domingo, 11 de março de 2012

A ENTREVISTA DO DR. UNIVALDO SAGAE, NA RÁDIO GLOBO DO PARANÁ!

No último dia 7 de março, o dr. Univaldo Sagae, proctologista e cirurgião do aparelho digestivo da Gastroclínica Cascavel, explicou sobre endometriose no programa "Manhã da Globo", na Rádio Globo Cascavel. Ele é um dos grandes especialistas brasileiros e alguns dos médicos-cientistas que estudam a doença. De 15 a 20% da população feminina brasileira, em idade reprodutiva, sofre de endometriose. Cerca de 40% das mulheres inférteis no país, têm endometriose. Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU) são 176 milhões de mulheres no mundo que sofrem com a doença. Mais uma vez, agradeço imensamente a minha querida amiga Soraia David. É uma bela explicação, assim como no "Medicina & Saúde", programa comandado por ela na TV Tarobá, afiliada da Band no Paraná, e exibido em fevereiro de 2010. Confira a entrevista do dr. Sagae às jornalistas Aline Heinrich e Luciane Rossi: http://www.youtube.com/watch?v=ngzosf_PgN8&feature=player_embedded Vale muito a pena ouvir para entender um pouco mais sobre esta tão temida e terrível doença. Beijos com carinho!!

10 comentários:

  1. Oi, tenho endometriose, e a alguns dias tive uma dor aguda subita no ovario direito enquanto namorava... as coisas esquentaram e quando ele passou a mão na minha barriga (bem no pé da barriga, aonde a gente sente aflição quando alguém faz cocegas...) nesse momento parecia que meu ovário estava sendo torcido, foi uma dor horrivel, mas logo passou... hj apenas sinto um desconforto... saberia me dizer se é caso de rompimento de endometrioma? ou qqr outra coisa? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica,
      Tudo bem com vc? Você precisa realizar exames para saber se o que você tem é endometriose mesmo ou outra coisa. Até porque existem vários tipos de cistos de ovário, e não só o endometrioma. Peça ao seu gineco, o exame de ressonância magnética da pelve e do abdômen total. É melhor ver isso logo para não piorar. Se você morar em São Paulo, e precisar de ajuda para médicos escreva para carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
  2. http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u612406.shtml Uma boa notícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!
      Ótima notícia, sem dúvida. Agora, só nos resta esperar para ver quando esse novo exame chegará ao Brasil. Vou fazer um post sobre este artigo. Infelizmente, muitos médicos inexperientes com a doença, já querem fazer a video antes da RM. Um absurdo, pois os médicos que não aceitam convênio já partem para essa ideia com o objetivo de ganhar dinheiro. É uma cirurgia como outra qualquer, que precisa de anestesista e, em muitos casos, de outros especialistas. Mas vale lembrar que não são todos. Beijos com carinho!!

      Excluir
  3. http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/05/tratamento-natural-da-endometriose.html Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. , Anônimo!
      Como a endo ainda não tem cura na medicina, sou a favor de tentar de tudo. A unha-de-gato é um anti-inflamatório superpotente. Inclusive, já escrevi sobre um estudo que a Unifesp fez em parceria com UFMA (http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2011/03/fitoterapico-descoberto-pela-unifesp-e.html). Alivia muito as dores. Peguei a minha receita na Unifesp, e assim que der farei a fórmula manipulada. Outro ponto importante, em qualquer tratamento, é termos FÉ. Temos de ter FÉ em tudo na vida. Faço também tratamento espiritual, enfim, tudo em busca de uma qualidade de vida melhor, e uma vida sem dores. Beijos com carinho!!

      Excluir
  4. Ja ouvi falarem bem desse Vitex, porém, ele pode interferir no efeito do anticoncepcional, que é parte do tratamento para a endometriose, então será que no caso da Endo pode ser util?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana,
      Tudo bem com vc? Então, como não sou médica, não posso lhe tirar essa dúvida. Eu nunca tomei o Vitex. Se algum médico passar por aqui e puder esclarecer ficarei grata. Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. oie ,sou a VERA e gostaria q vc me auxilie,tenho uma filha com suspeita de endometriose,que não foi feito o exame para diagnosticar pelo transtorno da anestesia segundo o medico,pois ela tem somente 14 anos e esta tomando varios medicamento,que esta deixando muita irritada,e sem contar que os medicamento esta não esta fazendo efeito,comuniquei com o medico sobre ela ele não deu atençao,por isso peço tua ajuda,como vi o seu relato que teve um medico que a ajudou,vc poderia me indicar algum profissional q possa ajudar minha filha?Moro no interior de São Paulo,faço tratamento em curitiba,mas não estou satisfeita com atendimento,ja agradeço pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera,
      Tudo bem com vc? Eu indico a Unifesp, que oferece um tratamento maravilhoso pelo SUS, mas é na capital paulista. Tem como vc viajar com sua filha para São Paulo? Vc tem convênio médico? Eu imagino a irritação da sua filha. A endo mexe com todo nosso corpo, inclusive, com a nossa cabeça. Ainda bem que ela tem seu apoio. Sua ajuda é fundamental e fico muito feliz por isso. Parabéns por ser essa mãe maravilhosa e, principalmente, por acreditar em sua filha e em suas dores. É sempre uma emoção para mim, quando as mães me pedem ajuda e quando compreendem suas filhas. Escreva para carolinesalazar7@gmail.com que lhe passo o telefone da Unifesp. Por motivos de segurança, eu não deixo telefones no blog. Beijos com carinho!!

      Excluir