sábado, 6 de abril de 2013

PERNAS DOLORIDAS, CANSADAS... COMO SE TIVESSE CARREGANDO UM CHUMBO COM ELAS? DICA CASEIRA PARA ALIVIAR ESSES SINTOMAS!

Como disse no post anterior, hoje vou falar sobre uma dica infalível para aliviar a sensação de peso nas pernas. Como ando muito a pé, nossa, as pernas doloridas, pesadas, com os músculos latejando é um dos sintomas que mais me incomoda hoje. No ultimo domingo, após o I Brasil na Conscientização da Endometriose (ah, as fotos oficiais chegaram e vou postar neste fim de semana), por ter ficado o dia todo em pé no sábado, eu quase não conseguia pisar no chão. Conversando com nosso Endo Marido (minha querida Susana Vicente já deixou usar esse pronome), ele me deu uma receita caseira que deixou minhas pernas novas. Nossa, incrível! Eu até arrisquei uma saidinha no começo da noite! Prepare uma mistura de cânfora e álcool. Coloque um pouco de cada. Molhe as pernas três vezes com água quente e fria alternadamente. Isso vai ativar a circulação. Molhe um algodão na mistura preparada e passe nas pernas, eu passei do joelho para baixo. Deite e coloque-as para cima com travesseiros e ou almofadas na altura do quadril. Fique um tempo relaxando nesta posição. Pronto!! Essa receita caseira, que bem provável seja da época de nossas avós e ou bisavós, irá aliviar e muito esses sintoma. E ainda por cima tem um baixíssimo custo. No meu caso, a dor sumiu. Na segunda andei muito e nada das dores. Mas atenção, isso não substitui seu tratamento médico. Essa dica foi um milagre para as minhas dores nas pernas, mas é preciso saber se quem for usá-la se tem alergia, por exemplo, a cânfora ou ao álcool. Eu não sou médica e nem quero ser, e escrevo aqui aquilo que funciona ou não comigo.

Ontem, sexta-feira, fiz minha primeira sessão de RPG (Reeducação Postural Global) com a fisioterapeuta Juliana. Gente, vocês não têm noção como isso é bom. Descobri que minha pelve está aderida. Também, pudera, fui vítima de duas cirurgias mal-feitas, uma de apêndice, aos 13 anos, e outra de cisto de ovário, que foi uma laparatomia (a cirurgia tipo cesárea) aos 15 anos. O que fiquei passada foi quando soube que esta aderência da pelve, além de causar a má-postura, é a responsável pela dor lombar que sinto quando ando muito e também é a causadora de uma dor que eu tinha no meu ombro direito, bem onde fica a alça do sutiã. Preste bem, tinha dores no ombro direito e no quadril. Fiz a primeira sessão, e apesar de saber que eu preciso de muitas, hoje já não sinto dor nem na lombar e nem no ombro. Tipo inacreditável! Eu pensei que ficaria com dores na pelve pelo fato de a Juliana ter mexido bastante e até me adiantei ontem à noite e tomei umas gotinhas de dipirona antes de deitar, mas hoje estou tão leve e sem dores, que para mim que acredito em milagres, fui abençoada com outro.

Bom, mas essa foi apenas a minha primeira sessão, que a priori será semanal. Desde junho, após minha abençoada segunda videolaparoscopia, eu já tenho uma nova vida, estou livre das dores fortes. Agora com essa abençoada fisioterapia, que eu agradeço todos os dias a Deus, com certeza estarei livre das dores que ainda eu tenho. Já convidei a Juliana para escrever sobre meu novo tratamento de fisioterapia, o pilates e o RPG, aqui no blog. O Clayton vai falar sobre a acupuntura. Espero que essas dicas ajudem a melhorar ainda mais a vidas de minhas queridas endoirmãs tanto no Brasil, quanto no exterior. Beijos com carinho!!


Atenção: É preciso tomar cuidado com a intensidade do cheiro da cânfora. Como é forte, se sentir mal, o melhor é respirar ar puro imediatamente. Não exagere, faça dia sim, dia não ou uma vez ao dia. Consulte seu médico, não faça nada sem o conhecimento dele. 

25 comentários:

  1. Amei a dica,vou fazer qdo precisar hj mesmo estou muito cansada,,,foi correria o dia todo,depois vou pedir pro meu esposo ir em uma farmacia comprar canfora!Me interessei sobre essa questão do RPG e pilates,vou ver se faço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Tudo bem?
      Tanto o RPG quanto o pilates são ótimos. Procure um profissional para fazer uma avaliação do seu caso e vê qual o melhor para você.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Oi caroline eu sinto muitas dores nas pernas se ficou muito tempo em pé doi se ando sinto dores essa sensação de peso nas pernas e horrível mais nunca fui ao médico pois não seu qual especialidade médica procurar vc pode me ajudar ???? Obrigada desde já.

      Excluir
    3. Oi, Beatriz, como vai? Procura um clínico-geral para que ele te indique o melhor especialista, pois as dores nas pernas podem ser ocasionadas por vários fatores. Mantenha-nos informada sobre seu resultado. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Nossa tenho sentido muita dor nas pernas, antes era assim somente quando menstruava, como estou tomando a pilula cerazete não estou mais menstruando mais as dores na perna só almenta, se ando muito doi se fico mutio tempo sentada doi. Vou fazer está receita caseira mais será que antes é melhor passar com o médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, querida! Sim, aconselho que passe ao médico para ver se você não tem alergia com nenhum dos componentes acima. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  3. Obrigado pela dica, vou correndo pratica -la. Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina, seja bem-vinda. É sempre bom verificar se você tem alergia a cânfora, apesar de ser uma planta medicinal. A cânfora é uma planta medicinal originária do sul da China e do Japão que contém um óleo essencial que pode ser utilizado para diversos fins.Indicações:
      Uso tópico em dores reumáticas, musculares, como anti séptico e internamente ajuda a combater a tosse e a bronquite (fonte: Tua Saúde). Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  4. Oi Caroline!Tenho endometriose e também sinto muitas dores na pernas exatamente como você.Tem 20 dias que fiz a operação por video e ainda tenho dores. Perguntei ao médico e ele disse que eram dores do pós operatório e que vão passar com o tempo.Caroline você sabe me dizer porque a endometriose causa dores nas pernas?Já pesquisei e não encontrei nada a respeito.A cânfora é líquida como o álccol ou é em creme?Admiro muito seu trabalho,sua coragem e seu apoio a todas nós.Muito Obrigada!Emanuela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuela, querida, como vai? A que eu compro é em pedaços que são vendidas nas farmácias e eu dissolvo no álcool. Tudo bem pouco, apenas para relaxar mesmo. Se você quiser podemos colocar esta questão dores nas pernas x endometriose na coluna do doutor Hélio Sato, o que você acha? Me diz seu sobrenome, a cidade e o estado que você mora. Depois da minha segunda e bem-sucedida cirurgia, eu só sinto essas dores quando faço muito esforço com elas, antes eu sentia dores nas pernas o tempo todo, hoje não mais. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog
    Jesus já levou sobre si na cruz do calvário todas as nossas doenças, acredite sem duvidar no coração.
    Nunca deixe de procurar os médicos nem de fazer os tratamentos indicados pelos médicos, Deus nos cura de diversas formas, usando os médicos ( foi Ele que os constitui na terra para nos ajudar), ou por cura milagrosa. Devemos declarar a palavra de Deus, pois ela não volta vazia. Recebamos a cura que Jesus já nos deu.
    "Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades. Salmos 103:3
    “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
    Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5
    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ??????????????????????? O que este monte de papagaiadas cristâs têm a ver com a discussão sobre endometriose?

      Excluir
  6. Olá Caroline, descobri hoje seu blog porque minha fisioterapeuta está relacionando minhas dores nas pernas com a Endometriose, ainda não tenho nenhum diagnóstico, mas até agora estava muito incrédula nesta possibilidade pois todos que tem endometriose sempre relatam dores pélvicas e não nas pernas como é meu caso, vou tentar sua receita pois se der certo estou no lucro rsrsrs mas como li aqui no seu blog que outras pessoas também sentem fico mais confiante que estou no caminho certo para o diagnóstico.. Bjo e parabéns pelo trabalho, vou ficar de olho para ver o que o Dr. Helio Sato fala sobre as dores nas pernas, tenho 26 anos e pareço uma velhinha de tanta dor que sinto as vezes..É horrível..
    Elizandra

    ResponderExcluir
  7. Eu tô tenho endometrioze e sinto uma dor nas pernas chatas cãibra a noite e dormência...

    ResponderExcluir
  8. Sinto tantas dores nas pernas e no ombro, sempre chegava do trabalho e reclamava pois nunca tive esse tipo de problema. A uma semana descobri que tenho endometriose e nunca iria imaginar q essa era a fonte das minhas dores.

    ResponderExcluir
  9. eu estou com muita dor nas pernas acuando deito e quero relaxo a dor a parece como eu devo fase para alivia a dor nas pernas que em cômoda tanto brigado desde já por favor mi responda logo grato

    ResponderExcluir
  10. Olá.Sinto dores no pé da barriga do lado direito já algum tempo fiz vários exames não deu nada agora vou fazer o exame histerossalpingografia estou com medo,a medica que me acompanha acha que posso ter endometriose.E agora sinto dores nas pernas,aquela dor cansada.
    ouvir falar também do exame de vídeo que é o próximo que talvez eu tenha que fazer,esse exame é tranquilo?????estou tão assustada!

    ResponderExcluir
  11. tenho dores em toda a coluna, j+a fui operado a uma hérnia na lombar e não fiquei bom e isso foi em 1992, o que devo fazer
    doi as pernas o que devo fazer. tenho feito fisioterapia mas nada resulta

    ResponderExcluir
  12. De um tempo para cá venho sentindo minhas pernas pesadas ao caminhar, dá tipo uma sensação de "câmera lenta". O que será?

    ResponderExcluir
  13. Ola pessoal, apos quatro anos de uma cesaria e 13 anos de muita dor descobri que tenho endometrioma cutaneo, gostaria de saber de experiencias e como e a recuperação e os cuidados que devo tomar. Localizada 5 cm da cicatriz da cesarea.

    ResponderExcluir
  14. Ola pessoal, apos quatro anos de uma cesaria e 13 anos de muita dor descobri que tenho endometrioma cutaneo, gostaria de saber de experiencias e como e a recuperação e os cuidados que devo tomar. Localizada 5 cm da cicatriz da cesarea.

    ResponderExcluir
  15. ola, eu tinha mts dores nas pernas, cansaco e fraqueza. li mt sobre cloreto de magnesio e comecei a tomar esse mineral e faz 3 meses q nn sinto mais nada e ainda me deu mt energia no dia a dia. eu tomo 50ml 3x ao dia . boa saude pessoal.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou usar o cloreto e vou passar a canfora,tenho sofrido muito com dores nas pernas,agradeço por td...

    ResponderExcluir
  17. Oi Caroline, pode me passar o endereço da fisioterapia que voce fez RPG, gostaria de tentar, pois tenho também muitas dores e cansaço nas pernas

    ResponderExcluir
  18. As minhas pantorrilhas doem com se estivessem pegando fogo

    ResponderExcluir