segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DAVID REDWINE: CISTOS OVARIANOS E CIRURGIA - QUANDO É PRECISO SER FEITA?

No artigo de hoje, mais uma tradução do médico e cientista americano David Redwine que vai esclarecer muitas dúvidas de quem tem cisto nos ovários. Opera logo? É emergência? Não precisa operar? Quando é preciso realmente operar? Bom, eu tive meu primeiro cisto, um hemorrágico, aos 15 anos. Fizeram-me uma laparotomia (a cirurgia aberta, tipo cesárea) e foi onde comecei a me ferrar com as aderências que tenho hoje, porque costuraram daquele jeito! Na época fui diagnosticada apenas como cisto no ovário, disseram-me que era um cisto de ovário hemorrágico. Desde então, passei a ser tratada com anticoncepcionais e como aquela que tinha cisto de ovário. Em 2011, ao passar pelo ambulatório de neuropelveologia da Unifesp, onde trata endometriose nos nervos pélvicos, fiquei sabendo que esse cisto era um endometrioma, ou seja, fiquei sabendo que eu tive endometriose no ovário. E mais, soube que minha apendicite aos 13 anos também era endometriose no apêndice. Soma-se à laparotomia mais essa "cirurgia aberta", as quais me trouxeram as malditas aderências pélvicas. 

Entre para a nossa campanha: "Seja do bem vote pelo reconhecimento da endometriose como doença social”. Vote no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013. Neste ano, cada pessoa tem duas chances de voto. É um voto por e-mail e outro com o facebook. Se você tiver email e facebook, vote com os dois, pois assim teremos mais chances. Clique no link (http://bit.ly/18wANh9) e dê o seu voto. A primeira opção é o voto por e-mail, onde no primeiro espaço você vai colocar seu nome e sobrenome e, no segundo, seu e-mail. Você clica na seta votar, que está à direita na cor laranja. É necessário validar seu voto em seu próprio e-mail, que você vai receber do prêmio TopBlog Brasil. Basta clicar no link que estará em seu email, e pronto, seu voto foi validado com sucesso! Na sequência aparece o F, em azul, do facebook. Clica na seta laranja, faça seu login e pronto. Voto validado com sucesso! Conto com a ajuda de todos vocês em votar e, em especial, em compartilhar meu pedido entre seus amigos. Afinal, como eu sempre disse: "a união faz a força e juntos somos mais fortes". O primeiro turno vai até o dia 9 de novembro. Aproveite para conhecer a linha de camisetas exclusivas que acabamos de lançar para espalhar a conscientização da endometriose. É a nossa conscientização fashion! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Por doutor David Redwine
Tradução: Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar

Cistos ovarianos e cirurgia de emergência

Ocasionalmente uma paciente interessada em ter uma cirurgia comigo entra em contato e fala que tem um cisto no ovário e que requer cirurgia urgente por conta desse cisto. Será um cisto no ovário uma emergência? A resposta é raramente.

Existem apenas duas situações de cisto no ovário que exigem cirurgia de emergência:

1.      Um cisto hemorrágico com significativa perda de sangue resultando em anemia;
2.     Dor severa e implacável que não pode ser controlada com medicação.

Vamos falar um pouco dessas duas situações. A causa mais frequente de hemorragia forte de um cisto no ovário é um cisto corpus luteum (latim: corpo amarelo). O corpus luteum é uma estrutura de cisto normal que se forma após a ovulação mensalmente. Existe um crescimento fisiológico de capilares para o interior do cisto após alguns dias, que em alguns casos é um pouco excessivo e que em casos raros pode resultar em sangramento grave.

Se uma mulher está tomando pílula anticoncepcional, a ovulação não deve ocorrer, e nessa situação um cisto corpus luteum hemorrágico é improvável nessa situação. Assisti apenas a uns poucos casos de hemorragia desse tipo de cisto nos mais de 30 anos no exercício da profissão, demonstrando que é de fato um evento raro. A gravidade dos sintomas e o choque provocado pela baixa pressão sanguínea, tornam a emergência dessa situação óbvia para qualquer pessoa. Isso é uma verdadeira urgência.

A dor implacável, por vezes acompanhada por náusea e vômito, sendo do lado esquerdo ou direito, poderá ser sintoma de um cisto ovariano, ou pode ser devido a algo como apendicite ou gravidez na trompa de Falópio (nota do tradutor: é possível, esse é o caso mais típico de gravidez ectópica). Os cistos ovarianos causam dor muito forte, embora uma torção do cisto possa causar dor semelhante.

Vazamento do fluído contido no cisto pode por vezes causar dor que vai diminuindo em poucos dias, embora que se o fluído for translúcido, poderá nem ocorrer muita dor. Um exame de ultrassom poderá por vezes indicar se um cisto está presente e que tipo de fluído contém. Se um cisto estiver presente e romper, o ultrassom poderá indicar se o fluído tem sangue, se contém coágulos ou se é oleoso (como acontece em rutura de cistos dermoides), ou se é claro como água. Por vezes o ginecologista terá a chance de inserir uma agulha através da parede posterior da vagina e recolher uma amostra do fluído derramado para identificar a sua natureza. Dor severa ou que continuamente fica mais forte que não consegue ser controlada pela medicação é motivo para considerar cirurgia.

Agora vamos falar de cistos ovarianos que não necessitam de cirurgia urgente. Isso inclui a maioria dos cistos, já que eles surgem e somem com base na função ovariana normal. A pílula anticoncepcional não faz com que os cistos sumam, embora por vezes sejam prescritas para esse propósito. Embora a pílula tenha o objetivo de impedir a ovulação, as pílulas de baixa dosagem disponíveis no mercado nem sempre impedem a ovulação totalmente, e como tal, por vezes podem surgir cistos mesmo durante a toma da pílula.

Nem sempre um cisto pode ser detectado por exame de palpação, e por vezes um ultrassom poderá ser necessário para investigar mais profundamente a origem da dor pélvica. Um cisto pequeno (cerca de 1 centímetro de diâmetro) pode ser detetado por ultrassom. Já que os cistos com origem na ovulação podem por vezes atingir 2,5 a 3 centímetros de diâmetro, a presença de pequenos cistos no ultrassom é comum e poderá não estra relacionada com a dor. Um cisto a partir de 6 centímetros é o nível arbitrário a partir do qual geralmente se recomenda a cirurgia, já que com essa dimensão ele poderá não sumir sozinho, embora cistos maiores do que isso nem sempre causem dor ou rompam.

O ultrassom poderá com frequência sugerir que tipo de cisto está presente, e isso poderá dar uma ideia da possibilidade da sua regressão ou não. Os cistos de endometriose podem ser sugeridos pelo ultrassom, mas mesmo a presença de um cisto de dimensões apreciáveis não constitui uma emergência se não estiver associado a dor forte ou sangramento, tal como referido anteriormente.

O cisto não atingiu essa dimensão do dia para a noite, e a maioria dos cistos de endometrioma não rompem cataclisticamente. Ocasionalmente poderão ter pequenas perdas de fluído e após isso a parede do cisto fecha novamente. Quando fecha, ocorrem alguns dias com dor que vai melhorando aos poucos. Tais perdas podem ocorrer em intervalos de alguns meses em algumas pacientes, noutras apenas uma vez. Não existem provas de que um cisto de endometrioma vazando possa espalhar endometriose.

Por isso, se tem um cisto que parece ser de endometrioma, não é urgente ser operada no imediatismo. De fato, poderá ser até uma ideia ruim, porque com frequência outras àreas da pelve atingidas pela doença não são tratadas devido à presença de um cisto, o que pode bloquear a avaliação do cirurgião, que olha apenas para o que está na sua frente.


Na maioria dos casos, mulheres que se pensa terem cistos de endometrioma de dimensões ainda maiores podem evitar uma cirurgia urgente, e agendar uma cirurgia para a endometriose com um especialista em excisão, desde que não exista dor incontrolável ou sangramento abundante. Mesmo que o ultrasom sugira um cisto canceroso, isso não constitui uma emergência, embora seja seguramente um assunto a ser abordado com mais cuidados e em curto prazo.

30 comentários:

  1. Olá Doutor! Eu tenho dois cistos de endometriose em 1 dos meus ovários. Gostaria de saber se eu operar,isso pode afetar a minha ovulação? Há 5 anos tento engravidar, meus exames estão tudo em ordem, meu único problema são esses dois cistos. Será que vou precisar fazer uma FIV para ter sucesso?
    Aguardo seu comentário.
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. boa noite
    gostaria de saber porque toda vez que eu tenho relação de quatro tenho sangramento, poderia ser algum tipo de cisto como faço para resolver isso?
    aguardo seu comentário...

    ResponderExcluir
  3. oi tenho cisto hemorragico folicular nos dois ovarios, tenho muita dor na barriga e nas costa, minha barriga ta bem inxada. tenho enjoou quase todo dia,e to ficando quase todo o tempo com tonturas...c, for atendida agradeço,,,obrigada,

    ResponderExcluir
  4. Oi eu tenho 17 anos e sou virgem ..e estou sentindo muita dor na região da pélvice , cólicas fortes e mesmo que a minha menstruação não desca . Já faz 2 meses que eu não menstruo , e já fui ao ginecologista e disse que não era nada, isso pode ser um cisto ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Tenho 15 Anos E tenho Cisto Hemorragico No Ovario Esquerdo E tenho endometriose Sinto muita dor e não estou aguentando Mais Vou Ter Que Fazer Cirurgia ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho 26 anos, ate 3 meses atras tinha um cisto q media 15 cm so n sei o tipo, sinto dores fortes na barriga e tds os sintomas de gravidez e mh menstruaçao esse mes veio pingando e foi embora. Preciso operar?

    ResponderExcluir
  7. Oi fiz a cirurgia para a retirada de um cisto no ovário esquerdo
    Porém já faz 3meses e agora comecei a senti minha barriga
    Formigar e doer novamente,também estou sentido muito sono e fome toda hora sei que não esta normal tem alguma coisa a ver com a cirurgia???

    ResponderExcluir
  8. Olá Doutor, preciso muito se sua ajuda. Fui diagnosticada com um cisto hemorrágico no ovário esquerdo de 5 cm. ele já me causou dor por 3 vezes, mais a ultima foi a pior de todas. Passei todo o carnaval indo aos gritos ao hospital, dor insuportável do lado esquerdo descendo pra perna. foi passado Tramol, mais em comprimido não adiantava. por varias vezes fui ao hospital tomar tramol na veia e era só passar o período de 6 horas que lá estava eu de novo aos gritos de dor no hospital, só depois de me passarem um anticoncepcional chamado Selene e após passar 2 dias tomando ele é que a dor sessou, o médico me sugeriu ficar 3 meses sem menstruar. Nessas condições o sr acha que é necessário uma cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um cisto de 8cm ele pode sumir sem cirurgia

      Excluir
    2. Tenho um cisto de 8cm ele pode sumir sem cirurgia

      Excluir
    3. Tenho um cisto de 8cm ele pode sumir sem cirurgia

      Excluir
  9. Olá Doutor, preciso muito se sua ajuda. Fui diagnosticada com um cisto hemorrágico no ovário esquerdo de 5 cm. ele já me causou dor por 3 vezes, mais a ultima foi a pior de todas. Passei todo o carnaval indo aos gritos ao hospital, dor insuportável do lado esquerdo descendo pra perna. foi passado Tramol, mais em comprimido não adiantava. por varias vezes fui ao hospital tomar tramol na veia e era só passar o período de 6 horas que lá estava eu de novo aos gritos de dor no hospital, só depois de me passarem um anticoncepcional chamado Selene e após passar 2 dias tomando ele é que a dor sessou, o médico me sugeriu ficar 3 meses sem menstruar. Nessas condições o sr acha que é necessário uma cirurgia?

    ResponderExcluir
  10. oi Dr. estou com um endometrioma de 7,5 x 5,5.. Gostaria de saber se eu não fizer a operação o que poderá acontecer comigo? quais as consequencias se nao operar? um cisto deste tamanho pode ser operado por videolaparoscopia? ou apenas por cesarea? estou sem dinheiro no momento, nao tenho plano de saude, Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Eunice..tenho um cisto com 8cm tem operar

    ResponderExcluir
  12. ola doutor fiz o exame transvaginal e o medico falava e a secretaria anotava no laudo nódulo de 25cm no colo do útero incluindo mioma isto requer de cirurgia pois ele me perguntou se tinha filhos eu disse que sim me deu a entender que corro o rico de cirurgia de retida o útero em que casos e mais nescessario

    ResponderExcluir
  13. Ha 2 anos estou indo na medica e ela sempre trocando de medicacao, nunca citou endometriose, e depois dizem que os melhores medicos estao nos Estados Unidos, nao pediu nenhum exame, ha dois meses atraz enviou um encaminhamento para outro medico e estou ate agora esperando me ligarem marcando a consulta, porque aqui eles ligam nao voce, ja fui diversas vezes na emergencia, dao a medicacao muito boa na hora no dia seguinte dor novamente, os medicos passam remedio mas nao buscam a cura, nao quero me entupir de remedios que tem diversas reacoes, quero me livrar dessa dor que atrapalha minha vida, dor, enjoo, diarreia, fraqueza, sinto algo que me lembra contracoes, nao consigo nem me levantar da cama, ate pra ir no banheiro vou toda torda me segurando nas paredes, essa colica imensa so comecou depois que tive meu filho que hoje vai completar 4 anos, Que desespero nao posso nem me levantar para fazer comida pros meus filhos :(

    ResponderExcluir
  14. Ha 2 anos estou indo na medica e ela sempre trocando de medicacao, nunca citou endometriose, e depois dizem que os melhores medicos estao nos Estados Unidos, nao pediu nenhum exame, ha dois meses atraz enviou um encaminhamento para outro medico e estou ate agora esperando me ligarem marcando a consulta, porque aqui eles ligam nao voce, ja fui diversas vezes na emergencia, dao a medicacao muito boa na hora no dia seguinte dor novamente, os medicos passam remedio mas nao buscam a cura, nao quero me entupir de remedios que tem diversas reacoes, quero me livrar dessa dor que atrapalha minha vida, dor, enjoo, diarreia, fraqueza, sinto algo que me lembra contracoes, nao consigo nem me levantar da cama, ate pra ir no banheiro vou toda torda me segurando nas paredes, essa colica imensa so comecou depois que tive meu filho que hoje vai completar 4 anos, Que desespero nao posso nem me levantar para fazer comida pros meus filhos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, você foi identificada com Cisto?

      Excluir
  15. Ola tive meu primeiro cisto hemorrágico com 17 anos, estava maior que uma laranja e acabou rompendo tive que fazer uma cirurgia cesariana de emergência foi retirado um pedacinho so do ovário direito, agora estou com 19 anos e eu estava tentando engravidar minha menstruaçao sempre foi certinha nunca atrasou porém a dois meses atrás ela atrasou eu e meu marido foi correndo fazer uma eco estávamos muito feliz porque pensamos que era nos bebe chegando mais infelizmente era de novo um cisto hemorrágico fiquei com medo pensando será que vou sofrer tudo de novo mais graças a Deus meu Ginecologista disse que não precisava se cirurgia e me receitou o remédio Tess que é próprio para tratamento de cisto, bom ele falou que era pra mim tomar dois meses e voltar la pra ver se diminuiu vou esse mês ver se sumiu pra mim poder engravidar tomara que Deus me abençoe e que suma esse cisto porque é uma tortura... Algumas de vcs engravidaram com cisto? Ou depois do tratamento? Demorou? Como foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, você fez a cirurgia de emergência pelo SUS?

      Excluir
  16. Olá minha esposa esta com o cisto no avaria esquerdo de aproximadamente 12.9 centímetros de 504ml o que podemos fazer pra reduzircônio isso sem fazer uma cirrurgia por que ela está morrendo de medo de fazer cirrugia por cauda de uma cicatriz que é bem em cima de onde o cisto está localizado tem algum método pra desolver isso me ajude aí alguém

    ResponderExcluir
  17. Olá minha esposa esta com o cisto no avaria esquerdo de aproximadamente 12.9 centímetros de 504ml o que podemos fazer pra reduzircônio isso sem fazer uma cirrurgia por que ela está morrendo de medo de fazer cirrugia por cauda de uma cicatriz que é bem em cima de onde o cisto está localizado tem algum método pra desolver isso me ajude aí alguém

    ResponderExcluir
  18. Você precisa de um empréstimo ou sua empresa? Entrar em contato com Sir KESTER empresa de empréstimo via kesteronlineservice@gmail.com dando vida empréstimo oportunidade para os indivíduos, empresas, seguros, etc. Você está em qualquer dificuldade financeira ou na necessidade de empréstimo para investir ou você precisa de um empréstimo para pagar suas contas procurar mais nada como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. Oferecemos todos os tipos de empréstimo em qualquer denominação da moeda com a taxa de juros de 5%. Quero usar este grande caminho para que você saiba que estamos prontos para ajudá-lo com qualquer tipo de empréstimo para resolver o seu problema financeiro. E-mail: kesteronlineservice@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Doutor, fui identificada com um cisto complexo, onde me causa muita dor nas pernas, problemas para evacuar, urinar e dores nas nádegas, essas dores são sintomas do cisto ou posso estar com algo mais sério?

    ResponderExcluir
  20. Quem tem cisto hemorragico é nessessário operar ?

    ResponderExcluir
  21. Atenção !!! Atenção !!!
    Você precisa de um empréstimo? Ou você precisa de dinheiro urgente para resolver seus problemas financeiros? Não procure mais, porque oferecemos 100 empréstimos% garantidos em uma baixa taxa de juros de 2%.
    E-mail para: (FERNANDOCARLOSJUAN@GMAIL.COM)

    ResponderExcluir
  22. Olá eu sou o Sr. Jackson, um emprestador de dinheiro legítimo e respeitável. Nós somos o Jackson Coleman Loan Company. Nós pagar fundos para os indivíduos que necessitam de assistência financeira com o crédito mau ou precisam de dinheiro para pagar as dívidas, contas ou investir no negócio. você tem sido procurando o empréstimo? você não precisa se preocupar, porque você está no lugar certo Oferecemos empréstimo que varia de 5.000 milhões de euros a 5 trilhões em baixa taxa de juros de 2%. Se você precisa de um empréstimo por favor contacte-nos por e-mail: jacksoncolemanloanfirm@gmail.com. Por favor, nós informá-lo que somos confiáveis, disponíveis e capaz de oferecer qualquer montante do empréstimo. Encha / preencha o formulário abaixo, para que possamos iniciar o processo de empréstimo. 1: Nome completo: .................... 2: País: ................... 3: Estado: ................... Endereço ...................... Sexo: .... ............ 4: Idade: ........................... 5: renda mensal: .. ............................. 6: Religião .................. ............ 7: empréstimo Duração: ............................ 8: montante solicitado: ................. 9: número de telefone: .................... 10: Ocupação: .. .. ....................... 11: Finalmente, uma cópia digitalizada de um dos mais tarde, deve ser enviado com a resposta: * passaporte internacional Carta de condução. JACKSON COLEMAN Loan Company Encontrar uma maneira melhor para a liberdade financeira! ... Obrigado e Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  23. Você está na necessidade de um empréstimo? ter no banco negou-lo de um empréstimo, estamos aqui para ajudá-lo financeiramente, tudo que você tem que fazer agora é nos enviar e-mail via (samuelgrantfirm@gmail.com) para obter seu empréstimo imediato de qualquer quantia a qualquer destino. Sua felicidade é a nossa prioridade.

    Nome: Samuel Grant
    nome da empresa: empresa de concessão samuel
    Email: samuelgrantfirm@gmail.com

    PARA APLICAR UM HOJE empréstimo rápido

    ResponderExcluir
  24. Doutor eu fiz a ultrassonografia transvaginal e acusou que tenho ovários policísticos e endometriose que medi 4mm. Eu tomo anticoncepcional Diane 35, mais tô vendo que não está adiantando muito. Sou louca pra ser Mãe mais não consigo.
    Será que eu vou precisar de cirurgia????
    Beijos e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde tenho Endomesntriose retrocervical uterina, comprometendo os ligamentos uterossacrose a parede anterior do retossigmoide, sem redução liminal significativa. E cisto com conteúdo hemático ovariano. O médico me passou um medicamento para tratamento de Endomesntriose chamado Arulax, com ele será que o cisto diminui até desaparecer ou terei que fazer cirurgia. Me oriente por favor obrigado

    ResponderExcluir