domingo, 19 de fevereiro de 2012

SEU SANGUE MENSTRUAL É SADIO?



“Dois meses após a cirurgia, menstruei e foi completamente diferente de todas as outras vezes. Vinha sangue bem vermelhinho, como se eu tivesse cortado a pele. Falei para o médico completamente feliz e sorridente. E ele me respondeu: ‘é assim que deve ser.’ Então, vocês devem querer saber como era o meu sangue antes: era escuro, quase preto e vinha em pedaços. Eu ficava menstruada de oito a 10 dias, sendo que os três primeiros vinha uma borra preta até realmente começar a menstruar de verdade, com sangue coagulado.” Foi a partir desse trecho da história da minha querida leitora Sabrina Petermann, de Brusque, em Santa Catarina, que um fato novo me chamou atenção em relação à endo: como deve ser a cor do sangue menstrual considerado saudável?

Após várias pesquisas, vi que o sangue tido como sadio, é o chamado sangue limpo ou sangue novo. Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue sadio também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo. E não aquele de coloração vermelho-escuro, meio marrom ou preto e com aspecto coagulado. Segundo pesquisas, a alteração da cor está relacionada a algum problema em nosso corpo. E não necessariamente ligado apenas à endometriose. Pode ser alguma ferida na vagina, no colo do útero, no útero, alguma DST (doenças sexualmente transmissíveis), como o HPV (Papiloma vírus, que causa o câncer de colo de útero), cisto de ovário, endometriose, dentre outras doenças.

E não é somente a cor que aponta anomalias em nosso organismo, mas sua forma também. O sangue coagulado, por exemplo, aquele que sai em forma de pelotas, mais grosso, em pedaços, também não é legal. O ideal é não menstruar sangue coagulado, pois nele já existe uma determinada quantidade de anticoagulante. Com isso, a coagulação sugere que a mulher está expelindo uma quantidade de sangue superior ao anticoagulante. Por isso, essa menstruação é considerada anormal.

Com tantas informações novas achei de extrema relevância escrever sobre o assunto, já que eu também desconhecia este assunto. Aí, aprofundando em minhas pesquisas, achei algo bem curioso no site
Stum e que tem tudo a ver com o assunto. Lá, num dos artigos, que explica como se realiza a fecundação de acordo com o budismo tibetano, explicava quais qualidades os óvulos e os espermatozóides deveriam ter para serem considerados saudáveis para a reprodução de acordo com a religião e, para minha surpresa, li a seguinte frase: “O óvulo da mãe também deve ser livre de três defeitos. O óvulo sem defeito está presente quando o sangue menstrual não se agarra a panos, ou seja, pode ser lavado facilmente, o que significa que é limpo. A segunda condição é ter cor de sangue de coelho, vermelho-vivo, um vermelho intenso. Quando o sangue menstrual não é sadio, tem cor amarelada ou tendendo para o marrom (nota da editora: podemos colocar também o preto, como o de Sabrina). O sangue menstrual sadio é completamente vermelho e uniforme na sua cor, não apresentando áreas com cores diferentes.” Não é realmente interessante? Por isso, eu digo: "mulheres prestem atenção em seu sangue menstrual. Sim, o nosso corpo fala. Portanto, sangue vermelho-escuro não é legal e pode ser algum problema em seu organismo."

Outro fator que também temos que levar em consideração, é a duração de um ciclo menstrual. O normal é uma média de dois a seis dias. Ciclos muito longos, que ultrapassam seis dias, como o de Sabrina, não são considerados normais. Por isso é fundamental a sintonia entre os ginecologistas e suas pacientes. Espero que curtam. Vou pular um pouco de Carnaval, e amanhã coloco esse artigo no face.


Ah, e por falar nisso, vamos curtir a página do A Endometriose e Eu no facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/A-Endometriose-e-Eu/107795342665783 Beijos com carinho!!
  

211 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Carol. De fato, as mulheres pouco se atentam a esses detalhes! Beijos, Moniquetes ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Moniquetes sempre por seu carinho e participação no blog. Mesmo você não portando a doença, você é inteligente e sabe que é necessário disseminar informações sobre essa moléstia, que deve atingir muito mais mulheres a cada ano. Agradeço também sua ajuda voluntária como designer do blog. Apesar de nos conhecermos há pouco tempo, sei que nossa afinidade é de outros carnavais! Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Olá meu nome é cristiane ( cris) e tenho 19 anos.
      Recentemente tive um problema chamado dismenorreia membranosa (quando o endométrio sai inteiro na menstruação)
      E uma médica , pediatra, de acordo com oque falei a ela, falou que poderia ser endometriose.
      Procurei um ginecologista e ele nem me ouviu,ja me mandou fazer exames pre-operátorios para a retirada de um cisto anexial de 10.7cm...
      Tenho a menstruação escura com a maior parte do sangue coagulado.
      Durante a menstruação tenho cólicas horríveis que me deixam de cama de tanta dor na região pélvica e nas pernas...
      E outra coisa que observo eh que durante a menstruação eu sinto muita dor de barriga e por isso acabo indo muito, muito mesmo, ao banheiro.
      Oque vcs acham da minha situação?
      Por favor , preciso da opinião de quem ja vivenciou algo assim ou conhece alguém,sei la...

      P.s.: tenho somp

      Excluir
    3. Oi Cristiane!
      Tudo bem?
      Os sintomas que relata são bem característicos de quem tem endometriose, mas são necessários alguns exames para confirma se existe a possibilidade de focos de endometriose. Melhor você procurar um ginecologista especialista em endometriose. Caso você more em SP, podemos indicar a você especialistas em endo.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    4. Obrigada pela resposta rápida Hosana...
      Ja vi dois gineco ,sendo que o primeiro negou ate o cisto ,que na época tinha 8cm e o outro mal olhou pra mim.

      O pior que minha mae não entende a dimensão que isso pode ter, pra ela cólica toda mulher tem e se a menstruação ta em dia é oque importa.

      Sou do ceará. Vou fazer uma busca por algum especialista neste caso.

      Agradeço muuuuito a resposta
      é maravilhoso falar e ser ouvida.

      P.s.: parabéns pelo blog,vcs criaram um ambiente muito acolhedor e confortante.

      Excluir
    5. Olá Cristiane!
      Como você está hoje? Espero que bem.
      Entendo o que diz, a maioria das portadoras não são compreendidas, infelizmente a ignorância humana ainda é muita quando o assunto é endometriose. Mas um dia vamos conseguir mudar essa realidade. A Caroline está lutando para doença ser reconhecida pela nossa presidente.
      Quando precisar desabafar, pode vim aqui. Vamos ajuda-la mesmo que seja com uma palavra.

      Agradecemos os votos. Obrigada!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    6. Oi...
      Sou Josy, de Natal-RN.
      Tenho esses mesmos sintomas há vários anos, sempre procurei ginecologistas e todos diziam a mesma coisa(inflamação), tive dois filhos e após o segundo com pouco tempo voltei a sentir tudo de novo, sabia que não era normal, durante o período menstrual ficava toda encolhida de tanta dor e o fluxo nem se fala parecia "bife de fígado" Até que fui a outra médica e ao fazer uma ultra foi constatado que era endometriose tomei alguns medicamentos para não menstruar, mas não adiante de nada. Já tomei vários não tem jeito. Troquei de médica recentimente e a mesma me falou que não da pra se ver a doença atravez de transvaginal, acabei repetindo o exame recentimente e acusou adenomiose. Vou apresentar a ela dia 14 de fevereiro.
      E vamos ver o que a mesma me diz.
      Tenho sofrido bastante com dores antes, durante e de pois da menstruação, até sangramente durante a relação e isso tudo é muito contrangedor... Sempre falto no trabalho quando menstrou, fico de mama literalmente.
      Espero que a nossa Presidente, reconheça a nossa luta por essa doença.
      E por fim, te parabeniso pelo seu trabalho e sua sensibilidade em ajudar os outros...
      Interessante é que vim pesquisar mais sobre essa doença e acabei descobrindo você, fiquei muito feliz com o seu trabalho!
      Parabéns!!!

      Excluir
    7. tenho esses mesmos sintomas. tenho medo pois não conheço muito bem essa doença. sinto muita dor.fico muitos meses sem mestruar e quando vem, saem pedaços que parecem figado. é muito desconfortavel sentir isso. tenho medo só de pensar que possa ser esse o meu problema.

      Excluir
  2. Queridas, desculpe-me pela rudeza mas a pior consequencia da endo não é a dispareunia: é não poder ser mãe. É uma dor que me dói todos os dias e que vou carregar até meu último momento de vida. Era a única coisa que eu queria na vida. E eu nem sequer sabia da existência dessa doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus pode te curar,aceite Ele como Senhor e salvador da tua vida.tenha fé,quando Jesus morreu Ele levou todos os nossos pecados e doenças.
      Ele tudo pode fazer..

      Excluir
    2. Gostaria de dizer que eu tambem tenho Endometriose eu operei com um medico do Rio de Janeiro Dr. Pilotto.... depois de 1 ano e meio operada nada de ter filhos........fui a um medico daqui na Inglatera falou que eu nao tinha chance nenhuma de ter filhos a nao ser fazer barriga de aluguel.......hoje eu tenho um casal de Gemeos e foi normal eles tem 2anos. Deus age quando o Homem que nao tem mais jeito.

      Excluir
    3. Mesmo com endometriose grau IV com comprometimento nos ovários, uretra, bexiga, reto e tireoidite de Hashimoto, mesmo com tantas dores e a impossibilidade de ser mãe atestada pelos médicos, em 02/12/2013 tive o meu primeiro beta positivo e após uma gravidez desacreditada pelos médicos mas super tranqüila nasceu o meu milagre em 22/07/2014 para honra e glória do Senhor que ouviu o meu clamor e me abençoou com uma filha linda. Existem dores incuráveis mas para todas elas existe um Deus que opera milagres. Deus te abençoe. Liviavitae@hotmail.com

      Excluir
    4. q lindo ver Deus agir na vida das pessoas, eu tbm sou um milagre

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Oi, Anônimo!
    Tudo bem com vc? Infelizmente, a endo tem inúmeras consequências terríveis. Sei que a maternidade é o sonho da maioria das mulheres, por isso é considerada uma das piores consequências. A minha opinião é em relação à dor e à dispareunia. Conheço mulheres, inclusive, adolescentes que não se levantam da cama. Com isso, elas estão deixando de viver sua vida, de ter uma vida, estão se privando de tudo. Deixar de viver a vida deve ser a pior de todos. Se eu tivesse ficado infértil, e se quisesse muito ser mãe, eu não teria problemas em adotar. Afinal, os filhos, tanto os biológicos quanto os adotivos, são enviados por Deus. Espero que vc esteja bem, e se precisar de ajuda, estou por aqui. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  4. caroline etou super nervosa pq est mes minha menstruaçao" veio ou não veio" não sei como dizer pq fiquei apenas 3 dias com um sangramento q não parecia ser sang foi apenas uma massa homogênia com uma cor marrom bem escuro.Sera q dvo ir ao ginecologista com urgencia ou espero mais um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Como vai? Olha, a melhor maneira de sanar sua dúvida é ir ao ginecologista. De fato, sua menstruação não está correta. Seu sangue não parece tão normal. Não fique nervosa. Marca a consulta e vá. Depois me diga o que deu. Se vc ainda não tem suspeita de endo, converse com seu médico sobre a doença e fale sobre a cor de seu sangue. Afinal, a cor de todo sangue, inclusive, o da menstruação tem de ser vermelho. Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. Nossa q alivio achar esse texto... Tive relação c meu marido e minha menstruação veio no dia certo, mas a cor benemérito vermelhinha diferente do de costume q é um vinho dos marrom sei lá. Aí fiquei tensa achando q estava machucada e o sangue era do útero sei lá... Mas se sangue vermelho é sadio fico bem mais tranqüila. Eu não fazia idéia... Mto legal sua iniciativa. Parabéns. Abç :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Fico feliz que o texto e, consequentemente, o blog também é útil para mulheres que não têm endometriose. De fato, o sangue sadio é o vermelho-vivo. Se vseu sangue menstrual for vermelho-escuro, mais amarronzado ou preto, é melhor ver com seu ginecologista se tem algo errado com se corpo. Obrigada por seu comentário. Seja muito bem-vinda ao blog! Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Olá,

      Adorei a matéria, foi muito útil!

      Obrigada!

      Excluir
  6. bom , o meu vem igual o dar sabrina , o que ela fez pra se curar disso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica,
      Tudo bem com vc? Vc leu a história da Sabrina?http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2012/02/historia-da-leitora-sabrina-petermann-e.html Ela melhorou porque descobriu que tem endometriose e seu sangue menstrual voltou a ser saudável após sua cirurgia. Vc tem de falar isso com seu ginecologista. Vc é de SP? Beijos com carinho!!

      Excluir
  7. Olá Carolina!
    Minha menstruação sempre veio normal, mas nesse mês, dia 27/06, desceu uma coisa, parecia uma pasta marrom bem escura. Nunca tinha acontecido isso. Oque pode ser? Ajude-me por favor! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Vc precisar marcar uma consulta com seu ginecologista. Como está escrito no artigo, o sangue sai escuro por várias razões, por algumas doenças, algumas mais simples outras mais complicadas. Eu não sou especialista, apenas ajudo quem tem endometriose. O que posso dizer é que sangue menstrual preto ou marrom não são sadios. Vai ao seu médicos volta pra contar. Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. De boa, os médicos ignoram meus relatos sobre o talsangue marron. Faz 2 anos que rola isso comigo. Dizem apenas que "faz parte" da endometriose.

      É revoltante eles mesmos não saberem definir o que ocorre, nem tampouco tratar.

      Excluir
    3. Oi!
      Tudo bem com você?
      São poucos os médicos que sabem tratar a endometriose, porque a endometriose é um enigma, não existe cura, apenas tratamento. De qual cidade você é? Caso seja de SP, podemos indicar um profissional para cuidar da sua endo.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  8. oi! estou um pouco preocupada, pois as 2 ultimas vezes que menstruei meu sangue veio num tom vermelho escuro, mas não estava coagulado, só escuro mesmo. vi no texto que pode ser alguma coisa no meu organismo ou até uma dst, mas sempre faço sexo seguro, nunca deixando de usar a camisinha. meu medo é de ir ao ginecologista e minha mãe descobrir que não sou mais virgem! estou preocupada! por favor me informem um pouco mais sobre isso :(
    Obrigadaaaa s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo o médico ginecologista é de fundamental importância na vida de uma mulher, principalmente se ela mantem relações sexuais. Marque uma consulta com o mesmo, ele fará uma avaliação precisa, pois existem vários fatores que influencia um sangue de cor escura.

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
  9. por favor,quero uma informaçao, minha menstruaçao ta vindo de 15 em 15 dias sendo que nos 2 primeiros dias a cor é bem escura apos isso o fluxo vem com cor e quantidade normais por mais 4 dias e nos dois ultimos volta pra cor escura novamente,durando num total de 8 a 10 dias o que isso significa?desde ja agradeço a atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,procure um ginecologista. Ele saberá dá um diagnóstico preciso para seu caso.

      Abraço.
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Eu li em algum lugar que o sangue amarronzado pode ser causado simplesmente pela demora em ser expelido, o que faz com que acabe se coagulando dentro do próprio corpo. No começo e no fim da menstruação o sangue vem em menos quantidade, mas entre esses dias o fluxo é maior e então não há a presença do sangue coagulado. Espero que tenha ajudado!

      Excluir
  10. Olá lí o artigo e quero expor aqui que acho que estou com esse problema acima citado. Minha menstruação a cada 16 dias vem, os tres primeiros dias sae bastante sangue, as vezes bem vermelhinho outras vezes escuro. Mas, depois do terceiro dia ela simplesmente acaba e fica vindo só aquelas borras escura. E fica até 10 dias dessa forma. Será que estou com algum problema grave?????????

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosalia!
    Não acredito que seja nada grave, mas procure um ginecologista para avaliar o seu caso, já que fica até 10 dias menstruada.

    Beijos

    Hosana Santana

    ResponderExcluir
  12. Oi, poderia me dizer que cirurgia a moça do artigo fez?! eu não tenho o sangue vermelho clarinho :/ já fiz varios papas e uma transvaginal que ão deram alteração alguma,e também nenhum tipo de DST, mas meu sangue vem um vermelho escuro as vezes coagulado as vezes não, mas no intervalo da mesntruação as vezes quando tenho relações sexuas sai um liquido marrom...aconteceu isso uma vez será que tenho algo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      A cirurgia que a Sabrina Petermann realizou, foi a de endometriose.
      Você precisa procurar orientação de um ginecologista para melhor avaliação desse sangramento durante o ato sexual.
      Se precisar de indicação de ginecologista em São Paulo, podemos ajudá-la.

      Beijos com carinho.

      Hosana Santana

      Excluir
  13. me chamo liliane e estou com a minha menstruação vindo muito mais muito mesmo com o aspecto vermelho vivo e com pelotas de sangue o q fasso? mais não sinto cólica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      O melhor a fazer é procurar a opinião de um médico ginecologista para vê se estar tudo bem com você no geral. Se você quiser, podemos indicar um a você. Caso queira, é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com e solicitar os contatos.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  14. gostei das respostas men ajudou bastante,minha namorada esta desesperada,disse para ela q iria pesquisar mim ajudou mesmo,vou fala a ela como acontece... e depois digo o resultado pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Que bom que o blog o ajudou a compreender o que se passa com sua namorada.

      Boa sorte para vocês!

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
  15. Hoje meu sangue saiu bem vermelhinho e sem cheiro. Graças a Deus Saudavel.

    ResponderExcluir
  16. ola tudo bem. pois entaum ultimamente venho com uma preocupacao, antes de mentruacao mais ou menos uma semana antes sempre tenhu tipo um corrimento escuro marrom dai depois vem a mentruacao, fiquei preocupada onde fui no ginecologista e fiz exame onde me constatou q tenhu inflamacao no utero, tomei os medicamentos mas apos isso continuou o dito corrimento. mas a medica me falou q eh normal vir esse corrimento antes. Mas fiko muito preocupada pois estou tentando engravidar e nao consigo, sendo q nao me cuido e nao tomo anticoncepcional fiz preventivo e meu utero esta limpo mas nao consigo engravidar sera q tenho endo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Pelo corrimento não dá para avaliar se tem ou não endometriose, é necessário que seu ginecologista faça uma avaliação do seu quadro por completo e pedir exames para descartar uma possivel endometriose. Existem vários fatores que dificultam uma gravidez, e só seu médico poderá avaliar o por quê não fica grávida.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  17. De muita ultilidade suas informações..que infelizmente nosso medicos nao nos informam sobre isso...muito menos a mídia...e eu relamente tive um problema de miomas e eu por conta propria comecei a desconfiar por conta da diferença da cora da minha menstruação....tive sorte q tudo se resolveu..mas muitas mulheres desconhecem essa informação..
    Obrigada,,por ser tao clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marhyan!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Precisamos sempre estar atentas ao nosso organismo, pois muitas vezes, ele sempre dá sinal que existe alguma coisa errada com o nosso corpo.
      Realmente muitas mulheres desconhecem essa informação e até mesmo seus ginecologistas, já que para alguns médicos, é normal as caracteristicas irregulares do ciclo menstrual.

      Bom saber que gostou da informação que a Caroline postou. Fique atenta ao blog, pois ela sempre posta novidades.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  18. bom dia muito interresante essa pagina venho através dela pois esse mes menstruei e saiu uma pele de dentro de min tenho certeza que não foi sangue coagulado as vezez tambem sai mas dessa vez não e tambem o cheiro emcomoda o que pode ser ?
    fiz o preventivo mas não deu nada tambem tenho corrimentos e usei pomada e ainda continuou meus corrimentos encomodam muito !!! sou casada e tenho medo de não poder ter filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Não dá para dizer o que você tem. Eu a aconselho a procurar um ginecologista e comentar o que estar acontecendo com você, pode ter certeza que ele será o melhor profissional para acompanhar e esclarecer o seu caso. Se quiser, e for de SP, podemos indicar um ginecologista a você. Não sofra por antecipação, passe com o ginecologista e veja o que ele lhe diz sobre sua fertilidade.
      Boa sorte!

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. oi como saber q eu teinho comesi a mestruar novamete apos de 6 meses ja to na menopausa teinho 47 anos...de repente veinho com muita colica sangrando c exceso a 8 días sem parar sangre talhada c sangre cheiro forte.. me ajude meu a 5 anos fui no medico so me dicia td normal largui mas agora to procupada me ajuda cristiane p favor

      Excluir
  19. Olá, eu desde a uns meses para cá tenho tido dores fortes do lado esquerdo do pé da barriga, eu sempre sofri muito com dores menstruais. Mas estas tem sido piores, sempre que vem a menstruação, vem com grandes quantidades de sangue coagulado e a cor da minha menstruação é castanha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Melhor você procurar um ginecologista para avaliar esse quadro de dores. Depois, por favor, volte aqui para contar como você está.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Muito obrigada, minha mãe disse hoje mesmo que ia tratar de marcar um ginecologista.Hoje nem me pude levantar para fazer a minha vida, tive o dia todo de cama sem me poder mexer só com dores.. Muito obrigada !

      Excluir
    3. Olá anônima!
      Sua mãe conseguiu marcar o médico? Já passou? Já tem um diagnóstico? Espero que você esteja bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  20. Oi, estou com medo de estar doente, minha mestruaçao este mes veio marom e pouca, mas dizem os gines que quando toma anticoncepcional a pocibilidade de ter endo é pouca,sera que e verdade? O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  21. a cor da minha mana veio marrom e oq??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônima!
      Tudo bem?
      Talvez não seja nada demais, apenas uma alteração na cor mesmo, mas o correto é procurar orientação de um ginecologista para melhor avaliação.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  22. Já estou com a cirurgia marcada depois de 3 anos de pura DOR.Desde 2006 estou com diagnóstico da doença Adenomiose, eu sei o que estou sofrendo essas duas semanas que faltam para minha cirurgis parecem anos, mas graças a Deus consegui uma gineco que disse é isso mesmo, vamos tirar tudo que aparecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline!
      Tudo bem?
      Desejo que tudo corra bem na sua cirurgia. E assim que estiver recuperada venha nos avisar como está, por favor.
      E se quiser contar sua história com a endometriose aqui no blog, é só escrever um e-mail para carolinesalazaer7@gmail.com

      Boa sorte! Que Deus a proteja sempre.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  23. QUERIDA,DEUS LHE ABENÇOE POR TAMANHA SABEDORIA EM PRESTAR ESCLARECIMENTOS EM UMA LINGUAGEM TAO SIMPLES DE ENTENDER,LENDO SEU BLOG IDENTIFIQUEI VARIAS COISAS QUE ACONTECEM COM MINHA IRMA QUE ESTA A PROCURA DE DIAGNOSTICO DESDE OS 11 ANOS(HOJE C 23) 4 ESPECIALISTAS NAO DESCOBRIRAM O Q ELA TEM,O UTER AUMENTA EM UMA VELOCIDADE ABSURDA .TEM SANGRAMENTOS QSE QUINZENAIS MESMO USANDO AC ORAL CONTINUADO.NAO SI MAIS O Q FAZER VOU PARTIR PARA UMA RN PELVICA Q VOU MARCAR HOJE.MAIS SEU BLOG JA ESCLARECEU MUITA COISA P MIM,UM BJ ENORME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Em nome da Caroline, agradeço as palavras. Ela fez esse blog para ajudar as pessoas. Ajude sua irmã, pois com certeza ela precisa de você, apoio, atenção e carinho, são fundamentais para quem sofre com a endometriose.
      Após o resultado da RM de pelve volte aqui para nos contar como ela está, por favor.
      Boa sorte para vocês!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  24. o meu sangue sempre veio com muitos coagulos e uma colica forte mais que melhoravam com analgesicos,tenho 22 anos ate hoje so tomei uma cartela de anticoncepicional,estou sofrendo desde janeiro apos tomar uma pilula do dia seguinte senti forte dores do lado esquerdo,fiz transvaginal o ginecologista me disse que eu tinha um cisto mais era de ovulação,fui em outro pois dor não melhorava ele me pediu ultrassom deu calculos renais e disse que ia doer sempre mesmo,fiquei sentindo essa dor que sumia e aparecia,quando em junho senti uma forte dor do lado direito e fui parar no hospital la me diseram que era apendicite,o cirurgião chegou e disse que não era,dai deu infecção de urina,tomei antibioticos e não melhorou fiquei com dor dos dois lados de la pra ca ja fiz tomografia s/contraste,colonoscopia,endoscopia varios raio x e exames de sangue,com isso descobri uma ulcera e gastrite que tomando remedios a dor do lado direito melhorou muito, fui a ginecologista que fez papa nicolau que deu normal,fiz dois ca 125 que deram normais,a questão e que a dor do lado esquerdo continua e piora muito nos dias da menstruação,pois um dos medicos que eu fui agora me falou que calculo renal so doi quando esta saindo vou voltar ao ginecologista nesta quinta não aguento mais sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Passei por isso, indo de um médico para outro, minha ginecologista que me acompanhava, chegou a dizer que não era nada relacionado a parte ginecologica, imagiva se fosse, me encaminhou para o gastroenterologista que me solicitou uma ressonância magnética (RM) de pelve e abdome, ai sim apareceram os focos de endometriose, a RM é o exame de imagem que mais consegue detectar a endometriose, no ultrasom, muitas das vezes a endo fica mascarada pelos gazes ou as lesões não são observadas mesmo, o CA125 não é um exame confiável para detectar a endo também. Sugiro que volte a ginecologista e solicite a ela uma RM de pelve.
      Quando souber o que tem, volte aqui para nos contar. E se precisar de indicação de médico e for de SP, é só escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com. A Caroline tem indicação tanto de médicos pelo SUS, como convênio.

      Boa sorte!
      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  25. Oi tenho 35anos emuita vontade de ser mãe mas já tive 3 abortos tenho um mioma os medicos dizem que não tem aver pois o mioma esta no colo do útero tem 2cm minha menstruação normal Sá vezes vem coágulos mas o fluxo e sempre vermelho já fiz vários exames mas não da nada o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Seu médico tem que investigar porque você não ficar grávida em primeiro lugar, se for o caso procure um médico da reprodução humana.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  26. oi eu sou a moça de 22 anos do penultimo comentario o meu nome e miriam,fui na ginecologista e pedi a ela que me encaminhasse uma ressonancia da pelvis,so que quando fui marcar eles me falaram que esse exame so e feito com contraste,e com sou alergica a muita coisa e ja tive reação alergica forte tenho medo,sera que não da pra fazer sem contraste?agradeço a atenção de vcs,e parabens por um blog tão bom e que tem ajudado tantas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!
      Tudo bem com você?
      Não dá para fazer sem o contraste não, pois é o contraste que vai evidenciar as lesões da endometriose. O contraste utilizado na ressonância magnética é o gadolínio, ele é diferente dos contraste utilizados na tomografia computadorizada. O gadolínio é um contraste seguro e dificilmente causa alergias. Mas sugiro a você conversar com o médico radiologista do local onde você vai marcar o exame e comentar das suas alergias para ele fazer um avaliação se você pode ou não realizar o exame.

      O blog tem essa função de ajudar as pessoas. Obrigada por participar! E se tiver alguma dúvida e só postar comentário.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  27. Li o texto sobre endometriose e estou apavorada. Há 1 ano estu tentando engravidar e nada! Ao ler esse texto aqui me deu pânico pois tenho a tal secreção marrom escuro nos 2 primeiros dias de menstruação e aqueles sangues em pedaços. Nunca nenhum ginecologista disse que tinha algo errado comigo.
    Acredito que seja por isso que não consigo engravidar.
    :( Vou a ginecologista mas pelo que li aqui provavelmente não poderei ser mãe.
    estou me sentindo vazia demais nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ma!
      Tudo bem?
      Calma! Não fique apavorada. A cor da menstruação não determina se você poderá ou não ficar grávida,apenas os exames irão confirmar se você pode ou não. Eu tenho endometriose de grau IV e fiquei grávida sem tratamento. O que você precisa fazer é os exames para saber como está, e conversar com o médico sobre as possibilidade de uma gestação natural.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  28. NOSSA TUDO FOI MUITO ÚTIL PARA MIM , POIS ESTAVA Na MESMA SITUAÇÃO . OBRIGADA !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Tudo bem?
      Que bom que o texto foi útil á você. A intenção dos textos postados no blog, é justamente essa, ajudar as pessoas.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  29. Olá Caroline!!

    Tenho medo de ter endo. pq tenho 20anos e meu sangue é marrom mesmo!! vou na minha medica hoje pra ver oq ela me diz, este texto da Sabrina me ajudo com algumas duvidas tenho muito medo de não poder ter filho!! Com carinho Di!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Tudo bem?
      Não tire conclusões precipitadas. Talvez seu sangue seja marrom por outros motivos. Converse com sua médica para ela lhe solicitar os exames que detectam os focos de endometriose.
      E quem tem endometriose pode ter filhos, ela leva a infertilidade em alguns casos, mas existem tratamentos para a maioria deles.
      Por favor, nos mantenha informadas do seu caso.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  30. Oi, tudo bem?
    Normalmente eu vou ao ginecologista logo pra tratar dessas coisas, mas como no momento estou morando no exterior e marcar uma consulta é uma burocracia sem tamanho, resolvi mandar uma mensagem:
    Tomei anticoncepcional por 5 anos (nos 16 aos 21), sempre tive ciclos regulares - fraquinhos, mas completamente normais. Vim pra Europa e parei de tomar qualquer anticoncepcional, já que não estou mais numa relação estável e por isso pretendo usar camisinha caso tenha relações com alguém. Mas desde que parei de tomar (há 3 meses), minha menstruação está irregular e vem bem grossa, cheia de coágulo e por dois ou três dias apenas. Devo esperar mais pra ver se o ciclo regula sozinho ou é melhor dar um jeito de ver um gineco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lillith!
      Tudo bem?
      Por mais que exista uma burocracia, o melhor é procurar passar no ginecologista, principalmente se estiver sentindo dores.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  31. Nossa, que esclarecedor! Nunca, nenhum médico nem ninguém deu importância para isso! Sempre tive o sangramento menstrual escuro, ou melhor, marro encurão, parecendo uma borra nos primeiros dias e com coágulos nos últimos, além de fluxo prolongado. Descobri recentemente, só depois de passar um ano tentando engravidar, que sofro de endometriose e que tinha coágulos dentro e fora da cavidade abdominal, mas também dentro do ovário, o que me resultou numa cirurgia que abri o abdome como uma cesariana e perdi quase um ovário todo. Mas sempre tive muitas cólicas e dores na relação sexual que nenhum médico deu importância! Já passei por uns cinco ginecologistas diferentes, sempre em busca de respostas ou uma luz! Fui fazer meu primeiro exame de ultrasson na vida, apesar de um histórico complicado, quase um ano depois de parar com os anticoncepcionais para engravidar, para ver o que havia de errado por não estar mais aguentado de dor ao menstruar (tomei anticoncepcional dos 14 aos 29 anos pois desde muito nova tinha fortes cólicas e foi esse o tratamento)e por não conseguir engravidar naturalmente, e só depois de mudar de médico. Acontece que, apesar da informação e internet, em áreas médicas ainda somos "pacientes" e muitas vezes desconhecemos a amplitude dos riscos e recursos e precisamos de médicos mais atenciosos e dedicados para realizarem diagnósticos eficazes e satisfatórios que podem mudar e salvar a vida das pessoas. Abç, Débora / MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Tudo bem?
      Seu relato não é muito diferente de tantos outros que leio. Indignação com esses médicos que pouco importam-se com nosso sofrimento. Mas ainda tenho esperança que essa realidade triste das portadoras de endometriose mude.
      Suas palavras são sábias quando diz que "precisamos de médicos mais atenciosos e dedicados para realizarem diagnósticos eficazes e satisfatórios que podem mudar e salvar a vida das pessoas.", você não poderia escrever nada melhor em relação à alguns médicos. Precisamos de mudanças na área da saúde com urgência.

      Obrigada por sua participação! E caso queira contar sua história aqui no blog, é só escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  32. olá, eu tenho 18 ano e a um ano tento engravidar, minha mestruação sempre foi desrregulada desde quando veio pela primeira vez, só teve um tempo que não q foi quando eu fazia uso de antic. bem mas como ja disse a um ano q parei, o meu problema foi esse mes, que minha mestruação veio muito escura tipo borra de café, ja marquei a consulta mas foi p/ dia 15/01/13, si vc souber a respeito mi ajude estou muito anciosa.grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleicielle!
      Tudo bem?
      Não fique ansiosa apenas por um ciclo menstrual diferente. É necessário uma avaliação médica para saber o porquê não consegue engravidar. Converse direitinho com seu médico, pois a endometriose não é diagnosticada por uma alteração na cor da menstruação, existem outras alterações que precisam ser avaliadas, inclusive você precisa fazer alguns exames para saber se está tudo bem com você.

      Aguarde sua consulta sem ansiedade! Tudo dará certo.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  33. Boa tarde,já fazem 3 meses que quando eu menstruo ela vem como sangue coagulado e dura 6 dias,tenho muita colica,urino muito,e tenho corrimento amarelado,agora em março vai fazer 1 ano que fiz exames ginicologico e nao deu nada o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Tudo bem?
      Não sei informar a você o que pode ser, precisa ir ao ginecologista e relatar a ele esses problemas, com certeza ele vai examiná-la e pedir alguns exames para descartar qualquer possibilidade de doença.

      Espero que fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  34. oi... minha menstruaçao veio no incio do mes por mais ou menos 4 ou5 dias e foi embora.tudo muito normal, mas agora ela voltou e ta a quase duas semanas. o sangue é grosso e tenho muito fluxo mesmo. isso pode querer dizer algo? tambem ando com muita mais vontade de urinar e sempre que vou la faço muito pouco. tou um pouco assustada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Tudo bem?
      Talvez sim, precisa ir ao ginecologista vê porque está tanto tempo menstruada e porque urina pouco também, nenhum dos sintomas relatados é normal. Precisa fazer exames hormonais, ultrassom transvaginal, exame de urina para descartar infecção urinária e talvez o médico peça mais alguns exame para analisar o que acontece com você.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  35. Feliz 2013 a todas!
    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog e todas as pessoas que colaboram com ele, por meio das suas experiências e incentivos a quem necessita.
    Então, farei um relato da minha situação...
    Tenho 30 anos, não tenho filhos, e estou menstruada a exatamente 42 dias, fluxo normal, alguns dias intensos com pedaçosmuito grande de sangue. Desde que menstruei aos 13 anos, sempre tive muita cólica e o fluxo intenso, sempre com pedaços, devido a isto ele fez indicação do anticoncepcional e desde então, é rotineiro tomar todos os dias.
    O ano passado, em agosto, eu tive problemas como o citado acima, fiquei menstruada por 45 dias, procurei o ginecologista que receitou o transamim e se não parasse orientou que eu procurasse novamente ajuda médica, após uma semana o fluxo continuava, então procurei ajuda médica, fiz vários exames e o médico me disse "seu utero está mais limpo do que de uma criança" e me disse que eu devia está com uma estafa, estado elevado de estresse, e realmente eu estava muito estafada devido a rotina de trabalho que é mto mto cansativa. Então, depois de dez dias o fluxo parou. Fiquei dois meses menstruada então.
    Desta vez, novamente acontecendo, só que não há estafa, pois estava de férias....

    Estou preocupada...
    Alguém já viu alguma situação parecida?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Feliz 2013 para você também. Em nome de todos os colaboradores agradeço o elogio. Muito obrigada!
      Não é comum e nem normal ficar menstruada tanto tempo, talvez a medicação que você está tomando não esteja mais fazendo efeito e esteja acontecendo um desequilíbrio hormonal. Procure um ginecologista para investigar o por quê de ficar tanto tempo menstruada.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  36. Olá Caroline, tudo bem?
    Bom vim tirar uma duvida com vc, é que o sangue da minha menstruação está vindo marrom oq será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Não dá para dizer o que é, porque tantas coisas pode alterar a cor da menstruação, medicação, alimentação, estresse, doenças, mas você precisa ir ao ginecologista para ele examiná-la, apenas o médico pode dizer a você se é algum problema ou não, e vale ressaltar que a consulta ao ginecologista tem que ser com frequência de no máximo 1 ano após iniciar a vida sexual.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  37. Olá, então todos os meses no começo de minha menstruação desce um sangue preto coagulado, depois desce um sangue vermelho escuro e sempre coagulado, não sei se isto é normal, já fui ao ginecologista e não foi de muita ajuda, ela disse que meu útero estava infeccionado e me receitou uns remédios e tomei certo,mas minha menstruação continua a mesma. Seria de muita ajuda se alguém me orientasse, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ni!
      Tudo bem?
      Oriento você a procurar outro ginecologista, pois se o útero está infeccionado precisa ser examinado denovo para vê se está normal, não pode apenas tomar a medicação e não voltar para vê como está.

      Espero que tudo acabe bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  38. Oi Caroline! Tudo bem?
    Primeiro, queria te parabenizar pela iniciativa de fazer o blog e falar deste assunto de forma tão aberta e acolhedora.
    Tenho 18 anos e o meu ciclo menstrual é bastante regular, menstruo de 4 a 5 dias e com intervalos de 30 a 32 dias. O sangue da minha menstruação é vermelho escuro ou marrom, e sempre achei isso normal até ler o seu texto. Como seria esse sangue coagulado e qual deveria ser o aspecto/ a textura dele? O meu sangue menstrual tem a consistência de uma geleia, isso pode ser sangue coagulado?
    Eu também tenho cólicas fortíssimas e que nenhum remédio resolve. Fico com muita fraqueza e não fico em condições de me concentrar em nada por conta da dor. Agora estou suspeitando que possa ter alguma doença como a endometriose.
    Você poderia me recomendar alguns ginecologistas de confiança aqui em SP? Eu já fui em dois, mas não me dei bem com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla!
      Tudo bem?
      Não sou médica, mas vou explicar o que sei. A cor da sua menstruação pode ou não indicar que você tem algum problema. Nos dias em que o fluxo é mais intenso ele pode sair coagulado, primeiro ele coagula e depois torna-se liquido, porém, quando tem muito fluxo às vezes não dá tempo de ficar liquido e sai coagulado. Mas você precisa ficar atenta ao tamanho dos coágulos e a quantidade deles, vale apena observar e relatar ao seu ginecologista como são esses coágulos, pois a partir dai seu médico pode fazer uma avaliação se é normal ou não esses coágulos. Já quando o fluxo da menstruação é menor, a cor da menstruação fica marrom, tipo borra de café, isso ocorre devido a pouca quantidade de hemácias, que são elas as responsáveis pela cor vermelha do sangue.
      Se sua menstruação sai tipo geleia, é coagulo sim. O sangue menstrual vai variar de mulher para mulher, isso ocorre devido aos hábitos diários como, alimentação, medicação, exercícios físicos, sedentarismos, estresse, entre outros. A cor pode variar de rosa para vermelho escuro e pode ficar marrom no final, a textura pode ser espessa ou não, tudo vai depender do seu organismo. Cada mulher tem seu fluxo, sua quantidade e sua textura, então o correto é observar sua menstruação e relatar ela ao seu ginecologista, pois ele é a pessoa mais indicada para dizer a você se está normal ou não.
      As cólicas fortes não são normais, precisa ser investigas, de preferencia por um especialista em endometriose, já que suspeita que possa ter a doença. Aqui em SP temos um ótimo que indicamos, o Dr. Hélio Sato, mas por questão de segurança não são postados os contatos dele aqui, então por favor, envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite os contatos do Dr. Hélio Sato.

      Qualquer coisa estamos aqui para ajudá-la.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  39. oi meu nome e cleo minha mestruação esta ha um més sem vir so que eu sangrei um dia queria saber se e mestruação ou se e gravidez me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice!
      Tudo bem?
      Oriento você a procurar um ginecologista para verificar se estar ou não grávida. O acompanhamento com o ginecologista é importante, mesmo que não esteja grávida.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  40. oi meu nome e cleo minha mestruação tem um més que não vem so que ontem eu sangrei queria saber se e mestruação ou e gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleonice!
      Tudo bem?
      Oriento você a procurar um ginecologista para verificar se estar ou não grávida. O acompanhamento com o ginecologista é importante, mesmo que não esteja grávida.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  41. obrigado por tudo que li aqui, estou aguardando marcaçao da minha segunda cirurgia, pois a primeira o medico nao sabia muito bem o que fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Tudo bem?
      Como assim o médico não sabia o que fazer? Ele não era especialista em endometriose? Onde você faz tratamento?
      Cuidado para não ser enganada!

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  42. Oi Caroline... passando para te parabenizar pelo blog maravilhoso, fácil de entender e que com ele pude esclarecer várias dúvidas... que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Tudo bem?
      Em nome da Caroline agradeço as palavras. Obrigada!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  43. olá, parabéns pelo blog! minha mestruação vemmarrom e com pedacinhos de sangue também e sague escuro, nunca tinha procurado saber se era normal ou não, mas esse mes fiquei desconfiada que podia nao ser normal e fiz a pesquisa, talvez seja porque tenho NIC I ( uma feridinha nocolo do últero causada por HPV) estou fazendo o tratamento e na proxima consulta vou falar para medica sobre a mestruação que esta vindo para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!
      Tudo bem?
      Está certíssima, tem que comunicar a sua médica sobre essa cor da menstruação, verificar se é por causa do NIC.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  44. Boa noite, primeiro de tudo parabéns pelo blog é muito bom msm!!!! Estou preocupada pq minha menstruação esta saindo escura, aos poucos e pastosa. Eu nunca vi isso,hj quando fui tomar banho vi que tinha decido como uma pasta e o sangue esta muito escuro, não tem cheiro. Li alguns casos na internet e vi que o da endometriose ou fungos são bem parecidos. Vc tem algum palpite? Obrigada, Camilla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla!
      Tudo bem?
      Não temos palpite sobre seu relato, pois não somos médicas. Você precisa procurar um ginecologista para vê o que acontece com você.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  45. minha menstruaçao esta vindo pouca e escura . sera que pode ser alguma doença ou estou gravida ??
    ass; amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, querida!
      É preciso ir ao seu médico de confiança e relatar isso a ele. Não somos médicas e é preciso de um profissional. Boa sorte e volte aqui para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  46. Parabéns pelo Blog!Me ajudou muito.Tenho colicas horrivéis,mau consigo me mover,os 2 primeiros dias de menstruacao o sangue é muito escuro a partir do 3° dia, coagulos enormes e o sangue ja bem avermelhado.Estou apavorada,pois ja fiz uma cirurgia para a retirada de um cisto a 4 ( na minha antiga cidade, e pelo visto terei q voltar a esta Doutora,pois foi a unica de 4 Doutores q conseguio na época descobrir o q eu tinha) anos atras e os sintomas foram exatamante estes.Fui a ginicolista mas ela disse q é normal eu sei q isto nao é normal.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleo, como vai?
      Olha é muito importante ser acompanhada por um médico que realmente conhece a doença e que saiba tratar uma mulher com endometriose. Já para a cirurgia, além de ser especialista n doença é preciso ser especialista também em laparoscopia (a cirurgia minimamente invasiva e a que é indicada para quem tem endo). A laparotomia, a tipo cesárea, não é indicada por dar mais aderências entre os órgãos. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  47. Olaa parabéns pelo blog,eu ja faz 5 dias que meu sangue nao desce só escura e ja estou ficando aguniada meu medico disse que eu tenho ovario policistico mais ate entao minha menstruacao so estava irregular mais com cor sadia,vou ter de ir ao medico novamente para falar da cor escura,que agonia me da isso.pois me deixa preocupada nunca me aconteceu isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Vá ao seu médico mesmo e fale tudo a ele. Eu fui tratada por muitos e muitos anos como ovário policístico, mas eu sempre tive endometriose. Simplesmente, tive o diagnóstico errado por muitos anos. Por isso, é preciso falar tudo a ele, perguntar se você pode ter endometriose e pedir a ele exames que comprovam que seu cisto não seja um endometrioma (cisto de endometriose no ovário), assim como eu tive e que foi retirado, mas não fui diagnosticada com endo na época. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  48. Olá querida, parabéns pelo blog, preciso de um esclarecimento.. A mulher pode ter endometriose com ciclos muito longos (45-65 dias) e pouco fluxo? A minha menstruação é escassa, 2-3 dias no máximo, mas o sangué é sim escuro, com várias cores, e meu intestino é mais pro preso, e não solto, o que sei que é um sinal de endo. Ah, a cólica só aparece nos dias de menstruação, mas é moderada a forte, porém tenho dor pélvica constantemente...Já fiz ultrasom, não apareceu nada, vou fazer um doppler colorido para ver melhor. O que acha, parece endo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Você já fez os exames? É preciso exames específicos e também a avaliação clínica do médico é muito importante para quem tem endometriose. O único exame que mostrou minha endo foi a ressonância magnética da pelve que fiz com contraste e com toda a preparação para endometriose (com gel anal e vaginal). Nenhum ultrassom e nem mesmo o exame de sangue CA 125 nunca apontaram nada, estavam sempre "normais”. A endometriose é uma doença muito enigmática e que pode causar dores incapacitantes, como nenhuma dor. Portanto, aconselho você a procurar um ginecologista que seja especializado na doença e humano, que entende a mulher (a dona da doença). Mantenha-nos informada sobre você. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  49. Meu nome é Andrea e meu fluxo é muito intenso de oito a dez dias, às vezes quinzenal. Desde os 14 anos é assim. Eu tenho dois filhos e resolvi tirar as trompas após o nascimento do segundo há quatro anos. Tenho 41 anos e continuo a menstruar com intensidade e sangue coagulado e escuro. Não sinto cólicas, não sinto dor nem tenho TPM. Estou tentada a fazer uma ablação no endométrio, que é uma queimagem e foi indicação de um especialista. Estou temerosa, o que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Não sei se outra leitora passou por situação parecida com a sua. O que te digo é: se você não está confiante no especialista, vá a outro. É muito importante confiar em nosso médico. Como a doença ainda é um enigma somente com o tratamento correto é possível ter qualidade de vida. Mantenha-nos informada sobre você. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  50. Boa noite Carol!
    Achei a matéria muito interessante e me levou a recordar um fato q me aconteceu essa semana.
    fiz uma vídeo no final do ano passado e com o falecimento do meu avô a três messes atrás, voltei a sangrar, o sangramento era escuro tipo escape e ficou uns cinco dias. Essa semana fiquei internada na segunda, pois sangrava muito e sentia muita dor mas meu sangramento era vermelho vivo e antes dele uns coágulos.
    continuo sangrando até hoje mas sem dores e apenas uma borrinha escura. O q você me aconselha a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bizinha, como vai?
      Meu conselho é para você procurar seu ginecologista e especialista em endo e contar tudo isso a ele. É bem provável que deve ter ficado nervosa, triste com o falecimento seu avô e isso ocasionou o sangramento. Nosso estado emocional manipula muito o nosso corpo. Já aconteceu comigo de ter dores e ou sangramentos fora de época só porque fiquei nervosa com determinada situação. Procure seu médico, converse com ele e depois volte aqui para contar como foi. Boa sorte! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  51. Muito interessante seu blog. Parabéns pela pesquisa e parabéns por posta-la de maneira clara e objetiva de forma que qualquer pessoa possa ler e entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog!! Minha intenção, como jornalista e portadora de endometriose, é escrever tudo de forma bem clara e que essa informação vá a um maior número de mulheres possíveis. Obrigada por seu comentário. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  52. oie meu nome e eliana,minha mestruaçao vem um sangue muito preto tanbem e esses dia agora tava descendo muito,e sai tipo uns pedacinhos de sangue parecendo carne,o que vc acha que devo fazer,e veio 5 dias adiantada e eu tenho 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Seja bem-vinda ao blog! "Sangue preto e sair pedaços de sangue, como se fosse carne", realmente sua menstruação não está saudável. Aconselho você a procurar seu ginecologista e relatar tudo isso a ele. Quanto antes melhor. Nosso sangue deve ser vermelho-vivo e sem coágulos (pedaços de sangue). Volte para contar como foi. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  53. Oie... o texto foi muito construtivo... tenho a mestruaçao pastosa e marron escuro... hj saiu um pedaço de pele do tamanho de um dedo na ponta parecia uma saco com um carocinho de sangue... alguem tem conhecimento com esta experiência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      "Sangue marrom-escuro e pastoso com pedaço de pele", aconselho você a procurar seu ginecologista o mais rápido e relatar isso a ele. Sua menstruação não parece saudável. Nosso sangue deve ser vermelho-vivo e sem coágulos (pedaços de sangue). Não bote caraminholas na cabeça, mas vá ao médico. Volte para contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  54. OIE boa tarde gostaria de saber se durante a menstruação e normal vim muito durante o segundo ou terceiro dia?por favor me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Aconselho você a procurar um ginecologista, pois isso varia de acordo com cada mulher. Não posso afirmar, se é ou nãpo normal. Vá ao seu médico e volte para nos contar o que ele falou. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  55. Oi bom dia!

    Bem eu estou passando por uma. Situação horrível.A minha menstruação sempre atrasou..
    Sou virgem.Eu não tenho colicas mas o meu sangue vm escuro e tipo congelado estou com um tanto med o de falar para minha mãe.Esse tratamento é essa caro o sus. Oferece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Não precisa ter medo de falar com sua mãe. Afinal, você precisa ir ao ginecologista para falar sobre seu "sangue escuro e congelado". Você precisa primeiro ir ao médico. Fale com sua mãe, chame ela para uma conversa franca e aberta. As mães precisam ser as melhores amigas de seus filhos. Estou torcendo por você. Volte para me contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  56. Olá!

    Parabéns pela iniciativa. Com o sistema de saúde precário que temos, atitudes como a sua fazem diferença na vida de muitas pessoas.

    Há 3 meses que a minha menstruação está vindo assim: marrom e grossa.
    Fora que já tive outros problemas no passado, como amenorreia.

    Pode me indicar os profissionais aqui de SP?

    Bjs e obg.
    Tamires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires, como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog!! Obrigada por seu carinho, eu tenho realmente ajudar da melhor maneira possível, explicando de forma clara, verdadeira e com muita ética e honestidade. Por questões de segurança, eu só passo telefones por email. Escreva para carolinesalazar7@gmail.com com o título "Especialistas SP". Beijo carinhoso!!! Caroline Salazar

      Excluir
  57. Olá, Caroline!
    Achei o blog ótimo! Tenho 17 anos e sempre tenho cólicas muito fortes, e às vezes não consigo nem levantar da cama, a minha menstruação às vezes vem vermelho escura ou marrom com uns coágulos grandes. Minha mãe diz que as cólicas são de pegar friagem... Comecei a tomar anticoncepcional pra ver se as cólicas e o fluxo diminuiam mas ainda não vi diferença e os coágulos ainda aparecem, não todo dia, mas aparecem. Você acha que pode ser endometriose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Você já relatou seus sintomas ao seu ginecologista? Nossas mães aprenderam com nossa avós, que aprenderam com nossas bisavós, que aprenderam com nossas tataravós que as cólicas são de friagem, que são normais, dentre outras coisas, mas saiba que nenhuma dor é normal. Cólica que a mulher não consegue levantar da cama pode ser um indício de endometriose. Sugiro que procure seu médico e relate tudo isso a ele. Volte aqui para nos contar. Beijo carinhoso!!! Caroline Salazar

      Excluir
  58. Olá
    Tenho 16 anos, não tenho cólica,mas minha menstruação é irregular, normalmente sai uma gosma marrom bem escura e só "aparece" o sangue quando me limpo, porém tem vezes que o sangue vem, mas com pedaços também e sempre quando isso acontece vem um liquido marrom antes e depois e esse liquido ele começa mais claro e vai escurecendo até vir o sangue e depois ele vem denovo só que escuro e vai clareando, ai acaba o ciclo e tem meses que não acontece nada se alguem puder me ajudar eu ficaria muito grata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Sugiro que você procure seu ginecologista e relate tudo a ele. É preciso realizar exames e apenas um profissional pode descobrir se há ou não algo de errado com você. Volte aqui para nos contar o que ele falou. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  59. Ola Caroline! Estou com uma menstruação escura e com cheiro forte, parecido com odor de fezes.. Há dois meses seguidos aconteceu isto. Fiz cirurgia de varizes e estou tomando Arnica.. Mas alguns anos tenho a menstruação com fluxo intenso, que variam de 4 a 8 dias e com coagulação as vezes.. faço papanicolau,colposcopia e transvaginal todo ano e o ultimo deu resultado normal!.. Nunca aconteceu isto!! Mas estou preocupada e vou marcar um gineco urgente!
    Obrigada pelas informações! Foram muito úteis!
    Depois postarei o resultado!
    Bjs!
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!
      Faça isso mesmo, procure seu médico e conte tudo a ele. E depois volte para nos contar o que deu, tá. Boa sorte! Torcendo para não ser nada. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  60. olá caroline! a minha menstruação tem mês que vem vermelha e tem mês que vem escura.não tem cheiro eu passei isso pro meu ginecologista ele me falou que é por causa do anticoncepcional, será si é isso mesmo?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima!
      Sugiro que procure seu médico. Se já procurou e não confiou no que ele disse, sugiro procurar outro. O ginecologista tem de ser um médico de confiança e que você confie plenamente nele. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  61. ooi minha menstruação sempre foi normal a uns 4 meses ela vem bem escura e grossa e duraçao continua a mesma 5 dias em media, pode ser uma dst?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Sugiro que procure seu médico e que faça exames. Boa sorte! Volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  62. boa noite. eu venho fazendo varios exames pedidos pelo meu medico pelo fato de a 3 anos ter parado de fazer uso do metodo contraceptivo injetavel, que passei a usa-lo por nao menstruar, vir pouca menstruaçao, nao durar muitas vezes nem um dia, e quando vinha meses antes vinha muitas vezes bolas, mas cor nao muito claro nem muito escura. agora nao vem nada apenas uma sujeira marrom que nem chega a sujar a propria calcinha. pode ser endometriose? pode ser infertilidade?ou outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima,
      Você fez o certo, fazer exames para averiguar o que é. Somente o ginecologista mediante exames poderá dizer o que há de errado com você. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Olá, Anônima,
      Você fez o certo, fazer exames para averiguar o que é. Somente o ginecologista mediante exames poderá dizer o que há de errado com você. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  63. ola, estou com uma quadro assim
    em um mes minha mestruação vem normal, no mes seguinte vem um sangue coagulado, no mes seguinte normal e assim vai.oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima,
      Sugiro que você procure seu ginecologista para ele avaliar. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Olá, Anônima,
      Sugiro que você procure seu ginecologista para ele avaliar. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  64. Olá me chamo Raquel, minha menstruação em geral ultrapassa os cinco dias, o sangue é vermelho, mas é muito coagulado principalmente no segundo dia, estes últimos meses percebi um mal cheiro dias antes de menstruar e depois também, o sangue apresenta um cheiro podre, o que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel, como vai?
      Sugiro que você procure seu ginecologista para ele avaliar. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  65. olá boa noite!minha mestruação vem com coaglo e as vezes nem vem ,agora ta vindo uma borra d café e so dura 2 ou 3 diaso q pode ser me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima,
      Sugiro que você procure seu ginecologista para ele avaliar. Depois volte para nos contar o que deu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. oi caroline boa tarde meu nome é lidiane, tinha cisto nos dois ovários, tive que tirar o ovario direito, na biopsia deu salpingite cronica nas trompas,fora endometriose....agora minha menstruação ta saindo uns pedaços grande branco, o que será? meu sonho é engravidar, o cirurgião falou que depois da cirurgia vai tratar minha endometriose...estou bem confiante, tenho fé em Deus e nos médicos também a medicina está muito avançada por isso meninas não vamos desanimar....vamos correr atras com fé e tudo vai dar certo....dia 17- 09-14 vou retornar com o cirurgião, estou anciosa!!!!

      Excluir
  66. eu tenho 12 anos e,dias antes da minha mestruaçao descer,eu sinto uma leve colica,quando desce sai muito sangue e sai tb pqnas bolhas de sangue,o q pde ser?
    obrigado,bjs

    ResponderExcluir
  67. Oi, Minha mestruação desceu a 2 semana e dps de 5 dias começou a descer uma borra de café e as vezes uma borra de sangue bem vermelhinho. o q pode ser?
    Obg, bjus

    ResponderExcluir
  68. Olá, boa noite!
    Estou aqui pra dizer que sempre que visito o site encontro matérias de grande ajuda e informação!
    Gostaria de relatar que sou portadora de endometriose, que descobri faz 3 anos quando tentei ter minha segunda gravidez. Já passei por tratamentos, vídeos, mais tratamentos e diversas frustrações na tentativa de melhorar e engravidar.
    Nesta matéria vi vários lamentos, desabafos, tristezas e revoltas...mas também vi críticas desnecessárias!
    Quando uma mulher se tem o sonho de ser mãe, nada, nenhuma dor é maior do que seu desejo. Uma adoção só deve ser sugerida quando essa pessoa está desprendida deste desejo de ser ela própria a grávida, isso é um processo longo e doloroso, uma dor que não pode ser medida ou remediada. As pessoas que hoje tem conhecimento do que é a endometriose, que se interessa por entrar em um blog informativo como este, é prq realmente ela sabe o que é uma adoção, que é um ato de amor e ninguém precisa o dizer!

    Ass: Mais uma mulher nesta luta, decidida a vencer!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei mais oq fazer e nem ao que recorer somente a Deus e claro mais as vezes a dor e a tristesa e tanta que eu acho que Deus não esta comigo que ele ate não essiste e eu sei que eu não posso pensar assim ,mais todo mes quando vejo que minha mestruação veio me causa uma revolta penso em ate larga meu companheiro ,tem 1 ano que eu tento engravidar e nada ate hoje a medica que eu vou nela me passo um exame pra meu companheiro fazer para ver se o problema e nela e se de tudo normal ai que eu vou fazer os exames e ver oq tem de erado , a minha mestruação não e regular e eu sinto muitas colicas bastantes chatas ,este mes ela veio muito estranha veio escura e com uma coisa estranha do tamanho de um dedo veio uns tres pedaços mais o menos e parece muito com pedaços de figado e isso me deixo muito preocupada e chatiada com medo de ser algo que possa dificultar a minha gravidez .Já conversei com meu companheiro sobre adoção mais eu não e que eu não queira e que eu quero ter a minha propria gravidez ,nada contra adoção mais eu quero pelo o menos um filho que saia de dentro de mim sempre falei e falo que eu quero 2 filhos que venha de dentro de mim e outro adotado que venha de dentro do meu coração .

      Excluir
  69. Boa tarde!! Tenho endometriose(estagio 2) e adenomiose.
    Em maio de 2013 fiz uma videolaparoscopia, minha medica me liberou para engravidar faz 2 meses, estou no 3° mes tentante, mas nesse mes minhas colicas estão aumentando e minha menstruação esta voltando ser escura e coagulada. Será que a doença pode ter volatdo em tão pouco tempo?

    ResponderExcluir
  70. Ola me xamo Bruna tenho 27 anos e minha menstruação vem vermelho escuro e sai sempre um pedacos ki parecem de figado de boi.... sinto umas fisgadas no pe da barriga. .. oq pode ser? ??

    ResponderExcluir
  71. tomo anticoncepcional injetável a muito tempo, parei de tomar a pouco tempo por conta própria e dei um deslize na hora da relação sexual. O risco de engravidar é grande?

    ResponderExcluir
  72. em quanto e quanto tempo devo visitar um ginecologista. E é normal sentir fisgadas no pé da barriga mesmo sem esta menstruada e ardência interna durante e depois da relação sexual? Parabéns seu blog é inesplicavél .

    ResponderExcluir
  73. Ola não são todas as vezes que isso acontece comigo mas as vezes percebo algo estranho so que tenho medo de procurar medico pois nunca senti dores fortes demais so que acho que isso não e normal meu sangue apenas no primeiro dia ele vem bem vermelho vivo ai depois fica uma cor marrom tenh medo de ser coisa muito grave

    ResponderExcluir
  74. Olá! Eu sou Vivalda.
    Estou a ter um problema com a minha menstruação desde ontem o que me preocupa muito.
    A minha menstruação supostamente era para vir no dia 10 deste mês, no entanto, veio ontem (dia 1). Mas só que desta vez veio diferente.
    Reparei que a minha menstruação tem uma cor muito escura (preto) e com coágulos. Para piorar sinto dores. Estou super preocupada tanto que fui ao ginecólogo e disseram-me par voltar só quando o sangue parar. Sinceramente achei um absurdo. Preciso de orientações por favor.
    Meu email: ginganina@prazeres.

    De: São Tomé e Príncipe

    ResponderExcluir
  75. Eu não sei mais oq fazer e nem ao que recorer somente a Deus e claro mais as vezes a dor e a tristesa e tanta que eu acho que Deus não esta comigo que ele ate não essiste e eu sei que eu não posso pensar assim ,mais todo mes quando vejo que minha mestruação veio me causa uma revolta penso em ate larga meu companheiro ,tem 1 ano que eu tento engravidar e nada ate hoje a medica que eu vou nela me passo um exame pra meu companheiro fazer para ver se o problema e nela e se de tudo normal ai que eu vou fazer os exames e ver oq tem de erado , a minha mestruação não e regular e eu sinto muitas colicas bastantes chatas ,este mes ela veio muito estranha veio escura e com uma coisa estranha do tamanho de um dedo veio uns tres pedaços mais o menos e parece muito com pedaços de figado e isso me deixo muito preocupada e chatiada com medo de ser algo que possa dificultar a minha gravidez .Já conversei com meu companheiro sobre adoção mais eu não e que eu não queira e que eu quero ter a minha propria gravidez ,nada contra adoção mais eu quero pelo o menos um filho que saia de dentro de mim sempre falei e falo que eu quero 2 filhos que venha de dentro de mim e outro adotado que venha de dentro do meu coração .Vou preculrar minha medica e ver com ela oq esta acontecendo oq esta avendo que a minha mestruação veio assim ,mais ela não me compreende e ela e muito ignorante.

    ResponderExcluir
  76. Olá! O ano passado descobri a endometriose e também um cisto no ovário esquerdo,a minha ginecologista passou Gestinol p tomar uso continuo!
    Só que fazem três meses que eu estou tomando o medicamento e comecei a menstruar e já se passou de 10 dias e está saindo uns pedaços estranhos.
    Gostaria de saber se isso que esta ocorrendo é normal? Só tenho retorno na gino em março!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Olá meninas! Sou portadora de endometriose a anos. Tenho 37 anos,fiz uma video em 2009 e mesmo assim ñ consegui engravidar. Hoje estou novamente me preparando p uma nova video já q os focos voltaram. Mais algo me chamou a atenção no texto... Minha mesntruação começa com a famosa borra de café por 3 dias,depois vem sangue vermelho normal (tem meses q vem sangue escuro e depois fica vermelho limpo) Esse mes,depois da menstruação ter ido embora (10 dias depois) começou uma secreção transparente como da ovulação,aí pensei: to ovulando,só q depois veio uma borra de café clarinha acompanhada de uma colica leve e ficou assim por 2 dias e passou. A minha pergunta é: Esses sintomas pode ser da endo ou uma possivel gravidez? já q nunca me ocorreu esse fato?

    Espero q alguém possa tirar minha duvida pois ainda estou fazendo um monte de exames p poder levar no meu medico e falar isso p ele.

    Abraços a todas! Alena Katharine

    ResponderExcluir
  78. Olá...me chamo Amanda tenho 22 anos, minha menstruação veio normal como de custume, só que percebi que quando fui usar o banheiro desceu uma grande quantidade de sangue...o fluxo maior só veio nos 2 primeiros dias e agora ta vindo um sangue marrom acompanhado de umas dores nó pé da minha barriga. Será q tenho endometriose?

    ResponderExcluir
  79. Olá Caroline,
    Muito interessante seu blog, olha só encontrei ele exatamente num dia em que passei de cama com muitas dores, e resolvi pesquisar mais, vou deixar aqui um pouquinho do que tenho vivido a alguns anos.
    Sempre tive cólicas menstruais, no entanto foram aumentando ao longo dos anos, hoje estou com 29 anos. E as dores estão bem intensas, tenho muita dor tbm (acredito que seja no reto), vou ao banheiro o dia todo sempre com diarréia. Fiquei sabendo a pouquisssimo tempo que poderia ser endometriose, logo uma ginecologista me deu ac, sem interromper, fiz o uso durante 2 anos consecutivos, no 2 ano estava tendo escapes o mes todo, isso me resultou em anemia, fui num especialista de endo.. ele mudou minha medicação para que eu menstruasse durante 2 dias, mas tive efeito colateral bem desagradavel, e foi mudado novamente a medicação, ele me pediu uma serie de exames, apareceu um mioma no utero, disse que a melhor coisa a se fazer eh a cirurgia, meu ciclo sempre foi regular antes do ac, e de apenas 3 dias, depois do mioma tenho um ciclo de 7 dias e exageradamente abundante o fluxo, onde tenho que usar absorvente noturno direto, mas na transvaginal e e CA não apareceu nenhum foco, ele disse que não tem pq fazer a videolaparoscopia, no entanto tenho todos os sintomas da endometriose, e ele não me pediu RM. Não fiquei tão confiante neste 'especialista'. Já estou com novo medico marcado para proxima semana. Outra coisa que tem me assustado bastante e nunca acontecia antes são os coagulos, tem vindo muito e bem grandes, no mes de fevereiro acabeou descendo 3 vezes, tive muita dor e muito coagulo. Tenho bastante receio em relação a cirurgias, estou bastante relutante em relação a isto. Aguardo sua opniao que será de grande valia pra mim. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  80. Ola tenho 21 anos parei cm a pilula faz dois meses e nesses dois meses menstruei normal mas agora ja fazem 9 dias q estou menstruando nos primeiros dias marrom e agora preto, nao veio nada d sangue vermelho.Por favor me ajude o q eu posso ter,alguma doença ou gravidez?

    ResponderExcluir
  81. oi costumava ter sangue forte, poucos coágulos e menstruação regulada mas esse mês venho 2 semanas antes, com sangramentos vermelhos e sem coágulos , oque pode ser? porque achei q tinha endo..

    ResponderExcluir
  82. Oi Meu nome e Anah
    tenho esses coagulas a três anos já fui ao ginecologista e ele
    me falo ki e inflamação não acredito mto que seja
    porque , já faz três anos porque se fosse, já tinha parado de sair sangue na cor
    marron . So queria sabe quais são as minhas chances de engravida .?
    Já tenho uma menina de 3 anos .
    Desde já Agradeço .

    ResponderExcluir
  83. tenho 36 anos sem filhos casada há 1 ano, e 1 ano sem tomar anti.
    fiz todos os exames e tudo ok, não tenho endometriose pq não tenho dores, sem cistos fiz diversas ecos. normal
    e não engravido
    um mês meu ciclo dura 28 dias no outro dura 15 dias. num mês menstruo dentro dos 28 dias no outro volto a menstruo de 15 em 15 dias e não engravido.
    o q pode ser???
    medico nhm diz nada

    ResponderExcluir
  84. Estou querendo engravidar, mais não entendo muito meu ciclo, antes do sagramento tenho uns dias que fica tipo borra de café, só depois vem sangue, quando conto meu primeiro dia de menstruação, de quando vem a borra ou só quando já é sangue?

    ResponderExcluir
  85. Olá, tenho 19 anos e sinto cólicas muito fortes. Desde que tive minha primeira relação eu já senti dor, e até então isso continua acontecendo. Os médicos dizem que é porque fico tensa ou algo assim. Mas não acredito que seja isso, porque a dor é bem real. Minha menstruação esta desregulada, fluxo muito intenso e no começo sempre tem pelotas como borra de café sabe. Não sei oque há comigo, os médicos nunca me falaram sobre endometriose, apesar que eu acho que não é normal isso que ocorre comigo. Será que mesmo sendo tão nova já poderia ter a endometriose, me explique por favor se isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
  86. Bom Dia,gostaria de saber se é normal menstruar 9 dias consecutivos e ainda saindo pedaços de sangue coagulados,dor de cabeça,dor no últero e enjoos....

    ResponderExcluir
  87. Oi estou meio assustada pois falta 2 semana pra acaba meu remédio e desceu comeco com o bora de cafe e parava agora ta descendo um sangue aguado sem para uma dor muito forte na barriga e na costa quando faco necessidades ou relacao sexual doi bastante mais vai diminuindo e esses dias saiu tipo uma pele to assustada queria saber o que eh um ginecologista no posto demora demais nao consigo uma consulta

    ResponderExcluir
  88. Eu tenho 17 anos, e minha menstruação sempre foi meio desregulada, mas foi ano passado que começou a ficar estranho, fiquei 8 meses sem menstruar fui ao medico e ele pediu para eu fazer uma ultrassom, ainda não fiz, estou ficando cada vez mais preocupada com minha situação. Mês passado tomei chá de orégano para ver se conseguia menstruar, e consegui. Mas esse mês não tomei nada e estou menstruando preto o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  89. Olá, o meu fluxo menstrual sempre foi muito intenso, daqueles de manchar a roupa de cama a noite nos primeiros dias da menstruação, e a minha menstruação dura seis ou sete dias e cólicas fortes, tinha meses que era realmente forte uma vez perdi ate a visão por uns instantes de tanta dor acho que a pressão baixou. Acontece que quando comecei a toma anticoncepcional diminuiu o fluxo e tambem diminuiu as coligas, mas esse mes parei de tomar e veio fluxo com força total to no segundo dia hoje saiu 2 coagulos bem grandes isso é normal?

    ResponderExcluir
  90. Olá gente! Eu menstruei no dia 06/07/2014 passei três dias menstruada, e ela foi embora sem que eu percebesse, e geralmente quando passar três dias ela fica ainda descendo um borro,ontem eu estava apenas com 17 dias que tinha menstruado e ela veio de novo,bem pouquinha aquele sangue escuro e não tenho cólicas,coisa que sinto sempre,o q deve ser?

    ResponderExcluir
  91. ola meu nome e sirlei tenho 32 anos venho sofrendo muito tenho colicas 24 horas por dia sem parar nao consigo manter relação pois doi muito na hora minha mestruaçao e bem desregulada e e bem escura to tentando engravidar mais nao to conseguindo nao aguento mais isso vc vai no ginecologista sempre te falam a mesma coisa ou te dão um remédio pra cólica nao adianta tomar remédio pra cólica nao passa tem dia q a cólica e terrível q nao tenho vontade de fazer nada tive q sair do meu serviço pois as dores no pe da barriga era de mais junto com as cólicas sera q isso pode ser um sinal de endometriose

    ResponderExcluir
  92. Anônimo28 de agosto de 2014 12:54
    oi caroline boa tarde meu nome é lidiane, tinha cisto nos dois ovários, tive que tirar o ovario direito, na biopsia deu salpingite cronica nas trompas,fora endometriose....agora minha menstruação ta saindo uns pedaços grande branco, o que será? meu sonho é engravidar, o cirurgião falou que depois da cirurgia vai tratar minha endometriose...estou bem confiante, tenho fé em Deus e nos médicos também a medicina está muito avançada por isso meninas não vamos desanimar....vamos correr atras com fé e tudo vai dar certo....dia 17- 09-14 vou retornar com o cirurgião, estou anciosa!!!!

    ResponderExcluir
  93. Olá Caroline, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Foi de grande ajuda, sempre pesquiso sobre o assunto e o seu blog me chamou muito a atenção. Tenho 18 anos, desde os 9 anos, sinto dores pélvicas, nesta mesma idade fiquei internada, porém não foi diagnosticado nada preocupante, mesmo porque ainda não havia menstruado. Acompanho o ginecologista desde então. Aos 15, descobri que estava com cisto no ovário de 12cm, me tratei e não foi necessário fazer cirurgia (Graças ao meu Deus!). Agora com 18 anos, estou com policisto e suspeita de endometriose. Minha situação menstrual é: Fico basicamente 5/6 dias, as dores variam, porém quando vem são fortes a ponto de ir à emergência, também sai em pedaços escuros, a diferença é que a cor marrom, quando vem, é bem no fim da menstruação, de resto, o líquido é vermelho.

    Tenho muita dúvida quanto a isso, me ajuda ? Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  94. Ola,minha menstruação está escura e as vezes vem um sangue mais mole o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde, tive relações 5 dias antes da menstruação e 5 dias após iniciar a menstruação, tomo anticoncepcional...mas sinto alguns sintomas de gravidez! Minha menstruação por 2 meses seguidos após estas relações sexuais, está vendo em um vermelho vivo e no final ele simplesmente para de descer...não fica aquela borrinha de fim de menstruação (como era habitual). Porém tem acontecido varias coisas ao mesmo tempo, um exemplo é meu casamento se aproximando, e isso pode alterar o fluxo. Estou muito preocupada e será que posso estar gravida???

    ResponderExcluir
  96. Por que a sua menstruação era daquele jeito e tals? Tipo ainda sou nova e minha menstruação é bem assim '-'
    Eu tenho algum problema ou é normal?

    ResponderExcluir
  97. Olá , tenho 17 anos, minha mestruaçao sempre foi normal, mas das duas ultimas vezes ... primeiro ela veio meio marron e somente tres dias.E esse mes veio tipo um sangue coagulado e oque me assuntou foi um pedaço de tipo uma pele grande do tamanho do meu dedo quase que desceu com a mestruacao. Alguma ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
  98. Oi gente. Hoje faz 28 dias que me submeti a uma videolaparoscopia. Menstruei e não estou sentindo nada. Nada de dores infernais, cólicas, dores na lombar, dores nas pernas. Faz 23 anos que essas dores me perseguem e estou feliz por estar livre delas. Só não estou mais feliz porque a essa altura já deveria ter tomado o Zoladex mas não consigo encontrá-lo por aqui (está em falta no mercado) e a farmácia do estado só fornece o Lupron (3,75 mg) de aplicação mensal.

    ResponderExcluir
  99. Oi gente, na minha ultima menstruação que foi dia sete do mês de maio. Veio durante a menstruação inteira a mesma coloração. Um vermelho meio escuro. E a intensidade com o que veio foi mais ou menos abaixo do normal. Tambem estou com um lado da barriga maior que o outro ( na altura do umbigo)
    Pode ser gravidez?
    [ os outros sintomas em mim não estão ocorrendo. Só estes relatados aki ]

    ResponderExcluir
  100. Minha menstruação neste mês de julho veio toda alterada. Veio com pouquíssimo sangue que dava para usar apenas um protetor diário e durou 4 dias. Na noite do 4º dia minha menstruação veio sangue vivo. Meus exames anteriores a esta menstruação deram normais: USG, cultura de secreção vaginal e hormonais. Estou para fazer o preventivo. Estou bastante preocupada porque isso nunca me aconteceu antes. Pela USG não deu endometriose, mas fico na dúvida se eu devo pedir a médica para repetir o exame.
    As cólicas menstruais estão fora do comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de dizer que os 4 primeiros dias da minha menstruação o sangue era escuro tipo borra de café.

      Excluir
  101. Ultimamente venho muito preocupada sobre a cor da minha menstruação. Nunca menstruei muito, desde o primeiro dia sempre foi pouco. Então nunca parei para notar como era o sangue da minha menstruação. Nessa minha ultima menstruação (terça feira passada), eu passei mal, sem nenhuma razão aparente. Senti uma colica muito intensa, muita tontura, vômito e queda de pressão. Minha menstruação nessa manhã foi um tanto escura, não esse vermelho vivo citado no texto e com muitos coagulos. A tarde, minha menstruação ficou vermelhinha, e a noite deixei de menstruar. No outro dia repetiu o processo, e eu não menstruei mais, apenas dois dias nesse ultimo ciclo. Comecei a estranhar, e relembrando coisas sobre minha menstruação, comecei a perceber que quando mais nova menstruava durante 4 dias, posteriormente por 3 dias, e essa ultima somente dois dias e nos outros dias saia uma borra escura cor de café, que era tão pouca que eu nem considero menstruação, mas que dura uns dias.Estou esperando o proximo mes para ver se o processo se repete. E estou ainda mais confusa, pois li em outro site que mulheres que costumam menstruar pouco, é comum que o sangue delas venham escuro, e neste diz outra coisa. Tenho receio de ir num ginecologista, e este ficar com desdem, ou contradizendo o que eu falo que existem médicos que querem bancar os "espertinhos" e não prestam atenção no paciente.

    ResponderExcluir
  102. Texto muito bom. Sempre tive uma cor de sangue um vermelho tão escuro e chega a a preto em alguns pontos, e saem pedaços também. Já fui e tantos ginecologistas e foi até difícil me passarem um anticoncepcional, pois era virgem, mas estava com polimicrocistos. Com o tempo sumiu. Tenho cólicas desde minha primeira menstruação. Uns anos atrás tentei com outra médica tomar antic. para parar de menstruar, não deu certo e também não diminuiu minhas cólicas. Eu já começou a ficar ruim uns dez dias antes de menstruar.
    Agora esse ano me casei e tenho desconforto no sexo. De novo vou procurar outro médico. Agora, vou falar se não pode ser endometriose.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  103. Olá, estou muito preocupada minha menstruaçao desceu estou com muita dor na barriga, prisão de ventre, dor anal e coagulos de sangue enormes tenho 21 anos e to com muito medo de estar com endometriose.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia meu nome e Karina tenho 19 anos e minha menstruação dura de 4 a 5 dias mais sinto cólicas todos os dias e já teve meses de eu ficar menstruada 15 dias tem meses que meu sangue e bem vermelho mais no começo e no final fica marrom e tem meses que ele e bem escuro e grosso e com muitos pedaços de sangue bem grande as veses e um tipo de sangue isfarelado tipo "ricota" e tem meses que nem vem fica 3a 4 meses sem vim e eu tenho muito muito medo o que vcs acham

    ResponderExcluir
  105. Bom dia meu nome e Karina tenho 19 anos e minha menstruação dura de 4 a 5 dias mais sinto cólicas todos os dias e já teve meses de eu ficar menstruada 15 dias tem meses que meu sangue e bem vermelho mais no começo e no final fica marrom e tem meses que ele e bem escuro e grosso e com muitos pedaços de sangue bem grande as veses e um tipo de sangue isfarelado tipo "ricota" e tem meses que nem vem fica 3a 4 meses sem vim e eu tenho muito muito medo o que vcs acham

    ResponderExcluir
  106. Olá, meu nome é Bruna tenho 15 anos. Ontem, percebi sangue na minha calcinha pensei que fosse menstruaçao,( porém, estranhei pois não senti cólicas em momento algum.) Entao resolvi tomar banho e por o absorvente. Quando fui ao banheiro fazer xixi novamente nao tinha nem uma gota de sangue no absorvente, dps q fiiz xixi percebi que tinha coágulos de sangue e eram vários entre 5 e 6 e nao tem nenhuma chance de eu estar grávida pois ainda sou virgem. Isso é normal?? Por favor, me ajudem!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  107. Olá, minha menstruação veio 3 dias adiantada e durou só 3 dias e no começo veio marrom e depois voltou ao normal oq é ?

    ResponderExcluir
  108. Olá, minha menstruação veio 3 dias adiantada e durou só 3 dias e no começo veio marrom e depois voltou ao normal oq é ?

    ResponderExcluir
  109. Olá minha menstruação desde a primeira vez sempre foi exageradamente muito intensa apeasar de durar no máximo quatro ou cinco dias tenho sempre que usar um absorvente interno e outro externo ão mesmo tempo e trocar com a frequência de no máximo duas horas, e certa vez aconteceu um fato curioso comigo,ao invés de sangue passou a sair uns pedaços de cor escura por fora E branca por dentro fui a ginecologista e ela falou que seria a descamação do útero mas achei aquilo muito estranho apesar de só ter acontecido uma vez vc poderia me responder se isso é normal? Hoje sou mãe tive partos normal e cesariana mas nada auterou minha menstruação mesmo depois de fazer laqueadura

    ResponderExcluir
  110. Eu tenho 34 anos e sou maẽ de dois filhos, uma menina de 10 e um menino de 15 anos. Bom meu ciclo sempre foi curto, mas eu nunca tinha percebido, variava entre 26 e 24 dias. Não tinha cólicas e nenhum sintomas de tpm. Antes de engravidar da minha filha, tive uma infecção muito forte e quase perdi o útero, depois que ganhei ela, decidi fazer laqueadura, ja que na minhas gravidez sofria de dores no pé da barriga. De 8 anos pra ca tive varias hemorragias, bactérias de origem cancerígenas, sempre tratando, agora estou menstruando de 15 em 15 dias, uma sensação de peso na vagina, muito sangramento mesmo, embora dure só 3 dias, e ta muito escuro e com muita coagulação, e sempre antes e depois vem uma borra preta. Já fiz exames hormonais e deu tudo ok. Penso em tirar o útero, ja que tenho alta probabilidade de desenvolver doenças, e não quero ter mais filhos, e tenho sofrido muitas dores durante a menstruação, fico de cama ou dopada de tantos remédios. Vou fazer outra consulta e mais exames, depois volto aqui pra contar pra vcs o que deu.

    ResponderExcluir
  111. Minha menstruação e acostumada a vir e fica 7 a 8 dias e vir forte com pedaços e desceu fraco e ficou 5 dias ai secou nao veio mão Ai do nada saiu um sangue meio rosado o que será e eu sinto cólicas e dor de cabeca o que será?

    ResponderExcluir
  112. Olá! minha menstruação atrasa,e quando desce o primeiro dia eu sofro muito com forte cólicas dores nas pernas fraqueza. O sangramento e abundante forte odor e cheios de pedaços.os 5 dias seguintes eu nem preciso usar absorventes pois só da pra saber que estou menstruada quando passo o papel. Eu sangro muito mas fica preso não sai.já fiz várias USG que não apresentou nem um problema, mesmo assim me sinto preocupada.

    ResponderExcluir
  113. Olá, meu nome é Sandra eu tenho endo, descobrir depois de ir a muitos médicos, descobrir através de uma ressonância magnética da pélvis, o meu caso esta bem grave, ela já esta no intestino e reto, meu medico sugeriu uma cirurgia para retirar as trompas e ovários.
    Minha duvida é vou melhorar das dores que sinto fazendo essa cirurgia, gostaria muito da opinião de quem já fez essa cirurgia, eu tenho 40 anos e só tive uma filha.

    ResponderExcluir
  114. Ola bom é meio estranho eu falar isso mais eu estou com muita dor da cintura para baico ( mais conhecido com dor pelvica ) e estou tendo muitas tonturas dor de cabeça vomitos enjoos
    o medico falou que era possivel uma gravidez porem eu ainda sou virgem e tenho 13 anos
    eu tenho essas dores desde de janeiro (2016) e ja passei por varios medicos e ate agr me falaram qe é normal so que quando tenho essas dores nao consigo estudar e muito menos levantar da cama

    minha menstruaçao é super desregulada vem 2 ao mes e é escura ( no tom marron ) e desce muitoo

    o qe pode ser ? nenhum medico me falou oq eu posso ter

    ResponderExcluir
  115. Olá o odor desagradável na menstruação não é normal?

    ResponderExcluir
  116. OLA! Eu tenho 18 anos e queria saber por que minha menstruação nunca vem no dia certo por exemplo se ela veio dia 3 e acabou dia 7 ela só vem no outro mês la pro dia 7 ou 8 isso é normal e ela também tem a cor escura e tbm sai em pedaços as vezes e me causa muita muita cólica e as vezes até enjoo. vcs podem me ajudar eu tabém nunca fui ao medico para ver sera que devo ir?

    ResponderExcluir
  117. olá! minha menstruação este mês veio com coagulos durante dois dias , e dois dias finalizando apenas um pouquinho de sangue vivo , eu não tomo nada de medicamento para evitar uma gravidez por favor pode me exclarecer

    ResponderExcluir