segunda-feira, 15 de agosto de 2016

"ENDODICAS": SEIS DICAS BÁSICAS DE COMO DIMINUIR A RETENÇÃO DE LÍQUIDO!



Por Caroline Salazar

O uso de medicamentos fortes aliado ao sedentarismo, por conta das fortes dores que sentimos, faz com que nosso corpo passe a reter mais líquido que o normal. Isso é sentido, principalmente, para aquelas que moram em regiões quentes. Não sei como vocês, mas comigo é só o tempo ficar mais quente que percebo que incho um pouco. Isso tem uma explicação: nos dias mais quentes há um aumento no volume dos nossos vasos sanguíneos por conta da dilatação dos mesmos, por isso inchamos tanto. Sem contar a TPM, a menstruação e outras coisitas a mais por ser mulher, né? Listo para vocês seis dicas de como diminuir a retenção de líquido.

- Beba muita água – a água é um bem que Deus nos deu e que estamos deixando esse bem ir embora. Lembro bem da paixão da minha avó pela água, afinal, se estamos com sede é que ela mata, se estamos com calor é um bom banho que nos refresca, e com a retenção de líquido não é diferente. Uma das melhores maneiras de combater o inchaço é beber muita água. A hidratação ajuda a eliminar o líquido acumulado por meio da urina. Segundo especialistas é recomendado ingerir 35ml por quilo ao dia.

- Alimentos que desincham – invista em alimentos que ajudam a desinchar. Dentre eles estão as frutas e os vegetais. A inclusão de grãos na alimentação e carnes magras ajudam a diminuir o inchaço abdominal (tudo que queremos, não é mesmo?).  Em relação às frutas, o mamão ajuda no funcionamento dos intestinos. Já a melancia, o melão e o abacaxi são ótimos diuréticos e auxiliam na prisão de ventre, a eliminar os gases, e consequentemente, o inchaço. A banana também é uma ótima pedida, pois ajuda a eliminar o sódio do nosso organismo. Eu amo banana, mamão, melancia... Já os vegetais, os principais que ajudam no sistema digestivo e intestinal são: abóbora cabotchian, chuchu, abobrinha, cenoura, tomate, couve-flor, brócolis e berinjela são indicados, além de folhas como alface, repolho, couve e espinafre. 

- Sal – o sal é o grande vilão da retenção de líquido. O ideal era não ingerirmos nada de mais, mas quem aguenta? Diminuir o sal já é um bom começo para atenuar a retenção de líquido. Quando diminuímos o sal a gente passa a sentir mais o gosto dos alimentos, em especial, das verduras e dos legumes.

- Atividade física – praticar atividade física faz um bem danado ao nosso corpo e ajuda no combate da retenção de líquido. Sei que muitas endomulheres não conseguem se mexer muito por conta da dor, mas quando falamos em atividade física vale aquela caminhadinha pelo bairro. Se exercitar, independente - de onde e da forma -, ajuda não só a aliviar a retenção de líquido, mas melhora nosso humor, nossa autoestima e nos dá aquele up, já que queimamos calorias. Pense nisso! Eu comecei a me exercitar há dois meses e os benefícios já estão visíveis. Meu abdômen já diminuiu bastante, minhas pernas já estão mais tonificadas e minha autoestima está nas alturas. Sem contar o mais importante: a diminuição das minhas dores musculares. Se antes eu precisava tomar relaxante muscular, hoje não os tomo mais.

- Massagem ou drenagem linfática – fiz muita drenagem na gravidez e me ajudou muito na retenção de líquido. Além de relaxar nossa musculatura tanto a massagem quanto a drenagem são grandes aliadas para aliviar a retenção de líquido. Atualmente por questões financeiras não consigo mais fazer, mas achei no site da Boa Forma uma autodrenagem, que a gente mesmo faz, coloco no final do texto para quem quiser testar.

- Chás – invista em chás que têm o poder de ajudar na retenção de líquido, como o chá amarelo, o de hibisco e o de hortelã, por exemplo. Acrescentar gengibre, cravo e canela, que têm ação termogênica, ajuda a acelerar nosso metabolismo, o que faz perder calorias. Ultimamente tenho tomado o de hibisco, que ajuda na perda da gordura abdominal, mas peço que sempre pergunte ao seu médico, pois li que este chá pode prejudicar a fertilidade. Então, para quem quer engravidar o chá de hibisco não é uma boa pedida.

Autodrenagem Boa Forma:

- Sentada, deslize algumas vezes as mãos umedecidas em creme do tornozelo até o joelho.
- Em pé, repita várias vezes o mesmo movimento do joelho até a virilha, dando atenção especial à parte interna da coxa. 
- Com um braço estendido à frente, escorregue a mão oposta aberta desde o cotovelo até a axila, passando por toda a circunferência do braço. 
- Deslize as mãos (uma sobre a outra) fazendo círculos pequenos em sentido horário em torno do umbigo. Faça a massagem após o banho. 

Espero que ajude! Beijo carinhoso!!

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas Carol!! São Sempre Bem vindas!! Bjao Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Nem tenho palavras para agradecer por essas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Carol, eu achei que era só eu que passava por isso e que o meu inchaço não tinha relação com a endometriose. Por isso é tão bom saber que tem solução para todo esse desconforto.
    Parabéns pelo site! É de uma ajuda inigualável!

    ResponderExcluir