segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ADENOMIOSE, ENDOMETRIOMA... AS VÁRIAS FORMAS DA ENDOMETRIOSE!!





Não é a toa que a endometriose é uma doença enigmática. Não se sabe ao certo porque ela aparece em alguns grupos de mulheres. Muitas pesquisas ainda estão em curso, por isso poucas coisas se sabe sobre a doença. O adiamento da gravidez, a hereditariedade são pontos comuns que fazem a mulher portar a endometriose. Ainda não há cura para a endo. Sabe-se também que ela pode ser interna (dentro de alguns órgãos como ovários e útero), e externa, atingindo-se assim diversos órgãos dentro ou fora da cavidade abdominal, como bexiga, intestino entre muitos outros. Quando a doença se instala no útero, ela recebe o nome de adenomiose. Já nos ovários é chamada de endometrioma.

A endometriose surge quando o endométrio, camada interna que reveste o útero, e que serve para abrigar o bebê numa gravidez, se desenvolve fora de seu habitat natural, o útero. Quando a gravidez não ocorre, essa parede se descama e vira o que conhecemos como menstruação, que é renovada mensalmente. Quando os ‘pedaços do endométrio’ se instalam dentro do miométrio (camada externa do endométrio, que nada mais é do que a parede externa que reveste o útero), a endometriose recebe o nome de adenomiose. Ou seja, a adenomiose é a endo dentro do útero. Com isso, o útero tem o seu tamanho muito maior do que o normal, que é cerca de 90 cm³, e os sintomas, como aumento do fluxo menstrual e cólicas muito fortes, são parecidos com os sintomas de mioma uterino. Por isso, ir a um bom especialista em endo é que faz toda a diferença. Para tentar a cura da adenomiose, a retirada do útero por si só, infelizmente, não é garantia da cura. A única forma de tentar a tal cura é retirar os órgãos que alimentam a endo, os ovários. Mesmo sem o útero, nós, mulheres, continuamos a produzir hormônios, que são os vilões da endometriose. É claro que não faz parte da natureza feminina viver sem hormônios, mas se a mulher tiver idade acima de 45 anos, ou a família já constituída, ou seja, com todos os filhos, retirar os ovários e as trompas, principalmente, em quem tem laqueadura, seria a opção mais sábia, pois só assim a mulher poderá chegar à cura da endo. Caso contrário, é necessário controlar a doença por meio de remédios, para que a mulher não menstrue mais. Induzir a menopausa é uma feliz opção. Infelizmente, a cada menstruação, a sombra da endo paira sobre a cabeça de uma endomulher.

Já quando o endométrio se aloja na parede externa dos ovários, a endo recebe o nome de endometrioma. É a consequência da endometriose ovariana. É também conhecido como o cisto de chocolate. Eu tive um cisto assim aos 15 e aos 19 anos de idade. Aos 15, eu operei. Mas, na década de 1990, e ainda por cima na minha cidade, no interior de Goiás, não obtive o diagnóstico de endometrioma, mas sim, como cisto de ovário. Felizmente, nesta cirurgia o meu ovário esquerdo foi preservado. O engraçado é que é justamente nesse lado, que eu sinto a dor da endo hoje, a dor de pontadas agudas. A minha intuição diz que desde essa época, eu já portava a endometriose. O endometrioma se forma a partir de vários pequenos cistos que se fixam na parede externa dos ovários. No período menstrual, esses pequenos cistos respondem aos estímulos hormonais e crescem produzindo outros vários pequenos cistos. Dentro do endometrioma há um líquido bem semelhante ao chocolate derretido. Por isso, eles são conhecidos como cisto de chocolate. Ao mesmo tempo, ele lembra aquele sangue amarronzado de nossa menarca. O meu era assim! Ao se romper, o líquido se espalha por toda a cavidade pélvica e causando as aderências entre os órgãos. A dor dessa ruptura é horrível, pois alguns anos após a cirurgia acho que aos 19 anos, eu também tive outro endometrioma que se rompeu. É uma dor horrorosa!

Agora, quando a endometriose atinge órgãos das cavidades pélvica e abdominal, e os chamados órgãos distantes, essa endometriose é chamada de externa. Em muitos casos, é necessário retirar pedaços do intestino, bexiga, ou a totalidade deles, dentre muitos outros órgãos em que a doença pode se alojar. Na externa, há também a formação de aderências. E, digo, dói muito também. Em casos raros, a endo pode atingir órgãos vitais e distantes da pelve como pulmão, coração e cérebro. É nesses casos que a mulher pode vir a óbito. A explicação para isso é o fato de a doença migrar para vários órgãos por meio da corrente sanguínea. Assim como as várias formas de endometriose, a doença possui quatro estágios de classificação, mas que vou deixar para outro post. Bom, por hoje é só! Estou com um pouco de dores, para variar. Beijos com carinho!!

295 comentários:

  1. Descobri seu blog hoje e pretendo devorá-lo todinho! Parabéns por esse trabalho!

    Tb sou portadora de endometriose, grau lV e até agora a pior coisa que essa doença está levando é meu casamento...

    Quando você fala na endometriose migrar para outros orgãos, isso é comum acontecer? Tem como perceber? Não sabia sobre isso e fiquei muito assustada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou a ELAINE e fiquei feliz por ter encontrado o seu blog enquanto fazia minhas pesquisas sobre a endo. vou retirar o utero no dia 14,mas acabei de ficar sabendo que quem alimenta a endo é o ovario,ele vai continuar lá.fiquei desanimada...bks..

      Excluir
    2. o tipo da minha endo é ADENOMIOSE

      Excluir
    3. Oi Elaine!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Já conversou com seu médico sobre a possibilidade de retirar os ovários também?

      Boa sorte na sua cirurgia!
      Depois volte para nos contar como foi a cirurgia e como está sendo sua recuperação.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  2. Olá, Nane!
    Seja muito bem-vinda!! Pode devorá-lo à vontade. Fico tão feliz quando isso acontece! Putz, a doença acaba com a nossa vida. E vc que tem a severa, então, imagino o quanto sofre. Eu perdi o meu namorado. Ele era superpaciente, mas chega uma hora que ninguém aguenta, ainda mais com a consequência que eu tive, a dispareunia. Fazer o quê!? Temos que continuar a nossa caminhada. Peça ao seu marido para ler o blog também, quem sabe ele não entende vc um pouco melhor. A endo migra sem nós sabermos ao certo, só dá para ver nos exames. Espero ter ajudado. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caroline!
    Comecei a ler o seu blog há poucos dias atrás.
    Pelos exames, o meu tipo de endo é adenomiose.
    A primeira médica que disse que eu precisava retirar o útero, falou que deixaria os ovários.
    Mas, pelo seu post são eles que alimentam a endo.
    Gostei muito da sua explicação.
    Eu já fui paciente do Dr. Eduardo Schor.
    Mas, hoje por causa da endo estou parada sem trabalhar.
    Tentei marcar uma consulta na UNIFESP com ele, mas a atendente do ambulatório disse que eu preciso passar por um posto de saúde para o mesmo marcar uma consulta (quando houver vaga).
    O procedimento é esse mesmo?
    Não posso esperar tanto tempo. Tive hemorragia este mês e já estou menstruando novamente.
    Estou com um quadro anêmico bem forte.
    Vc sabe se esse é o único caminho para ser atendida?
    Beijos e obrigada pelas dicas.
    Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana,
      Tudo bem com vc? Desculpe-me por demorar em responder seu comentário, mas acho que ele se perdeu por aqui e só vi agora. Ter adenomiose, a endometriose dentro do útero, não é sinal de que vc precisa retirar o órgão. E, de fato, quem alimenta a endo são os ovários. Retirar o útero não significa a cura. Imagino sua situação de desemprego. Estou passando por mais uma. A segunda, desde que descobri ter endo. Temos de ter fé. O dr. Schor é fantástico mesmo, mas no ambulatório da Unifesp, ele não atende a consultas, apenas dá o tratamento junto com os residentes que nos atendem. Mas vc pode falar ao médico que lhe atender, que vc já foi paciente dele. Eu vou ajudar vc. Envia e-mail para carolinesalazar7@gmail.com, que lhe passo o telefone de lá e o caminho para vc conseguir sua consulta. Estou esperando por seu e-mail. Perdoe-me por não ter visto seu e-mail antes. Quem necessita de tratamento médico tem sempre prioridade em minhas respostas. Seja muito bem-vinda ao blog. Beijos com carinho!!

      Excluir
  4. Olá Caroline, achei o seu blog hoje e estou lendo todos os posts.
    Há dois meses descobri que estou com Adenomise, Endometriose profunda e um mioma, ando fazendo os exames necessários ...
    Me identifico muito com os relatos aqui quando as pessoas acham que a dor que sentimos é pouca, que somos fracas e que isso não é nada...passei por 2 médicas que me falaram isso...resultado: a doença avançou!
    Adorei a idéia de poder compartilhar da mesma luta com vcs... um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvinha,
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog. Quando quiser contar sua história com a endo, é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com De fato, o desconhecimento sobre a doença é enorme. Não só por parte das pessoas que nos cercam, mas também por parte da classe médica. O que é um absurdo. Volte sempre! O blog é de todas nós, portadoras de endo. Estamos juntas nesta batalha. Beijos com carinho!!

      Excluir
  5. Ola! acabei de conhecer seu blog...prometo voltar e contar toda minha estória....muito boa por sinal daendo....que depois acabou voltando...depois eu conto pq agora to com dores!!!Bj!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog. Ele é de todas nós portadoras de endo. Se vc quiser contar sua história na seção "História da leitora" escreva para carolinesalazar7@gmail.com Boa sorte com suas dores. Eu sei bem como são essas malditas dores. Beijos com carinho!!

      Excluir
  6. oi acabei de conhecer seu blog,descobri que tenho adenomiose o medico quer tirar meu útero tenho 45 anos sera que ñ tem outro jeito pra essa doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Anônima,
      Tudo bem com vc? Tudo depende de cada caso. Para tentar curar a endo, não adianta retirar apenas o útero. Quem alimenta a doença são os ovários. Portanto, é preciso retirar tudo, mas, em muitos, isso não é necessário. Vc mora em SP? Se precisar de ajuda, envie e-mail para carolinesalazar7@gmail.com, que lhe passo o telefone do ambulatório da Unifesp, que é gratuito e tem o melhor tratamento do Brasil, com médicos humanos e atenciosos. Beijos com carinho!!

      Excluir
  7. afinal á adenomiose é maligna ou benigna tenho 45 anos se eu quiser posso esperara a menopausa chegar ou é perigoso esperar bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adenomiose é uma doença maligna, que não mata a mulher, porém, de comportamento benigno, já que ela vai comendo nossos órgãos. Vc não deve se preocupar com isso, se é maligna ou não, mas, sim, em tratar sua adenomiose. Se vc morar em Sp, entre em contato comigo, que lhe passo o telefone do ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp. Beijos com carinho!!

      Excluir
  8. oi eu estou tomando micronor pra parar a mestruação sera que da resultado pra adenomiose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Então, eu não sou médica para se dizer se um tratamento funciona ou não. Eu nunca usei este medicamento. Vc está melhor com este remédio? Até porque cada corpo reage de um jeito. O que pode ser bom para mim, pode não ser para você. Beijos com carinho!!

      Excluir
  9. Olá. Acabei de conhecer seu blog. Estou muito aflita com esse probleminha. Ultimamente tenho sentido muita cólica, fiz uma transvaginal e o resultado foi: útero em retroversoflexão, aumentado de volume medindo 228m³, de textura difusamente heterogênea. E miométrio apresenta estratificação anormal. Será que estou com endometriose? Tenho 28 anos e nunca engravidei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Olha, eu não posso lhe dizer nada, pois não sou médica, apenas compartilho de meu tratamento e informações úteis a todas nós. Meu principal objetivo é fazer com que sejamos reconhecidas por nossos governantes, para que todas às brasileiras tenham um tratamento digno, como temos a Unifesp, em São Paulo. O que seu médico falou? Se vc precisar de ajuda, por favor, envie e-mail para carolinesalazar7@gmail.com, que tenho a maior satisfação em ajudá-la Beijos com carinho!!

      Excluir
  10. oi fiquei assustada com isso da adenomiose comer os orgãos aos poucos,tem como vc me passar o telefone da UNIFEST para eu entrar em contato e quais são os dias de atendimento, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima!
      Tudo bem com vc? Então, a adenomiose é a endometriose dentro do útero e não é a adenomiose que comem os órgãos, mas sim os focos que vão grudando, ou seja, comendo os órgãos a medida que os focos vão se instalando em cada órgão. Peço para me enviar um e-mail que lhe passo o tel. e todos os procedimentos da Unifesp. Beijos com carinho!!

      Excluir
  11. vc sabe me dizer se dores na junta tem alguma coisa a ver com adenomiose,tenho sentido dores na junta dos meus braços.

    ResponderExcluir
  12. oi usar pilulas anticoncepcional para deixar de mestruar sera que é uma opção de cura para adenomiose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      O anticoncepcional é uma opção de tratamento e não de cura. Infelizmente, a endo ainda não tem cura, mas tenho esperança de que esta descoberta seja feita em breve, para salvarmos as novas gerações. Beijos com carinho!!

      Excluir
  13. Oiie ENDOamiga Caroline Salazar, parabéns pelo seu blog. Acabei de descobrir que tenho ADENOMIOSE....Meu nome é Kelly Santos hoje tenho 27 anos mas desde mocinha vinha sofrendo com umas dores monstruosas no ciclo menstrual, 8 dias sangrando...Fui controlando a dor só com remédios como o pontin, ponstan e agora por enquanto estou com o biprofenid. Sim, pois a minha ADENOMIOSE o Dr. vai tratar com o DIU MIRENA (ele disse que é tipo de um chip que ele colocará dentro do meu útero que irá liberar um hormônio que irá CONTROLAR o ENDOMÉTRIO). Enfim, terei menopausa induzida...Inclusive ele disse que eu tenho uma cicatriz bem antiga..Ou seja provavelmente já quando eu tinha apenas 15 aninhos como você ! Bem, e questão de filhos ele disse que caso eu queira ter filhos terei que pelo menos ficar com por 1 ano para controlar a minha endometriose uterina...E depois colocar denovo. Ou seja> não fui feita para menstruar < Demorou mas descobri. Pela dor que eu sinto eu achei que tinha até se espalhado para o reto, etc...Menos mal que AINDA posso ter filhos. Por um lado é "chato" que um característica feminina minha e claro NOSSA (a de menstruar) terá que ser interrompida...Mas se isso é que me destrói todinha, tem que ser ! Para vcs terem ideia ENDOAMIGAS, eu já tive até queda de cabelo de tanto ferro que perco...Tive anemia ferropriva. Enfim...e é um alívio, uma terapia compartilhar com vcs o meu caso. Costumo dizer que todo mês eu fico dodoizinha, rs...8 dias sangrando, e pelo menos 5 dias urrando de dor, coração desparando de dor...Até pontadas na vagina e ânus sinto, dependendo do mês...Fiz um convênio, mas antes disso eu há um bom tempo eu havia consultado algum especialista em endometriose (sim, eu como acho eu a maioria de vcs ficaram pesquisando na internet pelo sintomas que apresentavam para ter ideia o que é isso que nos fazem sofrer. Enfim. Assim que fiz um plano de saúde fui e achei um especialista : Dr. Carlos José Benatti. Enfim ele me pediu exames como uma ressonância pélvica magnética com contraste, colonoscopia, hemograma e exames bioquímicos. E ontem foi o dia de eu levar os exames e é isso ADENOMIOSe...Agora terei que esperar mais um pouquinho para colocar esse DIU MIRENA que cai entre nós não é nada barato...Vou ver se meu plano de saúde cobre. Enquanto isso fico no Biprofenid. Um beijo e um abraço a todas que passam por isso e que, só nós mesmas sabemos o quanto dói e que muitos as vezes ao seu lado não entedem (acham que é frescura). Pois é já ouvi isso. Mas tudo posso naquele que me fortalece, não é meninas. Deus é maior que isso e há de nos tirar essa dor. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega tou igualzinha a vc
      Tenho 37 anos e sofro demais com as dores,e fico no minimo 8 dias de cama , pedi demissão do meu trabalho ha 4 anos por causa das dores e por que nao consigo nem ficar de pé (com a mestruação forte)
      Tenho dois filhos e queria muito nao ta passando por isso.
      É muito chato me tira dos baraços da minha familia,não consigo nem sentar direito quando tou mestruada,fico trancada no quanto(tenho medo da depressão)pois nao consigo ter contato com niguém quando fico assim!
      Beijos meninas e força pra todas nós!

      Excluir
    2. Oi, querida kelly!
      Espero que esteja tudo bem com vc! Olha, eu coloquei o Mirena, em minha segunda cirurgia, e estou muito bem. Com o Mirena, vc não vai entrar em menopausa, tá, vc pode ou não menstruar. Os remédios que entram em menopausa sãos os análogos de Gnrh. Fico muito feliz que vc encontrou um bom especialista em sua cidade, o que é muito raro em nosso país. Deus é muito grande e tenho certeza de que seu sofrimento já acabou. Depois que vc colocar o Mirena volta aqui para contar como vc está se sentindo. Beijos com carinho!!

      Excluir
    3. ola; tenho 37 anos, 3 filhos e menstruo desde os 10 anos de idade, sempre neste sofrimento 8 a 15 dias menstruando...soube da adenomiose e eu realmente havia me decidido pela histeroscopia,mas a medica responsavel me indicou uma ablacao do endometrio, acompanhado do medicamento gestinol, mas nada adintou e a menstruacao que durava 8 a 15 dias mes passado durou 22 dias.Vou procurar um medico que faça a histeroscopia,ja que nao quero mais filhos.

      Excluir
    4. Oi Gislene!
      Tudo bem?
      Que chato ficar todo esse tempo menstruada.
      Você é de qual estado? Precisa de um bom ginecologista. Caso seja de SP, podemos indicar médicos a você, tanto pelos SUS, como convênios e/particular.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  14. BOM DIA MEU NOME É ANA MORO EM RECIFE PE.DESCOBRI EM 2007 QUE ESTOU COM ENDOMETRIOMA, NO INICIO OS MÉDICOS ACHAVAM QUE ERA CÃNCER, EU ENTREI EM DEPRESSÃO, DEPOIS DE TRÊS MESES FIZ UM EXAME CHAMADO ULTRASOM COM DOPPLER FOI AI QUE ME DISSERAM QUE EU TENHO ENDOMETRIOMA, ME VEIO UM ALIVIO , EU NÃO SABIA O QUE ERA ENDOMETRIOMA ATÉ DESCUBRI QUE NÃO TEM CURA,QUI EM RECIFE JA FUI ENTERNADA 3 VEZES PARA FAZER A VIDIOLAPAROSCOPIA, MAS SEMPRE ELE COLOCAVAM ALGUEM NA MINHA FRENTE , E ME MANDAVAM VIM PARA CASA PARA DEPOIS REMARCAR, JÁ FEZ 5 ANOS QUE ESTOU SOFRENDO MUITO COM ESSA DOENÇA,AGORA CONSEGUI A CIRURGIA FORA DA MINHA CIDADE, O MÉDICO VIU MEUS EXAMES E DISSE QUE SÓ VAI TIRAR O OVARIO ESQUERDO O CISTO ESTA DO TAMANHO DE UMA LARANJA ALOJADO NO OVARIO ESQUERDO, MAS TEM FOCUS PEQUENOS NO UTERO E NO OVARIO DIREITO , O MÉDICO CONVERSOU COMIGO E DISSE QUE SÓ VAI ABRI PARA RETIRAR O ESQUERDO, EU PEDI PARA ELE FAZES A EXTERECTOMIA COMPLETA ,ELE DISSE QUE NÃO, EU NÃO POSSO FAZER MAS NADA , SÓ ESPERAR EM DEUS POIS DEPENDO DO SUS TENHO 38 ANOS UM CASAL DE FILHOS MEU MARIDO AS VEZES FICA TRISTE POR QUR NÃO PODE FAZER NADA TORÇAM POR MI M PARA QUE TUDO DÊ CERTO DESTA VEZ , EM BREVE VOLTAREI A ESCREVER CAROLINE SALAZAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estamos torcendo por vc, querida Ana! a sua cirurgia já é um sucesso. Beijos com carinho!!

      Excluir
  15. OI CAROLINA, SOU ANA DE RECIFE, ESTOU MUITO FELIZ NO DIA 17 DE JULHO EU IREI FAZER UMA HISTERECTOMIA TOTAL ESTOU MUITO CONFIANTE QUE VAI DA TUDO CERTO, DEPOIS DE 5 ANOS SOFRENDO MUITO FINALMENTE CONSEGUI BEIJOS PARA TODAS VCS QUE ENFRENTAM O MESMO PROBLEMA QUE EU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, respondi ao seu outro comentário e perguntei o dia de sua cirurgia. Sua cirurgia será dois dias após meu aniversário! Irei fazer uma oração especial a vc e, com certeza, Deus estará contigo em sua cirurgia e guiará as mãos de seu médico. Eu imagino a sua felicidade. Eu estou radiante por vc! Quero que volte aqui depois para contar como vc está e, quando quiser contar sua história no blog, é só me enviar por e-mail. Ainda bem que, mesmo esperando anos e anos por uma cirurgia, a endo não fez tantos estragos em vc. Continua confiante que tudo dará certo. Beijos com carinho!!

      Excluir
  16. ola... tive muita dor e muito sangramento ...passei pelo hospital ele fez uma ultrasson vaginal ..descobriu meu utero ta aumentado acima normal..eu tenho adenomiose ,...e grave ele disse meu caso tenho retirar utero ..fiquei desesperada..nao sei que fazer ...tive vendo seu blog adorei bjus ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima!
      Tudo bem com vc? Em primeiro lugar, quantos anos vc têm? Não se pode sair tirando o útero a torto e a direito. Vc já tem filhos? E outra se tirar um útero, não tem como vc engravidar, mas para tentar se livrar da endo só retirando os ovários. Aconselho vc a procurar outro especialista. Vc é de SP? Se precisar de ajuda estou por aqui. Ou mande um e-mail: carolinesalazar7@gnail.com Conte comigo! Beijos com carinho!

      Excluir
  17. Oi Carolina,estou muito feliz de ter encontrado mulheres que me entendan e passam pelos mesmos problemas que eu.Sempre fui muito saudavel mestruava pouco e tres dias por mes.Quando cheguei aos 40 tudo mudou comecei a sangrar bastante muitas dores e dores esquisitas,fiquei muito preocupada achei ate que era cancer,talves menopausa.Depois de muito idas e vindas de medicos achei uma doutora que deu importancia a minha adenomiose,porque ate entao os outros diziam nao ser importante.Decidimos pela retirada do uetro.Foi um sucesso a cirurgia por video.Mas alguns sintomas continuam,pontadas no reto e na vagina e no lado direito,pensei até que estivesse ficando louca,como poderia estar sentindo dores se havia retirado o utero,mas vendo os depoimentos percebi isso pode ocorrer.Um abraco atodas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Anônima,
      Tudo bem com vc? A retirada do útero, não é garantia de se livrar das dores. Quem alimenta a endo, independente do órgão onde ela estiver são os ovários. Muitos médicos não se atentam a essa detalhe. Isso que vc está sentindo pode acontecer, sim. Outo problema pode ser a aderência. Se não tiver desgrudado tudo ou o máximo possível a dor pode voltar rapidamente. Acho melhor vc retornar ao seu médico e falar tudo o que está sentindo pra ele. Vc é de SP? Se precisar de ajuda escreva para carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. oi Carolina sou Andrea,tive endom. há 7 anos e operei,ela voltou agora e operei de novo em maio deste ano,da primeira vez tomei o terrível Zoladex,os efeitos colaterais foram umverdadeiro pesadelo quase perdi o Marido inclusive,ninguém aguenta !!!aAgora coloquei o Mirena,faz 7 meses e estou bem estranha só agora me dei cta que podia ser ele o responsável pelos meus sintomas:dores horríveis de cabeça praticamente diarias,aumento e dor nas mamas,mudança de humor dores nas pernas e sangramento esporádico acompanhado de cólicas chatíssimas,conclusão naõ sou mais a mesma.Estou num verdadeiro dilema tirar ou não o DIU.BJOS e Parabens pelo seu trabalho.

      Excluir
  18. Oi meu nome é Vivian, eu fiz duas cirgurgias na primeira tive que tirar meu ovário direito que estava todo danificado pela endometriose e um endometrioma, descobri em 2007 e fiz a cirurgia em 2008. A segunda cirurgia foi feita em 2010 pois voltou novamente, fiz um tratamento com soladex por seis meses, estava feliz pois após o tratamento estaria liberada para engravidar. Mas minha felicidade durou pouco porque as dores voltaram e pelos sintomas tinha certeza que ela voltará novamente, fiz exames ultrason e hormonal, confirmado o resultado mas com algo mais, tenho adenomiose no utero, endometriose e dois endometriomas no ovário. Ainda não sou mãe e esse é um sonho que gostaria de realizar tenho 36 anos e estou com dificuldade de ovulação, agora tive que fazer um exame de ante-mulleriano para ter certeza de que posso ter ovulos o suficiente ou não mais, isto me deixa muito triste, depois do resultado vou marcar minha proxima cirurgia. Estou com dores na região do intestino será que a endometriose avançou...estou com medo, Deus me ajude e que eu possa ter meu bebê. Agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivian,
      Tudo bem com vc? Seja muito bem-vinda ao blog! Para muitas, a felicidade de "não ter dores", após uma cirurgia, dura muito pouco mesmo. Aconteceu isso comigo, após minha primeira. Mas, após minha segunda, um milagre aconteceu em minha vida: eu não sinto mais nenhuma dor! Isso é incrível para quem sofria dores muito fortes, todos os dias, por pelo menos nos últimos 10 anos. Vc está indo pra sua terceira cirurgia? Se vc for de São Paulo q precisar de ajuda, é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com Tenha fé, minha querida, que, em breve, vc será abençoada com a maternidade. Vc precisa fazer a RM para ver como está a endo. Esse exame é essencial até mesmo para vc fazer a cirurgia. A doença pode se espalhar por toda a pelve e abdômen. Conte comigo e boa sorte! Beijos com carinho!!

      Excluir
  19. oi amiga tenho adenomiose o medico me receitou a injeção de contracep não estou mas mestruando mas vivo a base de vitamina C eu sinto que minha imunidade anda baixa mas as dores diminuiram no baixo ventre vc sabe me dizer o que é bom pra melhorar a baixa imunidade,espero que apareça logo a cura bjss.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!
    Através de uma busca no google, eu cheguei até este blog.
    Recentemente descobri que estou com alguns problemas e entre eles esta a adenomiose,varizes pelvicas, nodulos de miomas.
    No ultrasson o ovario esquerdo não aparece mais,e eu ainda não sei o motivo.
    Estou muito receosa e com medo do tratamento que terei de enfrentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Tudo bem com vc? Não se desespere, pois vc não está sozinha. Seu ovário pode estar aderido a algum outo órgão. Por isso, ele pode estar escondido. O que seu médico falou para vc? Se vc for de SP e se precisar de ajuda para encontrar um bom especialista, entre em contato comigo carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
  21. Boa noite Caroline!
    Acabei de encontrar seu blog e fiquei muito feliz em encontrar uma série de informações dessa enfermidade tão angustiante! Vejo que não sofro sozinha.Eu tenho diagnósticos de útero miomatoso, adenomiose e ultimamente sofro um bocado durante o período pré-menstrual: sono e cansaço exagerados, perturbações digestivas e sangramento por um período de sete a oito dias por mês (dois "quase" hemorrágicos), dores de cabeça insuportáveis... Socorro!! No próximo mês vou fazer uma série de exames - sangue, ultrassons, papanicolau - para confirmar a real necessidade de realizar uma histerectomia e, finalmente, ficar livre dos sintomas. Detalhe: meu útero já era aumentado e miomatoso antes de engravidar (tive meu único filho em 2006), e seu tamanho pouco regrediu.
    Pergunto: a obesidade faz parte do quadro?
    Obrigada
    Glauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauce,
      Tudo bem com vc, querida? Quero que saiba que retirar "apenas" o útero não é sinal de melhoria e, muito menos, de cura. Para tentar a cura é preciso retirar, principalmente, os ovários. São eles que alimentam os focos de endo. Se vc morar em SP e precisar de ajuda para médicos, entre em contato comigo carolinesalazar7@gmail.com Vou preparar um artigo sobre a endo e a obesidade. Porém, já adianto que a obesidade tb é uma doença. É preciso tratá-la. Muitas mulheres que têm endo segue uma dieta. Vou pesquisar sobre isso e escrever sobre. Conte sempre comigo e vc não está sozinha. No Brasil somos de 10 a 15 milhões e, no mundo todo, 176 milhões de mulheres sofrem com essa doença. Beijos com carinho!!

      Excluir
  22. oi caroline adenomiose causa inflamações no pulmão tenho sentido muita dor e ardencia na area do pulmão,isso é fato ou é mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Anônima,
      Em breve teremos um especialista respondendo algumas questões das leitoras do blog e irei perguntar isso a ele. Eu não sou médica e não posso lhe assegurar se é fato ou mito. Aguarde mais um pouco. Beijos com carinho!!

      Excluir
  23. lEIO SEU BLOG EM LÁGRIMAS DE DOR, MORO NO INTERIOR E DESCOBRI A ENDOMETRIOSE A UM ANO ATRÁS DEPOIS DE TER SOFRIDO MUITO NA EMERGENCIA DO UNICO HOSPITAL DAQUI, OS MEDICOS DIZIAM SER CALCULO RENAL, OUTRO INFECÇÃO URINARIA, AI PIOROU A SITUAÇÃO POIS CRESCEU TANTO QUE EU PARECIA UMA GESTANTE DE NOVE MESES, FOI QUANDO ME MANDARAM PARA SALVADOR E FUI INTERNADA NO HOSPITAL DO CÂNCER CONSIDERADA EM ESTADO TERMINAL, MINHA CIRURGIA FOI URGENTE E FIZERAM UM CORTE ENORME NA MINHA BARRIGA, NÃO VI NADA E A INFORMAÇÃO QUE TIVE DEPOIS DA CIRURGIA É QUE TINHA DOIS CISTOS QUE ESTOURARAM E QUE HAVIA INFECCIONADO O TUMOR, MAS QUE LIMPARAM TUDO E QUE EU TENHO ENDOMETRIOSE, LIMPARAM OS FOCOS E NÃO PRECISARAM TIRAR NENHUM ORGÃO. pROCUREI VARIAS GINECOLOGISTAS QUE ME TRATARAM MUITO MAL, FIZ EXAMES QUE NÃO MOSTRAVAM AUMENTO DOS FOCOS, NÃO SEI O GRAU, NA VERDADE NÃO SEI NADA. sÓ QUE AS DORES VOLTARAM TOMO CERAZETTE, MAS NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS PRA IR EM FRENTE, AQUI NO INTERIOR NÃO TEM ESPECIALISTAS. pRECISO DE RESPOSTAS, MEU MARIDO QUE FICOU DO MEU LADO NISTO TUDO TA ME ABANDONANDO, E AGORA SOZINHA COM TRÊS FILHOS PEQUENOS SEI QUE NÃO POSSO MORRER... nÃO TO CONSEGUINDO TRABALHAR E NÃO SEI O A ENDO ESTA FAZENDO COMIGO. polianadss@hotmail.com ME AJUDEM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Poliana,
      Eu não costumo enviar email, mas sim responder aos e-mails que recebo, por conta da grande demanda, mas estou muito triste com seu sofrimento. Eu gostaria muito que seu marido tivesse acesso ao blog. Se ele a ama, ele vai ficar ao seu lado quando ler o que escrevo aqui. Fica calma, pois á vou lhe enviar o e-mail com o tel. da Unifesp. Beijos com carinho!!

      Excluir
  24. Boa noite acabei de ler seu blog e achei muito interessante .Tenho 27 anos descobri q tenho Adoneminose a cerca de 3 mese sofro com dores desde meus 22 anos porém só agora tive a certeza do que eu tenho sofro com fortes dores nossa passo mal e uma dor que não tem explicação tenho uma casal de filhos ja sou laquiada porem os medicos não querem retirar o utero pois falam que sou muito nova,sexta agora vou em mais um hospital ver oque eles me dizem pois amaigas não aguento mais sofre não consigo ter uma vida sexual ativa tenho cobraças do meu marido e de mim mesma pois ele me intende mas td tem limites neh fico grata em poder desabafar com vcs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Edna!
      Imagino o seu sofrimento, pois eu também passei por tudo isso. Eu até entendo posição dos médicos, pois de fato vc é muito nova, mas se vc não quer ter mais filhos, talvez, seja melhor vc tentar ter uma vida normal e retirar os ovários, rompas e útero. Não adianta vc só retirar o útero, pois quem alimenta a endo são os ovários. Eu indico o ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp, que oferece o melhor tratamento do Brasil e do mundo, e de graça. Lá tb tem a fisioterapia uroginecológica, o único tratamento para melhorar a dispareunia, a dor durante a relação sexual e eu sei bem o que é isso. Se quiser, eu posso indicá-la, é só me enviar um e-mail: carolinesalazar7@gmail.com Fico muito feliz que seu marido apoia vc. Beijos com carinho!!

      Excluir
  25. ANA DE RECIFE , OI GENTE EU FIZ A CIRURGIA ESTOU EM FASE DE RECUPERAÇÃO, DEPOIS DE 5 ANOS EU CONSEGUI SER CIRURGIADA, CAROLINE BEIJOS PARA VC E PARA TODAS DO ENDOMETRIOSE E EU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Como você está?
      Fico feliz que foi realizada a tão sonhada cirurgia. Torci muito por você.
      Tenha uma ótima recuperação!
      Que tal contar a sua história no blog falando da cirugia e do processo de recuperação?

      Beijos

      Hosana Santana

      Excluir
  26. oi amigas descobri que tenho adenomiose e endometriose só que estou com muitas duvidas e agora lendo os comentarios de todas to mais em duvida ainda tenho 39 anos não tenho filhos por opção e não pretendo te-los os medicos dizem que sou muito nova pra fazer uma histerectomia total e querem retirar apenas meu utero mas lendo aqui to vendo que são os ovarios que alimentam a endo to indecisa não sei o que fazer o medico me disse que minha vida é colorida no momento que eu tirar os ovarios ela ficará preta e branca mas as dores são terriveis incluisve agora estou com dores e isso atrapalha emuito nossa vida principalmente a profissional sem falar na vida afetiva que fica a zero e pros homens isso é imperdoavel eles não entendem acham que vc não os ama mais ou os está traindo com outro, se eles soubessem a dor que a gente sente na relação eles entenderiam bj a todas e tomara que achem uma solução para esse problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      E que sem o útero você não vai mais menstruar.
      Quanto aos homens, infelizmente é a grande maioria que não entende uma mulher com dor... Mas acredito que um dia essa realidade vai mudar. Assim espero.

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
  27. oi Carline,
    acabei de ler seu blog e me identifiquei muito c/vc pois venho passando pelo msm problema,em 2011 fiz um preventivo no qual foi diagnosticado nic lll,fiz uma caf:cirurgia de alta frequencia e depois dessa cirurgia minha vida virou um inferno,são dores interminaveis que só quem tem pode saber como é,depois de ficar rodando de medico em medico,descobri atraves de vidoe histeroscopia a adenomiose,fiz todos os exames pré operatorio e estou na fila da cirurgia que só DEUS sabe quand saira,enquanto isso não acontece minha vida é hospital pq as dores que sinto em certas horas tenho a impressão que vou morrer(no momento ela ta intensa)qnd eles não tem mais opção de medicamentos me aplicam morfina e me mandam p/casa,certas horas sinto que a depressão tbm vai acabar comigo,me sinto uma inutil em todos os sentidos,não consigo trabalhar,muitas vezes nem sair de casa,dependo dos outros p/tudo e lendo tua materia fiquei mais preocupada ainda,não sei se vão retirar meus ovarios,ja sou laqueada+eles dizem que sou muito nova(39 anos)é muito bom poder conversar c/alguem que sabe oq passamos c/essas dores.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teka!
      Fique à vontade para desabafar e compartilhar sua história no blog.
      Tenha fé e esperança!
      Ficarei na torcida para que sua cirurgia seja o quanto antes e que a mesma seja um sucesso.

      Beijos

      Hosana Santana

      Excluir
  28. ANA DE RECIFE OI CAROLINE JÁ ESTOU BEM MELHOR,MAS CONTINUO EM FASE DE RECUPEREAÇÃO, O MÉDICO QUE FEZ MINHA CIRURGIA TIROU MEU UTERO E UM ÓVARIO POIS O ENDOMETRIOMA QUE TINHA NO ÓVARIO ESQUERDO ERA MUITO GRANDE,FIQUEI COM UM ÓVARIO SÓ DIREITO,NO MEU CASO ATÉ AGORA NÃO ESTOU ACHANDO RUIM ,POIS EU TENHO UM CASAL DE FILHOS E JÁ ERA LIGADA, HOJE DIA 24 DE JULHO ESTA FAZENDO 8 DIAS DA CIRURGIA FEITA, SÓ ME RESTA ESPERAR EM DEUS, BEIJOS PARA VC .

    ResponderExcluir
  29. oi amiga caroline faço tratamento para adenomiose com injeções trimestral, mas ñ estou vendo resultado,sera que se eu pedir o zoladez para o medico eu entro de vez na menopausa já tenho 46 anos,o medico me passou essas injeções disse que vai deixar a cirurgia pra ultimo caso mas gostaria mesmo é de entrar na menopausa tenho horror só de pensar em cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      Algumas pessoas entram em menopausa e não voltam mais a menstruar após o zoladex, mais não são todas as pessoas. Eu desconheço esse método de tratamento para entrar na menopausa para sempre. Melhor você conversar com seu médico outra alternativa, já que o zoladex não pode ser usado com muita frequêcia, ou seja, você não poderá fazer uso do mesmo direto.

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
  30. ola visitei este site e gostei muito parabens pelo trabalho,bom tenho um problema, é que meu fluxo de sangue é muito pouco durante a menstruação o que a torna fraca,escassa eja fiz duas ultras abdominais e nao deu nada sem contar que o sangue é marron e nao aquele vermelho de antes.tenho 27 anos se poder mim orientar agradeço,ah a ginecologista diz ser normal mas ando insegura por cauda que a quantidade de sangue é muito pouca também sinto cólicas mas só no primeiro dia da menstruação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      Se você está insegura, melhor procurar outro ginecologista para uma segunda opinião.

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
    2. Amiga acho que voce tem que se considerar uma pessoa feliz, ja fez ultra, salpingografia. deu tudo normal. Glorias a Deus vc não tem nada... vc não imaginar quantas pessoas desejam não ter nada como você seje feliz amiga.

      Excluir
  31. oi Caroline,
    ontem 25/07 pude constatar como médicos que não são especializados em endometriose estão despreparados para nos atender,fui com dor fortíssima ao meu ginecologista e fiquei sabendo que a minha endo ja esta no intestino tbm e por isso a dor mais forte e como estou na fila p/cirurgia ele me mandou para o médico que estava no setor para ele me examinar e me internar para ficar mais facil eu ser operada.
    qnd cheguei ao local,o médico que iria me atander estava c/vários residentes(estava ensinado p/eles)e chamou quatro deles para acompanhar meu atendimento,para minha perplexidade enquanto ele me examinava e eu chorava de dor,ele dizia para o resindente que eu não estava c/aquela dor toda,que não era tudo aquilo e apesar de estar c/todos meus exames em mãos ele teve a coragem de dizer que não tenho nada,que estou c/trauma p/um problema que tive a um ano atras,conversei c/uma das medicas e mostrei meus exames e ela ainda tentou falar mais ele falou que meus exames apesar de estar tudo escrito:adenomise,polipo e mioma,ele falou que os exames não querem dizer nada que só tenho traumas e por isso a dor e que supositorio de feudene iria me curar,resultado:sai de la c/dores horríveis e sem resolver meus problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teka infelizmente essa é a realidade do nosso país. Médicos despreparados, sem respeito e ética pelos seus paciente. Não desista, vai tentando, uma hora você acha um anjo que acredite em você e acompanhe o seu problema. Você é de São Paulo?

      Boa sorte! Força e muita fé em Deus.

      Beijos

      Hosana Santana

      Excluir
  32. Respostas
    1. Ola,acabei de ler o bloq e tbm sofro de endometriose ja uns 12 anos, logo quando descobri fiz tratamento com Zoladex, que me ajudou bastante apos um ano ,realizei uma Videolaparascopia, quando sai da video, o médico muito atencioso me alertou que tinha que engravidar logo, fiquei com aquelas palavras, comecei a orar, clamar, chorava pedindo a Deus mais um filho, sem nenhuma possibilidade pela forma humana, foi quando engravidei e descobri que eram gêmeas. fiquei muito maravilhada, minhas filhas nasceram e quis esquecer que tinha endo. e agora apos 4 anos estou novamente com endometriomas nos dois ovários. e miomas. e estou um pouco assustadas os médicos estão se recusando a me operar. estou a procura de um profissional que entende de endo no Rio, os médicos feras são muitos caros, e os planos de saúde não tem uma equipe multidiciplinar. estou muito anciosa pois tbm tenho sofrido muito minha barriga esta muito grande. Mas tenho certeza que Deus tem poder para tudo e no momento certo ira se levantar ele jamas deixa os seus desamparados.

      Excluir
    2. Oi anônimo!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Realmente é muito complicado achar especialista bom para cuidar de endometriose, mas como você mesmo disse: Deus não deixa os seus desamparados. Tenha fé que logo mais aparecerá o anjo que cuidará de você na Terra.
      Se quiser públicar sua história no blog, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

      Tenha força, esperança e fé sempre!

      Beijos com carinho.
      Hosana Santana

      Excluir
  33. Oi tenho 22 anos e fui diagnosticada com adenomiose, gostaria de saber se durante as relações sexuais e comum ter sangramento? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Não sei informá-la. Mas vou procurar informações se ocorre ou não o sangramento devido a adenomiose.
      Mas você precisa ficar atenta e procurar ajuda médica o quanto antes, pois sangramento durante o ato sexual não é normal.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  34. Oi Caroline!Descobri ontem q tenho adenomiose! Tenho 28 anos e o sonho de ser mãe... já venho na luta pra descobrir o q tenho desde minha primeira menstruação, com 15 anos e ontem me submeti a uma videolaparoscopia! E consegui meeu diagnóstico... vou começar o tratamento em dez dias. Tomara q dê certo... Vou ficar ligada no seu blog!Adorei ele e saber q posso conhecer outras pessoas que sofrem do msm mal q eu!Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kari!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Bem vinda ao blog!
      Como está sua recuperação?
      Qual é o tratamento complementar que seu médico passou?
      Que Deus a proteja e permita que seu sonho de ser mãe seja realizado.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  35. boa noite Caroline e Hosana,
    hoje estou c/03 dias de operada,estou no hospital agora escrevendo para vcs,infelizmente,apesar de meu médico ter autorizado não retiraram meus ovarios,sofri tanto (estou sofrendo)nesta cirurgia e estou c/medo de continuar as dores,por enquanto até agora não descobri ainda oq é ficar s/dor,é insuportavel como o corpo reclama qnd retira uma parte dele,só quem passou por isso é que sabe oq estou passando e agora fico imaginando passar por isso tudo em vão,vou rezar para pelo menos por um tempo ficar sem dor,a médica que me oprerou falou que não tinha vestigio de endo nos meus ovarios,agora só me resta rezar.bjsss meninas e bom final de semana para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teka!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      O pós operatório nem sempre é bom justamente por essa incerteza e medo que nos invade no momento que mais precisamos ter esperança. Estou torcendo para que essas suas dores passem, que você fique bem e que a esperança por dias melhores volte para dentro de você. Seja forte, você é uma guerreira! Nunca esqueça disso, tá?
      Nos mantenha informadas de sua recuperação, por favor.
      E assim que quiser, fique á vontade para escrever sua história para ser postada no blog na seção história das leitoras.
      É só escrever para carolinesalazar7@gmail.com

      Boa recuperação!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  36. Olá Caroline,

    Descobri depois de meses e dores que só foram aumentando, estou com adenomiose.Já sou mãe, tenho 2 filhos e já vou ser até avó, esse ano faço 40 anos. Mas as dores aumentam a cada aproximação do período mesntrual, fiz uma transvaginal e foi diagnosticado a adenomiose.
    Não sei se é comum sentir tantas pontadas agudas?, as dores são horríveis, mas enfim irei a ginecologista para saber qual será o tratamento.
    Com esse fluxo menstrual tão intenso, acabou afetando a minha taxa de ferro no sangue, está muito abaixo do mínimo.

    Bom, vou acompanhar aqui nossas histórias..

    Bjs.

    Chris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Infelizmente quem tem problemas com endometriose, geralmente sentem essas pontas que você refere. Não é normal, o normal é não ter incomodo nenhum...
      Fique á vontade para acompanhar o blog e se quiser postar sua história na seção história das leitoras, escreva para carolinesalazar7@gmail.com

      Por favor, nos mantenha informadas do seu caso.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  37. Boa noite eu realizei uma RM com o seguinte laudo Espessamento da zona juncional podendo corresponder a adenomiose.
    - Alteração junto aos espaços paracervicais.
    - Espessamento do ligamento uterossacro à direita.
    - Estes achados podem estar associados a endometriose e para serem valorizados dependem
    de correlação clínica e laboratorial.
    Pesquisei sobre endo e adenomiose e não me enquadro na doença, meu utero tem tamanho normal, fluxo menstrual pouquissimo, será que esse quadro pode estar dificultando a gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Tem mulheres que são assintomáticas, portanto eu sugiro a você que procure um médico ginecologista para melhor avaliação dos resultados do seu exame e também para investigação das causas que estão dificultando a sua gravidez.
      Se quiser indicação de médico, escreva para carolinesalazar7@gmail.com e solicite o mesmo.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  38. Carol!
    Tenho Adenomiose e Microadenoma a 3 anos. Agora a minha medica solicitou uma laparoscopia para analisar de perto essa adenomiose. É necessario fazer mesmo essa laparoscopia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Se sua médica indicou uma videolaparoscopia, confie nela, pois ela vai tratar a adenomiose, e o tratamento é muito importante.
      Depois volte para nos contar o que você decidiu sobre o seu caso.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  39. Descobrir que tenho adenomiose agora em maio de 2012 graças a Deus já tenho meus 4 filhos, porém as colicas e fluxo intenso me incomodam um pouco, tenho medo de começar um tratamento e engordar pois tenho peso e altura bem equilibrados. Esta é minha dúvida o tratamento engorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cristina!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Embora os médicos digam que não engorda, posso afirmar a você que vai depender do seu organismo e do tratamento proposto. O Zoladex, por exemplo, engorda a maioria das mulheres, além de inchaço, dá muita fome em algumas pessoas. Algumas mulheres reclamam dos anticoncepcionais também. Os ginecologistas estão receitando uma medicação nova, ao qual ainda não se tem um relato sobre ganho de peso por ser uma medicação nova no mercado. A cirurgia em si, não engorda, isso é certeza. Mas, enfim, o importante é ser tratada e ficar bem, caso engorde um pouquinho e só correr atrás do prejuízo depois.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana


      Excluir
    2. Obrigada pela resposta agora tô mais tranquila para começar meu tratamento, ainda bem que existe vc para ajdar a quem precisa. Que Deus a abençoe sempre. Bjsss!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  40. olá Caroline .
    Me chamo Fabiana tenho 33 anos , 4 filhos cesarianas e 3 abortos .
    desde do dia 07/11/2011 quando dei entrada pra uma cirurgia de emergencia com um cisto roto no ovario esquerdo eu entrei num quadro de sangramento vaginal .
    Já foi tentado varios tratamentos com médicação sem sucesso , 3 curetagens sem sucesso pois o sangramento volta em 7 a 10 dias depois .e tenho colícas de forte intensidade .
    Há 10 meses eu sangro exageradamente todos os dias sem faltar nenhum dia , as poucas vezes em que fiquei sem sangrar foi no pós cirurgico das curetagens , mas voltava o sangramento poucos dias depois .
    A 1 semana o meu médico desistiu de tentar tratamento com medicação e me encaminhou para uma ( HIsterectomia total ) pois sou Laqueada a 9 anos .
    Fiquei feliz pois esse sangramento me deu alguns presentinhos do mal , perdi meu esposo , engordei 29 kilos , estou toda ferida e cortada por baixo pois asso demais e sinto dores inssuportavéis . Ainda tive que aguentar 3 ginecologistas me dizer que minha dor e meu sangramento era pisicologico .
    Mas por outro lado estou com medo , será minha 6 cesariana . 4 filhos , uma retirada de um cisto roto , e agora a retirada do ultero .
    Escrevo a vcs amigas distantes apenas como um desabafo , pois foi o único lugar que encontrei alguem que passa por coisas igual a mim .
    Cansei de lutar contra , resolvi deixar os médicos fazerem o que quiser , já perdi meu corpo, meu marido que tanto amei , e minha beleza , hj estou feia , obesa e infeliz , chego feder decomposição , sai pedaços grandes de sangue coagulados de mim e mal posso sair de casa. Que vcs tenham mais sorte que eu tive.
    fiquem com deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Que hoje seu dia esteja melhor do que no dia em que escreveu esse desabado. E fique à vontade para desabafar quando quiser.
      Seu caso é bem complicado, ninguém merece ficar tanto tempo sangrando. Os ginecologistas falaram que era psicológico porque não era eles com o sangramento, então nem fique abalada com tamanha afirmação sem fundamento, só quem sofre sabe o que tem, né mesmo?
      Infelizmente são poucas as pessoas que entende a doença, os homens então, preferem dá prioridade a qualquer coisa em vez de dá prioridade ao amor. Não fica triste comigo, mas pense da seguinte forma, se meu marido não quis estar comigo nesse momento tão difícil, se não quis estar ao meu lado para me ajudar a superar tudo isso que estou passando, é porque ele não me merece, eu mereço coisa melhor. Ame-se em primeiro lugar, porque se seu marido foi embora, ele não o amava de verdade. Você é mãe dos filhos dele, ele a conhecia antes desse quadro complicado, porque não ter um pouco de paciência em relação ao ato sexual, ter um pouco de compreensão com você. No meu vê, ele foi injusto e muito cruel em deixá-la no momento em que você mais precisa de amor e carinho. Mas bem que diz, é na dor que conhecemos quem nos ama de verdade. Espero que tudo isso passe e que você encontre alguém que entenda você e que esteja ao seu lado em qualquer situação da vida, seja ela, boa ou ruim... Tenho certeza que você não é feia, apenas engordou um pouquinho, no qual, após o tratamento pode procurar orientação de um endocrinologista e/ nutricionista e fazer um regime, uma atividade física e logo mais estará com o corpo em forma denovo. Ame-se sempre, nunca esqueça disso, você é melhor de que qualquer pessoa que a julgue a critique, pois você, é você, independente do estado que se encontre, seja gorda ou magra, suas atitudes serão sempre as mesmas. Não foi seu estado atual que tirou nada de você, foi a circunstância da vida que mostrou a você, que seu ex-marido não lhe servia como companheiro... sua beleza, e corpo você terá de volta logo mais. E você vai arrasar! E eu tenho certeza que seu ex vai ficar arrependido do que fez com você. Não fica brava comigo, mas um dia você verá que o que eu escrevi a você é pura verdade.
      Boa sorte em tudo! Que sua cirurgia seja um sucesso e que você volte a ser feliz o quanto antes.
      Assim que possível, nos dê noticias suas, por favor.

      Que Deus a proteja sempre.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  41. Oi Caroline, boa noite, acho que aqui nos encontramos pessoas que sofre do mesmo mal que nós, pq não acredito que uma doença, que traga tantos desconfortos, venha ser boa, e um mal que temos que lutar para destruir, e termos uma vida mais digna.
    Estou muito chateada, estava tudo indo bem, estava conseguindo tratamento. quando derrepente tudo acabou o médico que tão informado e se interessa por tratar e ajudar as portadoras de Endo. saiu do Fernandes Figueiras. por ordem maiores e ai. o SUS. e a promoção e recuperação da saúde, pouco se importa e ter medicos que tratam de endo. olha que tenho percorrido varios hospitais do Rj. do publico ao particular e o que temos visto e medicos mal preparados, não capacitados para acabar com os focos de endo. muitos sim fazem a Histerectomia como se fosse normal. nos mutilam... retiram como fossem algo qualquer... Estou sem saber o que fazer a onde recorrer ao tratamento alguns que são referencia damos o azar de pegar um médico residente que ve teus exames esta comprovados e ainda tem a cara de pau de dizer que vc nao tem nada... imaginem um endometrioma de 8cm... com dores horriveis...
    e dizem que vc pode esperar. e referência...
    Acho que temos que nos juntar fazer algo que venha impactar...os planos de saúde que não querem pagar uma equipe multiciplinar. os hospitais publicos que fazem pouco casos de nos que estamos sofrendo. temos que fazer uso da constituição. que diz que temos o direito a saúde cade esse direito ta ande. amigas vamos lutar juntas somos mais fortes. preciso de uma orientação se alguem conhece alguns medicos bons no Rj que não cobrem valores que pobres trabalhadoras não podem pagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Precisamos mesmo ser fortes para ter uma vida melhor, lutar, lutar e lutar... Difícil ter uma doença que nos destroi e ainda ouvi que podemos fazer tudo normal, que é normal e que podemos esperar. Esse país está todo errado, os políticos nem ai para o povo, os médicos acham tudo normal, para muitos deles o importante é o dinheiro que eles recebem no mês, principalmente de instituições públicas. Hospital de referência que não trata as paciente com respeito e dignidade para mim não é referência, se não entende, se não trata, como pode ser referência... Complicado precisar de atendimento e não ter dinheiro para pagar um bom especialista em endometriose, os quais também são poucos no país. Mas espero, que tudo acabe bem, que você consiga um médico que pegue seu caso, a trate e que principalmente, que você fique bem.
      Eu vou pedir a você, por favor, enviar um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicitar a Caroline os contatos que ela tem de médicos no RJ.

      Boa sorte!
      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  42. Meu nome é ISmenia, tenho 32 anos, demorei dois anos pra engravida, minha filha já tem 4 anos. Eu sinto muitas pontadas da vagina, dor lombar, dor ovulatória que as me levam para PS.Tenho Fluxo intenso e constantemente sinto dor no pe da barriga, será que é Endometriose...ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ismenia!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Os sintomas da endometriose, vária entre as mulheres, tem algumas que não sentem nada e outras tem todos os sintomas. O que você descreve e bem caracteristico de quem tem endometriose, mas não é possivel afirmar que você tem, já que tem outros problemas ginecologicos que podem ter esses sintomas. O melhor é você procurar um ginecologista, lhe contar o que estar sentindo e pedir para ele avaliar seu caso, pedir exames para vê o que acontece com você. Se for endometriose o correto é começar o tratamento o quanto antes, alías, qualquer doença o melhor é tratar, pois ninguém merece ficar sentindo dores e indo a PS.
      Caso precise de indicação de médico e more em SP, podemos indicar, só é escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail. com e solicitar os contatos.

      Depois que passar no médico, volte aqui para nos contar o que acontece com você.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  43. OI, A UM ANO DESCOBRIR QUE TENHO ADEMIOSE, AS DORES FORTES, O CHEIRO CARACTERISTICO DA MENSTRUAÇÃO, UM SANGUE PRETO QUE NÃO PÁRA DE SAIR, ISSO SEM FALAR QUE COMPROMETE A VIDA SEXUAL TOTALMENTE, TENHO 2 FILHOS E O MÉDICO QUE FUI ME DISSE QUE O UICO TRATAMENTO COM SUCESSO, É A RETIRADA DO UTERO, SINCERAMENTE NÃO QUERIA TER QUE TOMAR ESSA ATITUDE, AFINAL, TENHO 30 ANOS, ÃO QUERO TER MAIS FILHOS, MAIS TENHO MEDO DE ENGORDAR, TER PROBLEMAS NOS OSSOS...A MIHA CIDADE INFELISMENTE, A SAUDE É PRECÁRIA, E MINHA SITUAÇÃO FINANCEIRA NÃO AJUDA, POR ISSO ESTOU SEM TRATAMENTO E SEM SABEER QUE ATITUDE TOMAR, PARECE SER UM PESADELO QUE NUNCA ACABA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Melhor procurar a opinião de outro médico antes de retirar o útero. Você é muito nova, melhor mesmo é ter um médico especialista para avaliar seu caso. Você não precisa ter mais filhos se não quer, porque gestação não cura endometriose não. Por que você diz que tem medo de engordar? Seria por causa do tratamento? Que tipo de problema no osso? Acho que lhe passaram informações erradas. Se você estiver referindo-se a medicação de tratamento para endometriose causar osteoporose, fica tranquila, existe um controle na dosagem aplicada em cada tratamento.
      O Brasil é todo precário, a saúde pública é um caos, infelizmente quem não tem dinheiro nesse país sofre. Em qual cidade você mora?

      Fica bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. olá, marquei minha cirurgia para proxima quinta, na noite que te escrevi senti muita dor, e tive uma hemorrogia terrivel, quero ficar livre disso logo...tenho medo de engordar pois ja ouvi falar que quem tira o utero pode engordar, mais ja procurei outras opiniões e segundo o us que fiz essa semana, mostrou que o meu utero esta bem maior, espero que der certo, após a cirurgia esteja livre desse tormento, obrigada...
      boa oite
      beijos...

      Excluir
    3. Oi Fatima!
      Foi realizada sua cirurgia?
      Como você está?

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  44. bom dia Caroline e Hosana,
    nossa ja passou um mes desde de o ultimo contato,desculpe demorar tanto p/dar noticias,mas minha recuperação não foi nada facil e msm operada ainda fui ajudar outra pessoa ficando de acompanhante em um hospital.
    bom um mes de operada e as dores diminuiram bastante,mas ainda sinto muitas dores e não sei porque não consigo andar muito ainda,semana passada 05/09 fiz uma RM para saber o pq das dores e estou rezando para não ser nada de mais,sabe oque eu descobri nessas minhas andanças p/hospitais?como a endometriose é desconhecida para as mulheres,sempre falo sobre o blog e sobre vc(Caroline)que é referencia p/mim.mas fico muito triste porque msm as que tem endo não sabem nada sobre a doença,so sabem oq o médico disse para elas e nem procuram se informar.
    depois dou mais noticias p/vcs,espero que eu possa continuar c/vcs pq uma endo é sempre uma endo.bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Teka!
      Espero que vc esteja melhor! Vc ficou pelo menos 15 dias de repouso? Vc está se parecendo comigo. Na minha primeira vídeo, eu quase não fiz repouso e, na segunda, só 15 dias e depois já estava trabalhando, correndo de um lado pro outro no Anhembi e até levei uma bronca do coloproctologista que me operou tb desta vez, mas sei que cometi deslizes... vamos manter a fé para sua RM não dá nada, volte aqui para nos contar o resultado. Eu e a Hosana queremos sempre saber notícias suas. Afinal, o blog é de todas nós portadoras de endo. Fiquei muito feliz, e eu me emocionei, com todo esse carinho que vc tem por nós, em especial pelo blog. Infelizmente, a endometriose ainda é muito desconhecida, até mesmo dos médicos, e é nosso dever propagar a palavra endometriose e suas consequências. Queremos vc sempre por aqui para nos dar noticias. Quando quiser contar sua história com a endo é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir
    2. Oi Teka!
      Que bom que você voltou para dar notícias.Como você está hoje? Espero que melhor.
      Ás vezes pode acontecer das dores não sumirem, por diversos motivos, inclusive, por algum foco esquecido ou não visto na hora da cirurgia, difícil, mas pode acontecer. Espero que esse não seja o seu caso. Quando souber o resultado da RM nos conte qual foi o laudo. Não será nada demais, tenha fé!
      Realmente, a endometriose e muito desconhecida, até mesmo por quem é portadora, existe muitas dúvidas e pouco esclarecimento, tem médicos que nem fala ao paciente como ocorre a endometriose e as paciente acabam pesquisando na internet e enchendo a cabeça de dúvidas. O ideal e o médico esclarece o tipo de endometriose de cada paciente, já que a endo é diferente de paciente para paciente. Podemos até nos indenticar com algum caso, os focos estarem presente no mesmo lugar, mas o tratamento pode ser diferente, os focos podem estar localizados em órgãos diferentes. Mas os médicos quase não explica, e muitos deles já logo cita a infertilidade, deixando as pecientes em pânico, o que eu acho errado...
      A Caroline é uma mulher que faz muita diferença na vida das portadoras de endometriose, eu concordo com você que ela é referência, para eu, por exemplo, ela ajudou muito, me identifiquei muito com a história dela, fui mais tranquila a primeira consulta com o ginecologista que passo hoje, ao qual, acho um excelente profissional, tudo devido ao relato dela, pois ela também era e é paciente do dr. Hélio Sato, sem contar que percebi que existia pessoas com casos piores que o meu, isso me deu muita força para correr atrás da minha auto estima... A Carol ajuda muito as portadoras e muitas vezes ela nem sabe. O blog faz muita diferença e graças a atitude dela em criar essa inicitaiva de levar informações sobre a endo para o mundo.
      Sempre nos mantenha informadas, por favor.

      Fica bem.

      Beijos, com carinho

      Hosana Santana

      Excluir
  45. Oi Carol!
    Esses dias estou muito triste. Como te falei tenho adenomiose e to pra fazer uma Laparoscopia,na verdade tava marcada para dia 13/09, mas mesmo tomando remédios para não menstruar ela acabou descendo já a 8 dias para a minha tristeza.A Laparoscopia foi remarcada para o dia 20/09, porem continuo sangrando, minha médica já passou vários remédios para suspender o sangramento e nada, sem falar nas cólicas que estão me matando. Ai Carol já não sei o que fazer. Olha tenho muita vontade em ter filhos e não sei se com Microadenoma e Adenomiose se vou conseguir engravidar, mas com esses sintomas da adenomiose não sei se não vou opinar pela retirada do útero, pois não adianta ter filhos e sofrendo como eu to no momento. eu preciso de algo pra arar de sangrar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Como você está?
      Foi realizada sua cirurgia dia 20/09?
      Eu lembro que quando eu fui realizar minha última cirurgia, na consulta pré operatória eu questionei ao médico se estivesse mesntruada se ia cancelar a cirurgia e ele disse que não ia atrapalhar se estivesse menstruada. Não sei qual é o procedimento nesses casos na hora da cirurgia, mas ele deve conhecer um método no qual, talvez a sua médica não conheça.
      Espero que você esteja bem. Nos dê noticias assim que possível.


      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  46. OI GENTE SOU A JOYCE E A 5 ANOS SEI QUE TENHO MOIMA,E O MEDICO QUE EU PASSAVA SO ME DAVA ANTICONCEPCIONAL PARA PARAR A MENSTRUAÇAO,E NISSO A CADA 6 MESES NO EXAME TRANS VAGINAL AUMENTAVA CADA VEZ MAIS, MAS RESOLVI OBTER UMA OUTRA OPINIAO MEDICA,E FUI ENCAMINHADA PARA UM ESPECIALISTA ONDE ME PEDIU UMA RM E FIZ E PARA MINHA SURPRESA NÃO TENHO MIOMA, TENHO ADENOMIOSE, E O MEDICO DISSE QUE NEM VAI CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE CIRURGIA POIS TENHO 30 ANOS E ME PASSOU UM REMEDIO PARA EU TOMAR POR 1 ANO E MEIO DIRETO. ALLURENA, MAS INDEPENDENTE DE QUAL METODO SERA USADO CREIO E DECLARO QUE SOU CURADA EM NOME DE JESUS. E DESEJO QUE CADA UMA DE VCS TMB TENHAM FÉ EM DEUS PQ ELE PODE TDS AS COISAS E É PODEROSO PARA FAZER INFINITAMENTE MAIS EM NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Que absurdo! Ainda bem que você procurou outro médico. Em relação a idade não interfere fazer a cirurgia, acho que ele quis mesmo foi tratá-la com o Allurene antes, para vê qual será o resultado, não posso dizer nada sobre essa medicação, pois nunca a usei, mas aqui no blog, tem um post onde fala só sobre o Allurene e tem muitas leitoras fazendo comentários sobre essa medicação, na qual é nova para o tratamento de endometriose no Brasil. Mas como você diz, em nome de Jesus você será curada, pois Deus é maior em nossas vidas.
      Nos mantenha informadas sobre seu caso.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  47. Olá meninas!
    Ufa! a cirurgia aconteceu e foi tudo em paz, o medico não encontrou os focos de endometriose e estou me recuperando bem graças a deus. O que me preocupa a essa estrumação que não vai embora, já tomei vários remédios e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoras, que fique cada dia melhor!

      Excluir
    2. Oi Jaque!
      Que bom que sua cirurgia foi tranquila. Geralmente esse tipo de cirurgia é bem tranquila.
      Fiquei com uma dúvida. Não era endometriose? Ele não observou nos exames de imagem para localizar os focos? Ele explicou o que aconteceu?
      Sinto muito informar a você, mas pela medicina a endometriose ainda não tem cura, apenas tratamento.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  48. Boa Noite,
    Meu nome é Márcia e gostaria de parabenizá-la primeiramente pelo blog e pelo carinho que você tem com todas suas leitoras.
    Me identifiquei com muitas delas e também sei como sofrem com dores menstruais, são minhas velhas companheiras.
    Aos 12 anos de idade eu também ficava menstruada por 8 dias, com a diferença que ia embora por 1 semana e ai eram mais 8 dias, isso mesmo, ficava menstruada 2 vezes no mês, gastava uns 3 pacotes de absorventes nessa brincadeira, e devido a isso desde essa época eu já tomo remédios para controlar a menstruação, melhorou bastante, hoje com 4 dias ela vai embora, como toda boa visita deveria fazer.
    Como uma das leitoras que vi acima já estive com um volume irregular do ovário, uma vez fiz um ultrasom e descobri que meu ovário esquerdo estava 3x maior que meu útero, que susto! se não fosse virgem ia pensar que tava com um neném crescendo lá dentro!! mas o medico me fez tomar 5 caixas seguidas de anticoncepcional e no ultrasom seguinte o ovário já estava de tamanho normal, recusando a suspeita de cisto. Mas depois de ler um caso parecido em um dos posts acima me pergunto se era mesmo só isso.
    Hoje moro com minha tia, devido a grande indignação dela com minhas cólicas constantes no período menstrual (morram de inveja, só 1 ou 2 dias de cólica)eu fui consultar com o médico dela. Diferente da minha médica que dizia "Ah! ter cólica é normal!" o médico dela foi categórico, quando informei que sentia cólicas e que tomava contraceptivo, ainda antes do exame ele já informou "Então tem uma coisa errada, sentir cólicas tomando remédio não é normal!", claro que já gostei dele ai...mas tive a triste noticia de ter Adenomiose. E como muitas das colegas, assustada vim procurar algumas respostas na internet.
    Por sorte, parece que é apenas 1 estria no útero, ele esta até em um tamanho um pouco abaixo do normal e minhas cólicas parecem mais brandas que de muitas amigas que frequentam esse blog, ele me informou por alto que vamos controlar as dores com anticoncepcional e anti-inflamatórios, por enquanto nada de cirurgia, mesmo porque acabei de fazer 27 anos. Saberei mais na próxima consulta, se souber algo de útil compartilho aqui com todas vocês.
    Desculpa por não ser tão direta, um grande abraço para todas, e que possamos logo ficar livres dessa dor que nos incomoda.
    beijos

    ResponderExcluir
  49. Oi anônima!
    Tudo bem? Espero que sim.
    Em nome da Caroline, agradeço o carinho. A Caroline escreve com muito carinho, dedicação e amor as suas leitoras. Lê todos os comentários, mas devido a ser muitos, ela me pediu para ajudá-la a responder, mas ela agradece de coração sua participação no blog e sua palavras.
    Infelizmente ter cólicas não é normal, mas escutamos muito dos profissionais. Que bom que encontrou um profissional que gostou.
    Boa sorte na sua próxima consulta! E por favor, nos mantenha informadas do seu caso.

    Seja bem vinda!

    Beijos, com carinho
    Hosana Santana


    ResponderExcluir
  50. Ola!
    a verdade eu tenho adenomiose mas com suspeita de endometriose, por isso que o minha medica solicitou uma laparoscopia para ter certeza. Na laparoscopia não foram encontrados os focos de endometriose, ou seja,os focos estão todos no meu útero (adenomiose).
    Bjs
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque!
      Agora entendi o que aconteceu. Espero que fique bem e que sua médica cuide de você e trate o quanto antes sua adenomiose.
      Se quiser contar sua história aqui no blog, e só escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  51. Olá! Pesquisando no google sobre adenomiose descobri esse blog maravilhoso.
    Tenho 36 anos,sou casada e tenho 2 filhos. E recentemente fiz um ultason transvaginal descobri que tenho adenomiose uterina. Sempre menstruei bastante, cerca de 8 dias de fluxo intenso, mas nunca senti dor alguma durante o período menstrual. E fazendo uns exames de rotina que o ginecologista pediu, descobri que o tamanho do meu útero está muito grande 106x76x86 mm.Volume 360,3cm³. Ele sugeriu que eu retirasse o útero já que não desejo ter mais filhos, mas eu fiquei tão chocada com a notícia que resolvi esperar um pouco para ver se realmente havia necessidade. Então ele sugeriu que eu colocasse o Mirena, embora ele disse que no caso não teria muito resultado. O problema é que eu coloquei o Mirena no dia 24/09 e até hoje dia 16/10 eu não paro de menstruar, a menstruação está igual, porém antes eu menstruava apenas 8 dias por mes, agora estou menstruando direto sem parar, e uma quantidade razoável,essa noite por exemplo quase não dormi, pq era tanto sangue coagulado que saía que não era possível dormir. E diante disso que escrevi aqui, gostaria de saber se é normal a pessoa menstruar tanto depois de colocar o Mirena?
    Dia 18/10 tenho uma consulta com o ginecologista vamos ver oque ele diz a respeito, mas confesso que estou cheia de dúvidas, justamente por não saber muito bem sobre essa doença, será que o único tratamento mesmo é a cirurgia? Será que é necessário retirar os meus ovários também? E se eu retirar o útero e ovários com a minha idade será que é recomendável?
    Espero que tudo ocorra bem, porque confesso que estou assustada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Como você está?
      A menstruação vária de pessoa para pessoa, mas o ideal seria não menstruar tanto. Já avisou seu ginecologista sobre essa menstruação excessiva? Se não comunicou a ele(a) melhor comunicar, é importante.
      Todas essas dúvidas que você tem, é melhor você tirar com seu ginecologista, pois é necessário avaliar vários fatores. Ele (a) será a melhor pessoa para esclarecer o que deve ou não ser feito no seu caso.

      Boa sorte!

      beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  52. Oi meninas!boa noite,
    venho sem esperanças falar c/vcs sobre minha RM,como falei p/vcs qnd fiz a cirurgia eu estava sentindo muitas dores e de um lado só,a pricipio p/mim era normal mas depois de mais de 1 mes e elas(as medicas que me operaram)me dizendo que era normal da cirurgia achei estranho o fato de continuar não conseguindo andar e as dores só aumentarem,a pricipio cheguei até a pensar que tinham deixado algo na minha barriga.
    Qnd peguei minha RM fiquei triste em ver:ovario esquerdo(lado que reclamei de dores desde o principio)de dimensões levemente aumentadas destacando-se 3 formações cisticas,com sinal elevado em t1 com supressão de gordura,medindo a maior 3,3x1,7compativel com cisto com conteudo hematico/alto teor proteico,foi um choque p/mim,mas isso não tudo,voltei na médica e apesar de minha biopsia constar a adenomiose ela me falou que isso não tem nada a ver c/endometriose,eu então copiei letra por letra a materia do blog e fiz questão de ler para ela,minha situaçao com ela não esta das melhores pq ela marcou minha volta p/ela em 2 meses e falou que ja vou estar sem cisto e que as dores que estou sentindo são ovulatórias e que é normal eu continuar sangrando qnd tenho relações,qnd uso creme vaginal,até p/fazer a ultra que ela passou para mim sangrou e sinceramente meninas ja não sei mais oque fazer.bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teka!
      Como você está? Melhorou do sangramento? Espero que sim.
      Teka ela não passou nenhuma medicação após a cirurgia?
      Qualquer coisa procura a opinião de outro médico. Eu também, na minha primeira cirurgia fiquei sangrando, 3 meses, e quando eu tomei o zoladex, passou. Mas isso me prejudicou, pois logo a após a cirurgia eu já tinha novos focos e muitas dores...
      Melhor você ficar atenta.

      Mande notícias.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  53. Poxa vida, ninguém responde aos post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      Tudo bem?
      Sim, os post são respondidos, mas infelizmente com atraso devido aos vários comentários que chegam diariamente. Desculpe-nos!

      beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  54. olá , descobrir esse blog estou precisando de ajudar tenho 46 anos a alguns meses a minha mestruação vem muita , e em outros meses nem vem , fui ao uma ginecologista que me pediu para fazer uma u.s.intra vaginal que apareceu adenomiose, retornei a ginecologista ela me passou 3 injeções de gosserrelina por 3 meses, estive com outra medica que não e gineçologista e cirurgia geral ela me aconselhou retirar fazer histerectomia, pela minha idade e por ja ter filhos ela acha essa a melhor opção mais eu não sinto colicas , so a mestruação irregular e no prontuario dela ela escreveu evidencias de adenomiose em toda extrensão do utero , gostaria de saber a sua opnião o que fazer tomar as 3 injeções ou fazer histerctomia. bjs aguardo sua resposta ansiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Você quem deve decidir o que é melhor para você. A histerectomia é a retirada do seu útero e a medicação proposta pela sua ginecologista trata a adenomiose, os sintomas que ela trás. A principio seria melhor você fazer o tratamento com a ginecologista. Essa alternativa da cirurgiã existe, mas precisa ser avaliado algumas situações, converse com a ginecologista sobre a histerectomia e veja o que ela acha dessa opção.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  55. obrigada , mais a ginecologista nem queria passar as injeções como ja tenho 46 anos ela ach amelhor esperar a menopousa , eu so fiz uma U.S.intravaginal mais nada como quer tirar meu utero , to perdida não tenho condições de ir a outro medico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qual cidade você é? Caso seja de São Paulo. Envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite a Caroline o telefone da UNIFESP. O atendimento lá é pelo SUS, mas segundo a Caroline é ótimo o atendimento.

      Boa sorte! E assim que tiver novidades sobre seu caso, nos conte, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  56. Olá Carolina,
    Meu nome é Glauce Timoteo, tenho 32 anos e tenho endometriose diagnosticada desde 21 anos. Tenho também o útero polimiomatoso ou noduloso, produzo pequenos e médios nódulos externos e dentro do músculo uterino, mas graças á Deus nenhum cresceu dentro na cavidade uterina. Por causa disso, não menstruar para tentar conter a endo acaba "alimentando" os miomas, por outro lado, não conter a menstruação, significa ter novos focos. Tentei diversos tratamentos;já tomei Deprovera, sofri injetando Zoladex durante 7 meses (adquiri uma enxaqueca terrível que me acompanha até hoje) 3 anos depois, sem falar nos calores e da ausência total de libido. De 2001 para cá fiz algumas (4) videolaparoscopias, e em todas foi necessário converter a incisão para laparoscopia (tipo cesariana) por causa do sangramento decorrente da retirada dos miomas, para preservar o útero. retirá-lo sempre foi última opção, porque não tenho filhos.E tudo correu bem. Na última intervenção tive que tirar o anexo esquerdo por causa de um endometrioma muito grande no ovário e por que a trompa estava danificada depois de uma infecção causada pela obstrução de um foco de endometriose. Embora eu seja portadora da endo do tipo severo de fundo posterior (tipo que os focos provocam aderências intestinais).Depois da última cirurgia eu quase não sinto mais dor. Tomo Gestinol contínuo, não menstruo. No momento não faço mais acompanhamento. O processo todo dessa doença junto com o fato de ter uma profissão de alto stress, me levaram a desenvolver depressão, e um quadro bipolar. Perdi, por conta dessa enxurrada de problemas um bom emprego e junto com ele o plano de saúde. Não tenho mais nenhuma referência médica aqui do RJ. Encontrei um bom tratamento psquiátrico mas especialistas em endometriose não. Faço preventivo e como não sinto mais dores me é orientado continuar com o tratamento com Gestinol. Mas quero tentar engravidar, tratar a endometriose ao menos monitorar meu caso. Preciso de ajuda. Por onde começar a procurar aqui no Rio? Me dê uma força nesse sentido. Quero muito iniciar uma investida para engravidar, tenho esperança porque ainda tenho um ovário. Sei muito bem que isso não garante nada, mas é uma esperança. Tomei a liberdade de pegar seu e mail nos posts acima e te enviarei uma mensagem. Seu blog deveria ser premiado, uma iniciativa incrível. Só para registrar conheci através da TV Brasil. Tudo de bom pra vocês!
    Um beijo grande!
    Glauce Timoteo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glauce!
      Tudo bem com você?
      Que história a sua, quanto sofrimento.
      Tenha fé e você ficará grávida. Vou estar na torcida que isso ocorra logo!
      Se você quiser contar sua história em detalhes aqui no blog na seção história das leitoras escreva um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com
      Os contatos dos profissionais do RJ, também você poderá solicitar a Caroline por esse mesmo e-mail, pois por questões de segurança não são postados no blog.
      Todas as portadoras mereciam que a endometriose fosse reconhecida pelos governos. Precisamos de dignidade e um atendimento bom pelo SUS em todo país. Não foi só você que perdeu bom emprego por causa da doença, muitas mulheres perderam, emprego, marido, amigos, qualidade de vida, enfim, uma maneira digna de viver... Triste a situação de muitas mulheres que têm endometriose.
      Gostou do programa que foi exibido sobre a endo na TV Brasil?

      Seja bem vinda ao blog!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  57. Descobri que tenho um endometrioma em março desse ano.Menstruei aos 13 anos e após os 15 minhas cólicas menstruais passaram de forte para incapacitantes,porém as dores que me deixavam de cama eram só nos dois primeiros dias e nada que uma bolsa de água quente e um remedinho não aliviasse.Minha mãe também nunca se preocupou muito em me levar ao ginecologista e assim foi durante muitos meses e anos.Até que aos 19 anos engravidei do meu filho,tive inicio de aborto e precisei tomar remédio para sustentar minha gravidez.Após o nascimento do meu filho iniciei com AC contínuo e de baixa dosagem,porque estava amamentando e foi assim por longos 10 anos ,até eu decidir parar o AC para tentar uma segunda gestação.Após parar o AC comecei a perceber que minhas cólicas pioravam a cada novo ciclo,mas não me preocupei,pois achava que era normal.Só comecei a me preocupar porque o tempo passava e eu não conseguia engravidar,e as dores foram piorando.Até que 2 anos após eu ter parado o AC comecei a sentir dores todos os dias e fui socorrida a maternidade com suspeita de gravidez ectópica,pois era muita dor e eu já tinha feito exames e não acusava nada.Até que indo a essa maternidade e superada a possibilidade de gravidez ectópica o médico solicitou um exame de imagem e foi encontrado um cisto no ovário esquerdo e no exame de toque(horrível e mega doloroso) prováveis aderências.E de lá pra cá é só luta,dor e sofrimento pra mim e minha família.Tenho me sentido muito mal,fui mortalmente atingida na minha feminilidade,pois minha vida sexual se resumiu a nada.Meu marido tem sido meu grande incentivador,mas é difícil.Estou esperando ansiosamente pela cirurgia ,da qual precisei recorrer a justiça para que andasse.Tenho me preocupado com a possibilidade da laparotomia,pois li que a laparotomia pode piorar as aderências,e eu já passei por duas cirurgias,uma cesárea e uma outra pra retirada de uma hérnia umbilical,onde hj sinto muita dor na região,não sei se tem haver com a endo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hely!
      Você está bem?
      Sei o que diz em relação as cólicas, eu também sofro desde os 12 anos. Não culpe sua mãe, pois com essa idade provavelmente nenhum médico a teria tratado, a possibilidade seria bem mínima, digo isso por experiência própria e por relatos de outras mulheres que sempre reclamam que tudo começou na adolescência, e por incrível que pareça nada foi feito, no meu caso mesmo, foram várias ginecologistas e muitas respostas sem sentido, até que aos 25 anos veio o diagnostico da endometriose. Não sei se tinha endo antes, mas sei que tinha cólicas, dores horrível desde a minha primeira menstruação.
      Em 2010, após ter feito uma cirurgia de endometriose em 2009, fui diagnosticada com endometrioma no ovário esquerdo, a dor é das piores, mas fiz a cirurgia por videolaparoscopia e em 2011 fiquei grávida.
      Espero que você faça a cirurgia e fique bem. As aderências podem acontecer, não dá para prevê. Inclusive pode ter focos de endometriose no local do corte, mas sempre precisamos tentar. Minha primeira cirurgia começou por videolaparoscopia e terminou por laparotomia, pois segundo o médico eu estava com muitas aderências entre os órgãos, depois meu parto foi cesárea e graças a Deus até hoje não apareceram aderência no local. Tenha fé em Deus que tudo correrá bem com você, não tenha medo das aderências, apenas trate seu endometrioma, para melhorar sua qualidade de vida, pois o dia da manhã será imprevisível, talvez você nunca tenha aderências, vai ficar bem e eu espero que assim seja.
      Quando quiser contar sua história com a endometriose aqui no blog, é só escrever um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Boa sorte na sua cirurgia! E assim que ficar recuperada, volte aqui, por favor, para nos dá noticias suas.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Obrigada Hosana.
      Amanhã tenho consulta com a gineco e espero sair de lá com minha cirurgia marcada,tenho suportado aos trancos,barrancos e muita fé em Deus o rumo que minha vida tomou após a doença.Minha vida sexual foi a mais afetada,assim como a minha vida profissional.Sou professora e amo o que faço.Trabalho com crianças pequenas e a doença me tirou o prazer de me movimentar com meus pequenos.Percebo isso muito claramente nas festividades ,quando preciso ensaiar com meus alunos e não tenho condições,e quando me atrevo a fazê-lo é dor na certa.Espero após a cirurgia engravidar logo,ter controle da doença e ter minha vida de volta.

      Excluir
    3. Hely não esqueça de nós contar o dia da cirurgia quando souber. E se depender de torcida e pensamentos positivos, já venceu em tudo. Sei que vai dá tudo certo na cirurgia e você vai ficar grávida, vai voltar a trabalhar e a fazer muitas bagunças com seus pequenos (alunos). E logo mais teremos aqui no blog um lindo depoimento de vitória da nossa querida Hely.

      Um abraço carinhoso, cheio de boas energias.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    4. Boa tarde Hosana,
      Tenho boas notícias,fui a gineco hoje e para minha felicidade a cirurgia foi marcada para o dia 10 de janeiro,e a médica prescreveu o mesmo melocox só que em 75mg e duas vezes ao dia,e caso a dor não passe prescreveu o toragesic. Ela me explicou que logo após a cirurgia iniciaremos o tratamento com zoladex por seis meses e depois a médica partirá para a indução da ovulação e tentar a gravidez.Então espero que as coisas só melhorem.Bjs

      Excluir
    5. Que boa notícia Hely.
      Vai dá tudo certo. E você vai ficar bem e gravidinha depois do tratamento.
      Eu fiz o tratamento com o zoladex 10.8, tomei 3 doses, 2 na primeira cirurgia e 1 na segunda. Depois levou um tempinho para meu ciclo menstrual voltar, na realidade foi necessário tomar uma medicação para a menstruação voltar, mas deu tudo certo, meu segundo ciclo foi espontâneo e logo após eu fiquei gravida, foi tudo muito rápido, até hoje eu fico pensativa, pois achei que ia ser tão difícil e não foi. Milagre e benção vinda do céu.
      Qualquer dúvida que tenha, nos escreva.

      Fique bem.

      beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    6. Me tirem uma duvida se for possivel.Estou sendo atendida por outra médica,e ela me falou que logo após a cirurgia iniciarei com a zoladex.Meu antigo médico iria me operar e logo após me liberar para tentar uma gravidez,porque ele disse que eu estaria "limpinha" e pronta para engravidar.A minha nova médica disse que eu já poderia ter iniciado a zoladex e não entendeu porque meu médico não o fez.Ela disse que engravidar após a cirurgia o risco de abortamento seria grande,que seria melhor iniciar a zoladex.E após os 6 meses de tratamento com a zola iniciaria a indução da ovulação .Gostaria de saber a opinião de vcs.

      Excluir
    7. Oi Hely!
      Tudo bem?
      Eu engravidei após o uso do zoladex, é minha gravidez foi tranquila. Desconheço essa informação de aborto após o uso do zoladex.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  58. oi caroline eu sinto muita dor, nesta regiaõ ai resouvi fazer uma transvaginal e acusou ovario crescido,será que pode ser a endo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Pode ser ou não endometrioma, mas converse com seu médico, pois através do ultrassom será possível uma analise, e apenas seu médico poderá esclarecer essa dúvida.
      Por favor, depois quando passar no médico, volte aqui para nos contar qual foi o diagnostico. Espero que não seja endometriose.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  59. Oi,eu tenho adenomiose e a muito tempo tenho os sintomas,mas nenhum médico diagnosticava,tive meus dois filhos com muita dificuldade,do primeiro para a segunda demoraram 3 anos sem evitar e creio que já era por causa da doença.O meu médico me passou um remédio excelente (Allurene),é uma formula nova especialmente combate a endometriose,porém é muito forte e tem me dado outros sintomas como,queda de cabelo,queda de pressão e etc,mas uma paciênte dele está fazendo o tratamento e está dando certo,depende do organismo,fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!
      Tudo bem?
      Como você mesmo disse "depende do organismo", por isso é necessário uma avaliação médica. Talvez o que é bom para uma mulher com endo, seja péssimo para outra.
      Converse com seu médico sobre esses sintomas que relatou, é importante ele ficar sabendo.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  60. oi amiga fiz uma transvaginal e o volume do meu utero 172.1 cm3 o no exame diz que estou com adenomiose,miohiperplasia,ovario esquerdo aumentadoas custas de foliculo,cistos de naboth,liquidono canal cervical,ovario direto com dimensões preservadas evidenciando foliculo em seu interir, vivo cheia de dores e ja fui em 3 ginecologistas e eles dizem que é normal vivo a base de antiflamatorio e sinto nauseas,eles me dizem que so se opera pra tirar o utero se eu tiver hemorragia, graças a DEUS ñ tenho,procurei o quarto ginecologista ele me aconselhou a retirada do utero,olha essa tão de endo me doi tudo um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      A endometriose dá esses sintomas, a dor é insuportável. O melhor que você tem a fazer é procurar um especialista em endometriose. De qual cidade e estado você é? Caso seja de SP, podemos indicar um especialista para você.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  61. Olá, tenho 33 anos, descobri a menos de uma semana que tenho adenomiose profundam através de uma ressonância magnética, estou triste pois pelo que li na internet a única cura é a retirada do útero, sendo que ainda não tive filhos. Bom, ainda vou levar o exame no médico na próxima segunda-feira e ouvir o que ele acha.

    Adorei o seu blog!!
    Atc,
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia!
      Como você está?
      Não fique ansiosa, espere até a consulta e veja o que seu médico diz a respeito do laudo do exame.
      Depois, quando passar no médico, por favor, volte aqui para nos contar como foi a consulta.

      Que Deus a proteja.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  62. Olá Caroline, td bem? Hoje buscando respostas para tanta dor e desconforto acabei entrando no seu blog, gostei mtoo, parabéns..meu caso é o siguinte, em 2003 fiz uma histerectomia vaginal,e foi retirado só o útero,deu td certo, a cirurgia, recuperação, mas depois de 1 ano mais ou menos comecei a sentir dores do lado direito que desce até a vagina, voltei no ginecologista ele pediu uma ultrason ultravaginal, que constatou que meu ovario estava colado na vagina, ele disse que tava td normal,passado uns 3 meses as dores voltaram,uma dor chata insistente, do lado direito que desce pela vagina, resolvi ir numa ginecolista, ela pediu o msm exame que deu o msm diagnóstico,a médica disse que se continuasse teria que fazer uma cirurgia para corrigir o problema,procurei aceitar as dores, já que tinha sido uma concequencia da histerictomia,mas no mes passado ñ tava mto bem e fui em outra ginecolista que pediu varios exames, papanicolau, fsh, mamografia e uma outra ultrasongria ultravaginal, Obs.ñ tenho certeza se é assim que se escreve essa ultrasonografia, mas é essa que se faz pela vagina, deu td bem,uma infecção de urina chata pra variá rs e o ovario colado na vagina, rs, ela me explicou melhor, que infelismente essa é uma consequencia realmente mtoo ruím da hesterectomia vaginal que se eu fizer outra pra tentar melhorar essa aderencia pode aparecer outra ainda pior! Ela me passou um remedio novo pra tentar aliviar as dores,mas so melhora uns dias depois volta,incomoda mtoo,ainda mais que as dores atigem tbm a vagina! Ñ sei o que fazer, gostaria que vc me desse uma opinião sobre meu caso.Desde já agradeço muitíssimo sua atênção!E mais uma vez Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tudo bem?
      Em nome da Caroline agradeço o elogio ao blog. Obrigada!
      Então, não somos médicas e não podemos influenciar na decisão dos médicos, que fique bem claro, pois o objetivo aqui é ajudar com palavras, orientações, indicações etc. Os médico que a acompanham podem decidir o que é melhor para você.
      As aderências podem aparecer mesmo, mas se você estar sentindo dores precisa resolver essas dores, ninguém merece ficar com dores. Talvez você venha a ter uma aderência pior, ou talvez não. Converse direito com seus médicos e veja o que pode ser feito no seu caso.

      Boa sorte!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  63. OBRIGADA CAROLINA PELA AJUDA QUE NUS DA AQUI....
    QUERO SABER SE A ADENOMIOSE DEIXA A BARRIGA GRANDE ?SE TEM COMO DEMUNUIR O VOLUME DO UTERO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      A barriga fica inchada em algumas mulheres, em outras não, mas é bem comum o aumento do abdome devido ao crescimento do útero.
      Tem sim como diminuir o volume do útero, precisa de um bom especialista em endometriose para iniciar o tratamento.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  64. CAROLINE MEU UTERO ESTA ASSIM..

    utero em avf,de tamanho aumentado,apresentando defeito de fusão murelliana parcial,com dois cornos parciais e colo unico,medindo 87x70x50mm (volume de 158,7 cm)de contornos regulares e ecotextura miometrial difusamente levemente heterogenea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Não somos médicas, porém não podemos analisar o laudo do seu exame. Mas, por favor, leve ao médico que solicitou o exame, ele poderá dá a você uma posição sobre o laudo.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  65. Meu nome é Cristina, tenho 38 anos e há 02 anos tento engravidar sem sucesso, neste período descobri adenomiose...apesar de não sentir nada que indicasse a doença, pois tenho pouco fluxo mestrual, não sinto cólicas e meu utero tem tamanho normal, tenho 02 pequeninos miomas (um intramural e outro subceroso) que por sinal sumiram quando usei AC, isso antes de tentar engravidar, quando parei o AC eles reapareceram,...o fato é que não engravido e meu GO que é especilaista em infertilidade me disse que a adnomiose não é considerada cause de infertilidade...como assim??Fui pesquisar e vi que não existe concenso entre a classe médica se a adenomiose afeta ou não a fertilidade feminina, um grupo defende a tese que a adenomiose causa infertilidade, já outro grupo acho que a adenomiose causa sim infertilidade...e eu fico no meio sem dsaber o que fazer. Sou do Rio e aqui os médicos que tratam este adenomiose só fazem tratamento particular e cobram em trono de R$400,00 a consulta...difícil né, se a opção for uma intervenção cirurgica o valor da operação é um absurdo e também não fazem pelo plano de saúde. Bom estou tentando ainda encontrar um bm médico que seja eficiente no tratamento da adenomiose e aceite o plano de saúde pras consultas...se alguem tiver alguma indivação ficarei muito grata...Bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é dificil mais não é impossivel...olha preucura o hospital de iraja...lá ele fazem esse tratamento gratuito...vou pesquisar aqui na net...vou pegar o numero e te passar...td vaii correr bem...tbm tenho adenomiose...

      Excluir
    2. Oi Cris!
      Tudo bem?
      A adenomiose é o nome dado quando a endometriose está no útero. E a endometriose afeta a fertilidade sim, mas com tratamento é possível um gestação, eu conheço uma mulher que tem adenomiose e ficou gravida sem tratamento para doença e sem tratamento para engravidar. Quando Deus quer, não tem doença nenhuma que atrapalhe. Mas procure tratar a adenomiose. Pelo SUS é demorado, mas eles fazem o tratamento. Vou pedir para que você envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite a Caroline os contatos dos médicos do RJ.

      Espero que tudo fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    3. Oi Priscila!
      Obrigada por ajudar a Cristina com a indicação do hospital em Irajá! Você faz tratamento lá?

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    4. estou tentando conseguir um tratamento lá...mais seii que lá tem otimos medicos...minha medica vai me encaminhar pra lá...eu consegui o numero de lá...vou te passar o numero por e-mail...assim vc poera passar para outras meninas...bjinhoss amo esse blog..

      Excluir
    5. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      Obrigada por sua ajuda! Enviei o número para Caroline, por favor, o e-mail dela é carolinesalazar7@gmail.com

      Que bom que gosta do blog! Leia-o sempre, pois a Caroline sempre posta novidades.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    6. oie meninas vim divulgar mais um hospital universitario aqui do rio...que trata adenomiose...ele fica no centro do rio hospital moncorvo filho...fica proximo ao hemorio...fui encaminhada para lá...gente pelo telefone é impossivel obeter informações do hospital...mais conheço mulheres que conseguiram engravidar lá...estou super feliz...espero ter ajudado.

      Excluir
    7. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      Obrigada pela indicação!
      Espero que ajude as meninas do RJ.

      Boa sorte para você!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  66. Eu tenho adenomiose e gostaria de saber se posso engravidar? tenho um filho de 9 anos e gostaria de ter outro... Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Pode sim engravidar, mas precisa de um acompanhamento médico analisar as possibilidades de uma gestação.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  67. caroline salazar nus responda please !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      São muitos comentários a serem respondidos. Desculpe-nos pela demora.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  68. Oi Carol!
    Como já falei anteriormente tenho adenomiose e Microadenoma. já to tratando a adenomiose com Gestinol 28 e não menstruar, o problema é que mesmo tomando esse remédio estou menstruando, já troquei de remédio duas vezes e continuo sangrando.
    Bjs
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline!
      Tudo bem?
      Fique atenta, pois eu tomei essa medicação após minha primeira cirurgia e aconteceu a mesma coisa, fiquei sangrando 3 meses direto e quando eu fui fazer meu exame pós operatório já estava com novos focos de endometriose. Melhor comunicar sua médica e veja com ela a possibilidade de outra medicação. No meu caso só passou o sangramento após ser aplicado o zoladex.

      Nos mantenha informadas, por favor.

      Beijos,com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  69. OI ,TENHO PESQUISADO MUITO NESSE BLOG,É TENHO VISTO O ÓTIMO TRABALHO FEITO P VCS,DES DOS 15 ANOS CINTO COLICAS MUITO FORTES,HOJE JÁ CASADA COM 26 ANOS NOTEI ALEM DA GRANDE DIFICULDADE DE TER UM TAO ESPERADO FILHO ,SINTO MUITA DORES ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PERIODO MENSTRUAL E CADA DIA TEM PIORADO,FIZ VARIOS EXAMES E NAO OBTIVE NENHUM RESULTADO. Continuo em busca de um prficional que possa me ajudar,toldos os sintomas que tenho me levam a acreditar que tenho endometriose.so me responde uma coisa sinto tambem dores no lado esquerdo da barriga isso tambem é simtoma de endometriose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Melhor procurar um profissional para avaliar seu caso, pois pode sim ser endometriose ou outra coisa, mas não é normal sentir dores. Tanto as dores que refere antes, durante e após o período menstrual, como as dores na barriga, são sintomas de quem tem endometriose, mas precisa ser avaliados pelo um médico para confirmar o diagnóstico, incluisve fazer exames.
      Caso seja de SP, a Caroline indica médicos tanto pelo SUS como por convênios. Qualquer coisa envie um e-mail a ela e solicite os contatos dos médicos, carolinesalazar7@gmail.com

      Fique bem!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  70. oi,tenho 34 anos fiz uma ultra em dezembro e descobri que estou com Adenomiose meu útero esta 3 vezes maior que o normal. Fui afastada do trabalho devido a fortes dores que sinto. E semana passada fiz outra ultra e descobri que estou gravida de 10 semanas. Estou apavorada pois uns falam que eu corro risco de vida, que a gravidez tinha que ser interrompida e outros falam que é normal. Estou confusa não sei mais o que pensar, vou ao médico dia 23 pois não tinha conseguido marcar. Por favor me dê uma orientação pois não sei mais o que pensar, As dores são intensas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Desconheço essa informação que corre risco de vida por causa da adenomiose, se fosse assim as mulheres seriam proibidas de engravidar, e o conselho dos médicos e justamente o contrário, quem tem endometriose e aconselhável ter filhos. Eu conheço mulheres que têm adenomiose e tiveram filhos lindos e saudáveis. O que você precisa mesmo e fazer o pré natal para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, e verificar as causas das dores intensas, enfim, vê se está tudo bem.
      Seja feliz porque Deus presenteou você com o milagre da vida!
      Que tudo corra bem na sua gestação e que seu bebê venha ao mundo com muita saúde.

      Obs: Eu vou encaminhar sua dúvida para Caroline enviar ao Dr. Hélio Sato, ginecologista obstetra e especialista em endometriose, pois assim ele dará uma posição melhor sobre quem tem endometriose e fica grávida. Me envie por favor, seu nome, ou caso não queira identifica-se, as iniciais do seu nome e sobrenome, cidade e estado onde mora.

      Tudo de bom para você e esse serzinho lindo que está ai no seu ventre!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. ARLS. Cidade Iguaba Grande. Estado RJ

      Excluir
    3. Obrigada ARLS!
      Espero que você esteja bem.

      Sua pergunta será enviada ao Dr. Hélio Sato, a resposta será postada em outro post, na parte superior do blog, Dr. Hélio Sato.
      Fique atenta que em breve ele responderá sua dúvida.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  71. Olá, sou Mara tenho 29 anos, descobrí a uma semana que tenho endometrioma, estou muito assustada, pois até semana passada nen conhecia esta doença.Pesquizando sobre na net descobrir este blog que me esclareceu muitas dúvidas. Vou iniciar o tratamento com Allurene e estou com muito medo dos efeitos colaterais citados nos depoimendos, não tomo anticoncepicional a mais de 4 anos, pois eles me causavam depressão, síndrome do pânico e enxaqueca, estou com medo de passar por tudo de novo, quase não sinto dores mas estou muito preocupada.Será que devo fazer este tratamento já que não sinto nehun sintoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara!
      Tudo bem?
      Infelizmente é a realidade, a população não conhece a doença, mas a Caroline está lutando para essa realidade ser mudada, para que a doença seja reconhecida pelo governo e tratada como doença social no país.
      Não fique com medo dos efeitos colaterais da medicação, pois não sei se leu, mas no post sobre o Allurene as mulheres estão relatando coisas positivas e negativas, então tudo vai depender do seu organismo, talvez você nem tenha efeitos colaterais, mas pense da seguinte forma, o importante será você tratar a endometriose que tem, precisa tentar a medicação sugerida por sua médica, pois a endometriose pode piorar e do nada você começar a sentir dores ou até mesmo perde algum órgão. É uma doença sem cura, embora tratável. Tem mulheres que não têm sintomas mesmo, o que muita das vezes piora o quadro.
      Qualquer alteração que seja desagradável ao fazer uso de qualquer medicação, comunique a sua médica e veja com ela a possibilidade de outro tratamento. E importante ela sabe que quando faz uso de AC tem depressão, síndrome do pânico e enxaqueca.

      Que tudo corra bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  72. HOSPITAL NO CENTRO DO RIO...
    QUE TRATA ADENOMIOSE E OUTRAS CAUSAS DA INFERTILIDADE...
    INSTITUTO DE GINECOLOGIA.
    END:RUA MONCORVO FILHO NUMERO:90 CENTRO DO RIO..
    FICA PROXIMO AO HEMORIO...TEL:(21)2232-2970
    PARA CONSEGUIR UM ATENDEMENTO NESSE HOSPITAL UNIVERSITARIO...AS PACIENTES PRECISA DE UM ENCAMINHAMENTO PARA ESSE HOSPITAL...
    CHEGAR BEM CEDO AO LOCAL...DUCUMENTOS...
    XEROX E ORIGINAL:IDENTIDADE,GUIA DE ENCAMINHAMENTO,COMPROVANTE DE RESIDENCIA...
    BJOS CAROLINE SALAZAR OBRIGADA PELO APOIO...
    BJOS MENINAS ESPERO TER AJUDADO VOCES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Tudo bem?
      Já agradeci em outros comentários, mas reforço aqui meu muito obrigada pelas informações.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. td bem sim Caroline,é um prazer ajudar...pq é assim que vamos vencer...estou atenta todos os dias em seu blog...bjinhos td de bom !!

      Excluir
    3. Oi Priscila!
      Quem responde a você não é a Caroline, mas em nome dela agradeço a ajuda e o carinho em acompanhar o blog.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    4. oie Hosana Santana bom dia !!
      bjos para voce tbm ...
      td de bom e o que precisar estou aquiii sempre....me sinto super avontade lendo e relendo esse blog.
      bjos ...

      Excluir
    5. Oi Priscila!
      Obrigada! Qualquer coisa gritaremos por você.
      Leia e releia o blog quantas vezes você quiser, a Caroline posta tudo com carinho especialmente para as leitoras.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  73. Oi, Caroline. Parabéns por sua iniciativa! Seu blog vai ajudar muitas mulheres porque tem informação clara, objetiva, fácil, mas também tem "alma". Descobri hoje que tenho adenomiose e fiquei muito triste. Mas, depois de ler seu blog, estou um pouco menos triste. Vou lutar bravamente contra essa doença. Convoco todas as mulheres a fazer isso também! O otimismo também é uma arma poderosa contra os males do corpo e da alma! bjs Saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Seja bem vinda ao blog! E em nome da Caroline agradeço suas palavras. Obrigada!
      Não fique triste, pois por pior que seja a situação ainda temos umas as outras e também Deus que é o nosso maior refugio nas horas de desespero e angústia.
      Contamos com sua ajuda na assinatura da petição pública em favor de todas as portadoras de endometriose, e se possível repasse a seus contatos, pois juntas faremos a diferença e chegaremos mais fácil a 1 milhão de assinaturas.

      http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N34858

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  74. Olá Caroline adorei seu blog,e os relatos aqui mencionados tem tudo a ver com minha situação atual que estou passando,fiz histerctomia(retirei só o ultero),com base nos exames que acusou adenomiose,más desde então continuo a sangrar todo mês como se estivesse á menstruar normamente,questionei meu médico que realizou a cirurgia e ele fez outro exame (uma biopsia) e acusou um hemagioma na pelve entre o reto e a vagina,estou sangrando por lá,e el me encaminhou a um vascular para a retirada do hemagioma,só que tenho todos esses sintomas mencionados nos relatos.Por gentileza me oriente que caminho devo tomar,fico lhe grata pela atenção,sou do rio de janeiro,tenho 42 anos,meu nome é Lígia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia!
      Tudo bem?
      Infelizmente tirar o útero não é ter a cura da endometriose. Eu sugiro a você procurar um bom especialista para acompanhá-la.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  75. oi carolina meu nome e edleide tem 25 anos é a cerca de um ano apos um aborto tem muita dor já fiz vários exames , no meu ultimo agora em janeiro que foi um ultrassom deu sim endometriose no meu ovário direito o medico da rede publica falou que tem que tirar o ovário e ele já fez o pedido mas eu não tenho certeza se isso é o melhor tenho procurado na net algum medico mas ate agora não encontrei nenhum moro na cidade de uberlãndia mg se vc tiver algum contato de algum medico da qui por favor me manda o contato dele pois a minha e muito diferente da suas eu sinto muita dor mas o meu sagramento e muito pouco só sai no xixi todas vc tem hemorragia eu nunca tive se vc sabe o por que disso por favor me responde vou ficar muito agradecida meu contato é edleide21@hotmail.com obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edleide!
      Tudo bem?
      Nossa! Por que tirar o ovário? Não tem como apenas limpar o endometrioma (endometriose no ovário)? Pelo jeito você precisa mesmo de um bom especialista para ajudá-la.
      O médico tem que examiná-la, e pedir exames específicos, mas pelo que relata, talvez possa ser endometriose na bexiga, ou até mesmo uma infecção, só o médico vai poder lhe dizer o que tem. Melhor vê logo isso! Pois não é normal sair sangue na urina.
      Envie um e-mail para Caroline e solicite os contatos de MG, por favor.
      E-mail: carolinesalazar7@gmail.com

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  76. boa noite caroline,sei que geralmente são so mulheres que escrevem pra você,porem nesse caso e minha esposa que vem sofrendo e por consequencia eu tambem .ela ja perdeu ovario e trompa do lado esquerdo,porem voltou a sentir fortes dores depois de 3 meses.um medico receitou tratamento de 9 meses com zoladex ,porem ao terminar o tratamendo,as dores voltam e,ao passar com a medica ela disse que e endometrioma ,mais ao faze exames mais detalhados a medica disse que se trata de um cancer ,estamos em panico pois ela disse que vai ter que operar o mais rapido possivel.não sei como superar essa situação.esse cancer e consequencia da endometriose?existe outro tipo de tratamento que não cirurgico?obrigado. adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano!
      Tudo bem com você? E sua esposa como está?
      A endometriose não tem cura, apenas tratamento, em alguns casos só medicamentoso, em outros, a combinação medicamento + cirurgia. O endometrioma não é câncer. O endometrioma é o nome dado a endometriose no ovário, eu mesmo já operei de endometrioma, e tive resultado da biopsia, posso te afirmar que não é câncer. O tratamento vai depender do tamanho do cisto, mas geralmente é cirúrgico. O endometrioma causa um dor insuportável, alias a endometriose no geral. São poucas as mulheres que não tem sintomas.
      Em relação a sua pergunta, precisa averiguá se de fato é câncer, existe estudos que mostram que algumas mulheres tiveram câncer de ovário após o tratamento com o zoladex, mas não correlacionaram a endometriose, pois a mesma não é câncer e dizem que não vira câncer também, os cientistas afirmam que é apenas uma coincidência. O tratamento do câncer é radioterapia, quimioterapia, cirurgia, ou uma combinação deles, mas não podemos afirmar qual o melhor a ser seguido por sua esposa, pois não somos médicas e também apenas a médica dela pode sugerir o melhor tratamento a ela. Espero que tudo acabe bem!
      Quando você quiser, pode nos escrever, sem problemas algum, pois o marido faz parte da mulher quando ela tem essa doença. O seu apoio a ela é fundamental, tenha paciência, porque não é fácil ser portadora de endometriose.

      Nos mantenha informadas do caso da sua esposa, por favor.
      Que Deus proteja sua esposa e faça de você um marido cada vez mais forte para estar ao lado dela na alegria e na triste.

      Felicidades, força e superação para vocês!

      Abraço.

      Hosana Santana

      Excluir
  77. ola
    moro em Araras sp,gostaria q vc me indicasse um especialista em sao paulo.....ja tive endo nas tromps e ovarios...tratei...agora estou com adenomiose emuitasssssssssssss dores!!!!!!!!!!!!!
    me ajuda..obrigada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima!
      Tudo bem?
      Podemos sim indicar um médico a você, o Dr. Hélio Sato, ginecologista obstetra e especialista em endometriose. Você vai amar ele, posso te afirmar que é ótimo, sou paciente dele. Para os contatos do Dr. Hélio, por favor, envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e solicite a Caroline os contatos do Dr. Hélio Sato, pois por questão de segurança não são postados aqui. Caso queira contatos pelo SUS, a Caroline indica a UNIFESP, pois o Dr. Hélio só atende por convênios e particular.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  78. Olá Caroline. Adorei o seu blog. Como é bom encontrar pessoas que sentem e passam pela mesma coisa que a gente. Não é justo passarmos por isso. Estou desesperada. Se voce puder me ajudar. Mandei e-mail para voce. Gostaria de mais informações para ser atendida na Unifesp.

    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Tudo bem?
      Também não acho justo passarmos por isso. A endometriose é muito cruel com nós. Mas quem sabe um dia essa triste realidade de nossas vidas não mude. Eu ainda tenho esperança de dias melhores e espero que você também.
      Infelizmente por questão de segurança não podemos postar os contatos da UNIFESP aqui no blog, mas aguarde o e-mail com a resposta, talvez demore um pouquinho devido ao grande fluxo de e-mail que a Caroline recebe todos os dias, mas com certeza ela vai respondê-la.

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  79. Ola Carolina sou a Maria vivo em frança e estive atentamente a ler todos os testemunhos de todas estas pessoas eu também sou vítima de ademeniose tenho sofrido bastante não sou com a dor mas também com o meu marido ele é muito activo e eu não lhe consigo aportar o que ele quer tenho 29 anos sofri pra conseguir engravidar da minha linda filha fiz uma cesariana e a minha Guiné diz que o meu problema vem daí ela também me diz que sou muito nova pra tirar o meu útero tomo um conceptractivo +outro medicamento pro meu desreglemento hormonal ela diz que me vai ajudar mas mesmo assim contínuo com dores e tenho medo do que possa vir e com lágrimas que escrevo estas palavras e agradeço por ter criado este blog e muito importante pra todas as mulheres que sofrem com está angústia beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Tudo bem?
      Seja bem vinda! Você é francesa ou você é uma brasileira que mora na França?
      Entendo quando cita o marido, os homens são incompreensivos na maioria dos casos, alguns chegam a deixar suas esposas, o que é muito triste. Espero que você consiga contornar a situação e faça com que seu marido entenda que você está doente e precisando da ajuda dele e do apoio também. Converse com calma, quem sabe ele não vai entender você, convide para acompanhar as consultas com a ginecologista. Talvez ele fique mais calmo quando ouvi as explicações da médica.
      Não sei informar se seu problema foi por causa da cesária, confesso que me gerou uma dúvida, o que eu sei é que esse tipo de procedimento causa muitas aderências em algumas mulheres, mas dai desenvolver a adenomiose por causa da cesária nunca ouvi falar. Mas você quer enviar essa dúvida ao Dr. Hélio Sato? O Dr. Hélio é ginecologista obstetra especialista em endometriose, com certeza ele vai saber responder essa sua dúvida, que agora é minha também. Caso você queira que a dúvida seja passada para o Dr. Hélio explicar mais sobre a cesárea em relação a endometriose e/ adenomiose, por favor, deixe seu nome completo e a cidade onde você mora.
      E sempre que quiser pode vim aqui desabafar, compartilhar, perguntar ou apenas acompanhar o blog. Você sempre será muito bem vinda!

      Fique bem! E sempre que possível, nos dê notícias.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  80. Olá,
    Gostaria de fazer meu comentário, descobri a Endomentriose em 2004 por acaso ja que não sentia dores e tinha um fluxo menstrual pequeno com poucas cólicas, já com 46 anos. Fiz uma Videolaparoscopia para retirada de dois cistos fiz biopsia constatando que não eram malignos.Como estava perto de entrar na menopausa coloquei o DIU pois os anticoncepcionais me faziam mal.Continuei acompanhando com as USG Transvaginal de 6 em 6 meses sem alteração, aos 54 anos entrei na menopausa. Apos uso de hormonio para reposição hormonal tive uma USG transvaginal com Adenomiose, Endometrio Espessado, Ovario direito aderido. A reposição foi suspensa e a minha paz tambem. Estou vivendo esse momento na expectativa de novos exames para saber qual sera o novo procedimento. Como não sinto dores posso fazer cirurgia se houver realmente necessidade. Porque logo que foi encontrado os cistos e descoberta a Endometriose o medico queria retirar meu ovario. Eu disse a ele que se fosse maligno tudo bem, se não porque retirar um orgão?
    cuidado pessoal tenham critérios.
    gde abraço a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário!
      Os médicos sugerem tirar os ovários, pois dizem que é através deles que são alimentados os focos existentes, devido ao estrógeno liberado. Mas tem mulher que não tem útero e nem ovários e continua sofrendo. Questão de opção mesmo, porque endometriose não tem cura, se tirasse os órgãos reprodutores e fosse tudo resolvido, muitas mulheres iriam optar por tirar, principalmente aquelas que já não têm mais o desejo da gestação.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  81. Boa tarde, me chamo Sandra tenho 30 anos, uma filha de 9 anos e perdi uma gestação de 3 meses,hj faz exatamente 10 meses,desse aborto.Através de uma transvaginal para tentativa de uma nova gestação,foi diagnosticado um endometrioma,no ovário direito medindo 491,54cm3,Meu medico me receitou ALLURENE durante 3 meses, só após esse período veremos se partimos para uma cirurgia, pois pretendo engravidar novamente.Me ajudem a relaxar....meu email é sandragomesbarb@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Tudo bem?
      Sinto muito pelo aborto.
      Fica sossegada porque se for da permissão de Deus você ficará grávida denovo. Eu já tive endometrioma no ovário, fiz cirurgia + tratamento com zoladex e posteriormente ao tratamento fiquei grávida.
      Tudo que você precisa é de esperança e muita fé em Deus, e também de um bom especialista em endometriose. Verifica se o médico que o acompanha é especialista em endometriose, digo isso porque alguns médicos dizem que são e na verdade não são.

      Que Deus á proteja e permita uma nova gestação com muita saúde!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  82. Olá meu nome é Rosangela, vivo em Equador, sou brasileira.Descobri que tenho endometriose já a alguns anos, mas agora é insuportável as dores, confesso que fico apenas alguns dias durante o mes sem tomar remédios para diminuir as dores.Fiza um esterectomia ha 5 meses, mas ficaram os ovários, e agora descobri que tenho cisto nos dois ovários, e adenomiose no lado esquerdo, local onde mais sinto dores.
    Sabe, estou pensando em tomar injetáveis para conter a ovulacao...pq nao creio que outra cirurgia poderá ter resultados, depois de ler algumas postagem aqui no blog.na verdade sinto medo de tomar tantos remédios para dores,mas o que fazer...temos que orar para que haja uma descoberta de cura para este fantasma que atormenta tantas mulheres.
    Irei seguir este blog.
    Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela!
      Tudo bem?
      Difícil explicar a você o que irá ou não ser bom para você, talvez os injetáveis seja bom, ou talvez não, o que você precisa é ter um bom especialista que acompanhe seus caso e oriente o melhor tratamento para passar suas dores, somente o especialista vai poder ajuda-la. E eu desejo que você fique bem com o que seu médico lhe propor de tratamento.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  83. Oi Carolina bom dia amei seu blog ,recebi ontem um resultado de uma RNM da pelve e vi que tinha adenomiose fiquei muito preocupada vim pesquisar e encontrei o que queria saber aqui.So estou um pouco triste pois ainda não tenho filhos e meu esposo tambem tem dificuldade,creio que so um milagre mesmo é so esperar pois minha fe é pouca!!!bjus obrigada se vc me responder alguma coisa a respeito.Agradeço.Nefertiti Abreu (Recife PE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nefertiti!
      Tudo bem?
      Não fique desesperada, talvez seu caso não seja grave, não podemos escrever nada em relação ao seu exame, não somos médicas,e apenas seu médico poderá analisar seu caso e avaliar as possibilidades de uma gestação. Eu acredito que a fé e essencial na vida de qualquer pessoa, acredito que Deus pode fazer o possível acontecer aonde existe o impossível...
      Nefertiti tenha esperança, tenha fé, lemos, escutamos e presenciamos tantas histórias de sucessos e vitórias, onde a fé foi importante para o milagre acontecer. Independente da sua crença, acredite em você e tenha fé e esperança, pois tudo pode acontecer, basta crê.
      Fale com seu médico sobre as possibilidades de uma gestação e não esqueça de mencionar o problema do seu marido.

      Tudo de bom para você.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  84. olá,à algum tempo venho lendo seu blog pois estou passando por uma situação que esta me deixando bem preocupada...à uns 10 meses fiz uma transvaginal de rotina mesmo sem indicação nenhuma e acusou um cisto no canal vaginal de 5 cm. situado um pouco antes do colo do utero,minha médica ficou surpresa pois não sinto dores na relação nem cólicas(ultimamente ando sentindo cólicas mas nada tão doloroso como os relatos q vejo)fiz uma resonancia da pelve e confirmou um cisto vaginal,fiz uma colposcopia e a médica fez uma punção retirou 30 ml de um líquido purulento(parecido com pus com um tom mas escuro)mas não mandou pra analise,2 meses depois fiz outra colposcopia com outra medica e tinha ccrescido de novo ela suspeitou de endometriose retirou 15 ml de um líquido escuro(parecido com chocolate)e mandou pra analise o resultado foi processo inflamatorio abcedido,minha medica disse q não era endometriose,4 meses depois fiz outra colposcopia e cresceu de novo!!!a médica disse q tenho q operar (cirurgia vaginal)segundo ela não é uma operação simples,pela localização do cisto que não é tão comum,fiz outra resonancia da pelve e acusou adenomiose,fiz exame de sangue meu vhs esta 38(alterado),meu cabelo esta caindo absurdos muito mesmo de assustar!!enfim...estou tão assustada com isso tudo e pra piorar ultimamente estou sentindo cólicas como disse acima,fico com medo da doença não estar sendo bem diagnosticada e estar desenvolvendo,me ajude com sua opinião de experiencia no assunto...mt obrigada pela atenção bjss meu nome é amanda silveira email amaandinha_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Tudo bem?
      Parece que você está insegura. Se você tem alguma dúvida procure outra opinião médica. O melhor é tratar com um profissional que temos segurança.
      Em relação a endometriose, nem sempre apresenta sintomas, se apareceu no exame que você tem adenomiose, é possível que seja, mas precisa ser confirmado, é o método ouro para confirma a endometriose e a videolaparoscopia. Converse com sua médica direitinho, veja se ela é especialista em endometriose, na minha opinião é hiper importante tratar a endometriose com um especialista, esse faz toda diferença na vida de uma mulher com endometriose.

      Espero que você fique bem. Após a cirurgia volte aqui para nos contar como está, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. olá Hosana,
      estou me tratando agora com uma especialista,estou fazendo os exames de riscos cirurgicos para fazer a cirurgia vaginal para retirada do cisto junto com uma videolaparoscopia para ver a endometriose,assim que eu operar volto para contar...
      obrigada pela atenção!!!
      Amanda Silveira

      Excluir
  85. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE EU TENDO ENDOMETRIOMA ADIREITA EU POSSO TER FILHOS???
    TENHO 29 ANOS SOU SOLTEIRA MAIS O MEU MAIOR SONHO É SER MÃE. ME RESPONDA POR FAVOR EU VOU PODER TER FILHOS??? ME AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Tudo bem?
      Não tem como afirmar se você poderá ou não ser mãe. Procure um especialista em endometriose e veja a possibilidades de uma gestação no seu caso.
      Não sei se isso vai animá-la, mas eu tenho endometriose de grau IV e na minha última cirurgia tinha um endometrioma no ovário esquerdo, tratei a endo e quando passou o efeito da medicação (zoladex) eu fiquei gravida de forma natural.
      Por isso digo, procure a orientação de um médico, pois a endometriose não é igual para todas as mulheres, cada caso e um caso. Para ocorrer a gestação existe uma serie de fatores a serem analisados pelo seu médico e apenas ele poderá dizer a você quais são as possibilidades de uma gestação no seu caso. Então, fica tranquila, pois para Deus nada é impossível.

      Desejo que você encontre um príncipe e realize seu sonho de ser mãe!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  86. Oi. Descobri o blog hj. Fui diagnosticada com endometriose de grau IV. Vou fazer uma videolaparoscopia nos proximos dias. O medico me falou sobre tratamento com zoladex e estou super insegura com reações ao medicamento. Alguem que já fez uso pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Anônima!
      Seja muito bem-vinda! No blog há vários posts, onde falamos sobre os análogos de GnRh, como Zoladex, Lupron, dentre outros. Até mesmo na coluna do doutor Hélio Sato, ele já falou porque de fazer usos desses remédios. Boa sorte em sua cirurgia e volte para contar como foi. Para amenizar os efeitos da menopausa induzida, veja com seu médico sobre um hormônio para tomar junto, como o que eu tomei o Livolon. Tem muito artigo no blog sobre isso. Vai em pesquisar e qualquer dúvida, estou por aqui. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  87. boa noite, a um tempo atraz estava so fazendo exames e medico empurra pra lá outros pra ca e quando fiz uma tomografia pelvica e abdomem inferior consto uma inflamação do lado direito iliaca. um borramento leve mas nada com conclusao. meu GEO disse q é endo pois meus sintomas leva sempre a ela e agora estou para fazer a video para uma certeza do diganostico.

    ResponderExcluir