sábado, 18 de outubro de 2014

"A VIDA DE UMA ENDOMAMÃE": A VIDA QUATRO MESES APÓS O PARTO E A ENDOMETRIOSE DANDO AS CARAS!!

Imagem cedida por Free Digital Photos

Aos poucos nossa endomamãe vai voltando à ativa aqui no blog. Quatro meses após o nascimento de sua caçula, além de falar de Hadassa e dar alguns alertas às mamães, Tatiana nos fala de um possível retorno de sua endo. Isso quebra o mito de que a gravidez cura a endometriose. Já abordamos esse tema aqui na coluna do Dr David Redwine - A gravidez cura a endometriose? Não podemos esquecer que durante a gravidez as mulheres podem melhorar seus sintomas, mas depois... não significa que continuarão assim. Muitas continuam boas, mas outras não. Não, a gravidez não cura a endometriose. Precisamos ficar atentas aos sinais que nosso corpo apresenta. No meu caso, eu estava ótima antes da gravidez e assim continuo. Em breve vou contar a segunda parte. Vamos torcer e rezar para que tudo dê certo à nossa endomamãe. Beijo com carinho! Caroline Salazar

Por Tatiana Furiate

Olá minhas queridas! Que saudades de escrever no nosso cantinho! Mas confesso que minha vida está uma verdadeira loucura. A Hadassa está linda, ótima, crescendo cada vez mais. Já chegamos ao 4° mês de vida. Seu peso está de quase 8 quilos e ela está medindo cerca de 70 cm. Ela já faz gracinhas, dando gargalhadas para os irmãos, uma linda princesa. A fase mais complicada já passou. Júlia e Arthur aproveitam para brincar com ela e, assim, ela vem se desenvolvendo muito rápido. Ela já consegue virar sozinha na cama, acredita?! Não posso mais deixá-la nem um minuto se quer sozinha e dar aquele pulo na cozinha, por exemplo. Quando volto, ela não está no mesmo lugar. Nós, mamães de bebês, precisamos ficar atentas às atitudes deles, para que não ocorra nenhum acidente. É nessa fase que eles podem cair da cama ou do sofá, por exemplo. Por isso toda atenção é pouco. 

Minha rotina anda muito, mas muito corrida. Não é fácil liderar uma equipe de cinco pessoas diariamente. Não é fácil ter três filhos, cada um com necessidades diferentes. Cuidar da casa mais as crianças requer muito jogo de cintura. Mães e donas de casa precisam ser muito valorizadas. É a profissão que vale ouro no mercado. No pouco tempo livre que me sobra curto a família e também estou aproveitando para fazer cursos. Já fiz o de drenagem linfática especial para gravidinhas. Quero me dedicar a elas. 

Infelizmente, acho que a endo está dando as caras novamente. Após o nascimento da Hadassa, já tive duas infecções urinárias, muitas cólicas e desconforto urinário. O sangramento está pouco, pois tomo Cerazette de uso contínuo e, além disso, amamento exclusivamente minha pequena. 

A amamentação é um momento mágico e de uma intimidade maravilhosa entre mãe e filho. É um vínculo único que temos com nosso pequeno desde quando eles saíram de dentro de nós. Esse assunto também vale um post. Além desse laço afetivo, a amamentação tem para nós, portadoras de endometriose, outro grande benefício. Enquanto amamentamos ficamos livres da menstruação. Vou arrumar um tempo para ir ao urologista, especialista em endometriose do Trato Urinário. Ser portadora não é uma tarefa fácil! E ser portadora e mãe, então, é muito mais complicado, pois não podemos jamais deixar as dores tomar conta de nós, principalmente, àquelas que cuidam da casa e da família todos os dias. Existe uma galerinha que depende de mim, fora as mães que auxilio no grupo de gestante.

No próximo post vou falar um pouco mais com as mamães. Quero abordar alguns assuntos relacionado à maternidade. E, claro, vou dando notícias sobre minha investigação de um possível foco de endometriose na parte urinária. Não poderia terminar essa postagem sem parabenizar minha grande amiga Caroline Salazar, pela chegada da Babi, confesso meninas que foi difícil manter segredo durante as primeiras 12 semanas, que é o tempo ideal para divulgar uma gravidez.

Acompanhei tudo sempre torcendo e orando por vocês. Bárbara seja bem-vinda. Sua endotitia já te ama. Beijo carinhoso.  

Um comentário: