quinta-feira, 25 de abril de 2013

3 ANOS DE BLOG!! "COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA", O DOUTOR HÉLIO SATO!!



Em mais uma “Com a Palavra, o Especialista" do mês de aniversário do A Endometriose e Eu, a seção aborda mais uma vez os análogos de GnRH. Recebi esta pergunta pelo facebook e no mesmo momento já perguntei à EndoLeitora se poderia colocá-la aqui. Imagino que esta possa ser uma dúvida de muitas EndoMulheres que estão neste mesmo tratamento. Ainda mais por se tratar de uma das dores que mais falamos aqui, a dispareunia. A leitora Bianca Ciola, do ABC Paulista, conta que está em tratamento com o Zoladex e que a dor pélvica melhorou, mas que está sentindo “dores durante a relação sexual”. É normal, não é? O que fazer? A outra pergunta é uma das maiores dúvidas de quem está pensando em engravidar ou para quem já está grávida. Para as futuras EndoMamães, ôôôôô dúvida cruel.. Qual o melhor parto: normal ou cesárea?  Peço às EndoMamães que já passaram por esta experiência deixar sua opinião aqui. Apesar de já ter sofrido com muita dor, eu sempre soube que no dia que tiver filho, meu parto com certeza será cesárea. Minha mãe teve eu e minghas duas irmãs de parto normal, mas eu não tenho essa coragem dela não... e olha que estamos em outros tempos.  

Lembramos que esta seção é informativa e foi idealizada com o objetivo de esclarecer dúvidas comuns entre as EndoLeitoras e que ela não substitui sua consulta médica. Por isso, não é permitido abordar casos específicos que interfira no tratamento. Quem tiver dúvidas, deixe-as aqui com nome e sobrenome (pode ser siglas), a cidade e o estado. Ah, e para quem não conseguiu assistir minha participação no programa "Profissão Saúde", na última terça-feira, dia 23, assim que a produção liberar o programa irei colocá-lo no blog. Beijos com carinho!!

1 - Tomei a injeção de Zoladex 10.8 e melhorou muito a minha cólica. Porém, após a injeção comecei a sentir dores durante a relação sexual. Eu não tinha essas dores antes. É normal? Bianca Ciola, São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.

Doutor Hélio Sato: O Zoladex (como outros análogos de GnRH) diminui consideravelmente a produção dos hormônios femininos, que leva à queda da libido e da lubrificação da vagina. Assim, frequentemente, surgem dores no ato da penetração (no início da atividade sexual). Porém, se as dores forem sentidas mais ao fundo da vagina, pode ser que seja algum implante de endometriose que esteja resistindo à ação terapêutica da medicação. Sugiro, assim, rever com o médico que a acompanha uma reavaliação.

2 - Qual o melhor tipo de parto para quem tem endometriose e por quê? E se ainda não há cura para a doença, por que é sugerido que a mulher engravide? Hosana Santana - São Paulo - SP

Doutor Hélio Sato: Não há preferências em relação à via de parto devido a endometriose. A decisão sobre o parto pauta-se em parâmetros do pré-natal. Porém, dado a hipervalorização da gravidez, habitualmente, opta-se pela cesárea pelo maior conforto, e talvez, pela segurança. A cura pode ser alcançada se for retirado o útero e os ovários (nota da editora: como já escrevemos aqui). Porém, esta alternativa deve ser proposta principalmente nas mulheres mais maduras e que não desejam mais gestar. Porém, a associação de tratamento cirúrgico + clínico ou somente o tratamento clínico, dependendo de caso a caso, quando supervisionado por especialista e com aceitação do tratamento pela paciente, via de regra, controla muito bem a endometriose, sem que haja necessidade de histerectomia. Na gravidez, devido aos 9 meses sem menstruação + o período de amamentação inibe eficazmente a endometriose. Porém, esta deve ser opção para àqueles casais que desejam ter filhos, não deve ser considerada para as mulheres que não desejam ter filhos no momento, independentemente do grau da endometriose. E dependendo do caso, as opções terapêuticas são eficazes no tratamento da endometriose.

Sobre o doutor Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

2 comentários:

  1. Paraben pelos 3 anos! Seu blog é muito bom e ajuda bastante.
    Estava lendo o sobre a sua leitora de MAnaus, Tanísia...Será que vc poeria perguntar pra ela quem é o médico dela?
    Tbm sou de Manaus, fui diagnosticada com endometriose há 3-4 anos e gostaria de algumas indicações.

    Obrigada, Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Silvia!
      Obrigada por seu carinho!!!! Eu já pedi o email a ela, vc pode me passar o seu por email? Envie um email carolinesalazar7@gmail.com com o título "Especialista Manaus" que colocarei vcs duas em contato. Eu não conheço, mas acho que ela pode te ajudar. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir