualquer anticoncepsional para melhorar a Endo??

      Excluir
  3. gostaria de saber se existe algum medicamento que auxilie na perda da libido, pois sofro muito com esse problema desde que comecei a tomar o ac de uso contínuo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem? Como é sempre falado no blog, cada organismo reage de um jeito aos medicamentos. Para alguns, o uso do AC contínuo já acarreta a perda da libido. Para muitos, o uso do Zoladex, que induz a menopausa, estágio onde temos menos testosterona. Se esse é o seu caso, você precisa conversar com seu médico para resolver seu problema. Tem remédio manipulado que faz a libido voltar. Veja isso. Se precisar de ajuda, estou por aqui. Beijos com carinho!

      Excluir
    2. ola minha colegas falaram que tomam o ciclo 21 e n e sempre que ela tem a quela vontade de fazer relacaoo ciclo ele atrapanha e ela tbn se sente muito sonoleta

      Excluir
    3. OI gostaria de sader se e possivel n te orgasm sempre

      Excluir
  4. http://boaforma.abril.com.br/comportamento/saude-mulher/menstruacao-interrompida-pros-contras-489481.shtml não é a primeira vez q leio q pode se tratar a endo sem interromper a menstruação, mas como, se de certa forma e menstruação q alimenta a endo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa,
      Já tinha visto o artigo, mas a seu pedido, ele foi publicado. Afinal, no A Endometriose e Eu, quem o faz o blog é você, querido leitor. Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. OI CAROL É ALINE DE TATUI LEMBRA DE MIM HOJE EU FUI NA CONSULTA VOU TER QUE FAZER UMA RESSONANCIA MAIS A MAQUINA DE LÁ ESTA QUEBRADA VOU TENTAR FAZER NA MINHA CIDADE PELO SUS É A MEDICA FOI MUITO BOA COMIGO ELA ACHA QUE TENHO ENDOMETRIOSE PROFUNDA E ME PASSOU A PILULA CERAZETTE E TAMBEM ME ENCAMINHOU PARA FISIO MAIS TEM MUITA GENTE NA LISTA DE ESPERA MAIS DEU TUDO CERTO BEIJOS FICA COM DEUS !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline,
      Tudo bem? Claro que me lembro de vc. Fico feliz que deu tudo certo em sua consulta. Você passou em consulta na Unifesp? Pois é, eu voltei à algumas de sessões de fisio, mas não sei por quanto tempo. Fiquei um tempão na fila, já que precisei abandonar meu tratamento no ano passado. Fique bem. Beijos com carinho!!

      Excluir
  6. Oi Carol, venho lendo seu blog e gostado muito. E gostaria de saber se você pagou muito caro em suas cirurgias.

    Quanto ao ac, comido depende do ac e do meu emocional. Mas acredito que em breve teremos pilulas que não vão interferir na libido.

    algumas materias q falam sobre o assunto:
    http://www.semprefeminina.com.br/anticoncepcional/anticoncepcionais-podem-diminuir-a-libido-e-mudar-de-pilua-soluciona-o-problema/
    http://oglobo.globo.com/saude/pilula-anticoncepcional-pode-diminuir-libido-da-mulher-3012939

    http://www.cadernor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=442:anticoncepcionais-podem-reduzir-libido&catid=17:sua-sae&Itemid=54

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia,
      Fiz minhas cirurgias pelo meu convênio médico. Mas se você morar em São Paulo, lhe indico o ambulatório de endometriose da Unifesp, que oferece tratamento digo e gratuito a todas nós, portadoras brasileiras um tratamento digno. Se precisar de mais informação, escreva para carolinesalazar7@gmail.com
      Em minha opinião, nosso psicológico interfere e muito, em toda nossa vida. Por sua sugestão, já postei a do O Globo. Obrigada por sua participação. Sua sugestão é sempre bem-vinda! Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Caroline posso tomar um anticoncepsional , qualquer um isso melhora a endometriose??? Uso nordete.

      Excluir
  7. Olá sou Fabiana de Araranguá Santa Catarina, hoje pesquisando sobre endometriose encontrei seu blog, também estou passando uma barra com esse doença mas as informações que li me deixaram com esperança. Jà fiz vários exames e tenho consulta dia 05/04 vamos ver o que a médica vai dizer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana,
      Seja muito bem-vinda ao blog! Já estou torcendo para que tudo dê certo. Quero saber como foi sua consulta. Se precisar de ajuda, é só escrever para carolinesallazar7@gmail.com Tenha sempre esperança, minha querida, mas acima de tudo, muita fé. Beijos com carinho!!

      Excluir
  8. Ac nunca me trouxe problemas, mas sim uma vida melhor. Qto ao uso continuo, ñ sou médica, mas dizem não haver grande diferença do uso com pausa...

    http://www.meuanticoncepcional.com.br/anticoncepcional/estudo-inedito-comprova-beneficios-da-pilula-continua/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo depende de cada organismo mesmo. Mas fico feliz em saber que, para você, o AC foi bom. Ter uma vida melhor é o que todas nós queremos. Vou ler sua sugestão, e publicá-la sim. Beijos com carinho!!

      Excluir
  9. Oi carol, me chamo Paula e tenho 19 anos, vc poderia por favor me responder se para tomar o AC de uso continuo, eu posso continuar com o mono continuamente, ou tem q ser bifasico ou trifasico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula,
      Infelizmente, não sei e nem posso responder isso a você. Não sou médica e nunca ouvi falar nada sobre isso. Mas faço um pedido: se algum especialista passar por aqui, por favor, tire a dúvida de Paula. Seja bem-vinda, querida! Beijos com carinho!!

      Excluir
  10. Olá eu tomo a pílula de uso continuo à dois anos , e pra mim esta sendo excelente , meu libido não diminuiu e não tive retenção de liquido e nem engordei ...Pra mim foi uma benção trato meu ovário policistico e me livrei do encomodo de menstruar e da TPM ... Só alegria !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Muito feliz por você estar bem, sem TPM e com libido. Algumas mulheres perdem a libido com o uso do anticoncepcional contínuo. Eu também sempre fui tratada como ovário policístico, mas na verdade eu tenho endometriose desde meus 13 anos, quando retirei meu apêndice, a doença voltou aos 15 quanto tive um cisto hemorrágico e, desde então, era tratada como ovário policístico. Espero que você continue bem! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. qual pilula vc toma atualmente estou a procura de uma de uso continuo.

      Excluir
    3. qual pilula vc toma atualmente estou a procura de uma de uso continuo.

      Excluir
  11. Oi, voltei a tomar anticoncepcional a um ano e nos ultimos dois meses estou menstruando a cada 15 dias e minha libido diminuiu consideravelmente. Pode ser efeito do anticoncepcional ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      O ideal é você retornar ao médico e relatar o que sente a ele. Porém, a perda da libido pode acontecer se ele for de uso contínuo. Mas tudo depende de cada organismo. De qualquer forma, posso colocar sua dúvida na coluna do dr. Hélio Sato, pelo menos a parte da libido. O que vc acha? Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  12. Oi tenho 17 anos e comecei a tomar o anticoncepcional level esse mês para regular minha mestruação,fiz tudo certinho,mais agora está me dando fortes dores de cabeças pontadas sabe,coisa que nunca senti..É normal ? Paro de tomar o remedio ou espero um pouco ? Esse anticoncepcional é bom mesmo ? Me ajudaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      É melhor vc retornar ao médico e relatar ests sintomas. O anticoncepcional é uma forma de tratamento, porém, existe vários tipos de anticoncepcionais. É preciso verificar com seu médico se esse que ele te receitou é o mais adequado pra vc. Mantenha-nos informada sobre vc. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  13. Olá, tenho 33 anos e tenho o diagnóstico recente de um endometrioma no ovário esquerdo.Sinto muitas dores e minha médica já me encaminhou para os exames pré-operatórios. Até saírem todos os resultados, ela me orientou a tomar anticoncepcional sem intervalos para ver se diminuem os cistos e me livro da cirurgia que segundo ela pode resultar na remoção do ovário. Porém, fiquei em dúvida, pois não me sinto bem com anticoncepcionais, as dores continuam e sei que se não operar, terei que tomar AC pro resto da vida sem intervalos. Gostaria de uma opinião de você. Será que não compensa fazer a cirurgia mesmo que seja preciso retirar o ovário esquerdo? Quero muito que isso acabe.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Como vai querida? Olha, nem todo endometrioma é preciso retirar o ovário. O importante é você ser operada por um ginecologista que seja especialista em endometriose e também em laparoscopia. Infelizmente, muitas mulheres acabam perdendo órgãos à toa. Eu sempre falo para as mulheres olharem o currículo lates do médico. Se precisar de ajuda estou por aqui. Beijo carinhoso! Caroline Salaza

      Excluir
    2. Obrigada, vou pesquisar e voltar a conversar com a médica,beijos :)

      Excluir
  14. Olá meninas!
    Tenho endometriose profunda e após a retirada de um dos ovários (há 3 anos) passei a tomar continuamente o AC, mas confesso que apesar de ser bom por evitar que eu sinta cólicas menstruais já que não menstruo, tb tem o lado péssimo que é a questão da libido.
    Acho isso terrível pq realmente atrapalha muito no relacionamento.
    Agora que eu e meu marido resolvemos adotar uma criança, estou pensando seriamente em parar com o AC e partir para uma cirurgia para diminuir as lesões da endo.
    Vamos dizer assim... Gostaria de engravidar, mas não posso parar com o AC, então vou preservar meus óvulos para quê?! rs
    Quero ser feliz no meu casamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, querida!
      Seja muito bem-vinda ao blog! Concordo com você, é preciso pensar na felicidade, na sua e na sua com seu marido. E quer saber? Estou aqui emocionada e arrepiada com sua generosidade.. adotar é muito mais que um ato de amor. E saiba que tem as mãos de Deus... Eu penso como você! Meu sonho é contar uma história assim, de uma mulher guerreira que não abandonou seu sonho da maternidade. Se já tiver adotado, escreva toda sua história para carolinesalazar7@gmail.com Parabéns!! Beijo com carinho!!! Caroline Salazar

      Excluir
  15. Não conhecia seu blog. Tenho endometriose diagnosticada a 11 anos, operei 2 vezes e tirei 1 ovário e um pedacinho do intestino. Meu foco principal era no septo retovaginal (2ª cirurgia2005) De lá para cá, passei 7 anos levando vida normal. e de 6 meses para cá tentei engravidar. não consegui. tenho 35 anos. Fiz uma resonância e acho que está pior. Deu adenomiose. Minha gineco passou Juliet (AC), mas não sei se é bom p endometriose. Ela não é especialista. Pensei em voltar no especialista, mas é caro. Não sei o que faço! Luana

    ResponderExcluir
  16. olá , quero colocar o DIU MIRENA, ele é recomendado , será que é um boa opição???? minha ginecologista receitou o CERAZETTI pra ver se meu organismo acostuma e não tem nenhum problema, pra depois poder colocar o DIU..... pois estou toda descontrolada na menstruação , os anticoncepicionais não fazem efeito os de uso contínuo.

    ResponderExcluir
  17. Luciana
    olá! gostaria de tirar uma duvida sobre o uso de anticoncepcional pois não uso nenhum somente preservativo. Qual é o beneficio meu ciclo menstrual é natura e regular é claro sempre com o fluxo bem mais alterado.

    ResponderExcluir
  18. Alguém já usou Diane 35 para excesso de pelos aqui? Meu endócrino me indicou. Eu tomava level, mas aí ele achou melhor trocar. Li alguns absurdos sobre a Diane na internet, alguém sabe algo sobre isso? Tomo a level desde os 13 e nunca tive nenhum tipo de reação, e quanto a ganhar peso, pelo contrário, ficou bem mais estabilizado desde que comecei a tomar.

    ResponderExcluir
  19. ola!
    Ja tomei pilulas umas 2 vezes, mas nao regular apenas depois de manter relaçoes sexuais para evtar a gravidez. Gostaria de saber quis sao as consequencias que isso pode me trazer. Continuacao duma boa tarde

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, meu nome é Graziele e eu tomo Level a aproximadamente 10 anos. No início eu sentia um nervosismo fora do normal e muita dor de cabeça, mas nunca interrompi o tratamento, hoje em dia continuo tomando e já não tenho efeito colateral nenhum. E por enquanto o medicamento está sendo muito eficiente, não ganhei peso e nem coisa do gênero. Pra mim está sendo um ótimo método contraceptivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. comecei a tomar level e acabei minha primeira cartela. Coincidentemente, estou com muita dor de cabeça e mt nervosa, coisa que eu não tinha antes. Por quanto tempo você sentiu isso?

      Excluir
  21. olá! nossa passei a 1 mes mais ou menos a tomar o ciclo 21 e estou super nervosa e inchada. alguma de vcs sentiram esse sintoma?? estou uma pilha de nervos depois que passei a tomar anticoncepcional ciclo 21

    ResponderExcluir
  22. Vc é ginicologista? Desculpa mas o que tem haver a acne ? Pq depende da pessoa e a idade uns tem mais que outros

    ResponderExcluir
  23. Olá,gostaria de saber se então com base nesse post é mais vantajoso tomar ou não a pílula? tenho 16 anos e quero tomar anticoncepcional pois namoro a dois anos e meio e pretendemos iniciar nossa vida sexual..

    ResponderExcluir
  24. Olá, no meu caso aumentou a acne, não sei o que aconteceu, tomava outro e quis mudar pra esse, mas as minhas acnes que tinha desaparecido com o outro anticoncepcional, voltou aparecer depois de velha e com um grau muito elevado depois de velha rs e minha pele ficou muito oleosa...

    ResponderExcluir
  25. Espero que responda!
    Tomei anticoncepcional por um período de 5 anos e parei de tomar faz quase um mês, desde então venho sentido "efeitos colaterais" que outra não sentia. No entanto não sei se a causa está relacionada com o rompimento da medicação, mas vamos lá: passei a sentir muito calor, e esse calor vem em momentos inesperado (como se fosse menor pausa - tenho 24 anos), o clima está frio e de repente aparece o colorão de suar a camisa. Será que tem haver com isso?

    ResponderExcluir
  26. oi Caroline! Sou de Angola e gosto bastante de seus conteúdos. Entretanto, hoje apraz-me apresentar uma preocupação duvidosa: Minha esposa começou tomar AC há dois anos, após o nascimento de nosso primeiro filho. Porém, faz alguns meses que vem se queixando de dores em diferentes partes do, articulações fundamentalmente.
    Então, a minha questão é: Ac provoca dores no corpo e em articulações?

    ps.: por favor podes responder também para dsm85@live.com

    ResponderExcluir
  27. Oi. Estou tomando há dois meses iumi continuamente,sendo que há mais de seis meses venho tomando esse anticoncepcional, porém com pausa, mas tenho candidíase cronica e meu ginecologista disse que era melhor eu não menstruar mais, pois sempre pioro com a menstruação e os corrimentos voltam, desde então estou engordando sem parar, não mudei minha alimentação, sempre comi normalmente, nada à mais. O que faço? Qual é a explicação, ficar sem menstruar é realmente favorável? Engordarei mais?

    ResponderExcluir
  28. Oi. Estou tomando há dois meses iumi continuamente,sendo que há mais de seis meses venho tomando esse anticoncepcional, porém com pausa, mas tenho candidíase cronica e meu ginecologista disse que era melhor eu não menstruar mais, pois sempre pioro com a menstruação e os corrimentos voltam, desde então estou engordando sem parar, não mudei minha alimentação, sempre comi normalmente, nada à mais. O que faço? Qual é a explicação, ficar sem menstruar é realmente favorável? Engordarei mais?

    ResponderExcluir
  29. Vou começar a tomar o anticoncepcional Level, mas faço uso diario de neosoro ou narix...
    Esses remedios interferem na eficacia do anticoncepcional?

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu medico me receitou level para uso contínuo. Não achei nenhum level para uso contínuo nas farmácias q procurei.algumas atendentes me disseram q não tem nenhum level para uso contínuo especifico e q eu deveria tomar o de pausa mas sem a pausa, ou seja , tomar o level comum imendando uma cartela na outra.Ja pesquisei sobre isso antes de decidir se queria ou não fazer uso do anticoncepcional continuo e pelo q sei não é aconselhável nem eficaz imendar uma cartela na outra do anticoncepcional pra pausa, e sim tomar um específico pra uso contínuo. Eciste esse anticoncepcional pra uso contínuo? Onde eu acho?

    ResponderExcluir
  31. Oi Carol, gostei muito do seu questionamento. Uso anticoncepcional há 10 anos, tive vários problemas com eles, até que me adaptei ao Nuvaring, um anel contraceptivo, usei durante 6 anos, pra mim realmente foi o melhor...mas sempre me questionei quanto aos efeitos colaterais dos anticoncepcionais, muito pouco discutidos. Não posso negar quanto a praticidade, pois nos acostumamos e nos prendemos a eles, pois o medo de ter uma gravidez indesejada ou o rosto encher de espinhas, pra mim estava fora de questão. Mas desde os primeiros anos percebi o quanto minha libido diminuiu, meu marido então, rsrsrs...e comecei a conhecer várias mulheres que pararam de tomar anticoncepcional e optaram por métodos naturais, e pensei se elas conseguem eu tbm consigo. Parei de usar há duas semanas, por enquanto estou tendo sintomas de abstinência hormonal, muito cansaço e uma dor de cabeça horrível, é mole?! Pois é, acho que eles realmente fazem mais mal do que bem, salvo raríssimos casos. Vou me virar sem eles, daqui uns meses te conto como estou me sentindo...

    ResponderExcluir
  32. Olá sou samara tenho 18 anos,tomo anticoncepcional a 5 anos,tomava primera 20 e agora mudei para o level,só que tá me dando corrimento,tirando minha lubrificação e tirando meu libido! Me ajude! Nunca tive um orgasmo,preciso de ajuuuda! A algum remédio para isso?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Sugiro que vejam alguns depoimentos de mulheres que quase morreram por tomar anticoncepcional, no YouTube tem vários, tomei por anos e tive vários efeitos que não relacionava com a pílula até ouvir uma endocrinologista falando sobre os efeitos em linhas gerais, aí não tive dúvidas parei o anticoncepcional.

    ResponderExcluir
  36. Olá, gostei muito do post mas fiquei com uma dúvida. Com a injeção anticoncepcional também é assim? Estou pesquisando sobre esse método e estou com receio agora. Achei este site http://cyclofemina.com.br/ com informações mas nada ligado a isso. Muito obrigada pela atenção! Beijos

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Meu nome é Adriana, fui diagnosticada com endometriose a 10 anos e a 8 anos apos a Laparoscopia usava anticoncepcional continuo para suspender a menstruação. Tudo estava indo bem, mas em junho 2015 eu tive trombose na pernas esquerda, fiz todos os exames pra saber a causa e tenho trombofilia, deficiência genética (proteína S) e o a dosagem muito forte do estrogênio no anticoncepcional desencadeou a trombose. Não posso mais usar anticoncepcional, porem estou com aderências entre ovário esquerdo, bexiga e útero, eles se movimentam em blocos. Não sinto mas dor na relação sexual e nem seis meses que estou sem anticoncepcional também não tenho mais cólicas fortes, porem minha TPM parece que duplicou. O hematologista sugeriu para a minha Gino colocar o DIU mirena. Aparentemente eu estou bem. Eu estou mim adaptando a minha nova condição. Como a Caroline Salazar dize vai do metabolismo de cada mulher, nunca tive problema com libido, não engordei, mas por outro lado não ajudou muito com as acnes e manchei o rosto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também tenho endometriose e estou fazendo o uso contínuo de Pietra. Meu sonho era poder parar de tomar qualquer tipo de pílula. Depois da sua trombose, qual foi o tratamento indicado? Você voltou a tomar hormônio ou está sem? Beijos
      meu email é marinadfig@gmail.com

      Excluir
  39. Ola sou Joice tenho 21 Anos e nunca tive orgasmo!desde que comecei a fazer sexo comecei tomar ciclo 21 Será por causa da pílula?Pois comecei a tomar a pílula e hj ja faz 8 anos que tomo sera por causa disso? Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  40. Olá,meu nome é Ana,tenho 32 anos e uso ac há 5 anos e percebi que minha líbido diminui um pouco e por esse motivo dei uma pausa de 3 meses,mas não senti nenhuma diferença.Um outro fato que aconteceu comigo são as convulsões,já fiz vários exames e não constou nada.Foi quando li uma matéria na internet falando que,o uso do ac por um longo período pode causar convulsões e outros danos ao cérebro. Gostaria de saber se isso é verdade,caso seja existe outro método contraceptivo eficaz que não tenha efeito colateral?

    ResponderExcluir
  41. GRAVES AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER OS MEUS PROBLEMAS O SEU EMAIL É (drsunnydsolution1@gmail.com
    Meu nome é Miss Fatima, fiquei casada com meu marido por 5 anos, vivíamos felizes juntos durante esses anos e não até que viajasse para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e amo Ela só. Então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não quer me ver novamente e meus filhos, então ele nos expulsou da casa e agora ele estava indo para a Austrália para ver aquela outra mulher. Então eu e meus filhos agora estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estava tratando bem porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem, eu E meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de levar meu marido de volta para casa porque eu amo e valorizo ​​ele tanto, então um dia, enquanto eu estava navegando no meu computador, vi um testemunho sobre esse lançador de feitiços DR Sunny, testemunhos Compartilhado na internet por uma senhora e isso me impressiona tanto, eu também penso em tentar. No começo eu estava com medo, mas quando penso no que eu e os meus filhos estão passando, então eu entrei em contato com ele e ele me disse para manter a calma por apenas 24 horas para que meu marido volte para mim e para minha melhor surpresa eu recebi uma ligação Do meu marido no segundo dia perguntando as crianças e liguei para o DR Sunny e ele disse que seus problemas são resolvidos para meu filho. Então foi assim que eu recupero minha família depois de um longo estresse de travar por uma senhora doente, então com toda essa ajuda da DR Sunny, eu quero que você esteja neste fórum para se juntar a mim para dizer um grande agradecimento ao DR Sunny e eu iremos Também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contactá-lo, seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. Mais uma vez, seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    É ESPECIALIZADO NO SÍMBOLO SEGUINTE.

    (1) Se você deseja o seu ex de volta.

    (2) se você tiver sempre sonhos ruins.

    (3) Se você deseja ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você deseja que mulheres / homens correm depois de você.

    (5) Se você quer um filho.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você deseja amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar seu dinheiro perdido.

    (10) se você quiser parar seu divórcio.

    (11) se quiser se divorciar do seu marido.

    (12) se desejar que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Envelhecimento de gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantia que você ganha os casos e o divórcio incomodáveis, independentemente da etapa

    (15) Pare que seu casamento ou relacionamento se separem.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CANCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisar de orações por libertação para seu filho ou para você.

    Mais uma vez, certifique-se de contactá-lo se tiver algum problema, ele irá ajudá-lo. Seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) entre em contato com ele imediatamente ... chame-o de número ou whatsapp ele +2348077620669

    ResponderExcluir
  42. Olá, todos são preciosos do estado das Américas aqui para testemunhar em nome desse grande homem que trouxe de volta a felicidade para minha família depois que meu amante Chris me deixou por 3 anos para outra mulher, realmente amei Chris porque ele era meu primeiro Amor, eu tentei tudo o que estava ao meu alcance para fazer com que Chris voltasse à minha vida, mas as pessoas que conheci apenas continuaram me enganando e me mentindo. Então, normalmente, aos sábados, eu sai para fazer meus cabelos e pegar algumas coisas. Então, eu conversei com as pessoas No salão se eles ouvem rádio lá, que há um programa (como eu voltei meu ex) E comecei a falar muito sobre o Dr. EDDY como este homem ajudou muitas pessoas a trazer de volta amante lá, então imediatamente eu fui Perto das senhoras que conheci no salão e eu expliquei as coisas para eles, disseram que eu deveria tentar entrar em contato com o Dr. EDDY que ele falou da cidade e as pessoas estão realmente entrando em contato com ele para obter ajuda imediatamente buscamos na internet e lemos otimo Coisas sobre o Dr. EDDY, agora recebi Todo o contato do Dr EDDY instantaneamente no salão eu dei uma chamada ao Dr. EDDY e eu compartilhei meu problema com ele. Ele só me disse para não me preocupar que eu deveria ser feliz. Ele apenas me disse para lhe enviar alguns detalhes que eu fiz, E Então ele voltou para mim que tudo ficaria bem dentro de 36 horas, eu estava tão feliz, então o Dr. EDDY fez o trabalho dele e ele não me falhou, meu amante Chris veio até mim em lágrimas e pediu desculpas por me deixar profundamente dor por bem 3 anos, então ele decidiu provar que ele nunca me deixaria por qualquer motivo que ele me fez ter acesso a sua conta e me fez seus parentes mais novos em toda sua vontade. Agora, o mais perfeito é que ele não pode passar um minuto Sem me ver ou me chamar, sou tão grato ao Dr. EDDY por trazer de volta a felicidade que eu falta por anos, entre em contato com o Dr. EDDY para obter ajuda, ele é um homem de confiança no e-mail é dreddyspiritualtemple@gmail.com ou você pode chamá-lo ou whatsapp Ele com este número ... + 23408160830324
    (1) Se você deseja o seu ex de volta.
    (2) se você tiver sempre sonhos ruins.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens para correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) [Você quer ser rico.
    (7) Você quer amar seu marido / mulher para ser seu para sempre.
    (8) Se você precisar de assistência financeira.
    (9) Se você quiser parar o seu divórcio.
    10) Ajudar as pessoas a sair da prisão.
    (11) Feitiços de casamento
    (12) Magias de milagre
    (13) Feitiços de beleza
    (14) PROFECIA CHARM
    (15) Atração Feitiços
    (16) Feitiços do olho mau.
    (17) Feitiço de beijo
    (18) Remova feitiços de doença.
    (19) ELEIÇÃO GANHANDO SPELLS.
    (20) SUCESSO EM EXAMES SPELLS.
    (21) Charm para obter quem te ama.

    CONTATO: dreddyspiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir