sexta-feira, 22 de abril de 2011

O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO A ENDOMETRIOSE E EU!!!

Nossa como o tempo passa, ou melhor, voa! Na última semana, dia 12, o A Endometriose e Eu fez um ano! Passou muito rápido, não!! Parece que foi ontem que tudo começou. Em primeiro lugar, agradeço a Deus, que me instruiu a criá-lo e, em segundo lugar, esse post é dedicado a todos os leitores que, a cada dia, fazem do blog um meio de informação de extrema importância. O blog não é só meu, mas, sim, de todas nós, portadoras de endometriose. Portadoras do mundo todo, sejam elas brasileiras ou não. Afinal, depois de Insensato Coração, o A Endometriose e Eu é lido no mundo todo.

Não tenho muito pra falar, apenas para agradecer por todo o carinho que tenho recebido. Aliás, recebo muitos e-mails diários. Se eu ainda não respondi o seu, tenha calma que, em breve, eu respondo. As respostas são todas personalizadas e eu preciso ter cabeça para isso. Com dor não dá, né. Hoje pela manhã, eu fui a feira com a minha mãe e, no caminho de volta, a dor chatinha, aquela latente, já apitava. O pior é que eu não gosto de falar muito sobre isso, porque, infelizmente, como eu já disse, o ser humano é muito egoísta e ignorante. A dor da endometriose independe do seu grau e, o quanto, ela atingiu os seus órgãos.

Por isso, a endo ainda é considerada como uma doença enigmática. Cada organismo reage de um jeito. Alguns são mais resistentes a dor, outros, nem tanto. Bom, eu leio e pesquiso muito. Não foi à toa que, Deus, inspirou-me para criar o blog. Portanto, digo: "A dor da endometriose independe de grau e, o quanto ela avançou dentro de você. Não podemos julgar ninguém, muito menos a dor de ninguém.". Aliás, penso ser bem louca a pessoa que acha que o outro gosta de sentir dor. “Quem gosta de dor?”, pergunto eu. Eu, por exemplo, odeio dor. Por ora, a que sinto me tira alguns prazeres, como por exemplo, arrumar casa. Eu não sei cozinhar, mas amo lavar um banheiro.

Como estou há quase dois anos desempregada, os afazeres domésticos ficavam por minha conta. Às sextas-feiras, era o dia de faxina. Por ora, eu não consigo mais limpar a casa, não consigo varrer, tirar todos os móveis. Da última vez que fiz isso, há um mês, o meu namorado estava comigo e viu como fiquei. Foi ele quem limpou as salas. Eu não aguentei. Eu mal consigo passar uma vassoura no banheiro e na cozinha. Eu teimo a fazer isso, e depois, a dor na lombar e a abdominal chega rapidamente sem avisar. Quase um ano após a cirurgia, eu ainda não retomei a minha vida profissional, ou seja, desde dezembro de 2009, eu não tenho um trabalho, um salário para me sustentar. Para quem tem a sua própria empresa, até pode ser mais fácil essa situação, mas na minha área é bem diferente. Resultado de tudo isso? Uma dívida de mais de R$ 20 mil reais. Agora eu pergunto: “Você, que sempre foi uma pessoa honesta, que sempre pagou os impostos absurdos que temos por aqui em dia, conseguiria deitar a cabeça no travesseio e ter uma noite de sono tranquila?”.

Eu ainda continuo na fisioterapia na UNIFESP. Por ela, eu levei vários nãos. Agora, aos poucos, volto a frilar, mas a minha dívida é muito alta. Tenho FÉ que o pior já passei e, que, em breve, depois de muitas, muitas e muitas noites mal-dormidas, voltarei a ter uma noite de sono tranquila. Só não sei quando, mas vai chegar.

Bom, mas depois do desabafo! Ufa, desejo vida longa ao A Endometriose e Eu e muitas felicidades pelo seu primeiro ano de vida. É muito bom saber que o blog é útil e ajuda muitas mulheres a entenderem tanto a adoença, como o que se passa com o nosso corpo. Beijos com carinho!!

13 comentários:

  1. Oi, Caroline! Primeiramente, parabéns por esse primeiro ano do blog. Que esse possa ser o primeiro de muitos! Gosto muito de lê-lo porque apesar de informativo transmite uma empatia muito grande à medida que você narra o seu cotidiano com a endo e divide conosco a história de vida de outras mulheres... O que nos faz perceber que não estamos sós. Beijão, Kah.

    ResponderExcluir
  2. Parabens!!!
    E continue com esse trabalho esclarecedor...
    Que nesse ano mais alternativas possam ser divuldagas para amenizar o nosso sofrimento.
    OBG!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol...
    Desculpe pela intimidade, é que desde o meu primeiro contato com o blog, me sinto como uma amiga íntima tua. E que infelizmente compartilham das mesmas dores. Bem, ainda não sei se o que tenho é endometriose. Já passei por 4 médicos e nenhum me deu certeza. Ainda mais que o meu plano de saúde tem carência para a vídeo até dia 30 de abril. Agora está perto, mas passo por isso há quase dois anos. Bem, o comentário a princípio tinha outro objetivo, mas me empolguei escrevendo. Outra hora, conto minha estória, meu quase divórcio, devido a dispaurenia, dias sem poder trabalhar, depressão, e por aí vai. Mas hoje, quero te agradecer, do fundo do coração, pela tua iniciativa de fazer o blog. Foi graças a ele que descobri que eu não era tão anormal, que infelizmente há outras mulheres que compartilham as mesmas dores, os mesmos sofrimentos que eu. E através dele, também, vi que há perspectivas, não só dores....
    Bem, querida, por hoje é isso, obrigada de coração. Um forte abraço. Omnia Vincit

    ResponderExcluir
  4. Olá Caroline,tdo bem?
    Parabéns pelo blog e que Deus continue iluminando vc para poder nos ajudar de uma forma esclarecedora e com tanta sinceridade.
    Um grande abraço!!! Priscila Gomide

    ResponderExcluir
  5. Parabens Carol que este seja o primeiro de muitos, que Deus te Abencoe sempre tenha fé e tudo correra bem, em breve aparecerá um emprego fixo.
    Passei na Unifesp me pediram uma carga te exames mas te ligo e conto melhor.
    Parabens
    Beijo
    Beth

    ResponderExcluir
  6. parabens Carol.... vc sabe que torco muito por vc!!! bjaooo

    ResponderExcluir
  7. Olá Karyne!
    Eu que agradeço por todo o seu carinho!! Se Deus quiser, este ano foi o primeiro de muitos aniversários do blog. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo!
    Obrigada pelo carinho!! Eu tenho FÉ que, a cada ano, médicos-cientistas possam estudar ainda mais a endo, para nos trazer não só métodos alternativos, mas a cura. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe!
    Obrigada pelo carinho!! Seja muito bem-vindo!! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Cassiana!
    Obrigada por todo o seu carinho! Você não precisa agradecer pelo blog. Espero que você esteja bem. Infelizmente, os planos de saúde muitas vezes não servem para nada. Eu sei o quanto a dispareunia é grave. Aliás, a meu ver, é a pior consequência da endo. Depois quero saber de sua história, tá. Se quiser enviar por e-mail, fica à vontade. Como já passou do dia 30 de abril, espero que já tenha ido ao médico. Quero saber de tudo. Você não está sozinha, viu. Estou aqui par o que precisar. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Priscila, eu vou bem e vc?
    Eu que agradeço por todo o seu carinho!! Realmente, Deus é muito bom com todos nós. É só ter FÉ que tudo dará certo. Até pouco tempo, eu não sabia a dimensão da minha ajuda. Hoje, tenho mais consciência sobre isso e, digo: quero ajudar muito mais. Mas, agradecer mesmo, você agradeça a Deus, nosso grande Pai, e o responsável por tudo isso aqui. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Beth, minha querida!
    Quero saber como foi na UNIFESP?? Eu tenho muita FÉ. Aliás, foi ela que me deixou viva. Sei que tudo tem o tempo de Deus e, não, o nosso. Só Ele sabe o que, de fato, é bom para todos nós. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  13. Máá, minha grande amiga!
    Mesmo longe, você está sempre por perto. Amigas como você são raras! Por isso, a quero sempre ao meu lado. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir