quarta-feira, 10 de abril de 2013

3 ANOS DE BLOG: "COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", O DOUTOR HÉLIO SATO!!!!

Abril é um mês muito especial para nós, afinal, "nosso filhote completa" 3 anos de vida. O dia do aniversário é dia 12, mas iremos festejar o mês todo. Porque eu sou uma mãe orgulhosa e muito coruja e acho que cada um que acessa o blog merece ler o melhor conteúdo que só o A Endometriose e Eu tem. Nunca imaginei que este blog serviria de inspiração para mulheres no mundo todo (e não só no Brasil) a criar seus blogs sobre esta enigmática doença. Eu reitero a importância de difundir informações corretas sobre a doença. E fico muito, mas muito feliz, até porque cada um é cada, tem seu jeito de pensar, de escrever e não dá para fazer nada igual. Aliás, esta é uma das frases que mais escuto quando dou uma entrevista: "Como surgiu a ideia do blog, porque como ele não existe." Ele é meu grande orgulho e hoje ele é também minha história de superação, já que a endometriose é algo muito bem resolvido em minha cabeça e, principalmente, na minha vida. Agradeço muito a Deus por ter me enviado meus anjos de branco, o doutor Hélio Sato, hoje parceiro do blog e que se dispõe a tirar dúvidas das leitoras sem se interferir nos tratamentos, com ética e respeito aos colegas, e o doutor Roberto Hiroshi Ieiri, meu amado proctologista e gastroenterologista, e quem contribuiu para a perfeição da minha segunda videolaparoscopia, em junho de2012. Hoje agradeço a Deus até mesmo pelos meus 21 anos de sofrimento com as dores fortes. Afinal, sem ela nada disso teria existido, nem o blog e a minha luta e a luta dele (o blog) para que nossa presidente, Dilma Rousseff, reconheça a doença como social no Brasil. Esta é a grande missão do A Endometriose e Eu. E tenho certeza que minha fé me salvou! O mais importante é ter fé e acreditar que tudo nesta vida tem um propósito de nosso Criador.

Por isso, a primeira seção “Com a Palavra, o Especialista” do mêsversário do blog é especial, porque são duas perguntas de duas leitoras além de muito queridas, são assíduas no blog e as quais ajudamos também em nosso grupo de apoio no facebook. A primeira é da manauara Tanísia Vital, que operou no começo do ano, e que teve de retirar todos seus órgãos reprodutores aos 35 anos, já que a doença estava bem avançada, e que agora precisa fazer a reposição hormonal. Já falamos aqui que apenas a retirada do útero, a histerectomia, não leva à cura da doença, mas também já explicamos como se dá a possível cura para quem não deseja mais ter filhos. A segunda pergunta vem da pernambucana Helitiany Nobre, que fez sua cirurgia no último mês, e que está muito em dúvida em relação ao tratamento. E eu tenho ceretza que estas dúvidas não são só delas, mas de muitas leitoras também. Se você tem alguma dúvida e quer saná-las, ou deixe sua pergunta aqui com nome, cidade e estado, ou envie para carolinesalazar7@gmail.com e coloque o título “Com a Palavra o Especialista”. E por falar em email, peço a todas muita paciência, pois ando com uma demanda grande de emails, e como trabalho cerca de 10 horas por dia, quase todos os dias, eu preciso dividir meu tempo livre entre pesquisa de textos, escrever textos, responder aos emails e ainda cuidar da minha vida, resolver meus problemas e sair um pouco com os amigos. Todos os emails serão respondidos, como faço desde 2010, respondo um a um com muito carinho e amor. Só peço para não replicarem os emails, como muitas estão fazendo, pois assim os 79 que tenho hoje irão virar quase 200. Beijos com carinho!!

- Tenho 35 anos e fiz a histerectomia total por conta da endometriose, há possibilidade de ela voltar fazendo a reposição hormonal? Receitaram-me o Natifa em pílulas. Qual seria a melhor reposição pra quem tem (ou tinha) endometriose? Tanísia Vital, Manaus, Amazonas

Doutor Hélio Sato: A endometriose raramente retorna após a histerectomia com retirada dos ovários e de todos os focos. Porém, dado os sintomas da falta do hormônio sexual (estrogênio) faz necessário o uso de terapia hormonal, e via de regra, nas pacientes que não tem mais útero basta o estrogênio, no seu caso o natifa. Mas, se estiver com alguma dor sugiro associar alguma progesterona, pois, este hormônio inibe a endometriose.  

- Fiz a cirurgia uma laparotomia em março e minha endometriose é grau III. Tinha focos em vários órgãos como bexiga, útero, ovário e trompas do lado direito. Já a minha trompa e ovários do lado esquerdos foram retirados. Receitaram-me o tratamento com análogo de GnRH, mas no meu estado só tem Lupron. Qual a diferença entre ele e o Zoladex? Eu quero muito engravidar, em sua opinião é preciso este tratamento antes da tentativa de engravidar? Existe um tempo ideal para tentar engravidar após esta cirurgia? Helitiany Nobre – Olinda, Pernambuco 

Doutor Hélio Sato: Não existe diferença entre as medicações, somente Zoladex é aplicado no subcutâneo e o Lupron é aplicado intramuscular, porém, a ação é idêntica. O uso do Lupron evita que a endometriose recidive em médio prazo, porém, inibe a ovulação no período do efeito da medicação, assim, dependendo da sua idade e do espermograma (exame do homem), talvez, seja melhor tentar engravidar e depois usar a medicação, se a gravidez não vier. Ou em alguns casos partir para uma fertilização, ou seja, os caminhos são vários e por isso recomendo conversar sobre todas as possibilidades com seu médico(a). Sim, habitualmente, aguarda-se 6 meses após o tratamento, mas, este tempo pode ser maior ou menor dependendo de caso a caso.  

Sobre o doutor Hélio Sato:





Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

6 comentários:

  1. Carol....muiiiiiito obrigada querida...vc realmente é um anjo, agora posso tomar meu hormônio sem preocupação...dá um grande abraço no Dr Hélio por mim, ainda vou marcar uma consulta com ele só pra conhece-lo rsrsr...agradeça a ele por mim...não tenho mais dúvidas. Grande abraço, e parabéns ao blog que é excepcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanísia, minha querida! Não precisa agradecer não. O blog existe para ajudar mesmo e ter vc aqui é uma benção. Quando tiver mais dúvidas, é só me enviar a pergunta que o dr. Hélio Sato responde. Vou transmitir seu recado ao dr. Hélio. Mantenha-nos informada sobre vc, vai nos contando como vc está com o tratamento. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  2. Tanísia, fiquei com dúvida se vc fez a histerectomia com retirada de ovários ou só o útero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, querida. Como vc está? Melhorou? Ela retirou tudo, todos os órgãos reprodutores na segunda cirurgia! Beijos com carinho!! Caroline Salazar

      Excluir
  3. Muito interessante a página, esclareci muitas dúvidas e procurei um médico com urgência devido a identificação com os sintomas que tenho... Sofro ha 6 anos( fiz uso de 3 anticoncepcionais, ultras, dosagens hormonais)nada diminuiu o fluxo de sangue e as cólicas que me impossibilitam de andar, estou com 18 anos e agora vou fazer meu primeiro exame específico que será uma RNM pélvica. Gostaria de informações de como é realizado o exame... Parabéns pelo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir
  4. Olá, realizei minha cirurgia em novembro/2013, por vídeo, com duração de cinco horas e retirada de três tumores(um deles no reto), mas graças ao nosso bom Deus nenhum deles era malígno, também foi retirado meu endométrio e até o momento, passado 5 meses da cirurgia ainda não menstruei, apesar de sentir dores mensalmente nos dois ovários. Meu médico recomendou o uso do Allurene ou o implante de gestrinona G4 (que é caríssiimo!), tentei o uso do Allurene mas na primeira caixa fiquei com os pés excessivamente inchados, não conseguia manter-me com o sapato de trabalho por meia hora consecutiva, tinha que descalça-los, foi terrível. E agora só me resta o implante que aqui em Recife está no valor de R$ 4.000,00, vocês tem alguma indicação para colocar o implante mais barato?

    ResponderExcluir