terça-feira, 14 de maio de 2013

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", O DOUTOR HÉLIO SATO!!!!

Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato fala sobre a gravidez para quem tem adenomiose. A leitora de Iguaba Grande, Rio de Janeiro, que preferiu deixar apenas suas iniciais, descobriu que tem adenomiose, e no mês seguinte, soube que está grávida. O que fazer?  A outra dúvida achei bem interessante, já que fala da pesquisa genômica divulgada recentemente e que foi noticiada em massa nos meios de comunicação do nosso pais, pois refere-se aos genes que provocam infertilidade e que estão relacionadas a endometriose. Já vimos aqui no blog, na coluna do cientista inglês Matthew Rosser, que a endometriose tem vários genes mutantes. Além de ser uma questão importante, ela vem de uma leitora muito querida e que está sempre no blog, a Cleide Sansão, de São Paulo. Dúvidas sobre endometriose deixe-as aqui com nome, sobrenome (ou as iniciais, no caso das anônimas), com cidade e estado. Ou também, pode enviá-las para carolinesalazar7@gmail.com e coloque o título “Com a Palavra, o Especialista”. Lembrando que esta coluna é meramente informativa e o doutor Hélio não irá interferir em nenhum tratamento. Aproveito para pedir a todas que tenham paciência quanto aos emails. Eu respondo um por um com o maior carinho e atenção, mas a demanda está muito, muito grande para uma pessoa que trabalha fora durante 10 horas por dia, todos os dias. Além do mais, sou sozinha para respondê-los, além, dos comentários do blog. Só peço que não repliquem os emails. Sei que a maioria está desesperada, mas respondo-os na ordem de chegada. Agradeço a todas pela compreensão. Beijo carinhoso! 


1 - Tenho 34 anos e descobri que tenho adenomiose em dezembro. Meu útero está três vezes maior que o normal. Fui afastada do trabalho devido às fortes dores. Porém, em janeiro último, descobri que estou grávida de 10 semanas. Estou apavorada, pois uns falam que eu corro risco de vida, que a gravidez tinha de ser interrompida, e outros falam que é normal. Estou confusa não sei mais o que pensar. Eu corro risco de vida? Corro risco de ter um aborto? Por favor, me dê uma orientação e as dores ainda são intensas. ARLS, de Iguaba Grande, Rio de Janeiro.

Doutor Hélio Sato: Não existe associação entre adenomiose ou endometriose e agravos na vida da gestante. Portanto, não há necessidade em interromper a gravidez. O aborto acontece em torno de 10% a 15% das mulheres que engravidam, porém, quando a paciente tem adenomiose, a chance aumenta um pouco mais. É preciso ter cuidados, mas, se a gravidez já ultrapassou as 12 primeiras semanas, o risco de aborto torna-se bem, bem, bem baixo. Reitero que NUNCA uma gravidez deve ser interrompida intencionalmente pela endometriose ou adenomiose. Aliás, ela deve ser incentivada e cuidada.



2 - Tento engravidar desde os meus 19 anos. Aos 20, descobri que a causa da minha infertilidade é a endometriose severa grau IV. Já fiz vários tratamentos e cirurgias para tratar doença e 3 ciclos de fertilização in vitro, mas nunca obtive uma gravidez. Estou com 34 anos e vi recentemente uma pesquisa sobre um gene mutante que provoca a infertilidade e que dificulta a gravidez em algumas mulheres com endometriose. Acho que me enquadro neste perfil. O que seria esse gene mutante? Como ele age no corpo e como eu posso descobrir se eu tenho ou não este gene? – Cleide Sansão – São Paulo – SP

Doutor Hélio Sato:  As pesquisas genômicas, ou seja, aquelas que estudam os genes tiveram um “boom” há aproximadamente 15 anos, e estudou-se principalmente, os polimorfismos genéticos, que são as variações no código genético que talvez tenham influência na saúde. Assim, foram avaliados diversos e diversos genes. Inclusive, no meu doutorado avaliamos polimorfismos no receptor do estrogênio na endometriose, e algumas variações associaram-se com a endometriose. Porém, muitos destes resultados foram conflitantes e, portanto, a comunidade científica gradativamente tem perdido o interesse nestes estudos. Ocasionalmente, é divulgado que determinado gene é a causa da endometriose, infertilidade, diabetes, etc..., mas, ainda carece de muita, muita, muita comprovação para aceitação. Todos nós, temos alguns genes mutados e alguns devem ser pesquisados na infertilidade, mas, devem ser feitos criteriosamente, pois, além do custo é preciso saber qual é a real importância de cada mutação e isso deve ser analisado individualmente. A genética é uma área muito vasta e deve ser melhor compreendida antes da divulgação de resultados para que não tomemos conclusões equivocadas. 

Infelizmente, os tratamentos de infertilidade não são absolutos, pois, há muitas etapas que podemos controlar, mas, no final, a natureza decide o desfecho. Por outro lado, obtivemos avanços nesta área e muitos casais alcançaram o objetivo por meio de técnicas e procedimentos médicos. Assim, testemunhei diversas histórias, pacientes que engravidaram após laparoscopia de endometriose severas (como a leitora Cristiane Coelho com sua endo severa e que engravidou naturalmente), após FIV e TE (transferência de embriões), 1°, 2°, 3°, etc... tentativas, após ovodoação (doação de óvulos) e aquelas que desistiram e partiram para adoção, ou aquelas que desistiram e planejaram a vida de modo diferente, ou seja, sem filhos e qual deve ser o destino seguir?

Sobre o doutor Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

25 comentários:

  1. prezado dr. Hélio, sou Lilika e hj o médico que é especialista aqui onde moro, olhando minha RM disse que nunca viu um caso como o meu. Onde a adenomiose invadiu todo o meu útero, e que no meu caso só a histerectomia. Antes de ir nele fiz a laparoscopia em Fevereiro de 2013 onde o médico que me ( que não é esse sitado acima) operou não viu endometriose, essa RM foi antes da cirurgia. Hj busquei uma segunda opinião pois a ansiedade em ser mãe está cada vez maior e quando o médico disse que só retirando o útero meu sonho veio abaixo. Ajude-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilika, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog. O dr. Hélio Sato é um de nossos colaboradores. Eu que me reporto a ele, se você tiver convênio médico tenho o maior prazer em ajudá-la, porque ele não faz consulta e nem diagnóstico pela internet, já que é antiético e nem um pouco profissional. Se você não tiver convênio, eu indico o ambulatório da Unifesp, que oferece o melhor tratamento do país e de graça pelo SUS. Meu email é carolinesalazae7@gmail.com Vc já leu este artigo, onde fala que a retirada do útero não é a cura para a endometriose? Cole-o em seu navegador e leia: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/01/histerectomia-por-que-retirar-o-utero.html Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Oi Caroline e Dr Hélio, obrigada por responder a minha pergunta sobre o gene mutante, também já vi de tudo nesse tempo em que venho tratando a minha endometriose, vi histórias lindas de mulheres que engravidaram as vésperas de tirar o útero, sei que cada caso é único e que cada um tem um destino a seguir, hoje tenho duas filhas lindas do coração e são minha vida, aprendi a aceitar a vontade de Deus e deixar ele me guiar conforme a sua vontade. Abraços, Cleide Sansão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, minha querida! Eu não sabia de suas filhas e olha fiquei emocionada, chorei mesmo porque, só quem é iluminado faz esta proeza. E saiba que Deus guiou seu coração para procurar suas filhas. Sempre quis contar uma história de adoção no blog. Sou muito a favor desse amor de alma, do coração. Tudo tem as mãos de Deus. Gostaria muito de contar sua história no blog para encorajar mais mulheres que como você não conseguiram ter filhos naturalmente! Porque ser mãe não é só gerar um filho, mas amá-lo e criá-lo com muito amor. Conte sempre comigo! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  3. olá Dr., eu me chamo Andresa e tenho uma dúvida que esta me consumindo.Há oito meses parei de usar o método contraceptivo(camisinha,pois não consegui me adaptar a pílula).A partir daí tive um falso positivo,mas meu organismo mudou muito.Varias vezes tive a impressão de estar gravida.Só que ai a menstruação chegava,sempre fui reguladíssima.Mas este mês aconteceu um fato novo.No dia 13 de maio ocorreu a minha menstruação e ate então(17 de junho)não chegou.Estou sentindo cólicas um pouco fortes,meus seios muito doloridos e inchados,pressão no abdômen(como se estivesse algo pressionando).Será que dessa vez consegui engravidar.Por favor me dê uma opinião,estou com medo de ter uma nova decepção com testes de gravidez.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa, como vai?
      Vou enviar sua questão ao doutor Hélio Sato, mas não sei se ele irá responder, porque as perguntas precisam ser mais genéricas e acho quase impossível algum médico saber se você está grávida ou não somente com essas informações. Você já fez o exame? Você foi ao seu ginecologista? É preciso ir ao seu gineco e contar tudo isso a ele, daí ele vai fazer uma anamnese detalhada, vai realizar exames clínicos e pedir os complementares. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  4. olá! obrigada por me responder a mensagem.Eu estava muito confusa,porem fiz o exame(farmácia e laboratório)graças a Deus foi positivo o resultado.Vou procurar um medico agora para o pré natal.Estou muito feliz.Mas de qualquer forma obrigada!Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, querida Andressa, a mais nova mamãe do pedaço! Sabia que eu estava sentindo isso!! Vá ao seu ginecologista e comece o pré-natal. Se você tiver endo é importante não abandonar o tratamento após o parto/ amamentação. Volte para nos contar o sexo, o nome, eu sou doida para saber esses detalhes! rsrs Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  5. Olá! Meu nome é Priscila Corrêa,tenho adenomiose e quero saber como faço para me consultar pessoalmente com o Doutor Hélio Sato,e se ele atende pelo convênio da unimed.
    Tenho possibilidade de engravidar com este problema,quero fazer um tratamento com o Doutor pois todos ginecologista que procurei são leigos no assunto.
    Obrigada,no aguardo beijos.
    pri_novalua@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Caroline, ficarei muito grata se puder me atender.... Minha filha foi diagnosticada com endometriose no ovário direito, peritônio e no fundo do saco de Douglas após quase SETE anos (2008) de consultas em vários ginecologistas para saber o motivo de tantas cólicas com desmaios, muitos vômitos e fluxo menstrual intenso que estava lhe causando anemia profunda. TODOS disseram-lhe que isso era normal e que quando ela “casasse” passava... Pasme!!! Ela está muito fragilizada com tudo isso que está vivendo, dores, descaso e incompetência de alguns profissionais... Temo que fique depressiva com tudo isso.
    Ao recorrer a um hematologista para tratar da anemia foi constatado por meio de uma série de exames que a anemia era devido ao grande fluxo menstrual. Deixamos o Plano de Saúde de lado e recorremos a um médico particular que após a realização de ultrasonografia com dopller, C125 e C19/9 indicou a vídeolaparoscopia. A vídeo foi feita em 10 de julho de 2014 e segundo o médico foram retirados todos os focos e que ela estava "limpinha", pronta pra engravidar . Receitou Gestinol 28 e pediu para ela retornar após 3 meses. Só que durante o uso do gestinol ela continuou tendo cólicas e muito escapes, semelhantes ao ciclo menstrual mesmo. Ela ligou e falou com ele sobre o que estava acontecendo e ele mandou que ela dobrasse o uso do Gestinol, que fosse alternando o uso de 1 e dois comprimidos para normalizar os escapes. Assim foi feito.
    Só que agora, dia 27 de outubro de 2014 ao retornar após os 3 meses da vídeo e fazer uma ultrassom foi diagnosticado Adenomiose... ao ver esse exame o médico pediu uma RM e disse que o único caminho agora e ela tomar o Zoladex por seis meses e depois tentar engravidar... disse que o Zoladex "seca" todos os focos da Adenomiose. Estamos aguardando a liberação do resultado da RM para ver realmente o que mais ele vai sugerir após ver o resultado da mesma. Minha filha tem 27 anos e ainda é virgem e embora ela deseje muito ser mãe um dia, a preocupação maior agora é cuidar da Adenomiose. Quero saber do Dr. Hélio se o Zoladex é realmente indicado nesse caso, se ele “seca” os focos... Deus lhes pague! Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Ola, gostei muito do seu blog, e gostaria de me informar se me poderia indicar um ginecologista com a mesma (ou quase ) especializaçao di Doutor Sato?Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Caroline, boa noite!

    Fui diagnosticada com com dois miomas no útero e uma adenomiose, ou seja, um mioma na musculatura do útero, como me foi informado.
    Gostaria de saber se tenho chances de engravidar fazendo a retirada dos miomas no útero, pois a minha ginecologista me informou que teria que retirar o útero devido a adenomiose, pois hoje tenho 43 anos e se deixar a adenomiose, teria que fazer um tratamento para diminuir o sangramento na musculatura do útero, para depois engravidar.
    Gostaria da opinião do Dr. Sato.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Tive endometriose tratei com 4 cirurgias e com Zoladex.
    Fiz ultrasson dia 27/10 e gostaria de saber onde se localiza a adenomiose, pois fiz ultrasson dia 27/10 e o médico examinador pediu se eu estava grávida bem no inicio, disse que não, pois menstruei dia 17/10, então ele disse que tinha um cisto no endométrio que sugeriu gravidez no inicio ou adenomiose.
    Fiquei super preocupada porque ele disse que não viu nenhum foco de endometriose e agora aparece esta adenomiose....
    Marquei médico, mas somente dia 30/11

    ResponderExcluir
  10. Dr. Hélio, estou tentando engravidar a um ano, fiz uma histerossalpingografia eo resultado foi o seguinte: observa-se pequenas formações de pseudodiverticulares projetando-se para o miométrio subendometrial, sendo que são mais viziveis nos cornos uterinos com aspecto relacionados adenomiose. E agora será que posso engravidar.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ,me chamo Adilene, tenho adenomiose, tomei o ciclo 21 por muitos meses, emendava uma cartela na outra p n menstruar, porem interrompi o uso do msm desde inicio de novembro, e ate hj minhs menstruaçao n desceu. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ,me chamo Adilene, tenho adenomiose, tomei o ciclo 21 por muitos meses, emendava uma cartela na outra p n menstruar, porem interrompi o uso do msm desde inicio de novembro, e ate hj minhs menstruaçao n desceu. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite fiz uma ressonância pelve pq estou com um nódulo endrometrico e tbm de cara diagnosticada com adenomiose, só consegui marcar g.o para terça que vem, já estava convencida da cirurgia para retirada do nódulo mas tenho medo pq tenho 30 anos e uma filha de 7anos penso em ter outro filho, mas a cirurgia me preocupoa.será q conseguirei ter o tão sonhado segundo filho?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá sou Hellen este blog ainda está funcionando?

    ResponderExcluir
  16. Dr. Tenho 34 anos, descobri que tenho adenomiose, e faço uso de anticoagulante, estou despedaçada com a ideia de não poder ser mãe, a FIV poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Caroline minha filha tem 22 anos e a dois anos foi diagnosticada com endometriose, fez duas laparoscopia e a exato dois meses fez uma ressonância aonde acusou que tem 56cm de seu intestino está comprometido,os médicos não quer oprera-la, por enquanto gostaria que passasse o endereço da Unifesp, neste exato momento ela está internada, gostaria de saber se tem algum risco e quais.obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Caroline minha filha tem 22 anos e a dois anos foi diagnosticada com endometriose, fez duas laparoscopia e a exato dois meses fez uma ressonância aonde acusou que tem 56cm de seu intestino está comprometido,os médicos não quer oprera-la, por enquanto gostaria que passasse o endereço da Unifesp, neste exato momento ela está internada, gostaria de saber se tem algum risco e quais.obrigada

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, meu nome é Lucinalva, descobri pouco tempo atrás que tenho adenomiose e que também estou grávida de 10 semanas. Tive dois abortos consecutivos e espontâneos. O primeiro com 13 semanas e o segundo com 6. Descobri que tenho adenomiose por ultrassom, mas não tenho sintomas. Não tenho cólicas e fluxo menstrual excelente. Quanto aos abortos, não tive nenhum sinal de problema, Simplismente ao fazer ultrassom era constatado que o feto não tinha batimentos cardíacos e o outro não se desenvolveu. Esta gestação está tranquila. Não sabia da gravidade desta doença, mas tb não me sinto assim. Confio que tudo o que acontece tem um propósito e que Deus está no controle de tudo. Fiz vários exames com especialista para descobrir a causa dos abortos. Ficou constatado q tb tenho uma mutação heterozigota A1298C. Quanto a este problema estou tomando AS infantil. Espero q esta gestação dê certo, mas de não der, continuarei dando graças a Deus por sua generosidade de me permitir me sentir ser mãe.

    ResponderExcluir
  20. Acho que vc deveria procurar outro hematologista pq só AS infantil não é ultil. Aproveite e procure outro ginecologista e peça a ressonância de abdômen total com contraste.

    ResponderExcluir