quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

"Com a Palavra, o Especialista" vai dar uma bela aula sobre a classificação de embriões, assunto de extrema importância para quem passa pela fertilização in vitro. O doutor Hélio Sato também aborda os possíveis exames a serem feitos para evitar as falhas de implantação. Muitas mulheres, infelizmente, fazem sucessivas tentativas de fertilização in vitro e/ ou de inseminação artificial, mas não obtém sucesso. É preciso investigar a fundo o porquê dessas falhas antes de novas tentativas. O doutor Hélio esteve presente no congresso mais importante do mundo em reprodução humana, o European Society of Human and Embryology (ESHRE), realizado em Munique na Alemanda, em junho e julho de 2014, e nos conta o que foi apresentado de novo para avaliar os embriões e, assim, ajudar ainda mais quem passa pela F.I.V. Nada é mais gratificante para um especialista em reprodução humana quando a mulher engravida logo na primeira tentativa, como no meu caso, algo raro, já que implantei apenas um único embrião prestes a completar 36 anos. Quando enviei meu Beta HCG a ele por email, não deu dois minutos toca o meu celular: "Parabéns, Carol, você está grávida!". Demorou para cair a ficha do doutor Hélio no decorrer da semana sobre meu milagre. E a minha também!! Exatamente hoje completo 18 semanas! Já estou escrevendo a segunda parte de minha história. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

- O que pode acontecer quando se tem embriões de qualidade A e não há implantação? Sendo que foi feito exames na mulher e tudo estava bem. Há exames específicos a serem feitos em relação a isso? Há também a possibilidade de rejeição do organismo feminino? Vanessa Silva, Vitória – ES

Doutor Hélio Sato:  Os embriões são classificados de acordo com o grau de fragmentação do citoplasma, ou seja, as células dos embriões ao se dividirem podem perder parte do citoplasma, formando vesículas e o grau de fragmentação varia de:

A – Sem fragmentação
B – Fragmentação discreta
C – Fragmentação moderada
D – Grande fragmentação

E, as evidências apontam que quanto maior for a fragmentação menor é a capacidade de implantação dos embriões. No entanto, algumas pesquisas não observaram esta relação. Conclui-se que a avaliação da fragmentação é uma forma rápida, simples e barata de avaliar os embriões, porém, ainda é muito falho.

Assim, existem diversas pesquisas que avaliaram outras formas não invasivas de avaliar os embriões a fim de poder prognosticar a taxa de implantação e poder selecionar os melhores e assim aumentar a taxa de sucesso do tratamento.

Dentre muitos, a avaliação full time dos fenômenos celulares conhecido como time lapse mostrou ser uma alternativa mais eficaz, porém, ainda assim, demanda mais avanços. O time lapse não é nada mais que uma câmera tipo “big brother” que acompanha tudo que acontece com os embriões no meio de cultura, ou seja, quando aconteceu a primeira divisão, a segunda, a terceira, etc... e como aconteceu. Porém, ainda é uma tecnologia não disponível na maioria dos centros de reprodução, pois, os custos do uso aumentariam ainda mais o valor do tratamento. Recentemente, no congresso europeu que ocorreu em Junho de 2014 (Munique, Alemanha) observamos equipamentos que acoplam o time lapse juntamente com as estufas que não necessitam serem abertas para avaliação dos embriões, porém, os valores ainda são muitos altos.

Outra alternativa que pode ser utilizada é avaliação da integridade cromossômica dos embriões pela técnica de CGH (Comparative genomic hybridization) e, para tanto, é necessário que os embriões alcancem o 5º dia de evolução no meio de cultura, então, são removidos algumas células para esta análise que consiste em comparar 2 cromossomos sendo 1 sabidamente normal e outro a ser testado e assim é avaliado se o número de cromossomos são normais, ou seja, 46, bem como se há partes em excesso ou falta. E, desta forma, são transferidos apenas os embriões com a parte genética íntegra. Essa técnica aumenta significantemente a taxa de implantação. Porém, cabe destacar que a técnica tem custo relativamente alto e, infelizmente, muitos embriões não alcançam o 5º dia de evolução no meio de cultura. Portanto, se nenhum embrião alcançar esta fase conhecida como blastocisto ou se nenhum embrião estiver geneticamente normal também não é feita a transferência. Com isso, o tratamento terá de ser reiniciado novamente.

Quanto às avaliações que podem justificar a falha de implantação, além da avaliação embrionária, são aqueles que visam avaliar o endométrio e o sistema imunológico-coagulação. O endométrio pode ser avaliado por diversas formas, dentre elas, a histeroscopia que busca identificar sinais de endometrite (inflamação do endométrio, a camada interna do útero onde tem de ocorrer a implantação do embrião) e, também, verifica a existência de pólipos endometriais e mioma uterino submucoso. Já a biópsia de endométrio avalia as células que estão no endométrio e suas características e, também, tem objetivo de avaliar a presença de endometrite (teste mais sensível que a histeroscopia) e constata se o endométrio se prepara adequadamente para a implantação.

A forma mais moderna, porém, com custo mais elevado utilizado em pacientes que tiveram falhas de implantação pregressas é o teste de expressão de RNA no endométrio conhecido como microarray. Embora, possa orientar o momento que deve ser feito a transferência seu custo limita o uso rotineiro.

Em relação às doenças autoimunes convém pesquisar as tireoidites (inflamação da tireoide) autoimunes, lúpus eritematoso sistêmico e outros. Outros exames, também, visam avaliar a tendência de trombose, conhecida como trombofilia. Diversas mutações genéticas favorecem a trombose vascular, as mais comuns são o fator V de Leiden, Mutação na protrombina (fator II), deficiência da anti-trombina III e outros. Diante de tantas opções de investigação, sugiro sempre rediscutir com o médico para que novas opções sejam consideradas tanto para investigação quanto para tratamento.

 - Há dois anos tive uma gravidez na trompa e essa trompa foi retirada devido a endometriose. Já passei por três vídeos e agora estou tomando clomid. Quais exames tenho de fazer para verificar a possibilidade de gravidez natural? Com uma trompa, eu consigo engravidar naturalmente ou teria de partir para reprodução assistida? Rosimeire, São Paulo - SP

Doutor Hélio Sato: Nesta situação o exame básico a ser feito é a histerossalpingografia, que verifica se sua única trompa está desobstruída. Dependendo do resultado, há possibilidade de gravidez natural. 

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clinica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

3 comentários:

  1. Eu perguntei para o embriologista no dia da transferência de dois dos meus embriões 23/10 e ele disse que como já estavam congelados não seria possível classificar e q aqui na Bélgica não funciona assim, e eu perguntei e antes de congelar? Ele disse entre 1 e 10 q eles estavam na classificação 9...ou seja ótimo né?! Segunda feira vou fazer o exame de sangue beta Hcg pra saber o resultado!! Reza por mim Carol,já passei por tanta coisa,sinto q já não aguento mais!,,tem sido MT difícil pra mim e pra o meu companheiro...é claro q eu coloco Deus em primeiro lugar,mas todos os dias Qd levanto da cama passa um filme dessa luta diária na minha cabeça!!!me manda pensamentos positivos!!!Bjo MT grande pra vc e pra Barbara!!
    Espero q vc ainda se lembre de mim Renata da Bélgica ...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, querida!!
      Claro me lembro de vc!! Envio toda minha energia e boas vibrações para vc e sua família. Já deu tudo certo! Volte para nos contar o resultado do seu beta. Vou colocar essa sua dúvida do congelamento para o Dr Hélio Sato responder. Beijos carinhosos meus e da Bárbara! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Que alegria vc ter me respondido Carol, e obrigada por me enviar suas energias positivas!!Infelizmente o beta deu negativo :'-( E agora estou aqui de cama desde ontem parei de tomar os hormônios ( ultragestan vaginal e proginova) e a mestruaçao veio!! Carol será q vc pode perguntar ao Dr.Helio Sato se devido a minha segunda operação o meu médico retirou um pedaço do cólon do útero isso pode dificultar as minhas chances de levar uma gravidez até ao fim? Pq grávida eu fiquei uma vez e meu embrião parou de se desenvolver ( eu aqui trabalho como empregada doméstica e continuei a trabalhar) os médicos falam q eu terei q ficar deitada a gravidez inteira ( Qd acontecer) mas Qd tive o beta positivo não me deram certificado pra ficar em casa,não sei se isso foi um erro deles ou simplesmente não era minha hora!! Prefiro pensar q Deus sabe o q faz...Por favor Carol fala com ele pra mim,te agradeço muito desde já!!obrigada por tudo o q vc faz por todas nós.. Um bjo grande pra vc e para Barbarazinha!!

      Excluir