quarta-feira, 7 de setembro de 2016

INFERTILIDADE SECUNDÁRIA: VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

imagem cedida por Free Digital Photos


Por Caroline Salazar
Edição: doutor Alysson Zanatta

Infertilidade secundária, você sabe o que é isso?

Hoje vou abordar um assunto que quase ninguém fala: a infertilidade secundária. Você sabe o que é infertilidade primária e infertilidade secundária? A maioria das pessoas acha que a infertilidade atinge apenas o casal que ainda não tem filhos.  Você sabia que um casal que já tem filhos pode se tornar infértil no decorrer dos anos?

Quando um casal ainda não tem filhos e se descobre infértil ele tem a chamada infertilidade primária. Já quando ou o homem ou a mulher já têm filhos, juntos ou não, e estão com dificuldade de conceber o segundinho ou o terceirinho... eles sofrem da infertilidade secundária. Por isso quando se fala em infertilidade o assunto é muito mais grave do que se pensa e é preciso ter um olhar mais amplo sobre o assunto.

Segundo o Censo 2010 estima-se que no Brasil há 11 milhões de milhões de pessoas com problema reprodutivo, ou seja, um a cada seis casais é infértil. Porém, como pouco se fala em infertilidade secundária é muito provável que nesta estatística esteja apenas àqueles que nunca tiveram filhos. É bem provável que o número de casais inférteis é muito maior se colocarmos esses tentantes secundários na estatística. E isso significa que qualquer um de nós, em qualquer momento de nossas vidas, poderemos vivenciar a infertilidade, seja ela primária ou secundária.

A endometriose é a maior causadora da infertilidade feminina. Cerca de 40 a 50% das endomulheres são consideradas inférteis. Entende-se por infertilidade quando o casal é incapaz de gestar um filho num período de 12 meses, dependendo da idade da mulher, mantendo relações sexuais regulares e sem o uso de contraceptivos. A infertilidade atinge homens e mulheres em porcentagem iguais - 40% para cada sexo -, e 20% é a chamada de infertilidade sem causa aparente. Nos Estados Unidos cerca de 12% das mulheres têm a infertilidade secundária. No Brasil não há uma estatística.

Quem sofre de infertilidade secundária tem sua dor velada e sofre em silêncio. Pelo fato de já terem tido um ou mais filhos, é difícil ver mulheres que sofrem da infertilidade secundária se queixando dela, como é comum no caso da infertilidade primária. Outra questão é a culpa que essas mulheres (ou homens) sentem quando se descobrem inférteis. Por exemplo: quem sempre sonhou em ter dois, três ou quatro filhos, ou quem vem de uma família com muitos irmãos, quando se descobre infértil secundário começam a ter a culpa de que ter apenas uma criança não é suficiente.

As causas da infertilidade secundária, geralmente, são as mesmas das primárias: tubas uterinas obstruídas, baixa reserva ovariana ou algum outro problema de ovulação, cicatrizes no útero, endometriose e baixa produção de esperma para os homens, dentre outras. Independente do tipo de infertilidade temos de lembrar que esta é uma doença reconhecida pelo Ministério da Saúde e com Classificação Internacional de Doenças (CID) e que é um direito de todo cidadão ter tratamento para realizar o sonho da maternidade e paternidade. Mas este tema será assunto para outro texto. Beijo carinhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário