quinta-feira, 28 de julho de 2016

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Em “Com a Palavra, o Especialista” deste mês separei as dúvidas sobre o dienogeste para o doutor Hélio Sato responder. Com o lançamento do dienogeste 2mg de outros laboratórios desde o início do ano, tenho recebido muitas dúvidas sobre a eficácia deles, já que eles são bem mais baratos que o Allurene. A eficácia é a mesma do original? Outra pergunta recorrente entre a maioria das endomulheres  é o escape com o uso deste hormônio. Troquei o laboratório e tive escape. Por que isso acontece? Meu organismo não se adaptou ao medicamento? O doutor Hélio Sato responde. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

- Doutor Hélio Sato gostaria de saber se os medicamentos com o dienogeste 2mg, como os genéricos, e outros que foram lançados neste ano são a mesma coisa que o Allurene? Anônima – São Paulo – SP

Doutor Hélio Sato: Sim! Na teoria todas estas alternativas tem o mesmo princípio ativo na quantidade adequada para sua ação.

- Quando terminei a minha primeira cartela do Allurene fiquei menstruada normalmente e continuou durante 10 dias mesmo continuando a tomar o medicamento sem pausa. Gostaria de saber se isso é normal ou se aconteceu por que o meu organismo não se adaptou ao remédio? Janayna Brasil – Pernambuco

Doutor Hélio Sato:  Este sangramento persistente denominado de escape sanguíneo ou “spotting” (gotejamento) ocorre durante o uso de derivados progesterona, componente das pílulas anticoncepcionais, inclusive o Allurene. Este efeito colateral é amplamente relatado nas usuárias dos derivados e não significa que não está ocorrendo à adaptação e tão pouco que não está sendo eficaz. O aborrecimento referido pelo escape sanguíneo é sua imprevisibilidade e persistência independentemente das medidas para conter sua manifestação.


Sobre o doutor Hélio Sato: 

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição. 


Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clínica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 


5 comentários:

  1. Eu utilizava allurene quando saiu no mercado o Pietra ED, comecei a utilizá-lo e dois meses depois estava sete quilos mais gorda, mesmo mantendo a mesma rotina de alimentação e exercícios. Tive de voltar pro allurene.Foi um "barato" (pois não é barato) que saiu caro.

    ResponderExcluir
  2. Ano passado, há exatamente 9 meses eu fiz uma histeroscopia para a retirada de um mioma no ovário esquerdo e cistos no ovário direito, e depois de 6 meses, comecei a ter fortes dores e muito sangramento, fiz vários exames e todos detectaram o endometrioma no ovário esquerdo. Fui em 3 médicos, um deles me indicou um cirurgião para fazer uma videolaparoscopia, porém o cirurgião optou por fazer um tratamento com o dienogeste 2mg.
    Comecei a tomar faz 31 dias, e estou com sangramento há 20 dias seguidos, e muitas dores. Gostaria de saber se esse sangramento é normal devido a ingestão desse medicamento? O médico me receitou esse tratamento por 6 meses. Para depois pensar em fazer a cirurgia.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber se o Doutor Hélio atende por convenio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Fui paciente dele e ele não atende por nenhum convênio

      Excluir
  4. olá, fui diagnosticada com endometrioma no ovário direito e outras endometrioses no ovario esquerdo. Entretanto, não posso fazer uso de anticoncepcional pois tenho trombofilia. Como resolver?

    ResponderExcluir