quinta-feira, 29 de junho de 2017

"SAÚDE E BEM-ESTAR": O DESAFIO DE ANE NO PROGRAMA ONLINE "EXERCÍCIO E ENDOMETRIOSE"!

Ane ao lado de seu esposo, Paulo e do filho, Danilo,
quatro meses antes de iniciar nosso desafio do
programa online "Exercício e Endometriose". 



Alguns meses atrás percebi que a autoestima da nossa colaboradora-voluntária e autora da coluna "Gestação do Coração", Ane, estava bem baixa por conta do aumento de peso. Eu me lembro bem de como ela estava magra na "EndoMarcha 2016", mas por conta das dores, que voltaram a todo vapor, Ane parou de malhar e o sedentarismo aliado ao tratamento hormonal não poderia ter outro resultado: o ponteiro da balança subiu. E subiu bastante. Por ser uma pessoa muito querida, aquela que posso contar sempre que eu precisar e a qualquer hora, eu precisava pelo menos tentar dar um novo ânimo para ela. Por isso não pensei duas vezes: vou desafiá-la a testar o programa online "Exercício e Endometriose", desenvolvidos pelo educador físico Renato Trevisan. Ela não pensou duas vezes e aceitou na hora. Eu avisei o Renato e deixei por conta dela, já que os exercícios são feitos em casa e é preciso disciplina e muita força de vontade. Ane tem um filho, trabalha fora e chega muito, mas muito tarde em casa. E ainda está com dores, um grande agravante, mas como o programa tem os exercícios regenerativos, desenvolvido especialmente para quem sofre com dor crônica, achei que seria uma boa ideia fazê-la mexer o esqueleto. Porém, não imaginava que o resultado de 30 dias seria impressionante. Ao mesmo tempo ela começou a fazer acupuntura, e em 30 dias, ela perdeu cinco quilos. As fotos não mentem! E esse foi apenas o primeiro mês. A meta de Ane é chegar nos 54 quilos. Tenho certeza que a força de vontade de Ane irá inspirar muitas endomulheres a se exercitarem. Deixo para ela contar tudo para vocês, mas já posso dizer que estou ansiosa para o próximo texto dela. Se você está como Ane estava, a mudança só depende de você. Leia o texto, inspire-se e comece a fazer alguma atividade física hoje mesmo. Beijo carinhoso! Caroline Salazar


Por Ane Bulcão
Edição: Caroline Salazar

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Hoje escrevo para compartilhar uma nova etapa de minha vida. Como vocês já me acompanham em outros textos da coluna “Gestação do Coração sabem que pouco tempo depois da minha cirurgia realizada em fevereiro de 2015, as dores retornaram e os exames comprovaram que ainda tem focos de endometriose no meu corpo. E eu que já tinha retornado à rotina normal e com muito esforço havia conquistado o peso ideal e estava super feliz, de repente me vi numa situação em que não mais conseguia treinar por conta das dores. E, como resultado, comecei a engordar de novo, uma vez que meu metabolismo, segundo minha endocrinologista, estava estagnado e os hormônios que tomo para conter os sintomas da doença foi a cerejinha do bolo: pulei de 54 quilos para 72 em apenas um ano.

Ane se exercitando em sua casa.
A felicidade estampada no rosto após
perder cinco quilos. Foto de junho 2017
A depressão bateu à porta, mas o apoio incondicional de meu esposo e a chegada de nosso filho era mais que uma razão para não desistir de lutar. E muitas foram as vezes que também desabafei com minha querida amiga Caroline Salazar e ela sempre solícita em me ouvir me colocava pra cima. Foi aí que certo dia ela me fez uma proposta, na verdade um desafio: participar do programa online Exercício e Endometriose”, desenvolvido pelo educador físico Renato Trevisan que também é colunista do blog. Ele desenvolveu um excelente trabalho de reabilitação para mulheres portadoras de endometriose, onde os exercícios propostos minimizam e até podem eliminar as dores das endoguerreiras, além de eliminar também o inchaço e o excesso de peso que muitas de nós acabamos adquirindo por causa do sedentarismo forçado (já que a dor nos impede de nos exercitar) e dos hormônios que tomamos.

Confesso que no começo hesitei um pouco em aceitar o desfio muito mais por medo de decepcionar a mim mesma, como também as leitoras se não conseguisse resultados positivos. Mas eu resolvi aceitar o desafio, pois pensei que esta seria uma excelente oportunidade de ter apoio não só da minha família e dos meus amigos, como também de muitas endoirmãs que sofrem com a dor crônica como eu, mas que sempre enxergam uma luz no fim do túnel.

Uma vez aceito desafio de Caroline de participar desse “reality show”, comecei meu treino. Primeiro expliquei toda minha situação ao Renato, como me sentia física, psicológica e emocionalmente, as minhas possibilidades de se exercitar, principalmente, em relação ao tempo, pois hoje tenho um filho e também trabalho fora. Paralelamente comecei a fazer acupuntura e a tomar um remédio para dor neuropática receitado pela minha psiquiatra, e depois de algumas conversas com Renato (ele me orientou por whatsapp), no dia 14 de maio iniciei o treino regenerativo. Eu estava com muitas dores, então, nesse primeiro momento comecei com caminhadas bem leves, no ritmo do meu corpo, sem forçar muito. Esses primeiros dias foram muito difíceis, mas estava determinada a alcançar meu objetivo. Além do mais, consegui um parceiro tão determinado quanto eu: meu filho, que disse que também caminharia comigo para me dar apoio.

Assim segui, nas caminhadas e com a acupuntura, teve dias que realmente não deu para caminhar, pois tive que repousar por conta das dores muito fortes, porém, devagar e sempre, aos poucos fui percebendo os resultados. Cerca de 20 dias após o início já percebi que minhas roupas começaram a ficar mais folgadas, um sapato que antes estava apertado no pé já não incomodava mais, e quando dei por mim em menos de um mês eu havia emagrecido cinco quilos! Pulei do 72 quilos para 67. 

Foi uma grande alegria, e ainda tem muito mais para fazer, pois estou apenas começando o meu treino do programa online “Exercício e Endometriose”. A esperança voltou a brilhar em meus olhos e, em pouco tempo, minha autoestima, que estava quase no pé já está nas alturas. Este é apenas o primeiro texto de um longo processo. Ficarei muito feliz em poder compartilhar com vocês essa experiência, pois sei que com certeza, iremos ajudar muitas endomulheres a começarem a se exercitar e a saírem da inércia e, consequentemente, a melhorar sua autoestima assim como está acontecendo comigo. E por hoje é só, aguardem o próximo texto. Beijo carinhoso.

5 comentários:

  1. QUERIDA ANE....... Me emociono em ver seu depoimento, pois quando atendo Endomulheres aqui na clínica, ou quando recebo relatos como esse, tenho a certeza que minha missão de tentar ajudar Endomulheres, ou Endoguerreiras como você chama a acreditar que é possível buscar qualidade de vida, é possível e indispensável buscar o movimento e a motivação para vender os desafios desta patologia. Muito Obrigado por acreditar em nosso PROGRAMA, e nos dar a oportunidade de contribuir com sua mudança e luta.

    ResponderExcluir
  2. parabéns amada es uma pessoa linda por dentro e por fora , desejo - lhe saúde para alcançar seus objetivos, bjs

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz Ane, sou portadora da doença,e fui orientada a 2 anos atrás a me exercitar. Comecei a fazer Zumba em casa, me apaixonei, perdi 13 kg,as dores melhoraram muito. Fiz uma pág no face para ajudar outras portadoras, se chama Zumba em casa. E a paixão foi tanta que hj sou instrutora de Zumba e estudante de Educ.Física.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz Ane, sou portadora da doença,e fui orientada a 2 anos atrás a me exercitar. Comecei a fazer Zumba em casa, me apaixonei, perdi 13 kg,as dores melhoraram muito. Fiz uma pág no face para ajudar outras portadoras, se chama Zumba em casa. E a paixão foi tanta que hj sou instrutora de Zumba e estudante de Educ.Física.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, guerreira. Que maravilha. Se Deus quiser, em breve, volto à me exercitar, também. Força!!!

    ResponderExcluir