sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA SOBRE A ENDO PARA O JORNAL DA TARDE!!

Após ser personagem nos jornais "Folha Metropolitana", que circula na região metropolitana de São Paulo, e no Metronews, veiculado nas estações de metrô da capital gratuitamente, concedi ontem, dia 23, quinta-feira, mais uma entrevista sobre a endo. Desta vez, foi para o "Jornal da Tarde", do grupo "O Estado de S. Paulo", um dos maiores grupos de comunicação do país. A matéria é sobre os estudos que o ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp vem realizando sobre a endo. E, como em toda matéria é necessária personagens para ilustrá-la (eu sei bem disso!), o dr. Eduardo Schor falou sobre mim e o blog ao repórter Felipe, que prontamente se interessou. A matéria deve sair neste fim de semana, pois por conta da chuva, não conseguimos marcar a foto para mais cedo. Só não sei se sai no sábado ou domigo, mas tento avisar vocês. Como o jornal só circula na capital paulista, assim que a matéria for publicada, o repórter disse-me que envia o PDF para eu colocar no blog.

Afinal, o mundo inteiro está conectado no A Endometriose e Eu, e não é justo vocês perderem esta notícia. Estou supercuriosa para saber quais os avanços que a Unifesp tem em relação à endo. Sei que lá é um dos centros mais avançados de pesquisa sobre a doença no Brasil. Faz quase três anos que conheço o ambulatório e o dr. Schor, e sei o quanto ele e toda sua equipe quer nos ajudar. Eu jamais imaginei que pudesse existir médicos-humanos, pois é como se o dr. Schor e toda sua equipe de jovens médicos sentissem a nossa dor. Fiquei tão feliz com a indicação dele, pois sei que ele gosta muito do blog. Ele mesmo já disse-me isso algumas vezes. Quem sabe um dia, o dr. Schor não consegue um tempinho para escrever algo pro blog. É um sonho meu. Afinal, tudo que sei sobre a endo aprendi com ele. Em breve, darei entrevistas para um programa de TV do sul do país. Torçam por mim! Ainda continuo desempregada e passando por dificuldades, mas sei que quando você é uma pessoa do bem e faz um trabalho para o bem, o reconhecimento não demora a chegar. Beijos com carinho!

11 comentários:

  1. oi amiga sou do blogueiras unidas e hoje resolvi fazer uma visita as amiga e encontrei este cantinho lindo , ja estou te seguindo e vou amar ter vc como minha seguidora bjs
    http://www.atelieceliaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda Celi!
      Obrigada por seu carinho! Vou passar no seu cantinho! Beijos com carinho!!

      Excluir
  2. Oi, Caroline.
    Encontrei seu blog quando buscava informações sobre a endo.
    Ainda não consegui ler tudo. Mas, estou gostando bastante e aprendendo muito sobre a endo.
    No momento, estou parada por causa da hemorragia e da anemia profunda.
    Tentei marcar uma consulta na UNIFESP com o Dr. Eduardo Schor.
    Já fui paciente dele quando podia pagar as consultas particulares.
    Mas, a atendente do ambulatório me informou que preciso de um encaminhamento do posto de saúde e esperar por uma vaga.
    Vc sabe se não tem outra forma de conseguir um atendimento no ambulatório?
    Preciso me consultar com ele logo, porque tenho receio de ter outra hemorragia este mês.
    Beijo e obrigada por todas as informações que vc disponibiliza para todas nós.
    Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana como vai?
      Seja muito bem-vinda ao blog. Obrigada por seu carinho e elogios, mas faço uma singela contribuição às portadoras levando informações de qualidade em relação à doença e nosso corpo. Olha, o dr. Schor não atende a pacientes na Unifesp, ele é o coordenador e é quem discute todos os casos das pacientes com os alunos, que são tão incríveis quanto ele. Você tem convênio médico? Peço que me envie um e-mail, pois não gosto de deixar telefones por aqui, mas passo a você o tel. do ambulatório da Unifesp, e se vc tiver convênio, lhe passo também o tel. do Hospital Nipo-Brasileiro, onde o dr. Hélio Sato, também da Unifesp e parceiro do dr. Schor, atende a convênios. Espero seu e-mail, Luciana. Realmente, o dr. Schor é fantástico. Eu também queria muito me tratar com ele, mas não tenho condições financeiras no momento. Quem sabe um dia. Beijos com carinho!

      Excluir
    2. Oi, Caroline.
      Meu e-mail: lucianatsumura@gmail.com.
      Minha carteira do convênio ainda não saiu.
      Mas, fico aliviada em saber que o Dr. Hélio atende convênio no Nipo-Brasileiro.
      Muito obrigada pelo sua resposta rápida.
      Depois, com calma relato a minha história também.
      Beijo e tenha um bom final de semana.
      Luciana.

      Excluir
    3. Oie, Luciana!
      O cartão do SUS você pode fazer em qualquer posto. Lá perto da Unifesp tem um, mas é melhor vc fazer antes, para não correr o risco de ir sem o cartão no dia da consulta, ou você faz perto da sua casa, no AMA, na subprefeitura. Beijos com carinho!!

      Excluir
  3. Oi Caroline, que bom que seu blog existe, me tem sido fonte de muita informação. Tenho sintomas parecidos com o da Joana, como tenho diarréia não só no período menstrual, meus sintomas também se enquadram no Distúrbio de Intestino Irritável, que pelo que li, é muitas vezes confundida com a Endo Intestinal.

    Marquei ginecologista, mas gostaria de ir direto em algum especializado em endo, pois se eu tiver a doença, não quero correr o risco de ficar peregrinando por médicos, ou tratar a doenca errada, caso confundida com o DII.

    Fui marcar uma consulta no Centro de Endometriose de São Paulo, mas só o preço da consulta é 500 reais, um absurdo! Liguei para o Hospital Nipo Brasileiro, e meu convênio só é atendido no pronto socorro. Marquei uma consulta com o Doutor Hélio Sato sem ser pelo convênio mesmo, pelo menos é 150 reias, não 500. Infelizmente ele só tem data para o dia 24 de maio, mas deixei marcado mesmo assim. Só que começo a trabalhar em breve, espero conseguir uma folga nesse dia, pois será no meu horário de trabalho.

    Enquanto isso irei em uma ginecologista não especializada mesmo, estou torcendo para que ela tenha conhecimento no assunto e peça os exames certos, quais exames ela deve pedir? Pra eu ficar atenta.

    Gostaria de saber, se possível, se você conhece outros ginecologistas que tem especialidade em endo, se poderia passar. Estou assustada, pq me identifico muito com a doença, e talvez nem consiga ir até a consulta do doutor Hélio, por causa do horário.

    Desde ja obrigada, e parabéns pelo blog, muitas leituras daqui me ajudaram.
    Beijos!

    Tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Tudo bem?
      A resposta está bem atrasada né?
      Conseguiu passar com o Dr. Hélio? Deu tudo certo?
      A principio o CA125, ultrassom transvaginal e ressonância de pelve. Tem médicos que inicia apenas com o ultrassom e o ca125 que é exame de sangue. Outros preferem pedir os 3 exames. Vai depender do médico.
      O exame de imagem mais preciso para identificar a endometriose ainda é a ressonância.
      Os especialistas que indicamos são os da UNIFESP (atendimento pelo SUS) e o Dr. Hélio Sato (particular e convênios). Qualquer dúvida sobre os contatos, entre em contato com a Caroline através do e-mail carolinesalazar7@gmail.com

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  4. Olá Caroline,

    Quero te parabenizar pelo Blog, confesso que ainda estou lendo pois são muitas informações, mais acredite...sou uma nova leitora Fiel! Parabéns!

    Tenho 23 anos e sou portadora da endometriose, queria te falar como descobri e tirar algumas duvidas (se possível, claro! rs).
    Há um tempo atrás estava sem convenio medico, devido a isso não tinha o coragem de passar no ginecologista da rede publica.
    Assim que fiz um convenio marquei a consulta com o gine pra fazer os exames de rotina, a medica me examinou, fez as perguntinhas de sempre... porém no exame de toque doeu e ela demonstrou sentir algo diferente. Me pediu uma bateria de exames, entre eles o transvaginal e o exame de sangue completo.
    Quando peguei os resultados...eu curiosa, notei algumas alterações, entre eles o marcador CA125 e no transvaginal os cistos nos ovários.
    Quando passei com minha doutora tive a noticia que tenho Endo e preciso fazer uma videolaparoscopia e após a cirurgia preciso fazer um tratamento com remédios, e soube que não poderei menstruar até então decidir ter filhos.
    Sinceramente eu nunca ouvi falar da Endometriose, até o momento de ser diagnosticada.
    A Principio fiquei triste, quando vi o marcador do CA125 alterado já pensei milhões de besteiras, minha medica disse que com a vídeo e o tratamento há possibilidade de ser mãe futuramente, isso ela não descartou de mim, porém devo fazer o tratamento correto.

    As vezes fico triste, me pego pensando se terei complicações quando decidir ser mãe. Por isso queria tirar algumas duvidas com você...

    ...A endometriose se não cuidar ou descuidar, ela pode me deixar histeria por toda a vida?
    A vídeo e o tratamento é o suficiente pra futuramente “segurar” uma gravidez?
    Quais os índices de perda de bebê quando se é portadora da endometriose?

    Vou me casar em 2014, o meu maior sonho e do meu noivo é ter um baby, poder curtir uma barrigão, depois curtir o neném....esse é meu motivo de tanta preocupação.
    Peço desculpas se escrevi demais, mais aqui me senti a vontade e confiante de tirar minhas duvidas e escrever sobre EU e a Endo.

    Desde já muito obrigada.
    Um forte abraço,
    Fernanda de Paula.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Tudo bem?
      Seja muito bem vinda ao blog!
      Fique à vontade para lê e perguntar o que você quiser sobre a endometriose.
      Não tem problema algum se o comentário e extenso, temos o maior prazer em lê-lo. E fiquei muito feliz de saber que será nossa leitora!
      Em relação as suas perguntas, a endometriose pode ou não mexer com sua fertilidade, tudo vai depender da localização da mesma, se será necessário a retida de algum órgão, enfim, são muitos fatores, o importante é cuidar, trata ela, porque talvez seu caso seja simples, inicial, e se não tratar pode vim a ficar complicado e até mesmo a ficar infértil, é muito importante o tratamento.
      A cirurgia e o tratamento não são garantia de uma gravidez, mas se tudo tiver bem, nada impede que fique grávida após o tratamento. Eu, por exemplo, fiz 2 cirurgias de endometriose, após o tratamento com o zoladex já sabia que tinha novos focos de endometriose e graças a Deus, fiquei grávida naturalmente, sem a necessidade de uma terceira cirurgia para tratar esses novos focos, já que não estavam no caminho da fecundação.
      Uma portadora de endometriose tem às mesmas chances de um aborto espontâneo, quanto uma mulher que não tem endometriose, ou seja, a endometriose não vai interferi. Quando ficar gravida será importante um acompanhamento de pré natal, pois esse sim vai deixar você segura em relação ao que acontece com seu bebê.

      Se tiver alguma dúvida que eu possa ajuda-la ou a Caroline e só postar.

      Boa sorte!

      E por favor, nos mantenha informadas do seu caso.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  5. Olá Caroline,
    Muito interessante seu blog, olha só encontrei ele exatamente num dia em que passei de cama com muitas dores, e resolvi pesquisar mais, vou deixar aqui um pouquinho do que tenho vivido a alguns anos.
    Sempre tive cólicas menstruais, no entanto foram aumentando ao longo dos anos, hoje estou com 29 anos. E as dores estão bem intensas, tenho muita dor tbm (acredito que seja no reto), vou ao banheiro o dia todo sempre com diarréia. Fiquei sabendo a pouquisssimo tempo que poderia ser endometriose, logo uma ginecologista me deu ac, sem interromper, fiz o uso durante 2 anos consecutivos, no 2 ano estava tendo escapes o mes todo, isso me resultou em anemia, fui num especialista de endo.. ele mudou minha medicação para que eu menstruasse durante 2 dias, mas tive efeito colateral bem desagradavel, e foi mudado novamente a medicação, ele me pediu uma serie de exames, apareceu um mioma no utero, disse que a melhor coisa a se fazer eh a cirurgia, meu ciclo sempre foi regular antes do ac, e de apenas 3 dias, depois do mioma tenho um ciclo de 7 dias e exageradamente abundante o fluxo, onde tenho que usar absorvente noturno direto, mas na transvaginal e e CA não apareceu nenhum foco, ele disse que não tem pq fazer a videolaparoscopia, no entanto tenho todos os sintomas da endometriose, e ele não me pediu RM. Não fiquei tão confiante neste 'especialista'. Já estou com novo medico marcado para proxima semana. Outra coisa que tem me assustado bastante e nunca acontecia antes são os coagulos, tem vindo muito e bem grandes, no mes de fevereiro acabeou descendo 3 vezes, tive muita dor e muito coagulo. Tenho bastante receio em relação a cirurgias, estou bastante relutante em relação a isto. Aguardo sua opniao que será de grande valia pra mim. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir