Em Com a palavra, o especialista", o doutor Hélio Sato responde duas questões que são dúvidas frequentes das leitoras. A primeira é em relação a menstruação àquelas que se submteram aos tratamentos com análogos de GnRH. Quanto tempo após induzir a menopausa, a menstruação volta? E a outra é um dos incômodos, que, a meu ver são alguns dos tantos sintomas que a maioria das portadoras tem: os temidos gases e as dolorosas cólicas, em especial, a intestinal. Mas, realmente, quando diz respeito às fezes das portadoras, nossa.... Qual portadora nunca passou apuros quando não estava em casa?
Escrevi um artigo sobre "Como são as fezes de quem tem endometriose", e todas que leram se identificaram. O texto foi elogiado até mesmo por especialistas internacionais. O pior de tudo é que esses incômodos independem se a mulher tem ou não endometriose intestinal. As inflamações causadas pelos focos causam muitas dores, e ainda somando as aderências pélvicas, o grude grude dos órgãos, o movimento dos órgãos ainda mais difícil e doloroso. Ainda não encontrei nenhuma portadora que tem seu intestino ótimo, sem nenhum problema. Deixem seus comentários aqui. Ah, e a partir de hoje, a querida Ane vai começar a responder aos emails. Com o crescimento da demanda de trabalho, infelizmente, eu já não estava conseguindo respondê-los. Ela foi devidamente treinada e está apta a responder, só não vamos responder nenhum sobre medicamentos, pois cada organismo reage de um jeito. Um beijo carinhoso! Caroline Salazar
- Quanto tempo após
tomar análogo de GnRH a menstruação retorna? Anônimo
Doutor Hélio Sato: O retorno é
variável, principalmente, quando é aplicado o trimestral que pode ser entre 3 a
12 meses. Por esta razão, quando há demanda do uso da medicação e há um desejo
de gravidez a curto prazo, prefere-se o uso do mensal, pois, por ser uma dose
menor, o retorno da ovulação costuma-se ser mais rápido.
- Quem tem
endometriose sofre muito com gases e cólicas? Eu sofro muito com esses
problemas. O doutor pode nos explicar melhor sobre isso? E porque tantos gases,
cólicas fortíssimas. Rosinéia Santos
Doutor Hélio Sato: A endometriose
leva à uma atividade de inflamação nos órgãos acometidos e, esta inflamação,
leva, na grande maioria das pacientes, à dor e pode também levar à alteração do
funcionamento das estruturas como a tuba, ovário, etc..., especialmente, quando
a endometriose atinge o intestino e ou está próximo dele pode levar à distensão
gasosa do abdômen, consequentemente, às dores e aos gases.
Sobre o doutor Hélio Sato:
Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.
Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clinica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).
Fiz uma cirurgia tirei o ovário e trompa esquerda e direita a trompa. Estou com útero e ovário direito, qt tempo menstruo novamente? No relatório diz q meu ovário direito está aderido a parede posterior do útero, qual a chance de meu ovário não produzir óvulos? Existe tratamento para produção de óvulos? Meu ginecologista disse q em alguns casos o ovário não fica nutrido, estou desesperada. Obg
ResponderExcluirDR. HELIO MEU NOME E CELIA CRISTINA SOARES DA SILVA SOU DA BAHIA E FIZ UMA HISTTERECTOMIA POR VIDEO POR CAUSA DE UMA ENDOMETRIOSE E MUITA ADERENCIA.HOJE 5 MESES APOS ESTOU SENTINDO OS MESMOS SINTOMAS QUE EU TINHA ANTES DE OPERAR .E MEIO DIFICIL DE EXPLICAR E UMA AGONIA MISTURADA COM FADIGA PARECE QUE ESTA ME TORCENDO DO LADO DIREITO.ME AJUDE ESTOU AGINIADA.
ResponderExcluirDr. Hélio, pra prosseguir com o meu tratamento de endometriose coloquei o DIU Mirena, antes usava o Alurene, mas engordei muito e resolvi tentar o Diu. Há um mês colquei e, na segunda semana, minha menstruação veio com um fluxo mínimo, porém após o sangramento tenho tido o gotejamento e em minhas relações sexuais, percebi que a vagina teve um relaxamento na musculatura. É normal isso acontecer e isso pode se reverter?
ResponderExcluir