domingo, 12 de maio de 2013

FELIZ DIAS DAS MÃES!! A HISTÓRIA DA LEITORA CRISTIANE COELHO E SUA ENDOMETRIOSE SEVERA!!


Hoje é um dia muito especial para muitas mulheres. No segundo domingo de maio comemora-se o Dia das Mães. E, para celebrar esta data, não tem homenagem melhor do que contar mais uma história de superação de uma endomulher em realizar seu grande sonho: a maternidade. Eu adoro contar essas histórias. O que você faria se escutasse do seu médico que você tem 3% (de um total de 100%) de chances de engravidar, mas que não poderia menstruar mais de seis meses? Eu agarraria na minha FÉ e teria dito ao médico: “Eu vou conseguir, você vai ver.” E foi o que fez a leitora Cristiane Coelho, de São Paulo. Essa história aqui é muito especial, já que a endometriose de Cristiane é muito agressiva. Porém, para quem tem fé amada é impossível.  Por isso, o A Endometriose e Eu deseja a todas às mamães um dia muito abençoado, repleto de alegria e de muitas bênçãos de nosso Pai Todo-Poderoso. Afinal, ser mãe é comemorar todos os dias do ano a dádiva alcançada. Às tentantes, continuem com fé, esperança, pois tudo tem o momento certo. Eu creio que irão conseguir!! Ame a vida, a família e peça a Deus que as ajudem na realização deste sonho! Beijo com carinho!!!

“Meu nome é Cristiane Coelho, tenho 31 anos e há 3 anos descobri ser portadora de endometriose. Menstruei pela primeira vez aos 12 anos. Meu ciclo sempre foi regulado, mas sentia muita cólica. Com o passar dos meses, a dor aumentava gradativamente. Fui me acostumando com essa cólica e a tratava com remédios para dor cada vez mais fortes. Passaram-se os anos, casei a primeira vez aos 19 anos. Após 5 anos de união decidimos ter um filho. Para nossa surpresa, após 1 ano e meio de tentativa descobrimos que ele tinha azoospermia (nota da editora: ausência total de espermatozoides). Então, tentamos a fertilização in vitro, mas infelizmente não obtivemos sucesso. A gente acabou se separando e, em 2009, encontrei o amor da minha vida. Casei novamente e por tudo que já tinha passado, tanto eu quanto meu marido tínhamos uma enorme vontade de ser mãe. Então, decidimos ter filho assim de imediato. Para minha surpresa o tempo foi passando e nada. Com o passar dos anos, os sintomas dolorosos só aumentavam. Minhas cólicas se tornaram insuportáveis.  Todo mês era um sofrimento enorme antes da menstruação, além das cólicas menstruais, tinha também cólicas intestinais fortíssimas. Nas fezes aparecia muco com sangue, a dor era uma mistura de prisão de ventre com diarreia. A dor era tão forte que chegava a ter crises de choro, tinha enjoo, vomitava, atacava a enxaqueca, e não queria conversar e nem ver ninguém.

Todos esses sintomas foram piorando. Em 2011, eles passaram a ser constantes e a dor era dia e noite, 24 horas por dia e começou a prejudicar minha vida profissional. Sou representante comercial, e nesta época, não conseguia dirigir por muito tempo. Já não tinha posição para ficar e viajar se tornou impossível. No período menstrual todos os sintomas que relatei aumentavam de tal maneira que tinha de ser hospitalizada, mas nunca obtinha um diagnóstico. Sempre tomava os medicamentos para dor, inclusive, morfina, mas nenhum médico descobria o que eu tinha. Numa das vezes em que fui internada, um cirurgião queria me operar para descobrir o que havia de errado comigo, e disse ao meu marido que eu teria muitas chances de ter que retirar o útero. Claro que meu marido não autorizou a cirurgia e eu tive alta dias depois. No mês seguinte, fui internada novamente e o médico de plantão quando falei todos os sintomas que sentia, ele já falou que a suspeita era endometriose e pelos sintomas já estava bem avançada. Ele me encaminhou para o doutor Hélio Sato. Logo na primeira consulta com este anjo chamado doutor Hélio, foi-me me disse que realmente pelos sintomas poderia ser endometriose e me pediu para fazer uma ressonância magnética e, como previsto, foi detectado vários focos da doença na cavidade pélvica: útero, trompas, ovários...e também no intestino, além, de dois miomas. A cirurgia foi marcada minha cirurgia para o mês seguinte. A urgência era devido o perigo de obstruir o intestino.

Em 08 de abril de 2011 estava passando pela cirurgia mais esperada da minha vida. O doutor Hélio fez a parte ginecológica e doutor Roberto Hiroshi Ieri fez a parte intestinal. A cirurgia correu tudo bem, foi retirado os miomas, os focos de endometriose de toda região pélvica e do intestino foi retirado o reto e também um seguimento do duodeno. Foram sete dias no hospital, minha recuperação foi maravilhosa. Depois foi a parte mais difícil: induzir a menopausa precoce para barrar a produção de hormônios dos meus ovários e confesso que não foi nada fácil. Os efeitos colaterais são de enlouquecer qualquer um: irritabilidade, cansaço, dor no corpo e nas articulações e um calor terrível. O tratamento durou seis meses e retornei ao doutor Hélio. Muito atencioso e bem honesto, ele me explicou da dificuldade que eu teria para engravidar. Segundo ele, “era possível, mas não seria fácil, pois eu tinha 3% de chance de conceber um filho naturalmente. Meu grande problema era o fato de eu não poder ficar muito tempo menstruando, para não correr riscos de a doença voltar. Então, combinamos que tentaríamos por seis meses, e se neste período eu não engravidasse, iríamos parar a menstruação por mais seis meses e estudaríamos a possibilidade de uma FIV. A partir desta data surgiu uma fé tão grande dentro do meu coração, que me dava à certeza de que eu e meu esposo iríamos conseguir sim, a tão sonhada gravidez. Os meses foram passando e minha vida era no calendário. Fazia contas e mais contas e todo mês era aquela tristeza. Quando estava no quinto mês de tentativa tive minha consulta com o doutor Hélio, e ele já marcou o retorno para o próximo mês. Se eu não engravidasse, teríamos de parar a menstruação. Na minha cabeça e dentro de mim, eu pensava: “Vou conseguir!”

E não deu outra!!! No último mês, nos 45 do segundo tempo, eu e meu marido fomos agraciados com o tão sonhado positivo. E, o retorno ao meu ginecologista, que já estava agendado para bloquear a menstruação, foi minha primeira consulta do pré-natal. Foi uma gravidez que tive muito medo de perder meu bebê. Fiquei cercada de cuidados nos primeiro 3 meses, mas minha gestação foi tão abençoada que não tive nada, nada mesmo, nem os indesejáveis sintomas de gravidez. No quarto mês descobrimos que seria uma menina e que chamaria Giovanna, que tem o significado de presente de Deus, e é exatamente isso que ela representa, um presente para mim, para meu marido e para toda família, que de uma certa forma também acaba sofrendo e torcendo pela gente. No dia 06 de fevereiro de 2013, às 10h44 no Hospital Nipo-Brasileiro pelas mãos abençoadas do doutor Hélio Sato fiz uma cesárea supertranquila e minha princesinha Giovanna nasceu saudável com 4,025 quilos e medindo 49,5 cm. Sem dúvida nenhuma, este foi o dia mais feliz da minha vida. Resolvi compartilhar minha história para ajudar muitas das endomulheres que estão passando pelo que passei. Realmente, não é fácil, com certeza Deus coroou a realização do meu sonho e do meu esposo. A ajuda espiritual é muito importante, independente da crença de cada um, o importante é termos de ter Fé e acreditar, saber que existe uma força maior que faz com que tudo seja possível naquele que crê no poder Divino. Beijo com carinho! Cristiane."

7 comentários:

  1. Cris, com todas estas dores vc tinha dispareunia de profundidade também? (anne)

    ResponderExcluir
  2. Nossa que história linda,emocionante,parabéns,espero que o meu milagre chegue logo tbm,Deus é lindo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua historia e me pressionou a sua fé. obrigada por compartilhar. Espero que Deus faça esse milagre também na minha vida. Bjos.
    Deus sempre é fiel.

    ResponderExcluir
  4. Nossa linda sua historia, espero poder contar a minha tao logo, minha cirurgia esta marcada e tbm com dr. Helio Sato e o Dr Roberto, uns anjos de Deus. Espero ficar curada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, querida! Como vc está? Vc já fez sua cirurgia? Será um imenso prazer contar sua história. É só enviá-la para o email: carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  5. QUE HISTORIA ENCANTADORA, AO LÊ ME DA FORÇAS E SABER QUE É POSSÍVEL... EU ACREDITO

    ResponderExcluir
  6. Bon Dias endoamigas!! Onde o dr Helio e dr Roberto atendem? Como posso marcar uma consulta com eles? Eles atendem pela Unimed? Obrigada

    ResponderExcluir