domingo, 11 de maio de 2014

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": DA 23ª À 30ª SEMANA DE GRAVIDEZ E AS MUDANÇAS NA GESTANTE E NO FETO!!

Imagem cedida por Free Digital Photos

Por Tatiana Furiate

Olá minhas queridas! Quanto tempo!! Não pense que abandonei vocês, não! Jamais!!

Espero que todas endomamães tenham tido um domingo abençoado, e aquelas que ainda estão em busca de seus milagres, persistam e não parem de sonhar e desejar o que querem. Afinal, para Deus não existe o impossível, precisamos esperar o tempo Dele, e eu sou um exemplo disso. Espero que minha história sirva de exemplo e superação a todas endotentantes. E lembre-se mãe é quem dá amor, carinho, educação, quem fica acordada durante as madrugas quando a criança não está bem, é quem larga tudo a qualquer hora para acudir o filho, e não apenas aquela que gera.

Mas estamos quase lá, e muitas coisas aconteceram nesse meio tempo. Tivemos a EndoMarcha, a qual fui a coordenadora de São Paulo, e algumas pautas de tevê. Quando recebi o convite de Caroline para coordenar São Paulo, eu ainda não estava grávida. E tive alguns probleminhas de saúde. Desenvolvi inicio de diabetes gestacional e hipertensão, com isso me deixando um pouco mais em alerta.

Mas vamos falar de como estamos. Estou supercansada com a reta final, sem posição para dormir, falta de ar, muitas dores nas costas devido ao peso, já estou com 13 quilos a mais, o bebê já está encaixado e na posição para nascer. Com isso minha segunda casa é o banheiro (risos). Como cada gestação é diferente das outras, essa está sendo mais cansativa, pois além de tudo, tenho as crianças (Júlia e Arthur), a casa e alguns trabalhinhos extras que acabei fazendo. Também fiz meu chá de bebê, nossa ganhei muitas coisas. Vou postar fotos para vocês. Foi supercansativo, porque eu mesma fiz tudo, mas valeu a pena. Ainda estou na fase final de arrumar o cantinho do bebê, e suas coisas. Vou postar as fotos quando tudo estiver pronto. Ah, e eu também participei do programa EndoMulheres, apresentado por Caroline, veja aqui minha entrevista no programa 6. Mas vamos lá nos atualizar nas semanas.

E como sempre estou à disposição para responder as dúvidas de todas as mamães. É só deixar comentários na coluna.

Desenvolvimento semanal:

23ª semana: A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, os batimentos cardíacos e os barulhos do estômago da mamãe. Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar fora do útero. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer. 

Mudanças no seu corpo: Já nós, mamães, é bem provável que estejamos nos achando meio desajeitada por causa da mudança no nosso centro de gravidade. Pode surgir sangramento gengival ao escovarmos os dentes. O umbigo, que era "para dentro", pode ficar saltado. Mas ele volta para o lugar pouco tempo após o parto. Não se preocupem!



24ª semanas: O feto pesa mais de 600 gramas. Ele é bem magrinho e a pele é fina e frágil, mas as proporções do corpo já se aproximam das de um recém-nascido. O cérebro está crescendo rápido, e o espaço dentro do útero começa a ser totalmente preenchido. Se por acaso entrarmos em trabalho de parto nesta fase, os médicos farão de tudo para contê-lo, para que seu bebê tenha mais tempo para continuar a amadurecer. Nessa fase pode ser que surjam linhas claras, vermelhas ou amarronzadas na barriga, no bumbum e nos seios, as temidas estrias. Elas são muito comuns neste estágio da gravidez, afetam nada menos que 90% das mulheres. Depois do parto, a pigmentação vermelha ou marrom das estrias vai sumindo, e as linhas ficam mais claras que o resto da pele. Uma dica é sempre deixar a pele bem hidratada.

25ª semana: O bebê agora já se aproxima de 700 gramas e mede cerca de 35 centímetros (da cabeça até o calcanhar). O bebê faz o movimento da respiração, mas ainda não há ar nos pulmões. Na  próxima  semana, exames de imagem cerebral em fetos mostram que há reação ao toque. Se  aproximarmos  uma luz forte da barriga, o bebê vai virar o rosto, o que, segundo pesquisadores, indica que o nervo óptico está funcionando.  Nessa semana  pode ser que nosso médico  peça exames  sangue e de urina para detectar e controlar problemas típicos da gravidez como  pré-eclampsia e diabetes.

Mudanças no seu corpo: Podemos sentir um pouco de dor ou dormência nas mãos, nos pulsos e ou nos dedos. A região do túnel do carpo (no pulso) está inchada, assim como vários outros tecidos no seu corpo. Os nervos que passam por esse túnel acabam sendo pressionados, e essa pressão se manifesta na forma de dor aguda ou acompanhada da sensação de queimação. 

26ª semana: O bebê agora está com cerca de 36 centímetros. Seus olhos começam a se abrir. A reação a sons fica mais constante no final do sétimo mês, quando a rede de nervos que vai até o ouvido é concluída.  Continua respirando, se preparando para quando estiver fora do útero. Agora o nosso bebê está crescendo muito rápido, e o desenvolvimento do cérebro é bastante intenso. Por isso, nossa nutrição é importantíssima.  Uma dieta equilibrada com muitos grãos, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras, como pão, cereais e arroz integrais, são ricos em vitamina B e ajudam a aliviar e prevenir intestino preso.

27ª semana: Nesta fase alguns especialistas dizem que nossos bebês sonham. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo. O cérebro também está bastante ativo.

Mudanças no seu corpo: Começamos a sentir movimentos ritmados dentro da barriga. Pode ter certeza que são soluços, muito comuns nesta semana e ao longo de toda a gravidez. O bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável.  O útero já chega até a caixa torácica, por essa razão começamos a sentir falta de ar. Também já começamos a nos sentir mais pesadas, e alguns incômodos começam a aparecer, tais como, as famosas cãibras, varizes e até hemorroidas e coceira na barriga. 

28ª semana: O bebê ultrapassou a barreira de 1 quilo e pode medir 38 centímetros. Ufa!!

Reta final: terceiro e último trimestre da gravidez começa oficialmente na 29ª semana, que se inicia agora, e vai até o término da gestação, entre a 37ª e 42ª semanas. O ganho de peso é mais rápido e podemos engordar em média 5 quilos só neste trimestre.  Por isso, precisamos tomar cuidado com o que ingerimos. O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga e a camada de gordura sob a pele já está se formando. Nessa fase começamos a ficar ansiosa com aproximação do parto e, ao mesmo tempo, torcendo para que ele chegue logo devido ao nosso cansaço.

29ª semana: Nosso bebê já passou de 1 quilo e 100gramas e já mede mais de 38 cm de comprimento. Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais, que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento.  As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Vamos precisar de mais nutrientes, muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio.

30ª semana: Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão praticamente prontos. O crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas podendo medir em torno de 40 cm. Porém, continuará ganhando peso até nascer. Esta semana, o bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo o claro do escuro e até acompanhando uma fonte de luz.  O bebê está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero. 

Volto logo, logo para contar minhas últimas semanas. Um beijo carinhoso a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário