quinta-feira, 15 de maio de 2014

"A VIDA DE UMA ENDO MAMÃE": DA 31ª À 39ª SEMANA DE GRAVIDEZ E AS MUDANÇAS NA GESTANTE E NO FETO!!



Nossa endomamãe já está na reta final de sua gestação. Meu Deus como passou rápido!! Parece que foi  ontem que recebi a mensagem de Tatiana para me dar a notícia. O mais difícil foi guardar o segredo por algumas semanas. Apesar de já ter alguns endosobrinhos e ter acompanhado algumas gestações, esta é a primeira que acompanho passo a passo. Sem contar que a Tati me fez ter uma das maiores emoções da minha vida ao escutar pela primeira vez o coraçãozinho dele. Dele ou dela!? Estou maluquinha para saber se será o Davi ou a Hadassa! E graças a Deus nesta terceira gestação, a Tati conseguiu completar todo  o ciclo, e o bebê não será prematuto, como seus dois primeiros. Obrigada a todos pelas orações, pela energia positiva que emanaram a ela e ao bebê e por acompanhar a coluna com muito carinho! Com certeza tudo isso foi fundamental para o êxito da gravidez. Davi ou a Hadassa?? Faça suas apostas!! Um beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Por Tatiana Furiate

Olá endoguerreiras! Está chegando a hora, tenho mais três semanas pela frente. Mas, confesso para vocês, que acho que não chego até lá. Aliás, como já contei aqui, em nenhuma das minhas duas primeiras gestações consegui chegar a 39 ª semana. Já estou sentindo contrações, pressão vaginal, minhas costas (nossa nem falo!)... meus pés estão muito inchados. Estou fazendo drenagem linfática para me ajudar com a sensação de peso nas pernas. A malinha da maternidade já está pronta e a minha também... A ansiedade já está começando a ficar bem aflorada. O medo de a minha bolsa romper em horário de pico em São Paulo, ou de eu não conseguir chegar a tempo na maternidade, e ter de ganhar no meio do caminho é grande (risos!).

Enfim, meninas, este será uma de minhas últimas postagens de barriga. Nos próximos posts já estarei com meu pacotinho nos braços. Quero agradecer a todas que acompanharam minha gestação, que torceram por mim, e assim que estiver na maternidade, vocês poderão acompanhar tudo no blog ou na minha página no face. Nossa coluna vai continuar e vocês irão me acompanhar por muito tempo ainda. A maternidade é um assunto amplo e a intenção de “A Vida de uma Endo Mamãe” também é ajudar às mamães de primeira viagem a cuidarem de seus bebês.  

Desenvolvimento semanal:

31ª semana: Os braços, as pernas e todo o corpo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo e, finalmente, os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros.  O bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que já falta espaço. Mas se você sentir algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer. Seus órgãos continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos. 

Mudanças no seu corpo: Engordamos  2 quilos só este mês. É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso. 

32ª semana: Seu bebê já pesa aproximadamente 1,7 quilo, e tem cerca de 42 centímetros de comprimento.  Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos a amadurecer, o bebê  já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar, exercitando assim os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultrassom. Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos. 
Se for menino, os testículos dele devem estar descendo do abdômen para o saco escrotal. Às vezes, no entanto, um dos testículos ou os dois não está na posição certa quando o bebê nasce. 

 
33ª semana: O bebê pode estar pesando em torno de 2,0 kg, medindo por volta de 44 cm. Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente, fica de cabeça para baixo. nas próximas semanas, O médico passa a monitorar com atenção a posição do bebê. Sua cabeça ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado. 

Mudanças no seu corpo: Pode ser que nossos pés e mãos comecem a inchar, principalmente, no fim do dia. A retenção de líquidos, também chamada de edema, costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço. Mas se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, não hesite em procurar o médico. Isso pode ser um sinal de pré-eclampsia, uma perigosa elevação da pressão arterial à qual estão sujeitas as gestantes, às vezes até aquelas que sempre tiveram pressão baixa. 

34ª semana: O bebê está ficando cada vez mais gordinho. E é a camada de gordura que controla a temperatura do próprio corpo depois do nascimento.  Nessa fase podemos conversar com o nosso bebê, sua audição está completamente desenvolvida. O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90% dos bebês que nascem na 35ª semana de gestação são capazes de sobreviver, e a grande maioria, sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos. Muitas mulheres começam a perceber uma sensação de dor ou dormência nos quadris ao caminhar, que é causada pelo afrouxamento das articulações da região pélvica, que se prepara para o parto. 

35ª semana: Quando olhamos para barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do útero e do seu abdômen fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia. Nesta semana, os dois rins do seu bebê já estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias que o corpo não vai precisar. O peso já pode estar em torno de 2,5 kg  e medindo mais de 46 cm. O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga.

Mudanças no seu corpo: O útero já cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase, você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e o umbigo pode estar saltado e maior.  Podemos sentir falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água o bebê precisa de bastante líquido. 

36ª semana: Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele se encaixar, os pulmões e o estômago vão agradecer. Só assim conseguiremos respirar e comer um pouco melhor.  Andar, porém, vai ficando cada vez mais desconfortável. Há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua. A boa notícia é que, no fim desta semana,  a gravidez será considerada "a termo", ou seja,  se o bebê nascer já não vai mais ser considerado prematuro. Na consulta de pré-natal, agora semanal, o médico pode querer fazer um exame de toque para ver se o nosso colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebê, para determinar se ele já está encaixado ou não. 

37ª semana: A cabeça do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica, cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero. 
Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios medindo até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário, também pode acontecer. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas. Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria bebê a partir da 26ª semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele. O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio. 

38ª semana: Nesta semana, os bebês pesam em média entre 3 e 3,2 quilos, e continuam acumulando gordura para ajudar a controlar a temperatura depois do nascimento.  Os órgãos e sistemas do  bebê estão plenamente desenvolvidos, mas os pulmões são os últimos a amadurecer por completo.  Mesmo após o nascimento, pode ser que demore algumas horas para que o bebê adquira um ritmo normal de respiração. Uma curiosidade com a cor dos olhos? A maioria dos bebês nasce com olhos azul-escuro, mas a verdadeira cor só se define mesmo vários meses depois. A cor que você verá logo depois do parto vai durar pouco, pois a exposição à luz muda imediatamente a cor dos olhos do bebê.  No caso de bebês negros ou de origem asiática, os olhos são cinzentos ou castanhos no começo, e assumem o tom preto ou castanho escuro depois dos primeiros seis meses de vida, ou até depois do primeiro aniversário. 

39ª semana: O peso considerado normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos. Já o comprimento pode variar entre 46 e 54 centímetros. O líquido amniótico, que era translúcido, agora está mais opaco e leitoso por causa do verniz caseoso, a camada viscosa que envolvia o bebê e que já começa a se desfazer. As camadas mais externas da pele dele também estão descamando, enquanto se forma uma camada nova. Nessa fase ficamos com medo da ruptura da bolsa, mas isso acontece em 15%  das gestações. A cabeça do bebê tende a funcionar como uma "rolha" na abertura do útero.  Não precisamos sair correndo, talvez,  o verdadeiro trabalho de parto demore um pouco para começar. Mas precisamos avisar ao médico ou vá para a maternidade. Nosso corpo vai produzir mais líquido amniótico até a hora do nascimento, portanto, dá para esperar algumas horas pelo início do trabalho de parto, ou talvez, usar medicamentos que apressem o processo. 

O que fazer se a semana terminou e nada de darmos a luz???  Não precisa entrar em pânico. Só 5% dos bebês nascem exatamente na data prevista para o parto. Converse com seu médico para discutir até quando vocês podem esperar pelo início do trabalho de parto, e se neste caso, vocês partirão para a indução do parto ou para uma cesariana. Um beijo carinhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário