segunda-feira, 8 de abril de 2013

AS FOTOS DO I BRASIL NA CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE EM SÃO PAULO!!!

Após matar a curiosidade com as primeiras fotos do I Brasil na Conscientização da Endometriose, realizado no dia 30 de março, no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand),  em São Paulo, postamos as fotos oficiais do evento, tiradas pela minha amiga e designer voluntária do A Endometriose e Eu, Monica Martins. Espalhar informações corretas sobre a doença à população da maior cidade brasileira e da América Latina era um sonho antigo, que eu já alimentava há cerca de um ano e meio. Uma semana após o evento estou muito realizada e feliz. O Brasil na Conscientização da Endometriose marcou não só o início de um longo trabalho de conscientização da endometriose no país, mas também o ponta-pé de uma grande parceria: A Endometriose e Eu + Endometriose Brasil.

A meu ver, somente com a união e divulgando informações corretas sobre a doença iremos atingir nosso objetivo: salvar vidas femininas, em especial, a futura geração de endomulheres. Eu fiquei assustada com a quantidade de mulheres abordadas na rua que têm endometriose ou conheciam alguma que tem. Numa das fotos está um trio de mulheres americanas. Uma delas, de 80 anos, descobriu há pouco que tem endometriose. Daí, a teoria que a doença cessa na menopausa não serve para todas as mulheres. Afinal, cada mulher é única, e talvez, por isso também a endo seja ainda mais enigmática. Distribuímos cerca de 4 mil folhetos explicativos e uns 200 balões amarelos. E já acertamos que este será nosso evento anual de conscientização e o vão livre do MASP nosso ponto de partida. Eu até pensei em fazer em dois locais, como o MASP e a praça da Sé, no Centro, mas conversando com a Adriana Heintz e com a Marilia Jorge, elas orientaram a escolher um único local. E colorir de amarelo um pouco da avenida Paulista fazia parte do meu sonho. Eu amo a Paulista, acho uma das avenidas mais fantásticas do mundo. Tem um energia incrível e encontramos pessoas de todos os cantos desse mundão. Sinto-me tão bem nela. Sou uma goiana com alma paulistana.

Neste dia lançamos algumas ações para angariar fundos para a nossa fundação, a Associação de Mulheres com Endometriose (o nome aqui já consta como registro datado). Uma das ações é coma fita de conscientização. Um dia sai com meu amigo Renato Souza e levei uma fitinha na bolsa para saber a opinião dele se estava ficando bom ou não. Ele achou linda e logo colocou-a em mina roupa. Estávamos num barzinho e antes mesmo de eu falar alguma coisa, ele disse: "Você luta por uma causa, é preciso usá-las sempre." Nossa, não preciso dizer que amei a sugestão dele e já veio uma ideia em minha cabeça: fazer a "Corrente do Bem" com a fitinha. Iremos usar a fita amarela todos os dias. Com certeza, ao menos uma pessoa durante aquele dia irá perguntar "que fita é essa?" Assim iremos espalhar diariamente em vários cantos do Brasil mais a palavra endometriose

Afinal, é preciso mais conhecimento de toda nossa sociedade em relação à doença. E eu acho que esta ação é um meio de soltar aos 7 cantos o que é endometriose e seus sintomas. Assim como a panfletagem irá continuar no decorrer do ano em outros lugares. É preciso conscientizar todos os dias e não apenas em março. Seja do bem você também e junte-se a nós nesta corrente. Ah, e já acertamos a data do II Brasil na Conscientização da Endometriose para o dia 08 de março de 2014, o que tal? Unimos o útil ao agradável: o dia da Mulher que vai cair num sábado. Agradeço a todas pela ajuda, em especial, às minhas amigas Marcia Silva e Cecilia Miwa, que abraçaram a causa mesmo sem ter a doença. Em breve muitas novidades no A Endometriose e Eu. Ah, e a minha primeira sessão de RPG foi um grande milagre! Não sinto mais uma dor forte no ombro esquerdo e nem na lombar!! E para quem tem dores nas pernas, uma receita caseira do tempo da vovó que aliviou as minhas! E já estamos preparando mais camisetas. Quem quiser, favor entrar em contato no email carolinesalazar7@gmail.com, coloque o título Camisetas/ fitas de conscientização. Beijos com carinho!!

Eu, Paula Fermanda e Marilia Jorge

Paula Fernanda, Eu e Cecília Miwa, preparando os balões

Paula Fernanda, Marilia Jorge, Eu e Marcia Silva

Balão amarelo e folheto explicativo: mais consciência da endometriose


Um dos momentos mais esperados: a chegada de Patrícia Gastaldi, Lívia Lorenzini e Adriana Heintz vieram de Vitória, Espírito Santo, especialmente para o evento
Fernanda Matos
Marcia entrega balões às crianças e folhetos aos pais

Marcia Silva e Cecilia Miwa

Marcinha e Cecília em ação



Fernanda Matos, Marcia Silva, Cecília Miwa, Eu, Patrícia Gastaldi, Adriana Heintz, Lívia Lorenzini e Kadja, que trabalha com o doutor Roberto Hiroshi

Wagner, o endo marido de Fernanda, Gisele Dhal, Adriana Heintz, Patrícia Gastaldi, Graziela Reis, Simone, Eu, Edval, Thales e Lívia Lorenzini.A baixo: João, Cecília Miwa, Marcinha, Marilia Jorge e Rosilene Alves

As meninas do Endometriose Brasil abordam três americanas. Uma delas, de 80 anos, descobriu há pouco tempo que tem a doença

Wager, João, Fernanda Matos, Gisele Dhal, Adriana Heintz, Patricia Gastaldi, Eu, Livia Lorenzini, Rosilene Alvez. Agachadas: Cecilia Miwa, Marcia Silva e Marilia Jorge
Doutor Hélio Sato entre Paula Fernanda, Marilia Jorge, Patricia Gastaldi, Adriana Heintz, Eu, Lívia Lorenzini e Fernanda Matos

A panfletagem: informar sobre a doença aos passantes da avenida Paulista
João fotografa os pais






Colocando a fita de conscientização na nossa endoirmã Rosilene Alves

Momento de descontração

Gisele Dhal em ação...
.... e com Patricia Gastaldi e Lívia Lorenzini



Um comentário: