terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ENDOMETRIOSE EM HOMENS??


Na minha primeira postagem do ano, queria falar sobre algo diferente. E quando se trata de endometriose, é incrível como a doença tem sempre algo que nos surpreende. Não a toa que ela ainda é um enigma para a medicina. Enquanto muitos pensam que a doença é pouco conhecida por ser nova, já dissemos aqui que a endo é uma doença antiga, e talvez, pode ser ainda mais velha do que imaginamos. Agora, outro fato curioso é a possibilidade de homens serem portadores de endometriose. Será?? Olha, algumas vezes já até disse que gostaria que alguns homens também portassem a endo. Afinal, a doença é tão terrível que, para relatar as nossas dores e todos os nossos sofrimentos, só quem tem mesmo. Quem me conhece sabe que não sou nem um pouco má, mas a minha suprema vontade seria que todas as pessoas que não acreditam em nossas dores, que acham que nós somos preguiçosas, frescas, independente do sexo e da idade, tivessem endometriose para experimentar um pouco das nossas dores e as consequências da doença, de preferência as sexuais, por pelo menos um ano. Apenas um ano pelo menos! É muito pouco para quem sofre 5, 10, 15, 25 anos, ou até mais. Porque é fácil falar quando não somos nós quem sente as tais dores horrorosas que nos impede de andar, de sair com amigos, de trabalhar, de ter uma boa qualidade de vida, entre muitas outras perdas que a doença nos traz.

Hoje achei na internet um artigo com relatos de endo num homem de 69 anos, após tratamento hormonal por conta de um câncer de próstata. Se a endo realmente atingissem homens, como afeta as mulheres, acho que seria mais fácil e demoraria menos para que as autoridades brasileiras reconhecessem a doença como uma doença social no país, já que ainda vivemos num país muito machista. Foi o que ouvi da endócrino no meu retorno no mês passado. Apesar de muitos afirmarem que não. A verdade é que a endo não para de nos surpreender, e pelo visto, mais surpresas sobre ela estão por vir.


Segue abaixo o artigo em inglês, e abaixo, sua tradução.


A rare case of paratesticular endometriosis in a 69-year-old male with prostatic carcinoma, who had a history of 9-year hormonal therapy, is presented. The lesion was a multilocular cyst, 5.2 cm × 3.1 cm × 3.0 cm in size, in the left paratestis. The cysts were lined by a single layer of cuboidal cells. A small number of glands were scattered in the underling stroma composed of closely packed small round or ovoid cells with scant cytoplasm resembling endometrial stromal cells, and abundant capillaries. Hemosiderin deposits were observed. Immunohistochemically, the lining cells of the cysts and glands were positive for CAM5.2, vimentin and calretinin, and were negative for CD10, estrogen and progesterone-receptors, indicating mesothelial profiles. The stromal cells expressed vimentin, estrogen- and progesterone-receptors and CD10. The findings indicated stromal endometriosis associated with the tunica vaginalis. Mullerian or endometriotic metaplasia and stromal cell hyperplasia under the influence of prolonged estrogen therapy may be the mechanism of this lesion.

Fonte: Sciencedirect

Um caso raro de endometriose paratesticular em um homem de 69 anos de idade com carcinoma da próstata, que tinha uma história de nove anos de terapia hormonal, é apresentado. A lesão foi um cisto multilocular, medindo 5,2 cm × 3,1 centímetros x 3,0 centímetros de tamanho, na paratestis esquerda. Os cistos foram revestidas por uma camada única de células cúbicas. Um pequeno número de glândulas foram espalhados no estroma underling composto de forma compacta rodada pequenos ou células ovóides com citoplasma escasso lembrando células do estroma endometrial, e capilares abundante. Depósitos de hemossiderina foram observados. Imunohistoquímica, as células que revestem dos cistos e glândulas foram positivos para CAM5.2, vimentina e calretinina, e foram negativas para CD10, estrogênio e progesterona receptores, indicando perfis mesoteliais. As células do estroma expressa vimentina, estrogênio e progesterona receptores CD10. Os resultados indicaram endometriose estromal associada à túnica vaginal. Metaplasia mülleriano ou endometriose e hiperplasia de células do estroma, sob a influência da terapia com estrogênio prolongada pode ser o mecanismo da lesão.

Esse é um texto para refelxão, e para que todos respeitem ao próximo como se fosse a si mesmo, pois não sabemos quem terá endometriose amanhã. Beijos com carinho!!

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Felipe, estudante de fisioterapia e gostaria de me especializar em oncologia, e a Endometriose em homens considerando que haja nesse caso uma neoplasia é um tecido originalmente feminino (sem sexismo agora hahaha) é algo que me chamou muita atenção, porem não existe muita literatura a respeito desse tema. Eu gostaria de saber onde eu posso ler mais a respeito disso, ou se em SP há algum lugar que já tenha feito algum estudo a respeito do tema ou que contenha informações mais detalhadas.

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que meu esposo tem essa doença,pois passa horas no banheiro e faz só um pouquinho> logo em seguida já sente vontade de novo! Já fez tratamento mas nada resolve! É muito dificil isso? O que fazer?

    ResponderExcluir