terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ENDOMARCHA 2017: AS CIDADES OFICIAIS DA 4ª EDIÇÃO DA MARCHA MUNDIAL!!

Logo oficial da EndoMarcha 2017 - Time Brasil!



Estou muito feliz com a repercussão da EndoMarcha 2017 no Brasil. No dia 25 de março 13 cidades, de 12 diferentes estados, sairão às ruas para conscientizar e chamar atenção da sociedade sobre uma doença muito cruel, que pode afetar meninas e mulheres em qualquer faixa etária, sem distinção de idade. E minha felicidade é pelo fato de a EndoMarcha já estar presente nas cinco regiões do Brasil, de norte a sul. Claro que a intenção é ter a marcha em pelo menos todas as capitais do país (o ideal seria em todas as cidades brasileiras, mas m dia chegaremos lá), mas crescemos de quatro cidades (na 1ª edição) para 13. A marcha é um trabalho voluntário, uma caminhada pacífica em prol da conscientização da doença, pois disseminamos os sintomas da endometriose com a distribuição de panfletos ao longo do trajeto. 

As cidades oficiais que realizarão a 4ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) – os principais estados da região Sudeste; Londrina, Curitiba e Maringá (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) – a região Sul é a que tem mais cidades -; Campo Grande (MS) e Brasília (DF) – ambas do Centro-oeste -; o Norte estreia com a cidade de Boa Vista (RR), assim como Fortaleza (CE) e Salvador (BA), ambas no Nordeste. As capitais federal e baiana participaram da 1ª edição e retornam à caminhada em 2017.

Há seis anos e oito meses o blog A Endometriose e Eu conscientiza a população sobre a endometriose e luta pelo reconhecimento da doença como social para que haja políticas públicas para as cerca de 10 milhões de endomulheres brasileiras. Já conseguimos duas leis, uma em Campo Grande (MS), graças à EndoMarcha 2014, e em Boa Vista (RR), sancionada no último mês. Vou escrever um artigo sobre ela em breve. A de Campo Grande inspirou a de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Mesmo sendo um grande avanço isso ainda é pouco. Podemos fazer muito mais. Para conseguirmos mais precisamos nos unir. E a EndoMarcha é o "nosso" momento, momento de unir nossas forças, de unir nossas vozes num só coro, em prol de nós mesmas, em prol da futura de geração de portadoras, seja nossas filhas ou nossas netas. A menina que tem parente de primeiro grau com endometriose tem sete vezes mais chances de desenvolver a doença do que àquelas que não têm. Não adianta sentar no sofá e ficar reclamando, xingando o governo. Precisamos agir. Este é o nosso momento. Afinal, a marcha é para nós, portadoras, lutar pelos nossos direitos e também para conscientizar a sociedade sobre seus sintomas, pois só assim há de ter o diagnóstico precoce. Não adianta se fechar em grupos e ficar em casa se lamentando. Precisamos agir, sair do mundo virtual para o real, sair às ruas e mostrar nossa "cara", que somos muitas e que precisamos de respeito e de dignidade como ser humano. 


No dia 25 de março junte-se a nós na EndoMarcha 2017. Ou você quer continuar invisível para a sociedade? Pense nisso e venha marchar conosco! Se você ainda não se inscreveué rápido e gratuitoclique aqui e ajude a salvar milhões de vidas que estão caladas e sofrendo com a endometriose. Você sabe para que serve o cadastro? Leia aqui. Chega de silêncio!  Se você deseja patrocinar a EndoMarcha 2017 em alguma cidade envie email para endomarch.brazil@gmail.com. A união faz a força e juntas somos mais fortes! Beijo carinhoso!! A capitã, Caroline Salazar

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Caroline, a concentração é no Vão Livre do MASP, na avenida Paulista. Beijo carinhoso!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Denise! A concentração será no Farol da Barra. Amanhã vou postar no blog o flyer digital e a capa do face com todos os pontos de concentração. Beijo carinhoso!

      Excluir
  3. A de Fortaleza - CE sairá de onde?

    ResponderExcluir